sábado, 25 de novembro de 2023

Luta contra o afogamento mobiliza 3.500 pessoas em ações por todo o Brasil durante a Semana Latino-americana de Prevenção ao Afogamento

Luta contra o afogamento mobiliza 3.500 pessoas em ações por todo o Brasil durante a Semana Latino-americana de Prevenção ao Afogamento

Até amanhã, 26 de novembro, 3500 voluntários da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – Sobrasa farão ações de conscientização em escolas, academias de natação e praias em todo país.

Os afogamentos são a causa de 5,5 mil mortes por ano no Brasil, e as crianças e jovens do sexo masculino estão entre as principais vítimas fatais. É o que mostra os dados recentes do Boletim Epidemiológico divulgado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), principal entidade de prevenção, salvamento aquático e primeiros socorros em afogamento do país. Até 2020, os óbitos por afogamento na faixa de 1 a 4 anos de idade eram a segunda causa de morte entre crianças. De 2021 para cá, passou a ser a primeira causa, o que chama atenção para a necessidade de se falar sobre o tema desde a escola e alertar pais e responsáveis.

“Diariamente, uma criança morre afogada dentro de casa no Brasil. É uma tragédia que pode ser evitada com informação, com ações de conscientização que a Sobrasa e seus voluntários espalhados por todo o país vão levar ao público nos próximos dias. Precisamos mostrar que o problema é grave e apontar as soluções, que passam pela educação e pela informação de todos”, destaca o médico David Szpilman, fundador da Sobrasa e principal especialista em salvamento aquático do país.

TURISMO CONSCIENTE EM PRAIAS, RIOS, LAGOS E REPRESAS - A cada três dias, um turista morre no Brasil vítima de afogamento, sendo destes, 31% oriundos do estado de São Paulo, principal emissor de visitantes para todo o país. Santa Catarina é o estado que aparece com 22% de morte de turistas por afogamento. O Verão é a época do ano em que os afogamentos são mais recorrentes, correspondendo a 45% do total, entre os meses de dezembro e março, quando as pessoas estão mais em contato com fontes de água como praias, rios, lagoas e represas.

PISCINAS + SEGURAS SALVAM VIDAS - A Sobrasa lembra que entre as soluções para conferir segurança às piscinas, de modo geral, estão o isolamento da área molhada por meio da instalação de cerca e de dois ralos, ambos com tampas anti-sucção, que evitam o aprisionamento do corpo e a sucção de cabelos, dispositivos que são fáceis de serem encontrados e de valor baixo no mercado.

A boa notícia é que os percentuais absolutos de mortes por afogamentos no país tiveram uma redução de 50% nos últimos 40 anos (1979-2020), o que aponta um caminho acertado na luta contra esta endemia, com a intensificação de ações de prevenção em todas as faixas etárias, públicos-alvo (surfistas, estudantes, condomínios, clubes e poder público). 

Outro fator que contribui para esta redução é a presença mais constante dos serviços de salvamento dos Corpos de Bombeiros e municípios com guarda-vidas nos quase oito mil quilômetros do litoral brasileiro, embora áreas consideradas estratégicas onde ocorrem mais de 70% das mortes por afogamento, impossível de serem guardadas, como rios, lagos e represas necessitem de intervenção de educação da população. Esse é o principal ponto da Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamento, que inclui 40 milhões de pessoas, e tem no Brasil seu ponto alto, onde mais de 3.500 voluntários estarão executando uma média de 30 ações por dia cobrindo todo Brasil com programas de educação que evitem o afogamento.

O boletim 2023 também chama atenção para um outro dado: áreas sem guarda-vidas, como rios, lagos e represas tem um risco 60 vezes maior de morte por afogamento “Setenta por cento das mortes por afogamentos no país, acontecem em rios, lagos e represas, que são áreas desprotegidas da presença de guarda-vidas. O uso de bebidas alcóolicas contribui em mais 15% dos casos, já que 90% das mortes são causadas por imprudência do banhista ou por desconhecimento sobre como agir em situações de perigo”, ressalta Szpilman

Amanhã, tem programação especial na Fundação Gilberto Freyre


Domingo (26) tem visita temática na Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, das 10h às 15h. 
Uma vez por mês, a FGF abre ao público uma oportunidade única de conhecer parte do acervo que costuma ficar restrito apenas aos pesquisadores.

Em novembro, a temática será a história de amor de Gilberto e Magdalena Freyre, que casaram neste mês, há 82 anos. 
Vem ver de perto os objetos que contam um pouco dessa história. 

As visitas guiadas à Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre são realizadas nos seguintes horários:
10h, 11h, 12, 13h, 14h e 15h. Os ingressos custam: R$15 e 7,50 (meia-entrada)

Desfile marca encerramento de curso comunitário de corte e costura


A Comunidade do Bode, no Pina, zona sul do Recife, é conhecida por ser o reduto da Nação do Maracatu Porto Rico. E foi na sede do grupo cultural que moradores participaram de aulas gratuitas para aprender a cortar e a costurar. O curso foi idealizado pelo professor universitário Carlos Bravo. 

A psicopedagoga Andréa Miranda estava vestida com um macacão pantacourt, feito por ela e para ela: “Eu não sabia nem pegar em uma máquina de costura. Estou muito satisfeita com esse conhecimento que adquiri. Agora posso ajudar na confecção das roupas do Maracatu e ter uma renda extra. Um projeto assim é exemplo para a nossa comunidade!”.

O curso teve apoio do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), que não somente prestigiou os alunos no desfile de encerramento, mas foi presenteado com uma bermuda e fez questão de desfilar usando o presente. “Esse encontro não é somente sobre costura. É sobre socialização, autoestima e renda. É sobre movimentar a economia do Bode e dar a essas pessoas mais meios de contribuir com a comunidade onde vivem e de ganhar dinheiro”, celebrou o deputado.

Para o mestre do Maracatu, Chacon Viana, ainda há uma grande carência de iniciativas como essa: “Normalmente só se fala do Bode quando se tem uma morte. Essa proposta foi muito boa, porque aqui temos pessoas que querem ter qualidade de vida, fazer o décimo terceiro. Só temos a agradecer! O curso trouxe benefícios para as pessoas que levam a nossa cultura para o Brasil e para o mundo. Essa ação está mostrando que não tem nada perdido! A gente só precisa acreditar!”.

De acordo com os responsáveis, professor Carlos Bravo e deputado Gilmar Júnior, outros cursos serão realizados na Comunidade do Bode e em outros locais, a serem definidos.

Mulheres à Obra, no Rio


Hoje (25) chegou ao fim a 11ª edição do Projeto Mulheres à Obra. Foram cinco sábados de muito aprendizado, novas amizades e mais de 400 novas mulheres empoderadas, prontas para entrarem no mercado de trabalho. Para fechar com chave de ouro, a aula foi de Ferramenta Elétricas - parceria com a BOSCH: como manusear furadeira, parafusadeira, serra tico-tico, lixadeira orbital e ainda trabalhar um projeto. 

Com lotação máxima, o queridinho dessa temporada foi o Corte e Colocação de pisos - parceria com a CORTAG: conceitos e técnicas de como cortar pisos e vidros, as ferramentas de corte, como assentar pisos, como calcular uma área e muito mais.

“Faço trabalho de “marido de aluguel” e muitas das minhas clientes me pediam para fazer trabalho de colocação de piso. O curso tirou minhas dúvidas e estou pronta para abrir minha agenda para colocação de piso”. Comentou Joana Deise, aluna presente em quase todas as edições.

Criado pelo Palácio da Ferramenta no Rio de Janeiro, pelas mãos da empresária Isabel Gomes, o curso tem como objetivo levar conhecimento às mulheres sobre o mundo das furadeiras, tintas, parafusadeiras, madeiras e muito mais, lugar que até pouco tempo era considerado dos homens.


Porto de Suape entre os três primeiros portos públicos do Brasil com melhor índice de desempenho ambiental

O Porto de Suape sobe de posição no ranking de maior Índice de Desempenho Ambiental (IDA) entre os 31 portos públicos do país, conquistando o terceiro lugar em premiação concedida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A cerimônia aconteceu, no início da noite desta quinta-feira (23), no Terminal Eldorado, localizado no Porto de Santos (SP). O índice é uma importante ferramenta de comparação e compreensão da dinâmica da gestão portuária que mede, rigorosamente, o grau de atendimento às conformidades ambientais de cada atracadouro. A premiação ocorreu um dia antes da festa de aniversário do 45º aniversário do Complexo Industrial Portuário de Suape, que vai acontecer nesta sexta-feira (24), com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e dezenas de convidados. O Porto de Itaqui (Maranhão) ocupou a primeira posição e o Porto de Itajaí (Santa Catarina), a segunda.

O diretor de Sustentabilidade da estatal, Carlos Cavalcanti, representou Suape na solenidade e recebeu o troféu da Antaq. “Essa premiação mostra que Suape está navegando na rota certa. Nossa agenda ESG é firme e robusta, com projetos socioambientais que visam melhorar o ecossistema de negócios, conservando a natureza e promovendo a equidade social da região do nosso complexo industrial portuário. Em 2022, estávamos em décimo lugar. Essa mudança significativa de posição no ranking é sinal de que o crescimento do porto está atrelado ao cuidado ambiental durante as operações portuárias e aos compromissos sociais e de governança corporativa”, afirma o gestor.

As premiações aconteceram em cinco categorias: Iniciativas Inovadoras, Artigos Técnico-científicos, Índice de Desempenho Ambiental, Conformidade Regulatória e Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Travessia. O IDA foi instituído por meio da Resolução Antaq nº 2.650/2012 como instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias. O índice permite quantificar e simplificar informações de forma a facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão acerca das questões ambientais portuárias.

Entre os indicadores avaliados destacam-se os que analisam a situação do licenciamento ambiental, a composição da equipe do setor de gestão ambiental, a prevenção de riscos e atendimento a emergências, auditoria ambiental, o gerenciamento de resíduos, a qualidade e eficiência no uso de energia, o monitoramento da qualidade ambiental e os planos de contingência de saúde. A lista dos vencedores e mais detalhes da cerimônia já estão disponíveis no site da Antaq.

Imprensa Suape

Itah Residence Muro Alto é a opção para quem quer investir no litoral sul

A construtora EAJ, em parceria com a imobiliária Maria de Jesus, vem na contramão de projetos de studios e bangalôs, trazendo o Itah Residence Muro Alto com unidades de dois e três quartos. 

Durante recente evento de apresentação do empreendimento, realizado no restaurante Spettus Premium, em Boa Viagem, foram apresentados os diferenciais do imóvel e as vantagens de investir em um dos últimos terrenos ‘pé na areia’, na beira-mar de Muro Alto. Tudo feito em parceria com a Associação de Empresários do Brasil (AEBR). 

Dentro do contexto de exclusividade, o empreendimento une glamour, conforto e sofisticação num só lugar, com o diferencial de ser construído num trecho de praia com piscinas naturais. Sua entrega será feita ainda em 2024. “Diferente dos apartamentos compactos que são oferecidos nos litorais de Pernambuco, o Itah será entregue com outra proposta, bem mais ampla, que permite às famílias receberem bem e de forma confortável”, esclarece, a CEO da imobiliária Maria de Jesus, Maria de Jesus. 

O projeto conta com assinatura do arquiteto Humberto Zirpoli e paisagismo de Marta Souza Leão.
Ao todo são 160 unidades, distribuídas em apartamentos de três quartos com duas suítes totalizando 73,37 m² e apartamentos de dois quartos com uma suíte, sendo 56,29 m². Todos os apartamentos com sala, varanda preparada para configuração gourmet, cozinha, banheiro social e duas amplas vagas de estacionamento fixas.

O Itah Residence Muro Alto oferece um complexo de oito piscinas distribuídas pela área comum, academia de ginástica, playground, aquaplay, quadra poliesportiva, SPA, salão de festas e áreas de convívio. Além de ser um excelente empreendimento para toda família, as unidades são voltadas também para quem quer investir em imóveis que valorizam com o tempo.

“Além de todo conforto que oferece de estrutura interna e externa, o Itah Residence está localizado perto de Porto de Galinhas – uma das praias que mais oferecem opções de lazer com passeios e restaurantes que agradam aos paladares mais exigentes”, finaliza, acrescentando que o valor do metro quadrado do empreendimento e formas de pagamento estão entre os atrativos do projeto.

Sobre a Imobiliária Maria de Jesus- Há 25 anos trabalhando no mercado pernambucano de médio e alto padrão, a Imobiliária Maria de Jesus preza pela excelência de seus imóveis e satisfação de seus clientes. Localizada no Empresarial Ítalo Renda, em Boa Viagem, possui expertise em imóveis residenciais, comerciais, terrenos e litorais.

Mais informações: https://itahresidence.com.br/

Maestro Forró participa do “Baile do Menino Deus” pela primeira vez

O Maestro Forró é uma das novidades deste ano do “Baile do Menino Deus”, espetáculo que celebra 40 anos de existência e chega à 20ª edição desde a estreia no Marco Zero, no Recife Antigo, nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h. Ele vai participar da cena dos Santos Reis, passagem com a maior quantidade de artistas no palco simultaneamente na história da montagem: 62 artistas ao total, entre atores, músicos, bailarinos e cantores. "Estou super feliz pelo convite. Eu diria que este espetáculo é o mais local e o mais universal que eu conheço. É um prazer tocar com essa orquestra, formada por músicos maravilhosos", comemora Forró. 

Os preparativos já começaram, com ensaios quase diários dos grupos separadamente: orquestra, bailarinos, atores, coro infantil, coro adulto. “O Baile é como se fosse a encenação de uma ópera”, compara o premiado escritor Ronaldo Correia de Brito, autor, junto com Assis Lima, da brincadeira de Natal lançada em 1983 e encenada por oito anos no Teatro Valdemar de Oliveira antes de ganhar o principal palco de eventos de Pernambuco, no Recife Antigo. As músicas são parceria deles com Antonio Madureira. A regência da orquestra é feita pelo músico Rafa Marques.

No “Baile do Menino Deus”, a história mais contada do mundo é costurada entre a tradição religiosa milenar do nascimento de Jesus, filho de Maria e José, e características herdadas de folguedos e brincadeiras populares, como o marcante personagem Matheus e o ritual de abertura da porta do reisado. Pastoris, presépios, lapinhas, cantigas e danças tradicionais se encontram com passos de frevo, maracatu, cavalo marinho, boi para bordar uma versão extremamente brasileira de uma história universal.

A produção ganhou o Marco Zero em 2004, em arrojada iniciativa de levar o auto de Natal a palco a céu aberto, com acesso gratuito. “Tornar real o sonho de um Natal brasileiro para um público tão grande, ao ar livre, exige de nós o envolvimento de um ano inteiro. O convite de Ronaldo, há 20 anos, foi desafiador e instigante. Gosto das grandes causas! Tenho orgulho de ver o encanto nos olhos de cada criança, adulto ou idoso, a felicidade de quem vem de longe, quer ver mais de uma vez”, conta a diretora de produção, Carla Valença.

O Baile se mantém vivo pela relevância do tema, pela íntima relação com a nossa cultura e pela constante busca pelo diálogo com o público, sobretudo com os mais jovens. Sempre muda, esse é um dos grandes mistérios para o sucesso da montagem. É cheio de vida sobre o palco, nos bastidores e na plateia, que acompanha fielmente as temporadas cheias no Marco Zero, com público estimado em 75 mil atualmente. 


Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal
Quando: 23 a 25 de dezembro, às 20h
Onde: Praça do Marco Zero do Recife (Recife Antigo, Recife)
Acesso gratuito | Classificação: Livre | Duração: 60 minutos
Acessibilidade: Cadeirante, Audiodescrição e Intérprete em Libras

Cidadania e criatividade dos estudantes de Olinda a serviço do Concurso IPTU Cultural 2024

Com o tema 'Como o IPTU pode mudar minha cidade', a Prefeitura de Olinda lançou o concurso IPTU Cultural 2024 na manhã desta sexta-feira (24.11), na Biblioteca Pública da cidade. Os estudantes das escolas municipais vão concorrer a prêmios para ver estampados nos carnês do imposto suas frases e desenhos.

A divisão é feita da seguinte forma: alunos do 1ª ao 5º ano concorrem na categoria desenho. Os estudantes do 6º ao 9º ano têm a tarefa de criar o slogan, sempre dentro do tema proposto. Eles serão orientados pelos seus professores e têm até o dia 7 de dezembro para entregar os trabalhos, que serão submetidos a uma comissão julgadora. O resultado será divulgado no dia 13 de dezembro e a entrega dos prêmios no dia seguinte. Os autores dos trabalhos vencedores ganham um smartphone e para o professor orientador um notebook.

"É uma alegria de receber vocês aqui. Sem vocês aqui nada seria possível, vocês são o nosso futuro. Desejo boa sorte a todos vocês e lembrem que o mais importante é participar, o resultado é consequência. Parabéns às secretarias envolvidas", pontuou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

Para a secretária de Educação, Edilene Soares, o concurso tem um caráter de formação da cidadania. Através dele, as crianças e adolescentes são estimulados e orientados sobre o que é o IPTU e a importância dele para o desenvolvimento da cidade. "Esse imposto é totalmente revertido para a educação, saúde e infraestrutura e o objetivo é conscientizar nossas crianças e jovens da importância do pagamento desse imposto. A escola precisa garantir a formação cidadã dos alunos, além de estimular a criatividade".

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Turismo, Mirella Almeida, foi na mesma linha de raciocínio, ressaltando, também, o papel dos professores no processo, ao se dirigir aos alunos das escolas Brites de Albuquerque e Duarte Coelho, presentes no evento. "Eles trazem para vocês a reflexão de como fazer o bom uso dos recursos financeiros e isso também passa por esse concurso. Que vocês se divirtam, brinquem, mas também aprendam o que é importante", destacou.

O secretário da Fazenda de Olinda, Luciano Brasileiro, lembrou que a repercussão do trabalho dos alunos é vista nas ruas, pois o carnê de IPTU da Marim dos Caetés sempre chama a atenção pela marca dos alunos da Rede de Ensino. "Os carnês trazem a assinatura de vocês e, mais uma vez, a gestão do Professor Lupércio está ousando ao premiar, tanto o slogan quanto o desenho, com um smartphone de última geração e um notebook para o professor ou professora vencedor. Estamos numa expectativa grande de que esse desenho e slogan sejam os melhores de todas as campanhas".

No ano passado, o slogan vencedor foi “Tô quite, tô linda, com o IPTU em dia, melhor ainda”, da estudante do 9º ano da Escola Claudino Leal, Júlia Beatriz. O desenho premiado foi idealizado pelo aluno do quarto ano da Escola João Francisco, Guilherme Santos.

Imprensa Olinda

Pernambuco nomeia 69 policiais penais mulheres


Dando sequência ao pacote de ações voltadas para a segurança pública em Pernambuco, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (24/11) a nomeação de mais 69 policiais penais, todas do gênero feminino. O aumento no efetivo da polícia penal do Estado é o segundo oficializado pela governadora Raquel Lyra em menos de três meses. As novas servidoras irão reforçar as atividades das unidades prisionais do Estado, junto aos outros 338 policiais penais que foram empossados no último mês de setembro e já estão atuando no sistema penitenciário. O total de convocados (407) representa mais que o dobro do previsto no concurso, realizado em 2021, com vistas à convocação de 200 profissionais.

“Com a nomeação dessas policiais penais nós damos mais um passo no sentido de virar a página dos altos índices de criminalidade no Estado de Pernambuco. Essas mulheres vão se juntar a tantos outros agentes de segurança para fazer com que o nosso sistema penitenciário se torne um exemplo para todo o Brasil. Esse é um dos fundamentos centrais do nosso Juntos Pela Segurança e, como está demonstrado, é uma prioridade que tem se materializado a partir de ações concretas”, observou a governadora Raquel Lyra. Ao todo, de janeiro a novembro de 2023, a gestora já nomeou 93 policiais penais femininas.

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Flávio Oliveira, o incremento de novos servidores no sistema prisional é um investimento necessário e que irá repercutir não só na humanização e fortalecimento do real processo de ressocialização, como também na segurança pública de um modo geral. “Este ato da governadora Raquel Lyra demonstra a sua preocupação e a sua sensibilidade quanto à segurança dos pernambucanos e pernambucanas. Investir no sistema prisional é reforçar diretamente a segurança pública do nosso Estado. É buscar garantir os direitos dos que estão encarcerados e a paz de quem está em liberdade”, pontuou o secretário.

As policiais penais nomeadas já passaram pelo processo de treinamento e capacitação necessário para o início da jornada. Realizado em um período de quatro meses, a preparação contou com etapas de cunho operacional e administrativo, incluindo testes de aptidão física, avaliação psicológica, curso de formação profissional, além de um estágio nas unidades prisionais do Estado. O curso preparatório também contou com aulas de disciplinas voltadas para intervenções prisionais, abordagens táticas, administração prisional, orçamento prisional, ética e direitos humanos.

Buscando minimizar os impactos negativos deixados pela gestão anterior, o Governo do Estado vem fortalecendo o sistema prisional de Pernambuco através do direcionamento de recursos para o setor. A destinação de R$ 105 milhões já está prevista na proposta de orçamento de 2024 para o sistema prisional do Estado. O capital deverá ser empregado na conclusão de obras e na aquisição de equipamentos de segurança, entre outras finalidades. Para o ano de 2023, a gestão passada destinou R$ 20,3 milhões para a construção de novas unidades prisionais.

Imprensa PE

Paudalho recebe a romaria dos motociclistas de São Severino do Ramos neste domingo(26)

Fé, tradição e cultura. Tudo isso poderá ser encontrado neste domingo (26) em um dos maiores polos de romaria do Brasil, o Santuário de São Severino do Ramos, em Paudalho, que receberá a tradicional romaria dos motociclistas. Com expectativa de até 15 mil romeiros, que começam chegar ainda na noite do sábado(25), a programação da romaria dos motociclistas iniciará às 10h, com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Luz. Além da romaria dos motociclistas, o Santuário receberá no dia 3 de dezembro a tradicional romaria dos cavaleiros.

Para garantir o bem-estar dos devotos e dos comerciantes, a Prefeitura do Paudalho disponibilizará tendas de apoio, como a tenda do Plantão Social, que distribui pulseiras de identificação para crianças e realiza ações de conscientização; e a tenda da Fiscalização Agropecuária e Bem-Estar Animal, que fiscaliza e orienta a população contra maus-tratos animais. Na área de segurança, a romaria vai contar com a presença da equipe da Guarda Municipal de Paudalho, Autarquia de Trânsito de Paudalho, Polícia Rodoviária Federal, do 2º e o 20º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, Segurança Privada e Bombeiros Civis. Também serão disponibilizadas ambulâncias e a população poderá tirar suas dúvidas com a equipe do Visit Paudalho, no interior do Santuário.

O período de romaria em Paudalho iniciou no dia 3 de setembro de 2023 e finaliza no domingo que precede a Páscoa do ano de 2024. Durante esse período, o Santuário está aberto todos os dias, com novo horário de funcionamento: às segundas, o local funciona das 8h às 12h; já da terça-feira ao domingo, o horário é das 8h às 16h. Todos os domingos, os devotos contam com missa no Santuário às 10h.

Devoção

A fé em São Severino do Ramos é uma prática católica. A estátua, em tamanho natural, com origem incerta, representa São Severino de Nórica, deitado e vestido em trajes de soldado romano. Ela encontra-se na Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Paudalho, Pernambuco.

Os primeiros relatos da realização de prodígios por intermédio do santo são do século XIX, quando se iniciou a história de que a estátua seria o próprio cadáver incorrupto de São Severino. A notícia, na época, se espalhou entre os habitantes das regiões e diversos fiéis de vários lugares do Nordeste passaram a frequentar a Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Engenho Ramos (desativado na década de 20) onde a estátua se encontrava. O Santuário de São Severino do Ramos foi desapropriado pela Prefeitura do Paudalho em 2023.

Entendendo a história

Relatos apontam que a fé foi fundamentada na história de São Severino Mártir, soldado romano dos primeiros séculos do cristianismo. De acordo com a tradição, ele foi um soldado romano martirizado no século II ou III. Era um cidadão romano rico que, como ato de caridade, doou seus bens para os pobres e iniciou uma vida reclusa, de renúncias no Egito e na Síria. Ele ainda realizou importantes trabalhos missionários em regiões da Áustria e Iugoslávia, pregando em penitenciárias. Outro grande feito de São Severino foi libertar escravos do domínio dos bárbaros e, segundo relatos, milagres ocorreram através de suas orações.

Imprensa Paudalho PE

Prefeitura segue com fiscalização de construções irregulares em Petrolina

Para garantir o cumprimento do Plano Diretor do Código de Obras e demais legislações, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), segue realizando as fiscalizações das construções irregulares, com o intuito de garantir o desenvolvimento urbano de forma segura. 

Na manhã desta sexta-feira (24), equipes da Secretaria realizaram mais uma demolição que estava sendo erguida, sem qualquer autorização em área de proteção de um riacho, entre os bairros Cohab VI e Nova Petrolina. 

Os fiscais estiveram no local por diversas vezes, mas os responsáveis pelas construções não permaneciam nos espaços, tentando burlar a fiscalização. Antes de começar qualquer construção, é preciso dar entrada no alvará, o documento é primordial porque ele garante que sua obra é segura para ser executada.  

Qualquer cidadão pode efetuar uma denúncia na Ouvidoria Municipal, pelo número 156, ou o número de Whatsapp (87) 98844-2540. Dessa forma, ele estará contribuindo com a fiscalização da cidade.  

Imprensa Petrolina PE

Enerzee em parceria com a 2W Ecobank leva dois produtos revolucionários aos clientes de Recife e região.


Criada e comandada por Alexandre Sperafico, a Enerzee é uma das maiores empresas de energia solar do Brasil e apresenta ao mercado local a parceria estratégica com a 2W Ecobank. Juntas, as empresas oferecem, aos consumidores conectados em alta tensão, a possibilidade de aderirem ao MERCADO LIVRE de energia elétrica, e aos demais consumidores, energia por assinatura.

Participe do evento que também contará com a presença do Consultor Enerzee Diamond Nelson Barbiero Júnior, e conheça as oportunidades do modelo de negócios revolucionário da Enerzee, que oferece produtos com zero investimento e renda recorrente ao consultor Enerzee.

Convite Literário: Livraria do Jardim Recebeu Tributo à Herança Afro-brasileira

Em comemoração ao Novembro Negro, a Livraria do Jardim recebeu neste sábado, dia 25 de novembro, uma edição especial do Sarau das Floriterárias. O evento foi um tributo à rica herança cultural e à contribuição significativa da comunidade afro-brasileira, celebrando assim a diversidade, a arte e a expressão.

O Novembro Negro é um período dedicado à reflexão, conscientização e celebração da cultura afro-brasileira, bem como uma oportunidade para discutir questões relacionadas ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial. O Sarau na Livraria do Jardim promete oferecer uma plataforma onde esses tópicos serão discutidos e explorados de forma crítica e criativa.

Diversos pensadores, autores e escritores estarão presentes no evento. Dentre os convidados estiveram Janaína Serra, militante negra e escritora com treze livros publicados, além de ser uma das fundadoras do movimento negro do Recife; Crislaine Venceslau, quilombola de Povoação de São Lourenço e mestranda em Antropologia-UFPE; Paloma, graduanda em direito e fundadora do projeto social Juntando as Sílabas.


Paulista requalifica USF da Vila Torres Galvão

A Unidade de Saúde da Família (USF) está ficando de cara nova. A Superintendência de Obras e Manutenção da Secretaria de Saúde executou a revisão do telhado, troca de fechaduras, renovação da parte elétrica, pintura geral e climatização do imóvel.

O pessoal responsável pela conservação, também, está atuando na USF do bairro do Nobre. No imóvel, já houve troca de portas, renovação da parte elétrica, pintura e aplicação de gesso.

Imprensa Paulista PE 

Série Cada Voz recebe o músico Antônio Madureira, um dos principais nomes do Movimento Armorial

A Enciclopédia Itaú Cultural disponibiliza a partir do dia 27 de novembro (segunda-feira), o novo episódio da série Cada Voz, que tem como convidado o músico Antônio Madureira. O artista foi um dos personagens centrais do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, cujo objetivo era criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. O audiovisual poderá ser conferido no verbete dedicado a Madureira no link enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa214814/antonio-madureira.

No habitual bate-papo com o fotógrafo Marcus Leoni, diretor do projeto, o músico, nascido em Macau, no Rio Grande do Norte, revela que o talento inicial para desenhos foi suprimido pela inclinação à música, a partir do contato com um violão do pai. Ele recorda que quando era bem jovem sonhava em fazer desenho de animação, porque já ganhava algum dinheiro fazendo cartazes para lojas. Mas esse caminho acabou mudando.

“Quando eu fiz 14 anos, meu pai adquiriu um violão muito bom, que era um modelo raro da Giannini, chamado 1007. Esse violão era guardado como uma joia da Coroa”, diz. “Até que com 15 anos, eu tirei ele da caixa e comecei a estudar com os professores particulares”, recorda.

Após mudar-se para Pernambuco, Antônio Madureira ainda cursou três anos e meio de faculdade de Arquitetura, mas desistiu do curso para se dedicar à música. A prática musical determinou sua trajetória.

O quinteto
A inventividade do Quinteto Armorial, criado na década de 1970 e do qual Madureira era o líder e um dos principais compositores, marcou época, unindo em composições originais instrumentos estabelecidos no universo erudito, como violino e flauta transversal, a outros de base popular, a exemplo da rabeca e do pífano, ou rústica, como o berimbau de lata.

“O Movimento Armorial era uma bandeira, usando as palavras de Ariano, que convocava os artistas para que mais uma vez – porque já havia tido o Movimento Regionalista – mergulhássemos na nossa cultura tradicional, nas raízes mais profundas, nos espetáculos populares, na música, na xilogravura do cordel. A partir daí, criaríamos uma arte erudita, uma linguagem pessoal, porém que refletisse e levasse adiante o que essas expressões populares estavam indicando”, explica.

No vídeo, o artista também conta os desafios enfrentados na apresentação da proposta do Movimento. Segundo ele, os músicos não compreendiam o que estavam tentando desenvolver.

“Os eruditos diziam que aquilo era uma música primitiva, que a Europa já havia feito esse caminho”, lembra Madureira, que continua: “Os da MPB diziam que a MPB já estava muito mais na frente, com um som universal, e que nós estávamos buscando raízes aristocráticas, de reinado, uma música medieval”.

O músico, porém, fez questão de pontuar que o saldo foi positivo. “Com o passar do tempo, o lançamento do disco e as críticas escritas pelos jornalistas, as pessoas começaram a nos ouvir de outra forma”, alegra-se.

Enciclopédia Itaú Cultural
A Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileira – que completou 20 anos em 2021 e hoje está sob a gestão da Gerência de Informação e Difusão Digital –, é uma referência virtual para pesquisadores, educadores e estudantes. Ela reúne informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música produzidos no Brasil. Ao todo são 220 mil verbetes, entre biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte e histórico de grupos e movimentos artísticos.

SERVIÇO:
Cada Voz, com Antônio Madureira
Dia 27 de novembro (segunda-feira)
Em enciclopedia.itaucultural.org.br
Itaú Cultural
www.itaucultual.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Exposição Tapirurama - Gerações do Massapê em cartaz no Museu de Arte Popular

Em Tracunhaém, município situado a 60 km da capital pernambucana, na Zona da Mata Sul, a história do seu povo é contada e perpetuada por meio do manuseio e da confecção de peças de cerâmicas esculpidas e modeladas no barro. Essa tradição secular, que perpassa as gerações de pais e filhos, se constituiu em Tapirurama, uma aldeia indígena situada às margens do rio Tracunhaém.

A cidade é uma das principais cidades produtoras de cerâmica de Pernambuco. O seu nome é de origem tupi-guarani e significa “panela de formiga”. E foi por meio do barro que o seu povo modelou à mão a história do município. O contato com a cerâmica nasceu na cultura ameríndia Tupi, somada com as culturas afro-diaspórica do continente africano no período colonial e seus saberes que constituíram as olarias que se fabricam telhas, jarros e tijolos para alimentar os engenheiros que colonizaram a região e ainda se perpetuam. Dentro dessas olarias, o manuseio com o barro se constitui a partir da técnica do acordelado e com o torno de oleiro, utilizada para a feitura de peças domésticas, como pratos, potes, moringas, alguidares e posteriormente esculturas figurativas. 

Sob a premissa de preservar, dar continuidade a esses saberes e estimular o diálogo com a classe artística, a sociedade civil e acadêmicos, acerca da sensibilização da importância do acervo e da identidade de uma comunidade, que muito dialoga com a sua formação artística e profissional, o artista e curador J.Melo trouxe para o Museu de Arte Popular do Recife, a exposição “Tapirurama - Gerações do Massapê”. A mostra estreou em setembro de 2022 e recebe visitantes de quarta-feira a domingo, das 10h até as 16h.

A proposta da exposição, que segue em cartaz no equipamento cultural recifense, é resgatar em cada indivíduo a conexão entre passado e presente, norteando e sensibilizando acerca da reformulação artística.

“A exposição significa muito para mim e para quem trabalha com arte popular no Estado, sobretudo na Zona da Mata, Agreste e Sertão. Realizá-la na Região Metropolitana do Recife, onde o fluxo de visitantes e turistas é sempre maior, surge como uma proposta de reencontro com a formação social brasileira esculpida no barro. O acervo busca evidenciar e valorizar a memória dos povos indígenas que habitavam no local onde hoje se localiza o município de Tracunhaém. Essa memória pode ser observada tanto nos corpos dos seus descendentes caboclos e afro-indígenas dentro dos ateliês e olarias que produzem tijolos, telhas, potes, panelas, jarras, quanto no processo de modelar o barro”, destaca Melo.

O acervo da mostra traz uma linha temporal, promovendo diálogo e conexão entre o legado, autoralidade e a perpetuação de saberes. As peças, que trazem à tona as crenças populares, a marca da colonização e o cotidiano, perpetuam a história de algumas famílias cujo integrante que segue o trabalho consegue imprimir a sua assinatura, como também dos novos artistas que surgem a cada dia nas olarias da cidade, apontando novos caminhos e métodos para se pensar a cultura, a arte e os novos tempos.

PANORAMA DA ARTE CERÂMICA - Tapirurama Gerações do Massapê 

No Museu de Arte Popular do Recife, será lançado, em dezembro, o livro “Panorama da Arte Cerâmica - Tapirurama Gerações do Massapê a partir do acervo do Museu de Arte Popular - MAP”. O material propõe o diálogo entre a exposição, as produções novas de cerâmica no Estado, além da pesquisa desenvolvida na área. 

A publicação será distribuída em instituições de ensino, museus, centros culturais e contribuirá para a preservação do seu conteúdo acerca do tema. A publicação impressa e digital possibilitará o aprofundamento teórico e historiográfico acerca da cerâmica em Pernambuco. O material é constituído de análises críticas, ensaios e registros fotográficos das esculturas. Divididos em quatro seções: Apresentações e textos críticos e curatorial sobre a arte Cerâmica em Pernambuco; registro Iconografia da exposição e das obras dos participantes; perfis dos ceramistas; expediente e referências bibliográficas.

“Acredito que, desde a sua concepção, a pesquisa e posteriormente a exposição nasceu para figurar em várias plataformas. Quando se pensa em democratizar a arte e os estudos acerca de sua funcionalidade social, precisamos, atribuindo-nos o papel de agentes sociais, fazer o possível para que o fazer artístico chegue a todas e todos. E é por isso que a Tapirurama é composta por um acervo físico cerâmico, também perpassa o vídeo no documentário Digitais sobre o Barro, a fotografia e a produção intelectual escrita. A produção artística brasileira deverá seguir cumprindo o seu papel de conexão entre os processos ancestrais, individuais e os e coletivos na contemporaneidade ”, enfatiza J.Melo.

Combate à fome: governadora Raquel Lyra inaugura cozinha comunitária em Passira, no Agreste, e Estado passa a contar com 79 unidades

Com o objetivo de fortalecer as ações de assistência social e combater a insegurança alimentar no Estado, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (24), a cozinha comunitária Evalda Maria Gonçalves de Albuquerque, no município de Passira, no Agreste Setentrional. Com a entrega, Pernambuco alcança a marca de 24 unidades cofinanciadas pela gestão estadual este ano e passa a contar com 79 equipamentos em todo o território pernambucano. A iniciativa é umas das ações do programa Pernambuco Sem Fome, que teve seu Projeto de Lei encaminhado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco esta semana. 

“Toda equipe do Governo tem trabalhado muito com a superação da fome e da pobreza em nosso Estado. Infelizmente, ainda temos muitas pessoas que têm dificuldade em saber o que vão comer na próxima refeição. Fico extremamente feliz em poder inaugurar um equipamento que vai atender a população mais vulnerável, ofertando 200 refeições diárias”, destacou Raquel Lyra. A cozinha comunitária também ofertará capacitação e qualificação, promovendo a geração de emprego e renda para a comunidade.

Para cofinanciar a abertura e a manutenção de 101 novas cozinhas, a gestão da governadora Raquel Lyra triplicou a pactuação de verba para os municípios, passando de R$ 10,9 milhões (em 2022) para R$ 29,2 milhões (em 2023). O objetivo é que Pernambuco alcance o total de 156 cozinhas em 154 municípios – Lagoa do Carro e Serra Talhada têm duas unidades cada. 

“Graças à articulação do Governo de Pernambuco junto aos municípios, a rede de cozinhas comunitárias tem se expandido continuamente. Isso demonstra o caráter de prioridade que a política de segurança alimentar e nutricional alcança na gestão da governadora Raquel Lyra”, acrescenta o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), Carlos Braga. 

O prefeito de Passira, Severino Silvestre, agradeceu o empenho e parceria do Governo do Estado. “Sabemos do compromisso de toda equipe do Governo com a população do nosso município. Estou muito feliz por tudo isso que a governadora tem feito pela nossa cidade. Vamos trabalhar juntos fazendo com que a fome suma do nosso Estado”, declarou.

O nome da cozinha homenageia Evalda Albuquerque, figura de relevância na sociedade passirense. Formada em Biologia, ela foi professora e dividia a atenção entre a carreira profissional, o cuidado com a família e o trabalho comunitário.

Beneficiário da cozinha comunitária, Edemir Rodrigues, 48 anos, está desempregado e enfatizou a importância da distribuição do alimento para a população em situação de vulnerabilidade. “Essa cozinha é uma ajuda pra mim e para todas as pessoas com dificuldade, que às vezes não têm nada o que comer. Estão de parabéns a governadora, o prefeito e toda a equipe”, enfatizou.

Além de Passira, o Governo de Pernambuco também inaugurou em 2023, cozinhas comunitária nos municípios de Jatobá, Chã de Alegria, Itapetim, São Vicente Férrer, Catende, Manari, Santa Cruz da Baixa Verde, Mirandiba, Solidão, Tuparetama, Amaraji, Camutanga, Ferreiros, Salgadinho, Sanharó, Saloá, Quipapá, Chã Grande, Carnaíba, Cabo de Santo Agostinho, Lagoa do Ouro, João Alfredo e Brejão.

FEIRA DE BORDADOS — Ainda no município, a chefe do Executivo estadual prestigiou a 35ª edição da tradicional Feira do Bordado Manual de Passira (Febomap). Durante o evento, os visitantes puderam explorar uma variedade de estilos e técnicas de bordado, desde os tradicionais até os mais modernos. Há uma ampla seleção de produtos, incluindo roupas, acessórios, decoração para o lar, cama, mesa, banho e artigos para bebê.

Estiveram presentes acompanhando as agendas o secretário executivo da Casa Civil, Rubens Júnior; o assessor especial da governadora, José Pereira; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, André Teixeira; o presidente do SEBRAE Pernambuco, Murilo Roberto; os deputados estaduais Cléber Chaparral, Eriberto Filho e Aglailson Victor; os prefeitos Zé de Veva (Salgadinho), Danilson Gonzaga (Feira Nova), Josafá Almeida (São Caetano), Janjão (Bom Jardim), Juliana de Chaparral (Casinhas), Biu Abreu (Orobó), Mariana Medeiros (Cumaru); e o presidente da Câmara de Vereadores de Passira, Antônio Luiz.

Imprensa PE

Prefeitura do Recife comemora Dia dos Rios e do Capibaribe com Barqueata


As águas dos principais rios da capital pernambucana ganharam um colorido diferente, nesta sexta-feira (24). A barqueata, promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), marcou o Dia do Rio Capibaribe, celebrado na mesma data do Dia dos Rios. A ação contou com a participação de cerca de 200 barqueiros que percorreram os rios Tejipió, Beberibe e Capibaribe, levando faixas em defesa dos manguezais e das águas do Recife.

As embarcações saíram de diversas localidades e seguiram rumo ao centro da cidade, tendo como ponto de encontro o leito do Rio Capibaribe, entre as pontes da Boa Vista e a Duarte Coelho. Foram 50 minutos de passeio pelas águas do Recife, numa celebração das belezas e um chamado à preservação do meio ambiente. Ao longo do trajeto, as embarcações carregaram diversas mensagens, reforçando o símbolo da campanha do Dia do Rio: “ Recife das águas” e “Viva o Mangue”.

“Hoje é um dia importante para comemorar e celebrar. É preciso defender os rios do Recife, que são grandes riquezas da cidade. O diálogo com o poder público nesse sentido hoje existe e estamos felizes com essa aproximação", disse o pescador Fábio Pereira, da Associação dos Pescadores e Aquicultores (APA),

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Oscar Barreto, relata que esse tipo de ação aproxima o poder público da sociedade e chama a atenção para a comunidade pesqueira do Recife.

"Se a sociedade não participar desta mudança, não há consolidação. O poder público tem que abrir espaço e dialogar com os pescadores e as comunidades ribeirinhas, pois elas é que sofrem os principais efeitos das mudanças climáticas. Hoje, neste ato símbolo de abraçar o rio, demonstramos mais uma vez que a gestão municipal tem olhado com atenção para essas comunidades tradicionais, de grande relevância para nossa economia, cultura e conservação do meio ambiente”, comentou Oscar.

Para André Luiz Cantanhede, Gestor de Articulações Institucionais da SMAS e coordenador do movimento Recapibaribe, o evento valorizou a comunidade ribeirinha. 

“Foi importante porque está sendo quebrado um estigma do abandono que os gestores públicos tinham com a comunidade ribeirinha, seja pescadores, moradores ou marisqueiras. Estamos tentando construir uma política de sustentabilidade hídrica a partir da necessidade desse povo tradicional”, falou. 

A Barqueata contou com o apoio da Associação dos Pescadores de Pesca e Aquicultura da Ilha de Deus; Recapibaribe - Movimento Para Requalificação do Rio Capibaribe; do Catamarã Tour; do Ministério Público do Meio Ambiente de Pernambuco, da Secretaria de Controle Urbano (Secon) e da Emlurb.

Imprensa Recife

Reta final para quitar tributos com até 100% de descontos nos juros e multas em Paulista

Em Paulista, o contribuinte tem até a quinta-feira (30.11) para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (REFIS 2023). A medida permite a quitação de tributos com até 100% de descontos nos juros e multas, de dívidas lançadas até o dia 31/12/2022. Dentre os tributos contemplados no REFIS, estão o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Limpeza Pública e Taxa de Licença para Localização e Funcionamento, entre outros.

É preciso que o contribuinte esteja em dia com o IPTU 2023 para garantir os descontos, que variam conforme a quantidade de parcelas que serão pagas da dívida.

Caso o pagamento seja à vista, o desconto é de 100% nas multas e juros; em 12 vezes, a redução é de 75% nas multas e juros; de 13 a 24 vezes, são 60% de abatimento nas multas e juros; de 25 a 36 vezes, serão 35% de diminuição nas multas e juros; e por fim, caso opte por quitar num prazo entre 37 e 48 parcelas, o contribuinte terá 15% de dedução nas multas e juros.

Para poder solicitar o parcelamento por meio da REFIS, o cidadão deve se dirigir até a Secretaria de Finanças, localizada no Paulista Shopping North Way, loja 08, piso térreo, no Centro de Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No momento da adesão, é preciso estar em mãos com documento de identificação com foto, CPF, além da documentação de posse ou título de propriedade do imóvel. Para mais informações, o contribuinte pode ligar para o (81) 99635-0491 .

Imprensa Paulista PE 

Banda Sinfônica faz concerto dedicado às trilhas do cinema na próxima semana


Agenda cultural das mais aguardadas pelos públicos cativos da Banda Sinfônica do Recife, o cinematográfico concerto, que já virou uma tradição do mês de novembro, será realizado na próxima quarta-feira (29), no Teatro do Parque, com repertório exclusivamente dedicado a trilhas célebres do cinema. A apresentação, gratuita e aberta ao público, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, começa às 20h, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

O programa, preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino, contemplará várias gerações de cinéfilos, indo do romance à tragédia, da ficção científica à animação glacial. Mais uma vez, o concerto contará com audiodescrição e intérprete de libras, democratizando o acesso à comoção da música executada a tantas mãos, talentos e emoções reunidas.

Para começar já disparando a adrenalina da audiência, a Banda abrirá a noite executando a trilha de Indiana Jones, escrita por John Williams. Em seguida embarcará, sem naufrágio, na música tema de Titanic, assinada por James Howard, para depois alçar voo em direção às estrelas da suíte sinfônica Star Trek, de M. Giacchino e A. Courage.

Celebrando as plateias do futuro, o conjunto orquestral apresentará ainda um medley do filme Frozen, com as músicas “Frozen Heart”, “Let It Go”, “Do You to Build a Snowman?”, “For The First Time In Forever” e “Epilogue”, arranjadas por Stephen Bulla; e outro de Super Mario Bros, com arranjo de Takashi Hoshide.

O concerto terminará com as fortes emoções da trilha sonora do filme Missão Impossível, de Lalo Schifrin, com Arranjo de Jay Bocook, num eletrizante final feliz.

Serviço
Temporada 2023 de concertos da Banda Sinfônica do Recife
Data: 29 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação

 Imprensa Recife

Com atrações em diversas áreas, Agrinordeste começana próxima quinta-feira (30)


A agropecuária representa parte significativa do PIB de Pernambuco, que ano passado movimentou mais de R$ 240 bilhões. Além disso, cerca de 375 mil pernambucanos trabalharam no setor em 2022, que também exportou mais de US$ 400 milhões de dólares.

Este é o cenário analisado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe). Diante de tais números, é possível concluir que o desenvolvimento do agro tem contribuído positivamente no resultado dos demais setores da economia, uma vez que, seus produtos fomentam a indústria e abastecem o comércio, gerando emprego e renda para além da porteira.   

Dessa forma, visando potencializar o setor e otimizar as condições de trabalho dos produtores rurais, a Agrinordeste chega a sua 30ª edição, promovendo mais de 120 capacitações ao público.

Com entrada gratuita, pela primeira vez, a feira contempla um fim de semana e acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, das 10h às 21h. São esperados mais de 50 mil visitantes. Para participar, é necessário se inscrever no site agrinordeste.com.br, onde também consta a programação completa.

Entre as capacitações, o já tradicional Seminário sobre a Modernização do Setor Primário terá aproximadamente 90 palestras, que começam às 11h e vão até às 16h45. As apresentações são distribuídas em nove auditórios temáticos sobre Apicultura, Aquicultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Cana-de-Açúcar, Caprinovinocultura, Cooperativismo, Floricultura, Fruticultura, Horticultura, Jardinagem, Políticas Públicas e Turismo Rural, bem como um espaço reservado a abordagem de temas atuais, e outro direcionado para o mercado pet.

De acordo com o presidente da Faepe, Pio Guerra, o seminário enriquece o trabalho do produtor rural. “Não há nenhum evento em Pernambuco ou no Nordeste com tantas palestras, que levem conhecimento de mercado, de políticas públicas, da produtividade de cada setor”, afirmou.

Além disso, Guerra também ressaltou a importância de aproximar a população urbana ao meio rural. “O cidadão urbano precisa ter uma noção mínima do que é produzir no campo e os palestrantes orientam isso. Trazer a realidade rural para a cidade é um dos fatores mais importantes nisso tudo, pois assim se proporciona renda para quem vem do campo e seus produtos”.

Diante disso, a Feira de Produtos do Campo apresenta ao público uma variedade de artigos originados em diversas fazendas de todo o Brasil, que vão desde produtos avícolas e lácteos, passando por hortifrútis, vinhos, mel, plantas ornamentais e medicinais, além de insumos agropecuários.

Na Arena Agrinordeste, o público terá acesso a várias apresentações equestres e oficinas de trabalho.

Outro destaque é o espaço Moda Agro, que destaca os estandes de empresas de confecções, com a realização de desfiles nos quais os expositores apresentarão as principais tendências nos setores de vestuário, calçados e acessórios.

Além disso, seguindo o sucesso de 2022, a Feira Nacional do Pet (Fenapet) será sediada mais uma vez na Agrinordeste, trazendo uma série de serviços e produtos para animais de estimação, fazendo a alegria dos tutores.

Tecnologia

O Senar Pernambuco promove, em seu estande institucional, uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual. Por meio desta ação, os visitantes que passarem pela feira terão a oportunidade de fazer um tour por uma queijaria artesanal e um apiário, além de conhecerem o processo de produção do mel.

Já no primeiro dia da feira, ocorrerão quatro oficinas sobre o Uso de Drones, que iniciam às 14h e vão até às 20h. Nelas, serão demonstradas a aplicabilidade e viabilidade do equipamento no campo, como: georreferenciamento, aplicação seletiva de herbicidas, monitoramento das lavouras, topografia, etc. Além disso, serão abordadas manobras, cuidados aos equipamentos e legislação para operadores.

Culinária

A feira também conta com o festival gastronômico Sabor do Campo, que reúne renomados chefs de cozinha de todo o país, realizando oficinas voltadas para culinária regional, churrasco, doces e confeitaria.

Por sua vez, o 15° Show de Lácteos reúne os melhores produtos da região no Concurso de Queijos e Outros Lácteos.

Já a 10ª Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana) traz tecnologias do setor sucroalcooleiro.

Realização

A Agrinordeste é realizada pela Faepe, com patrocínio do Sebrae, Sistema CNA/Senar, Senar Pernambuco, Banco do Nordeste (BNB), Adepe, Bayer, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SAD) e apoio do Sistema OCB.

Pátio de São Pedro recebe Terça Negra especial, em celebração ao Mês da Consciência Negra

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Pátio de São Pedro recebe, na próxima terça-feira (28), uma edição especial do evento que tinge, com o colorido sagrado das tradições ancestrais de matriz africana, a programação cultural da cidade. A Terça Negra começará às 20h, convidando o Recife a festejar os 30 anos do Manguebeat.

A programação, realizada pelo Movimento Negro Unificado, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será protagonizada por atrações que há décadas fazem da música e da cultura afro caminhos de cidadania e resistência, para não deixar um país inteiro esquecer suas raízes.

Às 20h, 21h e 22h, subirão ao palco da Terça Negra as consagradas bandas Daruê Malungo, Lamento Negro e Pácua e Via Sat, importantes e antigas referências da cultura pernambucana, celebrando as sonoridades que deram origem ao manguebet e as que brotaram naquele estuário musical da década de 1990.

Mais cedo, às 15h, o MNU promoverá, também no Pátio, na sede do Núcleo da Cultura Afro Brasileira, uma roda de conversa sobre a musicalidade afro no Movimento Mangue, com participação dos mestres Meia Noite, Gilmar Bola 8, Mau com U, Pácua, Joab Malungo, Mavilson Oliveira e Maia do Lamento Negro. 

Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Serviço

Terça Negra especial, em celebração aos 30 anos do Movimento Mangue

Dia 28 /11, no Pátio de São Pedro


15h - Debate no Núcleo Afro
20h - Daruê Malungo
21h - Lamento Negro
22h - Pácua e Via Sat

Serviço

Temporada 2023 de concertos da Banda Sinfônica do Recife

Data: 29 de novembro

Horário: 20h

Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)

Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação

Governadora Raquel Lyra vai a Dubai participar de painéis internacionais na COP

A governadora Raquel Lyra estará na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Esta será a primeira vez que ocorrerá um evento co-promovido pela presidência da COP focado em governos estaduais e municipais de todo o mundo, e a chefe do Executivo pernambucano terá a oportunidade de se apresentar na ocasião. A gestora vai integrar a comitiva do governo federal na COP 28, a convite do presidente Lula.

Até o momento, Raquel é a única governadora da região Nordeste convidada para falar no Local Climate Action Summit (LCAS), além de ser uma das poucas lideranças femininas dentro da rede Under2 Coalition - maior rede de governos subnacionais pelo Clima. 

“Essa agenda é importante porque precisamos cada vez mais entrar na rota da economia do futuro. A participação na COP será uma oportunidade única para apresentarmos a potencialidade do nosso Estado, anunciarmos ações e demonstrarmos de que maneira podemos contribuir para o desenvolvimento de boas políticas públicas de clima e crescimento sustentável”, aponta a governadora Raquel Lyra.

Ao todo, a governadora recebeu convites para palestrar em cinco eventos da COP 28, onde abordará temas como o fortalecimento das ações climáticas, investimentos para a preservação da caatinga, energia eólica, entre outros. 

Essa é a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que reúne os representantes dos países signatários do UNFCCC - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. A COP serve para revisar o comprometimento dos países com a Convenção, com o Protocolo de Kyoto e com o Acordo de Paris.

Imprensa PE

A Black Friday e o impacto psicológico do consumismo desenfreado


Neste ano, a Black Friday ocorre no dia 24 de novembro. Reconhecida por suas ofertas irresistíveis e descontos tentadores, a tradicional sexta-feira de ofertas pode representar não apenas uma oportunidade de compra, mas também uma fonte significativa de estresse, conforme alerta o psicólogo Thiago Lacerda, professor do curso de Psicologia da Estácio Recife.

Segundo o especialista, durante a Black Friday e no período que a precede, a pressão social e de marketing são intensas, gerando uma sensação constante de urgência, quase como se o consumidor estivesse perdendo algo crucial ao não participar. "A competição por produtos limitados pode ser esmagadora em vários aspectos, levando a um aumento no estresse e na ansiedade. A gestão financeira também é um grande fator gerador de estresse, pois muitas pessoas se preocupam com gastos excessivos e seu impacto nas finanças pessoais", destaca.

A frustração surge quando as expectativas dos clientes não correspondem à realidade, seja por não encontrarem as ofertas desejadas ou por enfrentarem problemas logísticos. "O consumo excessivo, especialmente em um evento como a Black Friday, pode ter um impacto complicado no bem-estar emocional. Por um lado, a realização de uma compra pode proporcionar satisfação imediata, mas, por outro, frequentemente resulta em sentimento de culpa e arrependimento. A longo prazo, isso pode contribuir para uma saúde mental precária, com aumento nos níveis de ansiedade e estresse", completa o psicólogo.

Alguns sinais a serem observados, de acordo com Lacerda, incluem ansiedade e estresse excessivos, especialmente se concentrados nas promoções e gastos. "O comportamento impulsivo nas compras também é um indicador. Além disso, se alguém começa a se isolar socialmente para se concentrar nas compras ou por vergonha de seu comportamento de consumo, isso também pode ser um sinal de alerta", explica.

Segundo o professor da Estácio, a chave está no equilíbrio. "Planejar e estabelecer um orçamento claro podem ajudar a evitar decisões de gastos impossíveis. É crucial estar ciente das táticas de marketing e resistir à urgência artificial que eles criam. Priorizar a saúde mental é crucial. Atividades relaxantes ou de autocuidado podem ser muito benéficas nesses momentos", indica.

Lacerda também orienta os consumidores a focarem na qualidade das compras, em vez de se deixarem levar pela quantidade de ofertas. "E, é claro, buscar apoio de amigos, familiares ou até mesmo ajuda profissional se o estresse ou a ansiedade se tornarem difíceis de controlar", finaliza.

Iuri Vitor lança single "Coisinha"



O cantor e compositor Luri Vitor se prepara para mais uma explosão musical com o seu novo single “Coisinha”. O artista, que tem apenas 18 anos e é natural de Toritama, vem apostando no funk pop eletrizante e promete levar a vibração única de sua terra natal para o mundo. 

Luri explica que ‘Coisinha” foi composta por ele em parceria com o seu amigo e também cantor Thalles Original, com a produção musical do Studio Gangster, resultando em uma mistura de batidas envolventes, uma letra criativa e a energia autêntica de Toritama.

"Coisinha" já está disponível em todas as plataformas digitais, incluindo Spotify, Apple Music e Deezer. Convidamos todos a explorar a música única de Luri Vitor e a se render à energia contagiante de "Coisinha".

Ouça "Coisinha" agora! - https://keepo.io/lurivitor/


Quem é Luri Vitor?:
Luri Vitor, aos 18 anos, é um verdadeiro orgulho de Toritama, nascido e criado na capital do jeans. Filho de uma cabeleireira e de um costureiro, Luri está em busca de sonhos ilimitados. Como um artista bissexual, ele aspira levar sua cultura, o funk, e a representatividade LGBTQIAP+ para o mundo, inspirado pela incomparável Anitta.

Redes de Luri Vitor:

Instagram: instagram.com/lurivitor
X/Twitter: x.com/lurivit 
TikTok: tiktok.com/lurivitor

Hope & Justice Foundation no combate ao tráfico humano e violência doméstica

Instituição internacional auxilia pessoas de todas as nacionalidades ao redor do mundo, especialmente os brasileiros. Novo Conselho Consultivo tomou posse ontem (21) em Orlando, nos Estados Unidos.

O advogado licenciado nos Estados Unidos Vinícius Bicalho recebeu um convite muito especial da Hope & Justice Foundation e passa a integrar o Conselho Consultivo da instituição, que tem sede em Orlando com atuação internacional. A entidade é uma referência internacional em prevenção e combate ao tráfico humano, contrabando de pessoas, violência doméstica e abuso e exploração sexual infantil.

“A Hope & Justice Foundation realiza um trabalho muito sério com atuação internacional muito próxima ao Consulado do Brasil. No Conselho Consultivo, irei contribuir sobre as questões legais, auxiliando com orientações sobre os impactos jurídicos das decisões, ao lado de profissionais de outras áreas, como educação, finanças e contabilidade, comunicação, saúde e negócios, além de representantes da sociedade civil”, afirma Vinícius Bicalho.

As reuniões acontecem trimestralmente e a instituição tem foco em quatro pilares de atuação. São eles: “Prevenção” com programas de educação e conscientização nas comunidades, “Proteção” com apoio e assistência às vítimas, “Pesquisas” com estudos para proposição de políticas públicas e projetos de leis para prevenção e combate aos crimes hediondos e “Repressão” com apoio às autoridades judiciárias e policiais em ações ostensivas.

A instituição foi fundada em 2020 pela advogada e profissional de relações públicas Anna Alves-Lazaro nos Estados Unidos. Desde então conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar para o auxílio das vítimas. Durante a posse do novo Conselho Consultivo, estiveram presentes na solenidade o Cônsul do Brasil em Orlando, João Lucas Quental, e o representantes da Prefeitura em Orlando.

RioMar Recife com comédia, atrações gratuitas de Natal e experiência gastronômica com valor promocional no final de semana


O final de semana está repleto de atrações no RioMar Recife. Show de comédia no Teatro RioMar, atrações gratuitas de Natal do shopping, programação musical, encontro com personagens, além de preço promocional para quem quer vivenciar uma experiência gastronômica nas alturas. Confira a programação completa.

*Thiago Ventura*
Um dos maiores comediantes de stand-up comedy da atualidade, Thiago Ventura volta ao Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife, nesta sexta-feira, dia 24 de novembro. Com sua personalidade irreverente e destaque no cenário da comédia com o estilo "de quebrada" e por fazer piada com assuntos do dia a dia e vivências da periferia, Thiago Ventura se apresenta em duas sessões: às 19h e às 21h30. Os ingressos custam a partir de R$ 60 e podem ser adquiridos no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br), na bilheteria do teatro e no SuperApp RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. 

*Experiência gastronômica com preço promocional*
O restaurante suspenso NAVE 01 funciona neste final de semana no almoço, sunset e jantar, totalizando cinco subidas por dia. Em clima de Black Friday, há promoção para quem adquirir a subida do almoço (12h e 14h), por R$ 195. Já o sunset custa R$ 265 e o jantar, R$ 245. Os ingressos podem ser adquiridos através do SuperApp RioMar Recife. A experiência dura 1h e dá direito a entrada, prato principal e sobremesa, além do open bar (água, suco, refrigerante, cerveja, espumante, vinhos e whisky). A NAVE 01 fica localizada no estacionamento externo do RioMar Recife. 

*Atrações gratuitas de Natal*
Com o tema “RioMar. Um Natal Além da Imaginação”, o Natal do RioMar Recife conta com muita interação, diversos espaços instagramáveis, programação musical e ação solidária. O empreendimento conta com 20 interações diferentes, todas gratuitas. No cenário principal, na Praça de Eventos L1, há duas grandes árvores, guirlandas aéreas gigantes, escada trenó, túnel mágico, voo das renas, trenó mágico, carrossel das renas, além de vários brinquedos. Para participar gratuitamente das atrações, basta baixar o SuperApp RioMar Recife e agendar o dia e turno da visita. A visita ao Papai Noel tem um espaço especial, também no Piso L1, que conta ainda com local instagramável para os pets, e um trenó cenográfico para fotos. O Presépio fica no Piso L4. Ainda é possível doar brinquedos novos e em bom estado que serão destinados para instituições. A caixa de doações fica localizada ao lado do cenário principal.

*Natal Musical*
Na programação do Natal Musical, na Praça de Alimentação, no Piso L3, o final de semana está recheado de atrações. No sábado (dia 24), o Coro Graças se apresenta às 18h; já o Coro Colégio Adventista do Recife se apresenta às 19h. No domingo (dia 25), a Orquestra Matéria Prima faz apresentação às 18h. Na segunda (dia 27), o Coro Perfeito Louvor se apresenta às 18h.

*Lazer*
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como Clube das Estrelinhas e Oficina de Slime, que contam com atrações para o público de todas as idades. 

*SuperApp*
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento podem ser conferidos no SuperApp RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.

Anderson Correia comemora solicitação atendida sobre Caruaru ser contemplada com quase mil casas populares


O vereador Anderson Correia (PP) comemorou a contemplação de Caruaru com quase mil unidades habitacionais que foram aprovadas no edital do programa Minha Casa, Minha Vida, através do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que é destinado à habitação de interesse social. Essa pauta faz parte de um pedido do parlamentar, que havia solicitado, por meio de um requerimento (nº 2380 de 2023) em seu gabinete, o “Programa Caruaruense de Casa Própria”, com o objetivo de fornecer casas populares para a população baixa renda de Caruaru. 

Diante da informação de que a população que mais precisa de um lar na Capital do Agreste será contemplada com este sonho da casa própria, o edil festejou e ressaltou que este também é um sonho que faz parte do seu mandato, além de enfatizar a importância da articulação do prefeito Rodrigo Pinheiro para essa conquista.

“O nosso mandato é do povo e para o povo. Nós sonhamos junto com a população, principalmente com os mais necessitados. Sabemos que ter um lar, uma casa própria, é o sonho de todo brasileiro, por isso colocamos essa pauta entre as tantas que temos em prol das pessoas que lutam diariamente para poder conquistar a sua. Ver a cidade se enquadrar no programa, é uma consequência das articulações que o prefeito Rodrigo Pinheiro vem mantendo em Brasília, e também, ao nosso requerimento. Estou muito feliz por saber que teremos quase mil lares para as famílias de Caruaru que terão uma vida mais digna. É algo que nos realiza e nos faz ver que estamos no caminho certo na luta por todos”, destacou Anderson.

Santa-cruzense Amanda Ramos conquista título nacional no Miss Plus Size Fashion 2023

No último domingo (19), a modelo santa-cruzense Amanda Ramos conquistou, no Rio de Janeiro, o título nacional do Miss Plus Size Fashion 2023. Ela foi a representante de Pernambuco no concurso de beleza que contou com a participação de 20 candidatas de vários estados.

Amanda Ramos disputou o título na categoria Plus Size Tradicional, ficando à frente das candidatas representantes do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No evento, realizado de 15 à 19 deste mês no Teatro Rival, ela desfilou para os jurados com trajes de banho, traje típico e traje de gala.

A modelo contou com o patrocínio do Moda Center para a disputa da etapa nacional do concurso que, além de destacar a beleza das modelos plus, tem consigo a pauta de combate à gordofobia. Em suas redes sociais, ela destacou a conquista do título.

“A felicidade que sinto não cabe em meu coração. Conquistei mais um título para Santa Cruz e me sinto honrada, feliz, tão privilegiada e abençoada por Deus. Só tenho a agradecer”, disse.


Mostra do Projeto Cultura Viva movimenta COMPAZ Dom Hélder Câmara, no Coque


Apresentar a cultura de forma lúdica e educativa para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Esse foi o principal objetivo do Projeto Cultura Viva. A iniciativa, desenvolvida entre os meses de julho e outubro deste ano, será coroada com uma mostra cultural, que promete movimentar o COMPAZ Dom Hélder Câmara, localizado na comunidade do Coque, área Central do Recife. O evento está marcado para o dia 28 de novembro. Durante a programação, está prevista a exibição das imagens coletadas no período das oficinas, além de depoimentos e vídeos com as apresentações feitas pelas crianças e jovens, no encerramento do projeto. A Mostra será voltada para as crianças e os jovens atendidos pelo Cultura Viva, assim como professores e coordenadores envolvidos na ação.
 
As oficinas tiveram início no mês de julho e funcionaram, no primeiro momento, como uma espécie de colônia de férias para 20 crianças e 20 adolescentes, que são moradores da comunidade e estudantes da rede pública de ensino. As atividades foram desenvolvidas até o mês de outubro, totalizando cerca de 50 encontros. Todas as aulas foram ministradas no próprio COMPAZ Dom Hélder Câmara. Segundo a coordenadora do Projeto Cultura Viva, Alcídia Porciúncula, a escolha do local foi por meio de uma pesquisa in loco, que apontou a carência da comunidade por projetos culturais voltados às crianças e jovens.
 
“A resistência da periferia e o contato com as raízes afro-brasileiras sempre foram o foco do nosso projeto. Temos como valores a nossa principal linguagem que é oportunizar pessoas das comunidades através da dança como o frevo, boi-bumbá, coco, caboclinho, maracatu, percussão, mediação cultural com a leitura e oficinas de circo. E levar esse projeto para a comunidade do Coque foi primordial, pois as crianças e adolescentes estavam muito carentes de intervenções culturais”, afirma Alcídia.
 
Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, os desafios foram inúmeros. O principal deles foi a carência de cultura vivenciada pelas crianças e adolescentes da comunidade. “Enfrentamos sérios desafios, pois, o acesso que as crianças e jovens tinham relacionados a cultura era zero, sem identidade cultural, em uma cidade multicultural. Com isso, o empenho foi generalizado, em todo processo. As crianças se doaram ao aprendizado. Já o corpo docente, os pedagogos, os brincantes entregaram todo seu conhecimento sobre a arte, com amor e zelo, preservando todas essas linguagens. Foi um trabalho lúdico, dinâmico, com o objetivo final alcançado”, comemora.
 
O Projeto Cultura Viva foi idealizado por Alcídia Porciúncula, executado pela Gesttão Criattiva, com recursos do SIC Recife 2021/2022 - FIC, firmado por meio de Termo de Compromisso Cultural no 2023/ano, com a Secretaria de Cultura do Recife.
 
*Serviço*
*Mostra do Projeto Cultura Viva*
*Dia:* 28/11/2023
*Hora:* 17h
*Local:* COMPAZ Dom Hélder Câmara (R. Lourenço de Sá, 140 - Ilha Joana Bezerra, Recife).

“Eles tem medo de nós”: exposição fotográfica revela cotidiano da comunidade do Bode


Com o olhar atento, a fotógrafa Thays Medusa traz o cotidiano de famílias negras da comunidade do Bode, localizada na Zona Sul do Recife, na exposição fotográfica “Eles tem medo de nós”. Em celebração ao mês da Consciência Negra, a estreia está marcada para o dia 25 de novembro, a partir das 18h. O momento contará com o DJ Deliira, que em seu set trará a vivacidade do Pina para o Museu da Abolição.  A entrada é gratuita. 

Serão 31 telas com registros que destacam o protagonismo de pessoas negras, periféricas e trabalhadoras que denotam o ecossistema do bairro do Pina, conhecido pela tradição de pesca de frutos do mar. “Através das minhas fotos quero colocar no centro as mulheres negras, seus filhos, jovens e crianças. Também ressaltar que dentro da comunidade existem várias potências, seja ela profissional, artística ou cultural. Esse projeto vem pra mostrar que é possível, que existe uma energia de transformação que pulsa dentro das favelas”, enfatiza a fotógrafa Thays Medusa, idealizadora do projeto.

Entre as famílias retratadas, está a pedreira Edna, que demonstra gratidão ao ver a sua profissão ser valorizada e levada para um museu. “É um trabalho que fica invisível aos olhos da sociedade e tem que mostrar para todo mundo que somos capazes de fazer tudo o que a gente quiser”, relata. Na abertura da mostra, todas as pessoas retratadas serão levadas para vivenciar o resultado dos registros. “A parte mais importante para mim é ocupar um espaço público como o Museu da Abolição com a arte de pessoas pretas de favela para outras pessoas pretas de favela”, destaca Medusa. A mostra tem a curadoria assinada por Shell Osmo e a mediação ficará por conta de Rebecca França. A exposição segue até o dia 25 de janeiro de 2024.

Além da exposição, o projeto ainda trará dois momentos importantes, sendo uma roda de diálogo na Livroteca Brincante do Pina, em que as pessoas participarão de uma atividade com artistas periféricos da moda com Yuriel Santos, da música com a poeta e rapper Adelaide Santos e com a cineasta favelada Yane Mendes. Já o outro momento será a exibição de um documentário que acompanha toda a realização do projeto. Um material audiovisual inédito que tem exibição prevista para janeiro de 2024, sendo na comunidade do Bode e no Museu da Abolição.

*SERVIÇO*
Exposição fotográfica “Eles tem medo de nós”
Dia: 25/11/2023
Horário: 18h
Local: Museu da AboliçãoEndereço: R. Benfica, 1150 - Madalena, Recife - PE, 50720-001
Entrada gratuita

Lei de autoria de Duque dispensa autenticação de cópia e reconhecimento de firma em documentos juntados por advogados

 

Desde o início dessa semana, a autenticação de cópia e o reconhecimento de firma em documentos exigidos pela Administração Pública do Estado de Pernambuco estão dispensadas. A alteração foi garantida pela Lei 18.377 de autoria do deputado estadual Luciano Duque. O objetivo é desburocratizar e dar celeridade na tramitação de processos.

Com a mudança, fica autorizado que advogados possam autenticar documentos fotocopiados ou digitalizados, sob sua responsabilidade, declarando que estes conferem com os originais. “Além de agilizar os processos administrativos, a nova lei vai reduzir os custos das autenticações de documentos, em especial às pessoas que encontram dificuldades de acesso a este tipo de serviço em suas regiões, como é o caso dos moradores da zona rural”, explicou o deputado. “Já é uma realidade no âmbito judicial e nas Administrações Públicas de diversos estados e agora também em Pernambuco”, completou.

Duque reforça que a alteração não retira a segurança jurídica do processo, ao mesmo tempo em que as partes de boa-fé serão beneficiadas. “Sabemos que a burocracia muitas vezes visa preservar a seguridade. No entanto, a lei prevê a possibilidade de ser impugnada a autenticidade do documento, situação na qual será exigida, preferencialmente, a apresentação do documento original para conferência”.