Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

segunda-feira, março 08, 2021

Hospital da Mulher do Recife terá usina de energia solar

 

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) celebra com a Prefeitura do Recife o início do projeto de instalação de uma usina solar fotovoltaica no Hospital da Mulher – Doutora Mercês Pontes Cunha, localizado no bairro do Curado. O sistema possuirá cinco sistemas de 60 quilowatt pico (kWp) e dois de 10kWp, capacidade instalada de 320kWp. A expectativa é que a geração promova uma economia anual de 536,7 megawatt hora (MWh) de energia elétrica, o que representa R$ 240 mil de economia anual na conta do hospital.

A usina do Hospital da Mulher, que será construída por meio do Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), será uma das maiores instaladas pela Celpe. A unidade de geração de energia solar ficará atrás apenas das duas instaladas na Ilha de Fernando de Noronha e a da Arena de Pernambuco, todas construídas pela concessionária.

As obras para a instalação dos 725 módulos de 440Wp devem começar ainda nesta semana. A intenção da concessionária é entregar a usina pronta e funcionando para a Prefeitura do Recife até o final do mês de maio. “A Celpe decidiu instalar a usina no Hospital da Mulher porque entende que a instituição desempenha um trabalho relevante para a saúde e o bem-estar das mulheres da cidade e municípios vizinhos. Além de proporcionar uma economia na conta de energia elétrica, o HMR passará a consumir eletricidade de uma fonte limpa, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Desenvolvido pela pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, o projeto Recife Cidade de Eficiência Energética visa instalação de painéis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos das áreas da saúde, educação, esporte e no edifício-sede da Prefeitura. 

O Hospital da Mulher do Recife foi escolhido como piloto para representar o modelo municipal de eficiência energética e enfrentamento à mudança climática, tornando-se autossuficiente em energia elétrica. No HMR, a instalação do equipamento vai conferir uma capacidade expressiva de redução de cerca de 7.000 tCO2e emitidos pelo município. Esse tipo de energia é considerado limpo, pois não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global.

O projeto Recife Cidade de Eficiência Energética (RCEE) foi selecionado pelo Programa Urban-LEDS II para receber apoio direto de consultoria especializada contratada pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Agora, o programa recebe a parceria da Celpe para a execução e instalação da usina solar.

“O desafio da crise climática e da questão da sustentabilidade sempre foi algo que colocamos de maneira muito decisiva. Essa é uma pauta que tem que juntar todo mundo, governo, iniciativa privada e sociedade, então a Prefeitura conseguiu aprovar o projeto junto ao ICLEI e órgãos internacionais e agora ele sai do papel com o apoio da CELPE. A sustentabilidade é uma pauta urgente e nós vamos continuar avançando nessa área”, afirmou o prefeito João Campos.

Além da instalação de uma nova usina fotovoltaica, a Celpe ainda promoveu a substituição de 4.336 lâmpadas na instituição, em 2018, gerando uma economia de 66,16 MWh/ano.

lmprensa Celpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário