quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Funase e Cefospe inscrevem para o IV Seminário do Grupo de Orientação sobre Drogas

 

No próximo dia 25 de novembro, das 9h às 12h, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) promoverão o IV Seminário do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD). O evento, que ocorrerá de forma virtual em decorrência da pandemia da Covid-19, é voltado a profissionais que atuam no sistema socioeducativo, em instituições do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e ao público em geral. As inscrições são gratuitas e já estão abertas por meio do site www.funase.pe.gov.br ou do link https://bit.ly/3loiYyX.

 

Com o tema “Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil e a Redução de Danos”, o seminário vai abordar conhecimentos sobre a história das ações adotadas sobre o tema no país, levando em conta cenários de vulnerabilidade social, e descortinar o universo da redução de danos a partir de estratégias de intervenção e mobilização social. Os palestrantes serão a assistente social Pollyanna Pimentel, doutora em Saúde Coletiva e conselheira municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas do Recife, e o psicólogo Arturo Escobar, pós-doutor em Dependências e Saúde Mental e cofundador da Escola Livre de Redução de Danos. A mediação das palestras será feita pela assistente social Tatiana Pedrosa, coordenadora do Grupo de Orientação sobre Drogas da Funase.

 

O seminário, que ocorrerá por meio do aplicativo Circuit, tem quantidade de vagas limitada. O link da sala virtual será fornecido horas antes do evento, exclusivamente para os inscritos. Haverá emissão de certificado do Cefospe correspondente às três horas de atividades. Outras informações podem ser esclarecidas no site da Funase ou pelo e-mail tatiana.pedrosa@funase.pe.gov.br.


Imprensa Funase PE

River Shopping realiza campanha Natal Presente

 

Completando 25 anos em 2020, a decoração natalina do River Shopping remete as bodas de prata do mall. Sob o tema Natal Presente, a fachada e os espaços internos são temáticos. O tradicional túnel, na entrada do shopping, terá arranjos especiais, trazendo a alegria do natal e tornando o espaço instagramável.


Este ano, respeitando as recomendações de distanciamento social, não será realizada a tradicional chegada do papai Noel, mas foi montado um espaço em homenagem ao bom velhinho. Apesar da pandemia, os lojistas estão confiantes, e a expectativa de vendas para este ano é otimista, cerca de 10%, em relação ao mesmo período do ano passado.


E para celebrar, o River lançou a campanha Natal Presente River. A cada R$ 300 em compras, você ganha um número da sorte e irá concorrer a um Nivus Confort 0 km, e quatro Iphones 11 PRO. O cupom pode ser trocado pelo site do River www.rivershopping.com.br na aba da promoção. Os Iphones serão sorteados todas às quartas-feiras do mês de dezembro. Já carro, será sorteado 06 de janeiro, no River. Os sorteios e os ganhadores serão divulgados nas redes sociais do shopping.

TRE-PE começa, nesta 6ª feira, a transportar as urnas para os locais de votação

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza, nesta sexta-feira (13/11) e sábado (14/11), o transporte das 20.541 urnas eletrônicas que serão usadas nos 184 municípios do Estado (destas, 1.770 são de reserva).

As 4.431 urnas do Polo 1 (Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço) sairão da unidade do Tribunal na Avenida Cônsul Vilares Fragoso, 291, Bongi, para os locais de votação dos quatro municípios às 8h desta sexta.

Entre caminhões e vans, serão 53 veículos usados na operação no Polo 1, que contará com segurança realizada pelo próprio Tribunal.

Em outras localidade do Estado, o reforço será da Polícia Militar de Pernambuco.

O Estado é dividido em 18 Polos Eleitorais. As urnas dos outros 17 polos sairão de locais de armazenamento em outras cidades do Estado.


Imprensa TRE PE

Servidores da SCGE participam do Congresso Brasileiro de Auditoria Interna

 

Realizado no período de 8 a 10 de novembro, o 40° Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai) contou com a expressiva participação de servidores de vários setores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Ao todo, foram cerca de 50, que receberam apoio da Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (ASCIPE), para fazer a inscrição. Promovido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA), o Conbrai 2020 reuniu um público de mais de mil auditores internos de todo o País.


Em sua 40a edição, o evento online teve como tema central de discussão “Auditoria Interna em um mundo disruptivo”. No decorrer dos três dias, foram abordados assuntos diversos, como Data Analytics, Compliance Tributário, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), e implementação da tecnologia num ambiente de redução de custos, apresentados por renomados profissionais das respectivas áreas. A integração com os congressistas se deu por meio de palestras, trilhas, painéis e mesa-redonda.


Foram momentos de intenso aprendizado para todos e, em especial, para os servidores da SCGE. “O Conbrai sempre traz reflexões atuais sobre o desenvolvimento da atividade de auditoria interna no âmbito nacional e internacional, nos proporcionando um autoexame e, consequentemente, a busca de melhoria em nossa atividade”, frisou a coordenadora de Auditoria de Obras Públicas, Cláudia França, que integra a Diretoria de Auditoria (DAUD/SCGE).


Para ela, um destaque do evento deste ano foi a abordagem da utilização massiva da tecnologia no desenvolvimento das atividades de auditoria e a necessidade da alfabetização tecnológica dos auditores. “As informações obtidas no Conbrai ampliam nossos horizontes no trabalho de auditoria interna, motivando o aprofundamento de novos conhecimentos e a atualização daqueles já internalizados”, reiterou.


Esse sentimento é compartilhado pela assessora especial de Controle Interno e ouvidora da SCGE, Daniela Gonzaga. “O evento, que figura entre os mais relevantes na área, traz atualizações sobre as melhores e mais recentes práticas globais”, enfatizou. Dentre os temas abordados nessa edição, ela destacou a implantação da LGPD, IA-CM e segurança da informação.


“Não posso deixar de ressaltar o imprescindível domínio dos processos e do negócio pelos profissionais do setor. Uma forte ênfase foi dada à necessidade de que seja desmistificado o uso de tecnologias de Inteligência Artificial para a análise de dados e automatização de processos, que reflitam na otimização de análises, respostas e resultados”, complementou.


Quem também participou da programação foi o assessor técnico da SCGE, Hugo Santiago. Em sua opinião, o Conbrai propicia o convívio com os desafios relacionados à auditoria interna nas instituições públicas e privadas. “Os temas abordados no evento tratam do que há mais relevante e contemporâneo, oportunizando a troca de experiências e o conhecimento de boas práticas na área”, pontuou.


IIA BRASIL - Fundado em 20 de novembro de 1960, o Instituto dos Auditores Internos do Brasil é uma associação profissional de fins não econômicos, que abrange as áreas pública e privada na prestação de serviços de formação, capacitação e certificação profissional para seus associados. A entidade é responsável pelo processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai. Com sede em São Paulo, o IIA Brasil está entre os cinco maiores institutos de auditoria interna em atuação no mundo dentre os afiliados do The Institute of Internal Auditors (The IIA).


Imprensa SCGE PE

Hospital Veterinário do Recife passa a atender animais silvestres

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais - SEDA, amplia os serviços do Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), que passará a atender animais silvestres legalizados a partir da próxima segunda-feira (16). Inaugurado em 2017, o HVR é o primeiro do Norte/ Nordeste a atender gratuitamente animais domésticos, já computa mais de 7.100 cirurgias e, somando com os atendimentos ambulatoriais, mais de 85 mil procedimentos.

"Agora, contamos em nossa equipe com veterinário especializado em animais silvestres, que poderá prestar atendimento para tartarugas, pássaros, jabuti, preá, cobras... Lembrando que os animais precisam estar devidamente legalizados no Ibama.", explica Carlos Augusto Steinen, secretário executivo dos Direitos dos Animais.

O atendimento para animais silvestres será realizado apenas das 7h às 13h e não precisa de agendamento, mas o HVR funciona até às 18h e traz mais uma boa notícia este mês: o retorno da marcação de consultas eletivas para cães e gatos, pelos telefones (81) 3224-3020, 3446-9126, 3446-6201.

Vale ressaltar que todas as dependências do hospital vêm recebendo sanitização diária contra o novo coronavírus. A ação é uma parceria da SEDA com a Secretaria de Saúde do Recife, através do Centro de Vigilância Ambiental - CVA.

O HVR hospital fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Até o momento, a SEDA realizou cerca de 35 mil castrações, sendo mais de 20 mil só no HVR.

Imprensa Recife

Operação da Celpe nas eleições deste ano

 

Para que as urnas eletrônicas possam receber, no próximo domingo (15), os votos de mais de 6,7 milhões dos eleitores pernambucanos, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vem trabalhando preventivamente nos últimos meses, inspecionando e promovendo manutenções nos circuitos elétricos que atendem aos mais de 3.200 locais de votação, além de cartórios eleitorais e centros de apuração. O objetivo da ação é garantir as condições de segurança nos equipamentos de distribuição de energia, evitando possíveis solicitações de emergência.

Equipes técnicas da concessionária realizaram manutenção preventiva e corretiva nos circuitos de todo o Estado, com mais de 41.500 quilômetros de linhas e redes contemplados. Já as inspeções se concentraram nos 3.958 quilômetros de linhas e redes que suprem os prédios de zonas eleitorais.

A Celpe também está preparada para atuar emergencialmente durante todo o processo de votação e apuração das Eleições 2020. A distribuidora preparou um plano especial de atendimento de modo a garantir o fornecimento de energia durante o processo eleitoral. Com isso, a concessionária reforça a confiabilidade do sistema elétrico e previne eventuais transtornos no fornecimento de energia durante o dia de votação.

Os profissionais da empresa ficarão de prontidão durante 24 horas, até o final da apuração dos votos e divulgação oficial dos resultados. Para que isso aconteça, será mobilizado um contingente de aproximadamente 200 equipes para atuar em caso de emergência. Na falta de energia, será dada prioridade ao restabelecimento para as escolas e demais locais de votação, além do atendimento especial, já existente, às unidades de saúde, bombeiros e polícia.

Durante o dia de votação, serão evitados desligamentos programados nos locais que possam impactar o processo eleitoral. Os serviços de atendimento via Call Center estarão com escala especial e com equipes de sobreaviso para atender um eventual aumento de demanda. A Celpe também fará acompanhamento das condições meteorológicas, previstas para o domingo de votação, possibilitando a adoção de medidas preventivas, necessárias em caso de eventuais condições de tempo adversas.

Imprensa Celpe

Parceria entre Insole e Porto Digital vai possibilitar a utilização de energia 100% renovável no parque tecnológico

 

Contribuindo para a geração de energia mais limpa, a Insole, uma clean fintech que oferece soluções financeiras através da conta de energia, irá investir aproximadamente 8 milhões para atender todos os prédios do núcleo de gestão do Porto Digital, principal parque tecnológico pernambucano, que atua nas áreas de tecnologia, comunicação, economia criativa e futuro das cidades. A assinatura do contrato aconteceu nesta quinta-feira (12), às 15 horas, na Sala do Conselho, na sede do Porto Digital, 16º andar do Edifício Vasco Rodrigues,222, no Bairro do Recife.

O projeto, que ocupará uma área equivalente a três campos de futebol, irá possibilitar, ao longo dos próximos 10 anos, uma economia de R$ 2,4 Milhões. Se levar em conta, por exemplo, os reajustes da tarifa de energia e a aplicação de bandeiras tarifárias, essa economia pode ser ainda maior, explica Ananias Gomes, presidente da Insole, ressaltando, ainda, que estimasse que o prazo total para ser implantado o sistema será de aproximadamente seis meses.

Ananias Gomes explica que a empresa será responsável pela geração de energia dos seis prédios que abrangem o núcleo de gestão do Porto Digital, executando a portabilidade de seu consumo para ser atendido pelos sistemas de geração solar da Insole. “Na parte de engajamento social, este consumo sendo gerado por nossa matriz de plantas solares, irá retirar do meio ambiente o equivalente a 165 Toneladas de Co2 por ano, o que seria um trabalho equivalente feito por 20.000 árvores ao longo de um ano”, diz.

Ainda, de acordo com o presidente, ao transferir seu consumo de energia elétrica por energia solar renovável, ofertada pela Insole, o Porto Digital vai reduzir o valor pago atualmente à distribuidora de energia, obtém desconto na portabilidade e deixa de pagar os reajustes e a bandeira tarifária. “Seremos responsáveis pelo consumo de energia de 223.561,33 kWh/mês. Não será necessário nenhum investimento por parte do Porto. Toda a estrutura é montada pela Insole, que passa a receber pela energia ofertada ao Porto a um custo mais barato. “Conseguimos fazer um ambiente de geração solar sustentável sem ter necessidade de investimento e ainda sim, com uma economia extremamente significativa na despesa mensal de energia”, afirma. 

Para o Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a criação de novos modelos de negócio que possibilitem a entrada de energia solar em escala no mercado, através de fintechs como a Insole, deve marcar um novo momento para o portfólio de matriz energética no Brasil. A mudança precisa vir de ambientes de inovação, e é isso o que o Porto Digital está fazendo”, diz.

A Insole irá assumir também um dos prédios icônicos do Porto, o Moeda 50, onde funciona uma creche que é administrada pelo Porto digital, esta iniciativa faz parte de nossa política de engajamento sócio ambiental compatível com as melhores práticas de ESG e também do pacto global da ONU, o qual somos signatários. “Sendo assim, estamos também adotando a energia da creche. Que atende tanto filhos dos funcionários que trabalham nas empresas do porto, como as crianças da comunidade carente do pilar”, diz Ananias.  

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia de Estado de Pernambuco. Instalado na área central do Recife, atualmente o Porto Digital abriga mais de 330 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo, com 11,6 mil profissionais e empreendedores. Esses empreendimentos geram um faturamento anual de mais de R$ 2,3 bilhões em 2019 e já é considerado o terceiro maior setor de serviços na capital Pernambucana.

Pernambuco realiza balanço dos oito meses de enfrentamento à Covid-19

 

O Governo de Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (12.11), um balanço das ações executadas nos últimos oito meses, desde os primeiros casos confirmados da Covid-19 no Estado, e comunicou novas medidas a serem adotadas. Durante coletiva de imprensa transmitida online, o Governo anunciou a abertura de mais 107 leitos, sendo 60 de UTI e 47 de enfermaria, para o atendimento aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em hospitais de referência.


Na coletiva, o secretário estadual de Saúde, André Longo, analisou os atuais indicadores epidemiológicos da doença e reforçou à população que não há, até o momento, sinais de que Pernambuco esteja passando por uma "segunda onda" do novo coronavírus. "Os estudos apontam que, para a configuração de uma segunda onda, seria necessário um aumento sustentado de 60% nos casos em relação ao patamar do vale de baixa, que nós atingimos. Os atuais indicadores nos colocam ainda longe deste cenário”, explicou.


NOVOS LEITOS – Nesta quinta, já foram abertos 77 leitos, sendo 40 de terapia intensiva e 37 de enfermaria, nos hospitais Maria Vitória, no bairro de Areias, e Evangélico, na Torre, ambos no Recife. Do total de 107 leitos, o Hospital Maria Vitória conta com 50 vagas (sendo 30 de UTI e 20 de enfermaria) e o Hospital Evangélico dispõe de 27 vagas, (17 de enfermaria e 10 de UTI). Nos próximos dias ainda serão disponibilizadas mais 30 vagas, sendo 20 de UTI e 10 de enfermaria, no Hospital de Referência à Covid-19 – Boa Viagem (antigo Alfa).


“Com a abertura dessas novas vagas, a taxa de ocupação irá para patamares menores. Vale lembrar que, ao longo dos últimos meses, com a redução da demanda e para evitar a ociosidade, mais de 1.500 leitos foram bloqueados. Dessa forma, com índices baixos e menor disponibilidade de leitos devido à desmobilização, qualquer flutuação nos dados causa mudanças significativas nas taxas de ocupação. No entanto, nosso plano de contingência previa o desbloqueio e reconversão de leitos, caso fosse alcançado o percentual de 80%”, afirmou o secretário de Saúde.


Com a abertura das novas vagas, a ocupação média dos 1.692 leitos dedicados a casos suspeitos e confirmados da Covid-19 em Pernambuco está em 60%, sendo 74% de UTI (822 leitos) e de 46% de enfermaria (870).


NÚMEROS DA SAÚDE – Na análise de mais uma semana epidemiológica (SE 45), a Secretaria de Saúde registrou que os números da primeira semana do mês de novembro são melhores que os da primeira semana de outubro – mês com os melhores indicadores da Covid-19 desde abril, quando houve a aceleração da curva epidêmica. Na SE 45, o Estado registrou uma queda de 9,6% nos óbitos por SRAG em 15 dias – apontando uma flutuação com estabilidade entre a SE 45 e a SE44, com quatro casos de diferença de uma semana para outra.


Na comparação com a primeira semana de outubro, houve uma queda de 5,75%. Já em relação aos casos graves suspeitos, foi registrada uma oscilação de 5% na comparação com a SE 44, o que corresponde a 33 casos, e de 3,9% em relação à SE 43 (quando foram registrados 26 casos). Na comparação com a semana 41, o Estado registrou queda de 6%.


LEI ALDIR BLANC – Participou também da coletiva o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, que fez um balanço das propostas enviadas pelos profissionais da área em todas as regiões do Estado para os editais promovidos com recursos da Lei Aldir Blanc de auxílio aos trabalhadores de cultura. Segundo ele, já existe um número considerável, de quase 2,7 mil projetos apresentados, que vão passar por um processo de julgamento por diversas comissões técnicas, instituídas para classificá-los.


“Na sequência, nós vamos iniciar o processo de contratação e pagamento dessa política de fomento, que foi estabelecida para que as atividades culturais sejam realizadas dentro desse modelo possível de convivência com a pandemia”, afirmou Freyre Neto. O período de análises se estende até o dia 20/11, com o resultado preliminar publicado nos dias 22 e 23 do mesmo mês. O resultado final será divulgado entre os dias 3 e 7 de dezembro.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

São Paulo: Minidoc inédito "Ser Prot{agô}nistas no Theatro Municipal" ganha exibição inédita dia 15 de novembro no Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá

 

O coletivo Prot{agô}nistas inicia no próximo dia 15 de novembro, às 19h, no Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá, no bairro Jabaquara, as ações de seu projeto premiado, em 2020, na 1ª Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra.

Nesse dia, será exibido o minidocumentário "Ser Prot{agô}nistas no Theatro Municipal", de Cassandra Mello, que conta como foi uma equipe de 25 artistas, negros e negras, ocupando artisticamente um dos principais palcos da cidade. Após a sessão, haverá um bate-papo com o diretor Ricardo Rodrigues e a cantora Jaqueline da Silva sobre os processos de construção do espetáculo. A ideia desta conversa é mostrar todas as possibilidades do “fazer artístico” como profissão, estimular a continuidade da formação artística desses jovens para seguir nesta trajetória onde normalmente e, invariavelmente, eles se saem muito bem, faltando, apenas, a indicação de como seguir.

Segundo o diretor Ricardo Rodrigues, “o circo e as artes, nacionalmente, sempre foram espaços ocupados por pessoas de classe média alta e, nesses setores sociais, não há muitos negros com recursos e tempo para se dedicarem com exclusividade à produção artística. No circo é muito comum ver os negros na manutenção da lona e não no show”.

Atividade Presencial

Seguindo o protocolo determinado pelos órgãos públicos, o local terá lotação máxima de 30 pessoas, com agendamento prévio pelo WhatsApp 11 94449-9380 e uso de máscara. Será disponibilizado álcool em gel e tapete higienizador para os pés.

 

Ficha técnica

Vídeo "Ser Prot{agô}nistas no Theatro Municipal"

De Cassandra Mello

 

Registro Prot{agô}nistas no Teataro Municipal

Cassandra Mello | Lucio Telles | Maria Lia | Noelia Nájera

 

Imagens adicionais FIC 2019 | Renner Torres

 

Serviço

Minidocumentário "Ser Prot{agô}nistas no Theatro Municipal"

Duração: 10 min | Livre

+

Bate papo com Ricardo Rodrigues e Jaqueline Silva

De 15 de novembro de 2020 | às 19h

Presencial – Agendamento prévio pelo whatsapp 11 94449-9380

Acesso gratuito | Onde: CCN- Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá|

R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara, São Paulo - SP, 04321-030

Telefone: (11) 5011-2421

Duração total: 120 min ( | ClassificaçãoLivre

Novo sistema de abastecimento de água é inaugurado em Ingazeira, no Sertão

 


O novo sistema de abastecimento de água do distrito de Santa Rosa, no município de Ingazeira, no Sertão do Estado, foi inaugurado pelo governador Paulo Câmara nesta quinta-feira (12.11). Agora, 1,5 mil pessoas, antes sem fonte de abastecimento, passam a ser atendidas pelo sistema, implantado no regime de cinco dias com água para dois dias sem. O investimento na obra foi de R$ 800 mil.

 

“Estamos em Santa Rosa, onde temos a oportunidade de inaugurar o sistema de abastecimento, uma demanda muito antiga. Eu vim aqui como candidato em 2014, e era o que a população pedia: água chegando nas casas. Hoje a gente tem a oportunidade de realizar esse sonho e ver pessoas felizes pela chegada da água. Na visita que eu fiz à casa de dona Moça, ouvi ela contando o sofrimento que era ter que, muitas vezes, levar água no balde por não ter o abastecimento regular”, contou Paulo Câmara.

 

O novo sistema é composto por uma estação elevatória, quatro quilômetros de adutora, reservatório com capacidade de armazenamento de 100 metros cúbicos de água, além de sete quilômetros de rede de distribuição. Os serviços executados permitiram o abastecimento com água oriunda da Barragem Rosário, no município de Iguaracy, tratada na estação de tratamento de água de Ingazeira e distribuída para os habitantes de Santa Rosa.

 

“Era um poço artesiano e a gente pegava água lá. Era sofrido, meu amigo. Mas, graças a Deus, agora nós estamos felizes. Não tem coisa pior que a pessoa sem água em casa. Mas agora é muita, muita água”, comentou Egenilda Pereira, 64 anos, a “dona Moça”, que recebeu a visita do governador em sua casa.

 

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, disse que entregar uma obra de abastecimento em uma comunidade sem água é uma ação das mais gratificantes. “Dá muito sentido ao trabalho que nós realizamos, chegar a um distrito como o de Santa Rosa e entregar água. Conseguimos concluir uma obra muito importante. Todas as casas estão com água encanada, e isso mostra e reforça toda a visão do governo Paulo Câmara de universalizar o acesso à água a todos os pernambucanos. Não importa a distância, o que importa é que a água, símbolo de dignidade, de desenvolvimento humano, chegue às casas de toda população”, reforçou. Além de Manuela, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, também participou da inauguração.

 

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Amanhã tem protesto dos artistas de Paulista

 Do Instagram do Conselho de Cultura de Paulista:

Conselho de Cultura seguirá sempre ao Lado da Classe Artística.

Na semana passada tivemos uma reunião com o Prefeito, a Secretaria Executiva de Cultura, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura e outros funcionários da prefeitura.

Na ocasião, o Prefeito colocou que os pagamentos seriam iniciados a partir desta terça (10/11). Solicitamos que uma nota fosse publicada pela prefeitura apontado as dificuldades e os procedimentos tomados para que tudo seguisse da melhor forma possível. Apontamos ainda, a necessidade da publicação de um cronograma detalhado das etapas deste auxílio emergêncial.

Até o momento nada do que foi prometido foi cumprido.

Diante disso, a classe artística segue indignada com a falta de informações oficiais e com a demora da chegada do recurso que já tem mais de um mês de atraso.

Esperamos que amanhã os pagamentos sejam de fato iniciados e que as informações oficiais sejam publicadas.


 


#NÃOPROCEDE Voto em Casa


 




















Chegou no celular de muita gente um cadastro para o aplicativo VOTO EM CASA, com o suposto objetivo de evitar aglomerações nos locais de votação. Justamente hoje, faltando três dias para a votação. O negócio é tão troncho que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tratou de desmentir com uma nota oficial:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que é falso o comunicado que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre a possibilidade de se cadastrar em um site para votar em casa, por meio do celular, como substituição ao voto presencial.

Todos os anos – especialmente nos anos eleitorais -, chegam aos canais de relacionamento da Justiça Eleitoral relatos de cidadãos que contam terem recebido mensagens de e-mail ou via aplicativos de smartphones com mensagens enganosas que se passam por comunicado oficial.

Essas mensagens sempre oferecem um link de origem duvidosa, que convidam o cidadão a clicar para saber mais detalhes. Contudo, elas são falsas e, ao que tudo indica, são enviadas por criminosos para, por meio delas, coletar dados do cidadão, como o número do CPF, para serem usados em golpes.

Em caso de dúvida sobre a veracidade do teor de uma mensagem, confira sempre os canais oficiais da Justiça Eleitoral - TSE e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)


 

 


Maratona Cerebral no Supera

 

O Supera Boa Viagem está com inscrições abertas para a Maratona do Cérebro Ativo  que tem como objetivo tirar o cérebro da zona de conforto, potencializando-o, para que fique ativo e saudável. Será uma semana com muitas atividades enviadas pelo whatsapp, para usufruir dos benefícios que a Ginástica para o Cérebro proporciona à vida pessoal e profissional através de conteúdos, exercícios, reflexões e desafios.

Para participar do grupo da Maratona do Cérebro Ativo e vivenciar na prática como é feita essa ginástica, basta o interessado enviar uma mensagem para o Whatsapp (81) 98684.4627 / 97102.8996 EUQUEROPARTICIPARDAMARATONA. Aberto também a não alunos!

Greve de professores no próximo dia 18

 

NOTA DO SINTEPE

Paralisação da Categoria em 18 de novembro
 
A Assembleia Geral do Sintepe desta quarta-feira, 11 de novembro, aprovou a realização de uma Paralisação da Categoria em 18 de novembro, com protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas, a partir das 9h, para reivindicar a atualização do Piso Salarial do Magistério com repercussão em toda a carreira da Educação.
 
O Sintepe vai realizar uma campanha nas mídias sociais e convencionais para denunciar a falta de vontade política do Governo do Estado em cumprir o Piso Salarial do Magistério.
 
Os argumentos utilizados pelo governo não consideram que a Lei 173/2020 exclui as leis aprovadas anteriormente, entre elas, a lei do Piso do Magistério e a lei do Plano de Cargo e Carreira. O Plano  de Cargo e Carreira foi uma conquista de muitas lutas e não pode ser destruído por falta de compromisso de um governo com a valorização dos trabalhadores em educação, que são responsáveis pela qualidade da educação em Pernambuco e se reinventaram nesta pandemia com seu próprio salário para garantir o direito à educação.
 
A categoria discorda da proposta do Governo do Estado de realizar as férias escolares entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro de 2021. O tema continuará sendo debatido entre a Comissão de Negociação e o Governo.
 
O retorno às atividades e aulas presenciais tem causado muita apreensão e infecções de professores e estudantes pelo coronavírus. O Sintepe vai continuar fiscalizando escolas e monitorando as ocorrências. O Sindicato já fez duas denúncias à imprensa e vai continuar fazendo o que for necessário para defender a vida de toda a comunidade escolar.
 
A próxima Assembleia será no dia 20 de novembro para avaliar as negociações e as atividades. A luta vai continuar!
 
A DIREÇÃO DO SINTEPE
 
#sintepenaluta #atualizaçãodopiso #pisoecarreira

O homem disparou e o jingle estourou

 

Já falamos aqui no blog sobre o poder do jingle que vende até rodo, vassoura e pá de lixo. Só que agora nas eleições o negócio intensificou-se com O Homem Disparou, o grande sucesso do pleito de 2020. E sem falar nome ou número de seu ninguém! E agora também tem uma versão para as mulheres 

O publicitário Alex Yoshimura, de São Paulo arrisca uma análise: “Talvez a intenção dos criadores/autores dessa música/jingle, fosse exatamente essa, de viralizar para que todos os candidatos pudessem utilizá-la. Por isso é propositadamente genérica, não diz o nome de ninguém específico. Os autores ganham divulgação e views”. Já o veterano publicitário pernambucano José Nivaldo Junior deu um veredicto mais sucinto: “o sucesso dessa música tem dois fatores: o senso de oportunidade e a adequação do tema ao nosso tempo”, afirma Nivaldo.

Um dos responsáveis pelo sucesso, o Vaqueiro Karkará (foto) conversou com o blog e nos contou sua história: “A maioria das músicas que estouram falam muito em bebida e raparigagem e eu quero cantar coisas mais motivacionais como Nunca foi sorte, sempre foi Deus, passando sempre mensagens positivas”.

Em relação ao jingle, Karkará fala que a origem é a música Menina Pavorô e a ideia de fazer O Homem Disparou foi para um candidato conhecido. O sucesso veio e hoje o vídeo tem mais de 2 milhões de visualizações. “De três meses pra cá, o Brasil todo vem acompanhando nosso trabalho, nossa divulgação nas redes sociais, estamos estourados, Graças a Deus”, comemora Karkará.

Letra da música pra você conhecer ou acompanhar:

'Tamo junto negada
É o vaqueiro Karkará
E Vilões do Forró
O Homem Disparou
É nós trabalhando
Os contra falando
E Deus abençoando
Nunca foi sorte
Sempre foi Deus

E 'tamo junto
Alô meu povo
O homem 'tá disparado
E vai ganhar de rodo

O homem disparou, disparou, disparou
O homem disparou, disparou, disparou

Ele é querido, atencioso
E trouxe a liberdade para o nosso povo
O homem disparou, disparou, disparou
O homem disparou, disparou, disparou

Tem jeito não, é ele mesmo
'Tá na cara, todo dia tem gente pulando
É para o lado dele
Não tem jeito, pois é ele que o povo quer
O trabalha continua e pode botar fé

É garantido, 'tá na cara a mudança
Todo mundo 'tá sabendo
O homem é de confiança
E não tem jeito, pois é ele que o povo quer
O trabalha continua e pode botar fé

E parará

Se você não conhece o vídeo, assiste aqui:

 


#AmapáPedeSocorro [5] Campanha de arrecadação de mantimentos para o povo

 

E o Amapá continua às escuras na maior parte de seu território. Alguns bairros nobres vêm tendo racionamento de horas em horas. Mas a periferia de Macapá e o interior do estado continuam no breu. O povo tá protestando nas ruas e em meio às manifestações, um adolescente foi atingido no olho com uma bala de borracha. Além disso, um jovem, querendo dormir no conforto do seu trabalho, acabou morrendo sufocado na cidade de Porto Grande (a 100 km da capital). Como se não bastasse, o TSE determinou que neste domingo (15) as eleições acontecessem normalmente, mas o TRE local já pediu adiamento das votações

E pra piorar, a saúde mental do povo está em frangalhos:

 









 

 

Mas tem uma turma que não cruzou os braços e foi ajudar o povo. Quem conta pra gente é a Luccia Luz:

NÃO ACREDITEM NA MÍDIA! O Amapá ainda vive dias pavorosos, a energia está sendo racionada APENAS em bairros nobres. E o interior e os municípios afastados da capital, como ficam? Precisamos de igualdade. Gente, a energia no estado do Amapá NÃO se estabilizou. As coisas não voltaram ao normal como a mídia vem dizendo. Os Interiores do Estado estão a deriva, as pessoas estão padecendo. VAMOS AJUDAR!! Ame ao teu próximo como a ti mesmo. São famílias que pedem socorro. 

Você que quer doar mantimentos, a diCasa (Belém do Pará) está com um posto de arrecadação, também estamos recebendo por transferência:


Alguns atacados de Macapá já estão funcionando, então vamos passar os valores depositados para a equipe de lá. Assim eles compram na capital e distribuem nos municípios. Parte dos donativos está sendo enviada por balsas para o interior do estado.