Podcast Taís Paranhos

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Os sete anos do Centro Pop

Nesta terça-feira (15) o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Caruaru, mais conhecido como Centro Pop, comemorou sete anos de funcionamento. A data foi celebrada com uma programação especial para os usuários e contou com atividades recreativas, ações de saúde e um ato ecumênico. A Prefeitura de Caruaru está à frente da administração do serviço no município, através de Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

As ações aconteceram durante todo o dia, iniciando com um café da manhã especial para usuários e convidados. Foram oferecidos serviços de testagem de HIV, sífilis, hepatite, além de corte de cabelo e vacinação. O encerramento contou com um almoço especial servido para os usuários, seguido do corte do bolo comemorativo e uma celebração ecumênica.

A coordenadora do Centro Pop, Edilene Albuquerque, falou do ganho que o trabalho realizado representa para Caruaru, com praticamente 90% da população de rua atendida pelo serviço. “Nós garantimos a cidadania das pessoas que vivem nas ruas da nossa cidade, em situação de extrema vulnerabilidade, seja com emissão de documentos, já que muitos usuários chegam aqui sem praticamente existir, ou oferecendo serviços de saúde, oficinas profissionalizantes, alimentação, higienização, fazendo o encaminhamento de quem precisa para nossa rede de proteção”, ressaltou.

O ex-usuário do serviço, Francisco Canindé, oriundo do RN, retornou hoje para celebrar a data com os funcionários que o receberam quando ele mais precisou. Há cerca de um mês, Francisco conseguiu um encaminhamento para um emprego em Caruaru, através do Centro, e deixou de morar nas ruas do município. “O Centro Pop significou tudo para mim, que nunca pensei em passar pela situação de ter que morar na rua. Aqui eu vi o amor no olhar das pessoas que fizeram por mim e me ajudaram”, declarou.


Imprensa Caruaru