segunda-feira, 8 de março de 2021

Entrega de computadores para o 2º TECH JÁ no Recife

 

A Junior Achievement, uma das maiores organizações mundiais voltada para o empreendedorismo juvenil, com presença em Pernambuco, lançou a segunda edição do programa TECH.JÁ. O curso, promovido com o apoio do Google.org e BID Lab (Banco Interamericano de Desenvolvimento), visa capacitar jovens na área de Suporte em Tecnologia da Informação (TI). Recife foi uma das selecionadas para receber o programa – que acontece de forma 100% online por conta da pandemia. Por isso, como uma ação de inclusão, a ONG realizará empréstimo de 34 computadores para alguns dos jovens inscritos da cidade que não possuem estes recursos.  

 

A entrega dos itens aos alunos acontece na próxima sexta-feira (12). A distribuição será realizada em duas etapas, às 10h no Compaz Escritor Ariano Suassuna, e às 14h, no Compaz Dom Helder Câmara. Além dos computadores para os inscritos previamente selecionados pela organização, todos os alunos do Tech.Já podem se dirigir até esses locais, pois receberão um kit com camiseta, garrafa e uma ‘ecobag’. 

 

Temos como missão transformar o futuro dos nossos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho e despertando neles o interesse pela área de TI", comenta Rosane Schereschewskydiretora executiva da Junior Achievement Pernambuco. “Nosso principal objetivo é alavancar a carreira de jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social”, diz. 

 

O programa Tech.JÁ possui duração de cinco meses, com dedicação de cinco dias por semana. A iniciativa é destinada para jovens de baixa renda, que estudam ou foram formados em escolas da rede pública de ensino. Ao final do programa, os estudantes receberão um certificado profissional de suporte em TI do Google e, ainda, uma certificação da Junior Achievement Brasil (JA Brasil).  

 

A partir disso, os estudantes passam a integrar bancos de talentos de empresas parceiras, como Localiza, Rappi, Coca-Cola Brasil, Google, Magazine Luiza e Telhanorte, podendo ser chamados para entrevistas no caso da disponibilidade de vagas.  

 

"Enxergamos neste projeto a oportunidade de juntarmos forças com o Google.org e com o BID Lab para um objetivo único, o de criar caminhos para jovens interessados, contribuindo com o desenvolvimento do país como um todo. E fazemos questão de abrir a porta para aqueles que, por razões socioeconômicas, têm mais dificuldade de ingressar no mercado de trabalho", informa Bety Tichauer, diretora superintendente da JA Brasil.   

 

Além do apoio do Google.org e Bid Lab, o programa “Tech.Já” promovido pela unidade da Junior Achievement Pernambuco (JAPE) ainda conta com a parceria da Secretaria de Segurança Cidadã e  do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Recife.