sábado, 25 de novembro de 2023

Desfile marca encerramento de curso comunitário de corte e costura


A Comunidade do Bode, no Pina, zona sul do Recife, é conhecida por ser o reduto da Nação do Maracatu Porto Rico. E foi na sede do grupo cultural que moradores participaram de aulas gratuitas para aprender a cortar e a costurar. O curso foi idealizado pelo professor universitário Carlos Bravo. 

A psicopedagoga Andréa Miranda estava vestida com um macacão pantacourt, feito por ela e para ela: “Eu não sabia nem pegar em uma máquina de costura. Estou muito satisfeita com esse conhecimento que adquiri. Agora posso ajudar na confecção das roupas do Maracatu e ter uma renda extra. Um projeto assim é exemplo para a nossa comunidade!”.

O curso teve apoio do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), que não somente prestigiou os alunos no desfile de encerramento, mas foi presenteado com uma bermuda e fez questão de desfilar usando o presente. “Esse encontro não é somente sobre costura. É sobre socialização, autoestima e renda. É sobre movimentar a economia do Bode e dar a essas pessoas mais meios de contribuir com a comunidade onde vivem e de ganhar dinheiro”, celebrou o deputado.

Para o mestre do Maracatu, Chacon Viana, ainda há uma grande carência de iniciativas como essa: “Normalmente só se fala do Bode quando se tem uma morte. Essa proposta foi muito boa, porque aqui temos pessoas que querem ter qualidade de vida, fazer o décimo terceiro. Só temos a agradecer! O curso trouxe benefícios para as pessoas que levam a nossa cultura para o Brasil e para o mundo. Essa ação está mostrando que não tem nada perdido! A gente só precisa acreditar!”.

De acordo com os responsáveis, professor Carlos Bravo e deputado Gilmar Júnior, outros cursos serão realizados na Comunidade do Bode e em outros locais, a serem definidos.