terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Vice da Caixa teria dado informações confidenciais a Temer e Moreira Franco

Uma investigação independente conduzida por um escritório de advocacia encontrou indícios de que um dos vice-presidentes da Caixa, Roberto Derziê Sant'Anna, teria fornecido informações sobre operações em trâmite do banco ao presidente Michel Temer e ao ministro da Secretaria-Geral, Moreira Franco ou atendido a pedidos dos dois.

A apuração interna foi conduzida pelo escritório Pinheiro Neto, e foi remetido ao Comitê Independente da Caixa. O documento também foi enviado ao Ministério Público Federal (MPF).

Nesta terça, o presidente Michel Temer determinou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa. Os afastados são investigados pelo MPF e pela Polícia Federal.

As informações contidas na investigação independente foram algumas das utilizadas para embasar o pedido de afastamento dos vice-presidentes da Caixa enviado pelo Banco Central à Secretaria do Tesouro Nacional e também de pedido semelhante enviado pelo MPF ao governo.

Sant'Anna é um dos quatro vices afastados temporariamente por Temer nesta terça-feira (16).

Procurado, o Palácio do Planalto informou que não irá comentar o caso. O G1 buscava contato com a Caixa até a última atualização desta reportagem.

Em nota, Moreira Franco afirmou que tem somente "relação funcional" com Derziê; que não fez o pedido ao vice-presidente; e que a operação não foi aprovada.

Já o vice-presidente da Caixa Roberto Derziê Sant'Anna informou que não irá se manifestar.

No documento, os responsáveis pela investigação afirmam que Derziê Sant'Anna relatou que nunca presenciou irregularidades cometidas no banco. Mas relatam que encontraram documentos que podem "indicar, pelo menos, o atendimento de pedidos" por parte de Temer e Moreira.

"[Roberto Derziê Sant'Anna] afirmou que nunca presenciou a realização de irregularidades por Geddel Vieira Lima, por Moreira Franco ou por Fábio Cleto. Contudo, foram encontrados documentos que podem indicar, pelo menos, o atendimento de pedidos ou o fornecimento de informações de operações em trâmite na CEF, por parte de Roberto Derziê de Sant'Anna, a Moreira Franco e a Michel Temer", diz o relatório da investigação.

Em outro trecho do documento, há o relato do ex-servidor da Caixa Giovanni Alves, que disse que Derziê pediu informações sobre operações do banco para repassar a Moreira Franco.

"A Investigação Independente pôde atestar que a relação próxima entre membros da alta administração da CEF e os grupos políticos que lhes dão sustentação acarreta grave risco à CEF", diz o relatório.

'Cabeça branca'

Em outro trecho da auditoria interna, o escritório responsável pela investigação afirma que Derziê Sant'Anna deu versões diferentes à Corregedoria da Caixa e à investigação independente sobre um apelido encontrado em e-mails seus.

De acordo com a apuração independente, o vice-presidente da Caixa afirmou que o apelido "cabeça branca" se referia a Moreira Franco. Mas, segundo o documento, Sant'Anna havia negado à Corregedoria da Caixa que tal apelido se referia ao ministro.

"Ao contrário do que realizou em seu depoimento à Corregedoria da CEF, ao ser questionado acerca de e-mails mencionando "cabeça branca" e "CB", Roberto Derziê de Sant'Anna prontamente confirmou que se tratava de Moreira Franco, em uma postura bastante diferente da adotada quando do depoimento pela Corregedoria da CEF", diz o relatório.

Além disso, a investigação aponta uma relação de "proximidade" entre os dois e afirma que por vezes o vice-presidente da Caixa recebeu pedidos do ministro, inclusive sobre o fornecimento de informações acerca de operações em trâmite no banco.

Em outro trecho, Derziê Sant'Anna afirma que, apesar de não considerar o seu cargo como um cargo político ou do PMDB, ele conhece, além de Moreira Franco e de Michel Temer, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil).

Ainda segundo o vice da Caixa, desde a época em que era vice-presidente da República, Temer "percebeu sua utilidade em termos de gestão dos repasses nas emendas parlamentares".

"Segundo Roberto Derziê Sant'Anna, ele tem uma relação política personalizada, não partidária", diz o relatório.

Exonerado

Roberto Derziê Sant'Anna já havia atuado como vice-presidente da Caixa durante o governo Dilma Rousseff, indicado pelo PMDB.

Em abril de 2016, após o partido de Temer anunciar que deixaria a base aliada de Dilma, a ex-presidente decidiu exonerá-lo.

Funcionário de carreira da Caixa, ele deixou a vice-presidência de Operações Corporativas do banco em 2015 para ser secretário-executivo de Temer na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Após o impeachment de Dilma, ele retornou à Caixa em dezembro de 2016 como vice-presidente de Governo do banco, onde permanece até hoje.

Portal G1

Mercado de Comunicação, transformações e qualificação são foco de mentoria gratuita na Expolab

“Mentoria” é o tema de encontros gratuitos promovidos pelo publicitário e designer Alfredo Galamba, fundador da Expolab - Escola de Educação Criativa, no dia 24 de janeiro, a partir das 14h, na sede da organização com publicidade, design e jornalismo. no processo inicial. Comandando a instituição de ensino de extensão criada há quatro anos, ele desenvolverá encontros pré-agendados através de inscrição social para quem deseja orientações para criar um portfólio impactante e começar a pegar os primeiros Jobs, ou até mesmo concorrer a uma vaga naquela agência descolada em que sempre se sonhou. “Queremos proporcionar para esses estudantes conhecimento e dicas que possam ajuda-los neste processo de inserção ao mercado de trabalho, com o olhar no futuro e nas transformações que já são visíveis no segmento. Estamos em um movimento na qual o marketing digital, o inbound marketing e a influência digital é muito forte e, por isso, podem somar dentro de suas ações e como diferencial competitivo”, destaca o empresário Alfredo Galamba, fundador da escola extensão, que comemora quatro anos de atividade.

E esta preocupação não é à toa. Estudos recentes comprovam cada vez mais a importância da versatilidade do profissional de comunicação no mercado de trabalho e sua capacidade de se moldar as novas, crescentes e contínuas exigências dos diversos cenários e perfis mercadológicos. Conforme pesquisa da Opinion Box, empresa que oferece soluções digitais para pesquisa de mercado, e o Runrun.it, software de gestão empresarial, estamos vivendo em um período de transformação e de transição que parece obvio, porém, nem todos estão totalmente preparados para essas mudanças aceleradas que estão acontecendo em todas as esferas que cercam o ser humano. Apesar da alta conectividade com as tecnologias e os dispositivos que utilizamos no dia a dia, por exemplo, 1 em cada 10 profissionais não começou a utilizar nenhuma nova ferramenta ou aplicativo por motivos profissionais e 27% passaram a utilizar apenas 1 nova tecnologia nos últimos 12 meses. O que chama atenção cada vez mais para essas questões da versatilidade e da constante preparação para o futuro, e aí que o processo de mentoria poderá ser fundamental para o futuro do mercado.

Os estudantes poderão trocar ideias sobre o mercado de trabalho na área de comunicação, essas transformações e as possibilidades do setor a partir do expertise do executivo, que já tem compartilhado seu olhar e seu network com os alunos da Expolab em sala de aula. E, no dia 24 de janeiro, cada participante terá o seu tempo de orientação com o profissional para obter dicas gratuitas que ajudarão de diversas formas em seus objetivos. Para isso, os interessados precisam acessar o site da Expolab (http://expolab.com.br/mentoria) e fazer a inscrição, mediante apresentação de 1 kg de alimento não perecível a ser doado para algumas das organizações apoiadas pela escola de economia criativa. 


Com informações da jornalista Ivelise Buarque

Vereador, autor de Projeto Escola Sem Partido, é preso por corrupção no Paraná

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira, 16, a oitava fase da Operação Pecúlio, batizada de “Renitência”. A ação investiga esquema de desvios de recursos públicos na área de saúde. São seis mandados de prisão (três temporárias e três preventivas). Também há 12 mandados de busca e apreensão.

Conforme noticiou a Rádio Cultura, o vereador (e médico) Dr. Brito (PEN/Patriota), está entre os presos preventivos. O parlamentar é o autor da versão municipal do programa Escola sem Partido e também do projeto que proíbe medidas educativas com base no termo “ideologia de gênero”.

Brito é conhecido na cidade por seu posicionamento conservador, autoproclamado defensor da “família” e da “moralidade”. Ele assumiu o mandato como suplente, após o titular da vaga ser cassado pela Câmara de Vereadores por conta de envolvimento nas denúncias apuradas pela quinta fase da Operação Pecúlio.

Conforme a Polícia Federal, as investigações apontam para a existência de esquema de desvios de recursos, por meio do direcionamento das contratações de serviços na área da saúde em Foz.

“As investigações, realizadas em conjunto com o Ministério Público Federal/Foz do Iguaçu, apontam que tal organização seria capitaneada por um dos vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu (PR), e contaria com pelo menos um servidor da Fundação Municipal da Saúde que estaria agindo de forma a direcionar contratações públicas”, diz a nota da Polícia Federal.

Por meio da assessoria, a Câmara de Vereadores emitiu o seguinte comuniado:

“Segue nota retorno sobre o cumprimento de mandado de busca e apreensão no gabinete do vereador Dr. Brito (Patriota), na manhã desta terça-feira, dia 16. A busca foi realizada antes do início do expediente e acompanhada por um funcionário da portaria. Portanto, a diretoria da Câmara está tomando conhecimento dos fatos e irá, em momento oportuno, tomar as medidas cabíveis”.

Carta Campinas

Olindão e Jardim Brasil I recebem melhorias a partir de quinta-feira

Melhorias no estádio Olindão e serviços públicos no bairro de Jardim Brasil I serão realizados. Quem garante é o prefeito Professor Lupércio, que participou de uma caminhada com moradores da área na tarde desta terça (16.01), para verificar possíveis melhorias em saúde, esportes, segurança, transporte, obras, entre outros. Após horas de conversa, o chefe do executivo ouviu todas as sugestões da população e anunciou algumas obras para a comunidade. As primeiras delas serão já na próxima quinta (18).

“Vamos fazer deste Olindão um espaço para a família. Local para caminhada, academia da cidade, atividades esportivas em geral, etc. Além disso, vamos limpar o Canal da Malária e as galerias do bairro, para que não tenhamos dor de cabeça no inverno. E a partir de quinta já teremos limpeza e nova iluminação no Olindão”, destacou o prefeito Professor Lupércio.

Diversos secretários e uma representante da Compesa participaram da caminhada ao lado do prefeito e da comunidade. Confira, em tópico, os principais anúncios para os moradores.

Esportes

“Hoje (terça, 16) pela manhã tivemos uma reunião sobre o Olindão, que é a nossa prioridade. Ficou decidido que vamos realizar reformas de iluminação e capinação a partir de quinta (18.01). Estamos definindo como dar vida ao estádio, trazendo um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), escolinhas esportivas ou academia com professor de educação física”, declarou o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto.

Transporte e Trânsito

“Ainda nesta semana vamos enviar equipes para estudar ações para desafogar a Rua Paraná, o trecho do binário. Para melhorar o tráfego, precisamos melhorar a pavimentação. Consequentemente melhora o comércio na região também. Outra ação que iremos fazer é colocar lombadas nas ruas Paraná, Pará e Pernambuco, que é um grande pedido da população”, disse o secretário executivo de Trânsito, Jonas Ribeiro.

Serviços Públicos

“Daremos todo apoio ao trânsito. Vamos melhorar asfalto, faremos levantamento de quais reformas são necessárias. A partir desta quarta (17) já teremos aqui uma equipe de técnicos para estudar as novas pavimentações”, destacou a secretária executiva de Manutenção Urbana, Juliane Apolinário.

Saúde

“Existe uma área descoberta no bairro. Vamos estudar áreas para implantar uma nova unidade de saúde em Jardim Brasil I. Vamos nos reunir com a comunidade para, juntos, definirmos o melhor espaço”, afirmou a secretária executiva de Saúde, Zelma Pessoa.

Obras

“Faltam partes burocráticas para retomarmos as obras para concluir o reservatório superior. Isso vai acabar com a falta de água no local”, acrescentou o secretário executivo de Obras, Roberto Rocha.


Secretaria de Imprensa de Olinda

Papa Francisco é atingido por jornal no rosto

Durante visita do papa a Santiago, no Chile, alguém jogou um jornal que atingiu o rosto do pontífice. Francisco olhou para baixo para ver o que era o objeto e continuou sorrindo e acenando. O papa vem enfrentando protestos por causa dos casos de pedofilia envolvendo integrantes do clero no Chile. Ele pediu perdão pelos abusos cometidos por religiosos.

O pedido foi feito durante um encontro com membros do corpo diplomático e políticos, no primeiro ato de sua visita ao país sul-americano.

"Não posso deixar de manifestar a dor e a vergonha que sinto perante o dano irreparável causado às crianças por integrantes da Igreja", disse Francisco, durante um discurso na sede da presidência chilena, o Palácio de la Moneda.

As palavras do papa foram recebidas com aplausos pelas cerca de 700 pessoas que estavam reunidas no Pátio das Laranjeiras. "Quero me unir a meus irmãos no episcopado, já que é justo pedir perdão e apoiar com todas as forças as vítimas, ao mesmo tempo em que temos que nos empenhar para que isso não se repita", disse o pontífice, que, no entanto, não mencionou a palavra abuso.

A viagem do papa reacendeu o escândalo de pedofilia envolvendo padres católicos no Chile. A organização Bishop Accountability, que documenta casos de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica, publicou nesta segunda-feira uma lista com os nomes de 80 sacerdotes e clérigos e de uma freira acusados de abusos sexuais a menores de idade no país sul-americano.

Com informações do Twitter e do Deustche Welle