quarta-feira, 16 de maio de 2018

Unidade de Saúde de Azeitona oferece teste de filariose

A Unidade de Saúde da Família de Azeitona I e II recebe a equipe da Secretaria de Saúde de Olinda para testes de filariose. A coleta de gota espessa hoje(16) e amanhã (17), na unidade localizada na Rua Belmiro Odilon de Oliveira, 170, no bairro de Peixinhos.

O exame é coletado no horário das 23h até 1h. Caso o resultado seja positivo, a coordenação da filariose entra em contato com o paciente para o início do tratamento. O funcionamento de coleta de exame nos pontos fixos é de segunda a quinta-feira, das 23h à 1h, no Hospital do Tricentenário, Rua Farias Neves Sobrinho, 232, Bairro Novo; e no Serviço de Pronto-Atendimento de Peixinhos, Avenida Antônio da Costa Azevedo, 520, Peixinhos.

Filariose - Doença parasitária transmitida pela picada do mosquito culex (mais conhecido como pernilongo). A filariose se desenvolve quando ocorre o alojamento de parasitas (vermes filarias) no sistema linfático, gerando um inchaço extremo dos membros. O estado do paciente pode se agravar, caso não haja o tratamento correto, evoluindo a filariose linfática, conhecido popularmente como elefantíase, resultando no espessamento da pele, semelhante a uma pata de elefante.

Imprensa Olinda

Simulação de acidente será realizada em Caruaru dentro da programação do Maio Amarelo


Será realizada, nesta quarta-feira (16), às 15h, na Estação Ferroviária, a simulação de um acidente de trânsito envolvendo carro e moto, onde serão acionados o SAMU, a Destra, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

A ação faz parte da programação do “Maio Amarelo”, que este ano traz como tema “Nós Somos o Trânsito” e tem a proposta de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em todo o mundo.

De acordo com dados do SAMU, foram registrados, em 2017, 1.474 acidentes envolvendo carros e motos em Caruaru. Este ano, até abril já foram 601 acidentes, no mesmo período do ano passado foram 409.

Por essa razão, foi produzida toda uma programação que reúne ações educativas de trânsito em ruas e avenidas da cidade, atividades lúdicas com arte-educadores em escolas; mobilização de respeito a vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e palestras em empresas e para a sociedade em geral. A programação teve início no dia 03 de maio e segue até o dia 31.

Imprensa Caruaru

Pais de alunos são voluntários de projeto de incentivo à leitura

A boa e tradicional hora do conto está ganhando o reforço de pais de alunos da Escola Municipal Claudino Leal, em Cidade Tabajara, Olinda. A dona de casa Tárcia Lúcia Lima dos Santos, 32 anos, é uma das pessoas que abraçaram o projeto “Contando História”. Duas vezes por semana dedica parte do tempo à leitura de publicações capazes de aguçar a imaginação e estimular o hábito de leitura da garotada.

Sentadas diante da contadora de história, Ana Beatriz Santos, Isaías Anderson Pereira, ambos de 6 anos, e outras 15 crianças mantêm a máxima atenção. Na voz de Tárcia Lúcia é narrada a fábula da Muidinha, de Jessier Quirino. Ao final de cada contação as crianças relatam suas impressões.

Tárcia tem dois filhos matriculados na unidade de ensino, e para ficar mais próxima deles tornou-se voluntária do projeto. “Matriculei minhas crianças aqui e nunca havia imaginado desenvolver um trabalho voluntário na área da educação. Mas quando eu entro na biblioteca da escola, tudo flui, eu ganho mais do que dou. Também é uma forma de estar vendo como minhas crianças estão se comportando”, declara. 

O pequeno Isaías Pereira, 6 anos, aprova todos os ganhos da ação voluntária da mãe dos seus amiguinhos. “Depois que a tia me conta a história, tenho mais vontade de ler e escrever”, revela o menino. 

Na sociedade tão tecnológica em que vivemos, grande parte das experiências oferecidas às crianças já vem "pronta", e elas acabam desfrutando muito pouco de atividades que exijam iniciativas físicas e cognitivas. "A história mexe com a criança e o adolescente, fomenta a imaginação, trabalha com as emoções. Os ganhos são imensuráveis. Eles se tornarão adultos com mais possibilidades de compreender o mundo e a si mesmos”, explica a gestora da Escola Claudino Leal, Patrícia Coruzo.

Imprensa Olinda


Os sete anos do Centro Pop

Nesta terça-feira (15) o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Caruaru, mais conhecido como Centro Pop, comemorou sete anos de funcionamento. A data foi celebrada com uma programação especial para os usuários e contou com atividades recreativas, ações de saúde e um ato ecumênico. A Prefeitura de Caruaru está à frente da administração do serviço no município, através de Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

As ações aconteceram durante todo o dia, iniciando com um café da manhã especial para usuários e convidados. Foram oferecidos serviços de testagem de HIV, sífilis, hepatite, além de corte de cabelo e vacinação. O encerramento contou com um almoço especial servido para os usuários, seguido do corte do bolo comemorativo e uma celebração ecumênica.

A coordenadora do Centro Pop, Edilene Albuquerque, falou do ganho que o trabalho realizado representa para Caruaru, com praticamente 90% da população de rua atendida pelo serviço. “Nós garantimos a cidadania das pessoas que vivem nas ruas da nossa cidade, em situação de extrema vulnerabilidade, seja com emissão de documentos, já que muitos usuários chegam aqui sem praticamente existir, ou oferecendo serviços de saúde, oficinas profissionalizantes, alimentação, higienização, fazendo o encaminhamento de quem precisa para nossa rede de proteção”, ressaltou.

O ex-usuário do serviço, Francisco Canindé, oriundo do RN, retornou hoje para celebrar a data com os funcionários que o receberam quando ele mais precisou. Há cerca de um mês, Francisco conseguiu um encaminhamento para um emprego em Caruaru, através do Centro, e deixou de morar nas ruas do município. “O Centro Pop significou tudo para mim, que nunca pensei em passar pela situação de ter que morar na rua. Aqui eu vi o amor no olhar das pessoas que fizeram por mim e me ajudaram”, declarou.


Imprensa Caruaru

Sítio Histórico de Olinda ganha novas cores com o projeto Pinte seu Patrimônio

O Sítio Histórico de Olinda vem ganhando novas cores, reforçando ainda mais a importância de sua preservação. O projeto “Pinte seu Patrimônio”, desenvolvido pela Prefeitura da cidade, já proporcionou a revitalização em diversos imóveis, enchendo as ruas de beleza e incentivando os moradores. Desta vez, foi a casa de número 165 da tradicional Rua do Amparo que teve a fachada requalificada, incluindo também revestimentos, portas e janelas. Os interessados podem realizar o cadastro gratuitamente e receber a equipe em seu endereço para promover essa transformação.

A aposentada Alberlita Maria, de 78 anos, foi a contemplada do mês de maio no projeto e se mostrou satisfeita. “Achei a iniciativa fantástica. Não precisei contratar pintores e assim economizei. A minha casa ficou linda e cheia de vida, trouxe um novo visual e mais alegria para toda a minha família”, avaliou. O trabalho conta também com o auxílio de engenheiros, arquitetos e especialistas em patrimônio, sempre focados em manter as características originais. Com a medida, o poder público entra com a mão de obra e o morador com os materiais, estabelecendo uma parceria. Os técnicos acompanham a execução do início ao fim, fornecendo também orientações sobre a devida manutenção.

De acordo com o coordenador do projeto, Antônio Eduardo, a ação consegue ir além da pintura. “Quando somos acionados, uma equipe vai até o imóvel para realizar um diagnóstico estético. Além das tintas, podemos executar toda a recomposição da fachada, como reboco, pisos e revitalização da pedraria existente. O objetivo é de fazer o melhor” explicou. Conforme o técnico, o processo inclui também uma projeção computadorizada, com a aplicação de diversas tonalidades, dentro de seu contexto histórico. “O morador também pode acompanhar a esse processo e escolher de acordo com suas necessidades. A ideia é de promover um verdadeiro resgate”, disse.

Inscrição

Os interessados no projeto “Pinte o seu Patrimônio” podem realizar a inscrição presencialmente na sede da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, localizada na Rua de São Bento, 160, no bairro do Varadouro. Informações também podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3439.1988.


Imprensa Olinda

Lei do embarque e desembarque após as 22h em Caruaru é sancionada

A lei número 6029/2018 que determina o embarque e desembarque de passageiros do transporte público de Caruaru em qualquer local a partir das 22:00 até às 05:00 foi sancionada pela Prefeita Raquel Lyra. A lei é de autoria do vereador Lula Tôrres (PSDB) e já foi publicada no diário oficial do município. 

A partir de agora, os usuários de ônibus devem ser atendidos, ao solicitar parada em qualquer local que seja permitido estacionar, dentro da rota regular da linha, após as 22:00. A lei ainda prevê a colagem de cartazes informativos dentro dos transportes. 

De acordo com o vereador Lula Tôrres, a medida é de extrema importância para garantir mais segurança à vida de quem necessita usar o transporte coletivo nesses horários. “Em conversa com alguns usuários de ônibus, e em observância da rotina de diversas pessoas, notamos a necessidade de elaboração deste projeto de lei. Infelizmente os índices de violência são altos, e a sanção desta lei sem dúvidas trará mais alívio para trabalhadores, estudantes e pessoas que utilizam o transporte público”

Prefeitura de Caruaru divulga chamamento público para projetos na área esportiva

Uma ótima notícia para os esportistas de Caruaru foi publicada no Diário Oficial do município, de nº 544, nesta segunda-feira (14). Trata-se do Edital de Chamamento Público, de nº 02/2018, para projetos na área de esportes voltados para as equipes esportivas da cidade. A publicação é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que, por meio da Gerência de Esportes e Lazer, convoca as organizações da sociedade civil, que atuam no fomento de ações e atividades para o desporto de rendimento e de participação no município, interessadas em firmar parcerias com a Prefeitura Municipal.

As organizações devem se inscrever por meio do Termo de Colaboração vinculado ao presente instrumento convocatório para o ano de 2018. Os eixos de financiamento estabelecidos estão em consonância com a Lei Federal nº 9.615/1998. As parcerias devem ser firmadas, através de projetos elaborados para o segmento esportivo de rendimento, por organizações que fomentem a criação de equipes e a inclusão de atletas em práticas desportivas competitivas regionais, nacionais e internacionais, e também no segmento de esportes de participação, no fomento de projetos sociais que promovam integração, desenvolvimento físico, lazer e saúde dos participantes.

O edital destinará o valor total de R$ 300 mil, para atender as duas linhas de financiamentos assim distribuídos: R$ 150 mil para atender até três projetos esportivos de rendimento, com valor máximo de R$ 50 mil; e R$ 150 mil para atender até três projetos de esporte de participação, com valor máximo de R$ 50 mil. “As organizações precisam estar habilitadas, conforme os requisitos do edital, e elaborarem projetos e planos de trabalho, de acordo com o modelo apresentado, justificando de que forma irá investir o valor que poderão receber para as ações desenvolvidas de agosto à dezembro deste ano. Esse é um compromisso importante da gestão da Prefeita Raquel Lyra, de contribuir para o desenvolvimento do esporte no nosso município”, explicou o secretário da SDSDH, Fernando Silva.

“Caruaru é um celeiro de grandes atletas, de diversas modalidades, e isso vem se confirmando há décadas com os nossos esportistas que conseguiram projeção à nível estadual, regional, nacional e até internacional. Portanto, é importante que tenhamos ao alcance da sociedade civil, mais uma política pública esportiva para um melhor desenvolvimento do esporte, potencializando a prática desportiva, através de projetos sociais organizados e qualificados”, ressaltou o gerente de Esportes e Lazer do município, Roberto Ângelo Coelho.

Os projetos deverão ser apresentados até o dia 13 de junho, na sede da Gerência de Esportes e Lazer de Caruaru, que fica localizada na Rua Armando da Fonte, nº 197, no Bairro Maurício de Nassau, por trás do campo do Central. Na próxima quarta-feira (23), será realizada uma oficina para formulação dos projetos e planos de trabalho com as instituições interessadas em concorrer ao edital, e que estejam aptas para isso. As regras para os participantes podem ser conferidas na publicação do edital, a partir da página quatro. 

Imprensa Caruaru

Mobilização da luta antimanicomial na Orla de Olinda


Em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Secretaria de Saúde de Olinda promove uma mobilização para sensibilizar a sociedade acerca do tema. O evento será realizado em dois pontos: panfletagem no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Eduardo de Morais, no Bairro Novo, das 8h às 9h; e atividades aeróbicas e aferição de pressão e de glicose, das 9h às 10h30, na praça do antigo quartel da Polícia do Exército. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e envolverá a participação das equipes que trabalham nos CAPS-da cidade. A ação ocorre em parceria com a Secretaria Executiva de Esportes de Olinda. A data foi instituída em 1987. A finalidade é viabilizar a reforma psiquiátrica e tratamentos mais humanizados dos pacientes mentais sem que haja exclusão deles no convívio social. 


Imprensa Olinda

Servidores municipais de Caruaru passam por capacitação sobre proteção social

Nesta terça-feira (15), servidores da Prefeitura de Caruaru participaram de uma formação promovida pelo Governo do Estado, no município. O encontro girou em torno do tema: Fundamentos Legais da Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos. A realização ficou por conta da Coordenação de Proteção Especial de Alta Complexidade, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Representantes do Ministério Público se fizeram presentes, assim como membros do COMDICA e do CMAS, além de conselheiros tutelares.

O evento aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, onde estiveram presentes trabalhadores do CRAS, CREAS, Casas de Acolhimento, CAUD, Centro POP e Abordagem Social, além dos servidores das secretarias de Educação e Saúde de Caruaru. Serão dois dias de formação, com a retomada das atividades nesta quarta-feira (16).

Imprensa Caruaru

Programação da Baobá Cine



Entre os dias 23 e 26 de maio será realizada, no Cinema São Luiz, a primeira edição da “Baobácine - Mostra de Filmes Africanos do Recife”, uma realização do Fazendo Milagres Cineclube, em parceria com o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE).

Durante os quatro dias de mostra, serão apresentados filmes, entre curtas, médias e longas, “clássicos” e contemporâneos, produzidos em países do continente africano, possibilitando ao público recifense o acesso a filmes que raramente são exibidos em circuitos comerciais, ou mesmo nos espaços de cinema autoral.

“Ao propor a mostra, pensamos na possibilidade de incentivar uma atividade que pudesse se tornar permanente do calendário de Recife, e que pudesse atingir um público pouco maior, para além de cineclubistas e cinéfilos. A proposta de estar em um cinema como o São Luiz é proporcionar o interesse de pessoas que talvez nem saibam da existência dessas realizações nos países africanos”, explica Ludimilla Carvalho,produtora-executiva da mostra.

Além das sessões, a Baobácine contará com um minicurso sobre a trajetória do cinema africano, sua história, realizadores e obras mais representativas, que será realizado nos dias 24 e 25 e que está com inscrições encerradas. E com a roda de conversa “Presença da mulher negra nos cinemas de África e Diáspora”, aberta ao público, no dia 26, a partir das 14h, no Cinema São Luiz.

Os ingressos para os filmes serão vendidos a R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia entrada. É possível acompanhar outras informações e a programação completa em: www.baobacinemostra.blogspot.com.br

I BAOBÁCINE - MOSTRA DE FILMES AFRICANOS DO RECIFE

PROGRAMAÇÃO | 23 a 26 de Maio de 2018 | CINEMA SÃO LUIZ

FILMES

QUARTA (23)

19h | SESSÃO DE ABERTURA

Félicité
Direção: Alain Gomis
(Senegal, França, Bélgica, Alemanha, Líbano, 2017, 123’)
Félicité é uma mulher orgulhosa e independente que trabalha como cantora em um bar de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. Sempre que ela sobe ao palco, parece deixar todas as preocupações de lado. Mas um dia, seu filho sofre um terrível acidente. Enquanto ele está no hospital, ela tenta desesperadamente conseguir dinheiro para sua operação, e começa uma jornada pelas ruas pobres e pelos bairros ricos da cidade. Um dos clientes do bar, um homem chamado Tabu, se oferece para ajudá-la. Relutante, Félicité aceita.


QUINTA (24)

19h | PIONEIROS DO CINEMA AFRICANO

África sobre o Sena
Direção: Mamadou Sarr e Paulin Vieyra
(Senegal, 1957, 21’)

A África está na África sobre as margens do Sena ou no Quartier Latin? Interrogações "meio-amargas" de uma geração de artistas e estudantes à procura de sua civilização, sua cultura e seu futuro.

O Retorno do Aventureiro
Direção: Moustapha AlassaneDe
(Níger, França, 1966, 34’)

Regresso de uma viagem aos Estados Unidos, um jovem nigeriano oferece aos amigos da sua aldeia adereços de cowboys. A gangue vai perturbar a vida da aldeia e vai transformá-la em cidade de faroeste.

20h | CINEMA AFRICANO COM MULHERES

Contos cruéis de guerra
Direção: Ibea Atondi
(Congo, França, Mauritânia 2002, 51’)

Através da narração de uma volta ao Congo-Brazzaville, seu país natal, Ibea Atondi lança um olhar singular sobre as guerras da África contemporânea. Fascinada com a loucura assassina de Mignon, um miliciano destruído pelo álcool e pela droga, a narradora tenta descobrir os mecanismos que o levaram, ele e seus companheiros, a perder toda a dignidade humana. Para evocar o horror da guerra, não há imagens de violência, mas um trabalho metafórico apoiado pelos depoimentos de vítimas e carrascos.

À espera dos homens (foto abaixo)
Direção: Katy Ndaye
(Senegal, Bélgica, 2007, 52’)

Oualata, uma cidade vermelha na extremidade do deserto do Saara. Neste abrigo, frágil muralha contra a areia, três mulheres praticam pintura tradicional, decoram as paredes da cidade. Em uma sociedade aparentemente dominada pela tradição, religião e homens, essas mulheres se expressam sem reservas. Comentam livremente sobre o relacionamento entre homens e mulheres.


SEXTA (25)

19h | EXPRESSÕES CONTEMPORÂNEAS DO CINEMA AFRICANO

São eles os cães
Direção: Hicham Lasri
(Marrocos, França, 2013, 85’)

Depois de vinte anos na cadeia, um prisioneiro político é solto em meio à Primavera Árabe. Uma equipe de televisão está fazendo uma reportagem sobre os movimentos sociais no Marrocos e decide segui-lo pelo seu passado.

SÁBADO (26)

19h | EXPRESSÕES CONTEMPORÂNEAS DO CINEMA AFRICANO

Wùlu
Direção: Daouda Coulibaly
(Mali, França, Senegal, 2016, 95’)

Ladji tem 20 anos. Ele trabalha duro como um piloto aprendiz em Bamako. Quando uma promoção que ele acredita ser merecida lhe é negada, decide entrar em contato com Driss, um traficante de drogas que lhe deve um favor. Com dois amigos, Ladji mergulha no universo do tráfico de cocaína.

OUTRAS ATIVIDADES

QUINTA e SEXTA (24 e 25)

13h30 | MINICURSO
Para além de Nollywood: experiências contemporâneas do cinema autoral africano

Formação que abordará algumas das temáticas contemporâneas relacionadas ao fazer filmes no continente africano, para além da experiência contemporânea de Nollywood, cinema popular produzido na Nigéria. Inscrições encerradas.

SÁBADO (26)

14h | RODA DE CONVERSA | CINEMA SÃO LUIZ (hall 1º andar) – aberta ao público

Presença da mulher negra nos cinemas de África e Diáspora

A roda de conversa com a participação de Cíntia Lima, Conceição Camarotti, Éthel Oliveira, Iris Regina e Stella Zimmerman e mediação de Janaína Oliveira abordará as possíveis conexões entre os desafios e dilemas enfrentados pelas mulheres negras da diáspora e do continente africano, serão abordados em diálogo com a seleção de filmes exibidos.

Serviço:

Baobácine - Mostra de Filmes Africanos do Recife
Quando: 23 e 26 de maio de 2018
Onde: Cinema São Luiz, Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife/PE
Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 | Minicurso e Roda de conversa: aberto ao público


Caruaru: entregue I Etapa da Feira da Fundac

A primeira etapa reestruturada da Feira da Fundac foi entregue, na tarde dessa terça-feira (15), e faz parte das comemorações alusivas ao aniversário de 161 anos da cidade, celebrado na próxima sexta-feira (18). O evento ocorreu no galpão onde será instalado um camelódromo e contou com as presenças da prefeita Raquel Lyra, do vice-prefeito Rodrigo Pinheiro, do ex vice-governador João Lyra Neto, secretários, vereadores, empresários e comerciantes do local, além de representantes do Grupo Royal Brasil e Tôrres & Nóbrega Imobiliária, proprietário e administradora do empreendimento, respectivamente. 

A obra, que é uma Parceria Público-Privada (PPP), tem projeto da Prefeitura de Caruaru, que fiscaliza o andamento junto com a Associação dos Sulanqueiros, e recursos financeiros da Royal Brasil, proprietária do terreno. Nessa primeira etapa, foram entregues 290 módulos, com 14 bancos cada; iluminação; duas praças de alimentação; camelódromos; três baterias de banheiros; aproximadamente 16 mil metros de ruas pavimentadas e estacionamento para mais de 2 mil veículos. A previsão é que até o final de agosto a obra seja totalmente concluída. 

A iniciativa de melhorias se deu após várias visitas da prefeita, junto ao secretário Extraordinário da Feira, José Pereira, ao local, para onde ambos procuravam uma solução. “No ano passado, a prefeita foi até São Paulo e negociou a parceira com o empresário Marcelo Lima, proprietário da Royal Brasil”, relatou José Pereira. “As negociações duraram cerca de três meses. Em novembro, foi assinado o Termo de Compromisso; em janeiro, foram iniciadas as obras; e estamos, hoje, dia 15 de maio, escrevendo um capítulo importantíssimo na história da Feira de Caruaru”, completou o secretário.

“Quando a gente começou a fazer a obra, junto com Pedro Moura, Lenilson Torres, Pereira e outros envolvidos, muita gente ironizou, dizendo que não era com o dinheiro da Prefeitura”, relembrou a prefeita. “Mas o que nós precisamos é de iniciativa, assim como estamos em parceria com outras empresas que estão fazendo pavimentações e empreendedores privados que investem em Caruaru. Precisamos que eles também deem a sua contrapartida e nos ajudem a fazer a nossa cidade crescer.” 

A prefeita Raquel Lyra ressaltou a força de sua equipe de governo, aliada à população. “Para aqueles que ficam 'botando gosto ruim', dizemos que a nossa aliança é com o povo de Caruaru e é com ele que a gente está fazendo as transformações de que a nossa cidade precisa”, afirmou. “E nós vamos continuar nessa 'pisada', porque aqui não tem gente fraca pra não aguentar pressão. A gente aguenta a pressão, a gente faz as obras acontecerem, na marra, porque muitas vezes a máquina pública sequer está pronta para os investimentos que a cidade precisa fazer, mas a gente faz acontecer", completou.

Ordem de Serviço e EcoBikes


Na ocasião, foi assinada pela prefeita Raquel Lyra a Ordem de Serviço para que a construtora licitada inicie a reforma dos banheiros antigos e a construção de três novas baterias, no Parque 18 de Maio, no valor de R$ 737.886,88. Os banheiros que serão reformados são os localizados na Feira da Brasilit, no Mercado de Farinha, Mercado de Goma e Feira do Troca. Foram, também, apresentadas as Ecobikes: bicicletas que serão conduzidas por catadores de lixo reciclável, cadastrados pela Asproma, que farão coleta no Parque 18 de Maio.

Imprensa Caruaru

Petrolina: River Shopping recebe mutirão gratuito contra o glaucoma

Segunda maior causa de cegueira no mundo, o glaucoma atinge cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil. A doença não apresenta sintomas no início e tem como característica o comprometimento da visão periférica. Sem o tratamento adequado, pode fazer com que o paciente perca totalmente a visão. Para esclarecer a população de Petrolina e região sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença, o River Shopping recebe o I Mutirão do Glaucoma do Instituto de Olhos do Vale do São Francisco (IOVASF).

O evento ocorre no próximo dia 26, a partir das 7h, na sede do IOVASF, localizado no centro de compras. O objetivo da iniciativa é realizar 450 consultas gratuitas de avaliação diagnóstica clínica e complementar para o glaucoma, bem como o atendimento terapêutico clínico (colírios antiglaucomatosos) nos casos em que for necessário. O público-alvo da ação são homens e mulheres acima de 40 anos portadores de glaucoma, com histórico familiar ou suspeita da doença em avaliações prévias. Os interessados podem agendar o atendimento no mutirão pelo telefone (87) 3862.8150.

Saiba mais – Possuem maior risco para o glaucoma a população negra, portadores de diabetes e pessoas com mais de 35 anos. O histórico familiar também contribui para o aparecimento da doença: cerca de 6% das pessoas com glaucoma já tiveram outro caso na família.

Com espírito inovador e empreendedor, o Instituto de Olhos do Vale do São Francisco iniciou suas atividades em 1997, na cidade de Petrolina. É atualmente o mais completo serviço oftalmológico da região.

Matrículas no Projovem de Olinda

A Secretaria de Educação de Olinda está com matrículas abertas para o Projovem Urbano 2018/2019. São 200 vagas destinadas ao público que tem entre 18 e 29 anos e ainda não terminou o Ensino Fundamental. O programa também possibilita ao candidato a oportunidade de se qualificar profissionalmente. Os interessados devem procurar o CAIC de Peixinhos, munidos de Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de residência, cópias do RG e CPF, comprovante de escolaridade e duas fotos 3x4. As matriculas ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 17h. As aulas começam no dia 16 de junho.

Imprensa Olinda

ITEP estimula desenvolvimento tecnológico do polo de confecções

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) assinou, nesta segunda-feira (14), acordo de cooperação técnica com a empresa Audaces para implementação de um novo modelo de negócios voltado ao desenvolvimento tecnológico das lavanderias industriais do Agreste de Pernambuco. O acordo foi firmado com o representante Lucas Dutra Amorim e prevê a realização das atividades em ambiente multiusuário.

Com prazo de 1 ano, o acordo objetiva o compartilhamento do espaço e da infraestrutura do Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda) para teste e validação de um modelo de negócios que fomente a inovação do polo de confecções do Agreste. A parceria também contempla articulação com as empresas locais da área têxtil e a prospecção de negócios no segmento, além da realização de eventos para movimentação do setor. “O acordo abrange elementos de capital físico, humano e intelectual. Nossa proposta é construir um hub de empreendimentos direcionado ao segmento têxtil na região”, afirma o presidente do ITEP, Antonio Vaz.

Imprensa ITEP

Juntas Comerciais querem padronizar processo de abertura de empresas em todo o Brasil

Como forma de buscar melhorias para o ambiente empresarial brasileiro, as Juntas Comerciais estão trabalhando para padronizar em todo o País o sistema de tramitação dos processos de registro comercial, como abertura e fechamento de empresas.

O assunto foi um dos temas discutidos no encontro promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), realizado na sede da Junta Comercial de Pernambuco, no Recife, na terça-feira (16).

Segundo Sâmya Bastos, presidente da Fenaju e presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), a ideia é padronizar as exigências referentes a documentação apresentada, unificando entendimentos entre Juntas Comerciais para que o empresário possa transitar de um estado a outro sem ter divergências de procedimentos.

Ela revelou ainda que também foi bastante discutido a criação de uma Central Nacional de Registro, projeto em parceria com o Governo Federal, que permitirá que o empresário possa fazer, num mesmo procedimento, vários atos de registro entre vários estados diferentes. Assim, um empresário que tenha uma matriz e várias filiais pode fazer vários atos ao mesmo tempo, seguindo o mesmo padrão de coleta de informações e procedimentos. “O lema de cada encontro é sempre buscar a padronização, melhorando cada vez mais o ambiente de negócios”, disse Sâmya.

De acrodo com Sâmia, os trabalhos deverão ser concluídos em curto e médio prazos. “Temos vários grupos de trabalho, o modelo de uniformização de exigências já está sob consulta pública pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI). Sobre a Central Nacional de Registro, já estamos na fase final, que é o levantamento de funcionalidade. Tudo isso será extremamente importante para a simplificação do registro empresarial no país”, disse.

“Hoje, tempo é custo para o empresário. Quando ele abre um negócio ele precisa fazer com que a empresa tenha seu funcionamento. Quanto mais a gente consegue simplificar o processo de registro e a legalização de empresa, estamos diminuindo o prazo para que ele inicie suas atividades o mais rápido possível. Isso, para o empresário, conta muito. Nossa meta é tornar o Brasil mais atrativo para investimentos externos, garantindo sua segurança jurídica e minimizando riscos para as aplicações de investimentos”, finalizou a presidente da Fenaju.

Para Taciana Bravo, presidente da Jucepe, o encontro foi muito proveitoso. “Tivemos a oportunidade de discutir melhorias no registro empresarial, foi possível apresentar os projetos que estão em andamento na Jucepe, como o Jucepe Online, que permitirá que o empresário possa abrir uma empresa, por meio da internet, sem a necessidade de deslocamento à Junta”, frisou Taciana Bravo.


Ascom JUCEPE

"Só tenha os filhos que puder criar"


A cidade de Quaraí, com pouco mais de 23 mil habitantes, a 600 km de Porto Alegre, lançou uma campanha agressiva de planejamento familiar. "Só tenha os filhos que puder criar", diz o texto exposto em outdoors e nas redes sociais.

"Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos!", conclui a peça publicitária, que traz ainda a imagem de um garoto pensativo, com uma expressão triste no rosto.

De acordo com a prefeitura, a campanha teve início em novembro do ano passado, com a intenção de gerar um debate acerca do planejamento familiar. A intenção, segundo a Secretaria de Comunicação Social, foi estimular o uso de preservativos, que são distribuídos gratuitamente à população.

Houve repercussão tanto positiva quanto negativa nas redes sociais. Para a prefeitura, a repercussão negativa ocorre quando a imagem do outdoor é analisada dissociada do conjunto da campanha. As críticas, no entanto, vão além.

"Talvez fosse mais importante mudar, por exemplo, a nossa Lei do Planejamento Familiar. Por essa legislação, uma pessoa que deseje se esterilizar voluntariamente deve esperar até os 25 anos ou ter dois filhos, além de se exigir consentimento do cônjuge", diz a advogada Marianna Chaves, presidente da Comissão de Biodireito e Bioética do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito da Família).

Segundo ela, as pessoas que não desejam ter filhos "encontram muitos problemas" no Brasil: "faltam anticoncepcionais, faltam contraceptivos de emergência e, mais do que tudo, falta autonomia no âmbito dos direitos reprodutivos".

"É muito conveniente para um ente público vir dizer aos cidadãos que só tenham filhos se puderem criar, quando o Estado falha na sua obrigação de oferecer o mínimo existencial às pessoas, incluindo o seu direito à saúde reprodutiva."

A secretária de Saúde de Quaraí, Fabiana Saldanha, diz o objetivo da campanha foi alcançado. “Aqui é uma cidade muito pequena e quase 100% é atendida pelo SUS. Queríamos causar uma provocação nas pessoas porque tudo o que acontece sem planejamento acaba estourando no poder público. E, realmente, a gente conseguiu”, afirma.

"Não se trata de quem tem menos [dinheiro] ter menos filhos, mas de as pessoas pensarem se querem mesmo ter filhos. Porque não existem ex-mães e ex-pais.”

O presidente do Cremers (Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul), Fernando Matos, avaliou como positiva a campanha de Quaraí.

"A campanha não fere nenhum preceito ético. O planejamento familiar é fundamental. Não temos nada contra ela. Por outro lado, é importante discutir se o Estado fornece boa assistência médica, ginecológica, urológica, fornecer métodos anticoncepcionais adequados."

Buzzfeed Brasil - Tatiana Farah

Qual o futuro da Democracia?


Corpos censurados em debate


Pré-candidato do PSol à Presidência está no Recife



Carlos Ruas e a Árvore da Vida


Latuff e o massacre de palestinos


Henfil e o Brasil


PMs morrem atropelados por metrô no Recife

Uma operação policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (15) no Recife. Dois policiais militares morreram atropelados por uma composição do Metrô do Recife e dois outros PMs ficaram feridos. 

O acidente ocorreu por volta das 20h40 na comunidade do Papelão, no bairro de São José, perto da estação Joana Bezerra, quando quatro PMs cruzaram a pé a linha férrea atrás de um grupo encapuzado que estaria para executar um homem e foram atingidos pelo metrô. Todos as vítimas pertenciam ao 16º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (BPM).

No atropelamento, morreram o sargento Enéas Severino de Sena, 42 anos e o sargento Adeildo morreu a caminho do Hospital da Restauração, para onde os feridos foram levados. Os dois feridos estão em situação grave. Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco lamentou o acidente:

A Polícia Militar lamenta profundamente o trágico acontecimento desta terça-feira (15/05) à noite, quando dois policiais do 16º BPM, no estrito cumprimento do dever, acabaram mortos, atropelados por uma composição do metrô na Estação Recife. O fato ocorreu quando o grupo de policiais militares realizava incursões na área férrea na procura de contumazes meliantes que usam do local para o cometimento de crimes como tráfico e assaltos. Outros dois policiais que formavam a equipe continuam recebendo atendimento médico no Hospital da Restauração. Nesse momento difícil, a Corporação pede a compreensão de todos, se comprometendo a, quando tiver informações precisas sobre o caso, repassá-las à sociedade. Agora, fixamos nossas atenções às famílias dos que perderam a vida em defesa da sociedade, bem como, em total apoio aos policiais militares que se encontram feridos.

Com informações da Folha de Pernambuco e do Facebook do radialista Léo Lima

Monarquia pode ser restaurada no Brasil

No que depender da Família Imperial Brasileira (formada por descendentes diretos de Dom Pedro I), o Sistema Monárquico deve ser restaurado no Brasil em 2022, quando a Independência do Brasil completa 200 anos. Além de voltar a ter um governo real, os príncipes também desejam restaurar a Primeira Constituição do Brasil, promulgada em 1824. 

A Família Imperial, liderada pelos príncipes D. Luiz (que seria o novo rei caso a Monarquia voltasse a vigorar) e seu irmão D. Bertrand (ambos na foto ao lado), pretende fazer uma caravana monárquica por todos os estados brasileiros, ou como eles preferem chamar, "uma jornada por todo o território do Império". O primeiro estado que deve receber a caravana é o de Rondônia. 

O objetivo da comitiva é unir a Família Imperial à população para que se pressione o Senado Federal a realizar novo plebiscito (a exemplo do que ocorreu em 1993, que confirmou a República Presidencialista como sistema de governo) a fim de trazer de volta a Monarquia, tendo o parlamentarismo como sistema de governo. 

Constituição de 1824 - A Constituição do Império do Brasil (oficialmente denominada Constituição Política do Império do Brasil) de 1824 foi a primeira constituição brasileira. A carta constitucional foi elaborada por um conselho, a pedido do imperador Dom Pedro I. 

A assembleia constituinte se reuniu em 3 de maio de 1823, quando o imperador Dom Pedro I deixou claro em seu discurso o que esperava dos conselheiros constituintes. Entre os deputados constituintes, 22 eram parte do clero. Uma parte dos constituintes tinha orientação liberal-democrata: queriam uma monarquia que delimitasse os poderes do imperador ao uma figura decorativa.

D. Pedro I, por outro lado, queria manter o controle político e executivo através do veto, iniciando uma desavença entre os constituintes com diferente ponto de vista. D. Pedro I ordenou ao exército a invasão do congresso em 12 de novembro de 1823, prendendo e exilando diversos deputados, esse ato ficou conhecido como "noite da agonia".

Feito isto, reuniu dez cidadãos de sua inteira confiança, pertencentes ao Partido Português, os quais, após algumas discussões a portas fechadas, redigiram a primeira constituição do Brasil no dia 25 de março de 1824.

A constituição de 1824 é, até os dias atuais, a constituição brasileira que teve a vigência mais longa, de 65 anos, tendo seu artigo 3º, o qual estabelecia a forma monárquica hereditária de governo, violado pelo Marechal Deodoro da Fonseca com a proclamação da república no Brasil, em 15 de novembro de 1889. A primeira constituição republicana foi redigida em 1891.

Principais definições da constituição de 1824:

- O governo era uma monarquia unitária e hereditária;
- A existência de quatro poderes: o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Poder Moderador, este acima dos demais poderes, exercido pelo Imperador;
- O Estado adotava o catolicismo apostólico romano como religião oficial. As outras religiões eram permitidas com seus cultos domésticos, sendo proibida a construção de templos com aspecto exterior diferenciado;
- Define quem é considerado cidadão brasileiro;
- As eleições eram censitárias e indiretas;
- Submissão da Igreja ao Estado, inclusive com o direito do Imperador de conceder cargos eclesiásticos na Igreja Católica (padroado);
- Foi uma das primeiras do mundo a incluir em seu texto (artigo 179) um rol de direitos e garantias individuais;
- O Imperador era inimputável (não respondia judicialmente por seus atos).
- Por meio do Poder Moderador o imperador nomeava os membros vitalícios do Conselho de Estado, os presidentes de província, as autoridades eclesiásticas da Igreja Católica Apostólica Romana e os membros do Senado vitalício. Também nomeava e suspendia os magistrados do Poder Judiciário,assim como nomeava e destituía os ministros do Poder Executivo.

Monarquia - O Império do Brasil foi um Estado que existiu durante o século XIX e que compreendia grande parte dos territórios que formam o Brasil e o Uruguai atuais. De uma colônia do Reino de Portugal, o Brasil tornou-se a sede do governo do Império Português em 1808, quando o então príncipe regente de Portugal (que futuramente se tornaria o rei D. João VI) fugiu da invasão do território português pelas tropas de Napoleão Bonaparte e estabeleceu-se com a família real e a corte na cidade do Rio de Janeiro. D. João VI elevaria o Brasil à condição de reino unido com Portugal, sua ex-metrópole. Mais tarde, D. João VI retornou para Portugal, deixando seu herdeiro e filho mais velho, D. Pedro, na condição de Príncipe Regente do Brasil.

D. Pedro I abdicou do trono imperial do Brasil em 7 de abril de 1831 e imediatamente partiu para a Europa para se envolver na Guerra Civil Portuguesa. O sucessor de D. Pedro I era seu filho, D. Pedro II, ainda criança de 5 anos de idade na época da abdicação. Por essa razão, foi instalada uma regência. O período regencial foi marcado por revoltas regionais protagonizadas por grupos revolucionários locais, que defendiam um modelo de estado com maior autonomia às províncias. Esses movimentos foram brutalmente reprimidos pelo corpo da polícia militar do império criada com essa finalidade, ou seja, a de reprimir as revoltas populares. 

Após o fim do período regencial, com a Declaração da Maioridade (1840), a figura e o poder Dom Pedro II se estabeleceram até 1889, depois de após um reinado de 58 anos, por meio de um golpe de estado encabeçado por um grupo de líderes militares, que culminou com a adoção de uma forma republicana de governo.

Da redação com informações da Wikipedia