quarta-feira, 14 de junho de 2023

Urgente: Apac anuncia rios com risco de inundações


Olha! Recife tem passeios dedicados ao ciclo junino

O arraial já começou e o Olha! Recife não iria ficar de fora das programações dedicadas ao ciclo junino. O já tradicional - e esperado - BRT do Forró irá circular pela cidade nos dias 16, 17, 18, 22 e 29 de junho. Com saída às 18h, da Praça do Arsenal, o ônibus festivo passará pelo Pátio de São Pedro e Sítio da Trindade, terminando o circuito na Avenida Rio Branco, onde está a cidade cenográfica montada pela Prefeitura do Recife. Este roteiro festivo é uma parceria da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife com a MobiBrasil e a Conorte. Todas as inscrições estarão abertas a partir das 9h desta sexta-feira (16), pelo site www.olharecife.com.br

O Olha! Recife é o projeto de sensibilização turística que fomenta o turismo na cidade, promovendo passeios semanais, gratuitos e guiados para cidadãos e viajantes. Além do BRT do Forró, nos próximos dias também haverá passeio a pé, de bicicleta e de barco. O tour de catamarã será com o tema Rio Capibaribe e suas pontes. E, como o nome já diz, os participantes poderão usufruir da paisagem recifense às margens do rio. Este tour será no sábado (17), com saída às 9h, do Catamaran Tours. 

Também no sábado, às 14h, haverá o Arraialzinho do Olha! Recife. Este é um roteiro pensado para as crianças, que vai trazer algumas das tradições e personagens juninos, passando por pontos turísticos do Bairro do Recife. A caminhada começa na Praça do Arsenal e se encerra na Avenida Rio Branco. 

No dia seguinte, domingo (18), além do BRT do Forró, também será oferecido o tour de bicicleta que traz o roteiro Recife Junino - Santos e polos. O roteiro é para quem curte andar de bike e conhecer mais sobre a história e tradições que marcam a cidade. Este passeio passará pelo Bairro do Recife, Pátio de São Pedro e segue rumo ao Sítio da Trindade. 

Quarta-feira (21), às 14h, haverá o passeio a pé com o tema Santos Juninos - Igrejas e Cenários. Este roteiro levará os participantes para conhecer a cidade cenográfica da Avenida Rio Branco; a imagem de São Pedro, na Igreja Madre de Deus; o Convento de Santo Antônio; a imagem de São João, na Igreja Conceição dos Militares; a Basílica do Carmo; e o Pátio de São Pedro.


RECIFE WALKING TOUR (CAMINHADA CULTURAL) - Roteiro fixo que acontece sempre às sextas-feiras, o Recife Walking Tour é uma oportunidade para os turistas - e também recifenses - conhecerem os principais atrativos turísticos do Bairro do Recife e seus arredores. Com saída da Praça do Arsenal, às 9h30, o tour passa pela Rua do Bom Jesus, passando pelo Museu a Céu Aberto, Avenida Rio Branco, além das pontes do Bairro. O tour se expande, alcançando o Pátio de São Pedro e atrativos do entorno.


PROGRAMAÇÃO

Olha Recife de ônibus -  BRT do Forró

16/06 - saída 18h da Praça do Arsenal

Inscrições dia 16/06, a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Olha Recife no Rio  - Recife e suas pontes

17/06 -  saída às 09h do Catamaran Tours, Cais das Cinco Pontas

Inscrições 16/06, a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Olha Recife a pé com atores - Arraialzinho do Olha!

17/06 - saída às 15h da Praça do Arsenal

Inscrições dia 16/06, a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Olha Recife de ônibus -  BRT do Forró

17/06 - saída 18h da Praça do Arsenal

Inscrições dia 16/06, a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Olha Recife de bike - Recife Junino - Santos e Polos

18/06 - saída às 09h da Praça do Arsenal

Inscrições dia 16/06, a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Olha Recife de ônibus -  BRT do Forró

18/06 - saída 18h da Praça do Arsenal

Inscrições dia 16/06, a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Olha Recife a pé - Santos Juninos - Igrejas e Cenários

21/06 - saída às 14h da Praça do Arsenal

Inscrições dia 16/06, a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Olha Recife de ônibus -  BRT do Forró

22/06 - saída 18h da Praça do Arsenal

Inscrições dia 16/06, a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Olha Recife a pé - RECIFE WALKING TOUR

23/06 - saída às 09h30 da Praça do Arsenal

Inscrições dia 16/06, a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Imprensa Recife

Obra de Marjane Satrapi é tema bate-papo gratuito na Livraria do Jardim

Neste final de semana, a Livraria do Jardim sediará um evento literário só para mulheres do Clube de Leitura Floriterárias que, no sábado(17), estará realizando um bate-papo sobre o livro "Bordados", escrito pela renomada autora iraniana Marjane Satrapi. A programação gratuita terá início às 14h e promete proporcionar uma experiência enriquecedora para as participantes.

Marjane, autora da famosa autobiografia Persépolis, seu primeiro livro publicado, é a primeira iraniana a escrever uma história em quadrinhos, nos convida a reviver suas memórias afetivas através de um ritual das mulheres da sua família: uma conversa e um chá, na casa de sua avó, depois do almoço. 

Já em Bordados, a quadrinista franco-iraniana, nos conquista com sua narrativa fluída e feminista ao descrever o cotidiano das mulheres, quase cinematográfico, e a sutileza como trata de temáticas tão fortes. Seu traço expressivo e cru nos apresenta um cenário minimalista, em seu "superquadrinho", onde potencializa os bordados que costuram emocionantes histórias reais que dão voz às mulheres de diferentes gerações e ideias. Como também sentimos no arrebatador Persépolis. 

O evento será uma oportunidade de conhecer mais a fundo a história e a cultura das mulheres do Oriente Médio e entender as diferenças e semelhanças das dores e lutas, em uma sociedade patriarcal. A narrativa traz fortes temas como objetificação dos corpos das mulheres, cirurgia de reconstrução de hímen, o tabu da virgindade, sexualidade, amor, casamento e relacionamentos abusivos através de uma leitura breve, acessível, profunda, engraçada, porém sarcástica e ácida, que nos leva à refletir sobre a vida destas mulheres em um estado conversador severamente machista.

A participação no evento é gratuita, mas é necessário realizar uma inscrição prévia por meio do link disponibilizado no Sympla. Para garantir um lugar na Livraria do Jardim, as interessadas devem se inscrever o quanto antes e confirmar sua presença. 

Programa Cidade Saneada, parceria da Compesa e BRK, forma nova turma de encanadores em Goiana

O Programa Cidade Saneada, parceria público-privada entre Compesa e BRK, finaliza mais um Curso de Encanadores, que ofereçe para a população orientações teóricas e práticas para a construção e manutenção das ligações de esgoto. A última turma aconteceu no município de Goiana, Zona da Mata Norte do estado, realizada  na Escola Municipal Irmã Marie Armelle.

O Curso de Encanadores é um programa gratuito, com certificado de conclusão, conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso promove 80 horas de aprendizado, com conteúdo teórico de alto nível e aulas práticas, sendo uma grande oportunidade de capacitação profissional e geração de renda para os alunos. No final, o Programa ainda promove visita à uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), propagando a cultura do saneamento e seus benefício.

Nos encontros finais, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer a recente Estação de Tratamento de Esgoto do município de Goiana, inaugurada no final de 2022, conhecendo de perto todo o sistema de tratamento e trabalho realizado pela Compesa e BRK. Além disso, todos receberam uma maleta especial com materiais fundamentais para começar a carreira: serra, trena, cola adesivo, marreta, entre outros itens.

A turma contou com 16 participantes e, no encerramento do curso, todos os alunos receberam certificados emitidos pelo Senai. Ao todo, 838 pessoas já participaram do curso, que segue para a 15ª edição. “O curso foi muito bom e o professor é excelente e atento, a forma dele passar o conteúdo é realmente diferenciada”, comentou Mariluce Bento da Silva, 50, autônoma.

Imprensa Compesa

Prêmio Cátedra Aberta

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Cátedra Abertis 2023. Até 16 de junho, na próxima sexta (16), pós-graduados de universidades brasileiras poderão enviar suas teses de doutorado e dissertações de mestrado com foco em soluções inovadoras dentro do tema Mobilidade Sustentável. O prêmio é uma iniciativa da Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias, Fundação Abertis e Escola Politécnica da Universidade São Paulo (Poli-USP), sendo um de seus objetivos o de fomentar e potencializar a criação de tecnologias e soluções inovadoras na gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, e de Segurança Viária.
 

A edição nacional do Cátedra vai distribuir um prêmio de até € 7 mil, o equivalente a aproximadamente R$ 37 mil, para o trabalho selecionado, e garantir vaga do vencedor na disputa internacional para concorrer com as teses ou dissertações de participantes da Espanha, França, Porto Rico, Chile, Itália e México. Os trabalhos devem ter sido defendidos no Brasil durante o ano anterior (2022) ao concurso na área de Engenharia de Transportes e correlatas e serão avaliados por um júri de professores e executivos da Arteris, que levarão em consideração originalidade e inovação da contribuição na área, geração de soluções práticas oriundas dos resultados da pesquisa e o impacto desses estudos na gestão de infraestruturas de transportes e segurança viária no Brasil.
 

Para Christiana Costa, superintendente de Sustentabilidade da Arteris, o Prêmio Cátedra ganhou ainda mais relevância com o lançamento da Agenda ESG da companhia, que definiu novos objetivos, indicadores e metas que passaram a ser acompanhados por um comitê executivo formado por acionistas e alta liderança da organização. “Apoiar a realização desse prêmio reforça os pilares que sempre nortearam nosso trabalho e atuação no setor de rodovias, principalmente quando ressaltamos a importância de garantir investimentos em inovação e expertise em rodovias, segurança viária, responsabilidade social e valorização da vida”.
 

Para a coordenadora do Cátedra no Brasil, professora Liedi Bernucci, o prêmio incentiva o desenvolvimento socioeconômico do País. “É preciso fomentar cada vez mais os estudos científicos não apenas para premiar e divulgar os trabalhos realizados pelos universitários brasileiros, além de ampliar a interação entre a universidade com o setor produtivo, mas também para dar subsídio técnico ao setor produtivo, melhorarmos a infraestrutura rodoviária e reconhecer a importância da mobilidade sustentável e da Engenharia de Transportes no Brasil”.

 

Os premiados (ver Edital) serão divulgados em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, em evento ainda a ser definido, com a participação de representantes da Arteris, Poli-USP, membros da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), Fundação Abertis e outros.
 

O concurso internacional, criado pela Fundação Abertis, entidade sem fins lucrativos mantido pela Abertis, um dos principais grupos internacionais em gestão de rodovias e serviços de mobilidade, tem como principal objetivo ampliar a visibilidade da área de infraestrutura e fomentar o desenvolvimento de novos sistemas ligados às áreas científicas, sociais, culturais, econômicos, tecnológicos e de comunicação que transforme o transporte terrestre e, em geral, atendam a necessidade de proporcionar mobilidade sustentável, eficiente e segura para toda a sociedade.
 

Cátedra 2022
 

Estudantes do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) tiveram suas pesquisas acadêmicas premiadas em 1º lugar no 7º Prêmio Cátedra Abertis, em 2022, correspondendo a trabalhos defendidos em 2021, que contou com duas categorias naquele ano.

 

Na categoria de melhor tese ou dissertação em Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, o trabalho de Shanna Trichês Lucchesi, aluna da UFRGS, ficou em primeiro lugar. O estudo abordou os benefícios econômicos de promover bairros que incentivem os deslocamentos de seus moradores a pé, principalmente em bairros de baixa renda de cidades latino-americanas como São Paulo e Rio de Janeiro.
 

Já na categoria de Segurança Viária, o destaque foi para a pesquisa de Murilo Ribeiro Rodrigues, aluno da EESC-USP, elaborada com ciclistas cujo objetivo foi o de identificar e melhorar o nível fisiológico de estresse desse tipo de usuário ao pedalar em uma cidade média brasileira como São Carlos, no estado de São Paulo. O índice reconhecido como Level Of Traffic Stress (LTS) foi medido com gravações em vídeo enquanto os ciclistas pedalaram por vias com diferentes características.
 

SERVIÇO
 

Prêmio Cátedra Abertis - 8ª Edição

Inscrições: até 16 de junho de 2022

Tema: Mobilidade Sustentável.

Aberto a estudantes universitários do Brasil que finalizaram e defenderam suas dissertações de Mestrado e teses de Doutorado em 2022.

Informações: Link

Em Brasília, governadora Raquel Lyra reforça importância da inclusão na gestão pública

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira (14), do encontro “Pessoas em Movimento: Diálogos para um Melhor Estado”, promovido pelo Movimento Pessoas à Frente. O evento, realizado em Brasília, teve como objetivo pactuar caminhos para alcançar um setor público mais diverso, inclusivo e efetivo, com dados públicos transparentes e acessíveis.

Durante o discurso, a chefe do Executivo estadual enfatizou que no seu governo, onde pela primeira vez na história do Brasil há uma governadora e uma vice-governadora mulher, um dos fundamentos é trazer mais representatividade para a gestão pública. “A ocupação de cargos de liderança por mulheres precisa ser uma decisão política. Foi assim que ocupamos 52% dos cargos de alta liderança do Governo de Pernambuco por mulheres com competência técnica e sensibilidade política”, enfatizou Raquel Lyra.

Por sua vez, a especialista em equidade racial, Ellen da Silva, que esteve presente no debate, ressaltou a importância do debate sobre o tema. “É importante reiterar o poder da diversidade. O letramento racial e de gênero nos leva a não reproduzir os erros do passado”, destacou.

IGUALDADE RACIAL - Em ato histórico no Estado, a governadora Raquel Lyra sancionou, na última segunda-feira (12), a lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial, garantindo igualdade de oportunidades e promovendo o combate à intolerância racial. Pernambuco tem cerca de 66% da população negra, mas até então era um dos poucos estados do país que ainda não tinha uma legislação própria de promoção da igualdade racial.

O projeto de lei era de 2019, de autoria da então deputada estadual Teresa Leitão e do então deputado estadual Isaltino Nascimento, mas estava arquivado desde o término dos mandatos de ambos. A atual deputada estadual Rosa Amorim é autora do requerimento que desarquivou o projeto de lei, aprovado em duas votações.

Também estiveram presente no painel de abertura do evento as ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck e do Superior Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Imprensa PE

Comunicado Neoenergia

Com a finalidade de atender com maior brevidade as ocorrências registradas devido às chuvas que afetam a Região Metropolitana do Recife, a Neoenergia Pernambuco aumentou em 43% o número de equipes em campo atuando em toda a região. O Centro de Operações Integradas também está com 100% do seu efetivo em regime de plantão. Os técnicos da concessionária seguirão em esquema de reforço nas ruas até que todas as solicitações emergenciais registradas pelos clientes sejam atendidas.

 

É importante ressaltar que, mesmo com o acréscimo de equipes nas ruas, a dificuldade de acesso às ocorrências pode impactar diretamente o tempo de espera dos clientes pelo atendimento. A Neoenergia Pernambuco solicita que os clientes informem possíveis ocorrências pelo WhatsApp (81) 3217.6990 ou pela central de atendimento, por meio do número 116.

 

É importante que o cliente informe o número de sua conta contrato, independente da forma de contato com a concessionária, para facilitar o atendimento da ocorrência. As solicitações também poderão ser feitas pela agência virtual, na página de serviços do site, e pelo aplicativo Neoenergia Pernambuco, disponível para Android e IOS.

 

DICAS DE SEGURANÇA

 

- Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;

- Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;

- Evite o contato caso as paredes da casa/edificação estejam úmidas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas, elas são potenciais fontes de choques e mau funcionamento de equipamentos;

- Evite ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;

- Procure não ficar sob as árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão ou canos, sobretudo se a casa estiver em campo aberto;

- Não realize serviços em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior, a exemplo de instalação ou manutenção de antenas de TV;

- Só instale, desligue ou remova antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;

- Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime, e ligue imediatamente para a Neoenergia pela central gratuita 116.

Imprensa Neoenergia PE

UFRJ, em parceria com L’Oréal Pesquisa & Inovação, desenvolve estudo sobre biodiversidade da Ilha do Fundão

 A Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta, nesta quarta-feira (14), o projeto Ilha Viva, em exposição no Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Groupe, - parceira do estudo. A pesquisa multidisciplinar e inédita une as áreas de Design, Arte e Biologia e foca nas espécies da biodiversidade da Ilha de Bom Jesus, parte da Ilha do Fundão, local onde estão localizados o laboratório de inovação da empresa e um dos campi da universidade.

O objetivo do estudo é a catalogação e divulgação das espécies existentes no local em prol da educação e preservação ambiental. Durante a execução do projeto foram feitas diversas visitas em campo registrando e identificando por meio de ilustrações científicas e fotografias a fauna e a flora presentes no estuário. Essa catalogação deu origem a um acervo virtual, que conta ainda com áudios e outras informações interativas sobre a ilha, com acesso gratuito ao público.

“O Grupo L’Oréal tem como prioridade garantir que suas operações globais sejam cada vez mais sustentáveis e gerem impacto positivo nas comunidades em sua volta. A Ilha do Fundão é o local escolhido para sediar um dos seis hubs de pesquisa e inovação regionais da empresa no mundo, e entendemos nossa responsabilidade em garantir que seu ecossistema seja preservado. Estamos orgulhosos em apoiar o estudo da UFRJ e participar de iniciativa que pode colaborar efetivamente a disseminar conhecimento sobre a biodiversidade da região e, assim, ajudar a preservá-la”, diz diretor-geral de Pesquisa & Inovação, Jean-Marc Ascione.

A exposição conta com um rico material imagético produzido de forma a dar visibilidade à necessidade de preservação e conservação ambiental da biodiversidade remanescente na Ilha. Com mais de 100 espécies identificadas, a exposição irá colocar à disposição do público, ilustrações científicas, fotografias e quadros informativos, em um site interativo.

Sobre a L'Oréal

A L'Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com seu portfólio internacional único de 36 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 27,99 bilhões de euros em 2020 e emprega 85.400 pessoas em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massa, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L'Oréal, trabalhando para atender aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L'Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 20 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L'Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro e Mugler.

Mais informações em L’Oréal

Reforma Tributária: presidente da Fecomércio Pernambuco repercute posicionamento da CNC sobre relatório final


A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou, recentemente, o seu posicionamento sobre  o relatório final das atividades do Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados que discutiu a Reforma Tributária. E, segundo a Confederação, o novo texto contempla, em parte, as premissas defendidas pelos empresários do setor terciário brasileiro, que traz, agora, a garantia de creditamento amplo e não condicionado à comprovação do recolhimento do tributo, além da adoção de uma alíquota padrão que permita a aplicação de taxas diferenciadas para bens e serviços específicos e a garantia de concessão de crédito em valor equivalente ao imposto cobrado na operação das empresas optantes pelo Simples Nacional.

 

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, a maior preocupação do setor era que a Reforma Tributária não fosse conduzida de maneira responsável e justa. Porém, aberto o diálogo com os setores produtivos por meio do GT, esse receio foi diminuindo à medida que as discussões avançavam. “Com o novo texto, agora é possível garantir um ambiente de negócios mais favorável aos empresários dos setores produtivos de bens e serviços de Pernambuco, tal qual das outras regiões do Brasil. E isso se dá por termos conseguido uma maior segurança jurídica para todos. Desta forma, tanto a CNC como a Fecomércio Pernambuco e outras Federações acreditam que a nova Reforma Tributária possa se tornar uma ferramenta de geração de emprego e renda para os brasileiros”, afirma Bernardo.

 

CNC - No posicionamento divulgado pela Confederação, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, afirma: “Confiamos que os parlamentares querem o melhor para o Brasil e, portanto, que não vão penalizar o setor de serviços, que é o maior gerador de emprego e renda do País”. Ele também avalia como muito positiva a inserção de parte das reivindicações do setor terciário no relatório final, mas ressalta que é preciso avançar para garantir um ambiente econômico favorável para toda a população brasileira.

Nesse sentido, a CNC defende que o substitutivo que será apresentado à discussão em plenário, no Congresso Nacional, precisa observar princípios imprescindíveis ao desenvolvimento econômico e social. Um deles é que como o aumento da carga tributária para o setor de serviços pode chegar à média de 84%, caso o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) seja de 12%, são necessárias alíquotas diferenciadas não apenas para segmentos específicos – o proposto, inicialmente, é que haja distinção apenas para as áreas de saúde, educação e transporte público –, mas para todo o setor de serviços. A entidade defende, também, que as empresas do Simples Nacional concedam créditos, sob risco de perda de competitividade de micro e pequenas empresas, as maiores empregadoras do País. Por fim, a não cumulatividade plena deve estar de forma explícita no texto, sem a necessidade de lei complementar para sua regulamentação.

As contribuições da CNC durante os debates fazem parte do relatório final do GT. Consta no documento a afirmação do diretor de Economia e Inovação da Confederação, Guilherme Mercês, de que o setor de serviços, por ser intensivo em mão de obra, tem dificuldade de obter créditos tributários e, por isso, deve haver flexibilização para que os impostos sejam pagos de acordo com a realidade de cada setor. Também foi citado o estudo feito pelo economista da CNC Fábio Bentes sobre as possibilidades de aumento da carga tributária sobre os serviços, que pode quase dobrar nos segmentos que mais dependem de mão de obra. E, ainda, o texto dá destaque às considerações do consultor tributário da CNC, Gilberto Alvarenga, no sentido de garantir a não cumulatividade plena, ampla e irrestrita na Constituição Federal.

 

Prefeitura do Recife lança Cartilha sobre os direitos da Pessoa Idosa


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, lança uma cartilha sobre os direitos da pessoa idosa nesta quinta-feira,  dia 15 de junho, data em que é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A iniciativa tem como objetivo alertar sobre os diferentes tipos de violência contra essa população, além de orientar sobre como prevenir e denunciar esses casos. O lançamento será realizado às 8h,  no Auditório Dom Hélder Câmara, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, instituição parceira, juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir).

A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação dos direitos humanos e deve ser enfrentada por agentes públicos e da sociedade civil. Segundo Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, o preconceito e a discriminação devem ser combatidos e a campanha é uma forma de informar e orientar as pessoas sobre o assunto.

A Cartilha foi criada pelas conselheiras não governamentais Judith Pinheiro Silveira Borba e Nayana Pinheiro Tavares e traz informações direcionadas às pessoas idosas e também para quem convive com elas. Além disso, o lançamento contará com uma programação que inclui palestras sobre envelhecimento, longevidade e sociedade.

O combate à violência contra a pessoa idosa deve ser constante e ações como esta cartilha são importantes para orientar e conscientizar a população sobre a importância dos direitos dos mais velhos. O respeito e a proteção  a essas pessoas devem ser uma prioridade de todos os setores da sociedade.

Durante o evento na Unicap, o público vai receber orientações da  Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB- PE.

SERVIÇO
Lançamento da Cartilha “Maria descobrindo os direitos da pessoa idosa"
Data
: 15/06/2023 (quinta-feira)
Horário: 8h

Local: Universidade Católica de Pernambuco – Auditório Dom Hélder Câmara – Bloco A. Rua do Príncipe, 526 - Boa Vista

Imprensa Recife 


Recife Outlet dobra as vendas com o fim das obras na BR 232


O primeiro outlet de alto padrão de Pernambuco, o Recife Outlet, instalado em Moreno, no Km 20 da BR 232, comemora o dobro nas vendas dos últimos dois meses com a conclusão das obras na rodovia, e a expectativa de continuar em alta no percentual do mês de junho, em relação ao ano passado.

O Centro de compras, que possui em seu mix mais de 60 lojas de grifes nacionais e internacionais, teve um aumento de 50% no mês de abril; esse crescimento continuou em maio em 70%, e a expectativa é dobrar as vendas do mês de junho em relação ao ano passado, só nesse início deste mês, esse índice já atingiu 66%.

A finalização das obras de triplicação da BR 232 facilitou ainda mais o acesso ao mall, a etapa de aplicação do concreto nos 6,8 quilômetros da via foi concluída ainda em abril, e com isso a fluidez no trânsito voltou ao normal. Os serviços no local ainda continuam com obras no novo sistema de drenagem, ciclovias, passarelas e paisagismo.

O Centro de compras, que acabou de completar dois anos em maio, segue o modelo americano, no estilo open mall, que utiliza a infraestrutura sustentável, com iluminação e ventilação naturais, possibilitando os lojistas oferecer descontos de até 80% o ano inteiro, e funciona diariamente, de 9h às 21h. Novas marcas também devem aportar até o fim de julho no Recife Outlet, como Hugo Boss e Reebok, que também vai ganhar, ainda no segundo semestre,  um posto de gasolina com vários serviços, e uma rede de fast food.

Serviço: Recife Outlet

Rodovia Luiz Gonzaga, BR 232, KM 20 - Moreno – Horário: 9h às 21h, diariamente.

Cláudia Castelo Branco lança single "Feira de Mangaio"

A música do mestre paraibano Sivuca vai muito além da sanfona. E provar isso é a proposta da cantora e pianista Claudia Castelo Branco no projeto “Viva Sivuca – Homenagem ao Poeta do Som”, que está circulando por oito unidades do Sesc RJ.

A turnê, aprovada no Edital Sesc Pulsar, chega ao Sesc Tijuca no próximo dia 20 (terça-feira), com apresentação às 19h.

Antes, no dia 16 (sexta-feira), Claudia lança, nas principais plataformas de streaming, o single “Feira de Mangaio”, um dos grandes sucessos de Sivuca, o single conta com o auxílio luxuoso de Marcos Suzano na percussão.

Neste show, Claudia Castelo Branco será acompanhada por músicos de primeira, dentre eles Elísio Freitas (baixo e guitarra) e Bernardo Aguiar (percussão). De forma inusitada, o trio de piano, baixo e percussão revê a obra de Sivuca sem utilizar a sanfona, mostrando que a música desse grande compositor atravessa todos os limites e alcança os mais diversos tipos de sonoridades e linguagens.

É justamente esse o objetivo desse trabalho: levar ao público a diversidade e a grandiosidade da obra de um dos maiores compositores brasileiros.

"Quando a sanfona sai, podemos encarar como um problema ou simplesmente como uma oportunidade de criar novos diálogos. Eu preferi pensar sempre a partir do que eu sou – enquanto pianista, cantora, compositora – e de como eu processo as músicas de Sivuca. Experimentar ver de que forma minha voz e piano absorvem e reproduzem aquele universo. Assim, eu mesma me surpreendo. Gosto desse caminho", explica Claudia.

A ideia é divulgar a vida e obra de Sivuca, esse compositor que tocava além da sanfona sua marca registrada como, o piano, violão, percussão, entre vários outros instrumentos. O artista era também arranjador e orquestrador, sendo grande improvisador de jazz. Assim, “Viva Sivuca – Homenagem ao Poeta do Som” vai mostrar que, apesar de o artista ter como instrumento principal a sanfona, ele não era apenas, o que já seria o bastante, um compositor do gênero regional/ nordestino.

Até porque a obra de Sivuca inclui choros, sambas, bossa nova e temas instrumentais, além de dialogar intensamente com a cultura do Rio de Janeiro, cidade onde morou por muitos anos.

Com 20 anos de carreira, Claudia Castelo Branco é também a diretora artística e musical do espetáculo, cujo repertório inclui temas instrumentais, como o baião “Um Tom Para Jobim” e o choro “Dino Pintando 7 cordas”, e também canções ainda desconhecidas do grande público como “Canção Que Se Imaginara” e “Amor Verdadeiro”.

Mas é claro que não faltarão sucessos de Sivuca, como “Feira de Mangaio”, “João e Maria” e “Maria Fulô”. Nada como uma bela homenagem trazendo um olhar diferenciado sobre uma grande obra!

"A intenção deste show é de trazer a obra de Sivuca para dentro do piano, justamente por ser um diálogo entre o meu universo e o dele. Onde há o ponto de contato entre a obra e o intérprete? Essa foi a pergunta que me fiz quando decidi abordar as músicas sem que houvesse a necessidade de representar Sivuca por meio da sanfona. Quando ela sai dos arranjos, a gente subverte a lógica de representar um repertório a partir do que esperamos dele e abrimos a escuta para diversas outras possibilidades", amplia a intérprete.

Os próximos shows de Claudia Castelo Branco em homenagem a Sivuca serão em Madureira, no dia 7 de julho, e no Quitandinha, em Petrópolis, no dia 22 de setembro.

Sobre Claudia Castelo Branco

Pianista, compositora, arranjadora e cantora, Claudia Castelo Branco completou 20 anos de carreira. Ao lado da também pianista Bianca Gismonti, formou o Duo Gisbranco, pelo qual lançou cinco álbuns e se apresentou em diversos países, como França, Portugal, Espanha, Turquia, Canadá, Holanda e Irlanda. Em 2021, o duo ganhou o Prêmio Profissionais da Música como Arranjadoras.

Em 2016, Claudia lançou o CD autoral “Você na nuvem” em parceria com Marcos Campello. Em 2018, foi a vez do CD também autoral “Pássaros” em parceria com Bianca Gismonti e Chico César.

E, em 2021, lançou o CD solo “Cantada carioca”, em que interpreta canções de 12 compositoras cariocas da MPB. Em 2022, fez a série de vídeos “Samba Solo” com músicas de Noel Rosa e Sinhô, por meio do Edital Cultura Presente nas Redes. Atualmente, além da carreira solo, Claudia faz parte do grupo de compositores Selva Lírica, ao lado de Ilessi, Demarca e Thiago de Mello.

Em 2020, estreou o espetáculo “Luas” no Rio Jazz Montreux Festival (ao lado da percussionista Lanh Lanh e de Bianca Gismonti) e, no ano seguinte, fez a direção musical do espetáculo “Homenagem a Sivuca” na abertura do Rio Music Market, com participações especiais de Pedro Miranda e Mariana Aydar. Em 2022, estreou o show “Viva Sivuca” no Blue Note de São Paulo.

Claudia Castelo Branco participou como compositora e arranjadora do CD “Entre Rios”, do Quarteto de Cordas cAis e do projeto “Concertos Para a Independência” com o Quarteto de Cordas da UFF.

Ela também assina a trilha sonora e a direção musical dos espetáculos “Saia” e “Um palco para Narcisa”, dirigidos por Joana Lebreiro. Ainda em 2020, lançou dois singles com o grupo MPB4: “Gota d’água” e “Maria Maria”.

A artista já dividiu o palco com importantes nomes da MPB, como Chico César, Monica Salmaso, Jaques Morelenbaum, Ná Ozzetti, Carlos Malta e Marcos Suzano. Claudia é bacharel em piano pela UFRJ e mestre em composição pela UNIRIO, tendo estudado, durante um ano, composição no Ithaca College, em Nova York (Estados Unidos).

Sobre Sivuca

Nascido em 26 de maio de 1930, em Itabaiana, na Paraíba, Sivuca foi um multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor brasileiro. Suas composições e trabalhos incluem ritmos diversos, como choros, frevos, forrós, jazz, baião, música clássica, blues.

Em 2006, ano da morte de Sivuca, o Ministério da Cultura reconheceu a importância de seu trabalho, concedendo-lhe a Ordem ao Mérito Cultural.

Sem limites para sua arte, o artista provou que, com sua sanfona, poderia tocar bossa nova, jazz, forró, choro, baião, samba, maracatu ou frevo, sempre com o molho do improviso, que aprendeu ainda jovem com as big bands difundidas pelas ondas do rádio e com os cantadores de coco e rojão de sua terra.

É mais do que necessário que sua obra seja revisitada e homenageada. Viva Sivuca, o poeta do som!

Serviço

Lançamento do single “Feira de Mangaio”

Dia: 16 de junho nas plataformas de streaming

 

“Viva Sivuca – Homenagem ao Poeta do Som”

Dia: 20 de junho (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Sesc Tijuca

Endereço: Rua Barão de Mesquita 539

Preços: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia entrada em casos previstos por lei), R$ 2 (credencial plena) / Entrada gratuita (PCG).

Classificação: livre

Ingressos na bilheteria: 8h às 19h

Recife - Boletim de Chuvas

 

O Centro de Operações do Recife (COP) informa que, devido à previsão de continuidade das chuvas para as próximas horas na cidade, estão sendo ativados e abertos mais 4 abrigos, além dos 10 que já haviam sido disponibilizados durante o dia. Os 14 abrigos ativados totalizam 1081 vagas e estão em locais mapeados previamente pela Prefeitura do Recife, como a comunidade dos Milagres e Jardim Monte Verde. A previsão de tempo indica possibilidade de chuvas moderadas a fortes no Recife nas próximas horas, especialmente a partir da madrugada desta quinta (15). Nessa situação, a população das áreas com risco de deslizamento ou inundação deve sair de casa, procurar o abrigo mais próximo e entrar em contato com a Defesa Civil.

O quantitativo de abrigos leva em consideração as orientações da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Defesa Civil. Nestes locais também serão disponibilizados colchões, materiais de limpeza, comida para consumo rápido e lençóis, entre outros itens. A relação completa e atualizada dos abrigos ativados, com endereços e localização no mapa, pode ser acessada no site da Ação Inverno (https://acaoinverno.recife.pe.gov.br/).

O COP acrescenta que a cidade permanece em Estágio de Alerta desde às 12h30 desta quarta (14). Isso indica que a rotina da cidade foi impactada pelo volume de chuvas e pelo agravamento das condições meteorológicas, que provocam ocorrências em diferentes locais. As equipes municipais estão mobilizadas, agindo em diversas frentes e monitorando a situação.

Nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 81,4 mm na estação pluviométrica de Areias, dos quais 66,4 mm concentrados em 12 horas. Em locais como o Ibura, a chuva chegou a 27mm em apenas uma hora.

A Defesa Civil recebeu 125 chamados da população, a maioria referente a pedidos de vistorias e solicitação de lonas. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade.

A Emlurb registrou seis ocorrências, nenhuma de relevância.


Principais Vias com Pontos de Alagamentos:

- Av. Recife / Saída do Ibura - Bairro do Ipsep;
- Av. Dois Rios / Entrada da Vila do SESI - Bairro do Ibura;
- Av. Recife / Rua João Cabral de Melo Neto - Bairro de Jardim São Paulo / Estância;
- Estrada dos Remédios / Rua do Acre - Bairro de Afogados;
- Estrada dos Remédios nº1190 - Bairro de Afogados;
- Av. Antônio de Góes / Av. Conselheiro Aguiar - Bairro do Pina;
- Av. Domingos Ferreira / Próximo ao Clinical Center - Bairro do Pina;
- Av. Dr. José Rufino / Colégio Visão - Bairro da Estância;
- Rua Paris / Lombada eletrônica - Bairro da Imbiribeira;
- Av. Sul / Sob o Viaduto Papa João Paulo II - Bairro de São José;
- Rua Imperial / Rua Cabo Eutrópio - Bairro de São José;
- Av. Norte / Rua Quarenta e Oito - Bairro da Encruzilhada;
- Rua Dom Bosco / Colégio Americano Baptista - Bairro da Boa Vista
- Av. Gov. Agamenon Magalhães / Círculo militar– Bairro do Espinheiro
- Av. Caxangá / Ao lado do viaduto do BRT – Iputinga
- Av. Mal. Mascarenhas de Morais / Vários pontos em toda extensão da via.

Em observação ao estado de alerta emitido no início da tarde de hoje, devido às chuvas, a Prefeitura do Recife informa que estão canceladas as programações culturais programadas para a noite desta quarta-feira. Não haverá concerto da Orquestra Sinfônica, no Teatro de Santa Isabel, nem serão realizadas as atividades do ciclo junino na Rio Branco e no Sítio Trindade. As sete apresentações programadas para o quarto dia de eliminatórias do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas serão remanejadas para a próxima sexta-feira (16), sem qualquer prejuízo para os grupos.


Imprensa Recife

Rapper Marcio Rastaman leva suas rimas e tambores à 'Festa da Música' na programação alternativa do São João do Recife

 

Os toques sagrados do Candomblé e os beats eletrônicos do rap se unem em uma fórmula repleta de ancestralidade e contemporaneidade na obra do pernambucano Marcio Rastaman. O rapper apresenta o resultado dessa mistura no show ‘Da Rima ao Tambor’, dia 20 de junho, a partir das 18h, dentro da programação da Festa da Música RNC, que acontece na Torre Malakoff, no Bairro do Recife. No festival, o pernambucano estrela uma noite de música preta no ‘Palco da Resistência' com a missão de transformar o local em um verdadeiro “quilombo cultural”.

Na escola do rap desde os anos 1990, quando começou no lendário grupo pernambucano Mira Negra, Marcio Rastaman encontrou na música uma ferramenta de libertação para o povo preto e para si próprio. Em sua trajetória como artista, enveredou também pelo universo da música ancestral e tradicional, tendo se formado percussionista, Ogan, arte educador e educador social. No ano de 2022, o rapper decidiu unir aos beats o aprendizado adquirido ao longo de suas pesquisas musicais e lançou o EP visual ‘Da Rima ao Tambor’, que traz o rap fundido às sonoridades sagradas da religião de matriz africana, bem como a ritmos populares como o coco de roda; além do Raggamuffin, trap com salsa e muito boom bap.

Agora, Marcio leva sua fusão rítmica com letras carregadas de mensagens políticas e antirracistas à primeira noite da ‘Festa da Música RNC’, no próximo dia 20 de junho. O rapper se apresenta no ‘Palco da Resistência’ ao lado de nomes como Amun Há e a banda Abulidu, entre outros representantes da atual música preta pernambucana. “Faz tempo que não acontece um evento com uma line up altamente afro como nesse primeiro dia da ‘Festa da Mùsica’.É difícil acontecer isso nos grandes festivais aqui na Região Metropolitana do Recife. Todos os artistas que vão participar do ‘Palco da Resistência’ têm essa questão de ter o tambor e muita letra envolvendo questões raciais, é praticamente um quilombo cultural”, festeja o artista.

No seu show, Marcio Rastaman vai apresentar as faixas do EP Visual ‘Da Rima ao tambor’, além de músicas de domínio público da tradição do coco. “É para fazer o povo sambar um pouco, dançar e escutar as músicas dos mais velhos, dos nossos ancestrais, além do rap”, explica. Ele apresenta, ainda, a canção ‘Ragga Paz Bem’, uma novidade em seu repertório atual. A canção, que fala sobre perseverança, auto estima e cultura de paz, é uma parceria dele com Fuse MC, Jogo MC e Fábio Curió, escrita nos anos 1990, e nunca foi gravada.

Animado com o convite da festa da Música RNC, Marcio espera repetir o sucesso do show de lançamento do EP, realizado na Quarta-Feira de Cinzas, no Polo Guadalupe, dentro da programação do Carnaval de Olinda 2023. Além disso, ele espera conquistar um público novo com seu som e sua mensagem. “Espero que seja uma noite de celebração no ‘Palco da Resistência’, uma noite para evidenciar nossa força ancestral através da música”, finaliza o músico.

SOBRE O ARTISTA

Com mais de 20 anos de carreira, Marcio Rastaman é rapper, percussionista, Ogan Onilú, arte educador e educador social. Estreou na música no extinto grupo de rap Mira Negra, nos anos 1990 e, de lá para cá, enveredou pela cultura afro-pernambucana colecionando passagens por diversos projetos como o Orquestrão Mutlicultural do Recife, ao lado do Maestro Spok; a banda de reggae Capim Santo; o grupo Coco Verde e Melancia; e o forró de Benedito da Macuca, entre outros. Também ministra oficinas de percussão; atualmente, está à frente do projeto ‘Vivências em Música’, no Paço do Frevo. Mais informações pelo @marciorastaman.

‘Panorama Baldwin: Tinta Preta para Escrever sobre um Mundo Esbranquiçado’ apresenta a vida e obra de um dos maiores autores do século XX

 

Os papéis de gênero em uma sociedade heteronormativa, as desigualdades sociais e o racismo estrutural, inclusive dentro do movimento LGBT. Os temas, que seguem atuais, integram a obra do romancista, dramaturgo e ensaísta afro-americano James Baldwin. Considerado como um dos grandes críticos do sonho americano e um dos maiores autores do século XX, o intelectual terá sua vida e obra celebradas em uma série de ações artísticas em São Paulo dentro da programação do ‘Panorama Baldwin: Tinta Preta para Escrever sobre um Mundo Esbranquiçado’. A mostra com exibições de filmes acontece de 14 de junho a 1º de outubro de 2023 e integra clubes de leitura, debates e a estreia de um espetáculo teatral.

Idealizado pelo ator e bailarino Fernando Vitor, a programação tem início nesta quarta-feira (14), na Vila Itororó, com a exibição do filme ‘Se a Rua Beale Falasse’ (2018, dir. Barry Jenkins). No mesmo local será apresentado, no próximo dia 21, o longa ‘Eu não Sou Seu Negro’ (2016, dir. Raoul Peck). Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos na bilheteria, com uma hora de antecedência ou no site da Sympla.

No mês de julho, a programação engloba uma leitura guiada do romance ‘O quarto de Giovanni’, com mediação do pesquisador Ronaldo Vitor da Silva. O clube de leitura acontecerá todas às segundas-feiras do mês, sempre das 19h às 20h30, na Biblioteca Mário de Andrade.

A programação culmina com a estreia e temporada de um espetáculo no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade no período entre 21 e 4 de agosto. Já entre 14 de setembro e 1º de outubro, o espetáculo será apresentado na Sala Multimídia Arthur Azevedo.

"Os negros deste país são ensinados a se desprezar desde o momento em que abrem os olhos neste mundo” - ensaio de James Baldwin publicado no livro The fire next time (1963)






Sobre Baldwin


Às vésperas do centenário de nascimento de Baldwin (1924-1987), a programação busca reforçar a importância do autor no debate de temas que seguem atuais.

“Baldwin foi neto de escravizados americanos e se tornou um dos escritores mais vendidos da época, com obras que confundiam sua história de vida com a documentação do contexto político americano. Foi consagrado como um dos símbolos dos direitos civis dos Estados Unidos e uma figura forte que é revisitada nos dias atuais justamente pelo legado que deixou em forma de romances, ensaios, peças e críticas”, destaca Fernando Vitor.

De acordo com ele, as múltiplas linguagens artísticas presentes no Panorama têm justamente o objetivo de apresentar as diversas facetas do romancista. “Vamos mostrar para o público muito do que foi produzido e cada pessoa pode seguir sua busca da especificidade que interessar mais, uma vez que nós como artistas também recebemos de forma distintas a produção do autor para criarmos nossas obras”, pondera.



O projeto “Panorama Baldwin: Tinta Preta para Escrever sobre um Mundo Esbranquiçado" foi contemplado pela 3ª Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra na Cidade de São Paulo.




“Você acha que sua dor e seu desgosto não têm precedentes na história do mundo, mas depois você lê. Foram os livros que me ensinaram que as coisas que mais me atormentavam eram as mesmas que me conectavam com todas as pessoas que estavam, ou que alguma vez tinham estado, vivas.” - James Baldwin

Programação

"O quarto de Giovanni”, uma das principais obras de Baldwin, será o livro estudado no Clube de Leitura. O livro tematiza uma relação homoerótica de dois personagens brancos na capital francesa. Temas como raça, universalismo e branquitude estão presentes na obra, datada de 1956.

“O círculo de leitura é uma maneira de introduzir o grande público dentro do universo literário e de pensamento de James Baldwin, a partir de questões importantes para o projeto como um todo e conectando a atualidade deste livro com áreas diversas como o cinema, a sociologia e o teatro", destaca Fernando.

Já o espetáculo em produção foi criado a partir da vida e da análise sobre a obra do escritor. Com elenco composto pelos atores Fernando Vitor e Izabel Lima e direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, o espetáculo se inspira no documentário Eu Não Sou Seu Negro, buscando olhar à luz da atualidade a análise política e social de Baldwin e convida o público a conhecer um panorama sobre sua produção e seu posicionamento frente aos conflitos sociais de seu tempo.



SERVIÇO | Panorama Baldwin: Tinta Preta para Escrever sobre um Mundo Esbranquiçado

Exibição de Filmes | Local: Vila Itororó | Lotação: 45 a 50 lugares | Grátis, pela Sympla

Após a exibição do filme, haverá uma conversa com o público de aproximadamente 30 minutos

· dia 14/06 - às 19h às 21h30

Se a Rua Beale Falasse (Barry Jenkins - EUA - 2018 - Drama - 1h59min)


Se a Rua Beale Falasse mostra a história de Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas. Com o objetivo de tê-lo em casa para o nascimento do bebê, ela irá fazer tudo que estiver ao seu alcance.


· dia 21/06 - às 19h às 21h30

Eu não Sou seu Negro (Raoul Peck - EUA - 2016 - Dcumentário - 1h34min)



O produtor Raoul Peck usa o livro inacabado de James Baldwin sobre o racismo nos EUA para examinar as questões raciais contemporâneas, com relatos sobre as vidas e assassinatos dos líderes ativistas Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr.




Clube de Leitura - Biblioteca Mário de Andrade - 3º andar - 30 lugares - Ingresso: Gratuito, retirada no local

Dias 3, 10, 17 e 24 de julho, às segundas-feiras, das 19h até 20h30

· Leitura Guiada do romance O quarto de Giovanni (1956)


Sinopse: O Quarto de Giovanni é um romance escrito por James Baldwin e publicado pela primeira vez em inglês em 1956, e conta a história de amor entre dois rapazes em Paris. Eles se encontram e procuram resolver na sua relação todos os problemas da existência.