quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Novo sistema de abastecimento de água é inaugurado em Ingazeira, no Sertão

 


O novo sistema de abastecimento de água do distrito de Santa Rosa, no município de Ingazeira, no Sertão do Estado, foi inaugurado pelo governador Paulo Câmara nesta quinta-feira (12.11). Agora, 1,5 mil pessoas, antes sem fonte de abastecimento, passam a ser atendidas pelo sistema, implantado no regime de cinco dias com água para dois dias sem. O investimento na obra foi de R$ 800 mil.

 

“Estamos em Santa Rosa, onde temos a oportunidade de inaugurar o sistema de abastecimento, uma demanda muito antiga. Eu vim aqui como candidato em 2014, e era o que a população pedia: água chegando nas casas. Hoje a gente tem a oportunidade de realizar esse sonho e ver pessoas felizes pela chegada da água. Na visita que eu fiz à casa de dona Moça, ouvi ela contando o sofrimento que era ter que, muitas vezes, levar água no balde por não ter o abastecimento regular”, contou Paulo Câmara.

 

O novo sistema é composto por uma estação elevatória, quatro quilômetros de adutora, reservatório com capacidade de armazenamento de 100 metros cúbicos de água, além de sete quilômetros de rede de distribuição. Os serviços executados permitiram o abastecimento com água oriunda da Barragem Rosário, no município de Iguaracy, tratada na estação de tratamento de água de Ingazeira e distribuída para os habitantes de Santa Rosa.

 

“Era um poço artesiano e a gente pegava água lá. Era sofrido, meu amigo. Mas, graças a Deus, agora nós estamos felizes. Não tem coisa pior que a pessoa sem água em casa. Mas agora é muita, muita água”, comentou Egenilda Pereira, 64 anos, a “dona Moça”, que recebeu a visita do governador em sua casa.

 

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, disse que entregar uma obra de abastecimento em uma comunidade sem água é uma ação das mais gratificantes. “Dá muito sentido ao trabalho que nós realizamos, chegar a um distrito como o de Santa Rosa e entregar água. Conseguimos concluir uma obra muito importante. Todas as casas estão com água encanada, e isso mostra e reforça toda a visão do governo Paulo Câmara de universalizar o acesso à água a todos os pernambucanos. Não importa a distância, o que importa é que a água, símbolo de dignidade, de desenvolvimento humano, chegue às casas de toda população”, reforçou. Além de Manuela, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, também participou da inauguração.

 

Secretaria de lmprensa de Pernambuco