quinta-feira, 18 de julho de 2019

Garanhuns recebe o programa “Ouvidoria em Ação”


A programação itinerante do Ouvidoria em Ação no interior do Estado começa pela região do Agreste pernambucanoNa sexta-feira, dia 19, o programa desenvolvido pela Ouvidoria-Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (OGE/SCGE), promoverá palestras e registros de manifestações no município de Garanhuns, durante o 29o Festival de InvernoNa Cidade das Flores, o evento acontecerá das 8h às 17h30, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC).

“Desafios das ouvidorias públicas brasileiras” será o tema da palestra de abertura do evento em Garanhuns, sendo proferida pelo ouvidor-geral da União adjunto, Fábio Valgas. Na sequência,acontece uma mesa de debate sobre Ouvidoria:um aporte necessário”, com a participação de Selma Barreto, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE); Douglas Moreno, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE); e Eduardo Porto, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

À tarde, agenda será retomada com a apresentação de cases de ouvidorias municipais ea discussão dos temas “Ferramentas de controle social e transparência” e “Projeto Gestão Cidadã”.A secretária da Controladoria-Geral e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, encerra a programação proferindo palestra “A ouvidoria como ferramenta de gestão”.

Nosso objetivo é aproximar ainda mais o cidadão do Poder Executivo Estadual, levando a ouvidoria até o povo e mostrando como ela pode ser uma ferramenta importante tanto para a sociedade quanto para o governoCom o Ouvidoria em Açãopretendemos, ainda, estimular a implantação de ouvidorias, principalmente nas prefeituras – ematendimento à lei estadual que trata da proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos”, analisou Érika Lacet.

Depois de Garanhuns, as atividades do Ouvidoria em Ação serão levadas para São Bento do Una, também no Agreste MeridionalNeste município, a iniciativa será realizada no dia 25 de julho, das 8h às 16h30, na Escola Municipal Cônego João Rodrigues de Melo.
Paralelo à programação de palestras e debates, o Ouvidoria em Ação fará a escuta ativa da população em parceria com a Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), que estará com uma estrutura móvel em Garanhuns, no período de 18 a 21; e em São Bento do Una, dias 24 e 25.

INSCRIÇÕES – Para participar das palestras e mesas de debates, é necessário fazer inscrição prévia. Ela é gratuita e es disponívenos sites da SCGE (www.scge.pe.gov.br), da própria OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br), ou da Associação Brasileira de Ouvidores(www.abopernambuco.org.br). As vagas são limitadas. A programação é aberta para ouvidores, gestores públicos e todas as pessoas interessadas na temática.

PARCERIAS – Para a realização do Ouvidoria emAção no interior do Estado, é importante destacaro apoio dos parceiros da Escola de Controle Interno (ECI/SCGE)Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), ABO/PE, SESC, Prefeiturade São Bento do Una, União Europeia, MPPE, ALEPE, TCE, Ouvidoria-Geral da União (OGU) eouvidorias municipais.

Imprensa SCGE PE

Usos de tecnologia por crianças em primeira infância é tema de debate no Porto Digital

Num cenário em que as crianças são expostas cada vez mais cedo a dispositivos como celulares e tablets e gigantes de conteúdo digital como YouTube e Netflix possuem plataformas específicas para o público infantil, como controlar o “tempo de tela” de uma geração que já nasceu rodeada de tecnologia? Essa é a pergunta central do Rolê REC’n’Play que será realizado no sábado (20), às 15h, no auditório do Apolo 235, prédio do Porto Digital. 

O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o parque tecnológico e a agência Ampla. A atividade é gratuita, aberta ao público e tem foco especial nos pais de crianças em estágio de primeira infância - além do debate com especialistas, o Rolê também prevê atividades lúdicas para crianças de três a seis anos promovidas pelo projeto Varal Criativo. Para participar do Rolê é preciso fazer uma inscrição prévia no link
http://bit.ly/Role_RECnPlay. Ao todo, serão destinadas 90 vagas para o público em geral e 30 exclusivas para crianças. 

Enquanto as crianças participam de uma vivência artística utilizando projeções, sombras e são estimuladas a montar brinquedos e bichos com formas criadas na cortadora laser do LOUCo, laboratório maker do Porto Digital, os pais participam do debate que reunirá especialistas em educação e tecnologia, psicologia infantil, e também realizadores de conteúdos voltados para crianças, como a Mr. Plot, produtora do Mundo Bita.  

A empresa que criou um dos personagens mais conhecidos do universo infantil será representada pelos sócios João Henrique e Chaps Melo, criador, produtor, cantor e músico do Mundo Bita. A artista Amanda Menelau, que está em processo de criação do projeto Deixa de Tela, que une vídeo e teatro para tratar dos usos de celulares e tablets pelos pequenos, também participará do debate. Ao final da apresentação, Amanda vai apresentar um esquete inédito do Deixa de Tela para os pais e filhos presentes no evento. 


REC’n’Play 2019 - Neste ano o festival de experiências digitais promovido pelo Porto Digital e Ampla, em parceria com a Prefeitura do Recife, será realizado entre 02 e 05 de outubro. Nos quatro dias de festival as ruas e ambientes do Bairro do Recife serão tomadas por atividades como workshops, palestras, rodas de diálogo, cursos, shows e outras ações relacionadas a Tecnologia, Cidades Inteligentes e Economia Criativa. Os Rolês REC’n’Play, série de eventos e atividades realizadas até outubro, tem como objetivo introduzir temas e debates que serão trabalhados durante o festival. 


Serviço: 
Rolê REC’n’Play Primeira Infância
20/07 às 15h no Apolo 235 -

Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife

Inscrições:

Para crianças: prototipagem de brinquedos e brincadeiras com sombras e projeções promovidas pelo projeto Varal Criativo

Para o público em geral: debate sobre tempo de tela para primeira infância

Culminância do evento: apresentação do projeto Deixa de Tela, com Amanda Menelau e o ator Fábio Caio


Imprensa Recife

Massacre de Angicos tem novo Diretor

Em seu oitavo ano, O Massacre de Angico, espetáculo que narra os últimos momentos do Rei do Cangaço, tem um novo diretor. Izaltino Caetano foi o escolhido pela produção do espetáculo de Serra Talhada. O nome de Caetano era o mais que indicado, pois desde sua estreia em 2012, ele vem integrando a equipe do espetáculo, hora na preparação do elenco, hora na produção, por vezes como assistência de direção, mas sempre a participando das ideias da encenação do espetáculo. 
Em seu primeiro ano a frente da direção, o encenador e psicólogo, promete um espetáculo totalmente novo, com cenas impactantes e recheadas de emoções. Esta é a marca do trabalho de Caetano, espetáculos fortes, que arrebatam a plateia, cheio de simbologias e reflexivos. Assim deve ser o Massacre de Angico, ano 8, com um novo diretor, uma nova cena, mas com a mesma força do teatro sertanejo. 
Em tempo O Massacre de Angico, com texto de Anildomá Willians, direção de Izaltino Caetano e produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião, faz temporada de 24 a 28 de julho de 2019, às 20h, na Estação do Forró, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú.

Com informações do jornalista Emanuel David D'Lucard

Aluno pode ser impedido de realizar transferência de matrícula para nova escola

É durante as férias de julho que muitos pais e responsáveis costumam fazer a transferência dos filhos de uma escola para outra. Alguns promovem a mudança por motivos de força maior como mudança de local de moradia, insatisfação, entre outros. Além disso, alguns pais e responsáveis estão em situação de inadimplência com a escola particular em que o filho já se encontra matriculado, o que pode tornar o processo de transferência difícil.

A inadimplência ainda é uma realidade muito presente para as escolas da rede privada de ensino. Inadimplência que costuma aumentar durante o período do segundo semestre. E para alguns responsáveis legais, a transferência passa a ser visto como uma oportunidade de ignorar o débito, já que a escola cujo o aluno esteja matriculado não pode negar a transferência e nem reter a documentação daquela criança ou adolescente. 

Contudo, de acordo com a legislação educacional, os gestores das unidades de ensino particulares podem negar a matrícula de alunos novos, cujo os responsáveis financeiros possuam débitos com outra instituição de ensino. 

De acordo com o advogado Dr. Luiz Tôrres Neto, essa recusa de matrícula não fere a lei educacional. “Esse procedimento é totalmente aceito como uma forma de garantir a essa instituição de ensino, a escola que o novo aluno pretende ser matriculado, como uma forma de resguardo para impedir a entrada de aluno cujo os responsáveis financeiros possam vir a trazer risco de inadimplência, que ainda está muito alta na rede privada”, destaca. 

Ainda de acordo com a legislação educacional, é aconselhável que os gestores das unidades de ensino, em que os pais ou responsáveis pretendem efetivar a matrícula, solicitem aos responsáveis financeiros pelo novo estudantes alguns documentos como cópias do RG, CPF e comprovante de residência, além de comprovante de renda do responsável financeiro ou fiador, quando houver o último, e a certidão negativa de débito da instituição em que o aluno já estiver matriculado.

“A solicitação do comprovante de renda e da certidão negativa de débito são mecanismos que comprovam que aquele pai ou responsável tem condições de naquele momento arcar com os custos de matrícula e mensalidade de forma fidedigna”, completa Dr. Luiz Tôrres Neto. 

Pokémon Day em apoio à LBV neste domingo

No próximo domingo, dia 21 de julho, acontece o Dia da Comunidade para os jogadores de Pokémon Go, intitulado "Pokémon Community Day". Nesse dia, um Pokémon bastante incomum fica mais fácil de ter por algumas horas que são espalhados em pontos estratégicos no mapa do jogo. E o Pokémon estrela da vez, será Mudkip.

O evento recolherá doações de alimentos a partir das 15h, na escadaria em frente ao Marco Zero. Os quilos de alimentos arrecadados durante o evento serão doados para a manutenção dos programas socioassistenciais, promovido pelo Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade – LBV, localizado à Rua dos Coelhos, 219 – Coelhos, Recife/PE, que atualmente atende crianças, adolescentes, jovens e cerca de 500 famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Para cada quilo de alimento doado, o jogador terá direito a uma pulseira numerada para sorteios de vários brindes como cartões Google Card, Biscuit e outros. Quanto mais você doar, maiores as chances de ganhar.
Convidamos a população para participar deste evento. Precisamos da sua ajuda e de todos os treinadores! A organização convoca todos os jogadores a lotar todo o Marco Zero durante o evento!  Junte-se a nós nesta jornada ajudando quem precisa!

*SERVIÇO*

*EVENTO: "Pokemón Community Day"*
*LOCAL: Marco Zero, Bairro do Recife*
*DATA: 21 de julho (domingo), às 15h.*
*ENTRADA: 1 quilo de alimento*

Com informações da jornalista Camila Mota

#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [5]

Nailton é um jovem baiano que foi estudar em São Paulo. No entanto, ele precisa voltar pra sua terra e para isso, necessita quitar seu FIES, financiamento estudantil. A vakinha para ajudá-lo é essa aqui: http://vaka.me/644638

Leia o depoimento dele:


Resolvi fazer aquele post, confesso que com muita vergonha e medo de exposição. E não esperava que alguém pelo menos tentasse me ouvir como você.

Sou natural do estado da Bahia e vim para São Paulo em 2008 estudar administração devido ter ganho uma bolsa pelo ProUni. Devido ao curso não ter tanto diferencial e eu buscava algo mais técnico e um mercado mais ascendente resolvi cursar ciências contábeis. Como não dava para pagar a mensalidade e me manter aqui. Busquei o financiamento pelo FIES. 

Sonho em voltar. Porém só consigo voltar e chegar lá se eu começar do zero. Se eu for sem esse compromisso do financeiro do Fies. Não posso dá calote porque uma pessoa confiou em mim para ser meu fiador.
Bom esse é um pouco do meu momento.
Abraço