A segurança pública de Pernambuco ganha reforço com o início do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil, que capacitará 445 novos delegados, agentes e escrivães. A aula inaugural foi conduzida pela governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (5), no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), dando início à preparação dos novos servidores para atuar no Estado. A vice-governadora Priscila Krause também marcou presença na cerimônia.
O curso faz parte do programa *Juntos pela Segurança*, considerado o maior investimento em segurança pública da história de Pernambuco, que abrange capacitação técnica, aquisição de equipamentos e ampliação de efetivos para reduzir a criminalidade. Segundo a governadora, os novos policiais estarão prontos para atuar até novembro. Além disso, uma nova turma com mais 445 profissionais será formada em sequência.
O treinamento, que será realizado pela Escola Superior de Polícia Civil (ESPC/ACADEPOL) e pela Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS), prevê 900 horas-aula presenciais, incluindo atividades aos finais de semana e feriados. As aulas acontecem de maio a novembro na UniFAFIRE.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou que até 2026 mais de 7 mil novos integrantes das forças de segurança do Estado, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e policiais científicos, reforçarão o efetivo.
A cerimônia também contou com a presença de autoridades do governo estadual e da Polícia Militar de Pernambuco, além de aprovados no concurso público. A futura delegada Vanessa Rodrigues destacou a realização de um sonho ao ingressar na Polícia Civil e a expectativa para o início do treinamento.
Com esse investimento e novos profissionais em formação, Pernambuco avança na estruturação de sua segurança pública, buscando atender as áreas mais necessitadas e fortalecer a proteção da população.
Fotos: Miva Filho