quinta-feira, 27 de junho de 2024

Princípio de incêndio em ônibus escolar da prefeitura de Iati


No último final de semana, um ônibus escolar cedido pela Prefeitura de Iati para o transporte da Quadrilha Junina Fulô de Mandacaru sofreu um princípio de incêndio em uma das rodas. O incidente ocorreu quando o veículo passava por Águas Belas, a caminho de Itaíba e só foi divulgado agora.

Os membros da quadrilha relataram que o ônibus já apresentava problemas de freio antes do incidente. Felizmente, ninguém se feriu, e os próprios componentes da quadrilha conseguiram conter o fogo rapidamente, evitando maiores danos.

Este acontecimento destaca a necessidade de manutenção adequada dos veículos utilizados no transporte público. A Prefeitura de Iati ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Microempreendedoras entregam primeiros cinco mil fardamentos escolares em Araripina


Até o fim deste ano, 21 mil fardamentos produzidos por microempreendedoras do ramo da costura, em Araripina, devem ser entregues para estudantes da rede municipal. Essa é a meta contratada pela prefeitura da cidade, através de uma parceria firmada com o Sebrae /PE para estimular a compra de produtos e a contratação de mão de obra de empreendedores locais. Os primeiros cinco mil fardamentos já foram entregues e, quando toda a produção for concluída , o valor final da venda dessas peças será de R$ 215 mil reais. 

O acordo de parceria entre o Sebrae e a prefeitura para a produção de fardamentos foi firmado no fim de 2023. Ao iniciar essa produção, as costureiras foram convocadas, receberam capacitação para produzir as peças de acordo com o padrão exigido, auxílio para formalização e suporte na gestão dos pequenos negócios. Elas também receberam apoio para participar de editais e chamadas públicas para fornecimento de serviços ou produtos.

Muitas das costureiras trabalhavam de maneira informal, atendendo alguns clientes pessoa física. A contratação da prefeitura foi uma oportunidade para formalização e melhoramento da produção, atendendo um mercado institucional pela primeira vez. A analista do Sebrae em Araripina, Luana Alencar, avalia que a iniciativa tem impactos positivos na economia e nas vidas das mulheres empreendedoras. “É importante para fomentar o empreendedorismo e aquecer a economia local. E também para fortalecer as mulheres na geração de renda”, comenta.

A parceria também incluiu a aquisição de alguns equipamentos novos por parte da prefeitura e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). As máquinas estão instaladas no local de produção, um espaço público de confecção das peças. Algumas costureiras produzem as peças na própria casa.

Festival Gastronômico Conheça Caruaru traz chef César Santos para aula show


O Festival Gastronômico “Conheça Caruaru" vai trazer o premiado chef recifense César Santos, do Restaurante Oficina do Sabor, para uma aula show aberta ao público. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (28), às 17h, no Armazém Palco Escola da Estação Ferroviária. O renomado chef apresentará um prato criado por ele para homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A aula será aberta para o público em geral. 


O Festival Gastronômico “Conheça Caruaru" é uma realização da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec), e conta com as parcerias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Cesar Santos e Coca-Cola, além do apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). 

*Circuito do Festival Gastronômico Conheça Caruaru*

Entre os dias 1º de junho e 31 de julho está sendo realizado o circuito do Festival Gastronômico “Conheça Caruaru”. Estão participando 35 estabelecimentos do município, tanto da cidade quanto da zona rural. O Festival Gastronômico “Conheça Caruaru", teve início no mês de maio com mentorias aos restaurantes participantes. Em seguida, houve a escolha dos pratos para o circuito. 


Para participar do circuito do Festival Gastronômico “Conheça Caruaru” é só ir aos estabelecimentos cadastrados (ver relação) e solicitar o prato do festival. No estabelecimento será oferecido o cartão fidelidade, para que o consumidor que atingir 12 adesivos seja contemplado com um prêmio exclusivo.



*Restaurantes cadastrados:*
 
Açaideli 
Boteco Paulistano 
Caçarola do Visconde 
Chef Patrick 
Crocant's Pastelaria
Mãe Beata 
Maricai 
Nourish Bistrô 
Restante Heleno 
Seu Zé Lounge  
Terraço Murici 
Tia Guida
Varanda 
Via Regional 
O Barão 
Smash Burguer
Restaurante Tia Bia 
Restaurante Sueli 
Matuto's Grill 
Restaurante São José 
Santorini 
Lambreta Café e Bistrô 
Restaurante Bar da Perua 
Restaurante Lengo Tengo
Nuut Burguer - felipe
Cantinho Comedoria 
Negro Brownie 
Chef Adalberto 
Pizzaria La Pizza 
Primmus 
HSM Burger 
Pizzaria Sabor Paulista 
Empório Raiz
Restaurante Charque do Paulista  
Multifood Sushi 



*Premiações do chef César Santos:*

1996, 1997, 1998 – Melhor chef pela Veja Comer e Beber Recife 
1998 e 1999 – Classificou-se entre os 12 finalistas do Prêmio Nestlé Toque D'Or. 1999 – Primeiro lugar na edição nacional do Chef Talento Sadia. 
1995 a 2015 – O Oficina do Sabor se destaca pela qualidade da cozinha no Guia Quatro Rodas. 
1997 a 2015 – O Oficina do Sabor foi premiado pelo Guia Quatro Rodas na categoria Restaurante Brasileiro. 
2004- 2010 – É convidado para assumir a presidência da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, anteriormente sediada na cidade de Petrópolis-RJ, trazendo para o Recife a sede da instituição; 
2009 – Lança o documentário “Que Coisa é essa? – A cozinha de Cesar Santos”, que integrou durante mais de um ano a programação de gastronomia das aeronaves da TAP, ano em que o Chef passou a assinar o menu da classe executiva da cia aérea nos voos procedentes da Europa com destino às cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador onde permaneceu até meados de 2018. 
2010 – César e o restaurante Oficina do Sabor são contemplados pela décima vez consecutiva no Prêmio Veja Comer e Beber. 
2010 – César ganha a votação de Melhor Capa da edição da revista Prazeres da Mesa – Ao Vivo Recife, com o prato Três Purês Arretados de Bom e Canela de Cabrito. 
2011 – O Oficina do Sabor é premiado como Melhor Restaurante de Cozinha Brasileira no Melhores do Ano Prazeres da Mesa. 
2012 – O Oficina do Sabor foi eleito na categoria regional, como o Melhor Restaurante, de acordo com o júri da revista Veja Recife Comer e Beber 2012/2013. 
2013 – O Oficina do Sabor foi eleito na categoria nacional, como o Melhor Restaurante de Cozinha Brasileira pela Prazeres da Mesa. 
2014 – O Oficina do Sabor foi eleito na categoria Brasileiro/Regional, como o Melhor Restaurante e o chef César Santos foi eleito a Personalidade Gastronômica na premiação Melhores do Ano Prazeres da Mesa. 
2014 – César foi o vencedor na categoria Nacional do Prêmio Dólmã de Gastronomia. 
2014 – Cesar Santos Lança pela Editora SENAC seu primeiro livro de receitas e histórias - “Cesar Santos Chef”. 
2015 – O Oficina do Sabor é eleito "Top Choice" pelo portal chinês Lianorg.com. 
2015 – O Oficina do Sabor recebe o Prêmio de Excelência Melhores do Vinho 2015, oferecido pela revista Prazeres da Mesa. 
2015 – O Oficina do Sabor foi eleito na categoria regional, como o Melhor Restaurante Brasileiro/Regional, de acordo com o júri da revista Veja Recife Comer e Beber 2015/2016. 
2016 – Reassume a Presidência da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança a pedido da diretoria e é aclamado pelos associados à entidade; 
2018 – O Chef Cesar Santos Recebe o Prémio Orgulho de Pernambuco dos Diários Associados no quesito Gastronomia eleito por votação popular; 
2018 – Curador do Evento Delícias do Brasil, tendo como missão reunir ícones da gastronomia das cinco regiões do Brasil durante quatro dias no Jockey Club do Brasil na capital do Rio de Janeiro

Instituto do Autismo abre inscrições gratuitas de 8 mil vagas da maior colônia de férias para autistas no Brasil


Estão abertas as inscrições gratuitas para a já tradicional Colônia de Férias do Instituto do Autismo (IDA). O período para se inscrever começa nesta terça-feira (dia 25) e vai até preencher todas as oito mil vagas inclusivas, voltadas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idade de dois a 17 anos. “Vamos realizar a maior colônia de férias para autistas do Brasil. É um momento que faz parte do nosso olhar de apoio às famílias, para dar um suporte maior durante o recesso escolar”, afirma o diretor geral do Instituto, Kadu Lins.

Com a expansão do IDA, será a edição com o maior número de vagas, disponíveis no Recife, em Carpina, em Igarassu, em Caruaru e também na unidade de Olinda (que terá a colônia de férias como sua primeira atividade). No ato da inscrição - que pode ser feita somente através do post que está fixado no instagram @institutodoautismo - é preciso escolher em qual turno a criança ou adolescente irá participar: pela manhã (das 8h30 até 11h30) ou pela tarde (13h30 às 16h30), sempre de segunda à sexta. A Colônia de férias começa no próximo dia 1o e vai até 26 de julho.

Outra novidade deste ano é que todas as famílias que colocarem seus filhos para participar da colônia do Instituto do Autismo terão direito de fazer a inscrição gratuita do curso online “Férias com seu Filho Autista”. “O curso vai ensinar como estimular as áreas cognitiva, motora, social e de comunicação, além de orientações para um planejamento de férias mais divertidas para a criança ou adolescente autista”, conta o diretor geral.

Com o tema relacionado às Olimpíadas, o slogan da colônia será “Nossa maior conquista é a inclusão”, inclusive com a participação de alguns atletas como convidados especiais. Na programação, várias brincadeiras, atividades físicas e esportivas, banho de piscina, lanche, além de orientações e diversos serviços para as famílias, como aferição de pressão e glicose, estética, massagem e maquiagem. “A realização de uma colônia de férias é importante pela questão lúdica, mas as atividades também possibilitam uma maior interação social, trabalham a coordenação motora, o raciocínio lógico, o equilíbrio, a força, entre outros estímulos”, explica Kadu.

Em todas as suas unidades, o IDA disponibiliza de infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, musicoterapeutas, especialistas em Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Psicomotricidade Relacional e Funcional e psicopedagogia.

Além de todos os serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e, também, ações externas. “É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida”, comenta Kadu Lins.

HISTÓRIA - O Instituto do Autismo foi fundado em 2020 por Kadu Lins, que é profissional de Educação Física, especialista em ABA e psicomotricidade, com formações no Brasil e no exterior. Todos os serviços e especialidades oferecidos pelo IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou através de planos de saúde das redes conveniadas. Os pais e/ou responsáveis podem obter mais informações através do https://institutodoautismo.com/ ou pelo perfil do instituto no Instagram: @institutodoautismo.

INSTITUTO DO AUTISMO:
https://institutodoautismo.com/
Instagram: @institutodoautismo

Em Igarassu, Prefeita Elcione e Governadora Raquel Lyra assinam OS para infraestrutura e segurança


Moradores de duas comunidades, Loteamento Triunfo e o distrito Nova Cruz, estão se beneficiando com duas importantes ordens de serviço (O.S.) assinadas nesta quarta-feira (26) pela prefeita professora Elcione Ramos.

A primeira ordem tem um investimento de R$ 11,6 milhões, determinando a licitação para construção, terraplanagem, pavimentação, drenagem e sinalização da estrada Porto Vasco. Essa via é essencial por ser o único acesso à praia do Capitão, também conhecida como Mangue Seco, sendo um dos únicos balneários da cidade, o que vai impulsionar igualmente o turismo. 

A segunda ordem de serviço foca na contenção de encostas no Loteamento Triunfo, protegendo as comunidades dos morros. A medida visa prevenir danos causados pela chuva intensa durante o inverno, considerando que Igarassu é a terceira cidade mais vulnerável do estado às alterações climáticas, segundo dados da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento.

Assim, será um investimento total de R$ 1,8 milhão, sendo R$ 1,7 milhão provenientes do governo do estado e R$ 190 mil com recursos próprios da prefeitura. A conclusão está prevista para novembro deste ano.

Além da população e do vice-prefeito Amaury Henrique, o evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra, que enfatizou: "Estas melhorias são um marco. Nosso governo está comprometido em impulsionar o desenvolvimento local, garantindo segurança e qualidade de vida aos cidadãos. Conte comigo, Igarassu, e professora Elcione", disse a líder do executivo.

A prefeita Elcione Ramos expressou gratidão pela parceria estadual: "A união entre município e estado é fundamental para o nosso progresso. Juntos e juntas, estamos construindo uma Igarassu cada vez mais resiliente e próspera, com qualidade de vida para todos", ressalta a gestora.

Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Son Albuquerque, Elvis Henrique, Lula do Lazerão, Maguila e Érica Uchôa, demonstrando o apoio do poder legislativo às iniciativas.

Imprensa Igarassu PE 

Férias escolares: descansar ou se preparar para o ENEM e outros vestibulares?


Recentemente, as inscrições para participação no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) foram encerradas. Agora, a sensação é de que oficialmente foi dada a largada para a preparação dos candidatos, que estão na ativa desde o começo do ano. Por outro lado, as férias escolares também estão se aproximando e surge a dúvida: “devo descansar ou me preparar para o ENEM?”

A verdade é que as duas opções são válidas. De acordo com o professor dos programas de educação socioemocional e projeto de vida do Colégio Salesiano Recife, André Ribeiro, o ideal é combinar momentos de descanso, descontração e um pouco de estudo, já que os alunos estão em pausa das demandas escolares. “Deve haver o cuidado para não perder completamente o ritmo conseguido no primeiro semestre. Mas também não se deve estudar demais e acabar gastando a energia que teria agora para recuperar, digamos assim. Então precisa encontrar um equilíbrio”, afirma.

Para o cronograma de estudos, André recomenda escolher um turno do dia em que o candidato esteja mais atento e possa render mais. “Além disso, esse período das férias é ótimo para focar nas matérias com maior dificuldade, aperfeiçoá-las e potencializar também as forças, principalmente se for aquelas disciplinas que têm um peso maior na composição de notas do que o estudante quer, do curso que deseja. Esse é o momento ideal”, complementa. 

Cuidados com a saúde 

Os cuidados com a saúde, principalmente mental e emocional, também são de extrema importância nesse processo. “O vestibular não é só um estoque de assuntos que você sabe ou que você não sabe. O emocional está ali muito afetado. A gente sabe que, quando alguém faz uma prova estando bem emocionalmente, as chances dessa pessoa se sair bem são muito maiores”, diz o professor. 

Desse modo, é importante dormir bem, se alimentar de forma saudável, priorizar alimentos orgânicos e fazer hidratação adequada, além praticar atividades físicas. “São questões muito importantes para conseguir regular melhor as emoções. E lembre-se: descansar é fundamental, nas férias ou não”, finaliza.

Advogada alerta sobre defeitos e manutenção nas construções

 
No segmento da construção civil é comum se ouvir sobre uma temática que interessa a todos: os vícios construtivos que são aqueles defeitos que as vezes aparecem nas edificações depois da entrega da obra. 

Normalmente, as pessoas acham que esses vícios construtivos são sempre de responsabilidade exclusiva das construtoras, por defeitos na construção do imóvel, mas isso não é verdade, segundo a advogada e sócia do PHR Soluções Jurídicas, Patrícia Santa Cruz.

“Os condomínios devem realizar manutenções periódicas nos sistemas construtivos das edificações de acordo com normas legais e normas técnicas que disciplinam exatamente os períodos de realização dessas manutenções. E não só os condomínios devem estar atentos ao cumprimento dessas manutenções, mas os adquirentes/proprietários também devem cobrar seus condomínios a realizarem essas manutenções”, lembra a advogada. 

Patrícia Santa Cruz desataca que o próprio exercício do direito ao prazo de garantia de cinco anos pode ficar comprometido se essas manutenções não forem realizadas” E, para as construtoras, é importante que se documentem para comprovar a disponibilização dessas informações quando da entrega do empreendimento”, lembra.

Cupira lança aplicativo de serviços



Com o aplicativo, o cidadão pode solicitar serviços de qualquer lugar. O atendimento é feito via protocolo digital, com resposta via chat. Com o app é possível pedir, sem sair de casa, serviços essenciais nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, ação social, tributação e demais pastas da gestão.

“O Conecta Cupira”, facilita ainda mais as solicitações de saneamento, calçamento e iluminação pública. Papais e mamães com o celular e mãos, poderão solicitar documentos escolares dos filhos, carteira do autista e do transporte escolar. 

Já na área da saúde, por exemplo, não é necessário se deslocar até as unidades de saúde para solicitar emissão do cartão do SUS, agendamento de consultas, demandas dos PSF`s ou fazer marcação de consulta (regulação).

Além disso, o aplicativo conta com informações, notícias e eventos da Prefeitura de Cupira. A plataforma é mais uma ferramenta de conectividade, de aproximação e de transparência com os cidadãos cupirenses, facilitando ainda mais o acesso aos serviços, ações e programas governamentais.

#cupiraoficial #cupira #conectacupira #aplicativo

Com projeto nostálgico, Shopping Guararapes vence o Prêmio Abrasce com 'Natal de Encantos na Neve’

 
Na noite de ontem, quarta-feira, dia 26 de junho, o Shopping Guararapes foi premiado com o Troféu Bronze na categoria "Ações de Natal" durante o Prêmio Abrasce, a maior premiação do setor na América Latina, que aconteceu em São Paulo. Esta é a terceira vez que o Shopping recebe o reconhecimento, tendo vencido anteriormente com dois cases na área de Sustentabilidade.
 
O projeto premiado, intitulado "Natal de Encantos na Neve", marcou as comemorações dos 30 anos do empreendimento em 2023, revivendo memórias, comemorando afetos e levando nostalgia para os clientes, recriando eventos que marcaram a história do Guararapes. Os destaques do projeto foram o show da Neve, espetáculo no gelo e a Pista de Patinação no Gelo. Todas as atrações resgatadas pela alta demanda do público e profunda conexão emocional em momentos anteriores.
 
O evento contou com uma programação diversificada que incluiu também espetáculo no gelo com personagens natalinos que com dança, música e representação transportaram todos para um mundo de magia e alegria, além de paradas musicais e uma decoração natalina interativa. Além disso, o Shopping promoveu uma ação solidária de apadrinhamento de crianças atendidas pelo Instituto Shopping Guararapes, reforçando seu compromisso social.
 
Dora Linhares, gerente de Marketing do Shopping Guararapes, comentou sobre a importância do prêmio: "Este reconhecimento é muito importante para nós. Já havíamos sido premiados anteriormente por nossos esforços em sustentabilidade, o que sempre foi um pilar fundamental de nosso compromisso. Agora, sermos reconhecidos por uma iniciativa voltada ao entretenimento reforça ainda mais nosso objetivo de ser um shopping completo”, pontua.
 
Para Phyllype Pires, superintendente do Shopping, o trabalho conjunto da equipe foi fundamental para receber a premiação. "É uma conquista que reflete não apenas a excelência das iniciativas implementadas, mas também o comprometimento e a dedicação de cada membro da nossa equipe. É um orgulho sem tamanho!”.
 
Além de atrair um público diversificado, incluindo famílias de toda a Região Metropolitana de Recife e estados vizinhos, o Natal de Encantos na Neve registrou mais de 65 mil visitantes durante o período. O Prêmio Abrasce consolida, mais uma vez, a posição do Shopping Guararapes como um centro de referência em inovação e experiências inspiradoras no varejo brasileiro.

Segue até dia 30 a maior promoção de refis do Boticário com a mecânica Compre e Leve


Segue até domingo, 30 de junho, a campanha Me Completa do Boticário, uma oportunidade para os consumidores repor aqueles produtinhos que fazem parte da rotina de cuidados com preços especiais e um reforço ao compromisso de oferecer itens de alta performance por meio da promoção de práticas sustentáveis. A ação já se consolidou como um dos maiores sucessos da marca, segue com duas mecânicas promocionais: “Compre e Leve um Refil”, com a compra de um item, o consumidor leva o refil sem custo adicional, e “Compre e pague a metade do preço no Refil”, garantindo até 50% de desconto nos refis de itens selecionados de todas as linhas da marca.

Disponível nos variados canais de vendas do Boticário – no e-commerce, site e app exclusivos, lojas físicas, revendedores espalhados por todo o Brasil e no WhatsApp do Boti, a maior promoção de refis da marca em volume de portfólio e categorias envolvidas, passando por cuidados corporais e faciais, perfumaria, cabelos, maquiagem, infantil e desodorantes, proporciona aos consumidores a oportunidade de renovar o estoque de seus produtos favoritos em refil, com custo menor que o habitual. 

Aos apaixonados pelo cuidado corporal, as oportunidades são especiais. Com a mecânica que contempla a compra da Loção Hidratante Desodorante Corporal Nativa SPA 400 ml ou da Loção Hidratante Desodorante Corporal Cuide-se Bem 400 ml, o consumidor ganha um refil da mesma linha ou outra escolhida em 350 ml. Já Cuide-se Bem, que carrega o DNA da autenticidade e diversão para o momento de hidratação da pele, as linhas especiais disponíveis são: Deleite, Nuvem, Rosa e Algodão e Boa Noite. A mesma mecânica é garantida para as categorias de perfumaria, skincare e maquiagem, com os produtos favoritos dos consumidores.

Já as categorias de desodorantes, os queridinhos Floratta My Blue e Rose, Boticollection, Uomini, Arbo e Coffee entram com 50% no refil, assim como produtos das categorias de infantil, com Boti Baby, em robusto portfólio que deixa o bebê hidratado, cheiroso e protegido do ressecamento com loção hidratante, sabonete líquido, shampoo e condicionador. Além de cabelos, com Nativa SPA Cabelos e Match., marca que combina ciência e tecnologia em fórmulas veganas que atendem às necessidades de cada fio, nas linhas Nutrição Profunda, Liso Prolongado, Hidratação e Brilho e a recém-lançada Ciência das Curvas. 

Dando sequência à agenda prioritária de sustentabilidade do Grupo Boticário, a promoção Me Completa reforça o compromisso já antigo da marca com o tema, por se tratar de embalagens que geram menos resíduos em longo prazo, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Segundo Luís Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário, quando um refil é produzido, uma quantidade menor de plástico é utilizada em toda a cadeia produtiva. O executivo exemplifica que, em Nativa SPA, a produção do refil de 350 ml da marca tem 78% menos plástico do que a embalagem regular de 400 ml. “Ao optar por essa versão, evitamos o descarte de, aproximadamente, 280 toneladas de resíduos por ano”, comenta Luís. Segundo estudos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), esse é o equivalente ao resíduo de plástico gerado por aproximadamente 5.500 mil pessoas diariamente no Brasil.

Além das iniciativas e circularidade, a marca atua através de logística reversa com o Boti Recicla. Criado em 2006, Boti Recicla é o maior programa de logística reserva do Brasil em pontos de coleta no segmento de beleza. Os consumidores podem devolver as embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos nos mais de 4 mil pontos de coleta disponíveis nas lojas do Boticário ou através de revendedores oficiais. Após as coletas, as embalagens são encaminhadas para as 15 cooperativas homologadas no projeto que realizam a destinação correta.

Partido Novo de Pernambuco lança George Bastos como pré-candidato a vereador do Recife


Nesta quarta-feira, dia 26, o Partido Novo de Pernambuco oficializou a pré-candidatura de George Bastos para vereador do Recife nas eleições municipais deste ano. 

O anúncio foi endossado por Tecio Teles, pré-candidato à Prefeitura do Recife, que destacou que o pré-candidato a vereador George Bastos representa a inserção da juventude qualificada na política de Recife, alinhada com os ideais do Partido Novo. 

“Ele é uma força significativa para as eleições de 2024, onde buscamos eleger diversos vereadores em todas as regiões. George está preparado e capacitado, sendo um jovem de 25 anos, mas com uma sólida bagagem e com um futuro promissor na política de Pernambuco", afirmou Teles.

George Bastos já é uma figura destacada entre os liberais brasileiros. Ele lidera movimentos que defendem as liberdades econômicas no país. É fundador e um dos conselheiros da União, Juventude e Liberdade (UJL), uma organização que promove ideais de liberdade entre os jovens, e também é ativo no movimento Students For Liberty. Em 2022, George alcançou notoriedade como o candidato a deputado federal liberal mais votado do Nordeste. Além disso, foi aprovado no Renova BR, uma escola de formação política suprapartidária e sem fins lucrativos.

RioMar Recife conquista Prêmio Abrasce com projeto de Natal


O RioMar Recife conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Abrasce (Associações Brasileira de Shopping Centers), que reconhece as ações mais inovadoras do setor no País. Durante cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (26), no pavilhão da Expo Center Norte, em São Paulo, o empreendimento levou o troféu Prata na categoria ações de Natal. Outros shoppings do Grupo JCPM também foram premiados. O Shopping Guararapes foi bronze na categoria ações de Natal e o Salvador Shopping foi prata na categoria Newton Rique de Sustentabilidade. Ao todo, 241 cases, de empreendimentos de todos os estados do Brasil, disputaram a final.

RioMar Recife

O RioMar Recife conquistou a prata na categoria Natal do Prêmio Abrasce 2024. O projeto teve o tema “RioMar. Um Natal Além da Imaginação” e, entre os dias 1º de novembro e 31 de dezembro de 2023, o RioMar Recife cruzou os limites da fantasia com storytelling único, de forma autoral, inovadora e democrática. O projeto “RioMar: Um Natal Além da Imaginação” reuniu decoração elaborada, narrativa original, com 8 ativações tecnológicas exclusivas, 20 atrações gratuitas, em uma celebração acessível a pessoas com deficiência e inesquecível para toda a família. A experiência do Natal ganhou vida com a presença de 30 atores profissionais em sintonia com um enredo e figurinos inéditos.

No cenário principal, na Praça de Eventos L1, foram instaladas duas grandes árvores, guirlandas aéreas gigantes, escada trenó, túnel mágico, voo das renas, trenó mágico, carrossel das renas, além de vários brinquedos. O Papai Noel ganhou um espaço especial, com local instagramável para os pets e um trenó cenográfico. A programação ainda contou com uma ação solidária, que arrecadou brinquedos para doação para crianças da comunidade do entorno, em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social.

Este foi o segundo ano consecutivo que o RioMar Recife saiu premiado do Prêmio Abrasce. Em 2023, o empreendimento foi ouro com o projeto da Expo Preta na categoria Newton Rique de Sustentabilidade.

Shopping Guararapes

Em comemoração aos 30 anos do Shopping Guararapes, no Natal foram resgatados eventos que marcaram a memória afetiva dos clientes. Com o objetivo de fortalecer essa conexão emocional em uma data representativa, esses eventos (Pista de Patinação no Gelo e Show da Neve) foram revividos, embalados em uma nova entrega. Além de um cenário natalino exclusivo, foi realizado o Espetáculo no Gelo, um musical criado pelo shopping, apresentado sobre a Pista de Patinação no Gelo por personagens lúdicos, e paradas natalinas, descentralizando as ações de Natal para outros pontos do shopping.

Salvador Shopping

O segundo lugar foi alcançado pelo Salvador Shopping na categoria “Newton Rique de Sustentabilidade” com o projeto da Hora Silenciosa: ‘Shopping apaga luzes e desliga som para receber pessoas com TEA’.

A iniciativa, inédita no Brasil, surgiu da observação do grande número de crianças com TEA nos eventos. Desde abril de 2023, o Salvador Shopping e suas 500 operações abrem as portas, em todo último sábado do mês, com todos os equipamentos que emitem som e luz desligados; para possibilitar um passeio confortável para que as pessoas fiquem mais à vontade, afinal, pessoas no espectro têm hipersensibilidade sensorial e dificuldade de processar estímulos.

Terrenos da União poderão ser usados para hortas comunitárias


Terrenos ociosos da União poderão ser usados por famílias de baixa renda para o plantio de hortas comunitárias. O Senado aprovou nesta semana o projeto de lei que autoriza a cessão, por cinco anos, desses imóveis que não estão sendo utilizados pela União.

O PL 2100/2019 é de autoria do deputado Luiz Couto (PT-PB). Relatora do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, a senadora pernambucana Teresa Leitão destaca que os terrenos serão cedidos apenas para famílias de baixa renda organizadas em associações, cooperativas ou sindicatos. A produção permitida será de alimentos orgânicos e mudas destinadas ao paisagismo urbano.

“Essas hortas comunitárias não só servem de objeto de estudo quando são próximas a entidades educacionais, como também preservam aquele ambiente, que não seria alvo de qualquer vandalismo. Acho que é um projeto importante”, avalia a senadora.

A cessão vai acontecer por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A União poderá retomar o terreno a qualquer momento, por necessidade de uso, ou por irregularidade ou mau uso da parte dos beneficiados.

Aprovado nas comissões e no Plenário do Senado, o projeto seguiu para análise na Câmara dos Deputados.

Comemore as festas juninas em grande estilo: Pão de Açúcar compartilha receitas para um arraiá inesquecível


Para inspirar os clientes a celebrarem o São João em grande estilo, o Pão de Açúcar apresenta três receitas típicas de festa junina que prometem trazer o sabor autêntico da época para dentro de casa, tornando a celebração ainda mais especial. As receitas podem ser encontradas no Blog do Pão de Açúcar (https://content.paodeacucar.com/). 

*1) Quentão de festa*

O quentão é indispensável nas festas juninas brasileiras, especialmente no Nordeste. Este drink tradicional possui um sabor forte e aromático. Confira a receita:

- 600mL de cachaça
- 600mL de água
- 30g de gengibre
- Casca de 1 limão
- Casca de 2 laranjas
- 2 xícaras de chá de açúcar
- Cravo e canela em pau Qualitá a gosto

*Modo de preparo:*

Misture todos os ingredientes ao fogo em uma panela e depois que levantar fervura, deixe por mais 10 minutos. Após isso, está pronto para servir. Dica: Tomar a bebida quente.

*2) Mungunzá com coco*

Para adoçar a festa, o Mungunzá com coco é uma opção deliciosa. Preparada com milho para canjica Qualitá (Mungunzá) e outros ingredientes selecionados, é uma sobremesa que não pode faltar nesta época. Aprenda a fazer:

- 1 ½ xícara (chá) de milho para canjica Qualitá (Mungunzá)
- 1 ½ litro de água
- 3 ramas de canela em casca Qualitá
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 100g de coco ralado
- 4 xícaras (chá) de leite integral (800ml)

*Modo de preparo:*

Em uma tigela, coloque o milho para canjica Qualitá (Mungunzá) e cubra com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Escorra.
Em uma panela de pressão, coloque a canjica, a água (1½ litro) e a canela. Cozinhe por 30 minutos após o início da pressão. Desligue o fogo. Após acabar a pressão, acrescente o açúcar, o coco ralado e o leite.
Leve ao fogo novamente, com a panela destampada, até engrossar.

Para o prato ficar ainda mais bonito, decore com raspas de coco e canela.

*3) Bolo cremoso de pamonha*

O Bolo de Pamonha é uma homenagem à tradição culinária das festas juninas. Feito com leite condensado Qualitá e milho verde fresco, é uma boa opção para celebrar o São João em casa. Veja como preparar:

- 5 espigas de milho verde
- 1 lata de condensado Qualitá
- Meia xícara (chá) de leite
- 100g de manteiga
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

*Modo de preparo:

Debulhe o milho cozido, cortando os grãos rente ao sabugo. Coloque-os no liquidificador e acrescente o leite condensado Qualitá, o leite, a manteiga e os ovos. Bata bem e misture o fermento em pó. Coloque em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro) untada com manteiga. Leve ao forno médio (180 °C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

Retire do forno, espere amornar, desenforme e sirva.

Com essas receitas, a celebração se tornará ainda mais gostosa, especialmente utilizando produtos Qualitá. Esses itens estão disponíveis nas lojas físicas do Pão de Açúcar, no e-commerce da rede (www.paodeacucar.com) e no aplicativo Pão de Açúcar Mais. Os clientes podem aproveitar descontos exclusivos ao comprar com o cartão Pão de Açúcar, obtendo 20% de desconto, ou com o cartão Extra, que oferece 10% de desconto. Além disso, podem encontrar essa e outras receitas no Blog do Pão (www.content.paodeacucar.com).

Temporada do Trem do Forró chega ao fim neste sábado (29) com Vagão da Inclusão


A temporada 2024 do Trem do Forró chega ao fim neste sábado (29), Dia de São Pedro. Depois de uma edição de vagões lotados, a atração, uma das mais tradicionais do São João do Recife, preparou um encerramento especial. Neste sábado, a 2ª edição do Vagão da Inclusão vai pegar os trilhos e animar cerca de 60 pessoas, entre elas crianças e adolescentes que se encontram dentro do Transtorno do Espectro Autista, atendidos pelo Espaço Vida Multiterapias. Para garantir a tranquilidade dos passageiros, o trio que vai se apresentar dentro deste vagão não utilizará equipamentos de amplificação sonora e o público terá acesso a abafadores, para evitar desconfortos durante a viagem. Além disso, neste dia, a tradicional queima de fogos na partida e na chegada ao Recife estará suspensa.

“Nós que fazemos parte do Espaço Vida Multiterapias percebemos a importância da participação de nossos pacientes em um evento como esse, pois acreditamos que essa ação promove um ambiente acolhedor e inclusivo, proporcionando uma experiência cultural rica e acessível para todos. São momentos assim onde podemos celebrar nossa cultura e reforçar a importância da diversidade e inclusão, permitindo que pessoas com autismo e suas famílias desfrutem de momentos de alegria e conexão”, destaca animada a empresária Monique Carla Ferreira Melo, idealizadora do Espaço.

Além do Vagão da Inclusão, a última viagem do Trem do Forró segue animando os forrozeiros, que já estão no clima de despedida das festas juninas. Para esta saída, a organização da atração preparou uma promoção especial para quem já curtiu alguma das viagens desta temporada. Os interessados em repetir a dose, poderão adquirir apenas a pulseira que dá acesso ao passeio no valor de R$100 (cem reais). Lembrando que o uso da camisa deste ano é obrigatório. Para os demais passageiros, o valor do ingresso segue por R$190 (cento e noventa reais) e pode ser adquirido pelo site da atração (www.tremdoforro.com.br) ou nos quiosques do Ticket Folia dos Shoppings Riomar e Boa Vista. 

O Trem do Forró parte do Recife com destino ao Cabo de Santo Agostinho, em um percurso de 84 km (ida e volta). A concentração da atração ocorre sempre a partir das 14h30, no antigo pátio da Transnordestina (ao lado do Restaurante Catamaran), no bairro de São José, no Recife. Já a viagem ocorre a partir das 16h. Os kits são compostos por pulseira e camisa, que dão direito a experiência completa, incluindo parada para festa na cidade do Cabo. Em cada vagão, trios de forró pé-de-serra animam os passageiros. A estrutura conta ainda com bar para maior conforto. Na chegada ao Cabo, o público é recepcionado por quadrilha junina e levado para o Pátio de Lazer, localizado ao lado da Estação Central. No local os passageiros podem apreciar o que a gastronomia junina de Pernambuco tem de melhor e se divertir com apresentações culturais. Os forrozeiros seguem em ritmo de festa na volta para o Recife. 

Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações e campanhas de incentivo. O passeio é promovido pela Serrambi Turismo em parceria com o setor público e privado. O evento recebe passageiros de todo Brasil, sendo 30% formado por turistas de várias partes do país. Os grupos mais tradicionais são da Bahia, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. A demanda de público gera, aproximadamente, 150 empregos diretos e 100 indiretos, além de movimentar aproximadamente 600 mil reais na economia do Cabo de Santo de Agostinho e R$3 milhões no Recife.

História - O Trem do Forró já atraiu mais de 200 mil pessoas. Somados, a atração contabiliza cerca de mil horas em 200 dias apresentando as tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes. O primeiro passeio aconteceu em 1991, quando um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente de festa para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró. 

O trem, uma das iniciativas do programa Pró-Lazer, saía do Recife a Caruaru e depois voltava à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros. Mesmo com a extinção do Pró Lazer, o proprietário da Serrambi Turismo, Anderson Pacheco, que também foi diretor do programa, deu continuidade ao passeio, transformando-o em evento turístico. Em 2001, o destino do Trem do Forró passou a ser o Cabo de Santo Agostinho. Em 2020, a organização da atração junina estava pronta para realizar uma grande festa em comemoração aos 30 anos do passeio, mas em virtude da pandemia, a celebração precisou ser adiada e, em 2022, comemorou de forma histórica três décadas de muita animação.

Patrimônio do Recife e homenagem – No último dia 30 de maio, o Trem do Forró recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife pelos 34 anos de história da atração e da luta focada na preservação das tradições juninas no estado. A cerimônia, que também reverenciou os Jovens Sanfoneiros, foi proposta pelo vereador Rinaldo Júnior (PSB), autor do Projeto de Lei 79/2023, aprovado no ano passado, que concedeu à atração junina o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife.

*Serviço:* Última viagem da temporada 2024 do Trem do Forró
*Data:* 29 de junho
*Hora:* 14h30 (concentração) | 16h (início do passeio)
*Local:* Antigo pátio da Transnordestina (ao lado do Restaurante Catamaran), bairro de São José, Recife.
*Ingressos:* R$190 (para quem fará a primeira viagem deste ano) | R$100 (para quem já curtiu o Trem esse ano e quer repetir a dose).
*Onde adquirir:* www.tremdoforro.com.br ou nos quiosques do Ticket Folia dos Shoppings Riomar e Boa Vista.
*Outras informações:* (81) 9 9911.2763 / (81) 3314.9004 ou pelo site do evento.

Homenagem na Câmara do Recife reconhece pessoas ligadas à causa do TEA


Uma cerimônia na Câmara do Recife, realizada por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo), em alusão ao Dia do Orgulho Autista, que ocorreu no último 18 de junho, reconheceu pessoas ligadas à causa do Transtorno Espectro Autista (TEA). 

A diretora Débora Claro, da Clínica Route, foi uma das personalidades que recebeu o reconhecimento.

“A iniciativa da Câmara dos Vereadores foi maravilhosa para aumentar a conscientização sobre o autista.  Pois o que precisamos são de ambientes mais acolhedores e compreensivos”, declarou a empresária. 

“Reconhecer e defender o direito da população autista é abraçar os mais de 70 milhões de pessoas autistas no mundo. E homenagear aqueles que fazem a diferença na vida dessas pessoas não se trata de romantizar a causa e sim de dar mais visibilidade a todos aqueles que muitas vezes não têm voz nem vez”, reforçou o vereador  Felipe Alecrim.

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu o evento.


Pessoas homenageadas:
 
1. Adriana Campello Ferreira
2. Alessandra Sales da Silva
3. Andreza de Castro L. da Silva
4. Antônio Fábio Macedo Mansur
5. Cleiton Miguel da Silva
6. Cristiano Cezar Vila Nova Pereira
7. Daniele Maria Pedrosa da Silva
8. Danielle Patrícia dos Santos Cavalcante de Oliveira
9. Débora Claro
10. Flávio Henrique de Souza Rodrigues
11. Jamson Gomes de Vasconcelos
12. Jane Carla Ferreira de Oliveira
13. Jeniffer Ferreira Macêdo
14. Júlia Deysielle Araújo Silva
15. Juliana Valéria Gomes
16. Maria Lucilene da Silva Barbosa
17. Mariana Oliveira Ângelo da Silva
18. Mireille Louise Chianca Soares
19. Paula Carolina Aleixo dos Santos
20. Paulo Ricardo Anjos do Monte
21. Projeto Anjo Myguel Rychard
22. Rejane Bruno Calife
23. Roberta Claro
24. Roberto Leite Calife
25. Tamires Cristina Clemente de Souza
26. Tayana Gomes de Arruda
27. Thays Torres de Lima
28. Victor Eustáquio
29. Vivian Farias da Silva

Projeto de valorização do artista pernambucano é aprovado na Comissão de Justiça


A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o substitutivo 01/2024 aos projetos de Lei Ordinária 573/2023 e 878/2023, de autoria dos deputados estaduais Luciano Duque e Alberto Feitosa, respectivamente. A matéria dispõe sobre a garantia de contratações de artistas e grupos locais que expressam a cultura pernambucana para a programação de eventos realizados pelo poder público.

_“Essa é uma forma de preservar e manter viva as nossas raízes. Temos assistido uma ascensão de bandas e músicos que não têm identificação cultural com nossa história em eventos tradicionais, como pudemos observar recentemente no São João. Isso vai descaracterizando e apagando a nossa cultura que é tão rica”_ , explicou Luciano Duque. 

O substitutivo determina que 60% das atrações em eventos promovidos pelo poder público precisam expressar a cultura pernambucana, tais como: afoxé, baião, brega, bumba-meu-boi, caboclinho, capoeira, cavalo-marinho, ciranda, coco, forró, frevo, mangue beat, maracatu, mazurca, pastoril, reisado, repente, toré, urso e outros ritmos devidamente reconhecidos pela Fundação de Cultura do Estado de Pernambuco (FUNDARPE). Durante os festejos juninos, esse percentual passa para 80% e os investimentos devem ser destinados à contratação de artistas que representem a cultura popular do forró.

Dessa reserva, 20% devem ser usados para a contratação de artistas do município, onde será realizado o festejo. _“É imprescindível que os eventos promovidos pelo Estado e municípios contemplem a apresentação de artistas locais, da terra, valorizando a cultura pernambucana e incentivando o surgimento de novos talentos”_ , completou Duque.

Antes de seguir para votação no plenário da Alepe, o projeto segue para aprovação nas demais comissões da Casa.

Cineclube Casa Zero apresenta Cinema Negro com produções do Coletivo Coquevídeo


Neste domingo, 30 de junho, o Coletivo Coquevídeo trará doze produções focadas no Cinema Negro para a próxima sessão do Cineclube Casa Zero, um evento já consolidado na cena cultural de Recife. Desde 2006, o coletivo tem sido um agente ativo na comunidade do Coque, trabalhando para fortalecer a produção de arte e comunicação com especial atenção à representatividade dos corpos negros na cena audiovisual. As exibições ocorrerão no Auditório Urbano Vitalino, localizado no primeiro shopping social do Brasil, na Rua do Bom Jesus 237, no Recife Antigo, a patir das 16 horas, e contam com o apoio da Prefeitura do Recife e do Governo Federal, por meio do Edital Geraldo Pinho e recursos da Lei Paulo Gustavo. A entrada é gratuita. 

Maria Odara, cineasta e participante ativa do coletivo, destacou o impacto do projeto: "O Coquevídeo tem criado, através de filmes, curtas-metragens e encontros, uma outra visão de mundo. Mundos que queremos e almejamos, seja fruto da imaginação ou baseados em vivências e experiências coletivas. Criando minutos de esperança, esperamos disseminar diferentes formas de expressões artísticas e entendimentos de jovens negros periféricos através do audiovisual". Essa abordagem não só busca entreter, mas também abrir novas perspectivas e diálogos sobre a representação e as narrativas de comunidades frequentemente marginalizadas.

O Cinema Negro, que emergiu em momentos históricos significativos como a luta por direitos civis nos Estados Unidos, a descolonização africana e a luta de Nelson Mandela na África do Sul, continua a desafiar estereótipos raciais e a promover uma representação mais autêntica e variada na indústria cinematográfica. O Coquevídeo, nesse contexto, confronta as narrativas convencionais que frequentemente retratam sua comunidade sob uma luz negativa.

Neco Tabosa, curador do Cineclube Casa Zero, realça a contribuição do projeto para o cenário cultural local: “Desde o início do projeto em abril, cada filme apresentado instigou discussões vitais sobre nossa sociedade, abordando temas como políticas públicas de fomento à produção audiovisual, transgeneridade, urbanização, violência doméstica e luta de classes, além de explorar técnicas de construção narrativa no cinema", explicou.

Os filmes exibidos pela Coquevídeo abordarão uma variedade de temas e formatos, oferecendo perspectivas únicas sobre a vida em comunidades periféricas e questões sociais urgentes. Destaques incluem "Complicações" e "Tempos de guerra", que exploram o cotidiano e os conflitos; "Brega-Protesto: Sem Destruição" e "Bixa Travesty - Poder e Glória", que celebram a diversidade e resistência; "Mais uma hora se passa e a justiça não faz nada" e "Desmoronando por dentro", que clamam por justiça social; e "Esperançosxs" e "Não recomendado", que combinam teatro e cinema para refletir sobre esperança e resistência urbana. "Esses filmes não só evidenciam o talento dos jovens cineastas do Coque, mas também são instrumentos importantes para o debate e a reflexão sobre questões sociais críticas", destaca Aurora. 

Esta sexta sessão é apenas uma das 16 planejadas até o final de 2024. A entrada é gratuita, mas os interessados devem chegar cedo, pois os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início. O auditório possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida e oferece interpretação em Língua Brasileira de Sinais, garantindo que todos possam participar dessa experiência enriquecedora.


*Serviço*
*Sessão de Cinema Negro no Cineclube Casa Zero*

Data: Domingo, 30 de junho
Horário: A sessão começa às 16h, com distribuição de ingressos a partir de uma hora antes.
Local: Auditório Urbano Vitalino, 1º andar do primeiro shopping social do Brasil
Endereço: Rua do Bom Jesus, 237, Recife Antigo, Recife, PE
Entrada: Gratuita. Devido à capacidade limitada do auditório, é recomendável chegar cedo.

Carla Rio apresenta ritmos nordestinos no polo junino da Rio Branco


A cantora e compositora Carla Rio, que tem levado o samba pernambucano e os ritmos nordestinos para todo o Brasil e até países da Europa, preparou uma apresentação especial para o São João do Recife. Nesta sexta-feira (28), a partir das 21h, ela sobe ao palco junino da Rio Branco, no Bairro do Recife, com o show “Carla Rio Encontro de Ritmos”.

Na apresentação, Carla leva ao público um bloco musical especial em homenagem ao artista Jackson do Pandeiro, também conhecido como o Rei do Ritmo. Entre os sucessos, Sebastiana, O Canto da Ema, A Ordem é Samba e Cantiga do Sapo. Ainda no show, outras expressões serão evidenciadas, a exemplo do forró e do coco. 

O show terá ainda um bloco com músicas que fará todo mundo dançar um forrozinho bem ao gosto pernambucano. Na setlist, canções consagradas pelo público, entre elas, Espumas ao Vento, Xodó, Morena Tropicana, Coroné Antônio Bento e muito mais.

“Somos um estado rico e plural. Com isso, preparamos uma apresentação diferenciada para animar os festejos mostrando essa mistura de ritmos que carregamos. Cantar Jackson, o Rei do Ritmo, já diz sobre isso e explica o sentido da coisa”, ressalta Carla Rio. O show tem direção da própria artista e a produção executiva de Anderson Souza Leão. 

Carla Rio
Nascida em Recife, Carla Rio é filha do compositor Alírio Moraes e irmã do cantor André Rio. Sua carreira musical começou aos 10 anos de idade e seu talento foi se manifestando quando brincava de cantar para sua família em troca de aplausos. A pequena Carla já subia ao palco, nos festivais de música realizados no Colégio Santa Maria, no Recife, onde estudou.

Entre 2014 e 2022 vários foram os trabalhos desenvolvidos, a exemplo de participações no Galo da Madrugada, no Festival de Inverno de Garanhuns e no “Projeto Viva Pernambuco/Tour Europa”. Também nesse período, álbuns e músicas marcaram a sua carreira, a exemplo do seu primeiro disco, “De Olho No Samba”, gravado em Recife/PE e os singles “Uma Prova de Amor”, “Samba Arretado”, com a participação especial de Dudu Nobre e o “Samba sem Pretensão”.

SERVIÇO:
Show “Carla Rio Encontro de Ritmos” – São João do Recife
Quando: Sexta-feira (28/06) 
Horário: 21h
Onde: Polo Rio Branco – Rua Rio Branco, Bairro do Recife
Acesso gratuito

Shopping Patteo Olinda recebe ação de encerramento do Mês de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


Na próxima sexta-feira, dia 28 de junho, o Shopping Patteo recebe um evento especial em celebração ao encerramento do mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A ação, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, acontece no piso L2, em frente à loja Kinitos, das 14h às 17h.

O evento totalmente gratuito contará com diversas atividades e serviços de saúde, incluindo aferição de pressão arterial, testagem de HIV, sífilis e hepatites A e B, vacinação e sessões de ventosa. Além disso, haverá uma palestra ministrada pelo Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência (NAVVO), abordando os diferentes tipos de violência. Um profissional da clínica da pessoa idosa estará presente para orientações.

Outros serviços disponibilizados incluem emissão do cartão Vem Livre Acesso e do cartão de estacionamento para idosos. Para animar ainda mais o evento, haverá a participação especial da dupla Mateus e Katilinda, brincantes da cultura pernambucana, além de uma aula de zumba para todos os presentes.

O Shopping Patteo Olinda está localizado na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

Nova edição do ‘Alepe Cuida’ beneficia moradores de Igarassu


Após oferecer serviços gratuitos de saúde e cidadania em diversas cidades da Região Metropolitana do Recife e interior do Estado, a Assembleia Legislativa de Pernambuco chega em Igarassu com o projeto ‘Alepe Cuida”. A ação será realizada nos dias 3 e 4 de julho, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Rua Capitão Afonso Gonçalves, em frente à Câmara Municipal da cidade.  

O ‘Alepe Cuida’ visa atender as demandas da população em áreas como saúde, orientação jurídica, empreendedorismo, autocuidado, bem-estar, prevenção, além de consultas e exames em várias especialidades médicas e odontológicas. Serão oferecidos mais de 2 mil atendimentos.  

Alguns serviços precisam ser agendados previamente pelos fones (81) 3183-2424 e 3183-2026, disponibilizados pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe. Os agendamentos começaram nesta quinta-feira (27/06), das 8h às 12h e das 13h às 16h, e prosseguem nesta sexta-feira (28/06), das 8h às 13h, e na segunda (01/07) e terça-feira (02/07), das 8h às 13h.

Serão oferecidas, por agendamento prévio, consultas médicas em ginecologia, urologia, mastologia, clínico geral, nutrição, odontologia, além de exames de mamografia e ultrassonografias (mama, endovaginal, abdômen total e tireóide).
 
*Ordem de chegada*

O ‘Alepe Cuida’ também oferece atendimento por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, mas são vagas limitadas e priorizam a ordem de chegada. Na área de saúde, a população de Igarassu terá um serviço a mais que será a instalação do ambulatório do pé diabético voltado para pacientes com complicações provocadas pelo diabetes. Os interessados também terão acessos a outros serviços gratuitos como limpeza de pele. 

O programa ‘Alepe Cuida’ não se limita à oferta de atendimentos em saúde. Serviços como emissão gratuita da primeira carteira de identidade, orientação jurídica e de defesa do consumidor, entre outros, também serão oferecidos aos moradores da cidade.
  
No ‘Alepe Cuida’ em Igarassu será instalada a ‘Casa do Empreendedor e Empreendedora’ que terá atuação do Banco do Nordeste (BNB) e Sebrae. Os pequenos empresários da cidade terão atenção especial em serviços de orientação para regularizar suas empresas e obtenção de microcréditos. 

Já as pessoas que pretendem se casar, mas não têm condições financeiras, poderão obter ofício de encaminhamento da Defensoria Pública para habilitação gratuita para casamento, além de orientações jurídicas sobre pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade, dentre outros serviços. A Neoenergia também estará presente para serviços de negociação de dívida, cadastramento de pessoas de baixa renda e orientações sobre o uso de eletrodoméstico. 

*Aproximação*

O programa ‘Alepe Cuida’, que já passou por vários municípios do Estado como Carpina, Ipojuca, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim Ribeirão, Serra Talhada e Camaragibe, é coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa em parceria com outros órgãos. Participam desta edição em Igarassu instituições como Banco do Nordeste, Sebrae, Fundação Altino Ventura (FAV), Defensoria Pública, Instituto Tavares Buril, a Neoenergia e a Câmara Municipal da cidade.

O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, avalia que os serviços sociais e de cidadania oferecidos pela Alepe de forma itinerante reforçam o compromisso do Poder Legislativo em reduzir a fila de espera da população, mas também se aproximar do povo pernambucano.

Segundo o primeiro secretário da Assembleia, deputado Gustavo Gouveia (SD), a variedade de serviços ofertados pelo Alepe Cuida “auxilia os municípios no fortalecimento da promoção da cidadania e redução da distância entre o poder público e a população”.

*Serviço:*

*Agendamento* 
pelos telefones: (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026 na quinta-feira (27/06), das 8h às 12h e das 13h às 16h. Na sexta-feira (28/06) será das 8h às 13h, na segunda-feira (01/07) e terça-feira (02/07), das 8h às 13h.

*Atendimento* 
Quarta e quinta-feira (3 e 4 de julho), das 9h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, na Rua Capitão Afonso Gonçalves, em frente à Câmara Municipal de Igarassu.

*Serviços por agendamento prévio* 
odontologia, mamografia, ultrassonografias (mama, endovaginal, abdômen total, tireóide), ginecologia, mastologia, urologia, clínico geral e nutrição.

*Serviços sem agendamentos* 
ambulatório do pé diabético e limpeza de pele.

Fim de semana de São Pedro encerra programação junina do Shopping Difusora em Caruaru


O mês de junho está acabando, mas continua o Arraiá do Shopping Difusora que segue até o final do mês com uma programação junina para toda a família. Neste fim de semana tem o feriado de São Pedro, que em Caruaru é trocado pelo dia de Corpus Christi, e por isso, o funcionamento do shopping terá um horário especial.

Na sexta-feira (28), tem recreação infantil com Tio Léo, divertindo a garotada na Arena de Eventos no 1º piso, a partir das 16h. A participação é gratuita. Já no sábado (29), Dia de São Pedro, terá apresentação do Trio Vitalino de Caruaru, a partir das 13h, e no domingo (30), a festa encerra com a Banda de Pífanos, no mesmo horário.

Além disso, o Difusora também conta com lugares instagramáveis para fotos, touro mecânico, o parque infantil fazendinha, além da Central do São João n 3ª piso, com a venda de ingressos para o Camarote Exclusive, que funciona dentro do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

- Funcionamento durante São Pedro

O Shopping Difusora funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, no sábado das 10h às 21h e no domingo, das 11h às 20h. No sábado, dia de São Pedro (29), o shopping funciona das 11h às 20h, porém as lojas Riachuelo, CeA, Americanas e Le Biscuit irão abrir a partir das 10h.

Curso gratuito de formação de jovens em panificação, confeitaria e culinária está com inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para a turma do segundo semestre do projeto De Grão em Pão, nas cidades de São Paulo (SP), Recife (PE) e Duque de Caxias (RJ). Jovens de 18 a 29 anos, moradores da periferia desses municípios, poderão se inscrever para participar da formação gratuita em panificação, confeitaria e culinária até 04 de julho. Os selecionados receberão bolsa-auxílio e, após a formatura, serão convidados a trabalhar em padarias próximas às suas residências, com carteira assinada. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Bunge: https://fundacaobunge.org.br/ 

Serão selecionados 45 alunos para participar do projeto, 15 para cada localidade. Não há necessidade de experiência prévia, mas sim aptidão para área e interesse em trabalhar em padarias. O resultado do processo seletivo será divulgado em 30 de julho também no site da Fundação. 

“O Brasil conta com mais de 295 mil padarias, um número que cresce a cada ano. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), há um gargalo de 140 mil profissionais para trabalhar nesses estabelecimentos, principalmente para atuar nas áreas de produção como padeiro, salgadeiro e confeiteiro. É por isso que criamos o De Grão em Pão. Queremos oferecer qualificação profissional para um setor carente de mão de obra e ao mesmo tempo incluir jovens no mercado de trabalho”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.

Segundo dados do primeiro trimestre de 2024 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, o nível de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos no Brasil foi de 16,8%, mais do que o dobro da média nacional, que ficou em 7,9%. Em números absolutos, são 2,5 milhões de jovens de 18 a 24 anos desocupados no país.

Orientação socioemocional

Outro ponto importante do projeto é que os alunos recebem orientação socioemocional ao longo do curso e após a formação. Os jovens aprendem como preparar currículo, como se comportar no ambiente de trabalho e recebem acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge.

“Isso é muito importante. Muitos desses jovens estão começando sua trajetória profissional, sendo esse o primeiro emprego deles. É por isso que fazemos esse acompanhamento, com mentoria especializada, para ajudá-los nesse momento e prepará-los para oportunidades futuras”, explica Cláudia.

O projeto tem duração de dez meses e terá etapas de seleção; preparação socioemocional; qualificação profissional; contato com o mercado de panificação e confeitaria; formatura; encaminhamento para o mercado de trabalho; e acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge. 
São parceiros do De Grão em Pão: Academia Bunge, a Harald Chocolates, Fundação Wadhwani, Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco, Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco e Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan).

SERVIÇO
Inscrições para o processo seletivo do De Grão em Pão
São Paulo (SP): https://forms.office.com/e/yDn525CRxr?origin=lprLink
Duque de Caxias (RJ): https://forms.office.com/e/jQE4GkETWV?origin=lprLink
Recife (PE): https://forms.office.com/e/84GLSjzukj?origin=lprLink

A Fundação Bunge
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua para gerar impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a Bunge, fomentando a diversidade com promoção dos direitos humanos por meio da inclusão produtiva e do estímulo à economia de baixo carbono, estimulando a ciência e a preservação da memória. A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo. 

Ferrovia Norte-Sul: veja detalhes da construção de 2,2 mil km que custou mais de R$ 11 bilhões e levou quase 40 anos para ficar pronta



A Ferrovia Norte-Sul tem 2,2 mil km, demorou quase 40 anos para ser finalizada e custou mais de R$ 11 bilhões. Durante esse período, foram identificados desvios milionários de verbas. Após a conclusão, a ferrovia recebeu sua primeira viagem completa na última semana. Projeções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que 22,7 milhões de toneladas de carga devem passar pelos trilhos até 2055.
Com a conclusão do trecho goiano, a ferrovia agora liga quatro regiões do país, passando por cinco estados, ligando os portos de Itaqui (MA) a Santos (SP). “É uma ferrovia que basicamente foi construída com recursos públicos, 90% da obra. Mas houve concessões e subconcessões nesse período para permitir a conclusão da obra”, disse o secretário Nacional de Transporte Ferroviário Leonardo Ribeiro.

No trecho norte, a VLI é a administradora. No tramo central e sul, a empresa Rumo é a responsável.
O secretário apontou que o valor total da obra é difícil de ser precisado. O trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP) custou R$ 11 bilhões. Já o ramal sul, entre Porto Nacional e Açailândia (MA) sofreu com trocas de moeda no período e crise inflacionária, o que torna impreciso a estimativa do valor investido.

Histórico
A ferrovia começou a ser construída em 1987. Na época, a obra era administrada pela Valec, empresa pública que era vinculada ao Ministério da Infraestrutura. Atualmente, a Valec foi fundida a outra estatal, dando origem à Infra S.A.

Inicialmente, o projeto tinha 1,5 mil km e ligava Açailândia (MA) a Anápolis, a 55 km de Goiânia. Porém, depois, o projeto foi ampliado e a ferrovia seguiria até Estrela D’Oeste (SP).

Em 2007, o primeiro trecho, entre Açailândia e Porto Nacional (TO) foi concluído e passou a operar sob concessão a uma empresa privada de logística. São cerca de 720 km de trilhos.

Em 2019, o trecho que sai do Tocantins e vai até São Paulo, passando por Goiás e Minas Gerais, foi passado para a empresa Rumo, que concluiu as obras. Ao todo, são 1.537 km de ferrovia.

Vantagens
A expectativa do Governo Federal é que, com a conclusão da obra, haja um crescimento na produção agrícola do país para exportação, além de um desenvolvimento das cidades próximas à ferrovia. Além disso, há um impacto na segurança de rodovias e qualidade ambiental.

Realidade
O maquinista Wodson Baltazar Silva, de 33 anos, não era nascido quando as obras começaram. Ele foi o responsável por fazer a primeira viagem após a conclusão da ferrovia.

Moradores que vivem próximos à linha do trem se surpreendem com a passagem dos vagões após anos de obras. A dona de casa Elvia Antunes foi para a rua tirar fotos. “Registrar, porque a gente nunca tinha visto. Isso é uma maravilha para Santa Helena de Goiás”, contou.

Primeira viagem
A primeira viagem feita foi em caráter de comissionamento, o que significa que a locomotiva segue em uma velocidade reduzida. Uma composição com 112 contêineres saiu de Cubatão, em São Paulo, e seguiu até Anápolis. A carga era de defensivos agrícolas, algodão e peças importadas para a fabricação de carros.

“É muito simbólica a passagem do primeiro trem sobre esses trilhos. Promove uma integração do país com fluxos nos dois sentidos, tanto da cadeia agropecuária como da cadeia industrial, mas também conecta o interior do Brasil ao mundo, uma vez que ele liga o interior do Brasil, o Centro-Oeste, aos principais portos do país”, disse o vice-presidente de regulação e expansão da Rumo, Guilherme Penin.

A carga foi levada até o Porto Seco de Anápolis, que passou por uma adaptação para abrigar o terminal de contêineres.

“São muitos anos de espera, e essa expectativa está relacionada a investimentos que foram feitos já há muito tempo, tanto pelo Porto Seco quanto pela própria ferrovia. E há uma expectativa muito grande do usuário, de quem precisa de transporte aqui na região”, afirmou Everaldo Fiatkoski, diretor de operações do Porto Seco de Anápolis.

O transporte ferroviário deve gerar também um impacto ecológico. Uma locomotiva com 80 vagões pode substituir 170 carretas e fazer viagens mais longas.

“A nova operação desse novo corredor vai dar a oportunidade de reduzir nos próximos cinco anos uma coisa como 160 mil toneladas de CO2. Então, se você considerar que muitas dessas empresas hoje estão buscando uma solução mais limpa, sustentável, além dos benefícios diretos em relação à segurança e custos, a gente tem um benefício muito grande para o meio ambiente”, concluiu Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado, empresa de logística que opera no trecho.

SCJ-PE realiza Encontro Regional do Sistema Socioeducativo - RMR para debater sobre programas que atuam com jovens em conflito com a lei


As estratégias e ações para fortalecer os programas voltados para o sistema socioeducativo de Pernambuco foram pautadas de forma conjunta, nesta quinta-feira (27/06), por meio da iniciativa de integração promovida pela Secretaria da Criança e Juventude (SCJ), por meio da sua Gerência Geral do Sistema Socioeducativo. O foco do Encontro Regional do Sistema Socioeducativo foi na escolarização de jovens em conflito com a lei na Região Metropolitana do Recife (RMR) em cumprimento de medida nos meios aberto e fechado.

O evento, que ocorreu na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), no bairro da Boa Vista, no Recife, contou com a participação do secretário da pasta, Ismênio Bezerra. O gestor abriu a roda de conversas sobre a ressocialização dos jovens egressos do sistema socioeducativo. “Reunir todos os esforços e recursos disponíveis para garantir que esses jovens tenham uma segunda chance é nosso principal objetivo. A escolarização e a profissionalização são ferramentas essenciais para transformar vidas e reintegrar esses adolescentes à sociedade de forma digna e produtiva, até que esses jovens consigam definitivamente se emancipar econômica e socialmente,” destacou o secretário. 

Representantes da Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, além de profissionais da área jurídica e técnicos das entidades executoras das Medidas Socioeducativas em meio aberto e fechado, participaram ativamente, compartilhando experiências e contribuindo com a construção de fluxos embasados na Portaria Conjunta nº 01 de 22 de novembro de 2022.

O encontro contou, além das palestras, com apresentações culturais, oficinas com grupos temáticos de trabalho, e resultou na criação de um documento técnico coletivo para o desenvolvimento de estratégias com o intuito de integrar o meio aberto e fechado na promoção da escolarização, além de monitorar o progresso das iniciativas discutidas e garantir a implementação eficaz das ações propostas, com reuniões periódicas já agendadas ao longo do ano para avaliar os resultados e ajustar as estratégias conforme necessário.

Fotos: Surama Negromonte/SCJ-PE

Clínica pernambucana recebe Prêmio Nacional de Excelência em Psicologia


A Clínica CLIPPSIN, reconhecida pelos seus excelentes serviços em Psicologia e Neuropsicologia, foi premiada pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Qualidade (INPEQ). O prêmio "TOP OF MIND QUALIDADE BRASIL", reconheceu a unidade CLIPPSIN de Olinda na categoria de "Excelência no Atendimento, Qualidade dos Serviços e Confiabilidade" na área de Psicologia. A rede pernambucana de Clínicas de Psicologia, além de Olinda, possui unidades no Recife, Jaboatão e Gravatá, e foi a única clínica de Psicologia do Nordeste premiada nacionalmente.

A pesquisa do INPEQ, que entrevistou pessoas com mais de 16 anos na região, revelou que a clínica se destacou pelo alto nível de satisfação entre os moradores de Olinda. A premiação ocorreu na noite desta quinta-feira (27), em São Paulo/SP.

A Neuropsicóloga Ruth Gisele Menezes, sócia fundadora da clínica, expressou sua gratidão pelo prêmio, enfatizando o compromisso contínuo da rede de clínicas CLIPPSIN em oferecer serviços de qualidade aos seus pacientes.

"Estou muito feliz, é uma satisfação receber o prêmio nacional TOP OF MIND QUALIDADE BRASIL, indica pra gente que estamos no caminho certo, cuidando com qualidade e ética os nossos clientes. Nosso nome foi citado e lembrado por diversas pessoas da cidade de Olinda, sendo a única clínica que recebeu do munícipio. Ser reconhecida por Excelência no Atendimento, Qualidade dos Serviços e Confiabilidade foi fruto de muito trabalho e dedicação. Esse prêmio não é só meu, mas de toda a nossa equipe", destacou Ruth Gisele, após receber a premiação.

A cerimônia de premiação do INPEQ acontece anualmente, reunindo empresas e profissionais destacados em todo o país. A entrega da premiação ocorreu na noite desta quinta-feira (27), no hotel Leques Brasil, em São Paulo-SP. Os premiados, incluindo a CLIPPSIN, receberam o Troféu Vicenzo, em reconhecimento ao seu excelente trabalho.

A luta contra o vício: entendendo a dependência química


Em 26 de junho, no Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, o debate sobre a dependência nessas substâncias e suas consequências se torna ainda mais relevante. Compreender os mecanismos, desde os sintomas iniciais até os fatores de risco e proteção, é fundamental para promover a conscientização e apoiar quem luta contra essa condição.

Denise Rodrigues, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Rio de Janeiro, explica que a dependência é definida por duas características principais: a síndrome de abstinência e a tolerância. A primeira ocorre quando a pessoa para de usar a droga e começa a apresentar uma série de sintomas físicos que podem variar de leves a graves, como taquicardia, sudorese e surtos psicóticos. Já a tolerância se refere à necessidade crescente da substância para alcançar o efeito desejado. "Inicialmente, dois copos de cerveja - por exemplo - podem ser suficientes para relaxar, mas, com o tempo, a pessoa pode precisar de quantidades cada vez maiores", acrescenta a profissional.

O desenvolvimento da dependência varia conforme o elemento e a frequência do uso. “O álcool pode levar anos para causar dependência. Já as drogas, como o crack, podem criar um hábito rapidamente", afirma a psicóloga. O impacto no cérebro e comportamento é profundo, alterando a química cerebral e a forma como a pessoa reage a situações cotidianas.

Os fatores de risco incluem vulnerabilidades psicológicas, influências ambientais e histórico familiar de uso de substâncias. O uso compulsivo da substância é devastador, levando ao aumento da violência doméstica, comportamentos perigosos e descontrole emocional e financeiro, comprometendo a vida social e profissional do indivíduo.

Denise ainda destaca a importância da divulgação de informações sobre os efeitos das substâncias desde cedo. "A educação é a base de tudo, mas deve ir além da escola, envolvendo campanhas e o compromisso do Estado em promover a prevenção", conclui. Somente por meio de um esforço conjunto e contínuo, envolvendo famílias, escolas e políticas públicas, será possível combater efetivamente a dependência química e construir uma sociedade mais saudável e informada.

Deputado Mendonça Filho é Destacado pelo DIAP como um dos Cabeças do Congresso


 O deputado federal, Mendonça Filho (PE) foi novamente reconhecido como um dos "Cabeças do Congresso Nacional" pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A lista, divulgada nesta quinta-feira (27), destaca os parlamentares mais influentes do País. Esta é a sétima vez que Mendonça Filho, atualmente em seu quarto mandato como deputado federal, integra essa seleção.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são definidos pelo DIAP como aqueles parlamentares que se diferenciam pelo exercício de diversas qualidades e habilidades, como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações. Esses atributos incluem senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e facilidade para conceber ideias e projetá-las no centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisões.

"É uma honra ser reconhecido mais uma vez pelo DIAP. Esse reconhecimento é um estímulo para continuar trabalhando incansavelmente pelos interesses do nosso País", afirmou Mendonça Filho.

Nesta edição, o DIAP destacou Mendonça Filho na categoria de "Debatedor". Os parlamentares classificados como debatedores são descritos como ativos e atentos aos fatos e acontecimentos, com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir os fatos políticos dentro e fora do Congresso. Mendonça foi reconhecido por sua influência nos debates e na definição da agenda prioritária, sendo frequentemente procurado pela imprensa.

A recorrente presença de Mendonça Filho na lista dos "Cabeças do Congresso" reflete seu comprometimento e atuação por Pernambuco e pelo Brasil. Ele tem se destacado por sua liderança e engajamento em diversas frentes legislativas, consolidando-se como uma voz influente e respeitada no Congresso Nacional.

Ao longo de seus mandatos, Mendonça Filho tem demonstrado habilidade em conduzir debates, formular propostas e articular ações legislativas, desempenhando um papel crucial no processo decisório do Congresso Nacional.

Rodrigo Pinheiro ressalta potencialidades de Caruaru para 100 importantes empresários


Nesta quinta-feira (27), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, protagonizou um importante encontro do Fórum de Competitividade do LIDE Pernambuco. O evento, liderado pelo jornalista e administrador Drayton Nejaim, realizado no Mar Hotel, no Recife, reuniu cerca de cem lideranças empresariais do estado para discutir as potencialidades de negócios e oportunidades de investimentos na Capital do Agreste.

Rodrigo Pinheiro destacou as conquistas e os projetos futuros de sua administração. "Caruaru é, hoje, a cidade com o maior PIB do interior de Pernambuco, com um crescimento anual de 12%, o que reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e social", afirmou o prefeito. Ele ressaltou ainda o impacto regional de Caruaru, que abrange diretamente 31 municípios e, indiretamente, até 90 municípios de outros estados vizinhos.

Durante sua apresentação, Pinheiro enfatizou que Caruaru virou um canteiro de obras públicas e as iniciativas de infraestrutura e os incentivos fiscais implementados para atrair novos investimentos. "Estamos oferecendo isenção de IPTU por dez anos para novos centros médicos e redução de alíquota de ITBI para 1,5% em recolhimento até 30 dias do negócio, medidas que visam fomentar o crescimento sustentável e a geração de empregos", explicou. 

Desde o início do mandato de Pinheiro, em 2022, mais de 69 mil empregos foram gerados, sendo 11.739 somente entre janeiro e abril de 2024, ocupando o segundo lugar no estado,
ficando atrás apenas da capital Recife.

Rodrigo Pinheiro finalizou sua participação destacando a importância da colaboração entre o setor público e privado para o desenvolvimento da cidade e da região. A apresentação evidenciou Caruaru como um polo de oportunidades e crescimento, reforçando o compromisso da administração com o progresso econômico e social.

Entre os presentes no evento, o sócio líder da Deloitte, Edson Cedraz; o presidente da Copergás, Felipe Valença; o presidente do PSDB estadual e empresário, Fred Loyo; o professor de economia e membro do Lide, Ecio Costa; além de secretários municipais de Caruaru e demais empresários pernambucanos.