segunda-feira, 8 de março de 2021

Unidade da Funase no Cabo oferta 128 vagas em cursos para socioeducandos

 

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, maior unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), iniciou uma série de cursos profissionalizantes voltados aos jovens atendidos no local. As formações estão sendo realizadas em diferentes áreas do conhecimento, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), responsável pela certificação. Ao todo, 128 vagas estão sendo ofertadas, com abordagens predominantemente práticas.

 

Os cursos são de Introdução à Segurança do Trabalho, Operador Logístico, Encadernação Manual Artística, Informática Básica, Atendimento ao Cliente, Tapeçaria, Introdução ao Reparo de Computadores e Introdução aos Cinco Sensos. Cada turma conta com a participação de 16 estudantes, totalizando as 128 vagas oferecidas. As atividades têm acontecido no turno da manhã e com observância ao distanciamento social, seguindo as medidas sanitárias de prevenção e combate ao novo coronavírus.

 

O coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, ressaltou a importância da realização dos cursos profissionalizantes e enalteceu a participação dos agentes socioeducativos, responsáveis por ministrar as aulas. “Em meio às dificuldades da pandemia, manter uma oferta tão vasta de cursos é extremamente importante. Há a participação decisiva dos agentes socioeducativos, que nos ajudam a realizar todas essas atividades de forma efetiva e frequente”, avalia.


lmprens Funase

Assaí estreia na bolsa de valores e ações disparam

 

O Assaí Atacadista iniciou nesta segunda-feira (1º) a negociação de suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A empresa de atacado de autosserviço, que registrou 30% de crescimento em sua receita bruta em 2020, obteve uma reposta positiva do mercado. Os papéis da companhia entraram em leilão nesta manhã e, ao seu término (por volta das 11h50), tinham alta de quase 400%, cotadas a R$ 73,01.  


Para registrar o momento, o presidente da companhia, Belmiro Gomes, e a diretoria executiva do Assaí realizaram um ato simbólico na sede da Bolsa com o toque da campainha no início do pregão.   


“A listagem nos permitirá operar de forma autônoma, com administração separada e foco em nosso modelo de negócio e oportunidades próprias de mercado. Para os investidores, significa investir em um segmento resiliente e em um player competitivo, presente entre as 15 maiores empresas do país e que vem investindo fortemente em expansão”, comenta Belmiro Gomes, CEO do Assaí. “O Assai é a 2ª maior empresa de comércio alimentar do país, apresentando um resultado sólido, ganho de market share e autossustentável em geração de caixa, o que financia a expansão da companhia. Para os 50 mil colaboradores, este momento na B3 é de muito orgulho e um reconhecimento pelo excelente trabalho realizado por todos”, completa.  


As ações do Assaí são negociadas no segmento do Novo Mercado da B3 sob o ticker ASAI3.  Para entender como investir, consulte aqui.   

SESI-PE oferece 200 vagas gratuitas para cursos a distância

 

Com o objetivo de oferecer educação de qualidade e capacitar a mão de obra do setor produtivo, o SESI-PE está oferecendo 200 vagas gratuitas para dois cursos na modalidade de educação a distância (EaD): A Importância do Feedback e Satisfação do Cliente. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 15 de março em www.pe.sesi.org.br.

Podem se inscrever pessoas que tenham e-mail, acesso à internet e noções básicas de informática. Depois que a matrícula for confirmada, o estudante terá o prazo de 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso desejado. As aulas são ministradas totalmente online, o que possibilita ao aluno escolher o melhor local, dia e horário para assisti-las. Outro benefício é que todos os cursos do SESI-PE são autoinstrucionais, ou seja, não carecem de acompanhamento de um tutor online.

Com carga horária de 8 horas, A Importância do Feedback aborda a definição de feedback, os segredos para uma boa liderança, o que falar para o funcionário, quando dar feedback, entre outros assuntos.

Já Satisfação do Cliente conta com carga horária de 40 horas e visa disseminar conhecimentos sobre administração com foco no contentamento do cliente, considerando que todo serviço e produto ofertado passa pelo crivo de análise da clientela de uma empresa e que a qualidade do serviço e/ou produto estará sempre em função da necessidade e das expectativas do consumidor.

Depois de cumprir a carga horária total do curso escolhido, o aluno participará de uma avaliação na plataforma educacional e, se alcançar 70 pontos no exame, receberá a Certificação de Conclusão. Outras informações pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

lmprensa FlEPE

Educação de Paulista fecha parceria com a Google For Education e unifica plataforma do ensino municipal

 

O lançamento acontece nesta terça-feira (09) e será transmitido para toda rede de ensino, por meio do canal do Youtube da secretaria, em dois turnos, nos horários de 09h e 16h

Os desafios impostos pela Pandemia causada pelo Coronavírus requer pensar novas estratégias para garantir uma educação de qualidade, ainda que no ambiente de aulas híbridas. Saber utilizar as tecnologias da informação e comunicação de forma otimizada é fundamental para garantir uma boa gestão das aulas, além de um bom aprendizado.

Para unificar os instrumentos tecnológicos de ensino, a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria de Educação, fechou parceria com a multinacional Google e utilizará a plataforma Google For Education como ferramenta principal, para gestão das aulas, na rede municipal de ensino. O lançamento acontece nesta terça-feira (09) e será transmitido para toda rede de ensino, por meio do canal do Youtube da secretaria, em dois turnos, nos horários de 09h e 16h.

No lançamento, serão apresentados os principais recursos e ferramentas da plataforma. Ainda neste mês serão realizadas formações com os professores multiplicadores da rede municipal. Na parceria com a Google, a empresa também colabora com formações, que serão realizadas pelos seus profissionais, não havendo nenhum custo para o município.

A unificação da plataforma traz um ambiente mais institucionalizado, padronizando os instrumentos para realização das aulas da rede pública de ensino. A plataforma é intuitiva e contém ferramentas que já fazem parte do cotidiano de muitos jovens, facilitando a adaptação dos alunos ao ambiente.

Isso permite a realização das aulas síncronas (em tempo real), além de possibilitar a gravação das aulas pelos professores da rede, podendo ser acessadas pelos estudantes a qualquer momento. Será possível também disponibilizar arquivos e materiais complementares às aulas, com a disponibilidade de armazenamento ilimitado.


lmprensa Paulista PE

Olinda encaminha lei pra compra de vacinas contra covid

 

O Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, encaminhou na manhã desta segunda-feira (08.03) para a Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei que ratifica o Protocolo de Intenções para formação do Consórcio Nacional Conectar - Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. Grupo criado com objetivo de comprar imunizantes contra a Covid-19.

O protocolo de intenções e a Lei são elementos indispensáveis para que Olinda ingresse no Consórcio. A Prefeitura recebeu na última sexta-feira a informação de aceitação da Frente Nacional dos Prefeitos e de forma imediata já encaminhou o Projeto de Lei para a Câmara.

lmprensa Olinda

180 Dias de Inverno

 

O espetáculo 180 Dias de Inverno, do Coletivo Binário, inicia uma nova etapa em sua trajetória, que chega aos 11 anos em 2021. Devido às restrições de apresentações presenciais vindas com a pandemia do novo coronavírus, o grupo exibe ao público uma versão gravada diretamente do Teatro Paulo Eiró, que será reproduzida ao público a partir do dia 19 de março, sexta-feira, 21h. Para assistir, basta acessar o site www.coletivobinario.com.br. O trabalho está sendo realizado com recursos do edital Proac Expresso Lab-Lei Aldir Blanc-36/2020.

Com direção de Nando Motta e dramaturgia de Antônio Hildebrando, a peça é inspirada no texto Minha Fantasma, que faz parte do livro Ensaio Geral, escrito pelo pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor Nuno Ramos. Nesta obra, o multiartista visita sua trajetória de enfrentamento ao medo e as angústias enquanto cuida de sua esposa doente. Para construir no palco esse relato íntimo, o diretor fez uso de diferentes tecnologias, como projeções, em diálogo com linguagens como o cinema e a dança. O resultado é um espetáculo denso, mas com olhar poético presente tanto no cenário (assinado por Renato Bolelli e Beto Guilger), com móveis submersos em água, quanto na trilha sonora original, composta por Barulhista.

No elenco estão Camilo Lélis, Fabiano Persi e Michelle Barreto. Os figurinos são assinados pelo premiado figurinista Paolo Mandatti, a iluminação é de Bruno Cerezoli e o material de vídeo é assinado por Hugo Drummond e Pedro Furtado. A preparação corporal é da bailarina Carla Normagna. A peça, cuja gravação pretende aproximar o público da cena a partir de uma movimentação de câmera no palco, passa por linguagens cênicas diversas, como o teatro digital, dança-teatro, instalação, vídeo mapping e live cinema.

Através de uma dramaturgia fragmentada e cronologia não linear, três artistas em cena dão vida aos personagens Ele, Ela e o Outro (alter ego de Ele e Ela). O cenário é composto por um grande espelho d’água com móveis semi-submersos e luminárias de teto inspirados pela frase ‘A beleza da iminência do desastre’ e na instalação Maré Mobília, ambas de autoria de Nuno. Segundo Nando Motta, a imagem de um quarto afogado reforça a sensação latente de cansaço. Outra obra de Nuno que inspirou o cenário é Casa Inundada, instalação em que o artista afunda, na lama, a casa em que passou sua infância.

Sons produzidos pelas falas, corpos e ações dos atores foram utilizados para a composição da trilha sonora de 180 Dias de Inverno. “O resultado é uma trilha que dialoga diretamente com as cenas e com atores, dão mais vida e organicidade ao trabalho”, conta o diretor. As projeções que permeiam a encenação têm como objetivo proporcionar diferentes contornos e possibilidades de interpretação para as cenas. Para isso, são utilizadas imagens do interior de uma casa, gravadas em stopmotion, e desenhos animados. O desenho de luz emprega uma delicada dinâmica de luz e sombra para destacar a dualidade entre os momentos de extrema intimidade do quarto do casal e a aridez de uma sala de espera de hospital.

Entrega de computadores para o 2º TECH JÁ no Recife

 

A Junior Achievement, uma das maiores organizações mundiais voltada para o empreendedorismo juvenil, com presença em Pernambuco, lançou a segunda edição do programa TECH.JÁ. O curso, promovido com o apoio do Google.org e BID Lab (Banco Interamericano de Desenvolvimento), visa capacitar jovens na área de Suporte em Tecnologia da Informação (TI). Recife foi uma das selecionadas para receber o programa – que acontece de forma 100% online por conta da pandemia. Por isso, como uma ação de inclusão, a ONG realizará empréstimo de 34 computadores para alguns dos jovens inscritos da cidade que não possuem estes recursos.  

 

A entrega dos itens aos alunos acontece na próxima sexta-feira (12). A distribuição será realizada em duas etapas, às 10h no Compaz Escritor Ariano Suassuna, e às 14h, no Compaz Dom Helder Câmara. Além dos computadores para os inscritos previamente selecionados pela organização, todos os alunos do Tech.Já podem se dirigir até esses locais, pois receberão um kit com camiseta, garrafa e uma ‘ecobag’. 

 

Temos como missão transformar o futuro dos nossos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho e despertando neles o interesse pela área de TI", comenta Rosane Schereschewskydiretora executiva da Junior Achievement Pernambuco. “Nosso principal objetivo é alavancar a carreira de jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social”, diz. 

 

O programa Tech.JÁ possui duração de cinco meses, com dedicação de cinco dias por semana. A iniciativa é destinada para jovens de baixa renda, que estudam ou foram formados em escolas da rede pública de ensino. Ao final do programa, os estudantes receberão um certificado profissional de suporte em TI do Google e, ainda, uma certificação da Junior Achievement Brasil (JA Brasil).  

 

A partir disso, os estudantes passam a integrar bancos de talentos de empresas parceiras, como Localiza, Rappi, Coca-Cola Brasil, Google, Magazine Luiza e Telhanorte, podendo ser chamados para entrevistas no caso da disponibilidade de vagas.  

 

"Enxergamos neste projeto a oportunidade de juntarmos forças com o Google.org e com o BID Lab para um objetivo único, o de criar caminhos para jovens interessados, contribuindo com o desenvolvimento do país como um todo. E fazemos questão de abrir a porta para aqueles que, por razões socioeconômicas, têm mais dificuldade de ingressar no mercado de trabalho", informa Bety Tichauer, diretora superintendente da JA Brasil.   

 

Além do apoio do Google.org e Bid Lab, o programa “Tech.Já” promovido pela unidade da Junior Achievement Pernambuco (JAPE) ainda conta com a parceria da Secretaria de Segurança Cidadã e  do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Recife. 

Hospital da Mulher do Recife terá usina de energia solar

 

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) celebra com a Prefeitura do Recife o início do projeto de instalação de uma usina solar fotovoltaica no Hospital da Mulher – Doutora Mercês Pontes Cunha, localizado no bairro do Curado. O sistema possuirá cinco sistemas de 60 quilowatt pico (kWp) e dois de 10kWp, capacidade instalada de 320kWp. A expectativa é que a geração promova uma economia anual de 536,7 megawatt hora (MWh) de energia elétrica, o que representa R$ 240 mil de economia anual na conta do hospital.

A usina do Hospital da Mulher, que será construída por meio do Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), será uma das maiores instaladas pela Celpe. A unidade de geração de energia solar ficará atrás apenas das duas instaladas na Ilha de Fernando de Noronha e a da Arena de Pernambuco, todas construídas pela concessionária.

As obras para a instalação dos 725 módulos de 440Wp devem começar ainda nesta semana. A intenção da concessionária é entregar a usina pronta e funcionando para a Prefeitura do Recife até o final do mês de maio. “A Celpe decidiu instalar a usina no Hospital da Mulher porque entende que a instituição desempenha um trabalho relevante para a saúde e o bem-estar das mulheres da cidade e municípios vizinhos. Além de proporcionar uma economia na conta de energia elétrica, o HMR passará a consumir eletricidade de uma fonte limpa, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Desenvolvido pela pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, o projeto Recife Cidade de Eficiência Energética visa instalação de painéis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos das áreas da saúde, educação, esporte e no edifício-sede da Prefeitura. 

O Hospital da Mulher do Recife foi escolhido como piloto para representar o modelo municipal de eficiência energética e enfrentamento à mudança climática, tornando-se autossuficiente em energia elétrica. No HMR, a instalação do equipamento vai conferir uma capacidade expressiva de redução de cerca de 7.000 tCO2e emitidos pelo município. Esse tipo de energia é considerado limpo, pois não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global.

O projeto Recife Cidade de Eficiência Energética (RCEE) foi selecionado pelo Programa Urban-LEDS II para receber apoio direto de consultoria especializada contratada pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Agora, o programa recebe a parceria da Celpe para a execução e instalação da usina solar.

“O desafio da crise climática e da questão da sustentabilidade sempre foi algo que colocamos de maneira muito decisiva. Essa é uma pauta que tem que juntar todo mundo, governo, iniciativa privada e sociedade, então a Prefeitura conseguiu aprovar o projeto junto ao ICLEI e órgãos internacionais e agora ele sai do papel com o apoio da CELPE. A sustentabilidade é uma pauta urgente e nós vamos continuar avançando nessa área”, afirmou o prefeito João Campos.

Além da instalação de uma nova usina fotovoltaica, a Celpe ainda promoveu a substituição de 4.336 lâmpadas na instituição, em 2018, gerando uma economia de 66,16 MWh/ano.

lmprensa Celpe

Atendimento do Procon-PE será até às 14h a partir de amanhã (09.03)

 

A partir desta terça-feira (09.03), o atendimento do Procon-PE será das 9h às 14h. A mudança, tomada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, vem como mais uma medida de combatea propagação da Covid-19.
Os consumidores que já tinham agendamento de atendimento marcado para os horários da tarde serão reagendados automaticamente. Já as audiências marcadas, terão continuidade. De acordo com o gerente jurídico do órgão, Ricardo Faustino, as audiências do período da tarde não serão suspensas, seria um prejuízo para os consumidores. “As audiências são remotas e vamos continuar recebendo aqueles consumidores que não tem condições de fazer o acesso da sua residência”.
Todos os outros serviços do órgão, como protocolo, cartório, cálculo e o 0800.282.1512 também se encerram às 14h. Mas, lembrando que há outros canais de comunicação para as pessoas entrarem em contato com o Procon-PE. O whatsAppp – 81 3181.7000, que agora pode ser acessado através do QR Code, localizado no site do órgão (www.procon.pe.gov.br). Lá o consumidor pode tirar dúvidas e fazer denúncias. Há ainda o instagram @prconpe

lmprensa Procon PE

Colégio Motivo oferece bolsas de estudo de 100% para cursinho preparatório

 

O Colégio Motivo oferece oportunidade para alunos a partir do 9º ano estudarem no Motivo Lidera, curso online preparatório para o ENEM e SSA. As inscrições para concorrer a uma bolsa de 100% no curso já estão abertas e vão até quarta-feira (10), disponível no site motivo.saber.com.br/concursodebolsamotivolidera onde é possível acessar o edital completo.

Podem participar da seleção estudantes que tenham interesse de acompanhar o intensivo preparatório de nove meses, independentemente se estejam matriculados ou não o Ensino Médio. A prova será realizada de forma presencial na sexta-feira, dia 12 de março, às 8h, nas quatro unidades do Colégio Motivo (Casa Forte, Boa Viagem, Caruaru e Petrolina), respeitando todas as normas de segurança e distanciamento, além do uso obrigatório de máscaras. A avaliação será composta por 60 questões de múltipla escolha que envolvem Ciências (Biologia, Física e Química), Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.

Os estudantes vão concorrer a vagas para fazer parte do cursinho Motivo Lidera, dividido em três turmas preparatórias para SSA 1, SSA 2 E SSA3/ENEM. As aulas virtuais terão início no próximo dia 5 de abril no turno da noite. No Motivo Lidera, o aluno tem acesso a todo o conteúdo de forma online e o auxílio da melhor equipe de professores.

Paulista regulamenta decreto de Lei que garante direitos às mulheres vítimas de violência e em vulnerabilidade social

 

Nesta segunda-feira (8 de março), Dia Internacional da Mulher, o prefeito Yves Ribeiro assinou o decreto que regulamenta a Lei nº 4.807, que tem como objetivo implementar e fortalecer as políticas públicas para mulheres. A lei já existia e tinha a previsão de concessão de alguns benefícios como auxílio moradia, auxílio transporte, doação de cestas básicas, fraldas e o fortalecimento do atendimento para as mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar, em vulnerabilidade social.

O ato contou também com a presença de Bianca Pinho (secretária Executiva de políticas para as mulheres), Caio César (secretário de assuntos jurídicos), José Geraldo (secretário de gestão e planejamento) e Jorge Carreiro (secretário de infraestrutura). Onde discutiram sobre o apoio e assistência que esse decreto dará às mulheres vítimas de violência, almejando melhores condições para romper este ciclo.

O ciclo da violência é a forma como a agressão se manifesta em algumas das relações abusivas, que se repete, diminuindo o tempo entre as agressões e se torna sempre mais violento. Logo, essa mulher precisa de ajuda. Não é fácil romper um relacionamento de anos com quem tem laços afetivos fortes.

A secretária da mulher do município, Bianca Pinho, falou sobre o impacto que este decreto terá: "O decreto vem dar suporte nas necessidades básicas durante o tempo em que a mulher aguarda todas as questões legais do processo da Lei Maria da Penha.

As mulheres quando fazem a denúncia através do Boletim de Ocorrência, saem de casa apenas com uma roupa, documentos pessoais e muitas vezes com as crianças. Durante esse período que a gente vai dar entrada em toda parte legal, ela tem duas opções: Ir para o abrigo, onde nem todas podem ir e só vão na iminência de casos de risco de morte. Ou ela é amparada pela família e amigos que possam acolhê-la, mas não para sempre. Então nesse meio tempo, ela fica totalmente desamparada. E este decreto vem para solucionar isso e dar o apoio necessário neste momento."

A regulamentação tem relações diretas no âmbito das Políticas Sociais, Educação, Saúde e toda a rede de proteção. Para a mulher obter esses direitos ela precisa estar com o B.O (Boletim de Ocorrência), medidas protetivas e o parecer social do nosso Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

Dentro das políticas públicas para as mulheres, o decreto garante a regulamentação dessas questões independentemente de governabilidade. "Os governos passam! Colocando esta questão como força de lei, isso fica definitivo para a vida dessas mulheres e deixa claro aquilo que elas podem ter de direito sempre." Afirmou Bianca.

Segundo Caio César, o decreto está ligado "especificamente a Lei Orgânica do município em seu art. 168, que estabelece a obrigatoriedade da administração pública municipal, com bases nas determinações da Constituição Federal e do Estado para dar a efetividade ao exercício dos direitos das mulheres e o respeito à sua dignidade."

lmprensa Paulsta PE

CECH promove formação para técnicos de unidades prisionais

 

Enfrentar a LGBTIfobia em todo o estado de Pernambuco tem sido o maior objetivo do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), programa ligado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH). É com esta finalidade que, nesta segunda-feira (08), o programa realizou uma formação com técnicos de unidades prisionais do agreste e do sertão do Estado. O encontro foi por meio de plataforma de webconferência e contou com a participação de representantes dos municípios de Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.

Temas relativos à identidade de gênero e orientação afetivo-sexual, a atuação do CECH e aspectos jurídicos, psicológicos e da assistência social relevantes para o acolhimento e atendimento, foram alguns dos assuntos abordados durante a formação para psicólogos, assistentes sociais e agentes prisionais do Presídio Advogado Brito Alves (PABA), Presídio de Salgueiro (PSAL) e Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG).

"As formações são fundamentais para que sejam realizados atendimentos mais humanizados dentro do ambiente prisional, respeitando sempre a orientação afetivo e sexual do indivíduo que está ingressando no sistema, tendo em vista que fora deste ambiente a população LGBTI já sofre diversas violações dos seus direitos. Por isso, é importante formar as as equipes técnicas das unidades prisionais", informa a coordenadora do CECH, Roseane Morais.

Para a Manuella Lauritzen, Coordenadora do Setor Psicossocial da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), "os encontros estão sendo importantes para todos. Neles, são passados informações e orientações que ajudam os profissionais a entenderem e identificarem a população LGBTI de forma mais clara. Ajuda no dia a dia, nos acolhimentos, nas demandas em geral dessa população".

Denúncias - Denúncias de violações contra a população LGBTI+ podem ser feitas ao Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), das 9h às 16h, pelo telefone (81) 3182-7665 ou pelo e-mail centrolgbtpe@gmail.com. Assim, o CECH, que conta com profissionais na área jurídica e psicossocial, poderá atuar e realizar os encaminhamentos cabíveis a cada caso, inclusive, para que os responsáveis pelas violências possam ser identificados e, se for o caso, punidos criminalmente.

lmprensa SEDH PE