quinta-feira, 18 de julho de 2019

Usos de tecnologia por crianças em primeira infância é tema de debate no Porto Digital

Num cenário em que as crianças são expostas cada vez mais cedo a dispositivos como celulares e tablets e gigantes de conteúdo digital como YouTube e Netflix possuem plataformas específicas para o público infantil, como controlar o “tempo de tela” de uma geração que já nasceu rodeada de tecnologia? Essa é a pergunta central do Rolê REC’n’Play que será realizado no sábado (20), às 15h, no auditório do Apolo 235, prédio do Porto Digital. 

O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o parque tecnológico e a agência Ampla. A atividade é gratuita, aberta ao público e tem foco especial nos pais de crianças em estágio de primeira infância - além do debate com especialistas, o Rolê também prevê atividades lúdicas para crianças de três a seis anos promovidas pelo projeto Varal Criativo. Para participar do Rolê é preciso fazer uma inscrição prévia no link
http://bit.ly/Role_RECnPlay. Ao todo, serão destinadas 90 vagas para o público em geral e 30 exclusivas para crianças. 

Enquanto as crianças participam de uma vivência artística utilizando projeções, sombras e são estimuladas a montar brinquedos e bichos com formas criadas na cortadora laser do LOUCo, laboratório maker do Porto Digital, os pais participam do debate que reunirá especialistas em educação e tecnologia, psicologia infantil, e também realizadores de conteúdos voltados para crianças, como a Mr. Plot, produtora do Mundo Bita.  

A empresa que criou um dos personagens mais conhecidos do universo infantil será representada pelos sócios João Henrique e Chaps Melo, criador, produtor, cantor e músico do Mundo Bita. A artista Amanda Menelau, que está em processo de criação do projeto Deixa de Tela, que une vídeo e teatro para tratar dos usos de celulares e tablets pelos pequenos, também participará do debate. Ao final da apresentação, Amanda vai apresentar um esquete inédito do Deixa de Tela para os pais e filhos presentes no evento. 


REC’n’Play 2019 - Neste ano o festival de experiências digitais promovido pelo Porto Digital e Ampla, em parceria com a Prefeitura do Recife, será realizado entre 02 e 05 de outubro. Nos quatro dias de festival as ruas e ambientes do Bairro do Recife serão tomadas por atividades como workshops, palestras, rodas de diálogo, cursos, shows e outras ações relacionadas a Tecnologia, Cidades Inteligentes e Economia Criativa. Os Rolês REC’n’Play, série de eventos e atividades realizadas até outubro, tem como objetivo introduzir temas e debates que serão trabalhados durante o festival. 


Serviço: 
Rolê REC’n’Play Primeira Infância
20/07 às 15h no Apolo 235 -

Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife

Inscrições:

Para crianças: prototipagem de brinquedos e brincadeiras com sombras e projeções promovidas pelo projeto Varal Criativo

Para o público em geral: debate sobre tempo de tela para primeira infância

Culminância do evento: apresentação do projeto Deixa de Tela, com Amanda Menelau e o ator Fábio Caio


Imprensa Recife