segunda-feira, 11 de junho de 2012

Anuário sobre sustentabilidade no planeta será lançado no Recife


Com prefácio assinado pelo governador Eduardo Campos, a versão em português do relatório "O Estado do Mundo" será lançada amanhã, às 16 horas, no Palácio do Campo da Princesas. Editado pela ONG norte-americana World Watch Institute (WWI), em parceria com a Universidade Livre da Mata Atlântica (UMA), o documento oferece subsídios para as empresas, governantes e sociedade civil desenvolverem ações e comportamentos para uma vida mais saudável e para um mundo sustentável.
Há 28 anos “O Estado do Mundo” é lançado em cerca de 30 idiomas e publicado em língua portuguesa no Brasil desde 1999. A escolha de Eduardo Campos para assinar o prefácio de edição em português deve-se ao fato de Pernambuco vir se destacando nacionalmente em termos de um desenvolvimento econômico pautado em iniciativas sustentáveis, como a ampliação de áreas protegidas de Caatinga e Mata Atlântica e o lançamento de programas de incentivo à economia verde, como o PE Sustentável e o Caatinga Sustentável, entre outros fatores.
Além do governador Eduardo Campos, a solenidade terá as presenças do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier; dos diretores da WWI, Eduardo Athayde e Michael Renner; e representantes de outras organizações.
Serviço:
Lançamento do relatório "O Estado do Mundo".
Dia: terça-feira 12/6
Hora: 16h
Local: Palácio do Campo das Princesas

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Killer Queen no Manhattan Café Theatro

O Manhattan Café Theatro recebe nesta sexta (15) e sábado (16), a partir das 21h, a melhor banda cover dos Queen do Norte/Nordeste, a Killer Queen cover. A banda já se apresentou em diversas casas noturnas de Fortaleza, além de participar de eventos no segmento de hotéis, festas de aniversário, entre outros. A abertura da casa fica por conta dos Garçons Cantores. Os ingressos custam R$ 60 tanto na sexta, quanto no sábado.Informações pelo telefone 3325 – 3372.

Servidores das universidades federais iniciam greve a partir de hoje


A partir de hoje (11), os técnicos administrativos das universidades federais entram em greve. A paralisação nacional foi decretada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), entidade nacional que representa a categoria. O comando de greve ainda não tem um balanço sobre a adesão dos profissionais, já que o sindicato de cada instituições de ensino precisa decidir em assembleia se adere, ou não, ao movimento.
Na Universidade de Brasília (UnB), os funcionários estão de braços cruzados desde hoje (11). Com isso, alguns serviços prestados à comunidade, como empréstimo de livros e uso das salas de leitura na biblioteca da instituição estão interrompidos.
Com a decisão, os técnicos se juntam ao movimento iniciado pelos docentes das universidades federais, que estão em greve desde 17 de maio. Enquanto professores pararam suas atividades para pedir revisão do atual plano de carreira, técnicos reivindicam um piso para categoria de três salários mínimos.
No ano passado, os técnicos das universidades federais fizeram uma greve de quatro meses, mas o governo negou-se a negociar enquanto a categoria permanecesse parada. Os servidores encerraram a paralisação sem que suas revindicações fossem atendidas.
Procurado, o Ministério da Educação (MEC) disse que não irá se pronunciar sobre a paralisação.

Agência Brasil

João da Costa promete resistir


O prefeito do Recife, João da Costa, afirmou nesta segunda-feira que lutará pelo direito de disputar a reeleição na cidade. O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu em reunião da executiva nacional indicar o senador Humberto Costa.

A decisão causou um racha no partido em Pernambuco. “Vou lutar até o fim pelo meu direito de ser candidato”, disse João da Costa ao Jornal do Commercio. “Entendemos que até hoje não foi dado um motivo político que justificasse a gente aceitar essa decisão depois de termos participado de uma prévia.”

A situação do PT no Recife pode levar o partido a perder o apoio do PSB. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, estuda uma candidatura própria do partido.

TV Bandeirantes

Incêndio atinge prédio no centro do Rio de Janeiro


Um incêndio na cidade do Rio de Janeiro destruiu três andares do edifício nº 99 da Avenida Rio Branco na manhã deste domingo. A via, que é uma das mais importantes do centro da capital carioca, está totalmente interditada. De acordo com os bombeiros, o prédio estava vazio e não houve vítimas.
O fogo teria começado no 15º andar do Edifício Swissair e logo se espalhou para o 14º e o 16º pavimentos. No local funciona um escritório de advocacia. A quantidade de papéis arquivados ajudou a propagação do incêndio e dificultou o trabalho dos bombeiros. Cerca de 30 homens e oito veículos dos quartéis central e do Humaitá, na zona sul, participaram da operação.
Aparelhos de ar condicionado, pedaços da fachada do prédio e muito entulho ficaram espalhados pela Avenida Rio Branco e pela Rua Buenos Aires. A região foi isolada pelos bombeiros. De acordo com o comandante do Grupamento Operacional do Comando Geral dos Bombeiros, coronel André Melo, o prédio deverá ficar interditado até que a Prefeitura do Rio faça uma inspeção. O oficial disse que a estrutura interna de combate a incêndio não estava adequada.
"A gente sempre tenta acionar o preventivo do prédio, mas aqui ele não estava adequado. Não havia água suficiente para ajudar no controle ao incêndio. E quando ligamos as mangueiras disponíveis no edifício ao sistema externo de fornecimento de água, várias estouraram", disse Melo.
A previsão dos bombeiros é que não haja restrições de acesso à Avenida Rio Branco nesta segunda-feira. Em dias úteis, qualquer problema na via costuma provocar transtornos no trânsito de toda região central da cidade.
Agência Estado com imagem da Agência Brasil

III Mostra Sesc de Literatura Contemporânea traz autores nacionais ao Recife


José Castello, Marcelo Rubens Paiva (foto), Adriana Falcão, Viviane Mosé e Ignácio de Loyola Brandão são alguns dos nomes que compõem a programação da III Mostra Sesc de Literatura Contemporânea. O evento, realizado dentro da programação do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira, do Sesc Santa Rita, acontece de 13 a 17 de junho no próprio laboratório e na Livraria Cultura, localizada no Bairro do Recife com entrada gratuita.

Com o tema Literatura: Territórios/ Interfaces/ Conexões / Diálogos possíveis, a mostra é uma atividade formativa, promovida pelo Sesc Pernambuco, que estimula o intercâmbio entre escritores locais e nacionais e ainda contempla a ampliação do diálogo entre eles e a plateia convidada, trazendo ao Recife nomes de reconhecimento nacional. Entre os convidados estão escritores que além de atuar na literatura também exercem atividades no teatro, no cinema e na TV.

A mostra contará com duas oficinas, que começam na quarta-feira, 13, e seguem até a sexta-feira, 15. A primeira é a de roteiro para cinema com a cineasta Alice Gouveia, das 9h às 12h. A segunda será ministrada pelo escritor e crítico literário José Castello com a desconstrução do processo de criação do seu mais recente romance, Ribamar, das 14h30 às 17h30. As oficinas serão no Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira, no Sesc Santa Rita.

Nos outros dias, os destaques são as presenças  do autor de Feliz Ano Velho, Marcelo Rubens Paiva, que além de escritor também é dramaturgo; de Adriana Falcão, autora de A Máquina e redatora do seriado A grande família; do cronista do Estado de São Paulo, Ignácio de Loyola Brandão; e da poeta e psicanalista Viviane Mosé. Informações adicionais sobre locais e horários estão disponíveis na programação abaixo.

Serviço:
III Mostra Sesc de Literatura ContemporâneaPeríodo: 13 a 17 de junho 
Locais: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira do Sesc Santa Rita (Cais de Santa Rita, 156, São José, Recife - PE. Fone:  (81) 3224-7577) e Livraria Cultura (Rua Madre de Deus, s/n).
Entrada gratuita

Sebrae oferece oficinas e cursos gratuitos na Rio+20


Estão abertas as inscrições do Espaço Sebrae de Educação, que funcionará no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, durante a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. De 15 a 23 de junho, serão oferecidas capacitações para proprietários de micro e pequenos negócios.
As palestras, oficinas e clínicas tecnológicas terão temas relacionados à sustentabilidade, como eficiência energética, redução de desperdício, política de resíduos sólidos, negócios verdes, práticas de negócios sustentáveis, entre outros.
“A sustentabilidade é o tema do século XXI e não pode ficar restrita à agenda das grandes empresas e do governo. Queremos incluir os empreendedores e mostrar a eles a importância de adotar o conceito em suas empresas. Práticas sustentáveis geram lucros e redução de despesas ao negócio, além de contribuírem para a inclusão social e a preservação do planeta. Esse espaço é uma grande oportunidade para os empresários entenderem melhor esta nova exigência do mercado”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Os cerca de dois mil empresários esperados para o evento poderão participar de quatro palestras magnas, com especialistas em sustentabilidade e negócios, como Peter Gasper, Ricardo Voltolini e Sergio Besserman. Ainda na programação estão outras nove palestras, quatro oficinas e cinco clínicas tecnológicas, distribuídas ao longo da programação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente pelo hotsite do Sebrae na Rio+20. É importante chegar com 15 minutos de antecedência para confirmar a presença na atividade, caso contrário a vaga será cedida a outro empresário. 
“Essa é uma forma de dar oportunidade a todos. Mesmo que o site avise que a palestra está com as vagas esgotadas, é bom ir ao local do evento e esperar por possíveis desistências”, pondera Flávia Azevedo Fernandes, analista de Capacitação Empresarial do Sebrae. 
Rio+20
Há 40 anos, o Sebrae promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável da micro e pequena empresa. Sustentabilidade é empreendedorismo, eficiência, inovação, gestão, lucro e responsabilidade social e ambiental. Por isso, a entidade é parceira oficial da Rio+20.
O Sebrae é uma agência de fomento e assistência técnica aos pequenos negócios, que correspondem a 99,1% das empresas brasileiras, mais de 2,4 milhões de empreendedores individuais e 4,4 milhões de agricultores familiares. Isso corresponde a mais de 37 milhões de pessoas comprometidas com o empreendedorismo no País.
Agência Sebrae

Colégio Fazer Crescer homenageia Gonzagão

O Colégio Fazer Crescer realiza, nesta quarta-feira 13, às 19h, no Teatro Guararapes, em Olinda, a Festa Cultural 2012. O evento homenageia o centenário de Luiz Gonzaga com o tema Um homem chamado Luiz. No palco, os estudantes vão fazer coreografias baseadas em danças populares. Cerca de 540 alunos estão envolvidos no espetáculo. Há mais de 10 anos o CFC realiza a festa.

Parlamentares esperam que Perillo explique relação com Cachoeira


A venda da casa onde foi preso o empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, será o fio da meada para que os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira consigam identificar o nível da relação entre o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o empresário.
O depoimento do governador na CPMI  está marcado para terça-feira (12). O relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), disse que ele tem muito a explicar. “Prefiro não adiantar minhas dúvidas, mas acho que o depoimento será a oportunidade de o governador Perillo esclarecer muita coisa, não só em relação à venda da casa, mas também sobre sua relação com Cachoeira”, disse o relator.
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) defendeu o governador e colega de partido, ao dizer que Marconi vai “virar o jogo” ao depor na CPMI. “Ele vai ser convincente e vai virar o jogo. Ele vem reafirmando a mesma sequência de acontecimentos, não há contradição alguma”.
Já o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que há muitos pontos obscuros a serem esclarecidos. “O governador Marconi Perillo terá de esclarecer muitos pontos que ainda estão obscuros. A história da venda da casa não fecha. Há pelo menos três versões diferentes”, comentou o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Rodrigues disse que na semana passada chegou a ser procurado para uma conversa com Perillo, antes do depoimento. “Um assessor me procurou sondando sobre a possibilidade de conversar com o governador antes de terça-feira. Coloquei a condição de ser uma conversa pública, com a presença de mais três parlamentares. O encontro não prosperou”, disse o senador.
As diferentes versões sobre a venda da casa apareceram em nota divulgada pelo governador, nos depoimentos dados à CPMI pelo ex-vereador Wladimir Garcez e pelo empresário Walter Paulo Santiago.
A apuração das circunstâncias em que a casa foi vendida, na opinião dos deputados e senadores que integram a comissão, servirá para tentar esclarecer o grau de proximidade do governador com o empresário Carlinhos Cachoeira, suspeito de envolvimento com jogos ilegais e de comandar uma rede criminosa envolvendo políticos e empresários.

Agência Brasil

PSB pode lançar candidato próprio no Recife


A crise interna que coloca em risco a hegemonia de 12 anos do PT na Prefeitura de Recife poderá levar seu principal aliado, o PSB, a lançar candidato próprio a prefeito na capital pernambucana.

Por determinação do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, quatro secretários de Estado foram exonerados ontem de seus cargos e nomeados pré-candidatos do partido em Recife.

Sileno Guedes, Danilo Cabral, Geraldo Julio e Tadeu Alencar acompanharão as articulações internas do PT, mas também se movimentarão de forma independente.

Os socialistas, que ocupam a vice-prefeitura da capital, querem estar preparados para a possibilidade de o candidato imposto pelo PT, o senador Humberto Costa, não conseguir unir a base aliada, formada por 15 partidos. O governador Eduardo Campos, de acordo com a reportagem,  já avisou o ex-presidente Lula da possibilidade de romper a aliança em Recife.

O governador disse que aguardaria as tentativas de pacificação no PT, mas que seu limite seria o risco de uma derrota eleitoral --possibilidade que passou a enxergar com a resistência do prefeito João da Costa (PT) em aceitar a candidatura do senador.

O prefeito afirma que não se submeterá "a um ato de força" da Executiva Nacional do PT. Ele deve recorrer ao Diretório Nacional e não descarta procurar a Justiça para viabilizar a sua candidatura.

João da Costa venceu a prévia contra o deputado Maurício Rands, mas o PT anulou o resultado e marcou outra consulta. Antes da votação, o PT pediu que os dois retirassem suas pré-candidaturas em favor do senador. Rands aceitou; o prefeito, não.

Humberto Costa evita falar da polêmica e adota um tom conciliador em seus discursos. Ele disse que vai procurar o prefeito "quando a poeira baixar" e que pretende conversar com Campos sobre a manutenção da aliança.

Dos quatro pré-candidatos do PSB, os mais cotados para disputar a eleição são Sileno Guedes e Danilo Cabral.

Os dois já foram vereadores e têm perfis diferentes. Guedes é amigo antigo do governador e coordenava ações de mobilização popular. Cabral, que já ocupou a pasta da Educação, era secretário de Cidades e gerenciava obras, inclusive em Recife.

Agência Floripa

Começa a valer ampliação de prazo de financiamento de imóveis na Caixa


Começam a valer nesta segunda-feira (11) a nova redução das taxas de juros para financiamento de imóveis e a ampliação, de 30 para 35 anos, no prazo máximo para esse tipo de operação, feito com recursos da poupança. As novas regras haviam sido anunciadas pela Caixa Econômica Federal no último dia 5. As mudanças só valem para novos financiamentos.
Para imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), a taxa cai de 9% para 8,85% para todos os clientes. Dependendo do grau de relacionamento com a Caixa, a taxa pode chegar a 7,8%.
Fora do SFH, a taxa de juros, que é de 10% ao ano, cai para 9,9% a partir de segunda-feira, para todos os clientes. Dependendo do relacionamento que a pessoa tenha com o banco, ela pode chegar a 8,9% ao ano. Em todos os casos citados, não está incluída a Taxa Referencial (TR).
FGTS
Quando as novas regras foram anunciadas, o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte,Duarte, disse que a Caixa estudava estender as mudanças também para financiamentos de imóveis construídos com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Isso, porém, depende de autorização do Conselho Curador do fundo.
O prazo de até 35 anos e as novas taxas de juros valem, portanto, apenas para clientes com renda familiar superior a R$ 5,4 mil mensais e que financiem imóveis construídos com recursos da poupança, de qualquer valor.
Clientes com renda de até R$ 5,4 mil e que financiem imóveis de até R$ 170 mil podem optar pela operação dentro das regras do FGTS, que possui taxas de juros mais atrativas - hoje elas são de, em média, 5,3% ao ano.

Simulação
A Caixa fez uma simulação das vantagens com as medidas anunciadas. Para uma pessoa com renda familiar de R$ 10 mil, o limite de financiamento sobe de R$ 267 mil para R$ 280 mil. Se for cliente do banco, esse valor chega a R$ 303 mil.

O cliente ainda pode optar por reduzir o valor da prestação do financiamento. Para uma operação de R$ 267 mil, a prestação cai de R$ 3 mil para até R$ 2.604 mil.
O banco informou que, nos primeiros cinco meses do ano, a Caixa financiou R$ 36,66 bilhões dentro de sua carteira de imóveis, valor 46% maior que o registrado em igual período do ano passado (R$ 25,06). Para 2012, a estimativa do banco é que o valor financiado chegue a até R$ 100 bilhões, contra R$ 80 bilhões de 2011.

Construtoras
A Caixa também anunciou redução da taxa de juros para financiamento destinado a construtoras, para produção de habitações, com recursos da poupança. E a ampliação do prazo de financiamento, de 24 para 36 meses.
Segundo o banco, a taxa de juros dentro do programa Plano Empresa da Construção Civil, que hoje é de 11,5% ao ano, vai ser reduzida a 10,3% a partir de segunda-feira para todos os clientes. Se a empresa tiver relacionamento com a Caixa, essa taxa pode chegar a 9%.
Portal G1

Homem que estava perdido em Muribeca conseguiu sair da mata

O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas do homem que havia se perdido na Mata da Capivara, em Muribeca, Jaboatão dos Guararapes, porque ele conseguiu sair da mata. Ele estava a cavalo, quando perdera o controle do animal e entrou mata adentro. O cavaleiro ainda conseguiu avisar à esposa pelo celular e ela acionou o Corpo de Bombeiros.

Presídio de Igarassu forma alunos do Ensino Médio


Nesta terça-feira (12), às 13h, a Secretaria Executiva de Ressocialização realizará a cerimônia de formatura da primeira turma de ensino médio do Presídio de Igarassu - PIG. Esta ação é fruto de parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
A iniciativa contemplará 45 alunos. Atualmente, cerca de 800 detentos estão matriculados na Escola Estadual Dom Hélder Câmara, instalada no PIG.  Além do ensino médio a unidade escolar oferece alfabetização e ensino fundamental. O próximo passo dos formandos será realizar as provas do ENEM.
Em Pernambuco, 27% da população carcerária estudam Este percentual garante ao estado, proporcionalmente, a melhor média do País, que é de 10%.
Secretaria de Ressocialização de Pernambuco

Brasil já gastou quase R$ 2 bilhões no Haiti

O que começou como uma operação emergencial de seis meses, com um custo previsto de R$ 150 milhões, completou no início deste mês oito anos de duração, a um preço de quase R$ 2 bilhões.



A operação militar do Brasil no Haiti, iniciada em 1º de junho de 2004 como parte do plano do governo Lula para obter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, consumiu até agora mais de seis vezes o que foi gasto pelo governo federal com a Força Nacional brasileira entre 2006 e 2012.

OUTRO LADO - Em nota, o ministério afirmou à Folha que os gastos estimulam a indústria militar brasileira. "A aquisição de material moderno para equipar os militares brasileiros permite, além da eficiência no emprego da tropa, fomentar a indústria de defesa brasileira e projetar o Brasil internacionalmente."

Folha SP

Homem está desaparecido na Mata da Capivara, em Muribeca

No início da madrugada desta segunda-feira (11), o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar um homem que possivelmente estaria perdido dentro da Mata da Capivara, em Jaboatão dos Guararapes


De acordo com as primeiras informações dos Bombeiros, a vítima estaria andando a cavalo, quando perdeu o controle do animal e entrou na mata - que fica localizada perto da comunidade Muribeca Rua e da BR-101 -  sem conseguir mais sair.

Os Bombeiros foram acionados pela esposa do homem desaparecido. Ele estaria com um telefone celular e conseguiu contatar a mulher durante a madrugada. Ela, entretanto, não estaria mais conseguindo falar com ele. Os Bombeiros continuam realizando buscas no local.


Portal G1