terça-feira, 20 de setembro de 2022

Escoliose em alta


O ortopedista e cirurgião de coluna Túlio Rangel retornando do Congresso Mundial de Escoliose que aconteceu em Estocolmo com muitas novidades e atualizações. Foi o único cirurgião de coluna de Recife no evento e um dos poucos do Brasil.

Escoliose é termo usado para descrever curvaturas laterais da coluna, que podem estar presentes desde o nascimento, se desenvolverem durante a infância ou, surgirem na adolescência. A maior parte dos casos são leves, entretanto, essa condição pode piorar ao longo do tempo, principalmente, durante o estirão de adolescência. A maior parte dos casos de escoliose da criança e adolescentes não possui causa definida. Algumas vezes, o desvio da coluna se origina de doenças congênitas ou neuromusculares.

Alzheimer em debate na Ferreira Costa


Na próxima quarta-feira (21) é comemorado o dia mundial do Alzheimer, uma campanha que busca conscientizar a população sobre a doença que atinge cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo 1,2 milhões brasileiros. Na data, o SUPERA – Ginástica para o cérebro, a maior rede de estimulação cognitiva no mundo, realizará o evento *Conscientizando a Sociedade sobre a doença do Alzheimer*, em parceria com a Ferreira Costa. O evento acontece na unidade da Tamarineira, às 18h.

Mas o que é o Alzheimer? Se trata de uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas de mais idade. Ela atinge principalmente funções cerebrais como a linguagem e a memória, comprometendo de forma lenta e progressiva o paciente, que passa a depender de terceiros para a execução de suas atividades diárias.

Os primeiros sintomas são a perda da memória e a mudança de comportamento. Lembrando que a perda está relacionada a situações que passam a comprometer a rotina e a vida da pessoa. Diferentemente do envelhecimento natural, o Alzheimer interfere no tecido cerebral, ocorrendo deposição de proteínas anormais e morte celular.

Geralmente, a doença se manifesta de geração a geração e os sinais podem começar a aparecer a partir dos 50 ou 60 anos de idade. Para quem tem uma predisposição para desenvolvê-la, é necessário tomar os devidos cuidados, já que fatores ambientais e acontecimentos da vida podem interferir no acometimento da mesma.

Para tirar dúvidas sobre a temática e proporcionar um momento de cuidado e atenção a quem cuida de parentes e amigos acometidos pela doença, teremos como palestrante a psicóloga, Maria Christiane dos Santos Cerentini, especialista em gerontologia, psicologia Hospitalar e domiciliar, mestra em psicologia clínica e doutoranda em psicologia clínica.   
 
*Serviço:*

*Palestra:* Conscientizando a Sociedade sobre a doença do Alzheimer


*Local:* Ferreira Costa da Tamarineira

*Horário:* 18h

Bolsas Curso Supera


O 1º Concurso de bolsas do SUPERA – Ginástica para o cérebro terminou com o saldo de mais de 200 bolsistas beneficiados em todo o Brasil e agora é a vez do Recife. A iniciativa faz parte do Supera Social e na capital será coordenada por Andréa Negreiros, à frente da unidade de Boa Viagem. " Nosso objetivo é tirar o cérebro da zona de conforto e teremos a participação de alunos e não alunos. Os ganhadores vão indicar um participante estudar na escola", explica Andréa

 

 A Bolsa tem duração de 12 meses e inclui, além de matrículas e mensalidade, todo o material didático do curso.

Mais informações: https://metodosupera.com.br/supera-social/

Afinal, o que é Poesia?

Um pernambucano que amava futebol, cultura, rios e poesia. Que rodou o mundo exercendo a arte do diálogo cotidianamente. Esse é o João Cabral de Melo Neto que a exposição “Afinal, O Que É Poesia?” vai mostrar, a partir do dia 23 de setembro, no Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, em comemoração oficial dos 100 anos do poeta, realizada pela AGL Projetos Especiais e Ministério do Turismo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A exposição, que tem curadoria de Inez Cabral, filha do escritor nascido no Recife em 9 de janeiro de 1920, ficará em cartaz até o dia 20 de novembro e conta com aspectos pouco conhecidos da vida e da obra de João Cabral de Melo Neto, que faleceu no Rio de Janeiro em 9 de outubro de 1999. “Era para termos lançado esse trabalho em 2020, quando ele faria cem anos. Mas com a pandemia não foi possível. Agora, finalmente, essa exposição, diferente de todas as que já foram realizadas sobre ele, chega no Recife tão amado pelo velho”, afirma Inez.

Logo de cara, o visitante vai se deparar com uma linha do tempo contando todos os detalhes sobre João Cabral de Melo Neto, da infância nos engenhos da família em São Lourenço da Mata e Moreno, no Grande Recife, passando pelas peripécias como jogador de futebol no América, seu time de coração, Santa Cruz e Torre, pela vida adulta dividida entre a atividade como diplomata e a poesia. Tudo isso apresentado em farta iconografia, com fotografias, material audiovisual feito especialmente para o evento e acessibilidade.

“João Cabral é um autor cuja obra é fortemente ligada a Pernambuco. Ele transporta o leitor para o universo de Pernambuco, do Recife, despertando o interesse pelo nosso Estado e pelo jeito de viver do nordestino. É uma honra imensa para o Cais do Sertão receber a mostra que celebra o centenário do escritor. O Cais é um equipamento que recebe visitantes de todo o Brasil, então estaremos apresentando o legado de João Cabral para todo este público, além dos pernambucanos”, salienta a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale. 

O autor de Morte e Vida Severina, O Cão Sem Plumas e Pedra do Sono lê alguns trechos das próprias obras. Afinal, o que é poesia? traz um João intimista, revelando amizades, olhares e aspectos do artista que pouca gente conhece. Tímido por excelência, o diplomata e poeta pouco revelava de sua vida. “Quando ele era entrevistado e perguntavam algo pessoal ele respondia: ‘isso não tem relação com a literatura’”, conta Inez, revelando a personalidade reservada do pai. Na mostra, os recifenses vão ter a oportunidade de conhecer trabalhos de João Cabral como artista gráfico, que ele começou a desenvolver por ordens médicas. “Ele foi receitado a fazer exercícios, como não gostava de sair, comprou uma prensa, que era manual. Aí se apaixonou pelo ofício”, diz Inez. 

Momentos importantes da vida dele em cidades como Barcelona, Sevilha, Porto, Marselha, Dacar e Londres, entre outras onde morou por conta da diplomacia, são trazidos em 
imagens e sentidos. “É uma exposição imersiva, com conteúdo sensorial e diferentes olhares sobre um artista múltiplo e criativo. Será um mergulho inédito no universo de Cabral, mas também um passeio didático por um dos autores mais importantes da língua portuguesa no mundo”, afirma Ava Correa, produtora executiva e idealizadora do projeto. Ela explica que, além da visitação, a mostra irá receber escolas, para os estudantes tenham a oportunidade de manter contato com as palavras do autor, um dos mais adaptados do país para linguagens como cinema, teatro e música, além de traduzido para diversos idiomas, com livros vendidos no mundo inteiro. “As pessoas vão ver alguém que ia muito além do racional: um homem entusiasmado pelas suas paixões”, descreve Ava.  

SERVIÇO
Exposição imersiva João Cabral de Melo Neto - Afinal, o que é poesia?
De 23 de setembro a 20 de novembro
Cais do Sertão - Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horário de visitação: entre terça e sexta, das 10h às 16h; sábados e domingos, das 11h às 17h.
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Nas terças, entrada gratuita

#VcNoBlog "Rio Lindão", por Pedro Dias


Eu Pedro Dias faço o Rio Lindão.  A personagem  é um Rio sábio, de grandes amizades, e nesse momento se encontra muito fragilizado  com a total  falta  de respeito  com a natureza e o meio ambiente. É resolve com Aratuzinho tentar salvar o planeta  buscando a sabedoria  dos índios. Tudo isso com muita poesia, magia, texto, música e coreografia. 
Direção e produção: Isaltino Caetano.
No elenco: Pedro Dias, Feliciano Felix, Emanuel David D' Lúcard, Karla Galdino e Francisco Domingos.

Nota do Blog: Participe do Blog Taís Paranhos, seja com textos, fotos, desenhos, vídeos. Mande seu material para o e-mail tparanhos@hotmail.com