segunda-feira, 5 de maio de 2025

Silvio Costa Filho e Humberto Costa realizam entregas conjuntas em Agrestina


O 1º de Maio está sendo de muito trabalho para ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o senador Humberto Costa, que realizaram entregas conjuntas de uma ambulância do Samu e de uma retroescavadeira ao povo de Agrestina, no Agreste Central. Na ocasião, o ministro também anunciou recursos federais para obras de pavimentação no município. 

Silvio e Humberto participaram do 32º Festival do Trabalhador na cidade, ao lado do prefeito Josué Mendes; da vice Carmem Miriam; do deputado estadual João Paulo Costa; do superintendente da Codevasf, Samuel Andrade; do presidente da Câmara, Zito da Barra; e de vereadores e lideranças do município. 

“Agrestina faz parte da nossa história e está no nosso coração. Se hoje eu sou ministro do presidente Lula, eu devo muito à Agrestina. Prefeito Josué, você conta com essa dupla aqui; porque Humberto é Silvio e Silvio é Humberto a favor da cidade de Agrestina. Quero me colocar à sua disposição para a gente ajudar essa cidade. É hora, sobretudo, de a gente ajudar Pernambuco. Temos compromisso com nosso estado. O presidente que mais trabalhou por Pernambuco é o presidente Lula”, destacou Silvio Costa Filho.

Republicanos - Silvio Costa Filho reassumiu a presidência do Republicanos em Pernambuco, cargo do qual estava licenciado. Com isso, Silvio passará a acumular a função de dirigente partidário à atividade como ministro de Estado. O atual presidente do partido, Samuel Andrade, assumirá a primeira-secretaria da sigla. 

“Vamos ao longo de 2025 andar Pernambuco buscando o fortalecimento do partido em todas as regiões. Vamos trabalhar ao lado dos deputados federais Augusto Coutinho, Fernando Monteiro e Ossésio Silva; e ao lado dos deputados estaduais William Brígido e Mário Ricardo, para avançar no fortalecimento da chapa proporcional em 2026. Estou muito confiante que vamos eleger De quatro a cinco deputados federais e de cinco a seis estaduais”, destacou Silvio Costa Filho.



Feira Imperatriz das Artes retorna ao Centro do Recife com programação diversa e gratuita


Depois do sucesso da primeira edição, a *Feira Imperatriz das Artes* volta a ocupar a Rua da Imperatriz, no coração do Recife, neste sábado (10). Das 13h às 20h, o espaço será transformado em um grande polo de economia criativa, reunindo cerca de 100 expositores de moda, artesanato, artes visuais, literatura e gastronomia. A entrada é gratuita.


Além de fortalecer o comércio local, o evento amplia sua diversidade, trazendo iniciativas de migrantes, refugiados, quilombolas e povos originários, reforçando a inclusão na produção cultural pernambucana. O público também poderá degustar iguarias da culinária local e curtir quatro cervejarias artesanais.


A programação musical promete manter o clima de celebração. A banda *Bonsucesso Samba Clube* é a atração principal e dividirá o palco com o maracatu de *Mestre Anderson Miguel* e o grupo feminino *Elas Cantam Reginaldo Rossi*. Nos intervalos, *DJ Bahiano* embala o público com uma seleção especial.

Pensando na acessibilidade, o evento contará com espaço PCD, intérpretes de Libras e circulação adaptada. Para os pequenos, o espaço kids foi ampliado, garantindo conforto e atividades lúdicas.

Organizada por *Odilon Lima* e *Milena Gomes*, a feira é realizada por meio de editais e recebe incentivo da *Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)*, através do *Ministério da Cultura* e da *Prefeitura do Recife*.

Serviço
📍 *Feira Imperatriz das Artes / 2025*  
🗓 *Data:* 10 de maio (sábado)  
⏰ *Horário:* 13h às 20h  
📌 *Local:* Rua da Imperatriz, Bairro de São José – Recife  
🎟 *Entrada gratuita*  
📲 *Mais informações:* @feiraimperatrizdasartes (Instagram)

Curso de Formação da Polícia Civil de Pernambuco inicia com 445 novos profissionais


A segurança pública de Pernambuco ganha reforço com o início do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil, que capacitará 445 novos delegados, agentes e escrivães. A aula inaugural foi conduzida pela governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (5), no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), dando início à preparação dos novos servidores para atuar no Estado. A vice-governadora Priscila Krause também marcou presença na cerimônia.

O curso faz parte do programa *Juntos pela Segurança*, considerado o maior investimento em segurança pública da história de Pernambuco, que abrange capacitação técnica, aquisição de equipamentos e ampliação de efetivos para reduzir a criminalidade. Segundo a governadora, os novos policiais estarão prontos para atuar até novembro. Além disso, uma nova turma com mais 445 profissionais será formada em sequência.

O treinamento, que será realizado pela Escola Superior de Polícia Civil (ESPC/ACADEPOL) e pela Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS), prevê 900 horas-aula presenciais, incluindo atividades aos finais de semana e feriados. As aulas acontecem de maio a novembro na UniFAFIRE.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou que até 2026 mais de 7 mil novos integrantes das forças de segurança do Estado, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e policiais científicos, reforçarão o efetivo. 

A cerimônia também contou com a presença de autoridades do governo estadual e da Polícia Militar de Pernambuco, além de aprovados no concurso público. A futura delegada Vanessa Rodrigues destacou a realização de um sonho ao ingressar na Polícia Civil e a expectativa para o início do treinamento.

Com esse investimento e novos profissionais em formação, Pernambuco avança na estruturação de sua segurança pública, buscando atender as áreas mais necessitadas e fortalecer a proteção da população.

Fotos: Miva Filho

São João dos Avexados terá show de Eliane, a rainha do forró


Se você já está contando as horas pra dançar um forrozinho bom danado, o São João dos Avexados está com os preparativos a todo vapor. A festa junina mais animada da capital será no dia 17 de maio, a partir das 21h, no Laguna Recepções. 

E quem vai animar o arraial são as cantoras Eliane, a rainha do forró, e a pernambucana Clara Sobral. Além delas, ainda terá show da banda Quenga de Coco, um trio pé-de-serra para não deixar ninguém parado e DJ Paulinho BH, que tocará nos intervalos das atrações.

Quem é bom forrozeiro e quem é apaixonado pelos festejos juninos não pode perder esse evento. O espaço receberá decoração especial para deixar o público no clima junino. Quem ainda não garantiu seu ingresso é bom se apressar para não ficar de fora dessa festa.

Haverá bares nas áreas interna e externa da casa de eventos e uma praça de alimentação com barracas para todo mundo encher o bucho. Para outras informações e compra de ingressos, entre em contato pelo telefone (81) 99228.4070.

Vereador Júnior Rural aprova título de cidadão para deputado João de Nadegi em Lajedo


O deputado João de Nadegi receberá o título de Cidadão Honorário Lajedense, conforme o Decreto Legislativo 02/2025 da Câmara Municipal de Lajedo, de autoria do vereador Júnior Rural, aliado do parlamentar. A cerimônia de entrega será realizada em reconhecimento à sua trajetória política e ao compromisso com a comunidade.

“O deputado João é um político de atuação muito forte aqui em Lajedo. Em pouco tempo de mandato, João já criou laços com a cidade e tem contribuído com nossa luta em prol dos que mais precisam. Nada mais justo do que homenagea-lo com essa comenda”, ressaltou Júnior Rural. 

“Receber este título é um reconhecimento do trabalho que venho realizando em prol da população de Pernambuco. Lajedo é uma cidade que admiro e onde buscarei sempre contribuir para o seu desenvolvimento”, destacou João de Nadegi.

Natural de Camaragibe, João de Nadegi foi eleito deputado estadual em 2022, aos 39 anos, destacando-se na defesa de pautas fundamentais para o bem-estar da população pernambucana. Casado com Renata e pai de Lis e João Pedro, o deputado sempre manteve uma atuação próxima à sociedade.

Antes de seu mandato na Assembleia Legislativa, João exerceu a função de assessor da prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, e ocupou a Secretaria de Governo do município por três anos, onde fortaleceu a governança municipal e aprimorou seu relacionamento com diversos setores da sociedade civil.

Atualmente, seu trabalho na Assembleia Legislativa se concentra em iniciativas que promovem a inclusão e o desenvolvimento social, como a criação de um Fundo de Assistência para Grandes Desastres Naturais e ações voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Meu compromisso é com a construção de um estado mais justo e igualitário. Este título é um estímulo para seguir lutando por políticas públicas que realmente façam a diferença na vida das pessoas”, acrescentou o deputado.

A outorga do título de Cidadão Honorário é um reconhecimento à sua relevante contribuição para a política e para a sociedade pernambucana, reafirmando seu compromisso de continuar trabalhando em prol do bem-estar de todos.

#VcNoBlog Erik Limongi Sial

Telefones fixos, orelhões: resquícios de um passado tecnológico
 
 
O Serviço de Telefonia Fixa Comutada - STFC, que na quadra final do século XX tinha os respectivos terminais escriturados como ativo patrimonial nas declarações de Imposto de Renda, hoje é mero eco de um passado tecnológico que, decididamente, não mais faz parte do cotidiano das relações humanas.
 
Quando a privatização do antigo sistema Telebrás restou autorizada pela Emenda Constitucional n. 08, de 1995, a Lei Federal n. 9.742, de 16.07.97, enquanto Lei Geral de Telecomunicações (LGT), ao regulamentá-la, estatuiu que a prestação de serviços se daria sob o regime público e privado, sendo aqueles prestados sob o primeiro afeitos à modalidade contratual de concessão, enquanto que aqueles jungidos ao regime privado o seriam sob a modalidade de autorização.
 
Dentre os serviços a serem prestados sob regime público, a telefonia fixa era o ‘carro chefe’, haja vista a telefonia móvel pessoal (SMP) ser ainda rerefeita, em decorrência da - notória - incapacidade do poder público estatal dar conta dos maciços investimentos que a sua expansão Brasil afora exigia”. Nessa perspectiva, ele lembra que, quando da desestatizaçãp dos serviços de Telecom, no final da década de 90 e início do corrente século, a comunicação multimídia (SCM), a ser prestada igualmente sob o regime privado - na modalidade de autorização -, não detinha os predicados e funcionalidades tecnológicas que hoje permeiam as interações interpessoais - através, dentre outros, dos smartphones -, o que apenas veio a ocorrer ao longo dos últimos 15 anos.
 
Nesse contexto, os telefones fixos, cujas redes eram objeto dos extensos planos de expansão aos quais as operadoras - enquanto delegatórias privadas da União Federal - eram obrigadas a cumprir, verdadeiros elos de interação entre as pessoas em suas respectivas comunicações pessoais e laborais, tiveram sua utilização paulatinamente suplantada pelos celulares - expressão maior do SMP -, que, se originalmente eram meros instrumentos de interação por voz, ao longo dos anos, em ritmo evolutivo disruptivo, passaram a catalisar a preferência dos usuários, em todos os matizes sociais e quadrantes da vida em sociedade.
 
Telefones de Utilidade Pública (TUP) -, são resquícios de um passado tecnológico, relegados à reminiscência da aurora dos serviços de telefonia no Brasil, inapelavelmente suplantados pelos avanços que, ano a ano, tornaram os celulares - apetrechados com a comunicação multimídia - e suas múltiplas funcionalidades quase que uma “extensão” dos seres humanos.
 
 Não à toa, se por um lado a quase totalidade dos usuários cujos lares dantes contavam com - ao menos - uma linha de telefonia fixa passaram a concentrar suas interações via os celulares e seus aplicativos - esses regulatoriamente referidos como “Serviços de Valor Adicionado (SVA)” -, lado outro fizeram minguar os investimentos na seara do STFC, investimentos esses que foram redirecionados pelas operadoras para o SMP e SCM - e, por gravidade sinérgica, para o desenvolvimento e prestação dos SVA’s e seus correlatos serviços digitais -, alterando sem direito a “rewind” o habitat através do qual se davam as comunicações interpessoais no Brasil - e no mundo -, para todo o sempre”, conclui.

Levantamento do IBGE – Pesquisa nacional por Amostra de Domicílios Continua anual, divulgada em dezembro último constatou que menos de 10% ( 9,5%) dos lares no país ainda contam com o aparelho. Nas empresas, ele resiste como sinal de acessibilidade.

Atualmente, a presença de telefonia nas casas está praticamente universalizada, com 93,34% conectadas, mas essa expansão se deu pelo celular. O telefone fixo não acompanhou na mesma velocidade e chegou ao seu pico em 2008, quando 37,8% das casas brasileiras tinham telefone fixo, segundo o acpmpanhamento do IBGE. Com a queda das linhas, o número de ligações também despencou. O tráfego caiu 96% em dez anos, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Pelos dados das agências, o ápice do número de terminais foi em 2015, com 45 milhões de terminais (lares e empresas) caindo até alcançar os 23 milhões de linhas em 2023: A queda aconteceu entre as pessoas físicas. Entre as pessoas jurídicas ficou estável em 11 milhões de terminais. Na parte comercial, o telefone fixo ainda tem uma relevância, indica que é uma empresa séria, tem um telefone fixo de contato. Essa universalização do telefone é relativamente recente. Em 1991, somente 17,2% dos lares tinham fixo, que era considerado um patrimônio que deveria, inclusive ser declarado no Imposto de Renda. Com a escassez de linhas, havia um comércio de compra e venda e aluguel.

O uso do telefone fixo caiu no mundo inteiro. A privatização em 1998 fez aumentar a presença de fixo e celular. Em 2001, 57,7% já tinham a conexão, seja por móvel ou fixo. Mas a guinada para o celular começou em 2007, com a entrada do 3G, e a partir daí foi dominando o mercado, num movimento que aconteceu no mundo inteiro.

Ninguém liga mais para as casas, todo mundo tem um celular. O número de celulares já passa o número de pessoas. Não é só no Brasil, é no mundo inteiro. O uso caiu vertiginosamente. Há dois anos, houve o desligamento da última cabine de telefone público de Nova York, serviço que foi sendo substituído por Wi-Fi grátis na cidade. No Brasil, esse fenômeno também deve acontecer, principalmente a partir de 2028. Em 2025, as concessões das operadoras que ganharam os leilões de 1998 terminam, e o status das operadoras vai deixar de ser de concessionária com obrigações de manutenção de telefone de uso público e instalação de telefonia fixa, para autorizada.

Essa mudança já foi feita com a Oi que ainda terá que manter o serviço em 10.600 localidades onde só há telefone fixo até, pelo menos, 2028, quando a migração para outros serviços já deve estar concluída. Isso deve acontecer com as outras concessionárias, como a Telefonica, em São Paulo, com o mesmo prazo.

FliJaqueira: Feira Literária da Livraria Jaqueira segue até 1º de junho no Recife Antigo

 


A Livraria Jaqueira do Recife Antigo está sediando a FliJaqueira, uma feira literária imperdível que acontece até o dia 1º de junho. De terça a domingo, das 11h às 20h, o público pode aproveitar descontos de até 25% em uma seleção especial de livros, incluindo lançamentos, clássicos e publicações raras.

Grandes editoras como Companhia das Letras, Todavia, Aleph, Unesp, Record, Planeta e Ediouro estão entre as participantes, garantindo uma diversidade de títulos para todos os gostos. Além dos livros, a feira conta com estandes de presentes, artesanato e outras surpresas.

Literatura e solidariedade
A cada dez livros vendidos na FliJaqueira, um exemplar será doado ao projeto Amigos do Sertão, iniciativa que busca levar livros a comunidades carentes. Além disso, o público pode contribuir diretamente levando doações para um dos pontos de coleta da livraria nas unidades Recife Antigo, Jaqueira Matriz e Clube 17.

Como participar
Para aproveitar os descontos especiais da feira, basta realizar um cadastro na livraria. O evento acontece na unidade Recife Antigo, localizada na Rua Madre de Deus, 110, no Bairro do Recife.

Diretor do Hospital Regional Jesus Nazareno recebe homenagem em Caruaru


Destaque pela atuação à frente da maior maternidade do interior do estado, o Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), o diretor-geral Dayvid Epifânio teve seu trabalho reconhecido em cerimônia realizada pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) (na última semana de abril). O professor, sanitarista e especialista em gestão hospitalar e serviço de saúde recebeu a Comenda Maurício de Nassau pelos serviços prestados no HRJN.

 Dentre as realizações que se destacaram na sua gestão da unidade hospitalar, estão a qualificação do processo de trabalho do banco de leite humano; curso de implantação de DIU para profissionais da enfermagem; inserção de DIU sem tempo de espera; reforma e qualificação da Casa de Maria, espaço de acolhimento para gestantes, puérperas e bebês; instituição de supervisão de enfermagem; implementação e avaliação da utilização da ficha de cirurgia segura e marcadores de esterilização de materiais; entre outros.

 “Fico lisonjeado pela homenagem, mas, mais ainda, pelo reconhecimento a todo o trabalho de melhorias que conseguimos implementar no Jesus Nazareno, nos últimos dois anos, graças ao empenho de toda a equipe”, ressaltou Dayvid.

 A Comenda Maurício de Nassau é uma honraria concedida pelo centro universitário a instituições e personalidades que se destacam por sua atuação e contribuição para a sociedade, especialmente na educação, saúde e ações sociais. A comenda reconhece aqueles que inspiram, lideram e impactam positivamente a comunidade.

Entidades jurídicas se unem em defesa de rito legislativo adequado para a Reforma do Código Civil


Em um movimento inédito, 17 entidades jurídicas brasileiras, incluindo a Federação Nacional dos Institutos dos Advogados (FENIA), o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e o Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (SINSA), assinaram um manifesto público em defesa de uma tramitação democrática e regular do Projeto de Reforma do Código Civil, atualmente em análise no Congresso Nacional.

A iniciativa surge da preocupação com a amplitude das mudanças propostas, que envolvem mais de 1.200 dispositivos legais e incluem a reformulação de livros inteiros do Código. Diante desse impacto significativo, as entidades defendem que o projeto seja tratado como um “Projeto de Código”, conforme estabelece o artigo 374 do Regimento Interno do Senado Federal.

No manifesto, os signatários exigem que o texto passe por um amplo processo de discussão, permitindo a apresentação de emendas e proibindo sua tramitação em regime de urgência. Segundo as entidades, essa abordagem é fundamental para garantir a participação ativa da sociedade civil, da comunidade jurídica e da academia, promovendo um debate técnico, plural e transparente.

Para os representantes do movimento, seguir esse rito legislativo adequado é essencial para que o novo Código Civil reflita os princípios constitucionais da legalidade, da segurança jurídica e da participação democrática, assegurando um ordenamento moderno e justo para a sociedade brasileira.

Secretário da Fazenda Estadual participa do debate realizado pelo IAP sobre tributos


O Secretário da Fazenda Estadual, Wilson José de Paula confirma presença no almoço-palestra a ser realizado pelo Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), nesta próxima quinta-feira (8), tendo o tributarista Erik Castro e Silva, vice-presidente do Instituto como palestrante sobre “A Nova não cumulatividade do IBS/CBS e o dever do Comitê Gestor de ressarcir de imediato os créditos acumulados”.
 
Será um oportuno encontro para troca de conhecimentos:O secretário Wilson José de Paula atuou como auditor Fiscal de carreira da Sefaz-DF, há 27 anos é pós-graduado em Administração e Política Tributária pela FGV e em Finanças Públicas pela Universidade de Bath, na Inglaterra. Castro e Silva que é professor de Direito Tributário pela UFPE- FDR, Doutor pela Usp, Mestre pela Universidade de Cambridge e ex-integrante do Carf (Receita Federal) 
 
“Do ponto de vista do contribuinte, o ressarcimento imediato dos créditos é o maior ganho com a Reforma Tributária. Basta ver se será implementado ou se repetirá a nefasta experiência do ICMS”, alerta Castro e Silva com vista ao tema a ser abordado.
 
“O IAP com essa pauta reunindo dois especialistas em tributação, não somente tira dúvidas principalmente para quem trabalha nessa área como gera mais conhecimentos sobre tema atual de grande interesse nacional”, lembra Érika Ferraz, presidente do IAP. O debate integra agenda mensal do Instituto dos Advogados de Pernambuco em aprofundar questões de interesse da advocacia local e é coordenado pela Comissão de Direito Tributário do IAP, com mediação do advogado Walter Manzi, também especialista no segmento e empresário. Será a partir do meio-dia, no Restaurante Ruizito Cocina ( Shopping Rio Mar ).

Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio, celebra o setor em Pernambuco com mais de 400 atividades



Nesta quinta-feira (16), Pernambuco celebra a Semana S do Comércio, um evento que tem como objetivo destacar a importância do setor comercial e evidenciar suas contribuições para a economia e a sociedade. A iniciativa, que começou em Recife com um projeto de lei do vereador Marco Aurélio, se expandiu para todo o Brasil, sendo realizada em 27 estados e no Distrito Federal.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), Bernardo Peixoto, a Semana S é um verdadeiro marco para o setor. "Acredito que seja um dia de festa. Estamos promovendo esse evento justamente para mostrar o que fazemos todos os dias", declarou Peixoto.

Além de celebrar o trabalho diário do setor, o evento busca esclarecer o papel da Fecomércio na sociedade. "Muita gente não entende, não sabe, acha que é do governo. Mas tudo isso é mantido por uma empresa privada, com dinheiro privado, sustentado pelo comércio, bens, serviços e turismo", explicou o presidente.

Em Pernambuco, a programação é extensa: serão mais de 400 atividades realizadas em 21 cidades ao longo de três dias. A iniciativa visa aproximar a população do setor e evidenciar a relevância do comércio para o desenvolvimento econômico do estado. 

Com uma programação variada, a Semana S do Comércio reforça seu papel de valorização e visibilidade para os trabalhadores e empresários do setor, celebrando suas conquistas e desafios diários.

Jaboatão dos Guararapes celebra a Semana S com uma programação especial para a população

 



O município de Jaboatão dos Guararapes está em festa com a chegada da Semana S, uma iniciativa que fortalece a parceria entre o Sistema S — composto pelo SESC, SENAC e Fé Comércio — e o poder público. O evento, que traz uma série de serviços e atrações culturais, busca aproximar ainda mais essas instituições da população, promovendo acesso gratuito a diversas atividades.  

O prefeito Mano Medeiros destacou a importância dessa celebração para o município, enfatizando os benefícios que a Semana S trará para os cidadãos. "Fico muito feliz por participar de um momento como esse. Jaboatão tem uma parceria consolidada com o Sistema S, e hoje comemoramos essa relação com diversas atividades e serviços gratuitos para a população. Quem ganha com isso são os moradores da cidade", afirmou.  

Além dos serviços oferecidos pelo SESC, a programação inclui apresentações culturais e shows, tornando a Semana S não apenas uma ação social, mas também um evento de integração comunitária. "Essa área social do SESC é fundamental, pois estreita os laços entre o setor público e o Sistema S. A prefeitura de Jaboatão estará sempre à disposição para iniciativas como essa", completou Medeiros.  

A Semana S também marca os 80 anos do SESC, e o prefeito fez questão de parabenizar a instituição por seu papel na promoção de cultura, educação e lazer ao longo das décadas. "Quero agradecer ao SESC e parabenizá-lo por seus 80 anos de história. Essa parceria tem sido essencial para levar serviços de qualidade à população."  

Com uma programação diversificada e acessível, Jaboatão dos Guararapes reafirma seu compromisso com o bem-estar da comunidade, fortalecendo o vínculo com o Sistema S e garantindo que momentos como esse continuem a ser celebrados na cidade.  


Mirella Almeida: "Olinda Recebe a Semana S de braços abertos"


Entre os dias 11 e 18 de maio, Pernambuco recebe a Semana S, evento promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que busca aproximar a população dos serviços oferecidos pelas instituições. Em Olinda, a iniciativa chega fortalecendo a economia criativa, o turismo e a inovação tecnológica, com uma programação repleta de atividades para a população.  

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, destacou a importância da Semana S para a cidade, ressaltando que a parceria com o Sistema Fecomércio contribui para transformar a vida dos olindenses. Segundo ela, a iniciativa está alinhada com os esforços da gestão para ampliar o acesso da população a serviços essenciais.  

"Olinda recebe a Semana S de braços abertos. São parcerias que fazem com que a vida da população seja transformada. Estamos falando do grande potencial e vocação econômica do nosso município. Fortalecimento do turismo, da economia criativa, da inovação, da tecnologia. E estamos buscando, de todas as formas, fechar essas parcerias e nos articular para abrir portas para o povo da nossa cidade", afirmou a prefeita.  

Durante o evento, a cidade contará com laboratórios de tecnologia, inovação, bem-estar, saúde, gastronomia e culinária. A proposta é que a população tenha acesso a esses serviços e participe ativamente da programação.  

"A Semana S chega à nossa cidade com esses laboratórios para que as pessoas tenham cada vez mais acesso a esses serviços e possam estar conosco nesse momento especial, de comemoração, mas também de articulação para que políticas públicas cheguem de fato à ponta, às pessoas que realmente precisam", completou Mirella Almeida.  

Com uma programação diversificada e voltada para o fortalecimento do desenvolvimento local, a Semana S promete impactar positivamente a população e reforçar a importância das parcerias para o avanço das políticas públicas em Olinda.  

Semana S: Evento leva qualificação e serviços à população de Pernambuco


De 11 a 18 de maio, Pernambuco será palco da Semana S, uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac que promete levar à população diversas oportunidades de qualificação profissional, cultura, lazer, saúde e educação.  

Durante uma apresentação sobre o evento, Cleide Pimentel, representante da Fecomércio, destacou a importância da Semana S para aqueles que buscam qualificação e novas oportunidades no mercado de trabalho. Segundo ela, esta será uma grande chance para que a população conheça de perto os serviços oferecidos pelas instituições.  

Ao todo, 20 municípios do estado receberão ativações que demonstram os serviços oferecidos. Na Região Metropolitana, grandes eventos acontecerão nos dias 16, 17 e 18 de maio. O dia 16 será voltado para empresários no Recife, enquanto o dia 17 terá programação aberta ao público em Olinda e Jaboatão. No dia 18, Jaboatão novamente sediará atividades especiais.  

Cleide enfatizou que o evento não apenas apresentará os serviços do Sesc, do Senac, da Fecomércio e do Instituto Fecomércio, mas também permitirá que o público os experimente e compreenda seu impacto na comunidade.  

"A Semana S será uma grande oportunidade para que a população conheça, aproveite e compreenda tudo que o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac fazem por Pernambuco. Contamos com a presença de todos para viver essa experiência e se conectar com nossos serviços", afirmou Cleide.  

Com uma programação abrangente e diversificada, a expectativa é que a Semana S atraia um grande público e fortaleça ainda mais o impacto social das instituições envolvidas.  

Semana S Agita Pernambuco com Ações Gratuitas e Foco no Desenvolvimento


O Sistema Fecomércio Sesc Senac de Pernambuco lançou oficialmente a Semana S, um evento nacional que promete agitar 21 cidades pernambucanas, com 18 delas no interior e três na Região Metropolitana (Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes), entre os dias 11 e 18 de maio. A iniciativa, que conta com o apoio da Fecomércio, Sesc e Senac, visa demonstrar o impacto positivo do sistema no desenvolvimento social e econômico do estado, oferecendo uma vasta programação de atividades e serviços gratuitos para empresários, trabalhadores do comércio e a sociedade em geral.

O lançamento, realizado na Casa do Comércio, reuniu diversas autoridades, incluindo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac de Pernambuco, Dr. Bernardo Peixoto, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, o secretário de Turismo de Pernambuco, Caio Maniçoba, o deputado estadual Antônio Moraes, e o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, idealizador da lei que instituiu o dia 16 de maio como o dia de valorização do Sesc e Senac na capital pernambucana.

Dr. Bernardo Peixoto destacou a relevância da Semana S, que nasceu em Pernambuco e se expandiu para todo o Brasil, como uma oportunidade de celebrar o esforço dos comerciantes e da população na construção de um estado mais justo e integrado. Ele também ressaltou o papel do Sistema Comércio, mantido e financiado pelo setor privado, no atendimento a diversos municípios e na oferta de qualificação profissional através do Senac, que atendeu 98 municípios no último ano.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, expressou sua alegria em sediar parte do evento, enxergando na Semana S uma oportunidade de impulsionar o empreendedorismo, a inclusão social e a geração de oportunidades no município, conhecido por seu rico patrimônio histórico e cultural. Já o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, enfatizou a parceria fundamental do Sistema S com os municípios, beneficiando a população com diversas ações e capacitações.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Caio Maniçoba, parabenizou a iniciativa e destacou o papel do Sistema S no fortalecimento do estado perante o País, possibilitando a captação de recursos e o desenvolvimento de ações sociais importantes para a população mais necessitada. O deputado estadual Antônio Moraes lembrou a importância de valorizar os serviços prestados pelo Sesc e Senac, que transformam a vida de muitas cidades pernambucanas.

Marco Aurélio Filho, representando o prefeito do Recife, João Campos, ressaltou a importância do Sistema S, especialmente durante a pandemia, e como a iniciativa da lei de reconhecimento surgiu como um movimento para valorizar o trabalho essencial dessas instituições.
A diretora-geral executiva da Fecomércio Pernambuco, Cleide Pimentel, detalhou a programação da Semana S, que incluirá oficinas de gastronomia, beleza, tecnologia e saúde, mentorias, serviços gratuitos de corte de cabelo e aferição de pressão, ações de saúde, espaços de lazer para crianças, apresentações culturais, atividades de educação e cidadania, e atendimentos sociais. Em Olinda, as atividades se concentrarão na Praça do Carmo no dia 17 de maio, com feira de economia criativa, apresentações culturais, oficinas e serviços diversos. Jaboatão dos Guararapes também receberá uma programação especial no dia 18 de maio.

A Semana S tem como slogan "Transformando vidas, fortalecendo empresas e desenvolvendo o Brasil" e busca reforçar a imagem institucional do Sistema Comércio, inspirar a inovação e valorizar a qualificação profissional. Todas as atividades e serviços oferecidos durante a Semana S serão gratuitos.

O presidente Bernardo Peixoto encerrou o evento agradecendo a toda a equipe do Sistema Fecomércio Sesc Senac de Pernambuco e reforçando a liderança do estado em diversas pesquisas e premiações a nível nacional, demonstrando a força e a competência do trabalho realizado em Pernambuco.

Lançamento da Semana S destaca compromisso social e impacto do Sistema S em Pernambuco



Durante o Lançamento da Semana S, o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio, destacou a relevância do evento para reforçar o compromisso social e o impacto das instituições do Sistema S — Sesc, Senac e Fecomércio — em Pernambuco.  

Em entrevista, Marco Aurélio expressou sua gratidão ao Bloco Taís Paranhos pela cobertura jornalística do evento e ressaltou a importância do IDS (Instituto de Desenvolvimento Social), criado para evidenciar o impacto positivo do Sistema S na sociedade. Segundo ele, a iniciativa representa não apenas um símbolo de resistência, mas também uma valorização de um modelo que promove acesso à educação e lazer, beneficiando especialmente aqueles que mais precisam.  

O secretário relembrou sua atuação na Câmara Municipal do Recife, onde ajudou a impedir um corte de 5% nas verbas destinadas ao Sistema S, decisão que teve repercussão em todo o Brasil. "O Sistema S é sinônimo de qualidade e excelência, além de ser um grande gerador de oportunidades", afirmou.  

Marco Aurélio reforçou a necessidade de que os pernambucanos reconheçam a importância dessas instituições, que desempenham um papel essencial na promoção da inclusão e desenvolvimento social.  

Apresentação da estrutura e programação da Semana S #AoVivoEemCores




 

Semana S do Comércio Agita Pernambuco com Cidadania, Cultura e Inovação #AoVivoEemCores


O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e sindicatos empresariais promovem a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de 11 a 18 de maio, em 20 cidades de Pernambuco. O evento, idealizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), celebra os 80 anos da CNC e leva um grande mutirão de cidadania para todo o estado.

A iniciativa oferece serviços gratuitos em diversas áreas, como educação, saúde, lazer, cultura e assistência social, além de promover encontros com empresários para discutir temas relevantes sobre o setor. O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destaca a importância de apresentar à sociedade o impacto transformador do Sesc e do Senac na vida de milhões de brasileiros, graças ao investimento dos empresários do setor.

Pernambuco é pioneiro na criação do Dia S, instituído em 2023, reconhecendo o impacto das ações do Sesc e do Senac no estado. A Semana S amplia esse alcance, levando atividades para trabalhadores do comércio e a comunidade em geral, com foco em conhecimento e bem-estar para fortalecer o setor e impulsionar o desenvolvimento do estado, segundo Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE.

Durante a Semana S, serão realizadas cerca de 450 ações em diversas unidades do Sesc e do Senac em 20 municípios pernambucanos. A programação inclui atividades recreativas, oficinas culturais, festivais gastronômicos, serviços de saúde e beleza, orientação jurídica, palestras e shows gratuitos.

Um dos destaques é o CNC Innovation Day, no Recife Expo Center, com a presença do especialista em Inovação e Transformação Digital, Walter Longo, para discutir temas como inovação no varejo. O evento também contará com uma mostra de soluções criativas de empresas e startups pernambucanas.

No dia 17, a cidade de Olinda se transforma em um polo de cultura, lazer, saúde e educação, com atividades na Praça do Carmo e arredores. A programação inclui oficinas criativas, ações de saúde e bem-estar, apresentações culturais, feira de economia criativa, exposições e contações de histórias. Destaque para a homenagem ao mestre da xilogravura J. Borges e a “Maior Galinhada de Pernambuco”, com 60 chefs preparando o prato para o público.

Encerrando a Semana S, o Sesc Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, oferece atividades no domingo (18), com foco em desenvolvimento profissional, empreendedorismo e bem-estar. A programação inclui oficinas, consultorias de carreira, atividades recreativas e ações educativas.

A Semana S também terá shows gratuitos com artistas regionais e nacionais, como Vanessa da Mata, Limão com Mel e Priscila Senna, em Olinda e Jaboatão.

Para participar da programação gratuita, é necessário se inscrever pelo site semana-s.portaldocomercio.org.br. Durante a Semana S, o Senac lança três novas unidades móveis, com investimentos de quase R$4 milhões, para as áreas de Gastronomia e Tecnologia e Inovação.

O evento foi planejado com foco em sustentabilidade, seguindo mais de 100 critérios do Guia de Sustentabilidade em Eventos da CNC. A programação inclui oficinas de produção de alimentos com aproveitamento integral, arrecadação de alimentos para doação e apresentações culturais que valorizam a produção local.

Em 2024, o Senac-PE capacitou mais de 40 mil pessoas e realizou 697.037 atendimentos em 98 municípios. O Sesc-PE registrou mais de 11,8 milhões de atendimentos e arrecadou 1.562.205 kg de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Fecomércio-PE, fundada em 1942, é a principal representante sindical do setor no estado e administra as ações sociais do Sesc e a educação profissional do Senac. A Semana S do Comércio acontece de 11 a 18 de maio de 2025, em unidades do Sesc e Senac em 20 cidades de Pernambuco.


Marco Aurélio Filho discursa na Semana S e relembra projeto de lei que valoriza Sesc e Senac #AoVivoEemCores


O secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho, participou do lançamento da Semana S e, em seu discurso, destacou a relevância do evento para a capacitação profissional e o desenvolvimento social. Durante sua fala, ele relembrou o projeto de lei que apresentou quando era vereador do Recife, instituindo o Dia S, uma data dedicada ao reconhecimento do trabalho do Sesc e do Senac na cidade.  

Marco Aurélio ressaltou que a iniciativa nasceu da necessidade de valorizar essas instituições, que desempenham um papel fundamental na formação de trabalhadores e no fortalecimento da economia local. Ele também reforçou sua preocupação com o impacto de uma proposta em tramitação no Congresso Nacional que prevê o desvio de 5% dos recursos destinados ao Sesc e ao Senac para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), alertando para possíveis consequências na oferta de cursos gratuitos e serviços essenciais.  

A Semana S reúne autoridades, empresários e especialistas para debater estratégias de inovação e inclusão. A presença de Marco Aurélio no evento reafirma seu compromisso com políticas públicas que garantam oportunidades para todos e fortaleçam o papel do Sesc e do Senac na qualificação profissional.  

Mano Medeiros participou do lançamento da Semana S e reforçou compromisso com o desenvolvimento econômico #AoVivoEemCores

 



O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, esteve presente no lançamento da Semana S, evento voltado ao fortalecimento do comércio e à qualificação profissional. Durante sua participação, ele destacou a importância da iniciativa para impulsionar o setor produtivo e gerar novas oportunidades para empreendedores e trabalhadores.  

Desde que assumiu a gestão municipal, Medeiros priorizou políticas voltadas à modernização da economia local e ao incentivo ao comércio. Reeleito em 2025, ele reafirmou o compromisso com a criação de estratégias que promovem o crescimento sustentável e a inclusão social no município.  

A Semana S reuniu lideranças empresariais e políticas para debater soluções inovadoras e estimular o desenvolvimento econômico. A presença de Mano Medeiros no evento evidenciou o papel da gestão municipal na construção de um ambiente favorável ao empreendedorismo e à geração de empregos em Jaboatão dos Guararapes.  


Mirella Almeida destaca importância do Sistema S #AoVivoEemCores



A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, participa do lançamento do Sistema S e reforça a relevância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Em seu discurso, ela enfatiza o papel do Sistema S na capacitação profissional e no fortalecimento do empreendedorismo, destacando que Olinda será uma das sedes da Semana S.  

Desde o início de sua gestão, Mirella tem priorizado políticas públicas voltadas à inclusão social e ao crescimento sustentável. A escolha de Olinda como sede da Semana S reforça o compromisso da administração municipal com a qualificação da mão de obra e o estímulo ao comércio local.  

A Semana S reúne empresários, gestores públicos e especialistas para debater estratégias de inovação e desenvolvimento, promovendo oportunidades para trabalhadores e empreendedores. Com a realização do evento na cidade, Olinda se consolida como um polo de capacitação e incentivo ao setor produtivo, fortalecendo sua economia e ampliando perspectivas para a população.  

Kaio Maniçoba discursa no lançamento da Semana S e destaca impacto do evento no turismo pernambucano #AoVivoEemCores



O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba, participa do lançamento da Semana S e destaca a relevância do evento para o desenvolvimento econômico e turístico do estado. Em seu discurso, ele enfatiza a importância de investir em capacitação profissional e inovação para fortalecer o setor e garantir que Pernambuco siga como um dos principais destinos turísticos do País.  

Desde que assumiu a Secretaria, Maniçoba tem trabalhado para ampliar o alcance das políticas públicas voltadas ao turismo, promovendo ações que valorizam tanto o litoral quanto o interior do estado. Ele aposta no fortalecimento do turismo regional, estimulando parcerias estratégicas e incentivando iniciativas que valorizem a cultura e a diversidade pernambucana.  

A Semana S, além de impulsionar o empreendedorismo, tem impacto direto no setor turístico ao preparar trabalhadores e empresários para atender às demandas do mercado. O evento promove debates, qualificação e inovação, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável do turismo em Pernambuco e contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico do Estado.

Lideranças políticas e empresariais prestigiam lançamento do Sistema S #AoVivoEemCores




 O lançamento do Sistema S reúne importantes lideranças políticas e empresariais em Pernambuco. O evento conta com a presença do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, da prefeita de Olinda, Mirella Almeida, e do superintendente do Sebrae-PE, que reforçam o compromisso com o desenvolvimento econômico e a qualificação profissional no estado.

O Recife está representado pelo secretário de Direitos Humanos, Marco Aurélio Filho, que destaca a importância da inclusão social e da defesa dos direitos fundamentais no contexto do fortalecimento do setor produtivo. Pernambuco, por sua vez, está representado pelo secretário estadual de Turismo, Kaio Maniçoba, que ressalta o papel do turismo como motor da economia e da geração de empregos.

O evento reforça a parceria entre o setor público e as entidades empresariais, evidenciando a relevância do Sistema S na capacitação de profissionais e no estímulo ao empreendedorismo. As autoridades presentes enfatizam a necessidade de políticas públicas que impulsionem o crescimento sustentável e a inovação no mercado pernambucano.

Eduardo Catão participa do lançamento da Semana S e reforça compromisso com o setor varejista #AoVivoEemCores


O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE), Eduardo Catão, esteve presente no lançamento da Semana S, evento voltado ao fortalecimento do comércio e ao desenvolvimento de políticas públicas para o setor varejista.

Com uma trajetória marcada pelo engajamento associativo, Eduardo Catão iniciou sua atuação no setor como presidente do antigo Clube de Diretores Lojistas de Recife. Desde então, tem sido uma figura central na defesa dos interesses dos lojistas pernambucanos. À frente da FCDL-PE, ele tem promovido iniciativas que visam qualificar lideranças e estimular articulações locais para o crescimento do comércio

Sua atuação também se estende ao diálogo com representantes do governo e do setor empresarial, buscando soluções para impulsionar a economia e garantir melhores condições para os comerciantes. Em eventos como o Políticas Públicas 4.0, realizado em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Sebrae, Catão destacou a importância da ética e da integridade nas relações institucionais, além de reforçar a necessidade de políticas públicas alinhadas às demandas do setor.

A presença de Eduardo Catão no lançamento da Semana S reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do comércio pernambucano, consolidando sua liderança como um dos principais representantes do setor no estado.


 

Imprensa presente no lançamento da Semana S




 

#SendoProsperidade com Mariângela Borba


Papa Francisco: liberal ou conservador?
Por Mariângela Borba.


Olá leitores da Sendo Prosperidade aqui pelo blog da Taís Paranhos, tudo bem com vocês? Esta semana, terminado o período do Novendiali, nove dias de luto após a morte do Sumo Pontífice, e, enfim, chegado o tempo de Conclave, reunião do Colégio Cardinalício para eleger o bispo de Roma, vamos falar sobre o modelo de liderança do Papa Francisco, um líder que entre muros e pontes, realizou, com maestria, uma revolução espiritual pela ótica da liderança corporativa, não apenas da Igreja. E você aí que já torceu o nariz só por julgar Francisco como “comunista”, parabéns por essa sua dicotomia mas, sinto dizer que Francisco era um conservador nato. Apenas, tinha jogo de cintura em saber governar e dar continuidade ao que foi predestinado pelo Papa emérito Bento XVI que renunciou, apenas, por questões de saúde.


Não é de agora essa polarização. Quando se fala em contemporaneidade, é muito comum se falar em extremismo: uma divisão da sociedade em pólos que representam posições diferentes sobre um determinado tema. Porém, essa palavra tem sido usada de modo negativo, uma vez que passou a se referir a disputa entre dois grupos que se fecham em suas convicções e não estão dispostos ao diálogo. Não é à toa que a democracia vai muito além do voto. Como apontam Steven Levitsky e Daniel Ziblatt no best-seller “Como as democracias morrem”, ela requer respeito a regras comuns, reconhecimento da legitimidade dos adversários (ou seja, tratá-los como competidores legítimos dentro de uma disputa igualitária), tolerância e diálogo. E o excesso de polarização compromete toda essa dinâmica. A partir do momento em que nos centramos em radicalismos, diálogos não são permitidos.


Então, abrindo o canal de diálogo por aqui, sinto informar - principalmente para os que achavam o contrário -, o Papa Francisco não passava de um reformador conservador, tal qual seus antecedentes. Ele não foi um liberal que diluiu tradições. Francisco reforçou a doutrina, cobrou fidelidade doutrinária dos centros acadêmicos, reafirmou a antropologia cristã e promoveu reformas que não relativizaram o ensino, reforçou a antropologia e a moral cristã, aprofundou não só a raiz, como, discretamente, ajustou a estrutura interna da igreja.


Ao invés de rupturas bruscas, Francisco escolheu a reforma silenciosa. Ajustou estruturas, enfrentou crises financeiras no Vaticano, interveio na administração da Cúria Romana e buscou devolver à Igreja um perfil mais pastoral e menos mundano. Como líder, enfrentou e superou o desafio de governar uma das instituições mais antigas do mundo em tempos de profundas tensões sociais. Fez reformas, corrigiu rumos, enfrentou resistências - sem trair a essência do que liderava.


Foi criticado por liberais por não ceder ao relativismo moral, assim como por conservadores por abrir espaços de escuta e diálogo em tempos delicados. Isso foi sinal de que permaneceu fiel à missão e não aos aplausos e nem aos holofotes. Francisco, em feliz memória, deixa um legado de liderança silenciosa, conservadora e de profunda responsabilidade institucional. Afinal, liderar é reformar sem destruir; é avançar sem trair a essência. Finalizo o artigo desta semana afirmando que apesar de estarmos em tempos de inteligência artificial, para lidar com o ser humano é preciso, no mínimo, de inteligência emocional, paciência, razão e controle, enfatizando o sábio ensinamento deixados por Santo Agostinho, mestre também para o nosso tempo, de que devemos dialogar e discutir ideias com humildade e respeito, pois a busca pela verdade está ligada à busca pela felicidade e por Deus, alimentada pela oração e reflexão. Que venha a fumaça branca, anunciando o novo Pontífice cheio de serenidade e equilíbrio.

Mariângela Borba é professora, jornalista profissional, revisora credenciada, social media, Produtora Cultural, especialista em Cultura Pernambucana pela Fafire, fez parte da Pastoral de Comunicação da AOR e da Paróquia de Nossa Senhora do Ó e é membro da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) que teve como um dos fundadores, seu bisavô, jornalista Edmundo Celso.

Lançamento da Semana S começa em instantes #AoVivoEemCores





A Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é um evento nacional do Sistema Comércio, realizado em todas as capitais brasileiras, incluindo Pernambuco. O evento acontece de 11 a 18 de maio, com programação especial nos dias 16 e 17 de maio de 2025.

A Semana S tem como objetivo transformar vidas, fortalecer empresas e desenvolver o Brasil, oferecendo uma programação variada e gratuita, que inclui oficinas, palestras, serviços, atrações musicais e muito mais. Empresários, trabalhadores do setor e suas famílias podem participar e conhecer de perto os produtos e serviços que impulsionam o comércio.

Para participar, basta fazer a inscrição no site oficial e levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento, que será doado ao programa Mesa Brasil. Além disso, há um aplicativo oficial onde os participantes podem acompanhar toda a programação e planejar sua experiência.

Se quiser saber mais detalhes ou se inscrever, você pode acessar o site oficial da Semana S aqui

Semana S do Comércio será lançada em Recife com programação especial

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco anuncia daqui a pouco o lançamento da Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, evento que visa conectar empreendedores, trabalhadores e suas famílias por meio de iniciativas inovadoras e serviços gratuitos.

A abertura oficial ocorrerá nesta segunda-feira, 5 de maio, na Casa do Comércio, localizada na Av. Visconde de Suassuna, 265, Santo Amaro, Recife. A cerimônia contará com a presença do presidente da Fecomércio PE, Bernardo Peixoto.

A Semana S promete uma programação diversificada, oferecendo serviços do Sesc e Senac, atrações musicais e oportunidades de inovação para empresários e profissionais do setor. O evento é gratuito e reforça o compromisso da Fecomércio em transformar vidas, fortalecer empresas e contribuir para o desenvolvimento do Brasil.

A iniciativa conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), sindicatos empresariais e instituições do Sistema S. O lançamento marca o início de uma semana repleta de atividades voltadas para fomentar o comércio e os serviços em Pernambuco.

Foto: Fecomércio 

Papa Francisco transforma papamóvel em clínica para crianças em Gaza


O Papa Francisco, em um dos seus últimos atos antes de falecer, ordenou a doação do papamóvel utilizado em sua visita a Belém, em 2014, para ser convertido em uma clínica móvel de atendimento infantil na Faixa de Gaza. A iniciativa foi confiada à Caritas Jerusalém e tem como objetivo oferecer assistência médica a crianças feridas e desnutridas em meio à crise humanitária na região.

O veículo será equipado com testes rápidos, seringas, oxigênio, medicamentos, vacinas e kits de sutura, sendo operado por uma equipe médica especializada. A ação reforça o compromisso do pontífice com a paz e a solidariedade, valores constantemente defendidos por ele durante seu papado.

Pouco antes de sua morte, no Domingo de Páscoa, Francisco fez um apelo por um cessar-fogo em Gaza, a libertação de reféns e o envio de ajuda humanitária à população afetada. O gesto de transformar o papamóvel em uma unidade de atendimento reflete sua preocupação com os mais vulneráveis e seu desejo de contribuir para o alívio do sofrimento na região.

Esse ato simbólico representa um legado de compaixão e esperança deixado pelo Papa Francisco.

Violência letal contra as mulheres é tema de audiência pública na Alepe


A escalada da violência letal contra as mulheres no estado de Pernambuco é o tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, que será realizada no dia 6 de maio, às 9h, no auditório Sérgio Guerra. A atividade foi proposta pela Deputada Estadual Dani Portela (PSOL), através de provocação da Campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, o Lesbocídio e o Transfeminicídio, e será realizada de forma conjunta pelas Comissões de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular e da Mulher; além do apoio dos mandatos das deputadas Gleide Ângelo (PSB) e Rosa Amorim (PT). A iniciativa tem como foco a busca por respostas e ações efetivas do Estado diante do aumento de 100% nos casos de feminicídio registrados no primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

A audiência contará com a presença de instituições do Poder Público, bem como, representantes da sociedade civil, movimentos feministas, especialistas, para debater medidas emergenciais e políticas públicas estruturantes no combate à violência de gênero. A Audiência também tem como objetivo debater a situação dos órfãos do Feminicídio do Estado, considerando que não existe registro oficial do Poder Público de quantas crianças e adolescentes ficaram órfãs diante de tais crimes.

O evento é aberto ao público e tem como objetivo ampliar o diálogo entre a sociedade e o poder público, exigindo a implementação de estratégias efetivas de prevenção, proteção e responsabilização diante dos crescentes índices de violência letal contra mulheres no estado.

Serviço:
Audiência Pública – Aumento do Feminicídio em Pernambuco: Quais as respostas do Poder Público?
📅 Data: 6 de maio de 2025
🕘 Horário: 9h
📍 Local: Auditório Sérgio Guerra – ALEPE

Foto: Tom Cabral

SENAI-PE abre 103 vagas gratuitas para cinco cursos técnicos


O SENAI Pernambuco tem 101 vagas gratuitas para cinco cursos técnicos. As inscrições vão até o dia 12 de maio, com previsão de início das aulas entre 28 de maio e 5 de julho. As capacitações são oferecidas em duas modalidades: presencial e Ensino à Distância (EaD), divididas nas unidades de Areias, Cabo, Petrolina e Santo Amaro.
 
Os cursos disponíveis são os seguintes: automação industrial (Areias), eletromecânica e mecânica (Cabo); manutenção automotiva (Petrolina); eletrotécnica (Santo Amaro). Para eletromecânica e automação industrial também está disponível o formato a distância. Mesmo assim, é necessário que o aluno resida próximo às escolas, já que a grade curricular prevê aulas presenciais aos sábados.
 
Para se candidatar, o aluno tem que ter idade mínima de 17 anos e estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio ou equivalente EJA. Também é necessário preencher o documento de autodeclaração de baixa renda. O critério para classificação é a ordem de inscrição e a documentação exigida.
 
O resultado será divulgado no site do SENAI (pe.senai.br/editais). Esse resultado é a consolidação do processo de matrícula. Após a confirmação, o aluno só precisa comparecer às aulas.
 
 
Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.