sábado, 14 de março de 2020

Coleção outono-inverno 2020 Extra












A coleção Outono-Inverno 2020 do Extra chega cheia de estilo e dentro das tendências de moda da estação para que looks modernos e acessíveis possam fazer parte do guarda-roupa de quem faz questão de estar sempre bem vestido. Com suas marcas exclusivas, Cast e Arkitect, a moda Extra apresenta peças para todos os estilos e idades, acompanhando o que há de mais atual na moda para as estações. São peças femininas e masculinas para jovens e adultos, infantil e primeiros passos que já estão disponíveis nas lojas de hipermercado da rede em todo o Brasil.

A marca Cast é dividida em duas submarcas: o Cast Essential, para jovens que buscam looks mais românticos e modernos, e o Cast You, para aqueles mais rebeldes e de atitude. A coleção Essencial para Outono Inverno 2020 traz para a temporada uma moda jovem com influências urbanas mescladas com materiais sofisticados e toques de alfaiataria para aprimorar o visual urbano. Blocos de cores retrô, modelagens confortáveis e peças em xadrez vêm como estampa principal e em detalhes para essa temática, combinado como grafismos e logotipos simples. Já You apresenta uma proposta para jovens com um estilo mais rock and roll. Rosas mescladas com caveiras e frases de atitude contrapõem esses dois universos. A cartela de cores é escura, com pinceladas na cor vermelha. Malha com aspecto lavado com corte a fio, detalhes e sobreposições de tules complementam o visual da coleção.

A coleção Arkitect traz peças elaboradas e sofisticadas, aderentes ao público adulto. Girando em torno da tendência mundial, a coleção é inspirada no desejo da reconexão com a natureza e pela busca de uma vida mais simples. As modelagens são fluidas, amplas e confortáveis. Texturas remetendo ao animal print, combinadas com imagens de paisagens rurais e campestres. A cartela de cor é composta por tons terrosos como o terracota, mostarda e o cru. Uma combinação de tecidos diferenciados e aplicações de aviamentos rústicos dão um ar despojado e atual para a coleção.

Com linhas para toda a família, a coleção Outono/Inverno 2020 do Extra traz opções para quem deseja renovar o guarda-roupa com peças acessíveis, de qualidade, e em linha com as principais tendências internacionais de moda. Ainda, seguindo a premissa de ser um grande viabilizar do poder de compra dos clientes, o Extra também conta com condições de pagamento diferenciadas: todo setor de Têxtil pode ser parcelado em até 8 vezes sem juros nos cartões Extra.

"O Extra acredita que é possível ser fashion pagando menos. Por isso, investe em pesquisas e traz para suas lojas leituras das principais tendências mundiais, observadas pela equipe de estilo. Nossa coleção é democrática, bem como a marca Extra, e inspirada no que há de mais original no mundo da moda. Buscamos atender a demanda fast fashion dos brasileiros com produtos de qualidade, a preços acessíveis e que atendam à diversidade de estilos e perfis de nossos clientes”, afirma Priscila Ramalho, Gerente Geral de Têxtil do Extra.

Consumo consciente - 100% da nova coleção foi proveniente de uma cadeia de fornecedores aprovada pelo programa de certificação da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). O Programa verifica, em fornecedores e subcontratados, o cumprimento das leis trabalhistas em relação a condições de trabalho, incluindo aspectos como trabalho infantil, análogo ao escravo e estrangeiro irregular, discriminação, abusos e assédio, saúde e segurança, entre outros. O Extra assumiu voluntariamente este compromisso desde 2011. A companhia também é signatária, desde 2005, do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, em que se compromete a não manter em suas cadeias produtivas quem utiliza mão de obra escrava.

Iterpe e Decred alinham informações sobre o PNCF em Pernambuco

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Patriota, se reuniu com a consultora do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário (Decred/SAF/MAPA), Andréa Connolly, com o objetivo de alinhar as informações sobre o processo de contratação das propostas de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) para 2020.

A pauta da reunião, realizada nesta quinta-feira (12), considerou a importância do papel da rede de apoio para a qualificação e apresentação das propostas de aquisição de terras, que devem ser analisadas pelo Iterpe. Integraram ainda a discussão a gerente da execução do PNCF em Pernambuco, Alcineide Oliveira, e o representante da Fetape, Aglailson Paixão, uma das instituições parceiras do programa e que é responsável pela etapa de capacitação dos grupos de agricultores beneficiários do financiamento da terra.

A ocasião serviu, ainda, para definir conjuntamente alguns encaminhamentos necessários, neste mês de abril, para alavancar o processo de envio e análise das propostas de áreas rurais enquadradas nas exigências legais do programa, que, por sua vez, tramitam entre o Iterpe e a União.

O presidente do Iterpe reforçou a importância da integração das esferas institucionais parceiras da promoção do PNCF, durante a reunião. “O diálogo permanente entre as entidades que orquestram a realização do programa é o diferencial para acelerar as etapas voltadas às contratações dessa política pública no Estado de Pernambuco”, enfatizou Altair Patriota.

Imprensa Iterpe PE

Nova circulação de veículos na Av. Norte muda itinerário de linhas em Casa Amarela

O fluxo de veículos muda entre o Largo Dom Luiz e a Rua Bela Vista, no bairro de Casa Amarela, a partir deste sábado (14). A iniciativa interfere diretamente no itinerário de cinco linhas que passam pela localidade. Além das alterações nos percursos do ônibus, o Grande Recife implanta um novo ponto de embarque e desembarque de passageiros na área. Confira, abaixo, as novidades:

330 - Casa Amarela/CDU

Sentido CDU/Casa Amarela: ...Av. Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Rua da Harmonia, Rua Oscar Pinto, Rua Bela Vista, Av. Norte, Rua Rosália Cisneiros, Rua Luiz Cesário de Melo (terminal).

533 - Casa Amarela (Bacurau)

Sentido ponto de retorno/Terminal de Santa Rita: ...Rua Conselheiro Nabuco, Rua da Harmonia, Rua Oscar Pinto, Rua Bela Vista, Av. Norte, Rua Gomes Coutinho...

680 - Vasco da Gama/Afogados

Sentido Vasco da Gama/Afogados: ...Rua Conselheiro Nabuco, Rua da Harmonia, Rua Oscar Pinto, Rua Bela Vista, Av. Norte, Rua Cônego Barata...

Mesmo com o novo itinerário, não haverá perda de parada para estas três linhas. Pelo contrário, o Consórcio irá instalar um novo ponto de embarque e desembarque na Rua Bela Vista, próximo ao cruzamento com a Av. Norte, lado oposto ao imóvel de nº 40.

710 - Beberibe/Derby

Sentido terminal/ponto de retorno: ...Rua Major Nereu Guerra, Rua da Harmonia, Rua Oscar Pinto, Rua bela Vista, Av. Norte, Rua Córrego do Bartolomeu...

Mesmo com o novo itinerário, não haverá perda de parada para os passageiros. Pelo contrário, o Consórcio irá instalar um novo ponto de embarque e desembarque na Rua Bela Vista, próximo ao cruzamento com a Av. Norte, lado oposto ao imóvel de nº 40.

Sentido ponto de retorno/terminal: ...Rua Córrego do Bartolomeu, Rua Deputado Mário Monteiro, Rua da Harmonia, Estrada do Arraial, Rua Álvaro Lima...

Neste sentido da viagem, a linha deixa de atender as paradas nº 100310 e nº 100309, as duas na Rua Bela Vista; e a parada nº 100013, na Av. Rosa e Silva. A opção para o usuário é a parada nº 100042, localizada na Rua da Harmonia, lado oposto à Igreja da Harmonia.

718 - Córrego do Euclides/Derby

Sentido Córrego do Euclides/Derby: ...Rua Córrego do Bartolomeu, Rua Deputado Mário Monteiro, Rua da Harmonia, Estrada do Encanamento...

Neste sentido da viagem, a linha deixa de atender as paradas nº 100310 e nº 100309, as duas na Rua Bela Vista; e a parada nº 100013, na Av. Rosa e Silva. A opção para o usuário é a parada nº 100042, localizada na Rua da Harmonia, lado oposto à Igreja da Harmonia.

Sentido Derby/Córrego do Euclides: ...Av. Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Rua da Harmonia, Rua Oscar Pinto, Rua Bela Vista, Av. Norte, Rua Córrego do Bartolomeu...

Mesmo com o novo itinerário, não haverá perda de parada para os passageiros. Pelo contrário, o Consórcio irá instalar um novo ponto de embarque e desembarque na Rua Bela Vista, próximo ao cruzamento com a Av. Norte, lado oposto ao imóvel de nº 40.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife

Golar Power anuncia investimento de R$ 1,8 bilhão em Pernambuco

O governador Paulo Câmara assinou, na tarde desta sexta-feira (13), no Palácio do Campo das Princesas, um protocolo de intenções com a empresa Golar Power para a implantação de um Terminal de Gás Liquefeito (GNL) no Complexo Industrial Portuário de Suape. Com investimento privado de R$ 1,8 bilhão e a perspectiva de geração de 300 empregos diretos e indiretos, a planta deve começar a funcionar já no segundo semestre deste ano. O governador explicou a operação e destacou a importância da parceria, que vai interiorizar o gás natural em diversas regiões do Estado, além de estabelecer Pernambuco como um hub de abastecimento no Nordeste.

“Trata-se de um navio que será disponibilizado e chegará ao Porto de Suape. Com a chegada do gás nesse navio vamos, por transporte rodoviário – ou seja, em caminhões – leva-lo a várias cidades que ainda não dispõem dessa distribuição. Será uma nova oferta de gás que vai suprir várias cidades pernambucanas, uma solução importante para o desenvolvimento regional e do interior de Pernambuco”, argumentou Paulo Câmara. Segundo o governador, o projeto chegará de imediato em municípios como Garanhuns e Petrolina, aumentando também a atuação nas Matas Sul e Norte. “É uma parceria importante e pioneira que, com certeza, dará frutos importantes”, concluiu.

O projeto prevê uma infraestrutura de suprimento de gás natural para geração de energia elétrica, além de atender as demandas das indústrias, comércio, postos de GNV/GNL e residências. Para isso, a Companhia Pernambucana de Gás Natural (Copergás) atuará em parceria com a empresa para interiorizar o gás natural, levando para regiões do Estado que ainda não são atendidas pelas redes de distribuição tradicionais.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, classificou o projeto como mais um investimento a favor do crescimento de Pernambuco. "Ao longo do tempo, o Governo do Estado tem se preparado para montar essa infraestrutura. Em ação com a Golar, a Copergás e o Complexo de Suape, conseguimos agora viabilizar este investimento importante, que vai trazer competitividade para todo o Estado", assegurou Schwambach.

A instalação do terminal vai desenvolver a economia das cidades do interior de Pernambuco e do Nordeste, em regiões não atendidas por gasoduto, uma vez que o fornecimento de gás natural nesses lugares será realizado pelo modal rodoviário, através de ISO-Contêineres (small scale). A Golar Power Brasil promove a interiorização do GNL no País por meio de um plano estratégico que contempla o Nordeste como região prioritária para a distribuição em pequena escala.

Para o CEO global da Golar Power, Eduardo Antonello, o incremento na oferta de GNL no Brasil vai promover o desenvolvimento econômico e social, mesmo com o cenário de crise no qual o País se encontra. “Nesses momentos é que conseguimos desenvolver os projetos mais inovadores. Temos um mercado que oferece um preço de energia muito competitivo. Esse projeto será bastante produtivo do ponto de vista de viabilizar energia para o Estado de Pernambuco, viabilizando também a logística e chegando com um preço bastante atraente. Esperamos que isso possa destravar e interiorizar o mercado de gás”, afirmou Antonello, destacando ainda os ganhos ambientais, já que se trata de uma energia mais limpa a ser utilizada tanto pelo setor industrial como na substituição da frota atual do transporte de cargas.

Estiveram presentes à solenidade o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho; o presidente da AD Diper, Roberto Abreu; o presidente da Copergás, André Campos; e os secretários estaduais Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e Ernani Medicis (Procuradoria-Geral do Estado).

SOBRE A GOLAR POWER – É uma joint venture, formada entre a norueguesa Golar LNG e o fundo Stonepeak Infrastructure Partners, dedicada ao desenvolvimento de projetos integrados de terminais de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) e geração de energia. Trata-se de uma das principais empresas de logística de gás natural liquefeito do mundo. É a única a operar com GNL de forma integrada à geração de energia elétrica nos seus três segmentos: upstream (liquefação flutuante de gás natural), midstream (transporte marítimo e rodoviário) e downstream (regaseificação e fornecimento de gás às diversas modalidades de cliente final).

SOBRE O GNL – O Gás Natural Liquefeito (GNL) é o gás natural que passou por um processo de refrigeração em temperaturas muito baixas (resfriamento a -162ºC, com redução de volume da ordem de 600 vezes), a ponto de mudar para a fase líquida. Isso facilita o transporte e armazenamento do combustível de forma mais segura, pois não necessita de altas pressões. O GNL tem custos mais competitivos quando comparado ao GLP, óleo combustível, diesel, álcool e gasolina. É adotado como solução energética eficiente em diversos segmentos industriais.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Governo de Pernambuco proíbe atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte

O governador Paulo Câmara decretou, nesta sexta-feira (13), a proibição da atracação, em Pernambuco, de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte. A medida terá validade enquanto durar o estado de emergência por conta da pandemia do coronavírus. Somente nos meses de março e abril, havia a previsão da chegada de mais oito navios com esse perfil, transportando 11.033 pessoas.

Nos últimos dias, o Estado registrou dois casos confirmados da Covid-19, com contaminação importada, e investiga um conjunto de suspeitas de contágio pelo vírus. O decreto assinado pelo chefe do Executivo estadual também formaliza a instalação do Comitê Estadual de Combate ao coronavírus, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde. 


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Procon-PE realiza audiência com empresas de viagens

Cerca de 40 empresas entre agências de viagem, companhias aéreas, sites de hotéis foram noticiados pelo Procon Pernambuco, para participar de uma audiência na próxima terça-feira (17.03), às 10h, na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. O órgão de defesa do consumidor quer que as empresas apresentem que procedimentos por elas adotados em face dos eventuais pedidos de cancelamento e remarcação de passagens aéreas/hospedagem em virtude do surto mundial de Coronavírus (COVID-19), especialmente nos países da Europa. Também foram oficiadas para participar da audiência a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV-PE) e a Delegacia do Consumidor.

Diversos consumidores estão procurando o órgão pedindo orientações e abrindo reclamações contras empresas do setor turístico. Diante do quando o Procon-PE abriu um processo administrativo que visa para resguardar a saúde e segurança dos consumidores envolvidos.

O órgão já tinha divulgado Nota Técnica onde cita termos do art. 4º, II, “a”, VI da Lei Federal nº 8.078/90, sendo vislumbrada a necessária tutela governamental, por iniciativa direta, no sentido de prezar pela garantia de que os serviços prestados não ofereçam riscos à saúde ou segurança dos consumidores, e via de consequência buscando sempre coibir e reprimir de maneira eficiente todos os abusos praticados no mercado de consumo, posicionamo-nos no sentido de que aquele consumidor com viagem marcada durante período em que houver status de infecção pelo Coronavírus nas cidades e Países confirmados pelos Órgãos/Entidades Oficiais, poderão requerer o cancelamento ou a remarcação da passagem ou pacote turístico, a seu critério, sem ter que arcar com os ônus de eventuais multas previstas no contrato firmado com o fornecedor.

No caso concreto, a empresa que deixar de promover as adequações necessárias relativas à viagem do consumidor em virtude do surto da doença concorre uma prática abusiva na prestação de serviços, resultando em prejuízo de uma coletividade interessada nestes serviços, com violação direta do art. 14, todos, do CDC, entre outros.

Imprensa Procon PE

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é adiada para setembro

Em cumprimento as medidas preventivas adotadas, neste sábado, 14, pelo Governo do Estado de Pernambuco com o objetivo de combater a expansão do contágio pelo coronavírus, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova resolveu adiar a temporada 2020 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que seria realizada de 4 a 11 de abril, para o período de 2 a 7 de setembro de 2020.

A STFN informa que os ingressos e os pacotes de hóspede interativo da Pousada da Paixão já adquiridos continuam válidos para a temporada que será realizada em setembro. Com relação a reembolso dos valores de ingressos já adquiridos, a STFN em breve dará orientações.

Esta será a primeira vez em 53 anos de história que o espetáculo deixará de ser realizado na Semana Santa. “Será um grande desafio para todos que fazemos a Paixão uma vez que a mudança de data implicará na repactuação de muitas parcerias que envolvem o elenco de cerca de 450 atores e figurantes, equipe técnica e Governo do Estado, afirma Robinson Pacheco, presidente da STFN.

“A Nova Jerusalém, construída pelos meus pais Plínio e Diva Pacheco, é resultado de uma semeadura regada com suor e lágrimas que fez brotar um fruto de valor inestimável para a cultura, o entretenimento e celebração da fé dos pernambucanos. As lutas, portanto, fazem parte da nossa história. Por isso vamos para mais essa batalha realizando o dobro do esforço normal a fim de entregar ao público um espetáculo digno da tradição e do prestígio conquistado pela Nova Jerusalém ao longo de sua história”, destacou Pacheco.

A direção do espetáculo já iniciou o entendimento com os artistas convidados a fim de garantir a participação de todos na temporada que será realizada em setembro. No elenco principal deste ano figuram os artistas Caco Ciocler (Jesus), Edson Celulari (Herodes), Christine Fernandes (Maria), Juliana Knust (Madalena) e Sérgio Marone (Pilatos), além da destacada influenciadora digital Thaynara OG, que fará o papel de Herodíades.

Consideramos que, em primeiro lugar está a segurança e a vida das pessoas. Por isso, estamos acompanhando todos os acontecimentos e seguiremos as orientações das autoridades sanitárias.

PCR anuncia proibição de grandes eventos, novos profissionais de saúde e campanha sobre cumprimentos

Após reunir o secretariado da Prefeitura do Recife e anunciar 29 novas ações do Plano Municipal de Contingência do Covid-19, o prefeito Geraldo Julio convocou o Comitê Municipal de Resposta Rápida e anunciou outras dez ações de contenção do coronavírus na cidade. Entre as determinações estão a proibição de grandes eventos, públicos ou privados na cidade, a partir da próxima segunda-feira (16), a autorização para a contratação de 189 profissionais de saúde e o início de uma campanha pública com a mensagem: A maior demonstração de afeto neste momento ao cumprimentar é evitar aperto de mão, abraço e dois beijinhos. 

Também houve a recomendação para que instituições públicas e privadas liberem os profissionais com mais de 60 anos para trabalhar de casa. Os servidores da Prefeitura do Recife nesta faixa de idade estão liberados para o trabalho em casa a partir da próxima segunda (16).

O prefeito Geraldo Julio detalhou as ações. “Hoje, a Prefeitura do Recife tomou uma série de medidas em que definimos novas ações para o controle da doença. A partir desta segunda, a proibição dos eventos públicos ou privados na cidade, a recomendação para que as instituições públicas e privadas liberem os funcionários acima de 60 anos para trabalhar em casa, uma grande campanha publicitária já a partir de hoje, que recomenda ao cumprimentar as pessoas evitar aperto de mãos, beijo e abraços. Essa é uma medida que pode dar um resultado efetivo na contenção da disseminação do vírus”, enumerou o prefeito. 

O gestor destacou ainda que a participação da sociedade será primordial neste momento. “Gostaria de mais uma vez reforçar a participação de todo mundo é muito importante. O comportamento de todos. A questão de higiene, evitar compartilhar os utensílios de uso pessoal, as medidas que cada um pode tomar de precaução é o que vai dar o melhor resultado em agente fazer com que a disseminação desse vírus em nossa cidade seja o mais gradual possível para que o sistema de saúde esteja preparado para dar a respostas que são necessárias”, pontuou. 

Ao todo dez novas ações foram anunciadas. Foram adiados todos os eventos culturais previstos para acontecer nos equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife e também foi adiada a realização da I Conferência Municipal de Políticas sobre Alcool e Outras Drogas. Dos 189 profissionais de saúde que serão contratados, 96 são enfermeiros e 93 técnicos de enfermagem. No último dia 5 de março, a Prefeitura do Recife já realizou a nomeação de 43 novos médicos. 

O conjunto de medidas prevê ainda a capacitação e mobilização dos 198 mil voluntários da Plataforma Transforma Recife para que se tornem multiplicadores da informação, a distribuição individual de Alcool em Gel para os servidores da Prefeitura do Recife que atuam com visitas domiciliares, como as equipes de vistoria da Defesa Civil e os Agentes Comunitários de Saúde. 

Além disso, foi iniciada a distribuição do material informativo aos setores mobilizados da sociedade civil para ajudar a disseminar as medidas mais eficazes de controle do novo coronavírus. Ao todo, mais de um milhão de cartazes e folders serão distribuídos em toda a cidade, sendo 750 mil a partir deste sábado. Até o momento, 24 instituições da sociedade já foram contatadas e vão receber o material já a partir de hoje, como shoppings, igrejas e universidades, o adiamento de todos os eventos em equipamentos culturais da Prefeitura do Recife, a partir de segunda, entre outras iniciativas, listadas abaixo do texto. 

Até o momento, 25 instituições da sociedade já foram contatadas e vão receber o material já a partir de hoje. São elas: Igreja Católica, Igreja Universal, Igreja Quadrangular, Assembleia de Deus, Igreja Episcopal, Assembleia de Deus Madureira, Metrorec, Urbana, Transporte Complementar, Porto Digital, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Câmara Municipal do Recife (CMR), Sindicato dos Panificadores, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Uninassau, Unibra, Força Sindical, Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e shoppings Plaza, Boa Vista, Riomar, Recife e Tacaruna.

O secretário de Saúde Jailson Correia explicou a importância das medidas tomadas pela prefeitura. “É importante saber que há formas de mostrar afetividade para as pessoas. A questão do cumprimento, de beijar no rosto, por exemplo mesmo um abraço, pode ser uma maneira de transmitir vírus respiratórios e neste momento, onde temos em várias partes do Brasil demonstrada a transmissão comunitária, fica bastante claro que precisamos dar um passo para proteger as pessoas e especialmente as que estão acima de 60 anos”, explicou. 

O secretário reforçou ainda o pedido para que a população não procure diretamente os hospitais de referência no Estado, mas sim os postos de saúde mais próximos de casa. “Quem tem sintomas leves podem ser acompanhadas de casa. Caso apresentem febre, tosse e esses sinais tem um pouco mais de importância deve procurar os posto de saúde mais perto de casa, esse será sempre a porta de entrada do sistema de saúde e se não houver, aí nesse caso são as Upas, no setor público e no privado as pessoas devem procurar seu centro de saúde particular, nunca procurar direto os hospitais de referência” reforçou. 

Confira as ações iniciadas neste sábado (14) pelo Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19:

1)Proibição da realização de grandes eventos públicos e privados na Cidade, a partir da próxima segunda-feira (16/03). O decreto será assinado hoje;

2)Recomendação para que as instituições públicas e privadas liberem as pessoas acima de 60 anos para trabalhar de casa. Idosos trabalhadores da Prefeitura já serão liberados a partir da próxima segunda-feira (16/03);

3)Lançamento de campanha publicitária “a maior demonstração de afeto nesse momento é ao cumprimentar as pessoas evitar o aperto de mãos, o abraço e os dois beijinhos" como medida de contenção;

4)Contratação de 189 profissionais de saúde para a secretaria de saúde (atenção básica, média complexidade e vigilância), sendo 96 enfermeiros e 93 técnicos de enfermagem;

5)Adiamento de todos os eventos em equipamentos culturais da Prefeitura do Recife, a partir de segunda-feira (16/03);

6)Adiamento da I Conferência Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas do Recife, que reuniria 500 pessoas nos dias 25 e 26 de março;

7)Recomendação de que pessoas que cheguem de viagem internacional, mesmo que assintomáticas, permaneçam em isolamento domiciliar voluntário durante 7 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde;

8)Distribuição de álcool em gel individual para os servidores da Prefeitura que atuam realizando visitas nas ruas da cidade e residências das pessoas;

9)Capacitação à distância dos 198 mil voluntários da plataforma Transforma Recife sobre as orientações das medidas preventivas para que sejam multiplicadores na nossa cidade

10)Capacitação à distância dos arte-educadores da CTTU para realização de campanha educativa orientando que ao cumprimentar as pessoas, evitar o aperto de mãos, beijo e abraço como medida de contenção.

Imprensa Recife

PE: Proibidos eventos com mais de 500 pessoas

O governador Paulo Câmara determinou, por meio de decreto, neste sábado (14.03), a suspensão temporária de eventos com público acima de 500 pessoas em Pernambuco, como uma das ações para o enfrentamento emergencial contra o coronavírus. A medida é apenas uma, entre várias que foram anunciadas pelo chefe do Executivo estadual, após reunião realizada no Palácio do Campo das Princesas com o comitê de acompanhamento da Covid-19.

Na ocasião, Paulo também informou que foram confirmados outros cinco casos do novo coronavírus. Com a confirmação desses casos, o Estado possui agora sete pessoas infectadas pelo Covid-19. Outros 40 casos já foram descartados e 44 continuam em investigação, além de 12 prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado). Com isso, totalizam 103 notificações entre 25 de fevereiro e a manhã deste sábado (14.03).

“Desde o início dessa crise de saúde mundial, o Governo de Pernambuco tem tomado medidas que precisam ser validadas a cada dia. Hoje, foram confirmados outros cinco novos casos e tivemos o primeiro por meio de transmissão local. Por isso, estamos reforçando as ações para que haja diminuição de aglomerações, com o objetivo de dificultar a propagação da doença. Mais uma vez pedimos a colaboração da população para se engajar nesse esforço pelo bem-estar de todos”, afirmou o governador Paulo Câmara, destacando que o decreto também determina que os jogos de futebol que ocorrerem a partir deste domingo (15/03), serão realizados sem a presença da torcida.

Principais pontos do decreto:


(…) 


Artigo 2º Para o enfrentamento da emergência de saúde (…) poderão ser adotadas as seguintes medidas: 
(…)


VI – Requisição de bens, serviços e produtos de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa.


Artigo 3º Ficam suspensos no âmbito do Estado de Pernambuco, eventos de qualquer natureza com público superior a 500 (quinhentas) pessoas.


Parágrafo único: Os jogos do Campeonato de Futebol, caso mantidos, deverão ocorrer sem a participação do público ou torcida.


Artigo 4º As entidades da Administração Pública Estadual responsáveis pela administração de porto organizado deverão suspender as operações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte (…)


Artigo 5º Ficam suspensas as viagens de servidores estaduais a serviço do Governo do Estado de Pernambuco para deslocamento no território nacional ou exterior.


§ 2º Todo servidor estadual que retornar do exterior (…) deve permanecer em isolamento domiciliar por 7 (sete) dias, mesmo que não apresente qualquer sintoma relacionado ao COVID-19 (…)


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

#ElasFazemADiferença [10]

A antropóloga, professora, ensaísta e pesquisadora de Bioética, Débora Diniz desenvolve projetos de Bioética, Feminismo, Direitos Humanos e Saúde. Dentre suas pesquisas mais relevantes, está a Pesquisa Nacional de Aborto — PNA, publicada em 2010, que mostrou que uma em cada cinco mulheres até os 40 anos já fez, pelo menos, um aborto, o que representa cerca de cinco milhões de mulheres. Diniz também foi cocoordenadora de um estudo censitário sobre os serviços de aborto legal no Brasil, em parceria com o médico Alberto Pereira Madeiro. Com a avaliação de 68 serviços em todo o Brasil, pesquisadores mostraram existir um distanciamento entre a previsão legal e a realidade dos serviços, e que exigências para o acesso ao aborto legal, não previstas em lei, dificultam o acesso das mulheres aos serviços.Até 2016, Debora Diniz havia recebido cerca de 90 prêmios por seus documentários ou por seus trabalhos acadêmico-científicos. Um dos mais importantes foi o Fred L. Soper Award for Excellence in Public Health Literature, da Organização Pan-Americana de Saúde, em 2012, pela publicação dos resultados da Pesquisa Nacional de Aborto. Está exilada desde 2018, pois precisou interromper sua carreira de professora do curso de Direito na Universidade de Brasília, após receber ameaças de morte por parte de grupos fundamentalistas cristãos, em consequência de sua militância nas questões de gênero. Por segurança, não revela onde está. Mas continua extremamente ativa, escrevendo para revistas e atuante nas redes sociais.

#ElasFazemADiferença [9]

A filósofa, escritora, professora e política Márcia Tíburi nasceu no Rio Grande do Sul, mas foi no Rio de Janeiro onde fez sua atuação política. autora de livros como Feminismo em comum: para todas, todes e todos (2018); Ridículo Político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto (2017); Uma fuga perfeita é sem volta.(2016) Como Conversar com Um Fascista - Reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro (2015). Atualmente está exilada na França, sob abrigo da ONG City of Asylum, uma instituição que oferece acolhida e segurança a escritores ameaçados pelo mundo. "Saí porque estava com muito medo das ameaças, do que estava ocorrendo com o Brasil e do que estava ocorrendo comigo", disse, "Nas redes você encontra muita gente dizendo que vai me matar, que vai dar um tiro em mim, que vai acabar comigo. Também vinham ameaças diretamente por e-mail, SMS, WhatsApp". Apesar de estar fora do Brasil, ela continua trabalhando e lutando em favor do Brasil, escrevendo um novo livro, o Delírio do Poder - Psicopoder e loucura coletiva na era da Desinformação, onde denuncia a onda de fake news que sofreu quando foi candidata ao governo do Rio de Janeiro e reflete sobre questões políticas e sociais no Brasil atual. 

#ElasFazemADiferença [8]

Dolores Aronovich Aguero nasceu na Argentina mas mora em Fortaleza e tem muitos serviços prestados ao Brasil. Além de ser professora da Universidade Federal do Ceará, escreve em seu blog Escreva Lola, Escreva! onde escreve artigos contra machismo, racismo, fascismo e política, além de ser a primeira pessoa a denunciar uma rede de trolls que a ameaçam há mais de 10 anos. O ativismo e as denúncias feitas por ela, que levaram à prisão de alguns dos agressores, foram homenageados em 2018 com a Lei Lola, da deputada federal cearense Luizianne Lins (PT-CE), que atribuiu à Polícia Federal a responsabilidade pela investigação de conteúdos misóginos na internet. Enquanto as mulheres brasileiras continuarem a ser estigmatizadas, ela vai continuar lutando. Escreva, Lola! Escreva!

#ElasFazemADiferença [7]

A médica psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) revolucionou o tratamento mental no Brasil, com a inclusão da Arte como terapia. Era completamente contrária a métodos violentos de tratamento como eletrochoques e lobotomia e também enxergou benefícios terapêuticos no convívio de pacientes com animais. Nascida em Maceió, filha de um jornalista e professor com uma pianista, era considerada uma estudante muito dedicada. Quando se formou na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1931, foi a única mulher de sua turma. Ela também foi militante do PCB e uma das poucas mulheres a assinar o "Manifesto dos trabalhadores intelectuais ao povo brasileiro". Pouco tempo depois, foi presa após ser denunciada, por uma enfermeira, de ter livros marxistas em casa, sendo encarcerada por um ano e meio. Em 1944, retomou seu trabalho na psiquiatria e por recusar-se a dar eletrochoques em pacientes, foi transferida para o setor de Terapia Ocupacional do Centro Psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, considerado um setor inferior. Mas em vez de colocar os internos para fazerem faxina, construiu ateliês de pintura e escultura e assim, revolucionou a Psiquiatria no Brasil. As obras dos pacientes passaram a ser expostas no Museu do Inconsciente, fundado em 1952 e que hoje em dia, abriga mais de 350 mil obras artísticas de pacientes.

#ElasFazemADiferença [6]

Há exatamente dois anos, a vereadora Marielle Francisco da Silva (1979-2018) e o motorista Anderson Pedro Mathias Gomes (1979-2018) foram assassinados quando voltavam de um evento político no Centro do Rio de Janeiro. Ela estava no exercício de seu primeiro mandato como vereadora e era socióloga de formação, com mestrado em Administração. Ela defendia os Direitos Humanos, o Feminismo, era Antirracista e deixou os pais, Antonio e Marinete; a irmã Anielle; a filha Luyara e a companheira Mônica Benício. Seu legado floresceu em todo o País e hoje o mundo pergunta: Quem mandou matar Marielle? 

Marielle e Anderson, presentes! 
Hoje, amanhã e sempre!