terça-feira, 3 de outubro de 2023

OAB Caruaru se reúne com representantes da Diretoria Cível e Banco do Brasil


Uma das principais dificuldades que a advocacia de Caruaru e região vem enfrentando atualmente é em relação ao pagamento de alvarás pelo Banco do Brasil, vinculados à Diretoria Cível Regional do Agreste. 

O tema foi pauta de reunião realizada pela OAB Caruaru nesta terça-feira (03) na Diretoria Cível Regional do Agreste, com a presença de integrantes da diretoria e representante do Banco do Brasil. 

O presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, a vice-presidente Lucia Cardozo, os diretores Ranieri Coelho e Deyse Vicente, e a presidente da Comissão Pró-agilização Processual, Nadeje Santos, apresentaram as principais dificuldades enfrentadas pela advocacia da região em relação à expedição e pagamento de alvarás pela unidade financeira. 

Na oportunidade, a representante do Banco do Brasil, a gerente de Segmento Jeinecleyde Cristina Lyra, recebeu todos os problemas relatados pela OAB Caruaru e pela Diretoria Cível. A gerente compreendeu a situação e se dispôs a repassar para a unidade as reivindicações feitas pela a advocacia, a fim de apresentar, ainda neste mês de outubro, soluções que possam ser adotadas e que viabilizem os pagamentos de alvarás. 

Uma das dificuldades constatadas pela OAB Caruaru é que o procedimento realizado pelo Banco do Brasil no tratamento dos alvarás não é prático e funciona com um número insuficiente de funcionários, pois inicialmente os alvarás são enviados a uma central no Rio Grande do Norte para realização de triagem inicial e a partir daí são distribuídos para unidades descentralizadas em todo o país. Ou seja, o alvará expedido em Caruaru pode ser tratado por uma unidade no Sul. Isso torna impossível a comunicação com o Banco do Brasil por parte da OAB ou Diretória Cível em busca de soluções em situações de falhas durante o procedimento de pagamento dos alvarás. 

Na reunião estiveram presentes a juíza coordenadora da Diretoria Cível Regional do Agreste, Ana Roberta, o diretor Executivo da Diretoria Cível, Wilson Paiva, a diretora Tainy Araújo e o chefe da secretaria da 1ª Vara Cível, Felipe Henrique. 

A Diretoria Cível Regional do Agreste fica localizada no Fórum Estadual de Caruaru e é responsável por 21 comarcas. 


CAMPANHA NÃO ADIANTA RECLAMAR, TEM QUE INFORMAR! 

Em tempo, a OAB Caruaru, preocupada com as dificuldades enfrentadas pela advocacia e pela sociedade no acesso à Justiça no âmbito estadual, lançou no dia 1º de agosto de 2023 a campanha “Não adianta reclamar, tem que informar!", com o objetivo de auxiliar o Tribunal de Justiça do Estado na busca de melhorias na prestação jurisdicional ao receber informações da advocacia e da sociedade acerca das dificuldades encontradas na comarca de Caruaru e das 15 cidades que fazem parte da área de atuação da Subseção. As informações recebidas serão entregues ao TJPE para que sejam realizadas melhorias na estrutura do judiciário.

Pré-Campanha de vacinação antirrábica faz trabalho itinerante em Paulista


A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Paulista está realizando um trabalho volante de vacinação antirrábica. O objetivo é descentralizar o serviço para ampliar o número de cães e gatos vacinados. Nesta quinta-feira (05), das 14h às 17h, a atividade será desenvolvida na Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 733-B, em frente à loja Amigos da Ração Pet, no Janga.

Na sexta-feira (06), das 8h30 ao meio-dia, a equipe de vacinadores vai estar, na Rua Fazendinha, 520, na Kaza Aurora, por trás do Hospital Metropolitano Miguel Arraes, em Jaguaribe. 

Já na terça-feira (10.10), também, das 8h30 ao meio-dia, a vacinação ocorrerá na Rua Amaro Carmino de Mendonça (antiga Rua da Macaxeira), 32, em Paratibe.

Imprensa Paulista PE 

Pode faltar água no Grande Recife nesta quarta (4)

Em virtude da necessidade de serviço de manutenção emergencial em um registro instalado em uma adutora de grande porte, pertencente ao Sistema Tapacurá, a Compesa precisará suspender, amanhã (4), o abastecimento de água em algumas localidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Os trabalhos serão iniciados às 11h e se estenderão até às 18h desta quarta-feira. A previsão é de que o abastecimento seja retomado a partir das 19h. 

Para garantir uma melhor performance do sistema, os técnicos irão aproveitar a paralisação para executar de outras manutenções como instalação de válvulas e testes para verificar vazamentos. Para evitar maior impacto no período de execução dos trabalhos, os reservatórios continuarão recebendo água à medida em que os serviços estejam sendo executados e, com isso, tão logo os trabalhos sejam finalizados os registros serão abertos para a retomada gradativa do abastecimento para as áreas afetadas.

As áreas afetadas são :

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Bulhões, Cavaleiro, Centro, Engenho Velho, Floriano, Muribequinha, Pacheco, Santana, Santo Aleixo, Socorro, Sucupira, Vila Rica e Vista Alegre.

RECIFE

Aflitos, Afogados, Alto de Santa Izabel, Alto do Mandu, Apipucos, Areias, Bairro do Recife, Barro, Boa Vista, Paissandu, Bongi, Brasilit, Caçote, Casa Amarela, Casa Forte, Caxangá, Cidade Universitária, Coelhos, Coqueiral, Cordeiro, Derby, Detran, Macaxeira, Dois Irmãos, Encruzilhada, Engenho do Meio, Espinheiro, Estância, Graças, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Iputinga, Jardim São Paulo, Jiquiá, Loteamento Nova Morada, Loteamento Novo Caxangá, Madalena, Mangueira, Monsenhor Fabricio, Monteiro, Mustardinha, Parnamirim, Poço da Panela, Prado, Roda de Fogo, Rosarinho, San Martin, Sancho, Santana, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Sítio São Bráz, Soledade, Tamarineira, Tejipió, Torre, Torrões, UR 07, Várzea, Vasco da Gama e Zumbi.

Imprensa Compesa

BTG Pactual Advisors inaugura escritório no Recife


O BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, anuncia a inauguração da filial do BTG Pactual Advisors em Recife, que vai oferecer assessoria exclusiva para os investidores locais, que desejam gerir ou ampliar seu patrimônio com sofisticação, solidez e confiança. A operação ficará no mais moderno centro empresarial da cidade, o Riomar Trade Center 5, e será liderada por Luis Eduardo Chaves, profissional com 30 anos de experiência em assessoria de investimentos, Wealth Management e Private Banking.

Além do executivo, fazem parte do time os bankers Carolina Andrade, Cristina Araújo, Gimenna Sales, Maddalena Arcuri, Rafael Cintra e Roberta Godoy que terão a missão de oferecer assessoria personalizada de investimentos, aliada ao acesso a um portfólio diversificado de produtos e serviços financeiros do BTG Pactual.

“Queremos estar cada vez mais próximos dos nossos clientes para promover uma experiência de atendimento única e cuidada no detalhe, além de apresentar as melhores soluções para a gestão e ampliação do patrimônio. Tudo isso com a marca do BTG Pactual como um hub de negócios.”, diz Guilherme Pini, head do BTG Pactual Advisors.

“A estratégia de posicionamento do BTG Pactual Advisors em uma das regiões mais importantes para a economia nacional, reforça o nosso compromisso de expansão da nossa oferta de soluções para os clientes do Nordeste, que desejam preservar e aumentar capital”, explica Luis Chaves, team leader e executivo responsável pelo BTG Pactual Advisors em Pernambuco.

Com uma vasta experiência em Gestão Patrimonial em instituições renomadas do mercado, os executivos da operação local proporcionarão aos clientes uma plataforma e assessoria de investimentos completa, com a possibilidade de acesso a fundos exclusivos, carteiras administradas, e às melhores gestoras do mercado, agregando valor ao investidor que busca sofisticar, proteger e diversificar suas aplicações, inclusive com oportunidades de investimentos nos mercados nacional e internacional.

A filial do BTG Pactual Advisors em Recife está localizada na Av. República do Líbano, 256, salas 217 a 222, no bairro de Pina.

 

Sobre o BTG Pactual

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Asset Management, Wealth Management e Banking. O BTG Pactual se consolidou como uma das plataformas de investimentos mais inovadoras do País, com um banco transacional completo para apoiar o momento de vida e a construção da história de seus clientes. Além disso, é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros que apoiam a transição para uma economia mais verde e sustentável. A instituição é reconhecida e premiada internacionalmente, e conta com mais de 6 mil colaboradores no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Luxemburgo.

Corrida dos Morros na Zona Norte do Recife


Em um movimento ambicioso de promover mais do que apenas esporte, Recife se prepara para uma corrida de rua que se propõe a ser um marco de integração e valorização cultural. Agendada para 25 de novembro, a 1ª Corrida dos Morros do Recife visa conectar morros e outras regiões da cidade, celebrando a cultura local, impulsionando a economia e, sobretudo, combatendo desigualdades. Realizada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Esportes (SESP), em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e produção da Agência Prensa, o evento contará com transmissão ao vivo pela Rede Globo Nordeste. O lançamento aconteceu na tarde desta terça-feira (03) na sede da emissora. 
 
O prefeito João Campos enfatizou a importância do projeto: “70% do território da cidade é composto por áreas de morro, e 500 mil habitantes de nossa cidade vivem nesses locais. Quantos eventos esportivos oficiais vocês viram ocorrer nessas áreas de morro? Precisamos garantir o acesso ao esporte e lutar pela equidade. Queremos que mais recifenses reconheçam e valorizem os morros. E, sem dúvidas, o esporte é uma ferramenta poderosa para essa integração”. 

“É extremamente importante ressaltar que, embora Recife esteja no calendário de diversas corridas e maratonas, esta edição é realmente especial. Estamos falando da "Corrida dos Morros". É um evento valioso não apenas pela experiência única, mas também por fomentar e movimentar a economia dos bairros que se localizam nos morros incluídos no percurso da corrida”, disse o secretário de Esporte do Recife, Rodrigo Coutinho. 
 
O percurso desafiador terá início e término no Morro da Conceição, passando pelo Alto da Foice, Alto José Bonifácio, Córrego do Ouro e Córrego do Euclides. Mesmo com distâncias de 2km e 5km, os corredores enfrentarão subidas e descidas intensas, adicionando complexidade à competição. Espera-se a adesão de 1000 corredores. Em um aceno inclusivo, haverá largada exclusiva para PCD e portadores de TEA, com benefício de inscrição, organizadas pelo Instituto do Autismo.
 
A corrida, no entanto, não será o único destaque. Atrações culturais locais marcarão presença, com a CUFA de Pernambuco coordenando apresentações de associações e comunidades, fortalecendo diálogos e fomentando oportunidades. Além do caráter esportivo e cultural, o evento tem uma pegada social marcante. Diretrizes do projeto incluem a contratação de profissionais das comunidades envolvidas, doação de tênis e alimentos na retirada dos kits e oferta de 45 cortesias para membros das comunidades. Todas essas ações serão supervisionadas pela CUFA, organização responsável pelo viés social da iniciativa.

“Os morros da cidade passarão a ser vistos como pontos turísticos. Ao aliar a corrida e o esporte com essa bela paisagem natural, estaremos impulsionando a economia local. Além disso, haverá a distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e doação de tênis para aqueles que desejam ingressar na prática esportiva. E ainda, aqueles que já praticam corrida terão a chance de conquistar bolsas e participar da 'Corrida dos Morros”, pontuou a presidente da CUFA de Pernambuco, Altamiza Melo. 

João Paulo Gomes, coordenador do projeto, destacou a novidade da transmissão: “Estamos acostumados com a São Silvestre e a Volta da Pampulha, mas agora o Recife terá seu momento ao vivo na TV, mostrando histórias inspiradoras e a cultura vibrante da região. Além disso, nossa música terá espaço, e o programa de uma hora será integralmente dedicado ao evento”, finalizou.

Após denúncia, Procon-PE e Ipem-PE notificam posto de combustível por irregularidades


O Procon-PE e o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco ( Ipem-PE), órgãos ligados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizaram nesta terça-feira (03/10), uma fiscalização em um posto de combustível localizado na Zona Sul do Recife. Durante a operação, os fiscais dos órgãos de defesa do consumidor encontraram diversas irregularidades. A Polícia Civil também participou da ação.

Os agentes fiscalizadores do Procon-PE chegaram ao local e identificaram a falta do Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de diversos itens sem precificação, várias bebidas que estavam fora do prazo de validade, entre elas: 08 Sprite Lemon Fresh 510ml; 02 refri indaiá uva 250ml; 10 fanta laranja 250ml; 07 sucos indaiá citrus sabor uva 330ml e 06 sucos de morango MARATINHO 200ml. 

Também foram encontrados itens expostos à venda sem data de fabricação ou validade, sendo eles: 33 aromatizantes de diversas fragrâncias, 03 limpadores de parabrisa antiembaçante 100 ml, e 08 embalagens de fluído de transmissão automotivas e direções hidráulicas de 100ml.  

Já os fiscais do Ipem-PE, na ocasião, verificaram 12 bicos injetores de combustíveis e todos foram reprovados por apresentarem pontos de selagem em desacordo com a portaria e mau funcionamento do predeterminador. O órgão ainda interditou sete bicos injetores por apresentarem vazamento.

De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas, anualmente, pelo Ipem-PE e, durante a inspeção, o equipamento sofre um reparo ou manutenção. A verificação da bomba é feita a partir de uma série de procedimentos como, por exemplo, a inspeção visual, na qual são verificadas as inscrições obrigatórias; funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Após isso, são iniciados ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração de modo a influenciar na quantidade de combustível entregue ao consumidor.

Os produtos com validade vencida e sem identificação de validade foram descartados na presença dos fiscais. O dono do posto de combustíveis vai responder a processo administrativo e poderá ser penalizado com multa, que pode variar de R$ 1.050,00 a R$ 5 milhões de reais.

"É direito do consumidor ter acesso a produtos de qualidade, com informações básicas sobre o produto como: fabricante, validade e preço expostos de forma visível nas embalagens. As fiscalizações do Procon-PE e Ipem-PE a postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais ocorrem de forma rotineira para garantir e assegurar os direitos e a saúde da população" afirmou o Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo.

Consumidores que suspeitarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato pelos seguintes números: Ipem-PE 0800 081 1526 / Procon-PE 0800 282 1512

Imprensa Procon PE

Garanhuns realiza Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em conjunto com a coordenação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud), realiza na próxima quinta-feira (05), no auditório da Aesga, a Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento tem como tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. 

Com o objetivo de discutir o tema central e preparar a comunidade para as importantes discussões e os eixos temáticos que serão abordados pela IV Conferência Municipal, a Sociedade Civil, trabalhadores da área e representantes governamentais podem participar da iniciativa. A IV Conferência acontece nos dias 17 e 18 de outubro em Garanhuns.

Imprensa Garanhuns PE 

Atletas de Paulista se preparam para a Copa do Brasil de Taekwondo


Em Paulista, seis atletas do Projeto Taekwondo para Todos se classificaram nas categorias juvenil, sub-21 e adulto para a Copa do Brasil de Taekwondo, que será realizada entre os dias 13 e 17 de dezembro, em Brasília (DF). A Seletiva aconteceu entre os dias 29/09 e 1º/10, na quadra de esportes da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, no bairro do Janga. 

Com o resultado, os atletas do projeto começam uma nova etapa de preparação para a segunda maior competição da modalidade na busca de uma medalha que concede ao atleta uma bolsa estadual, durante um ano, através de Projeto Bolsa Atleta Pernambuco, no valor de R$ 750 a R$ 1.000.

O Projeto Social Taekwondo para Todos, desenvolvido no Clube Municipal de Paratibe, tem o objetivo de incentivar a prática esportiva em crianças e jovens. A iniciativa funciona como um meio de redução de problemas sociais e educacionais e tem o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude.

Atletas do projeto classificados:

Categoria juvenil até 63 kg - Rebeca Pereira;

Categoria juvenil até 59 kg - Geovana Patrícia;

Categoria Juvenil até 45 kg - Miguel de Lima;

Categoria sub 21 até 58 kg - Fernando José;

Categoria Adulto até 53 kg - Nicole Ximenes;

Categoria Adulto até 74 kg - Itamar Venâncio; 

Professor e Técnico - Eliel Azevedo.

Imprensa Paulista PE 

Oncologista pernambucana participa de congresso em SP

MASTOLOGIA

A oncologista do Santa Joana, Cristiana Tavares, integra o 25° Congresso Brasileiro de Mastologia, que acontece em São Paulo, até dia 07 de outubro, neste mês tão importante que é o Outubro Rosa. "De acordo com o Inca - Instituto Nacional de Câncer, a estimativa para este ano são 704 mil casos novos de câncer no Brasil e este número deve se repetir anualmente, até 2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência", informa a médica. "Participar de congressos como este é de suma importância para atualizações sobre a linha de cuidado da paciente com câncer de mama além de condutas e tratamentos de última geração sobre uma doença muito presente em nossa sociedade", reforça Cristiana.

Proposto por João de Nadegi, título de cidadão pernambucano de Diego Souza é aprovado na Alepe


Proposto pelo deputado estadual João de Nadegi, o título de cidadão pernambucano ao jogador de futebol Diego Souza, ídolo do Sport Recife, que voltou para encerrar a carreira no Leão da Ilha do Retiro, foi aprovado por unanimidade no plenário na Casa Joaquim Nabuco, nesta terça-feira (3). A entrega do título será realizada por João de Nadegi a Diego Souza no próximo dia 18 de outubro, às 18h, na Alepe, com a presença de todos deputados. 

Na justificativa do projeto, João de Nadegi detalha os motivos da proposição. “Diego Souza é e sempre foi um jogador respeitado pelos seus adversários. Ele tornou-se um ‘Embaixador de Pernambuco’ onde quer vá. Aqui, mesmo com toda a rivalidade que existe entre os clubes locais, tornou-se um ídolo de todos. Sua postura em campo e fora dele remontam às melhores tradições pernambucanas de bravura e amor a uma bandeira. Sua garra, sua entrega, seu comprometimento, sua lealdade aos companheiros de batalha e a defesa destemida da nossa terra são marcas de um pernambucano nato”, pontuou.

E o deputado prossegue. “Como ele próprio diz, é um pernambucano de coração; fazendo questão de enaltecer a nossa cultura e o nosso povo nos quatro cantos do Brasil.

Ao se estabelecer na capital pernambucana, o homenageado abraçou as nossas tradições, costumes e valores. Um carioca de registro, mas pernambucano de coração. Isto posto, resta de grande valia acolher de forma efetiva e definitiva, na gloriosa classe de cidadão pernambucano o senhor Diego de Souza Andrade, motivo pelo qual solicito o apoio dos nobres pares para a aprovação do presente Projeto de Resolução”, ressaltou João de Nadegi.

Hospital Regional Jesus Nazareno promove ações gratuitas durante Outubro Rosa


O Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), em Caruaru, realiza uma série de ações em prol da conscientização da prevenção do câncer de mama e também do câncer do colo do útero. A campanha do Outubro Rosa oferecerá exames de ultrassonografia transvaginal, consultas com mastologista, ventosaterapia, palestras, distribuição de kits de beleza, entre outros serviços. O público-alvo é formado por pacientes, acompanhantes e servidoras da unidade.

Para o diretor-geral do HRJN, Dayvid Epifanio, este é um momento importante para incentivar o autocuidado da mulher. “A gente tem uma equipe multiprofissional mobilizada neste mês, que é uma referência no autocuidado, na atenção redobrada, tanto para nossas colaboradoras, quanto para as puérperas e para as acompanhantes. Uma programação extensa, oferecendo uma qualidade melhor da assistência, além de um ambiente melhor para trabalhar", reforçou durante a abertura oficial da programação do Outubro Rosa. 

Temas como “A importância do autocuidado com mulheres do pós-parto”; “Empoderando mulheres na prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo do útero”; “Importância da amamentação na prevenção do câncer de mama” serão discutidos nas palestras e discussões. A programação conta também com parceria da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Política para Mulheres, e de instituições de iniciativa privada.

Para participar dos atendimentos de consultas e exames, as servidoras e acompanhantes devem fazer o agendamento dos serviços no ambulatório do hospital. Já as pacientes são direcionadas pelos próprios atendimentos médicos.

Zé Vaqueiro grava com Matheus Vini; single de pernambucano está entre as 10 mais tocadas no Brasil


O cantor e compositor pernambucano, Matheus Vini, vive o melhor momento de sua carreira. O autor do single "Bom Não, Morena", gravou sua nova música de trabalho com Zé Vaqueiro, no último domingo, em Fortaleza (CE). A faixa faz parte de "Pôr do Zé", nova produção musical de um dos grandes nomes do gênero piseiro, ritmo nordestino que vem conquistando todos os cantos do Brasil. A obra, que soma em todas as plataformas de áudio e vídeo quase 3 milhões de reproduções, se destaca entre as 10 músicas mais usadas no TikTok no Brasil desde o mês de setembro.

No ranking das 10 músicas mais exploradas no Brasil dentro do TikTok, aplicativo mais baixado do mundo pelo terceiro ano consecutivo, a música de Matheus Vini aparece na 8ª oitava posição das mais escolhidas na plataforma e se mantém até hoje. O artista pernambucano, de 22 anos, natural de Caruaru, no agreste, aparece na frente de 'Marrento', de Zé Felipe, em 9º lugar, e 'Melhor Versão', de Gustavo Mioto, que segue na posição 10. 'Toca o Trompete', de Felipe Amorim, ocupou o topo da lista. Já ‘Chico’, de Luísa Sonza, ficou no 6º lugar.

"Essa música vem sendo um divisor de águas na minha história artística, estamos empolgados com a aceitação do público nacional, os números chegam como mais um incentivo para continuarmos no caminho que estamos trilhando. Novas portas estão se abrindo, além dos projetos que estão surgindo", revela Matheus Vini, que costuma levar aos palcos, forró e piseiro. Perguntado sobre as referências de artistas, ele se identifica com João Gomes, Nattanzinho e Zé Vaqueiro.

Lançada no final de agosto, a música 'Bom Não, Morena' que vem ganhando coreografias, tem o objetivo de enaltecer a beleza feminina. A letra é uma composição de Matheus Vini, Lucas Gabriel e Enzo Melo. A expectativa de Matheus é para o lançamento do feat 'Bom Não, Morena' com Zé Vaqueiro com previsão de estreia ainda neste mês; a obra vai integrar o primeiro EP do artista, outras 7 faixas autorais também farão parte do álbum.

*Sobre Matheus Vini:*
Incentivado dentro de casa pelo universo artístico, Matheus Vini, que é natural de Caruaru, no agreste de pernambuco, se interessou pela música através do pai, que é cantor. Mas despertou em 2016, ainda no início do ensino médio. Foi na escola onde cresceu o interesse de cantar profissionalmente. Vini começou cantando com os amigos da turma, nos intervalos das aulas e se envolveu com atividades musicais que o colégio oferecia. Em 2018, quando concluiu o ensino médio, o artista passou a acompanhar o pai em alguns shows, começou a lidar com o público e fazer algumas participações. 

O sonho começou a sair do papel quando os amigos começaram a contratar para festas privadas. Lançou então, "Aquele Amor", primeiro single. Em um desses eventos, Matheus conheceu Marcos Vaqueirama, que se tornou empresário dele e o ajudou a captar eventos de grande porte. A parceria gerou frutos, com o lançamento de CD promocional, "Galega" e "Aquele Amor" foram algumas das músicas do álbum. No período junino, o artista fez 18 apresentações, distribuídas em 18 cidades. 

*Onde encontrar a música:*
Spotify:
https://open.spotify.com/intl-pt/track/2yXRfu7dOiYPZ49ZGzkWoe?si=hlc9Rra8Tq2L3Wlk4INz5w&utm_source=copy-link&utm_medium=copy-link&nd=1&_branch_match_id=1237801771055751112&_branch_referrer=H4sIAAAAAAAAA8soKSkottLXLy7IL8lMq9TLyczL1rcMNUh3sTTLdHJJAgANrzzSIAAAAA%3D%3D

*Youtube:* 
https://youtu.be/Qtp5vcABT5c?si=MF6D8rKhJwjs8Tw0

Comissão de Direitos Humanos da Alepe recebe denúncias graves sobre Casas-abrigo para mulheres vítimas de violência


A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, em conjunto com a Campanha do Levante Contra o Feminicídio, o Transfeminicídio e o Lesbocídio em Pernambuco, recebeu denúncias alarmantes sobre as condições das Casas-abrigo do Estado. As Casas-abrigo são espaços públicos que atuam no recebimento e proteção de mulheres, e seus filhos, vítimas de violência. As instituições devem oferecer, além de estruturas de habitação, assistência social, psicológica e jurídica às vítimas. Em Pernambuco, a Secretaria da Mulher mapeia quatro instalações em funcionamento. Porém, as queixas encaminhadas adiantam que apenas duas dessas estão atendendo, ainda assim, em condições adversas para a promoção de estadias de qualidade.

O cenário de descaso passou a ser conhecido através de uma escuta presencial realizada pela equipe da CCDHPP com uma ex-funcionária da Secretaria da Mulher. A oitiva revelou um panorama de desmonte na pasta, com problemas estruturais e desajustes no que deveria ser o proceder adequado. Vale lembrar, que no final de junho deste ano, a gestão Raquel Lyra iniciou a série de exonerações nas Secretarias pela ex-líder da pasta da Mulher, Regina Célia Barbosa.

Após escuta com a ex-funcionária da Secretaria da Mulher, e o recolhimento das denúncias, a CCDHPP já encaminhou o relatório com as primeiras queixas sobre Petrolina ao CAOP de Defesa da Cidadania do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O encaminhamento já resultou na fiscalização no local e na investigação sobre a situação das crianças envolvidas no episódio de abuso pela promotoria de Petrolina. A comissão também se reuniu com o MPPE junto ao Dr. Westei Conde e a atual Secretária da Mulher para solicitar respostas, as quais não foram concedidas pela titular da pasta, que solicitou mais prazo. Pouco tempo depois, a Comissão recebeu novas denúncias de mulheres abrigadas e ex-abrigadas das Casas. A partir dos relatos, foram produzidos dossiês que estão sendo enviados aos Ministérios da Mulher e dos Direitos Humanos, além de autoridades estaduais. “A nossa atuação já resultou na fiscalização do local da Casa de Petrolina, além da investigação, pela promotoria do município, do episódio de abuso envolvendo crianças. Conforme mais denúncias foram chegando, não só de Petrolina, como também sobre as casas do Cabo e de Salgueiro, tivemos que ampliar a nossa ação”, afirma a presidenta da CCDHPP, a deputada Dani Portela.  

*Maus-tratos e abuso contra crianças -* Através da oitiva realizada pela equipe técnica, a comissão conheceu alguns casos que diziam respeito diretamente às Casas-abrigo. Nas unidades do Grande Recife e de Petrolina, por exemplo, as denúncias trazem ocorrências de abusos e violências. Uma suposta agressão de uma “educadora” a uma criança com Transtorno do Espectro Autista, na unidade de Salgueiro, também está entre os relatos colhidos pela Comissão. Neste caso, após o ocorrido, a mãe, na tentativa de denunciar, alega ter sido silenciada não só pela coordenação da instituição, assim como por pessoas do alto escalão da Secretaria da Mulher, na época, ainda liderada por Regina Célia Barbosa. Apesar das várias testemunhas, a educadora permanece trabalhando no local.

Queixas de instalações físicas mal equipadas, falta de materiais básicos de limpeza, de alimentos, de água adequada para o consumo, remoção irregular de abrigadas e problemas no quadro de profissionais que deveriam atender às vítimas se acumulam. Outras denúncias falam do despreparo da equipe gestora das instituições. Além de não oferecer a alimentação adequada, os profissionais estariam impedindo as abrigadas de sair da casa para comprar alimentos para seus filhos, com o próprio recurso. A dificuldade das mães em conseguir que as crianças consigam acesso ao ensino escolar se junta a lista.

A deputada e presidente da CCDHPP, Dani Portela, repudiou os casos. “Eu, como defensora das políticas de enfrentamento de violência contra mulher, sei da importância que as Casas-abrigo têm para proteção de mulheres vítimas de violência que precisaram se afastar de seus lares. Essas são denúncias graves que muito me entristecem, e externo o meu desejo de que medidas efetivas sejam tomadas em prol da vida das mulheres do nosso estado, pois, é inadmissível que a vida de nós, mulheres, seja tratada com tamanho descaso pela atual gestão, que não executou este ano nem R$1 do orçamento previsto em lei para a prevenção à violência contra a mulher”, reivindicou.

Comissão do Senado aprova relatório de Teresa Leitão sobre PL de retomada de obras paralisadas da Educação


A Comissão de Educação e Cultura aprovou o projeto de lei 4172/ 2023, que institui o Pacto Nacional pela retomada de obras e de serviços de engenharia destinados à educação básica e profissionalizante, à saúde e à cultura. O projeto é da Presidência da República e o relatório na Comissão, favorável à aprovação do PL, foi da senadora Teresa Leitão. 

“Temos mais de três mil escolas com obras paralisadas, então (o pacto previsto no PL) é a retomada dessas obras. É a retomada de obras em hospitais, como também tem uma parte do Ministério da Cultura, que é para que o PAC e a lei Paulo Gustavo também possam ser utilizados para a melhoria dos equipamentos culturais. Então é um projeto amplo, que abrange três ministérios”, esclareceu Teresa Leitão.

A relatora também solicitou que o tema seja votado em regime de urgência no Plenário do Senado. “O nosso parecer é favorável. No da educação tem uma parte também que diz respeito ao FIES. Portanto, são coisas urgentes”. 

Teresa Leitão lembrou que a retomada das obras na área de educação irá beneficiar milhares de crianças, porque muitas das obras paralisadas são em escolas municipais e estaduais, que estão funcionando precariamente. 

“Ainda aprovamos requerimento de minha autoria e de outros senadores para realizarmos audiência para debatermos os avanços no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, destacou.

*FORRÓ*

Outro projeto relatado pela senadora Teresa Leitão na Comissão de Educação e Cultura foi aprovado nesta terça (03). Trata-se do PL 5838/ 2019, de autoria do deputado federal Zé Neto (PT-BA). Com relatório favorável, o projeto reconhece o forró como manifestação cultural.

No relatório, Teresa Leitão enalteceu o ritmo e lembrou de diversos intérpretes que levaram a musicalidade para o mundo: Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Gilberto Gil, Alceu Valença e Elba Ramalho, entre muitos outros. 

“O gênero acaba não apenas encantando estrangeiros, mas também servindo como porta de entrada para uma compreensão mais profunda da diversidade e autenticidade do Brasil. Por tudo que o forró representa, consideramos justo que se reconheça essa joia brasileira como legítima manifestação da cultura nacional” justificou.

Vereador Jorge Quintino pede criação de programa de prevenção ao AVC em Caruaru


O vereador Jorge Quintino, representante do município de Caruaru, dirigiu um apelo ao Prefeito Rodrigo Pinheiro e ao Secretário de Saúde, George Veloso de Melo, solicitando a realização de estudos para a formulação e implementação de um Programa Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O objetivo deste programa é desenvolver ações que orientem e informem a população sobre medidas preventivas para evitar esse grave problema de saúde sério que afeta inúmeras pessoas em nossa comunidade. 

A proposta do Programa Municipal de Prevenção ao AVC é multifacetada, englobando a conscientização sobre os fatores de risco associados ao AVC, a promoção de um estilo de vida saudável e o acesso a informações essenciais para a detecção precoce da doença. Ao trabalhar em estreita colaboração com o governo local, o vereador Quintino espera criar uma rede de apoio à saúde que seja acessível a todos os cidadãos de Caruaru. 

Este apelo visa envolver o governo local e a Secretaria de Saúde no desenvolvimento de políticas de saúde que promovam a conscientização sobre os fatores de risco associados ao AVC, bem como a importância de um estilo de vida saudável. A prevenção, detecção precoce e o acesso a tratamentos adequados são elementos essenciais para combater o AVC. O vereador Quintino está comprometido em colaborar com as autoridades municipais e com a comunidade para garantir que o Programa Municipal de Prevenção ao AVC seja desenvolvido de maneira eficaz e acessível a todos os cidadãos de Caruaru. Ele acredita que essa iniciativa pode salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos residentes da cidade.

Imagens de uma década de sons resgata um período intenso de shows em Pernambuco


Livro da fotógrafa, jornalista e produtora Luciana Ourique reúne mais de 200 fotos de apresentações de bandas no estado entre os anos de 1998 e 2008; Lançamento acontece no dia 7 de outubro, na Torre Malakoff, com atrações musicais e entrada gratuita

Os anos 90 foram importantes demais para a cena cultural pernambucana. O nascimento do Movimento Mangue foi o epicentro da arte que colocou o Recife no radar da mídia nacional e mundial. O mercado da música efervescia. Artistas lançavam seus álbuns, casas de shows foram surgindo, festivais nascendo, proliferando e fortalecendo o amor pela cultura local. A jornalista, fotógrafa e produtora cultural Luciana Ourique viu tudo bem de perto. 

Munida de máquina fotográfica, inúmeras lentes, sagacidade e amor ao ofício, ela eternizou artistas no palco em cada clique. Agora, Ourique compartilha para os amantes da música as melhores fotos produzidas em grandes shows realizados em Pernambuco, entre os anos de 1998 e 2008, no livro "Imagens de uma década de sons". 

A obra será lançada no dia 7 de outubro, às 15h30, em grande evento na Torre Malakoff, no Recife Antigo, com DJ Marcos Toledo e show da banda Dunas do Barato, que traz em seu repertório o vigor do rock brasileiro dos anos 60 e 70, muito tropicalismo Gil, Gal, Caetano, Maria Bethânia, Rita Lee, entre outros. O show terá participações especiais do cantor e compositor Rogerman, da banda Bonsucesso Samba Clube, e Gustavo Da Lua, músico da Nação Zumbi. O acesso ao evento é gratuito através do Sympla.  

Imagens de uma década de sons será composto por mais de 200 fotografias de shows, com breve histórico sobre as principais bandas no palco dos mais variados eventos, que Luciana acompanhou. "Foram mais de 200 shows que acompanhei de perto. Quando surgiu a ideia do livro e comecei a fazer a seleção das fotos, fiquei muito feliz de ver o tanto que vi, registrei e produzir. A obra tem também o papel de resgatar toda essa história. Foi um período de intensa atividade cultural, que serviram como inspiração de novos sons, revelando músicos talentosos e potencializando suas carreiras", destaca Luciana.

A experiência como editora de fotografia na Folha de Pernambuco por 12 anos e professora aperfeiçoaram a sensibilidade criteriosa de uma fotógrafa já conceituada na área. A identidade de seu trabalho já foi impressa tanto no fotojornalismo, em importantes veículos internacionais e nacionais, quanto em ensaios artísticos e dezenas de exposições ao longo da carreira.

Quem folhear as páginas de "Imagens de uma década de sons" vai mergulhar nos mais variados universos sonoros. Das raízes da cultura pernambucana, como Cascabulho, Mestre Ambrósio, Siba e a Fuloresta, passando pelo rock underground do Jupter Maçã, Texticulos de Mary, Subversivos, assim como as consagradas e conhecidas do grande público, Paralamas, Pato Fu, Ratos do Porão, Mutantes, Rappa, Nando Reis e os pilares do Movimento Mangue, Nação Zumbi, Devotos, Mundo Livre S/A e Otto. O lançamento de Imagens de uma década de sons é uma realização pessoal para Luciana. Mas também um marco para a cultura e a produção de shows em Pernambuco.

"Imagens de uma década de sons" não vai se limitar à apresentação da obra. Luciana Ourique lançou o perfil no Instagram (@imagensdeumadecadadesons2023 - confira - https://bit.ly/48ClQ3Z) com informações sobre o livro. O projeto realiza, até o dia do lançamento do livro, uma oficina gratuita de Diretor de Palco para profissionais da área e adolescentes de escolas públicas. As aulas saõ ministradas pelo produtor Johnny D’heni. 

O projeto tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Música, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco.

*DUNAS DO BARATO*

A banda pernambucana Dunas do Barato será a responsável pela animação da noite. Com um som que mistura o rock brasileiro dos anos 60 e 70, ao tropicalismo Gil, Gal, Caetano, Maria Bethânia, Rita Lee, e o rock lisérgico pernambucano das já citadas décadas, a banda faz um som de muito balanço e vai animando as noites pernambucanas. Rogerman e Gustavo Da Lua foram convidados para dar uma canja especial. Antes da banda, o DJ Marcos Toledo dispara nas pick up muito soul, rock e pop.

*Serviço*

*Lançamento do livro Imagens de uma década de sons, de Luciana Ourique*
Quando: sábado, 7 de outubro
Horário: 15h30 às 22h
Local: Torre Malakoff (Praça do Arsenal - Recife Antigo)
Atrações: DJ Marcos Toledo e show da Dunas do Barato, com participações especiais de Rogerman, da Bonsucesso Samba Clube, e Gustavo Da Lua, músico da Nação Zumbi.
Entrada: Gratuito através do Sympla (https://abre.ai/gTNN)
**Confira perfil @imagensdeumadecadadesons2023 e @luourique

Instituto Fecomércio PE realiza Fórum de Debates, em Petrolina, sobre como as tecnologias e a Inteligência Artificial irão reinventar o varejo


No dia 25/10, o Instituto Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae/PE, Cartão do Empresário da Fecomércio, Sindilojas Petrolina e TV Grande Rio, realiza, no Teatro do Sesc, em Petrolina, o Fórum de Debates “Inovação além das lojas físicas – Como as tecnologias e a Inteligência Artificial irão reinventar o varejo”, com palestra, às 18h, do professor emérito da UFPE Silvio Meira, cientista chefe da TDS Company e um dos fundadores do Porto Digital. 

O evento é gratuito e já está com as inscrições abertas no link https://eventos.fecomercio-pe.com.br/2023/forum-de-debates/petrolina

O Fórum de Debates já passou pelas cidades do Cabo de Santo Agostinho, Arcoverde, Garanhuns e, dia 23/10, estará em Caruaru. 

Alívio no bolso: Procon-PE aponta redução de 3,29% na cesta básica


Realizada no período de 25 a 29 de setembro, a pesquisa da cesta básica feita, mensalmente, pelo Procon Pernambuco registrou uma queda de 3,29% em relação à pesquisa de agosto. A cesta básica passou de R$ 655,05 para R$ 633,53, gerando o menor impacto do ano, sob o salário mínimo do consumidor pernambucano, de 47,99%.

Apesar da queda, a pesquisa identificou algumas variações de preços nos produtos da cesta básica que, em algumas situações, ultrapassam 400%. É o caso do papel higiênico com quatro rolos de 30m, que foi encontrado por R$ 1,99, no seu menor preço, e por R$ 9,98, no maior preço, gerando uma diferença de 401,51%. Já nos itens de limpeza também foram encontradas variações significativas como o sabão em pó de 500g que, em um local, foi encontrado por R$ 1,39 e, no outro, por R$ 5,49, configurando uma diferença percentual de 294,96%. 

Nos itens de alimentação a variação entre os preços ultrapassam o percentual de 200% de um local para o outro. Um dos produtos que chamou a atenção foi a salsicha avulsa, que em um local foi o quilo foi encontrada por R$ 5,99 e, em outro, por R$ 19,99, configurando uma diferença de 233,72%.

O quilo da farinha de mandioca torrada também apresentou uma diferença percentual que chamou a atenção, com a variação de 181,69%, podendo ser encontrado por R$ 4,15 num local e, por R$ 11,69, em outro. A cebola, ficou em terceiro lugar no ranking da maior variação de preço, chegando o quilo a custar R$ 2,69 a R$ 6,99, com a diferença percentual de 159,85%.

O Procon-PE pesquisou um total de 27 itens, sendo 19 itens de alimentação, 4 itens de limpeza doméstica e quatro itens de higiene pessoal, abrangendo 24 estabelecimentos localizados na Região Metropolitana do Recife. A pesquisa completa está disponível no site do Procon-PE: www.procon.pe.gov.br.

Imprensa Procon PE

Prefeitura de Igarassu revitaliza Academia das Cidades em Agamenon Magalhães


Um dos bairros mais populosos do município recebe um novo espaço para realizar atividades físicas, após a reforma feita pela gestão da professora Elcione Ramos na Academia das Cidades, com custo estimado de R$87.700,00, numa área de 2.800 m².

Essa intervenção foi feita após uma Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa Ondunorte, visando proporcionar uma vida mais saudável e ativa à comunidade. O projeto da reforma inclui uma nova quadra poliesportiva, pista de cooper revitalizada, melhorias na iluminação, instalação de alambrados nas áreas esportivas, renovação do piso e implementação de um novo serviço de manutenção.

Imprensa Igarassu PE 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Paulista terá início nesta segunda-feira (09)


Com o objetivo de fomentar o conhecimento científico no município, a Prefeitura de Paulista irá promover na segunda-feira (09) e na terça-feira (10.10), um evento em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A iniciativa acontecerá das 9h às 17h, no segundo andar do Paulista North Way Shopping, localizado na rodovia PE-15, KM 16,5, nº 242, no Centro da cidade. Na programação, serão realizadas atividades como mostra de robótica, feira de conhecimento atreladas a atrações culturais e musicais.

Segundo secretário executivo das Regionais, Francisco Jovino da Mota, que coordena o evento, os visitantes poderão conhecer tudo o que o município cria em questão de ciência e tecnologia nas escolas públicas e privadas da cidade, assim como o que os estudantes da indústria fazem em Paulista por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI).

“Estamos trabalhando para transformar Paulista como Capital do Litoral Norte na área científica da região. Vamos ter a apresentação de projetos de robótica realizados pelas escola públicas do município, entre elas as escolas municipais Jaime Bold, Terezinha Camarotti, Manoel Gonçalves, e Professora Alga Marina. Nos dias da feira de ciência e tecnologia, teremos nos intervalos apresentações culturais e musicais. É importante frisar que no dia da abertura a Banda de Metais e Percussão José Firmino da Veiga e a Banda Marcial do Colégio Aquarela se apresentarão para o público presente”, destacou.

Para o superintendente do North Way, Marco Motta, é muito relevante o que a Prefeitura está realizando com a celebração de um evento desse porte na cidade. “Estamos muito entusiasmados por ter a oportunidade de receber um evento como esse em nossas dependências. Desde que nos foi trazida a ideia, a acolhemos e temos orgulho de sediar a edição. Damos os parabéns à Prefeitura de Paulista pela iniciativa e estamos à disposição para apoiar todos os eventos que engrandeçam o município e, sobretudo, que tragam o pertencimento dos paulistenses pela sua cidade”, disse o gestor do shopping.

Dentro da programação também haverá a apresentação dos projetos de ciência e tecnologia de instituições de ensino privado como os colégios Francisco Ferrari e Aquarela, CNA Curso de Idiomas, Educandário Cristo Redentor e da Escola Estadual Escritor José de Alencar.

Ainda na programação da segunda-feira (09), será realizado um evento no Campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Paulista, no bairro de Maranguape I, com a presença de representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Consórcio das Universidades de Pernambuco, entre outras entidades.

Imprensa Paulista PE 

Camará Shopping Celebra Mês das Crianças com Programação Gratuita


Para este mês das crianças, o Camará Shopping preparou uma programação recheada de atrações. Durante todo o mês de outubro, haverá diversas atividades recreativas, incluindo espetáculos, teatro de fantoches, Feirão Geek, pinturinhas e muito mais. A partir desta semana, o shopping já contará com atrações gratuitas para alegrar o público infantil de todas as idades.


A ideia é proporcionar diversão não apenas no Dia das Crianças, mas durante todas as semanas de Outubro. Assim, o Camará Shopping que já se destaca por sua programação fixa direcionada para este público, programou uma série de atividades que prometem não deixar ninguém parado. As atrações se iniciam a partir do dia 7, este sábado, e vão até o dia 28. Confira a programação completa: 

07/10 — Teatro de Fantoches com Mizack 
12/10 — Especial de Dia das Crianças com Patrulha Canina Cover
12 à 15/10 — Power Kon
21/10 — Espetáculo No Bosque com Marsha e o Urso
28/10 — Pinturinhas Artísticas, Show das Wandinha e Concurso de Fantasias 

Para aqueles que desejam participar, os eventos terão entrada gratuita e acontecerão no palco de shows, localizado no piso L3 do Camará Shopping. Os detalhes da programação infantil também ficarão disponíveis no Instagram @camarashopping e no site https://www.camarashopping.com.br/

Restaurante suspenso Nave 01, que desembarca em outubro no RioMar Recife, abre segundo lote de ingressos com novas datas


Depois do sucesso de vendas do primeiro lote, já estão abertas as vendas do segundo lote com novas datas disponíveis para vivenciar uma experiência gastronômica a mais de 20 metros de altura na NAVE 01. O primeiro restaurante suspenso do Nordeste desembarca no RioMar Recife a partir de 7 de outubro proporcionando uma vista privilegiada e uma experiência multissensorial inédita. Os ingressos podem ser adquiridos através do SuperApp RioMar Recife.

A “decolagem” da NAVE 01 acontecerá nos horários do almoço, sunset e jantar. A atração dura 1 hora e dá direito a degustar o menu surpresa assinado por chefs renomados composto por entrada, prato principal e sobremesa, além do open bar (água, suco, refrigerante, cerveja, espumante, vinhos e whisky).

A NAVE 01 ficará localizada no estacionamento externo do RioMar Recife e o acesso se dará pela frente do RioMar Trade Center 1, 2 e 3.

*Como funciona?*
A NAVE 01 possui 24 cadeiras, uma cozinha no centro e é suspensa por um guindaste com alto grau de estabilidade a ponto de a sua subida ser tão suave que os participantes se impressionam. “Os pratos, copos e talheres são colocados na mesa antes mesmo da decolagem que é para os participantes notarem, desde o início, o padrão de segurança e estabilidade que há”, comentou um dos sócios da NAVE 01, Daniel Oliveira. 

Esta é a primeira vez que a NAVE 01 vem ao Recife. No início do ano, a atração esteve na praia de Porto de Galinhas (Ipojuca/PE), aliando a gastronomia com as belezas das piscinas naturais e, no mês de julho, a NAVE 01 foi atração no Rio Grande do Norte. 

*Ingressos*
O valor da experiência, que é de R$ 350, fica em R$ 265 neste segundo lote, com novas datas disponíveis. É possível escolher entre o horário do almoço, no sunset (pôr do sol) ou no jantar. Os ingressos podem ser adquiridos no SuperApp RioMar Recife, aplicativo disponível para download gratuito para iOS e Android. Para comprar, basta ir na aba de eventos e clicar no Nave 01.

*Restrições*
No ato da compra, o cliente poderá informar se tem alguma restrição alimentar, para que seja feita uma adaptação no menu. Confira todas as regras no regulamento disponível na hora da compra do ingresso.

*Serviço:*
NAVE 01
Local: estacionamento externo do RioMar Recife. Acesso pela frente do RioMar Trade Center 1, 2 e 3.
Ingressos: no SuperApp RioMar Recife, na aba de eventos.
Duração da experiência: 1h
Sessões: 5 sessões por dia 
Horários: almoço (12h às 13h e 14h às 15h); sunset (17h às 18h) e jantar (19h às 20h e às 20h40 às 21h40)
Menu surpresa assinado por chefs renomados com entrada, prato principal, sobremesa, além de open bar

Festival Pintando o 7 comemora Semana da Criança e homenageia o ator André Filho


A edição deste ano, que conta com espetáculos, atividades recreativas, contação de histórias e oficinas de arte popular, vai percorrer teatros, bibliotecas e centros culturais na periferia

A 7ª edição do já consagrado Festival Pintando o 7 aporta no Recife, de 9 a 15 de outubro de 2023, para comemorar, com uma vasta programação, a Semana da Criança. Aliás, Semana da Criança - Muito Além do Meu Quintal - é o tema deste ano, que tem curadoria do ator e escritor, Luciano Pontes. O festival também homenageia o ator e diretor teatral, André Filho, falecido recentemente, com a apresentação de dois espetáculos da Cia Fiandeiros de Teatro, da qual era diretor.

O evento vai contar com apresentações de espetáculos, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, na zona sul do Recife e na Rede de Bibliotecas pela Paz, da Prefeitura do Recife, que também recebe uma extensa programação de atividades formativas, que pode ser conferida na Biblioteca Carlos Percol (Compaz Ariano Suassuna), Afrânio Godoy (Compaz Eduardo Campos), Clarice Lispector (Compaz Dom Helder Câmara) e Júlia Santiago (Compaz Miguel Arraes). 

A novidade deste ano é que, pela primeira vez, o Pintando o 7 chega à Ilha de Deus, comunidade periférica, situada entre os bairros do Pina e Imbiribeira, cercada pelos rios Jordão, Tejipió e Pina. Lá, uma comunidade de pescadores habita o local há quase um século e se mantém, sobretudo, através da pesca do sururu, marisco, caranguejo e camarão. “Poder desbravar novos territórios e apresentar a arte e a cultura para crianças em todos os âmbitos sociais e econômicos é uma das principais premissas do festival. Por isso, vamos contar com uma apresentação às margens do rio do Pina, no Marco Zerinho, na Ilha de Deus, com artista Eduardo Filho, conhecido como Palhaço Dud Grud”, avisa Luciano Pontes. 

Na edição deste ano, o festival visa estimular e desenvolver o olhar das crianças e dos adultos na exploração e ampliação de horizontes que estão no seu próprio “quintal”. Segundo Pontes, a edição é uma jornada para que crianças e jovens possam se aventurar e descobrir novas possibilidades. “Essa edição, em especial, é uma forma de homenagear o saudoso diretor, professor e dramaturgo André Filho, que foi um trabalhador incansável do teatro, um mestre na arte de criar, inspirar e ensinar. Como homenagem, dois espetáculos da sua companhia estarão no festival. Foi a forma que achamos de deixar a sua memória viva e pulsante no palco”. 

Além dos espetáculos, que são “Cantigas de Fiar”, “Vento Forte para água e sabão”, e “Palhaçassando”, o festival vai contar com várias atividades artísticas e culturais que incluem oficinas de xilogravura – ministrada pela Recrearte -, manipulação de bonecos – ministrada pelo bonequeiro e palhaço, Fábio Caio -, atividades com música, teatro, contação de histórias e palhaçaria – com apresentações de artistas, da Ilha de Deus, como José Lucas (Palhaço Laranjinha), Edson Correia (Tio Barbadão), Caio Braga (Palhaço Piripaque) e Grupo Percussivo Nação da Ilha.  

Para Edson Fly, integrante da Associação Caranguejo Uçá, na Ilha de Deus, o Pintando o 7 tem tudo a ver com o que está expresso no Estatuto da Criança e do Adolescente. “O direito das crianças serem simplesmente crianças. Então, o festival é a seguridade dessa prática que está no estatuto, pois toda criança tem direito à brincadeira, a educação, ao exercício da sua criatividade, e à construção de sua identidade cultural”.

O Festival Pintando o 7 tem incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, da Secretaria de Cultura e da Prefeitura do Recife. Idealização da Fervo Projetos e realização da Cia Meias Palavras. Parceria com a Rede de Bibliotecas da Paz, COMPAZ, Secretaria de Segurança Cidadã e Ação Comunitária Caranguejo Uçá.


A classificação para as oficinas e para os espetáculos é livre. As atividades artísticas e o espetáculo Palhaçassando são gratuitos. Os ingressos para os espetáculos da Cia Fiandeiros podem ser adquiridos pelo site Guichê Web, com preços populares que variam entre R$ 20 (inteira), R$10 (meia-entrada) e R$5 (valor social). Vale ressaltar que os valores sociais são válidos para beneficiários de programas sociais e artistas com comprovação Sated ou DRT. 


Com o compromisso de promover a inclusão, o Pintando o 7 vai contar com intérprete de libras em todos os espetáculos e oficinas formativas. As inscrições para as atividades artísticas são feitas de forma presencial, nas bibliotecas de cada COMPAZ. Para se inscrever nas oficinas, na Ilha de Deus, é preciso entrar em contato, através do telefone 81- 9.9321-4101 (Teresa Filha). Mais informações pelo site www.fervoprojetos.com ou pelo Instagram: @festivalpintandoo7.



Abaixo, confira a programação:



ESPETÁCULOS:



DIA 12/10/23 (quinta-feira)

Horário: 16h 


Espetáculo: Cantigas de Fiar 

Grupo: Companhia Fiandeiros de Teatro

Local: Teatro Luiz Mendonça

Duração: 40 minutos

Classificação Livre

Ingressos: R$ 20 (inteira), R$10 (meia-entrada) e R$5 (ingresso social) - para beneficiários de programas sociais e artistas com comprovação Sated ou DRT. 

*Espetáculo com intérprete de Libras



DIA 13/10/23 (sexta-feira)

Horário: 16h


Espetáculo: Vento Forte Para Água e Sabão 

Grupo: Companhia Fiandeiros de Teatro

Local: Teatro Luiz Mendonça

Duração: 55 minutos

Classificação Livre

Ingressos: R$ 20 (inteira), R$10 (meia-entrada) e R$5 (ingresso social) - para beneficiários de programas sociais e artistas com comprovação Sated ou DRT. 

*Espetáculo com intérprete de Libras


DIA 14/10/2023 (sábado) 

Horário: 16h30

 

Espetáculo: Palhaçassando

Grupo: Palhaço Dud Grud 

Local: Marco Zerinho (Ilha de Deus) 

Duração: 50 minutos 

Gratuito


*Espetáculo com intérprete de Libras



OFICINAS E ATIVIDADES RECREATIVAS: 

*disponibilidade de vagas: 20 (para cada oficina)

** todas as oficinas, atividades recreativas e contação de histórias são gratuitas

***oficinas com intérprete de Libras






DIA 09/10/23 (segunda-feira)

HORÁRIO: 15h às 16h

Manipulação de Bonecos – com Fábio Caio (PE)

Onde: Biblioteca Afrânio Godoy

COMPAZ Eduardo Campos - Av. Aníbal Benévolo, S/N, Alto Santa Terezinha, Recife - PE 




DIA: 10/10/23 (terça-feira)

HORÁRIO: 10h às 11h/ 15h às 16h


Oficina de Xilogravura- Explorando a Arte e a Tradição (Recrearte – PE)

Onde: Biblioteca Clarice Lispector

COMPAZ Dom Hélder Câmara - Rua Lourenço de Sá, 140, Ilha Joana Bezerra, Recife - PE









DIA: 11/10/23 (quarta-feira)

HORÁRIO: 15h às 17h


Contação de Histórias – com Luciano Pontes (Meias Palavras – PE)

Onde: Biblioteca Júlia Santiago

COMPAZ Miguel Arraes - Av. Caxangá, 653, Caxangá, Recife - PE



DIA: 12/10/23 (quinta-feira)

HORÁRIO: 9h às 10h30


Atividade recreativa de palhaçaria - com o artista Lucas José (Palhaço Laranjinha)

Onde: Caranguejo Uçá - Rua São Geraldo, 96 - Ilha de Deus, Recife/PE  



10h30 ao meio-dia


Atividade recreativa de teatro - com o artista Edson Correia (Tio Barbadão) e Caio Braga (Palhaço Piripaque)

Onde: Caranguejo Uçá - Rua São Geraldo, 96 -Ilha de Deus, Recife/PE  



14h às 15h30  


Atividade recreativa de palhaçaria - com o artista Lucas José (Palhaço Laranjinha)

Onde: Caranguejo Uçá - Rua São Geraldo, 96 - Ilha de Deus, Recife/PE  



15h30 às 17h 


Atividade recreativa de teatro - com o artista Edson Correia (Tio Barbadão) e Caio Braga (Palhaço Piripaque)

Local: Caranguejo Uçá - Rua São Geraldo, 96 - Ilha de Deus, Recife/PE  



DIA: 15/10/23 (domingo)

HORÁRIO: 10h ao meio-dia 


Oficina de música - com o Grupo Percussivo Nação da Ilha 

Local: Caranguejo Uçá - Rua São Geraldo, 96 - Ilha de Deus, Recife/PE  


SENAI Petrolina oferece 200 vagas para quatro cursos gratuitos de qualificação profissional


O SENAI Petrolina está com inscrições para obtenção de 200 bolsas de estudos em quatro cursos à distância de qualificação profissional. As vagas, direcionadas para pessoas de baixa renda que tenham concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental, são para os cursos de Assistente Administrativo, Almoxarife, Assistente de Controle de Qualidade e Assistente de Recursos Humanos.

As inscrições podem ser feitas através do site www.pe.senai.br/editais até o dia 7 de outubro. Também neste link, é possível verificar todos os requisitos para participação no processo seletivo. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição. Com carga horária média de 160h, os cursos têm previsão de início no próximo dia 9 de outubro.

De acordo com a gerente escolar do SENAI Petrolina, Carol Campos, o objetivo principal da oferta das bolsas é qualificar mão de obra para o mercado de trabalho regional. "A proposta é preparar profissionais para atuar em diversas áreas. A depender do curso escolhido, os alunos aprenderão assuntos como programação e controle de recebimento de materiais; execução de rotinas de processos administrativos; e análise e solução dos problemas relacionados à qualidade e execução de serviços nas áreas de RH, finanças, produção, vendas e logística", ressaltou.

Carreira LGBTQIAP+: Ong Arco organiza roda de conversa sobre os desafios e estratégias para enfrentar o preconceito


Na próxima sexta-feira, 06 de outubro, a ONG Arco, localizada em Jaboatão centro, irá realizar em parceria com a Neoenergia uma roda de conversas focada em capacitar jovens da comunidade LGBTQIAP+ para o mercado de trabalho.

Com o objetivo de fomentar discussões sobre a carreira e o mercado de trabalho voltados à comunidade LGBTQIAP+, a ONG Arco, em parceria com a Neoenergia, promove no próximo dia 06 de outubro, uma especial Roda de Conversas com o tema Carreira LGBTQIAP+. O evento ocorrerá às 14h30 na Casa Arco, situada na Rua Sebastião Mendes Cahú, 27, Padre Roma, Jaboatão.

Reconhecendo os desafios e barreiras historicamente enfrentados pela comunidade LGBTQIAP+, este encontro pretende ser um espaço de empoderamento e orientação profissional, destacando temas essenciais como: a potência do LinkedIn, dicas para construir um currículo de destaque e preparação para entrevistas de emprego.

A iniciativa se insere dentro das ações da Semana Internacional de Voluntariado da Neoenergia, demonstrando o comprometimento da empresa em impulsionar a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Esta colaboração reforça o papel proativo das duas organizações em apoiar grupos historicamente marginalizados, buscando sua inclusão efetiva no mercado de trabalho.

Para os interessados em participar, é importante ressaltar que as vagas são limitadas a 20 participantes. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente pelo site da Arco: www.ongarco.org/neoenergia. O evento é gratuito e confere certificado.

"O mercado de trabalho, em sua essência, deve ser um espaço de diversidade, onde todos têm direitos iguais de crescimento e realização profissional. A Arco, desde sua fundação, se dedica a capacitar e empoderar a comunidade LGBTQIAP+, reconhecendo as barreiras históricas que esta enfrenta. Este evento, em parceria com a Neoenergia, reforça nosso compromisso inabalável de garantir que talentos, independentemente de sua identidade ou orientação sexual, encontrem na sociedade o respeito e as oportunidades que merecem. Continuaremos trabalhando incansavelmente para construir um mundo profissional mais justo e inclusivo." – Carlos Santos, Diretor-presidente e de Comunicação da Arco.

SERVIÇO
O que: Roda de Conversas Carreira Profissional LGBTQIAP+
Quando: Sexta-feira, 06 de outubro de 2023, 14h30
Onde: Casa Arco, Rua Sebastião Mendes Cahú, 27, Padre Roma, Jaboatão
Incrições: www.ongarco.org/neoenergia
Gratuito, 20 vagas

Psicóloga do Colégio GGE destaca a importância do sono durante a infância


O sono influencia diretamente no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos pequenos, pois, enquanto a criança dorme, o cérebro processa as informações adquiridas durante o dia e produz as substâncias necessárias para o crescimento corporal. Consequentemente, o sono inadequado impacta no rendimento escolar, já que afeta a capacidade de concentração, resolução de problemas, absorção de conteúdo e criatividade. 

"A criança quando tem as necessidades de sono satisfeitas possui um bom rendimento escolar. Neste sentido, é muito importante que as famílias promovam uma boa qualidade do sono para os pequenos. Uma maneira de fazer isso é proporcionando um quarto silencioso, arejado e organizado para a criança dormir” disse a psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica do Colégio GGE, Fabiana Santos. 

A especialista pontuou, ainda, que as crianças devem dormir, no mínimo, 9 horas por noite. _“Para os pequenos terem uma noite de sono adequada, os pais precisam criar uma rotina de sono. Assim, o organismo da criança irá ser condicionado a dormir no mesmo horário todos os dias. Um banho quente e uma música calma antes de deitar, ajudam a manter o hábito”_, afirmou a psicóloga. 

Confira abaixo mais cinco dicas para ajudar as crianças a dormirem melhor: 

- Durante a noite, os pais devem se atentar à alimentação das crianças, pois comidas pesadas dificultam a digestão, o que pode atrapalhar o sono. 
- O ideal é que os pais limitem o uso de telas à noite, já que o consumo excessivo deixa a mente mais ativa e, consequentemente, retarda o adormecer. 
- Antes de dormir, os pais também devem evitar os alimentos que estimulam as crianças, como chocolates. 
- O recomendado é evitar brincadeiras intensas, pelo menos, duas horas antes de dormir. 
- Além disso, os pais precisam ter cuidado para não ter barulhos e luzes fortes dentro do quarto da criança, pois a movimentação pode atrapalhar o sono.

Projeto Colmeia leva oficinas e serviços gratuitos para Santo Amaro


O Sesc Santo Amaro se prepara para realizar o Projeto Colmeia, iniciativa que reúne serviços gratuitos com foco em saúde e assistência social. A ação ocorrerá das 8h às 16h, com oficinas na Escola Estadual Sizenando Silveira, dia 5 de outubro, e mutirão de serviços na Praça do Campo Santo, próxima sexta-feira (6).

As *oficinas* serão destaque nesta edição do projeto, com foco em temas relacionados a arte, diversidade e cultura de rua. Entre elas, a ação contará com cursos de artesanato, grafite, danças urbanas, beat box e literatura de rimas, além de um bate-papo sobre cidadania LGBT. 

Para quem busca crescer no mercado de trabalho, poderá participar das oficinas voltadas para o incentivo de práticas empreendedoras, com dicas de atendimento e vendas em inglês, marketing digital, fotografia, moda e design de sobrancelhas. A programação também contará com um bate-papo sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH), prevenção contra acidentes domésticos e dicas de cuidado facial. 

Já no dia 6 de outubro, o mutirão de serviços será dividido em quatro polos. No *Polo Cidadania*, a população terá direito a emissão de documentos, incluindo RG e 2° via de certidões de nascimento, casamento, óbito e divórcio, averbações de certidões e registro tardio. Orientações também serão disponibilizadas durante a ação, referentes a técnicas de regularização e formalização de MEI, acesso à rede psicossocial, INSS, assuntos jurídicos, Minha Casa, Minha Vida, além de negociação de dívidas com a Neoenergia.

Seguindo com o *Polo Beleza e Bem-Estar*, serão realizados cortes de cabelo masculinos e femininos, higienização facial, massoterapia, spa de mãos e dicas de maquiagem. No *Polo Saúde*, além de orientação nutricional, física e de IMC, terá vacinação contra COVID-19, tétano, hepatite, gripe, febre amarela, meningite e HPV, aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento psicológico, entre outros. 

As crianças também poderão desfrutar de seu espaço durante a ação, com o *Polo Infantil*, que terá oficina de desenho livre, jogos educativos, espaço com brinquedos, cantinho de leitura e contação de histórias.

Todas as atividades são gratuitas. Para emissão de documentos e 2° via, é necessário comparecer com as versões mais antigas, caso não possua, portar um documento original com foto. 

*Oficinas (05/10):*

8h às 12h - Marketing digital, cidadania LGBT, empreendedorismo, APH e prevenção de acidentes domésticos. 

10h às 12 - Cidadania LGBT, fotografia e moda.

13h à 17:00 - Danças urbanas, grafite, beat box, literatura de rimas, design de sobrancelhas, artesanatos - filtro dos sonhos, inglês através da música e autocuidado facial.

*Serviços (06/10):*

*Polo Cidadania:* Emissão de RG (SDS), 2° via de certidões: Nascimento, óbito, casamento e divórcio, averbação de óbito, divórcio e registro tardio (Balcão de Direitos), Orientações (INSS), Orientações Jurídicas (Uninassau), Orientações técnicas de regularização e formalização de MEI (SEBRAE), orientações sobre acesso a rede psicossocial (Uninassau), orientações sobre Minha Casa, Minha Vida (Sesc Jovem), negociação de dívidas e orientações (Neoenergia).

*Polo Beleza e Bem-Estar:* Corte de cabelo feminino e masculino e higienização facial (Senac), Massoterapia, design de sobrancelhas (Grau Técnico), spa, limpeza de mãos e pele (Nemawashi), limpeza de pele e maquiagem (Mary Kay).

*Polo Saúde:* Vacinação contra Covid-19, tétano, hepatite, gripe, febre amarela, meningite e HPV (Distrito Sanitário I), aferição de pressão e glicemia (Senac), saúde bucal, orientação e distribuição de kits, testagem rápida de IST’s, orientação de IMC, arboviroses e distribuição de hipoclorito (Distrito Sanitário I), orientações sobre hepatites virais e testagem de hepatites B e C (Naphe), saúde mental e orientação nutricional (Uninassau), atendimento psicológico (AASC).

*Polo Infantil:* Contação de histórias e oficina de desenho livre (Uninassau), ação educativa (Compesa), contação de histórias e espaço brincar.

Serviço - *Projeto Colmeia - Santo Amaro*
Data: 5 de outubro (das 8h às 17h) e 6 de outubro (das 8h às 16h)
Local: Dia 5, na Escola Estadual Sizenando Silveira (Av. Jornalista Mário Melo, S/N - Santo Amaro, Recife-PE) e dia 6, no Sesc Santo Amaro (Praça do Campo Santo, s/n°, Santo Amaro - Recife - PE)
Entrada: Gratuita
Informações: (81) 3216-1713

Sudene participa de seminário sobre desenvolvimento regional frente aos desafios impostos ao Brasil


Brasília (DF) – “É preciso fazer avançar, mais uma vez, o desenvolvimento econômico e social que crie cidadania e reduza as desigualdades do Nordeste, como aconteceu lá atrás nos outros governos Lula e tem a chance de acontecer agora novamente”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, no seminário _Desenvolvimento Regional no Brasil: Desafios e Possibilidades para uma Agenda de Inovação e Sustentabilidade Ambiental_, realizado nesta terça—feira (3). Promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o evento fez uma reflexão sobre os novos desafios impostos ao país. 

Para Danilo Cabral, o novo projeto nacional de desenvolvimento do Brasil, deve ser baseado na reconstrução de políticas públicas, com a inserção da política de desenvolvimento regional. “O Brasil perdeu, no processo histórico, a capacidade de formulação, de pensar, especialmente nos últimos quatro anos. Agora, temos a oportunidade de juntar esforços e atuar de forma integrada para reduzir desigualdades, respeitando as diferenças regionais”, frisou.

O ministro Waldez Góes, do MIDR, destacou a consolidação da relação entre os atores da agenda de desenvolvimento regional, de forma a atuar de forma sinérgica para reduzir as distorções do país. “Vou reforçar citações do Lula: o compromisso com a democracia, o entendimento das fortes mudanças em relação ao ambiente climático, com impactos sérios no país, e o combate às desigualdades, que é um compromisso que deve ser transversal a todas as políticas públicas”, disse. 

A inovação e a sustentabilidade, como destacou o superintendente Danilo Cabral, fazem parte do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) como eixos transversais. Este é o principal instrumento de planejamento da Sudene para fortalecer o desenvolvimento da área de atuação da autarquia – nove estados do Nordeste e o norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Ele reúne estratégias e projetos que buscam fortalecer as vocações econômicas da nossa região, além de superar, de forma inovadora e ambientalmente sustentável, os desafios que ainda persistem neste território.

Do ponto de vista territorial, o PRDNE destaca 52 áreas estratégicas, localizadas no entorno das cidades-polo, consideradas centros de atração de investimentos para a indução do desenvolvimento no interior da Região. “A ideia é descentralizar as políticas públicas, interiorizar o desenvolvimento para reduzirmos as desigualdades”, explica Danilo Cabral. Ele ressalta que as chamadas cidades intermediárias também são contempladas no Plano. “Esse instrumento será encaminhado para análise do Congresso Nacional e será uma oportunidade para ampliarmos as discussões em torno do PRDNE, com maior contribuição da sociedade”, completou. 

Durante o seminário, foi lançado o livro Desenvolvimento Regional no Brasil – Políticas, estratégias e perspectivas. Também participaram do evento a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional, Adriana Melo, do MIDR; a presidente do Ipea, Luciana Servo; o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; o gerente de Fomento às Estratégias Ambiental, Social e Governança, Rogério Araújo, da ABDI; além de representantes da Sudam, da Sudeco e do Banco da Amazônia.

Imprensa Sudene

ONG Giral Costura a Cidadania em Glória do Goitá


Com informações da jornalista Rosa Maria:

NESTA SEXTA-FEIRA (DIA 6), ÀS 14H, A DEPUTADA ESTADUAL, GLEIDE ÂNGELO; A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DO GOITÁ, ADRIANA PAES; O PRESIDENTE DO CONSELHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE GLÓRIA, GILSON AMARAL E A JORNALISTA ROSE MARIA PARTICIPAM DO DESFILE DE MODA QUE MARCARÁ A CONCLUSÃO DO CURSO DE CORTE E COSTURA REALIZADO PELA ONG GIRAL.

A IDEA FOI DO PROFESSOR DE MODA, JHONNE CLAIBSON DE MOURA PARA FECHAR O CICLO DE APRENDIZAGEM DE 38 MULHERES DA REGIÃO DA MATA NORTE DE PERNAMBUCO. AS ALUNAS MODELARAM E COSTURARAM AS ROUPAS DOS CONVIDADOS. O DESFILE ACONTECERÁ NO AUDITÓRIO SEDE DA GIRAL, EM GLÓRIA DO GOITÁ.

O CURSO DE CORTE, COSTURA E MODELAGEM DA GIRAL ACONTECE HÁ TRÊS ANOS E TEM TRANSFORMADO VIDAS DE MORADORAS DOS MUNICÍPIOS DE GLÓRIA DO GOITÁ, LAGOA DE ITAENGA, FEIRA NOVA, POMBOS E DEMAIS CIDADES DA MATA NORTE. A MAIORIA DAS ALUNAS SÃO AGRICULTORAS OU FILHAS DE AGRICULTORES, QUE BUSCAM UMA PROFISSÃO E A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA. DEPOIS DA FORMATURA DAS TURMAS BÁSICA E AVANÇADA, JÁ NA PRÓXIMA SEMANA COMECA O MÓDULO DE EMPREENDEDORISMO SOMENTE PARA QUEM ESCOLHEU ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO COMO COSTUREIRA.

AS ALUNAS TAMBÉM TERÃO AULA DE CAMPO, QUANDO VÃO CONHECER DE PERTO O PROCESSO DE ESCOLHA E COMPRA DE TECIDOS E AVIAMENTOS NAS CIDADES ONDE MORAM. SEGUNDO O PROFESSOR DO CURSO, JHONNE CLAIBSON O OBJETIVO É APRESENTAR AS FUTURAS EMPREENDEDORAS AO COMÉRCIO LOCAL – PRINCIPALMENTE EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, UM DOS MUNICÍPIOS COM MAIOR OFERTAS DE LOJAS COM PRODUTOS PARA COSTUREIRAS. “AO MESMO TEMPO, AJUDAMOS A INTEGRÁ-LAS A OPORTUNIDADES DE CONQUISTAREM CLIENTES E ASSIM ALCANÇAR A TÃO SONHADAS INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA PARA A PRÓPRIA FAMÍLIA”, DESTACA.