terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Tatiana Barros lança trilogia de livros na Livraria do Jardim

Tatiana Barroso, escritora recifense, lançará sua trilogia "Meu Seriado Britânico" na Livraria do Jardim, localizada na Manoel Borba, 292 no bairro da Boa Vista, às 15h30, no sábado (2). O evento tem entrada gratuita e programação exclusiva. Os livros estarão disponíveis individualmente por R$59,90 e em box com os três volumes por R$179.

A trilogia transporta os leitores para o mundo dos seriados de comédia romântica britânicos. Os livros contam a história de Camila Oliveira, uma brasileira que viaja para a Inglaterra, onde começará a realizar seu sonho de ser protagonista em uma série. Além disso, ela conhecerá vários lugares e pessoas, inclusive uma boyband  que está lutando pelo sucesso. Em meio a tantas emoções, ela irá se envolver em várias confusões, dramas e romance.

 

"Camila é uma protagonista recifense que sai do conforto de casa para se aventurar na terra da rainha, acho que ela pode ser a inspiração para muitas garotas e garotos que estão começando a pensar na vida profissional. A trilogia também é baseada numa fanfic da One Direction, então para aqueles que curtiram a época de ouro da boyband, pode ser um mergulho em nostalgia. Foi muito gratificante e divertido escrever sobre uma jovem saindo da adolescência e encarando os desafios e emoções que é viver do outro lado do oceano, espero que os leitores acolham e se divirtam com os personagens do Meu Seriado Britânico tanto quanto eu, mal vejo a hora de encontrar alguns deles.", compartilhou Tatiana Barroso. O lançamento é uma celebração com a presença da autora para autografar exemplares, sessão de perguntas e respostas, além de surpresas especiais para os fãs.

Os livros também estão disponíveis em ebook pela plataforma Amazon e para outros locais do Brasil pelo site oficial da autora. Os interessados podem saber mais pelas redes sociais da autora e da Livraria do Jardim

Sobre a Trilogia “Meu Seriado Britânico”

Camila Oliveira sempre sonhou em ser protagonista de uma série. Esse desejo começa a se tornar realidade quando a brasileira embarca rumo à Inglaterra para morar com a sua prima Eduarda. Em poucos dias, a garota conhece novos lugares e empolgantes amizades, mais especificamente um grupo de amigos que sonha em fazer da The Recondition uma boyband de sucesso. Em meio aos estudos, festas, viagens e shows, Camila vê a sua vida se transformar em uma montanha-russa de emoções e acontecimentos envolvendo muita confusão, drama e romance. Você está preparado para acompanhar as aventuras dessa brasileira na Terra da Rainha?

Sobre a autora

Tati nasceu no Recife, é formada em Publicidade e adora livros e filmes de romance clichê. Morou alguns meses em Londres, onde fez amizades incríveis, visitou vários lugares, foi em mais festas e shows do que previsto e juntou histórias - e coragem - para adaptar sua fanfic, inspirada na banda One Direction, para esse livro.

Mais informações:

https://www.instagram.com/tatibbooks/
www.tatibbooks.com




Capitais do Sul recebem workshop gratuito sobre negócios, imigração e investimentos nos EUA


Empresários, médicos, engenheiros, profissionais da saúde e da tecnologia e demais empreendedores do Sul do Brasil que estejam cogitando ampliar o horizonte de suas carreiras ou negócios terão a oportunidade de conhecer as possibilidades de viver o sonho americano durante o workshop gratuito Be International, que será realizado nas capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, nos dias 5, 7 e 9 de março, respectivamente. A programação contempla quatro palestras com especialistas em imigração, investimentos em imóveis, internacionalização empresarial e planejamento tributário.

De acordo com o advogado licenciado nos Estados Unidos, Vinícius Bicalho, o intuito do evento é fornecer conteúdo de qualidade para o público. “Vamos trocar ideias e experiências sobre internacionalização de negócios e imigração para os Estados Unidos. Teremos a participação de especialistas como a Carol Sousa, líder no setor financeiro e contábil, o Felipe Winston, mentor de mais de 200 empresas no Brasil e EUA, e a Rosana Almeida, corretora especialista em propriedades internacionais. Será um grande encontro”, comenta.

O workshop Be International tem vagas limitadas e as inscrições devem ser realizadas gratuitamente pela plataforma Sympla. “Será um momento de muito conhecimento e possibilidade de networking de alto nível com conexões geradas a partir do nosso evento”, acredita Renato Oliveira, diretor de negócios da Be International.

Durante as palestras, os especialistas irão compartilhar suas experiências com o público, que poderá tirar dúvidas sobre os temas abordados: Estratégias de Internacionalização de Negócios, Investimentos Imobiliários nos EUA, Abertura de Empresas e Tributação nos EUA, Imigração e Vistos para os EUA. O evento tem o patrocínio da Win8, Florida Connexion, Finance & Accounting e da Bicalho Consultoria Legal.

Para outras informações e inscrições, acesse https://beinternational.com.br/
 
CURITIBA
DATA: 05/03/2024 (terça-feira), às 19h30
LOCAL: Quality Hotel - Avenida Dom Pedro II, 740 - Batel
INSCRIÇÕES: https://beinternational.com.br/evento-curitiba/

FLORIANÓPOLIS

DATA: 07/03/2024 (quinta-feira), às 19h30
LOCAL: LK Design Hotel - Rua Bocaiuva, 1755
INSCRIÇÕES: https://beinternational.com.br/evento-florianopolis/

PORTO ALEGRE
DATA: 09/03/2024 (sábado), às 9h30
LOCAL: Hotel Laghetto Viverone Moinhos - Rua Dr. Vale, 579, Moinhos de Ventos
INSCRIÇÕES: https://beinternational.com.br/evento-porto-alegre/

CSim abre inscrições para cursos de urgência pediátrica e clínica médica


Médicos recém-formados e estudantes de medicina que estão no internato de todas as faculdades do Brasil podem se inscrever para novas turmas de treinamentos do Centro de Simulação CSim - FPS. As vagas são para os treinamentos Urgências em Pediatria e Urgências em Clínica Médica, que serão ministrados utilizando a estratégia de simulação.

O Csim, filiado ao Centro de Simulação Realística Albert Einstein, faz uso de manequins de alta fidelidade, na forma de bebês, crianças e adolescentes e adultos, que demonstram sinais clínicos semelhantes às reações humanas. A vantagem é treinar em um ambiente seguro de aprendizagem, equipado também com toda aparelhagem existente em um hospital, sem risco para o paciente.

Os treinamentos serão realizados em março, com carga horária de 20 horas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/cursoscsimmar24

Direção da CBTU não publiciza visita de órgãos externos ao Metrô do Recife que é obrigação


O Metrô do Recife receberá hoje (26), amanhã (27) e quarta-feira (28) de abril a visita de vários órgãos externos: BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Governo de Pernambuco, TCU (Tribunal de Contas da União) e TCE (Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco), na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), representante dos trabalhadores do Metrô, e a imprensa pernambucana, que têm coberto os problemas diários do transporte, não foram convidados.

Essa visita segue o padrão de governança de Raquel Lyra, caracterizado pela falta de transparência e pela tomada de decisões sem consulta às partes envolvidas. O Sindmetro-PE teve conhecimento da visita dos órgãos externos na última sexta-feira, por meios não oficiais. O presidente Luiz Soares expressou sua preocupação, afirmando que a participação da categoria através de seu representante legal, a executiva do SINDMETRO-PE, é de suma importância diante dos estudos realizados pelo BNDES.

Apesar do acompanhamento diário da imprensa pernambucana sobre a situação do Metrô do Recife, a visita não foi divulgada, evidenciando a falta de transparência da CBTU. O Sindmetro-PE já organizou paralisações, greves e audiências públicas na Câmara de Vereadores do Recife, no Senado Federal e no Congresso Nacional para destacar o sucateamento do Metrô.

Em uma mensagem direta à Governadora Raquel Lyra, Luiz Soares afirmou: "Na administração pública, não se privatizam assuntos de interesse público".

Recentemente, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se encontrou com o ministro da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa (PT), porém, o tema do encontro foi mantido em segredo. É preocupante que assuntos públicos de Pernambuco sejam tratados em sigilo.

É responsabilidade do gestor público garantir transparência. Os recursos são públicos e devem ser divulgados à imprensa, que tem sido fundamental na denúncia do sucateamento do Metrô. Será que a privatização do Metrô foi discutida? Não aceitaremos segredos nesse processo. Tratar assuntos de interesse público em sigilo é um crime na administração pública, e a população de Pernambuco não deve ser surpreendida sem conhecimento dos fatos. Além disso, quais outros projetos estruturadores para Pernambuco estão sendo tratados em segredo? O Metrô do Recife, o Arco Metropolitano, a Adutora do Agreste, as obras do PAC, todas essas ações públicas devem ser conhecidas pelo público.

Na administração pública, não se privatizam assuntos de interesse público!

Conheça a catarata de índice, doença rara que acomete míopes



Existem algumas cataratas mais conhecidas, como senil, congênitas, traumáticas, entre outras. No entanto, há também uma rara, a de índice, que acomete pessoas com miopia. O oftalmologista Alexandre Ventura, diretor do Instituto de Olhos Fernando Ventura, realizou uma cirurgia para correção do problema nesta semana e explicou o motivo do surgimento desta doença.

“A paciente em questão tem um pouco mais de 40 anos de idade e o grau começou a aumentar demais, fazendo com que ela tivesse dificuldade mesmo usando os óculos. Ela já havia sido operada de miopia a laser há 10 anos, tinha uma boa visão e começou a ter um ‘embaçamento’. Identificamos a presença da catarata de índice, comum em pacientes míopes. Nesse tipo da doença há uma mudança de grau muito abrupta e existe necessidade de tratamento”, explicou Alexandre Ventura.

OUTROS TIPOS DE CATARATA

Além da rara catarata de índice, Alexandre Ventura destaca as existências das congênitas, das traumáticas e da senil. De acordo com o oftalmologista, a senil é inevitável e todas as pessoas terão em algum momento. Já casos dos outros tipos, com o avanço da medicina preventiva, estão diminuindo com o passar dos anos.

“A mais comum é a senil, quando acontece acima dos 60 anos. Todo mundo vai ter e, quem tiver, pode comemorar, pois conseguiu viver até essa idade (risos). É inevitável o problema. As outras são traumática, congênita, infantil e induzida por drogas”, disse Alexandre Ventura.

Segundo o médico, o avanço da vacinação em massa evitou que as cataratas congênitas evoluíssem ainda mais. Alexandre Ventura explica que o problema na saúde ocular era passado da mãe para o feto, mas a prevenção bloqueou a transmissão.

“Se a paciente tinha rubéola na gestação, fatalmente a criança ia nascer com a catarata congênita. Hoje, a gente não vê isso mais. O tratamento da catarata é cirúrgico e você deve consultar o seu oftalmologista para prevenir”, ressaltou o oftalmologista e diretor do IOFV.

SINTOMAS DE CATARATA
- Visão turva, embaçada ou nublada;
- Dificuldade para enxergar com nitidez, ler, dirigir e andar;
- Sensibilidade à luz, especialmente do sol e dificuldade de dirigir à noite, devido à intensidade dos faróis;
- Visão dupla: enxergar duas imagens, caso feche um dos olhos;
- Mudanças contínuas no grau dos óculos;
- Pontos luminosos e reflexos ao redor das luzes;
- Alteração da percepção das cores;
- Melhora repentina para enxergar de perto, que desaparece e dá lugar à catarata avançada.

Plaza Shopping lança o projeto Happy Hour Na Praça, com Catarina Rosa


Para quem não dispensa uma oportunidade de sextar, deixando de lado as questões do dia a dia, o Plaza Shopping lança o projeto Happy Hour Na Praça, que será realizado todas as primeiras sextas-feiras do mês, com acesso gratuito. A estreia será nesta sexta, dia 1º de março, das 17h30 às 20h, na praça de alimentação do mall, no piso L5. A cantora Catarina Rosa, que já foi do The Voice, será a estrela do primeiro encontro, com o melhor do pop/rock na versão de voz e violão.

“Investimos em uma agenda para agradar e agregar toda a família. A ideia com esse projeto é contemplar os mais variados estilos musicais como pop/rock, MPB e samba para quem busca uma oportunidade de descontrair logo após o expediente, iniciar o final de semana com boas energias”, destaca a gerente de marketing do Plaza, Carol Seabra.

Outro diferencial do Happy Hour Na Praça será a oferta de combos de petiscos exclusivos nas operações da área. Entre os selos que participam com promoções especiais no dia 1º de março, a partir de R$19,90, Dinny, Spoleto, Bonaparte, Donatário, Bob’s, Boali, Tempero da Fazenda e Atlântico, além da Dalena e Milkmoo com sobremesas.

Para mais informações sobre a programação do Plaza Shopping, vale acompanhar as redes sociais @plazacasaforte e https://www.plazacasaforte.com.br.

*Serviço:*
O que: Happy Hour Na Praça – Plaza Shopping
Quando: próxima sexta-feira, dia 1º de março – das 17h30 às 20h
Onde: praça de alimentação do Plaza, no piso L5
Atração: Catarina Rosa – em voz e violão
Acesso: livre/gratuito

Ice Crone San Paolo

🍦SAN PAOLO LANÇA NOVIDADE ICE CRONE!

A San Paolo Gelato & Café está com uma novidade de encher os olhos! É o ice crone, uma combinação incrível de croissant quentinho, no formato de cone, com o gelato San Paolo, recheado de calda de pistache ou nutella e grãos de pistache ou castanha! O público pode conferir esse lançamento nas lojas de Casa Forte e Rua Amélia. 

👉San Paolo Casa Forte: Av. Dezessete de Agosto, 1659, Casa Forte. 
👉Rua Amélia: R. Amélia, 452, Graças.

#VcNoBlog Lucyane Mendes Silva


*Mulheres na Ciência: Superando desafios e construindo caminhos para o futuro* 
 
_Por Lucyane Mendes Silva_ 

A presença das mulheres na ciência tem sido marcada por desafios históricos, que vão desde a falta de reconhecimento até a sub-representação em cargos de liderança. No entanto, ao longo dos anos, as mulheres têm conquistado espaço e contribuído significativamente para avanços científicos em diversas áreas. Este artigo explora a trajetória das mulheres na ciência, destacando suas realizações, desafios enfrentados e as iniciativas que buscam promover a igualdade de gênero nesse campo.

Ao longo dos séculos, as mulheres enfrentaram barreiras significativas ao ingressar no mundo científico. Na Grécia Antiga, por exemplo, mulheres eram excluídas de escolas e academias. Durante a Idade Média, a participação feminina na ciência foi limitada, sendo raras as exceções, como Hildegard de Bingen. No Renascimento, apesar de algumas mulheres terem se destacado, a maioria enfrentava o preconceito de uma sociedade predominantemente patriarcal. 

O século XIX testemunhou avanços com a entrada de mulheres em instituições de ensino superior, mas ainda havia discriminação e obstáculos para o acesso a cargos de pesquisa e liderança. O movimento feminista do século XX impulsionou mudanças, mas as disparidades persistiram. Até hoje, a sub-representação feminina em ciências exatas e engenharia é notável. 

Apesar dos desafios, inúmeras mulheres deixaram sua marca na história da ciência. Marie Curie, duas vezes ganhadora do Prêmio Nobel, destacou-se na física e na química. Rosalind Franklin contribuiu significativamente para a descoberta da estrutura do DNA. Jane Goodall revolucionou a primatologia com suas pesquisas sobre chimpanzés. Esses exemplos ilustram a importância das mulheres na expansão do conhecimento científico. 

No entanto, a história também revela muitos casos de mulheres cujas contribuições foram ignoradas ou creditadas a colegas masculinos. A narrativa científica muitas vezes negligenciou mulheres brilhantes, reforçando a necessidade de reconhecimento e valorização de suas realizações. 

Apesar dos avanços, as mulheres na ciência ainda enfrentam desafios significativos. A falta de representatividade em cargos de liderança persiste, assim como disparidades salariais. Além disso, o viés de gênero pode afetar o reconhecimento e a atribuição de créditos em trabalhos científicos. 

A maternidade também é um ponto crítico, com muitas mulheres enfrentando dificuldades para conciliar a carreira científica com as responsabilidades familiares. A criação de ambientes inclusivos e políticas de apoio à maternidade torna-se fundamental para garantir a igualdade de oportunidades. 

Diversas iniciativas têm sido implementadas para promover a participação feminina na ciência. Programas de mentoria, redes de apoio e políticas de equidade de gênero têm demonstrado impacto positivo. Além disso, a conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão tem levado instituições a implementar mudanças estruturais para criar ambientes mais acolhedores. 

As mulheres na ciência têm enfrentado desafios históricos, mas seu papel é inegável na construção do conhecimento científico. A busca pela igualdade de gênero continua a ser crucial para garantir que todas as mentes talentosas, independentemente do gênero, possam contribuir plenamente para avanços científicos futuros. Reconhecer e celebrar as realizações das mulheres na ciência é um passo importante para inspirar futuras gerações e construir uma comunidade científica mais diversificada e inovadora. 

*Lucyane Mendes Silva: docente dos Cursos de Ciências da Saúde da Wyden*

Clínica Despertar e Academia VIP Fitness promovem ação em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down



O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, é a data que marca a discussão e conscientização global para celebrar a vida e garantir liberdade, direitos e oportunidades à pessoa com down. Foi oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas no ano de 2012. 

Visando a valorização e a comemoração da data, a Clínica Despertar, em parceria com a Academia VIP Fitness, realiza, no dia 16 de março, a partir das 16h, uma proposta de atividade funcional, que envolve crianças com síndrome de down, cuidadores e terapeutas.

Segundo a fonoaudióloga Dryelle Azevedo, uma das sócias da clínica Despertar, que está promovendo o evento, a data comemorativa à pessoa com síndrome de down ainda é pouco lembrada e divulgada, mas de extrema importância e relevância para a sociedade. “Como profissionais da saúde inseridas ativamente neste meio, eu e minhas sócias compreendemos que é necessário reforçar e divulgar informações de qualidade para sociedade visando a intervenção precoce, desenvolvimento das crianças e na inclusão", explica. 

A ação, gratuita e aberta ao público, ocorre na Rua Dr. Luiz Inácio Pessoa de Mello, 418, em Boa Viagem, e contará com atividades físicas, lanches e trocas de informações acerca da temática. 

A inscrição do público espontâneo pode ser feito pelo número (81) 99968-3985, as vagas são limitadas.

Crescem expectativas para início das atividades no Parque Empresarial Nossa Senhora do Pilar, em Condado


Após quase um ano do lançamento do Parque Empresarial Nossa Senhora do Pilar, 28 indústrias já receberam os títulos de concessão de uso e iniciaram suas instalações no espaço, uma área remanescente do Engenho Patrimônio, desapropriada pela Prefeitura, que conta com 48 hectares, às margens da rodovia PE-62, no município do Condado, localizado na região da Mata Norte de Pernambuco, entre duas grandes capitais do Nordeste: Recife e João Pessoa.

"Com o avanço das obras, a expectativa é que as primeiras indústrias comecem a operar ainda neste ano de 2024", prevê Felipe Balbino, secretário municipal de Planejamento Urbano do Condado. Além das indústrias, a prefeitura realizou também a entrega dos títulos de concessão de uso a mais de 250 empresas de pequeno e médio portes, com lotes no tamanho 8x20m² para abertura de comércios que vão atender às necessidades de mais de mil famílias que passarão a morar no mesmo loteamento. "São famílias carentes, em estado de vulnerabilidade, que receberam da prefeitura o título de posse", esclarece.

O prefeito do Condado, Antônio Cassiano, responsável por viabilizar a chegada do Parque Empresarial no município, acredita que mais de mil empregos serão gerados para a população em diversos setores. "No momento, os profissionais da construção estão sendo muito procurados na cidade e quando o Parque estiver em funcionamento trará muito mais oportunidades, gerando renda e movimentação na economia local", afima ele. Pensando nesse crescimento promissor, Cassiano está unindo cada vez mais esforços em busca da instalação de mais indústrias. "É possível receber 70 delas", diz o prefeito.

As indústrias e empresas que decidem se instalar no Parque Empresarial em Condado recebem a cessão por dez anos e nesse período precisam atender alguns critérios específicos para que tenham a posse efetiva no espaço. "É preciso que gerem empregos na cidade", comenta Genyalda Soares, secretária municipal de Gestão Financeira. Segundo ela, o Parque tem um grande potencial de crescimento, com evasão para duas rodovias federais (BR-101 e BR-408), numa área totalmente planejada, que terá vias pavimentadas, iluminação, área verde e comunitária, além de área institucional para construção de escola, posto de saúde e praça. "Nossa expectativa é tornar Condado uma cidade mais produtiva e atrais novos investimentos para fortalecer o desenvolvimento do município", afirma Genyalda.

No Parque Empresarial também será criado um centro profissionalizante para realização de cursos e qualificação dos munícipes para atender às demandas das empresas e indústrias instaladas no local.

Quem tiver interesse sobre o Parque para instalar sua empresa ou indústria, a Prefeitura de Condado disponibiliza o seguinte e-mail de contato:
 parqueempresarialnossasenhorad@gmail.com

*SOBRE CONDADO*
Condado tem hoje 25 mil habitantes. Conhecida como a Terra do Cavalo-Marinho, completou 61 anos de emancipação política, em novembro do ano passado. Tem como padroeira Nossa Senhora das Dores e celebra no último domingo de janeiro o dia de São Sebastião. A cidade conta com dez unidades escolares municipais e dez unidades de saúde. Possui um calendário cultural com Carnaval, São João e festas religiosas, datas importantes que atraem turistas.

Plataforma de inteligência regional entra no radar da Sudene



Recife (PE) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste já deu os primeiros passos para adicionar mais uma ferramenta tecnológica em seu portfólio de produtos e serviços voltados ao desenvolvimento regional. A autarquia iniciou as articulações para estruturar uma solução tecnológica que disponibilize dados socioeconômicos da área da Sudene, organizados de forma simples e associando-os às atividades da instituição federal. A ação faz parte de uma iniciativa da autarquia para estruturar um núcleo de inteligência regional que desenvolva análises e prospecções a partir deste novo sistema. Nesta segunda (26), uma das primeiras instituições consultadas foi o Porto Digital, no Recife. Atualmente, a organização é um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, reunindo mais de 350 empresas e 17 mil profissionais.  

A equipe liderada pelo superintendente Danilo Cabral foi recebida pelo presidente do parque tecnológico, Pierre Lucena. “A inovação é um eixo estratégico do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Por isso, viemos ao Porto Digital iniciar uma discussão para estruturar um núcleo de inteligência regional, no qual podemos transformar dados em informações que irão ajudar não apenas a Sudene, mas sobretudo a sociedade, facilitando, por exemplo, uma análise do cenário para quem deseja investir no Nordeste”, explicou o gestor.  

Uma das iniciativas que a Sudene já oferece publicamente como resposta à demanda por informações sobre desenvolvimento regional é o Sigmapas. Neste ambiente, o usuário já tem acesso a informações georreferenciadas sobre a atualização da Sudene, além de personalizar a consulta de dados de interesse público associados a temas de interesse público como segurança hídrica, desertificação, saneamento, além de estudos setoriais realizados pela autarquia e a localização de empreendimentos que contam com recursos dos fundos regionais e dos incentivos fiscais.

Para a geógrafa da Sudene, Ludmilla Calado, o desafio agora é agregar ainda mais valor ao trabalho já desenvolvido pela autarquia. Nesta etapa, segundo a servidora, o foco é oferecer à sociedade uma solução tecnológica mais robusta e com alta capacidade de personalização sem abrir mão da facilidade em consultar informações. “Uma iniciativa voltada à inteligência regional é importante para integrar dados e geração de informações analíticas, confiáveis e dinâmicas sobre o Nordeste. Encontrar, no mesmo ambiente tecnológico, sistemas georreferenciados, painéis de dados multitemáticos, além de diversas aplicações interativas voltadas para o desenvolvimento regional possibilitam melhores planejamento de políticas públicas e tomadas de decisão, fortalecendo sobretudo o papel da Sudene para a sociedade”, observou.

O presidente do Porto Digital reconheceu a importância da iniciativa da Sudene e identificou outros potenciais desta solução tecnológica. “A plataforma pode servir tanto para pesquisadores que querem trabalhar com os dados disponíveis nesta solução aberta, como também para o setor privado, que deseja decidir novos investimentos. No estado de arte, é possível até agregar inteligência artificial para tornar tudo isso ainda mais fácil de ser disponibilizado”, projetou. 

A Sudene também deverá consultar outras instituições para levantar oportunidades para aperfeiçoar a proposta e estruturar parcerias para viabilizar o portal de dados. Também estiveram presentes na agenda desta segunda pela Sudene o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas, Álvaro Ribeiro, e o coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da autarquia, Danilo Campelo. Pelo Porto Digital, além do presidente Pierre Lucena, participou o diretor de Inovação e Competitividade, Heraldo Ourem.

Imprensa Sudene

Planejador financeiro explica sobre Imposto de Renda 2024


Como todo início de ano é marcado pela declaração de imposto de renda, é chegada a hora de reunir toda a documentação necessária. Para evitar possíveis dores de cabeça é importante estar atento às mudanças, atualizações e exigências do Fisco. Este ano, o prazo de entrega vai de 15 de março até o dia 31 de maio.

Segundo o planejador financeiro, José Neto, a Declaração do Imposto de Renda 2024 deve informar os rendimentos tributáveis e não tributáveis de 2023. “É interessante o contribuinte se mobilizar em busca dos documentos nos dias que antecedem a abertura do IR, se não tiver é indicado emitir uma nova via”, alerta. 

Documentos como comprovantes de rendimentos, recibos de despesas médicas e educacionais, informes de bancos e investimentos, entre outros, devem conter na declaração, O especialista também informa que no dia 6 de fevereiro, haverá mudança para quem ganha até R$ 2.824 que ficará isento de declarar o Imposto de Renda.

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2024?

Obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;

Recebeu rendimentos não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil;

Obteve receita bruta anual decorrente de atividade rural em valor acima de R$ 142.798,50;

Teve a posse ou a propriedade, até 31 de dezembro de 2023, de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima de R$ 300 mil.

Realizou operações em bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

Obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto;

Optou pela isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro, no prazo de 180 dias;

Passou à condição de residente no Brasil, em qualquer mês de 2023, e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2023.

O planejador também ressalta que pessoas com mais de um vínculo, como profissionais de saúde, podem estar retendo na fonte uma alíquota de imposto mais baixa do que deveria, o que acarreta, muitas vezes, um pagamento muito alto na declaração, e se planejar financeiramente para esse momento é muito importante, outro ponto é sobre a previdência privada (PGBL), onde o individuo pode ao mesmo tempo se planejar para a aposentadoria e reduzir o valor pago na declaração de ajuste.

SERVIÇO:

Planejador Financeiro: José Neto
Instagram: @zemauricioneto
Site: www.josemauricioneto.com.br

Com retorno das aulas, uso de aparelhos eletrônicos nas instituições é debatido


Nos últimos dias, uma escola em São Paulo tem dado o que falar nas redes sociais, após anunciar que os aparelhos celulares estavam proibidos de serem utilizados na instituição. Os telefones dos alunos então são recolhidos na chegada, ficam em locais com travas magnéticas que só são liberadas na saída dos estudantes e devolvidos aos donos. 

Mas o questionamento é se isso pode ser realizado nas instituições. E segundo o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto, existe um amparo legal na lei sobre isso. “A escola pode se impor sobre a utilização de aparelhos eletrônicos dentro do seu espaço físico. A autonomia é conferida pela própria legislação educacional e sabemos que em Pernambuco existe uma lei estadual, a Nº 15.507/2015 que traz esse disciplinamento, orientando as escolas, a permitirem usar aparelhos eletrônicos em sala de aula apenas para fins pedagógicos e desde que haja autorização do professor”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo especialista é que a escola tem autonomia para definir como será essa proibição, ou seja, se a proibição será durante todo tempo de permanência do estudante na escola, só na sala de aula, se o aparelho será guardado na entrada e várias outras questões. Além disso, Luiz também afirma que há necessidade de conscientizar e fiscalizar após a decisão. “A gente sabe que sempre vai ter aquele que vai querer descumprir a regra. E se pegar um aluno, por exemplo, utilizando um celular, um horário que não devia, ou infringindo uma regra na instituição, o ideal é a escola chamar a família e conversar. Esse aluno pode ser advertido e suspenso dentro de uma gradação. E até depender do caso concreto, uma medida muito excepcional ou extrema à expulsão”, pontuou. 

E é importante destacar que fica a critério da escola, tomar a decisão da proibição do uso do aparelho eletrônico em consenso com a comunidade escolar ou simplesmente unilateralmente. “É importante que a escola chame a família posteriormente para comunicar da decisão e explicar o porquê da decisão. Mas é um posicionamento, um poder que é conferido à instituição de decidir unilateralmente ou conversar com a comunidade escolar”, advertiu.

“É importante também que haja uma campanha de conscientização antes da efetiva proibição, que haja uma comunicação em massa para a comunidade escolar, os alunos, da proibição do uso de aparelho eletrônico a partir de tal data, para que depois um aluno não venha a alegar ou a família que não estava sabendo desse novo posicionamento da escola.”

Posicionamento da Fecomércio Pernambuco sobre a Implementação do Bilhete Único no Transporte Público


Diante da decisão do Governo de Pernambuco de implementar o bilhete único no transporte público e não promover aumento na tarifa em 2024, a Fecomércio-PE expressa seu posicionamento favorável em relação a essa medida. A iniciativa representa um avanço na promoção da mobilidade urbana e no estímulo à atividade econômica da região.

O bilhete único traz benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os consumidores que dependem do transporte público em seu dia a dia. Além disso, a decisão de manter a tarifa inalterada é adequada.

Uma vez que segundo dados da associação nacional de transportes públicos (ANTP), os principais problemas de deslocamentos via transporte público são: preço da passagem, tempo de viagem, falta de conforto e irregularidade do serviço. Sendo assim, a medida atenua o ônus financeiro adicional dos usuários.  

A estabilidade na tarifa também proporciona previsibilidade de custos, elemento fundamental para o planejamento financeiro tanto das empresas quanto dos próprios usuários. 
Para além disso, entendemos que o Governo Estadual também deve direcionar esforços para modernizar os equipamentos e monitoramento dos transportes para dar o devido conforto aos usuários.

É importante também incentivar e investir em outros modelos de transporte, a fim de diversificar as opções disponíveis e promover uma concorrência saudável com o modelo rodoviário tradicional. Acreditamos que tais investimentos em infraestrutura devem ser conduzidos por meio de concessões e Parcerias Público-Privadas.

A Fecomércio-PE recebe com otimismo a adoção do bilhete único e a manutenção da tarifa de transporte público em Pernambuco, reconhecendo os benefícios significativos que essa iniciativa traz para a mobilidade urbana e para a dinâmica econômica da região.

Caruaru: Aline comemora entrega de Núcleo Integrado Sylvia Porto, nome proposto pela vereadora


Autora da propositura que dá nome ao Núcleo Integrado Vereadora Sylvia Porto, inaugurado neste sábado (24), a parlamentar caruaruense Aline Nascimento comemorou a entrega do equipamento.

O espaço tem como objetivo fomentar ações de atendimento de demandas relacionadas ao direito do consumidor, promoção da autonomia econômica, qualificação dos servidores e qualificação profissional para mulheres. Dentre os cursos de qualificação, oferecidos gratuitamente, estão corte e costura, mecânica de motos e de eletrodomésticos,design de sobrancelhas e de unhas, bolos e buffet, informática básica, entre outros.

O Núcleo é um equipamento municipal obtido através de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Túlio Gadelha, no valor de R$ 1 milhão, e tem execução orçamentária do Ministério das Mulheres do Governo Federal.

“A gente fica muito feliz de ter dado o nome de uma mulher tão importante para a história de Caruaru, a vereadora Sylvia Porto, a um lugar como esse, que vai proporcionar a tantas outras mulheres o protagonismo que elas também merecem”, comemora Aline.

O Núcleo Integrado funciona na Rua Padre Félix Barreto, 71, bairro Maurício de Nassau. O horário dos cursos de qualificação é das 8h às 17h; já dos atendimentos do Procon, das 8h às 14h.

O Labirinto de Ícaro


Sinopse: O jovem Ícaro acorda preso em um labirinto e não consegue encontrar seu pai. A solidão faz com que ele seja confrontado pelos seus medos, suas inseguranças e por um segredo que guarda de seu pai. Ícaro vive uma jornada de autoconhecimento e reflexão sobre sua própria história enquanto busca por seu pai e procura uma saída do labirinto.

Texto e Direção: Guara Rios
Realização: PulsAção Cia de Teatro


🎭 Espetáculo: O Labirinto De Ícaro
📆 Data: 29/02/2024 às 19h
📌 Local: Teatro Hermilo Borba Filho
🎟️ Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

INGRESSOS disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/o-labirinto-de-icaro__2310266

INGRESSOS via pix ⤵️
Instagram: @pulsacaoteatro 
WhatsApp: 081997667542

Secretário de Economia de Pernambuco confirma presença no 1° Fórum Internacional de Desenvolvimento Econômico do Litoral Norte

 

Durante encontro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, ocorrido na tarde desta terça-feira (27/02), o titular da pasta, Guilherme Cavalcanti, confirmou participação no 1° Fórum Internacional de Desenvolvimento Econômico do Litoral Norte, que acontecerá no próximo dia 21 de março em Paulista. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulista, Raimundo Lopes, e o executivo da pasta, Jurandir Bezerra, participaram da reunião, junto com a assessora Aline Ramos e o coordenador Luiz Alberto Alves.

“Fico feliz com a iniciativa. Sou um entusiasta do Litoral Norte. Defendo o desenvolvimento da região, inclusive a implantação do Arco Metropolitano, fundamental para o escoamento da produção naquela região”, afirmou Cavalcanti.

O 1° Fórum Internacional de Desenvolvimento Econômico do Litoral Norte vai reunir gestores públicos do Litoral Norte, secretários de Desenvolvimento Econômico, corpo consular e empresários, com o objetivo de promover uma integração entre os segmentos, fomentando os negócios na região. “Será um evento grandioso e a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco é de grande relevância. Para o nosso primeiro Fórum esperamos contar com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause, secretária do Trabalho Amanda Aires, Assuntos Internacionais Rayanne Aguiar e do presidente da Jucepe Gabriel Cavalcante, entre outros.”, afirmou Raimundo Lopes.

Imprensa Paulista PE

Espaço Truká realiza a primeira Sexta de Coco do ano

 

No dia 1° de março, às 20h, em Igarassu (PE), acontecerá mais uma edição da Sexta de Coco, sambada que reúne vários grupos e brincantes do coco de roda. O evento acontece no Espaço Truká localizado no Sítio Histórico de Igarassu.

O evento é gratuito, a programação conta com a presença do Coco Pisado, grupo anfitrião do Truká e Pinga Coco, ambos de Igarassu.

Com o objetivo de manter o Espaço e as atividades multiculturais, os sócios Glecia Marcolino, Natalício Sales e Paulo André Teixeira criaram em outubro de 2021 a Sexta de Coco, uma celebração à cultura popular, em especial ao coco de roda. Nesses quase três anos, passaram grupos e mestres de várias localidades.


SERVIÇO
SEXTA DE COCO
1° de março de 2024
A partir das 20h
ESPAÇO TRUKÁ - Avenida 27 de setembro, 300, Sítio Histórico - Igarassu/PE.

Agenda da semana na Sala de Reboco

*BOM DIA, NAÇÃO FORROZEIRA.*

*SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.*

As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fone 99949-8687. Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h (sextas-feiras e sábados) e até às 18h (nos domingos)! Após este horário, elas serão liberadas.

Nosso horário de funcionamento é:
*sextas e sábados: das 21h às 04h da madrugada *
*domingos: das 16h às 22h*.

Nos domingos, temos promoções para *mulheres e estudantes (apresentando a carteirinha) que chegarem até às 18h!*

Simbora forrozar…
👇

Semas-PE inicia mapeamento de agricultores da região do Bitury para PSA Ambiental em Belo Jardim


A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) realizou, nas últimas terça e quarta-feira (21 e 22), a segunda parte de visitas para a implementação do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na região da microbacia do Bitury, em Belo Jardim, no Agreste Central de Pernambuco. 

O objetivo principal desta fase é o mapeamento dos agricultores familiares, com nascentes em suas propriedades, que possuem potencial para participar do programa. A projeção inicial é que aproximadamente 130 propriedades e 223 nascentes possam ser contempladas na iniciativa.

A microbacia do Bitury está inserida em uma área de Brejos de Altitude que possui inúmeras nascentes com fornecimento de água para consumo humano, agricultura familiar, atividades agropecuárias e industriais - além de importante relevância para a cidade do Agreste Central pernambucano. 

No entanto, a região sofre com problemas de infraestrutura e de conflitos ambientais -como estradas em péssimas condições, caça ilegal de pássaros e retirada de parte da vegetação para a comercialização de carvão. 

De acordo com o gerente geral de Instrumentos Econômicos da Semas-PE, Afonso Reis, as visitas foram importantes para apresentação do PSA e colher as primeiras impressões dos agricultores sobre o programa. 

“Conseguimos cumprir com o objetivo da visita que era iniciar esse mapeamento. Os próximos passos serão consolidar essas propriedades, ter uma noção de quantos produtores poderão participar do programa e definir as formas metodológicas da pecúnia e outras variáveis”, ressalta. 

Para o gerente técnico de Instrumentos Econômicos da Semas-PE, Leandro Lyra, a visita também permitiu a observação real do território e a situação atual das nascentes. “Podemos observar que muitas nascentes consideradas em bom estado, pelos proprietários, na verdade estão com a vegetação degradada e a qualidade de água reduzida”. 

Aproveitando a ida ao município, a Semas-PE também se reuniu com o professor e coordenador do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), José Roberto Lopes, para firmar uma possível parceria no PSA Bitury.

*Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)*

O PSA é um instrumento econômico de incentivo à conservação ambiental, instituído nacionalmente por meio da Lei Federal nº 14.119/2021. Em Pernambuco, a Lei nº 15.809/16 institui a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, que cria o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais e o Fundo Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais.

O gerente geral de Instrumentos Econômicos da Semas-PE, Afonso Reis, enfatizou a importância do PSA para a melhoria de vida dos que recebem os incentivos ambientais.

“O PSA é uma forma de valorizar e reconhecer os provedores de serviços ambientais. Com a implementação dessa política pública podemos contribuir ainda mais para a geração de renda e melhoria de vida de toda a sociedade”.

*Nascentes, uma fonte de vida*

As nascentes são fontes de água ou os conhecidos “olhos d’água” que surgem em determinados locais da superfície do território e podem ser facilmente encontradas no meio rural.

Nascido e criado na agricultura familiar, o produtor rural Adeildo Santos, de 66 anos, garante o sustento familiar através do cultivo de frutas, verduras e legumes na sua propriedade de 6,6 hectares. Dentro do seu sítio existem quatro nascentes que são responsáveis pelo consumo de água de toda sua família – desde o consumo próprio e o cultivo agrícola.

“Eu vejo as nascentes como minha fonte de vida e de renda. Dependemos dela para beber água, tomar banho e o cuidado com a nossa agricultura. Mas também temos outros problemas relacionados às estradas ruins, que em época de chuva nos impossibilitam de sair de casa”, conta.

A agricultora Rita de Cássia Cordeiro (Dona Diva), de 65 anos, também vive no sítio Serrinha em uma propriedade de 4,0 hectares e descreve a importância das suas três nascentes para a sua vida.

“Eu não sei o que seria de mim sem as nascentes. Elas significam vida para mim e a minha família. Eu cuido delas com muito carinho, fico feliz e com muita expectativas para esse projeto”, conclui.

Siga Antenado instala 2 milhões de kits gratuitos com a nova parabólica digital em todo o Brasil

 
A Siga Antenado, entidade responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias de baixa renda, chegou ao marco de 2 milhões de equipamentos instalados gratuitamente em todo o país. A tecnologia garante aos beneficiários de programas sociais do governo federal, que assistiam à TV pelo sinal analógico, melhor qualidade de som e imagem e maior variedade de canais, incluindo programação local em diversas regiões do Brasil. 

Em Pernambuco, mais de 175,4 mil famílias já estão experimentando uma nova experiência televisiva. O agendamento está sendo liberado em fases nas cidades pernambucanas, até o momento, a previsão é atender mais de 209,6 mil lares. A iniciativa é parte do esforço contínuo para apoiar as famílias de menor renda durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais para as novas parabólicas digitais, processo fundamental para garantir o acesso à televisão após a ativação da tecnologia 5G. 

O marco de 2 milhões de kits gratuitos com a nova parabólica digital instalados foi alcançado apenas seis meses após a conquista do primeiro milhão. 
Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, avalia que os números representam o sucesso da entidade em duas frentes: logística e comunicação. “Mensalmente, a Siga Antenado amplia o número de cidades com agendamento aberto para a substituição da nova parabólica digital. Estamos presentes, com equipamentos, equipe técnica e comunicação, em mais de 3,4 mil municípios brasileiros, e vamos chegar aos 5.568 até o final do programa”, informa. “Fizemos um grande esforço para ampliar a atuação nos últimos seis meses, com mais profissionais nas cidades mais remotas do país, além da comunicação constante para que as pessoas conheçam o benefício. Foi isso que nos permitiu fazer mais um milhão de instalações em um semestre”, completa Guerra.
 
O programa começou em junho de 2022, no Distrito Federal, e, em seguida, atendeu as capitais e regiões metropolitanas. Atualmente, vem liberando o agendamento para instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital em municípios com mais de 100 mil habitantes e parte das cidades com população de até 30 mil pessoas. São 3.451 cidades com agendamento e instalação sendo executados até o momento. Até 2026, todos os 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e Fernando de Noronha, serão atendidos. Essa assistência é oferecida sem custos para as famílias inscritas no CadÚnico e que tenham uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
 
Mais de 1,4 milhão de instalações foram realizadas nas regiões Nordeste e Norte, onde ficam a maior parte dos inscritos no CadÚnico do governo federal. O restante foi dividido entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. 
 
Siga Antenado em Pernambuco
Nesta fase, a Siga Antenado abriu agendamento em mais dois municípios pernambucanos, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe, onde a previsão é instalar mais de 22,5 mil kits com a nova parabólica digital.
Substituição da parabólica
 
A substituição da parabólica é necessária porque a tecnologia 5G utiliza uma faixa de frequência muito próxima à Banda C, por onde passa o sinal das antenas tradicionais. Dessa forma, à medida que o 5G é ativado nas cidades, os usuários da parabólica tradicional podem sofrer com interferência e até a perda completa do sinal de TV. 
 
Quem já assiste à TV pelo sinal digital terrestre (antena espinha de peixe), pela parabólica digital, por streaming (internet) ou é cliente de TV paga, não precisa fazer nada, pois não sofrerá qualquer impacto pela mudança.
 
Sobre a Siga Antenado
 
Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Prefeitura da Vitória atenta ao fortalecimento do Sistema de Defesa Civil


O vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, professor Edmo Neves, recebeu na manhã desta terça (27), a visita técnica da equipe da secretaria-executiva de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado de Pernambuco. A reunião faz parte do fortalecimento dos sistemas de defesa civil municipal e estadual e o também das parcerias que são executadas no dois âmbitos do executivo. 

“Chegando o período de chuvas em nossa região, é muito importante que possamos ampliar a discussão de ações de prevenções aos transtornos que possam ocorrer. Desde o início da nossa gestão, é determinação do prefeito Paulo Roberto, que esse tipo de ação preventiva ocorra, e vimos o resultado disso nas chuvas do ano passado, quando os danos foram muito menores que registrados em anos anteriores”, destacou o vice-prefeito. 

O encontro faz parte da Operação Inverno de 2024. E foram abordados as ações de prevenção, mitigação e preparação, em caráter de cooperação, objetivando coletar
informações sobre o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O secretário de Defesa Social Décio Canuto Filho, explicou que no município a defesa civil é encarada com transversalidade. “Temos planos de contingência na área de Assistência Social e outro plano na área de Saúde. Ambos com uma riqueza de detalhes que chama atenção. O nosso plano de contingência geral está passando por ajustes com sugestões da Defesa Civil estadual e do Ministério Público”, disse Canuto.

“São ajustes simples como, por exemplo, não usar escola para acolher as pessoas em momento de crise. Já mapeamos galpões aptos para, caso haja necessidade, fazermos uso e não interromper as aulas”, complementou o secretário de Assistência Social, Aderval Barros. 

Foi destacado ainda que o município tem licitação pronta para aquisição de cesta básica, colchões, lençóis e produtos de limpeza, para caso de situação de emergência. “A equipe do município sabe o que fazer em muitas situações e aprendeu bastante sobre como atuar nos últimos três anos”, destacou Edmo Neves.

A reunião aconteceu no gabinete do Palácio José Joaquim da Silva e contou ainda com a presença dos secretários Albino Andrade (Obras), José Correia (Administração), e, Carmelo Souza (Educação). Também presente o coordenador da defesa civil do município, Manoel Jorge, além de técnicos das pastas, uma representante da secretaria de saúde e dos Bombeiros Civis. 

O professor Edmo representou o prefeito Paulo Roberto, que está em viagem oficial à Brasília e retorna as atividades na prefeitura na próxima quinta-feira, mas segue no acompanhamento de todas as atividades em constante monitoramento com o vice-prefeito e secretários.

Em Brasília, Débora Almeida representa CCJ da ALEPE em evento na sede da UNALE


Durante a tarde desta segunda-feira (26), o Colegiado de Comissões de Constituição e Justiça (CCJ’S) das Assembleias Legislativas esteve reunido na sede da entidade, em Brasília. Instituído na 26ª Conferência Nacional da Unale, em novembro de 2023, o Colegiado tem como objetivo promover a interação entre os presidentes e membros destas Comissões, presentes nas Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Entre os parlamentares presentes, representando os mais diversos estados do país, a Deputada Estadual Débora Almeida (PSDB-PE), esteve oficialmente representando no ato o presidente da CCJ da Alepe, Deputado Antonio Moraes. 

O Colegiado das CCJ’s reúne todos os presidentes de CCJ’s do país para qualificar e fortalecer o processo legislativo em todo o Brasil. 

Com programação já finalizada na Unale, a parlamentar tucana continua em Brasília nesta terça (27) quando cumprirá algumas agendas em gabinetes de parlamentares federais, no Congresso Nacional. As pautas buscam estreitar os laços do seu mandato e também para apresentação de algumas demandas da população pernambucana. Nesta quarta, Débora estará retornando ao estado.

Curso ensina a manipular hidratante a base de Ureia


O Centro Universitário UniFBV Wyden realizará nos dias 1 e 2 de março (sexta e sábado) dois minicursos de farmacotécnica abertos ao público em geral sobre “Formulação Hidratante de Ureia”. Nos dois cursos, ministrados pelo preceptor de estágios do curso de Farmácia, Salatiel Henrique Lima, possuem quatro horas de duração (dia 1, das 14h às 18h e dia 2, das 8h às 12h) e os participantes irão aprender o que é a Ureia, o que é o creme, sua função e qual o impacto de percentual da concentração da Ureia na sua formulação. Todo o quantitativo de hidratante produzido ficará no UniFBV para uma ação de Dia da Mulher com as mulheres colaboradas da instituição. As inscrições podem ser feitas no Campus do Centro Universitário. Mais informações pelo telefone: (81) 0800.771.5001.

Precisamos dar independência à mulher!”, defendeu Débora Almeida durante entrega de Núcleo Integrado em Caruaru


O espaço, instalado no bairro Maurício de Nassau, contará com a sede do PROCON, a Escola de Governo e o Centro de Qualificação para mulheres. Na sua fala, durante a inauguração do novo equipamento efetivada na manhã deste sábado (24), a parlamentar tucana enalteceu a iniciativa da vereadora Aline Nascimento (Cidadania), autora da propositura que concedeu ao Núcleo o nome de Sylvia Porto, ex-vereadora caruaruense e o empenho do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) na efetivação da obra.
O referido Centro tem foco na ações de atendimento de demandas relacionadas à promoção da autonomia econômica, direito do consumidor, qualificação dos servidores e qualificação profissional para mulheres. Nesta dinâmica, serão ofertados gratuitamente, cursos de corte e costura, design de sobrancelhas e de unhas, bolos e buffet, informática básica, mecânica de motos e de eletrodomésticos dentre outras atividades.
A emenda parlamentar que possibilitou a prefeitura executar a obra, teve emenda parlamentar de R$ 1 milhão, direcionada pelo Deputado Federal Túlio Gadelha (Rede) com responsabilidade de execução orçamentária por parte do Ministério das Mulheres do Governo Federal. 
Após a solenidade inaugural, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, acompanhada do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, da secretária da Mulher de Pernambuco, Mariana Melo, da secretária de Política para Mulheres de Caruaru, Luana Marabuco e da deputada Débora, além de outras autoridades, visitou o espaço onde ocorrerão as oficinas. A implantação do centro é fruto de um convênio firmado em 2021 com a Prefeitura de Caruaru/PE, com emenda do deputado federal Túlio Gadelha (Rede), no valor de R$ 1 milhão.
Débora Almeida, deputada estadual majoritária em Caruaru, em seu discurso fez agradecimentos à gestão tucana municipal e destacou a importância da iniciativa, principalmente no que diz respeito ao atendimento às mulheres. Nas suas mídias sociais, Débora também deixou registrada sua satisfação com o referido espaço: “O Centro de Qualificação para Mulheres vai garantir a capacitação, profissionalização e dar oportunidade às mulheres, promovendo mais independência e consequentemente tirando vítimas de violência doméstica de ambientes tóxicos. Uma iniciativa excelente do Prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro , da Secretária Municipal de Políticas para Mulheres Luana Marabuco e toda sua equipe responsável pelo empenho de trazer esse grande equipamento para as mulheres caruaruenses e de todo o Agreste.”.
O Núcleo Integrado funciona na Rua Padre Félix Barreto, 71, bairro Maurício de Nassau. O horário dos cursos de qualificação é das 8h às 17h. Os atendimentos do Procon, das 8h às 14h.

HOMENAGEM: 
A Vereadora que dá nome ao Núcleo, Sylvia Porto, entrou para a história política de Caruaru como a primeira mulher a ser Chefe do Executivo da cidade. Ela assumiu a prefeitura, em 1990, durante a ausência do prefeito João Lyra Neto e indisponibilidade do vice Jorge Gomes, na época candidato à prefeitura. Sylvia foi também presidente da Câmara Municipal. Aos 86 anos, a parlamentar faleceu em 14 de Fevereiro de 2016.

Três pedidos pela saúde em Pernambuco


Sempre que tem oportunidade, o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), que é enfermeiro, cobra a aplicação da lei do piso da enfermagem em Pernambuco. Mas esse, definitivamente, está longe de ser o único problema apontado pelo parlamentar.

Na tarde desta segunda-feira (26), Gilmar Júnior voltou a falar sobre o atraso no pagamento dos plantões extraordinários dos profissionais de saúde: “Para quem não conhece, os plantões extraordinários são aqueles em que não há vínculo empregatício com o trabalhador. Existem mais de 25 mil plantões extras a serem pagos, de dezembro e janeiro. Esses trabalhadores precisam do dinheiro a que têm direto para comprar comida e pagar os boletos. Raquel, vamos regularizar essa situação!”.

O segundo pleito do parlamentar foi para que Pernambuco seja inscrito no programa Caravana do Piso, do Ministério da Saúde. “É um programa que o Ministério criou para orientar os gestores públicos a fazerem os cálculos corretos para o pagamento do piso da enfermagem. Vamos seguir o exemplo da Bahia, que solicitou essa ajuda, pois é visível que a nossa gestão não sabe fazer esse cálculo!”, apontou Gilmar Júnior.

Por fim, o deputado lembrou da urgente necessidade de convocar os aprovados no concurso para o Hemope.

Recife vai sediar o Seminário sobre “As Cartas de Paulo"

 
O Recife será palco do grandioso encontro do segmento espírita neste ano: O Seminário “As Cartas de Paulo" , que acontecerá em 31 de agosto, Centro de Eventos MV Empresarial, na Imbiribeira. 

O evento é uma realização conjunta da ONG Caminho do Bem e do Grupo Espírita Maria Dolores, que já começam a mobilizar as inscrições em torno da agenda que reunirá em nossa capital, respeitados palestrantes nacionais como Gustavo Silveira, Rafael Lavarini, Victor Hugo e Cesar Pery.

“Esse seminário tem por propósito não apenas aprofundar os estudos em pauta, mas também visa a arrecadação de recursos para construção da nossa sede, lembra a médica Silvia Campos, à frente da coordenação do evento e que atua como presidente do Grupo Maria Dolores, e também é vice-presidente da ONG Caminho do Bem, instituição que tem histórico de bons retornos em prol das comunidades, com destaque para a educação, saúde e bem estar.  

As vagas para o “Seminário As Cartas de Paulo” são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo contato (81) 982066099.

#VcNoBlog Janguiê Diniz

Onde você está e para onde quer ir

Um ponto básico em qualquer jornada é que é preciso saber onde você está para saber o que fazer para chegar aonde quer. Ou seja, compreender claramente qual é o seu mindset atual é essencial para saber quais são as mudanças necessárias na sua forma de pensar e que caminho poderá levá-lo até lá. Isso inclui identificar seus padrões de pensamento e comportamento, bem como suas crenças e valores.

A compreensão do mindset atual é a definição do ponto de partida para a transformação desejada no modo de pensar e de agir. Trata-se do primeiro passo de uma estratégia que envolve três etapas: saber em que ponto está, de onde está partindo; saber para onde quer ir; e ter um mapa ou um plano de viagem. É a partir desse passo que você deverá se organizar para construir uma estratégia que vai potencializar e alavancar o seu progresso.

Criei um teste chamado de “Barômetro do mindset dominante”, disponível no meu livro “Mentalidade de riqueza”. Ele leva a refletir sobre as suas crenças e os seus comportamentos atuais e como eles podem estar limitando o seu potencial. Importante lembrar: todo sucesso começa com o primeiro passo, desde que dado na direção certa. Nesse contexto, podemos dizer que um mindset fixo exerce uma pressão alta e incômoda, pois ele não permite que realizemos plenamente nossos sonhos. No contraponto, o mindset de crescimento exerce pouca pressão, uma pressão confortável e estimulante, que permite pensar e agir com tranquilidade ao buscar objetivos.

Analisar-se dessa forma, refletindo sobre a pressão que seu mindset exerce sobre sua vida, permite identificar o ponto em que você se encontra atualmente. Essa é a linha de partida da sua jornada até chegar aonde deseja. Pode ser um caminho longo, mas, com as ferramentas, estratégias e a mentalidade correta, é possível percorrê-lo de maneira exitosa e determinada, com vistas sempre à meta final.

Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Cuidado com os golpes nas transações imobiliárias


 Já imaginou transformar um sonho em pesadelo? Pois é, os golpes nas transações imobiliárias são um tipo de fraude das mais comuns e podem causar grandes prejuízos financeiros e emocionais para as vítimas. Com o mercado imobiliário experimentando um boom em muitas regiões do país e do mundo, essa crescente demanda por imóveis, inclusive como forma de investimento muito rentável, também tem impulsionado um aumento na criatividade dos golpistas que se aproveitam desse cenário para aplicar golpes cada vez mais sofisticados. Tem de tudo, de sites falsos com nomes e logotipos de empresas legítimas para parecerem confiáveis, solicitação de depósitos adiantados para a reserva de um imóvel que não está disponível para venda ou aluguel, até, e principalmente, documentações falsas. Os golpistas usam diversas táticas para atrair as vítimas.   

 Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, publicado no portal de notícias G1, revelam que o número de estelionatos no país mais que quadruplicou nos últimos cinco anos. Para se ter uma ideia, em um ano, foram registrados mais de 1 milhão de casos — sendo 200 mil praticados em meios digitais. Alguns dos fatores que contribuem para a proliferação desses golpes são a falta de conhecimento e a pressa que muitas pessoas têm ao buscar um imóvel, sem tomar as precauções necessárias para o sucesso daquela aquisição. A empolgação de encontrar a casa dos sonhos ou um investimento lucrativo pode cegar os compradores para possíveis riscos.

 Diante desse cenário atual e crescente, o advogado Augusto Lócio, que é especialista em Direito Imobiliário e Diretor Jurídico do Sindicato dos Corretores de Imóveis de PE (Sindimóveis-PE), orienta que, diante de tantas informações e documentos importantes a serem analisados para uma compra imobiliária segura, as pessoas que estão comprando ou vendendo um imóvel precisam estar bem atentas na hora em que forem realizar uma transação imobiliária, seja ela qual for. Estar atento aos valores de mercado praticados pelas imobiliárias, checar a veracidade dos anúncios, comparar fotos e endereço do imóvel, são alguns pontos que ele considera como importantes. No entanto, ele destaca que apenas uma análise pormenorizada de todos os documentos do imóvel e das partes que estão negociando o bem podem blindar o negócio realizado de possíveis problemas futuros.   

 Como especialista na área e com uma experiência de mais de 20 anos na prática da assessoria de negócios imobiliários, Lócio aponta como golpe mais comum, a venda de um mesmo imóvel para mais de uma pessoa. "O golpista negocia com diversos compradores ao mesmo tempo, sem que os estes analisem sequer se o vendedor é o proprietário do imóvel, não buscam analisar a documentação do imóvel e assinam um mero recibo pela compra do imóvel, passando o suposto vendedor a receber o valor pelo imóvel e, em seguida, simplesmente desaparecendo", comenta. 

 Pensando em qualificar advogados, corretores de imóveis, investidores e interessados para evitar os riscos na aquisição de imóveis, o Centro de Estudos do Direito Imobiliário (Cesdi), irá promover nos próximos dias 28 e 29 de fevereiro, das 18 às 22h, a capacitação intitulada "Due Diligence nos contratos de Compra e Venda e de Permuta de Imóveis", que será ministrada pelo especialista Augusto Lócio. 

 No curso, ele irá apresentar informações importantes para a interpretação da matrícula de um imóvel e de outros documentos essenciais desde o início da transação. Serão duas noites com conteúdos atualizados e direcionados para proporcionar a segurança necessária para quem deseja realizar uma negociação imobiliária altamente segura. O evento será realizado no Auditório do Empresarial Riomar Trade Center, Torre 5, no Pina. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no https://www.sympla.com.br/evento/due-diligence-nos-contratos-de-compra-e-venda-e-de-permuta-de-imoveis/2260034?share_id=copiarlink


SERVIÇO:
O quê? Curso "Due Diligence nos contratos de Compra e Venda e de Permuta de Imóveis"
Quando? 28 e 29 de fevereiro de 2024
Hora? 18 às 22h
Onde? Riomar Trade Center 5, Recife
Como participar? https://www.sympla.com.br/evento/due-diligence-nos-contratos-de-compra-e-venda-e-de-permuta-de-imoveis/2260034?share_id=copiarlink

Candlelight volta ao Teatro RioMar na quinta-feira com o melhor de Vivaldi e Tributo ao Coldplay


O projeto Candlelight volta esta semana para o Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife, para dois concertos especiais na próxima quinta-feira, dia 29 de fevereiro. Às 19h, acontece o Candlelight: O Melhor de Vivaldi. Depois, às 21h, será a vez do Candlelight: Tributo ao Coldplay. O projeto Candlelight entrega a magia de uma experiência musical ao vivo iluminada por luz de velas.

Vivaldi
O programa do Candlelight: O Melhor de Vivaldi contempla as Quatro Estações: Primavera (Allegro, Largo, Allegro Pastorale), Verão (Allegro non molto, Adagio-Presto, Presto), Outono (Allegro, Adagio Molto, Allegro Molto), e Inverno (Allegro non molto, Largo, Allegro).

Coldplay
Já o concerto Candlelight: Tributo ao Coldplay vai contar com um programa especial, com os maiores clássicos da banda. Entre as músicas estão A Sky Full of Stars, Adventure of a Lifetime, Clocks, Fix You, Trouble, Speed of Sound, The Scientist, Viva la Vida, Yellow, My Universe, entre outras. 

Ingressos
Devido ao sucesso do projeto, os ingressos para o concerto Candlelight: O Melhor de Vivaldi já estão esgotados. Ainda é possível comprar ingressos para o Candlelight: Tributo ao Coldplay. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br), na bilheteria do teatro e no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android.

Faturamento do Assaí ultrapassou os R$ 78 bi em 2023


*São Paulo, fevereiro de 2024 –* O *Assaí Atacadista* registrou faturamento anual de R$ 72,8 bilhões em 2023, o que representou um incremento de R$13 bilhões, e alta de 22%, em relação ao ano anterior. Somente no 4T23, foram mais de R$ 20 bilhões em receita (+15,6% vs 4T22).

A empresa segue ganhando market share e registrou avanço de 2,0 p.p. no ano – resultado da performance das lojas existentes e pelo seu plano de expansão, com destaque para as conversões dos hipermercados, cujo sucesso é comprovado pela maturação acelerada. As unidades convertidas, por exemplo, vendem mais de 3x do que quando operavam no formato anterior. 

Ao longo do ano, o Assaí realizou a abertura de 27 lojas, o que totalizou 288 unidades em funcionamento em todo o Brasil e ampliou a sua presença com a inauguração da sua primeira loja no Estado do Espírito Santo, na cidade de Serra, além das primeiras lojas nos municípios de Mossoró (RN), Foz do Iguaçu (PR) e Olinda (PE). A rede avançou ainda na implementação de serviços nas lojas e na estratégia Phygital, sendo o app Meu Assaí um dos Top 5 aplicativos do varejo com maior crescimento de downloads no Brasil e 12 milhões de clientes cadastrados(as) em 8 meses de operação desde o seu lançamento.

*Avanços em ESG*

Ao longo do ano, o Assaí também registrou uma queda de 10% das emissões nos escopos 1 e 2 no comparativo com 2022, em linha com sua estratégia de combate às mudanças climáticas e meta de redução das emissões em 38% até 2030. 

O Assaí também reforçou o seu papel como marca empregadora ao atingir mais de 80 mil colaboradores(as) e continuou os seus esforços em promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Com 43,5% de negros e 25% de mulheres em cargos de liderança e 5,4% do quadro de colaboradores(as) composto por pessoas com deficiência, o atacadista fechou o ano com a conquista dos selos Women on Board (WOB) – que reconhece empresas com a presença de pelo menos duas mulheres no Conselho Administrativo – e o Age Friendly, destinado às organizações consideradas como as melhores empresas para profissionais 50+ trabalharem, além de ser o único varejista alimentar a integrar a carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.

*Sobre o Assaí Atacadista*

O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador) de Cash&Carry/Atacarejo, fundada em São Paulo (SP) e que completa 50 anos em 2024. Atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes. Como a 2ª maior varejista do Brasil, alcançou faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023 e se tornou a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). Atualmente, conta com 288 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF), e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo uma empresa certificada pelo selo Great Place to Work (GPTW). Em 2023, recebeu diversos reconhecimentos, como o título de marca de varejo alimentar mais valiosa (Interbrand e Brand Finance) e liderança Top of Mind nas categorias "Atacado" e "Supermercado" (Instituto Datafolha). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa unicamente de Cash&Carry negociadas tanto na Bolsa de Valores brasileira (B3 – ASAI3) quanto na de Nova York (NYSE - ASAI). O Assaí é, ainda, o único varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.

ONG CasaRosa comemora dez anos de atividades com Bazar Solidário no Shopping Guararapes, a partir desta quarta (28)


Em comemoração aos dez anos de compromisso social, a ONG CasaRosa vai promover o Bazar Solidário no Shopping Guararapes. O evento, que ocorrerá entre os próximos dias 28 de fevereiro a 2 de março (desta quarta ao sábado), no corredor do Carrefour do mall, promete ser uma oportunidade para a comunidade se engajar em uma causa nobre enquanto desfruta de uma variedade de produtos doados e agora à venda.

O principal objetivo do Bazar Solidário é angariar base financeira para continuar viabilizando o acolhimento das mulheres que vêm do interior do Estado para fazer tratamento contra o câncer, principalmente de mama, nos hospitais públicos de Recife. Todos os recursos arrecadados serão integralmente destinados para sustentar e expandir os programas e serviços oferecidos pela ONG CasaRosa, com sede no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife.

Desde roupas masculinas e femininas aos acessórios, assim como artesanatos e outros itens para a casa estarão disponíveis durante a ocasião, adaptando-se aos diferentes gostos e orçamentos. “Os preços dos produtos são a partir de R$20, garantindo que todos os interessados possam contribuir de acordo com suas possibilidades. Além da participação no Bazar Solidário, o público também pode doar mais produtos para comercialização durante o evento ou mesmo conhecer mais possibilidades de abraçar a nossa causa no dia a dia”, destaca uma das gestoras da ONG, Kadja Camilo. 

SOBRE A ONG CASAROSA 
Ao longo dos últimos dez anos, a ONG CasaRosa já ofereceu mais de 10.000 diárias e 31.128 refeições àquelas que mais precisam. Para quem deseja se envolver mais com as atividades e projetos da CasaRosa após o Bazar, há várias maneiras de participar, seja por meio de voluntariado ou doações para projetos especiais. Basta entrar em contato através do contato (81) 98176-6302.

Serviço:

O que: Bazar Solidário da ONG CasaRosa
Onde: Shopping Guararapes – corredor Carrefour 
Quando: a partir desta quarta (28) até o sábado (2) de março de 2024
Horário: de acordo com o funcionamento do shopping*
Acesso: livre/gratuito 

Outras informações: @casarosa.ong e @sguararapes

Projeto de Teresa Leitão inscreve procurador Pedro Jorge no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria


A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta terça-feira (27) o projeto de lei 3663/2023, de autoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que inscreve o nome do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Pedro Jorge foi assassinado em março de 1982, com três tiros à queima-roupa, quando saía de uma padaria, em Olinda, onde morava. O crime aconteceu apenas três meses depois que ele denunciou um esquema de corrupção que ficou conhecido como o “Escândalo da Mandioca”. Foram denunciados oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, um deputado estadual e outras 21 pessoas. O procurador tinha 35 anos, era casado e pai de duas filhas. 

“Pela grandeza e destemor de sua atuação, por sua trajetória de extraordinária determinação e coragem de investigar figuras poderosas e lutar contra ações de corrupção – mesmo diante das constantes ameaças –, acredito que é hora de prestar a Pedro Jorge o devido reconhecimento”, afirmou a senadora Teresa Leitão.

O esquema criminoso ocorreu entre os anos de 1979 e 1981, na cidade de Floresta, no sertão de Pernambuco. Os envolvidos se passavam por produtores rurais e conseguiam empréstimos no Banco do Brasil para plantação de mandioca. Em seguida, alegavam que a seca tinha destruído a plantação e ainda recebiam mais dinheiro, na forma de seguro agrícola. 

Os acusados pelo assassinato do procurador – Elias Nunes, Euclides de Souza, José Lopes, Heronides Cavalcanti, Jorge Ferraz, Irineu Gregório Ferraz – são julgados e condenados. O mandante do crime, o major da PM de Pernambuco José Ferreira dos Anjos, ficou mais de 12 anos foragido. O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, quando assumiu o cargo, em junho de 1995, reabriu o caso e, no mesmo ano, com ajuda da Polícia Federal, conseguiu capturar o major Ferreira. Ele foi foi condenado a 32 anos e seis meses de reclusão por assassinato e falsidade ideolgica, mas foi posto em liberdade depois de 10 anos e sete meses de pena. Morreu em 2018, após uma parada cardíaca.