sábado, 3 de abril de 2021

Pernambuco anuncia a abertura de mais 50 leitos de UTI na próxima semana

 

Após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, neste sábado (03.04), o governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento, a abertura de mais 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até a próxima sexta-feira (09.04). Com as novas vagas, o Estado deve ultrapassar a marca de 1.600 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, em 16 municípios do Litoral ao Sertão de Pernambuco.

Serão cinco unidades contempladas, recebendo 10 leitos cada: Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina; Hospital João Murilo de Oliveira, em Vitória de Santo Antão; Hospital Miguel Arraes, em Paulista; Centro de Educação Saúde Comunitário - Cesac Prado; e Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, ambos no Recife.

Além disso, Paulo Câmara destacou que o comitê continua monitorando os dados da pandemia, a distribuição das vacinas e avaliando o cumprimento das medidas restritivas em todo o Estado. “Nossa fiscalização tem trabalhado na observação das medidas restritivas e a avaliação, até agora, é de que a população vem colaborando com as orientações de evitar aglomerações”, ressaltou.

As 394 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas na última quinta-feira (01.03) foram entregues às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado até às 16h da sexta-feira. Os imunizantes estão sendo utilizados pelos municípios para dar continuidade à vacinação de idosos com mais de 65 anos de idade em todo o Estado.

Link com o pronunciamento: https://we.tl/t-2bKUEoYFSx

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

#AbrilPelaVida

 









Uma iniciativa de especialistas fez uma série de sugestões para que o Brasil freie a alta mortalidade pela covid-19, mostrando que ainda há uma esperança de salvar vidas. Já são mais de 300 mil vitimas fatais em todo o Pais e se nada for feito, a situação pode ficar irreversível. Dados mostram que um lockdown de 3 semanas é o tempo necessário para que a vacinação contra Covid-19 comece a fazer efeito significativo e reduzir mortes no Brasil.O movimento #AbrilpelaVida convida os governos federal, estaduais e municipais a adotarem a medida, que deve vir acompanhada de auxílio emergencial, para garantir que o máximo de pessoas possa ficar em casa em segurança.

O texto a seguir, que é do site oficial, pode e deve ser copado e mandado para todo mundo pelas redes sociais (com asterisco e tudo, para destacar no WhatsApp)

#AbrilpelaVida: 3 semanas para reverter o avanço da pandemia no Brasil* 

O que é o *#AbrilpelaVida:* 

Movimento de especialistas de saúde pública e economistas que apresentou ao Presidente, Governadores e Prefeitos *medidas que podem frear* o avanço da COVID-19 no Brasil e salvar vidas. 

*O que o #AbrilpelaVida propõe:

* Lockdown de *21 dias* em abril para reduzir a circulação do vírus 
*Auxílio emergencial* para indivíduos e micro e pequenas empresas, para neutralizar os impactos econômicos da medida. 

*Por que abril:* Estudos da ImpulsoGov mostram que até o fim de abril, *quase todos os brasileiros 60+ devem estar plenamente vacinados*, o que nos ajudará a frear o avanço da pandemia e a reduzir a transmissão do vírus. Além disso, caso nada seja feito agora, podemos chegar à marca de *5 mil mortes por dia,* de acordo com previsões de pesquisadores da Fiocruz. 

*Quais os impactos do #AbrilpelaVida:* 

*Poupar* 22 mil vidas 
*Reduzir* a média móvel de mortos pela metade 
*Evitar* a marca de 5 mil mortos em um único dia 
*Proporcionar* tempo para a vacinação de quase todos os idosos acima de 60 anos 
*Dificultar* o surgimento de novas variantes 

*Junte-se* ao movimento apoie as propostas do #AbrilpelaVida e peça ao seu governo para que adote as medidas acima em abrilpelavida.org

Veja as principais sugestões do movimento #AbrilPelaVida