quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Blogtim - Onde você estiver, esteja bem informado

Fórum debate os direitos dos animais


A ADEMAPE – Associação de Defesa do Meio Ambiente de Pernambuco e o MDA/PE – Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco realizam nesta sexta-feira (dia 22) , às 09 horas, o 1º Fórum em Defesa dos Animais de Pernambuco, com o objetivo de apresentar projetos em defesa dos animais e discutir políticas públicas para este tema, juntamente com a OAB e Ministerio Publico. Deste fórum será redigida uma carta de intenções que será encaminhada ao Governador Eduardo Campos, objetivando a criação de uma Secretaria Estadual de Direitos dos Animais

Para a jornalista Goretti Queiroz, vice-presidente do MDA/PE, “estamos na fase de EXPANDIR a Conscientizaçaõ sobre o Direito Animal para todos os municipios pernambucanps. Nossa luta nao termina com a criação da SEDA de Recife, que foi uma das nossas principais lutas em 2012,  nem com nenhuma outra entidade criada em algum municipio. Nossa luta pela conscientizaçaõ dos POLITICOS/ADMINISTRADORES é permanente para que se expanda a todos os municipos de Pernambuco.”
 
Deste fórum será redigida uma carta de intenções que será encaminhada ao Governador Eduardo Campos, objetivando a criação de uma Secretaria Estadual de Direitos dos Animais
 
Depois do Recife, o trabalho de interiorização do MDA/PE  já conseguiu a adesão dos municipios  como  Jaboatão, Gravatá, Belo Jardim, Goiana e Escada, que estão se adaptando para promover ações efetivas de combate aos maus tratos e resgate e tratamento de animais em situação de risco, “com a concepção máxima de que cuidar do animal, além de uma questão ética,  é também cuidar do humano e da saúde pública” concluiu.
 
 
SERVIÇO:
Local: Plenário da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes – PE.
Endereço: Rua: Arão Lins de Andrade, s/n, próximo ao cartório Eduardo Malta.

Com informações da jornalista Goretti Queiroz

Mais de um milhão e meio de pessoas podem ter o título de eleitor cancelado


Mais de 1 milhão e meio de eleitores que não votaram nas últimas três eleições e não justificaram a falta correm o risco de ter o título cancelado. O prazo para regularizar a situação nos cartórios eleitorais vai de 25 de fevereiro a 25 de abril. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não enviará qualquer tipo de notificação ao cidadão em relação à situação eleitoral irregular.
A relação de inscrições com risco de serem canceladas já está disponível para consulta nos cartórios eleitorais desde ontem (20). O eleitor também poderá verificar a sua situação no site do TSE a situação eleitoral. No total, os eleitores com pendência perante a Justiça Eleitoral são 1.512.884.
Quem estiver sob risco de ter o título cancelado deverá levar documento original com foto, título de eleitor e comprovantes de eleição, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa ao cartório eleitoral para regularizar a situação.  A não regularização acarretará o cancelamento do título, que será realizado entre os dias 10 e 12 de maio de 2013.
O estado de São Paulo tem o maior número de eleitores que poderão ter o título cancelado:  372.441. Em seguida, estão Rio de Janeiro, com 145.867, e Bahia, com 132.503. As capitais com menor número de pessoas com risco de cancelamento do título são Goiânia, Aracaju, Maceió, Curitiba e Porto Velho, cidade que não teve nenhum faltoso.
Caso o eleitor tenha deixado de votar no primeiro e segundo turno de uma mesma eleição, serão contabilizadas duas eleições para efeito de cancelamento. Ainda serão contabilizadas também faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão contabilizadas as eleições anuladas por decisão da Justiça.
Eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos) não estarão inclusos na relação de faltosos. Além disso, pessoas com deficiência que impossibilitam o cumprimento das obrigações eleitorais não terão o título cancelado.
Quem tiver o título eleitoral cancelado será impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Também haverá restrição para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Agência Brasil

Paciente do GAC precisa de doação urgente de medula

Nelson Luís Santos Pereira da Silva tem três anos e há dois luta contra o câncer. Pequeno, ora gordinho, ora magrinho, Nelsinho, como é conhecido, se tornou símbolo da luta do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) pela doação de medula óssea. O garoto precisa de um transplante para sobreviver. Depois de duas rodadas de tratamento, e duas reicindências do câncer, hoje não há mais esperança de cura com a quimioterapia. A médica afirma que ele não pode esperar muito tempo pelo transplante. “É para ontem”, diz.

Mulheres deveriam se aposentar na mesma idade que os homens, aponta estudo do Ipea


Com a expectativa de vida média de oito anos a mais do que a dos homens, as mulheres deveriam se aposentar com a mesma idade que eles. Segundo a nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o estudo Envelhecimento Populacional, Perda de Capacidade Laborativa e Políticas Públicas, esta é uma das contradições do sistema previdenciário brasileiro.
De acordo com uma das autoras do trabalho, Ana Amélia Camarano, as justificativas que levaram a esse benefício, na época do pós-guerra, de mortalidade materna elevada, perda de oportunidades de trabalho devido à maternidade e de dupla jornada, não fazem mais sentido nos dias de hoje. “Na verdade a fecundidade baixou muito, tem muitas mulheres que terminam o tempo de vida reprodutiva sem ter filhos, tem mulheres que não se casam, e a dupla jornada de trabalho hoje em dia também está mudando, os homens já participam mais das atividades domésticas”, disse.
Para Ana Amélia, igualar a idade de aposentadoria das mulheres com a dos homens não levaria à perda da compensação pelo custo da maternidade, pois, como elas vivem mais, passariam mais tempo recebendo o benefício. Atualmente, no Regime Geral da Previdência Social, as mulheres podem se aposentar aos 60 anos com 30 de contribuição, enquanto os homens precisam completar 65 anos de idade e 35 de contribuição. Segundo Ana Amélia, países como a Alemanha e a Inglaterra já acabaram com essa diferenciação.
A estudo do Ipea aponta também como contradição do sistema o aumento da expectativa de vida, sem o aumento na idade de aposentadoria, e o retorno dos aposentados ao mercado de trabalho. “A idade que as pessoas se aposentam não está acompanhando os avanços na esperança de vida ao nascer. A população está vivendo mais e em melhores condições de saúde, mas está se aposentando mais cedo”, declarou a pesquisadora.
Outra contradição, segundo ela, “é que a aposentadoria é uma política para repor a perda da capacidade de trabalhar dos indivíduos, mas a legislação brasileira permite que o aposentado volte ao mercado de trabalho sem nenhuma restrição”. Ana Amélia aponta que muitas pessoas têm se aposentado depois da idade mínima, mas chegam a trabalhar depois por mais oito anos.
A técnica do Ipea alerta que nos próximos 20 anos as finanças da Previdência Social vão piorar, porque, segundo ela, vai ocorrer um boom nas aposentadorias, com a chamada geração baby boomer. “São as pessoas que nasceram nas década de 1950 e 1960, quando teve a explosão demográfica. As pessoas estão vivendo mais e vai ter mais gente aposentada. O cenário é mais complicado porque a força de trabalho está diminuindo, então vai ter menos gente para trabalhar e mais gente aposentada, vivendo mais tempo”, ressaltou.
Apesar dessas contradições, o estudo aponta que o sistema previdenciário brasileiro contribui para a diminuição da pobreza. Dados de 2011 mostram que 84,7% da população com 65 anos ou mais recebiam algum benefício, melhorando as condições sociais de toda a família, não apenas do idoso.
Agência Brasil 

Incêndio atinge prédio no Bairro do Recife

O Recife se assustou na madrugada de hoje com um incêndio de grandes proporções que atingiu um pub, um escritório e um restaurante, no Bairro do Recife. Não houve feridos, pois os três estabelecimentos estavam fechados. O Corpo de Bombeiros acionou oito viaturas e o combate ao fogo foi feito em uma hora. Os três andares do prédio ficaram completamente destruídos. O Instituto de Criminalística foi acionado para investigar as causas do incêndio.

Urgente: incêndio atinge barracos em Ouro Preto em Olinda

O Corpo de Bombeiros informa que há meia hora está trabalhando no combate a um incêndio de médio porte que já atingiu três barracos na 2º Perimetral Norte, próx. ao Terminal de Ônibus de Ouro Preto, Olinda. Daqui a pouco voltaremos com outras informações.

Update: O fogo foi controlado. Uma mulher saiu ferida, mas sem gravidade e já está sendo atendida pelo Corpo de Bombeiros.

Update2: Uma idosa de 72 anos, com queimaduras de primeiro grau, também foi socorrida pelos bombeiros.

Update3: Encontrado agora há pouco o corpo de um bebê entre os escombros.

Collor pode se candidatar à Presidência em 2014


Um dia depois de Dilma Rousseff ser lançada à reeleição pelo ex-presidente Lula, na festa de dez anos do PT no poder, e do senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) adotar um tom mais duro, assumindo uma postura de presidenciável, com a fala sobre os “13 fracassos” do PT, a sucessão presidencial acaba de ganhar mais um ingrediente. Desta vez, surpreendente. Fernando Collor de Mello, ele mesmo, está voltando. Pessoas próximas ao senador alagoano garantem que ele pensa em disputar, novamente, a presidência da República, em 2014.
O entusiasmo de Collor decorre de algumas pesquisas reservadas, feitas em todo o País, que incluem seu nome entre os possíveis presidenciáveis. Aqueles que se declaram inclinados a votar no senador alagoano oscilam entre 14% e 16%, alcançando um universo próximo a 22 milhões de eleitores. É mais, por exemplo, do que têm o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o governador pernambucano Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, e a ex-senadora Marina Silva, que pretende criar o partido Rede Sustentabilidade. “Se a eleição vai ser parecida com a de 1989, com tantas candidaturas, por que não eu?”, disse o parlamentar alagoano, que conquistou espaço até na esquerda, a um interlocutor próximo.
Collor enxerga um cenário semelhante ao da primeira eleição presidencial pós-redemocratização em que praticamente todos os partidos lançaram candidatos. Em 1989, o PT foi de Lula, o PDT lançou Leonel Brizola, Collor concorreu e venceu pelo novato PRN, o PSDB teve Mário Covas, mas também foram candidatos nomes como Paulo Maluf, Roberto Freire, Ulysses Guimarães e Guilherme Afif Domingos.
Desta vez, além das candidaturas já postas, de Dilma, Aécio, Campos e Marina, há ainda outras possibilidades. O senador Cristovam Buarque, por exemplo, sonha em concorrer pelo PDT. DEM e PPS também demonstram insatisfação com a filiação automática aos projetos do PSDB. E a base política do governo Dilma pode se fragmentar, se Campos vier mesmo a ser candidato.
Nas suas pesquisas, Collor constatou uma boa acolhida em todos os estados da região Sul, no Nordeste e também em São Paulo. Aos amigos, ele tem dito que, num cenário fragmentado, ele poderá ao menos enriquecer o debate democrático e se colocar novamente diante dos olhos do público para que seu governo seja novamente julgado. “Será que foi justo tirar um presidente por uma Fiat Elba?”, ele tem dito aos amigos.
Curiosamente, como senador, Collor foi um dos parlamentares mais solidários a seus algozes do passado. No julgamento da Ação Penal 470, ele diz ter assistido uma injustiça semelhante ao do seu processo de impeachment, num processo conduzido pela oposição, em parceria com os meios de comunicação.
No Congresso, ele conquistou a simpatia de parte da esquerda, ao liderar o movimento pelo impeachment do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e também pelas convocações de empresários de mídia, como Roberto Civita, e de jornalistas, como Policarpo Júnior. Mesmo tendo sido vencido nesses dois debates, Collor marcou posição. E acredita que seus 16% vão muito além de um simples recall.
Se não houver espaço, Collor terá ainda, em 2014, duas alternativas: uma nova disputa ao Senado, contra Heloísa Helena, do Psol, ou o governo de Alagoas, onde o atual gestor Teotônio Vilella Filho, do PSDB, vive um mau momento.
Portal Brasil 247

Urgente: incêndio no Bairro do Recife

Por enquanto a única informação que temos é que o Corpo de Bombeiros está se dirigindo ao local. Aguardem novidades.

Update 1: O editor de esportes da Folha de Pernambuco, Flávio Batista, informou no Twitter que o incêndio é de grandes proporções, próximo ao jornal e ao lado do Bradesco, no Recife Antigo e não na Boa Vista como informamos antes.

Update 2: O incendio é na boate OLucky Irish Pub


Update 3: ainda segundo Flávio Batista (via Twitter), "É o prédio ao lado da agência do Bradesco do Recife Antigo. Dois andares foram consumidos. É o que dá para ver daqui do jornal"


Update 4: Foto do incêndio (Portal NE10):






Update 5: Nova foto do Incendio (Bardo Alceu Dispor - facebook)




Update 6: O incendio também atingiu um escritório de previdência privada e a Celpe desligou a energia elétrica na região.

Update 7: De acordo com a Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros,  seis equipes estão no local do incêndio, o fogo persiste, não há informações sobre vítimas. Também há a informação de que o pub não estava funcionando hoje.

Update 8: Foto do Divulga Recife mostrando o prédio e as informações é de que o fogo está sendo controlado e que não havia ninguém no local, onde também funcionavam um restaurante e um escritório de previdência privada



Urgente: Suspeita de roubar bebê em Chã de Alegria é presa em Timbaúba


A mulher suspeita de levar um bebê recém-nascido da casa onde morava, em Chã de Alegria, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, no sábado (16), foi presa nesta quarta-feira (20), de acordo com a polícia. A prisão aconteceu em Timbaúba, também na Mata Norte, na residência da mulher.
Segundo a Polícia Civil, uma tia da criança foi até a Delegacia de Timbaúba e fez o reconhecimento da suspeita e do bebê. A mulher teria feito amizade com a família para ter acesso à casa e roubar a criança. Ainda de acordo com a polícia, no momento da prisão, a suspeita estava em sua casa com a criança, conversando com o marido e vizinhos.

A princípio a mulher teria negado que roubou o bebê, dizendo que a criança era dela, mas depois confessou o sequestro, segundo a polícia. A mulher ainda está na Delegacia de Timbaúba, prestando depoimento, e deve ser encaminhada para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no Recife.
O caso
Na manhã do dia 16 de fevereiro, a suspeita estava dando banho na criança recém-nascida quando foi embora levando-a, junto com uma bolsa de roupas da bebê. A mãe da menina, Elicleide Araújo, que tem problemas mentais, ficou trancada no quintal, na Rua Barbosa Lima. A criança nasceu no Imip, no Recife.
A avó do bebê disse que não via a mulher há seis anos e a reencontrou no hospital. Ela havia feito visitas no Imip e dormido na casa da família da sexta para o sábado.
Portal G1