No bairro do Janga, em Paulista, foi realizada uma caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. O intuito da ação é conscientizar e orientar a população acerca do tema e contou com estudantes da Escola Municipal Maria José Barbosa e sociedade civil. A atividade aconteceu nesta sexta-feira (17/05).
Intitulada “Violência Sexual Intrafamiliar: Como o sistema de justiça pode proteger a criança e o adolescente”, a atividade aconteceu pelo segundo ano consecutivo no município. A iniciativa é da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, com o apoio da Superintendência de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do município e da Guarda Civil Municipal (GCM).
Com faixas e cartazes, os participantes da ação percorreram trecho da Avenida Cláudio Gueiros Leite, saindo da Galeria Imperial, indo até a Praça Cantor Augusto César (4 Torres). Ao final do cortejo, o público também contou com apresentações culturais, músicas e roda de diálogos.
"A caminhada contra o abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma atividade que faz parte do calendário social. O dia 18 de maio é uma data muito importante, porque reúne diversos atores da sociedade civil para conscientizar a sociedade que é importante denunciar. Essa nossa luta é diária", ressaltou a secretária executiva de Assistência Social, Elisa Alcântara.
O deputado estadual Luciano Duque anunciou emenda no valor de R$ 135 mil para o hospital Emília Câmara, de Afogados da Ingazeira. A comunicação foi feita, hoje (17) à tarde, durante o evento de entrega de 20 novos leitos de UTI para a unidade de saúde pela governadora Raquel Lyra.
A quantia destinada pelo parlamentar será usada para aquisição de uma ambulância. O montante faz parte dos R$ 2,5 milhões que Duque dedicou em emendas para a saúde do estado.
“Nosso mandato está comprometido com a saúde dos pernambucanos e pernambucanas, assim como a governadora Raquel Lyra, que entregou hoje esses novos leitos de UTI, que vão beneficiar milhares de pacientes da região. A inauguração representa um avanço significativo na capacidade do hospital. Com essas melhorias e expansões, vai continuar a solidificar sua posição como uma instituição de saúde de referência, comprometida em oferecer um atendimento de qualidade, acessível e humanizado para todos os que necessitam de seus serviços”, disse o deputado.
Duque também lembrou que a interiorização e ampliação dos serviços de saúde é um pleito permanente do seu mandato. “É preciso ter uma olhar para a descentralização da saúde, oferecer tratamentos, cirurgias e exames especializados também no Interior. Esta é uma bandeira de trabalho nossa. A gente quer que o paciente possa se tratar perto de casa, assim ele recebe o apoio da família e a gente desafoga os hospitais do Recife”.
O hospital Emília Câmara oferece uma ampla gama de serviços médicos à população daquela região, dentre eles, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama.
Também participaram do evento a secretária de saúde, Zilda Cavalcante; o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o diretor do hospital, Sebastião Duque; e autoridades.
O Procon-PE, ponto de apoio dos Correios para arrecadação de doações destinadas às vítimas do Rio Grande do Sul, segue recebendo centenas de donativos doados pelos servidores do órgão e, também, pelos consumidores em geral. Só nesta sexta-feira (17), foram arrecadados mais de 300 quilos de alimentos, além de um grande volume de água mineral que já seguiu para o aeroporto, rumo ao Rio Grande do Sul.
Atualmente, seguindo a orientação dos Correios, o Procon-PE informa que os gaúchos estão necessitando de muita água potável e, também, da doação de alimentos não perecíveis. “A gente faz o apelo para que a sociedade, neste momento, foque nas doações de comida e água potável”, diz o Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo.
A sede do Procon-PE fica localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, no Bairro de Santo Antônio. O órgão funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Dúvidas entrar em contato com o 0800 282 1512.
Em solidariedade à população do Rio Grande do Sul, que durante esse período de fortes chuvas enfrenta a maior enchente da história do estado, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau João Pessoa está disponibilizando o prédio da instituição como ponto de arrecadação de donativos. Entre os itens apontados pelo Governo do Rio Grande do Sul como mais urgentes estão: água, roupas, produtos de higiene e limpeza e ração para cães e gatos.
No último sábado (11), foi realizada a primeira ação drive-thru da Instituição, na qual a população pôde parar seus veículos em frente ao prédio da unidade e deixar suas doações no local. Para continuar essa corrente de solidariedade, a iniciativa ocorrerá novamente no próximo sábado (18), das 08h às 16h. Essa é uma oportunidade imperdível para contribuir e fazer a diferença. Participe e ajude a aliviar o sofrimento daqueles que mais precisam neste momento crítico.
RETRATOS DE CHUMBO NO PALCO DE TEATRO HERMÍLO BORBA FILHO
Volta em cartaz a peça "Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões" no Teatro Hermílo Borba Filho, espetáculo do Grupo de Teatro João Teimoso, que neste ano de 2024 comemorou 23 anos de fundação e continua com este espetáculo marcante, que já realizou 35 apresentações nos teatros de nosso estado. Uma encenação que emociona e resgata o lado dos "Anos de Chumbo" da nossa história. Com respeito as heroínas que lutaram contra as atrocidades da Ditadura Militar no Brasil.
"Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões", é baseado em muita pesquisa, entrevistas e depoimentos de pessoas que viveram estes anos sombrios de nossa história. E foi decisão do Grupo, narrar o lado das mulheres nesta luta, onde elas foram tão brutalmente torturadas e muitas vezes tão pouco citadas nos registros da época.
Falar de jogo do poder, torturas, manipulação do povo em nome da Pátria e de Deus no período de Chumbo da Ditadura Militar, é o foco central da peça "Retratos de Chumbo" com texto e encenação de Oséas Borba Neto, que mostra este período da nossa história pela ótica de personagens mulheres, que lutaram, foram perseguidas, presas, torturadas e mortas.
E foi decisão do Grupo manter a peça em cartaz, por este ano ser os 60 anos do Golpe Militar no Brasil e da necessidade de lembrar para nunca mais se repetir. Além de perceberem após a última eleição, a necessidade de conscientizar mais o nosso povo, contar a verdadeira história e retirar as vendas colocadas nos olhos de parte da população.
FICHA TÉCNICA:
Texto e Encenação: Osėas Borba Neto
Assistente de Encenação: Chell Moriim
Iluminação: Karine Lima e Tales Pimenta
Sonoplastia: Lucas Lima
Assistentes de Produção: Rogério Barbosa, Matheus Albuquerque
Elenco: Chell Moriim, Carla Patrícia e Rafaella Pallatos
Atrizes Coringa: Clara Alves, Cattleya Lavigne e Kelly Santos
Serviço:
RETRATOS DE CHUMBO
Dias: 01 e 02/JUN/2024 (sábado e domingo)
Hora: 19h
Local: Teatro Hermílo Borba Filho, Av Cais do Apolo
A Prefeitura de Belo Jardim realizou, nesta sexta-feira (17), a caminhada “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. Alunos das redes municipal e estadual de ensino, além de crianças e adolescentes acompanhados pela Secretaria de Assistência Social, participaram do evento que seguiu pelas principais ruas da cidade até o Parque Conceição Moura. A Secretaria de Defesa Cidadã, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar e Ministério Público também participaram desse importante momento.
“O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. E, hoje, nós nos reunimos numa mobilização pelas ruas de Belo Jardim para chamar atenção da população ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e a importância de denunciar. Nós precisamos proteger as nossas crianças, garantindo o direito a uma infância segura”, destacou o secretário de Assistência Social, Hildo Macêdo.
A ação faz parte do Maio Laranja, mês de combate à violência e exploração sexual de menores e conta com campanhas de conscientização e incentivo à denúncia. Segundo o site oficial da Campanha Maio Laranja, a cada hora três crianças são abusadas no Brasil e cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
Para denunciar um caso de violência ou exploração sexual de menores basta ligar para o Disque 100. Em Belo Jardim há também os canais de denúncia do Creas através do (81) 2153-0681 e do Conselho Tutelar (81) 2153-0689. “Nós jovens, crianças e adolescentes precisamos ser protegidos, ter voz, procurar adultos de confiança e se calar. Em caso de violência, disque 100. Denuncie”, disse a aluna, Amanda Silva.
Eu não sou noveleira e se eu não fosse curiosa nem "rata" de Wikipedia ou de You Tube (adoro garimpar músicas beeeem antigas) acho que eu jamais teria ouvido falar da novela Editôra Mayo, bom dia, uma novela das 19h que fez sucesso na TV Record. O argumento original era de Marcos Rey (1925-1999). Ele também escreveu vários livros de sucesso na Coleção Vaga-Lume e foi roteirista do Sítio do Picapau Amarelo, na vestão 1977-1986.
Só que tinha um detalhe nessa história: Rey havia sido demitido da Editora Abril e jogou todo seu ressentimento na novela, chamando a história de "Editora Maio" e criando personagens baseados em familiares do então dono da editora, Victor Civita (1907-1990).
Quando os então executivos da TV Record viram a chamada e previram uma confusão com a turma da Abril, demitiram Rey e acabaram contratando Walther Negrão, que reescreveu a história, mudando até o nome, de Maio para Mayo. Negrão passou 48 horas sem dormir para reescrever os primeiros capítulos, que já tinham sido gravados. Com a confusão contornada, a novela estreou em 12 de abril de 1971 e foi exibida em 102 capítulos, até 7 de agosto do mesmo ano. A trama teve boa audiência e foi elogiada pela crítica.O que seria uma novela de alfinetadas, acabou virando uma comédia.
Mas o argumento central foi mantido. A Editora Mayo estava em fase de prosperidade, com a engrenagem publicitária que cria e destrói ídolos. A concorrência egoísta por fama envolvia artistas, fotógrafos, repórteres e modelos (se fosse nos dias de hoje, as subcelebridades e os influencers estariam nessa categoria também).
Desonestidade com a redação da empresa, com os sócios, intrigas, fofocas, chantagens, exploração e utilização de pessoas que querem projetar-se como artistas. O elenco era estelar: Luís Gustavo (1934-2021); Débora Duarte; Nathalia Timberg (foto ao lado), Mauro Mendonça, Rodolfo Mayer (1910-1985), Flora Geny (1929-1991), Sílvio de Abreu (que depois se tornaria um escritor de grande sucesso), Lídia Costa (1925-2004) e Wilma de Aguiar (1930-2021).
E claro que a novela não escapou da censura. O estilista e futuro deputado federal Clodovil Hernandez (1937-2009) participou das gravações da novela interpretando a si mesmo, chegando na redação para tomar satisfação sobre uma nota escrita contra ele. No entanto, o Brasil estava no Regime Militar (1964-1985) e a questão dos costumes também estava em voga.
De acordo com o pesquisador Cláudio Ferreira no livro Beijo Amordaçado – A Censura às Telenovelas Durante a Ditadura Militar: “O censor Dalmo Paixão justificou a supressão de uma cena: ‘O personagem Clodovil faz com uma das mãos gestos irreverentes e obscenos.’ A censora Lenir de Azevedo Souza não foi menos enfática, mas não acertou o nome do estilista e indicou o corte na cena ’em que aparece o costureiro Cordovil (sic) com jeitinho afeminado’.”
Mas o que me chamou a atenção foi a surpreendente atualidade da música Editora Mayo, Bom Dia, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (1941-2022). A interpretação era da banda O Grupo, que fez um arranjo cheio de balanço, ótima pra dançar. Prestem atenção na letra:
EDITORA MAYO, BOM DIA
(Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
Honestidade, vai embora daqui!
Nós não falamos com você nem a pau!
Criamos fatos da imaginação
Onde a verdade não existe em geral
Mas agora roda que eu quero ver
A manchete da capa vai ser pra valer
Se alguém vai sofrer não queremos saber
O que interessa é a mentira que o povo vai ler
Esse é o nosso mundo cão
Festival de opinião
E a tiragem aumentando...
E a tiragem aumentando...
E a tiragem aumentando...
A vida amansa com problemas totais
E a consequência é a imensa falta do céu
No fim do dia, no balanço geral
Não sobrou nada que não fosse papel
Mas agora roda que eu quero ver
A manchete da capa vai ser pra valer
Se alguém vai sofrer não queremos saber
O que interessa é a mentira que o povo vai ler
Esse é o nosso mundo cão
Festival de opinião
E a tiragem aumentando...
E a tiragem aumentando...
Aí alguém ainda deve me perguntar: mas o que uma novela de 50 anos atrás é tão atual? Fatos "criados na imaginação" que "fazem alguém sofrer" e "o que interessa é a mentira que o povo vai ler", e "a tiragem vai aumentando". Isso lembra algo tão atual quanto perigoso: as terríveis "Fake News"!
O que nos anos 1970 poderia ser comédia, hoje em dia prejudicam demais as pessoas, seja na tragédia das cheias no Rio Grande do Sul ou na pandemia (2020-2022). O que era produzido nas rotativas, hoje está nas plataformas e redes sociais, que precisam urgente de regulamentação (muito diferente de censura, inclusive)
Com o objetivo de reforçar sua estratégia de marca inovadora, a Betnacional, casa de apostas da NSX, será patrocinadora oficial da turnê “Sorte” do cantor Thiaguinho, que se apresentará em 17 cidades do país ao longo de 2024. As apresentações ocorrem para o lançamento de seu álbum autoral com músicas inéditas. Neste sábado (18), o show acontecerá no Classic Hall, em Recife, com expectativa de reunir 7 mil pessoas.
Diferentemente de “Tardezinha”, “Sorte” acontece no período da noite, em casas de shows com uma abordagem tecnológica e envolvente. A Betnacional pensou em todos os detalhes. A apresentação contará com um DJ, para fazer a abertura do show, efeitos de iluminação com elementos gráficos de ícones da cidade local, para criar maior conexão com a região, um motion da Betnacional, uma ativação em duas etapas para melhor experiência do público, além de ação promo de exposição de marca em todas as edições.
“Estamos muito felizes em poder apresentar a nova turnê de um de nossos embaixadores, conectar a Betnacional à energia que permeia o espetáculo e, ao mesmo tempo, reforçar a nossa ligação com a tecnologia. Será uma oportunidade única para os fãs desfrutarem de um show memorável e se conectarem ainda mais com a Bet do Brasil”, afirma Lucas Gasull, Sócio da Lean Agency, agência de publicidade do NSX Group.
O novo repertório do cantor Thiaguinho conta com 18 novas faixas, 17 inéditas e uma regravação com participações especiais de Liniker, L7nnon, Billy SP e IMBA Coral. O projeto é uma leitura contemporânea de sonoridades tipicamente brasileiras misturadas às referências musicais do cantor, numa roupagem de roda de samba e pagode, mesclando influências do R&B, afrobeat e outros estilos musicais.
Sobre a Betnacional:
Integrante da NSX Group, BetTech que revolucionou o mercado brasileiro de apostas esportivas a partir de um ecossistema único com soluções tecnológicas, marketing estratégico, conteúdos, serviços exclusivos e muitos cases de sucesso, a Betnacional segue o conceito de “bet do Brasil” com o serviço mais rápido do país ao realizar saques e depósitos por meio do PIX. Atualmente o site de apostas esportivas patrocina os times do Náutico, Remo e Paysandu e a organização de eSports FURIA. Tem como embaixadores os jogadores e ex-jogadores Vini Jr., Hernanes, Jaqueline Carvalho, Murilo Endres, André Trindade, Sheilla Castro, Natalia Guitler e Gabriela Freindorfer, os cantores Thiaguinho, Seu Jorge e Ludmilla, além do narrador Galvão Bueno. Nos estádios, a Betnacional tem a marca exposta nas placas de publicidade de jogos de diferentes campeonatos estaduais e é patrocinadora do Futebol 2024 na Rede Globo, além de deter o naming rights do Estadual do Rio, Estadual Pernambucano e Copa do Nordeste de 2024.
O Conselho de Diretores do Banco Mundial aprovou no início da noite desta sexta-feira (17), em Washington (EUA), um novo investimento para ampliar o acesso à água e ao saneamento para aproximadamente um milhão de pessoas na zona rural de Pernambuco. O aporte para o Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco (PROSAR) consiste em um empréstimo de US$ 90 milhões do Banco Mundial, complementado por um aporte adicional de US$ 23 milhões do Governo do Estado de Pernambuco.
O financiamento possui um prazo total de 21 anos e 6 meses, incluindo um período de carência de 8 anos. Atualmente, 82% da população de Pernambuco têm acesso a sistemas de abastecimento de água seguros, e apenas 31% estão conectados a redes de esgoto. Nas áreas rurais, esses números caem significativamente, com apenas 37% tendo acesso a sistemas de abastecimento de água.
Além disso, muitos sistemas existentes quebram com frequência, devido a manutenção inadequada ou secagem de fontes de água. Para enfrentar essa situação, o PROSAR visa melhorar o acesso a sistemas sustentáveis de abastecimento de água e saneamento rural, atualizando sistemas existentes e desenvolvendo novas fontes de água essenciais que serão mais resilientes à seca induzida pelas mudanças climáticas.
Além disso, o PROSAR apoiará o desenvolvimento da capacidade institucional dentro das agências governamentais de Pernambuco responsáveis pela gestão de recursos hídricos e prestação de serviços, oferecendo assistência técnica e treinamento para aumentar a eficiência e eficácia. O projeto também trabalhará com comunidades locais para planejar, implementar e manter infraestrutura, promovendo a propriedade e participação comunitárias, além de estabelecer mecanismos para monitorar e avaliar o desempenho dos sistemas de abastecimento de água e saneamento para garantir que atendam aos padrões de qualidade e sustentabilidade.
O projeto visa ainda promover a inclusão ao abordar os obstáculos que impedem o acesso de grupos vulneráveis, incluindo mulheres, crianças e jovens habitantes rurais. Ao fornecer melhor saneamento, busca diminuir doenças transmitidas pela água, especialmente em crianças. Um melhor acesso à água limpa também ajudará a capacitar as mulheres nas comunidades rurais: como o trabalho de buscar água e cuidar de familiares doentes muitas vezes cabe às mulheres, uma infraestrutura de água melhorada pode liberar seu tempo, permitindo que as mulheres busquem outras oportunidades, como educação e participação econômica.
"O PROSAR vai iniciar uma etapa importantíssima do atual Governo do Estado, que é a missão de levar água para o homem do campo. Este é um desafio que não foi devidamente tratado ao longo do tempo, em Pernambuco e na maioria dos estados do Nordeste e do Brasil inteiro. Pernambuco tem dois milhões de pessoas que moram na zona rural. E essas pessoas passaram ao largo do tempo invisíveis aos serviços regulares de água e esgoto. Em parte, também, porque as fontes hídricas não eram suficientes. O PROSAR vai apoiar o Estado na expansão dos serviços de abastecimento d’água no meio rural, incluindo, por exemplo, o uso da água a partir de grandes adutoras, como é o caso da Adutora do Agreste, que começa a receber águas do rio São Francisco", afirmou Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco.
"Nosso investimento no Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco reflete o compromisso inabalável do Banco Mundial em melhorar a resiliência comunitária aos impactos climáticos, ao mesmo tempo em que fomenta a prestação de serviços e desenvolvimento sustentáveis. Ao expandir o acesso a serviços essenciais de água e saneamento, visamos melhorar a vida das pessoas que ainda enfrentam dificuldades significativas em áreas rurais de Pernambuco", disse Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil.
Nesta sexta-feira (17/05), foi a vez do bairro do Engenho Maranguape, em Paulista, receber mais uma edição do Programa Prefeitura nas Comunidades. A ação integrada aconteceu no Campo do Déro, através da Secretaria de Planejamento e Gestão do Paulista. No local, foram ofertados à população diversos serviços, entre eles: saúde, assistência social e assistência jurídica.
Em parceria com a iniciativa privada, também foram ofertados corte de cabelo, massagem, limpeza de pele, design de sobrancelha e atendimento oftalmológico. "O programa tem como objetivo realizar um serviço social, valorizando e prestando serviço para a população", disse a secretária de Planejamento e Gestão, Terezinha Mousinho.
Durante o evento, os moradores da região tiveram acesso à abertura de crédito para pequenos empresários e de cadastro como Microempreendedor Individual (MEI), emissão de carteiras de autista, idoso, identidade e abertura do Cadastro Único.
"Gostei muito do atendimento, vim aqui tirar algumas dúvidas do MEI e foi bastante esclarecedor e proveitoso", exaltou o microempreendedor individual.Jefferson Juvenal.
Pelo Projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, foram oferecidos: expedição gratuita da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito, orientações para acordos judiciais, atendimentos para divórcio, dissolução de união estável, regulamentação de visitas, guarda e pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, casamento coletivo, entre outros.
A população ainda foi contemplada com encaminhamentos para exames, estando entre eles: a mamografia e o citológico, além de: testagens do CTA, aferição de pressão e de glicose, vacinação de rotina, atendimento médico, auriculoterapia e orientações sobre saúde bucal.
"Fui atendida pela médica clínica e gostei muito. Espero que essa ação aconteça mais vezes na nossa comunidade", comemorou a dona de casa Gláucia Lira.
O programa ofereceu também atendimento clínico veterinário e vacinação antirrábica para os pets.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um bloqueio de circulação para um serviço da Compesa, na zona sul do Recife. A obra na pista esquerda da Ponte Governador Paulo Guerra, tem início previsto para segunda-feira (20).
O bloqueio ocorrerá durante um mês, em dias úteis, das 22h às 5h. Agentes da CTTU estarão na Av. Antônio de Góes próximo a saída do túnel Josué de Castro, no Pina, desviando o trânsito para a pista direita.
De acordo com a Compesa, o serviço tem previsão 30 dias para ser concluído. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo teleatendimento, que é gratuito e 24h no número 0800.081.1078.
Empreendedores de todo o Estado têm um encontro marcado, entre os dias 22 e 25 de maio, com uma grande oportunidade para impulsionar seus negócios. Após seis anos, a Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae/PE, retorna em formato presencial ao Centro de Convenções, em Olinda, prometendo experiências enriquecedoras para donos de pequenos negócios e pessoas interessadas no universo do empreendedorismo. Ao todo, a Feira oferecerá mais de 350 atividades gratuitas, incluindo uma lista de palestrantes de peso, com nomes como Camila Coutinho, Paulo Muzy, Nath Finanças e Felipe Titto. As inscrições para os interessados em participar do evento estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, pelo site feiradoempreendedorpe.com.br.
Com o tema “O encaixe perfeito para o seu negócio”, a Feira irá ocupar um espaço de 9,6 mil m² do pavilhão do Centro de Convenções. “A Feira do Empreendedor é uma celebração ao empreendedorismo, que é o motor que impulsiona o nosso país. Essa é uma chance para que aqueles que são donos de pequenos negócios ou aqueles que têm o sonho de ser se capacitem para oferecer produtos e serviços melhores no presente e conheçam as tendências e as inovações que farão com que ele permaneça no mercado no futuro. O papel do Sebrae é oferecer todo apoio e suporte que esse empreendedor precisa, e é isso que ele irá encontrar neste evento”, ressaltou o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra.
De olho nesse propósito, a Feira do Empreendedor, que já está na sua 12ª edição, contará com mais de 20 espaços temáticos, que oferecerão capacitações, oficinas, orientações, rodas de conversas e diversas experiências interativas para quem busca atualização e networking. Entre as temáticas que serão abordadas nesses ambientes estão: empreendedorismo feminino; empreendedorismo jovem; economia criativa; agronegócios; e marketing digital. Segmentos como alimentos e bebidas; varejo pet; e saúde, beleza e bem-estar também contarão com espaços específicos.
Ainda haverá uma área voltada para geração de negócios, com 39 estandes de empresas que estarão comercializando produtos e serviços – incluindo maquinários – para quem quer começar ou incrementar seu empreendimento. Já o “Shopping MEI” promete ser um território gerador de inspiração, conversas e oportunidades, com 24 Microempreendedores Individuais de diversos segmentos apresentando seus produtos.
A orientação empresarial também faz parte da programação. No “Bar Tô Empreendendo”, os empreendedores poderão participar de rodas de conversa, nas quais serão ofertadas doses de conhecimento sobre gestão, marketing, finanças e crédito, bem como receber atendimento individual de especialistas sobre as mesmas temáticas. Os MEIs ainda terão um espaço específico dedicado ao atendimento de demandas como formalização e orientação acerca de suas obrigações e benefícios.
Quem quiser abrir um negócio, poderá descobrir o seu perfil comportamental no estande “Eu em foco” ou passear por um mapa com áreas promissoras para investir no estande Cidade de Oportunidades. Ao longo da jornada, os visitantes irão conhecer detalhes sobre cada setor, além de receber orientações sobre o suporte oferecido pelo Sebrae/PE em todo o estado, por meio de iniciativas como as Salas do Empreendedor. Já no “Sua casa, seu negócio”, será possível ter acesso a mais de 70 ideias para quem quiser começar um empreendimento dentro da própria residência.
Já para quem está de olho no amanhã, vale a pena visitar os espaços “Amplifica: seu negócio mais inovador”, que irá apresentar ideias inovadoras que podem ser aplicadas para conquistar benefícios como o aumento de vendas ou da base de clientes, e o de tendências e futuros, que irá apresentar o que será realidade nas áreas de gestão, marketing, mercado, tecnologia e análise de dados.
Segundo o coordenador da Feira, Eduardo Maciel, a ênfase está na oferta de informação, conteúdo e vivência ao longo dos quatro dias do evento, com o objetivo de atender às principais necessidades dos empreendedores, de todos os níveis. “A Feira do Empreendedor traz muito conteúdo, mas com uma abordagem diferenciada. Vão ter muitas vivências e práticas para que esses conteúdos tão importantes possam ser assimilados e aplicados dentro dos negócios. E o mais importante é que a Feira abrange todos os públicos, de quem não empreende até quem já está no mercado há bastante tempo”, afirmou.
*SERVIÇO*
12ª Feira do Empreendedor de Pernambuco
Data: 22 a 25 de maio
Horário: 14h às 22h
Local: Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco
Em defesa do direito das pessoas com transtornos psicológicos, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) da Prefeitura de Belo Jardim realizou, nesta sexta-feira (17), a 1ª Caminhada Alusiva à Luta Antimanicomial, que tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade do cuidado e tratamento em liberdade, além do combate a qualquer tipo de violência contra esses pacientes.
“Essa caminhada é um momento muito importante para nós porque queremos chamar a atenção da população para a realidade cruel da internação em manicômios e trazer ao entendimento público que transtornos mentais são tratáveis, possibilitando a evolução dos pacientes, que podem sim e devem ser inseridos em sociedade”, enfatizou a coordenadora do Caps II de Belo Jardim, Acidália Grasielly.
Mais de 150 pessoas participaram do evento, que contou com a presença de profissionais e pacientes dos Caps de Belo Jardim, Pesqueira, Alagoinha, Poção e Sanharó. A concentração aconteceu na Praça Desembargador João Paes, onde foi distribuído picolé e água para os pacientes. A caminhada percorreu as principais ruas de Belo Jardim, seguindo da Praça até o Parque Janelas Para o Rio (Parque do Bambu).
“O Caps pra mim é uma segunda casa e não só pra mim, mas para todos que recebem essa grande ajuda. Se não fosse pelo Caps nós poderíamos estar num manicômio, como eu já estive, me sentindo presa. Hoje, nós recebemos atendimento e temos liberdade”, destacou a paciente do Caps II de Belo Jardim, Dora Gama.
No Parque, um momento de saúde e lazer foi realizado com ginástica laboral, karaokê, dança e distribuição de pipoca, algodão doce e cachorro-quente.
Marco da arquitetura moderna no Recife, o Edifício Holiday vai a leilão judicial no próximo dia 22, às 14h. O certame será conduzido de modo on-line pelo leiloeiro Luciano Rodrigues, da Lance Certo Leilões, e terá lance inicial mínimo de R$ 34.924.000,00. “O leilão será a melhor e mais justa solução para os condôminos que comprovem a propriedade ou posse legítima, como também para os vizinhos e transeuntes, que vêm sofrendo com os problemas que a situação atual ocasiona”, avalia Luciano, nomeado para o leilão pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Localizado em Boa Viagem, bairro da Zona Sul do Recife, o Edifício Holiday é composto por 476 apartamentos, distribuídos em 17 andares; além de 17 lojas comerciais e boxes. São cerca de 15 mil metros quadrados de área construída e aproximadamente cinco mil metros quadrados de área de terreno. O edifício foi projetado pelo engenheiro industrial e civil Joaquim de Almeida Marques Rodrigues, tendo sua inauguração ocorrida em 1957. Em março de 2019, no entanto, após requerimento da Prefeitura do Recife, o prédio foi completamente desocupado. A decisão foi tomada a partir de estudos que demonstraram um risco elevado de incêndio e também na estrutura do prédio.
“Diante dessa realidade, a melhor e mais assertiva solução encontrada pela Justiça foi determinar a alienação do imóvel, por meio de leilão, com o intuito de arrecadar fundos para indenizar os proprietários e possuidores devidamente comprovados”, explica Luciano Rodrigues. “O estado de conservação do Holiday é precário e sua recuperação pode não ser viável economicamente. Caberá ao futuro comprador a decisão de demolir ou realizar o retrofit”, completa o leiloeiro.
Os interessados em participar do certame devem se cadastrar no site da Lance Certo Leilões (https://www.lancecertoleiloes.com.br/). Apesar do formato remoto, a dinâmica no dia será bem parecida com aquela que o público já se acostumou a ver em filmes e séries, com o leiloeiro recebendo os lances e os interessados cobrindo as propostas. Caso a venda não seja concretizada no dia 22, ocorrerá um outro leilão no dia seguinte (23), no mesmo horário. O valor arrecadado será depositado em uma conta judicial para posterior rateio entre os moradores que comprovarem a propriedade do imóvel.
Leiloeiro - Luciano Rodrigues ficará responsável por conduzir o pregão e também por assegurar que todos os procedimentos sejam realizados conforme as diretrizes estabelecidas para o certame. Ele possui 26 anos de experiência na condução de leilões em geral, com destaque para o setor de imóveis. Sua empresa, a Lance Certo Leilões, atua nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Sergipe e Bahia, possuindo uma carteira com milhares de clientes em diversos segmentos de mercado.
O Circuito do Café RioMar chega à sétima edição a partir deste domingo (dia 19) até 25 de maio, com a participação de 20 cafeterias localizadas em todos os pisos do RioMar Recife. O Brasil segue na segunda colocação mundial em relação ao consumo do café, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), e os apreciadores da bebida poderão aproveitar a harmonização com pratos clássicos em menus preparados especialmente para o Circuito do Café RioMar.
Durante o período do Circuito do Café, as cafeterias participantes prepararam um combo especial, com valores a partir de R$ 12,80, para ofertar entre os dias 19 e 25 de maio, combinando a bebida com pratos clássicos, como tapiocas, bolos, croissants, e opções mais sofisticadas.
Palestra
O barista Romoaldo de Souza participará de um bate papo no dia 24 de maio, dentro da programação do Circuito do Café. A conversa acontece às 19h, na Praça de Alimentação, com acesso gratuito. O especialista vai falar sobre o tema e dar dicas para quem quer conhecer mais sobre o universo de consumo e preparo do café, abordando os tipos de grãos, de cafés e experiências, entre outros assuntos. Para participar, basta apresentar o App do RioMar Recife instalado no celular. O aplicativo está disponível para download gratuito para iOS e Android.
Mix de produtos
Além de degustar os combos das cafeterias, os amantes do café também têm a oportunidade de comprar diversos produtos relacionados à bebida, seja para ter em casa ou para presentear. Entre as opções que podem ser encontradas no RioMar Recife estão cafeteiras, cápsulas, cafés em grão, canecas, garrafas térmicas, livros temáticos, entre outros.
Confira os combos das cafeterias participantes da 7ª do Circuito do Café RioMar:
Piso Térreo
BORSOI - Pão de queijo com um blend exclusivo de queijo minas, parmesão e queijo coalho e uma tortinha de leite condensado assada diariamente com nosso clássico Cappuccino cremosinho.
CAFE KM - 1 espresso + 1 mini bolo + 1 mini tapioca rendada
GRÃO ESPRESSO - 1 espresso + 1 empada de queijo
MCCAFÉ – Medialuna + espresso simples
Piso L1
CACAU SHOW - Trio pão de queijo + 1 espresso
CAFÉ DO MERCADO - Pão delícia de queijo + café espresso
CAFÉ SÃO BRAZ - Bolo de Tapiocas + café espresso pequeno
CASA BAUDUCCO - 1 fatia de panettone salgada de queijo + capuccino de doce de leite
DELTA - Capuchino de pistache + pastel de forno
MR. BLACK - Cappuccino cremoso + pão de queijo mineiro
Piso L2
AMOR AOS PEDAÇOS - Café grande + pão de batata + suco
O município do Paulista tem a maior taxa de alfabetização da Região Metropolitana do Recife, e a segunda do Estado de Pernambuco, segundo dados do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (17/05). Conforme o ranking divulgado pelo Censo, Fernando de Noronha sai na frente com 95,1%, seguido por Paulista (94,1%), Olinda (93,3%), Recife (93,2%), Jaboatão dos Guararapes (91,4%) e Abreu e Lima (90,5%).
Ainda de acordo com os dados divulgados, o Estado de Pernambuco se encontra em segundo lugar no Nordeste neste ranking, com 86,6%, ficando apenas atrás da Bahia (87,4%). O resultado aponta ainda que a faixa etária de 15 a 19 anos apresenta a maior taxa de alfabetização no Estado (97,60%), seguida das pessoas na faixa dos 20 a 24 anos (97,30%). Em relação a gênero, a taxa de alfabetização feminina é de 87,4%, enquanto que a masculina é de 85,16%.
O Tribunal do Júri é um assunto que empolga muitos advogados e pessoas que desejam seguir a carreira jurídica baseadas em filmes e séries que trazem a apreciação da figura do advogado em atuação no Plenário do Júri. No entanto, na prática, a atuação nesse espaço pode ser bem desafiadora e muitos advogados não sabem por onde começar. Pensando nos estudantes de Direito e jovens advogados que desejam atuar como advogados criminalistas, a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB-PE, promove o curso “A advocacia e o Tribunal do Júri”, que acontece no dia 23/05 (quinta-feira), às 18h, na sede da ESA-PE, localizada na Rua Imperador Dom Pedro II, nº 346, Santo Antônio, Recife. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas no site da ESA-PE - www.esape.com.br.
Na programação, os temas abordados serão “Da notícia até o plenário” e “Tribunal do júri: qual a melhor tese?”, demonstrando de forma prática a atuação dos advogados em todas as fases do Tribunal do Júri, desde o inquérito até o plenário, e ainda discutindo as teses e oratória. As aulas serão ministradas pelos advogados criminalistas Romão Ulisses, que é membro da Comissão de Direito Penal e da Comissão do Tribunal do Júri da OAB-PE; Rodrigo Piancó, membro da Comissão de Direito Penal e da Comissão do Tribunal do júri da OAB-PE, presidente da Comissão do Tribunal do Júri da Associação Nacional da Advocacia Criminal em Pernambuco (ANACRIM/PE) e da Comissão de Direito Penal da OAB/São José do Egito e Rawlinson Ferraz, presidente da Comissão do Tribunal do Júri da OAB-PE e idealizador do canal Orgulho de Ser Criminalista no Youtube.
A carga horária do evento é de 3 horas/aula. Para os estudantes e jovens advogados - inscritos na OAB há até cinco anos -, o investimento é de R$20. Para os advogados, é de R$25 e para o público em geral, R$30. 10% do valor investido serão restituídos para os inscritos em forma de cashback, que poderá ser utilizado para participação em outros cursos oferecidos pela ESA-PE.
“Este curso trará um direcionamento aos estudantes e jovens advogados que estão querendo começar a atuar no tribunal e na advocacia criminal e não sabem como começar, pois abrangerá as habilidades e conhecimentos necessários para uma atuação com qualidade nestes espaços”, destaca o advogado Leonardo Moreira, diretor geral da ESA-PE. “As possibilidades de atuação no Tribunal do Júri são muitas, basta ter prática e habilidade e fazer um bom networking”, enfatiza o advogado criminalista e palestrante do curso Romão Ulisses.
Serviço
O que: Curso “A advocacia e o Tribunal do júri”
Quando: 23 de maio de 2024
Horário: 19h
Local: Sede da ESA - R. do Imperador Pedro II, 346 - Santo Antônio, Recife