segunda-feira, 13 de maio de 2024

Governo Federal discute aviação regional com governador gaúcho Eduardo Leite


O Governo Federal, através dos Ministérios de Portos e Aeroportos, do Turismo, realizou reunião, nesta segunda-feira, (13) com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; e demais órgãos para deliberar sobre a implementação de uma malha aérea emergencial para o estado e possibilidade de novos voos, bem como o fortalecimento do turismo na região. 

Durante o encontro, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou a malha aérea emergencial, que prevê até 116 voos semanais como parte da primeira fase do plano de aviação emergencial na região. Na ocasião, Costa Filho também falou sobre a Base Aérea de Canoas. A base será operada pela concessionária Fraport, que trabalha para garantir a infraestrutura mínima necessária para garantir a operação de voos comerciais. “Nesse primeiro momento, serão disponibilizados 17 mil assentos para todo o estado, com a expectativa de ampliação para mais da metade do total atual em 15 dias, conforme a normalização em Canoas permita a expansão da malha aérea”, disse.

Silvio Costa Filho também destacou que os danos reais causados pelas intensas chuvas no Aeroporto de Porto Alegre, o Salgado Filho, só poderão ser adequadamente avaliados após a redução do nível das águas, quando as equipes terão condições de inspecionar as áreas afetadas. Na reunião, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o empenho na volta aos serviços essenciais e também ao Turismo, grande impulsionador da economia no estado. “A prioridade do governo do presidente Lula é restabelecer as condições básicas dos Gaúchos, para que a população e a sociedade possa ter alimento ter saúde e ter acesso, por exemplo aos serviços básicos […] O Rio Grande do Sul que dá aula ao Brasil quando se trata em empreendedorismo no turismo, a cidade de Gramado, por exemplo em toda aquela região, ela é matéria de mestrado e doutorado em turismo”, disse.

Sabino também falou sobre a campanha “não cancele, reagende” sua viagem para o RS. Essa medida será fundamental assegurar a injeção de recursos e garantir o Rio Grande do Sul como rota turística. Na ocasião, o governador do estado, Eduardo Leite, agradeceu o empenho do Governo Federal e ressaltou a importância da ampliação da malha aérea para o fortalecimento da economia local. Ele enfatizou a necessidade de atenção especial aos aeroportos regionais, destacando sua relevância não apenas para a manutenção dos serviços, mas também para a reestruturação econômica da região.

Por sua vez, a CEO da Fraport Brasil S.A, Andreea Pal, afirmou que a empresa está totalmente comprometida em apresentar soluções o mais rapidamente possível. Nos próximos dias, ela informou que a empresa divulgará uma data para o início das operações comerciais na Base Aérea de Canoas.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira, a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Jurema Monteiro, e o presidente da ABR Aeroportos do Brasil, Fábio Rogério.

Imprensa Ministério de Portos e Aeroportos

Programa Mães de Pernambuco em Belo Jardim



O Governo do Estado de Pernambuco começou a realizar o pagamento da primeira parcela do “Mães de Pernambuco” nesta segunda-feira (13). O programa que beneficiará as mães do estado com R$300 mensais. Para realizar o pagamento desse auxílio, o estado disponibilizou R$ 21,7 milhões. 

Em Belo Jardim, mais de 1000 mulheres foram contempladas. Conseguiram o benefício, as mães que estão cadastradas no Bolsa Família e no Cadastro Único (Cadúnico). Aquelas que fizeram o cadastro entre 25 de março e 25 de abril poderão receber o valor nesse mês de maio. 

A segunda fase de confirmação de cadastro continua no site www.maesdepernambuco.pe.gov.br até o dia 20 de maio e as mães contempladas receberão a parcela até o quinto dia útil do mês de junho. 

Para participar, as mulheres devem ser chefes de família, morar em Pernambuco, ser beneficiária do Bolsa Família e está com os dados atualizados no CadÚnico, estar grávida ou ter filhos de até seis anos; e não possuir vínculo de trabalho.

Em caso de alguma dúvida, entre o contato com a ouvidoria social, 0800 081 4421 ou procure a sede da Secretaria de Assistência Social, que fica localizada na rua Antônio Franklin Cordeiro, n°88, no bairro Ayrton Maciel, e funciona das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

Imprensa Belo Jardim PE 

Adufepe articula mais apoios com parlamentares de Pernambuco


Em meio a uma semana decisiva para a greve dos professores das instituições federais de ensino, a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) continua angariando apoios para as negociações com o Governo Federal. Nesta segunda (13), a presidenta Teresa Lopes e a vice Erlene Roberta se reuniram no Recife com a senadora Teresa Leitão e o deputado federal Renildo Calheiros.

Na avaliação de Teresa Lopes, a quarta semana de paralisação é um marco simbólico e a Adufepe está atuando para chegar a um acordo que beneficie a categoria. “Nós entendemos que, na quarta-feira, teremos uma resposta mais concreta às nossas demandas. O apoio de parlamentares que têm interlocução junto ao Governo Lula é essencial e é isso que estamos buscando”, reforçou Teresa. 

O deputado Renildo Calheiros reconheceu a importância da Adufepe na defesa dos interesses dos professores e professoras. “Eu me coloco à disposição para colaborar para que os pleitos da categoria sejam levados ao Governo Federal. A Adufepe pode contar comigo”, salientou. 

Para a senadora Teresa Leitão, que tem histórico no sindicalismo e na defesa da educação, é necessário que o movimento busque apoio dos parlamentares: “O mais importante nesse processo é que as negociações continuam e que uma saída negociada é muito possível”.

Jarbas Filho participa de lançamento do projeto que levará água para distrito de Águas Belas


Preocupado com o abastecimento d’água no interior de Pernambuco, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) participou neste sábado (11) do lançamento do programa Águas de Nazaré, no distrito de Tanquinhos, em Águas Belas. O projeto, uma iniciativa da Associação Maria de Nazaré, recebeu o apoio do parlamentar, do senador Fernando Dueire e do vereador local Emílio de Tanquinhos. A perfuração dos poços será realizada pela Codevasf. 

O Águas de Nazaré, anunciado no mesmo dia em que a Associação completou os seus 23 anos, levará água para as principais comunidades de Tanquinhos. Com duas caixas d’água de 5 mil litros, 48 famílias do Sítio Tanquinhos de Baixo serão beneficiadas na primeira fase do projeto. Na segunda, a água chegará nas torneiras de 68 casas de Vassouras Vermelhas e Tapujó, além de 46 residências do Sítio Pilões de Cerquinha. 

“Sempre que venho em Águas Belas, em especial no distrito de Tanquinhos, fico muito feliz em saber o quanto o distrito tem se desenvolvido com o trabalho realizado pelo vereador Emílio de Tanquinhos em conjunto com a Associação Maria de Nazaré. Muitas ações sociais já são realizadas aqui, mas esse povo precisa de uma atenção maior do poder público municipal e estadual. Estamos ao lado de Emílio para trazer melhorias para as famílias que vivem não só em Tanquinhos, mas no município de Águas Belas”, afirmou Jarbas Filho. 

*Ibirajuba*- Na sexta-feira (10), Jarbas Filho visitou o município de Ibirajuba e participou, pela segundo ano consecutivo, da tradicional Festa de Maio, que também celebra o padroeiro local, Santo Isidro. Ao lado da prefeita Maria Izalta, o deputado esteve presente na missa realizada pelo padre Dedé na Paróquia de Santo Isidro e, em seguida, encontrou os ibirajubenses no pátio de eventos, onde aconteceram os shows

Instituto Yduqs e UniFavip Wyden apoiam movimento "Juntos pelo Rio Grande do Sul”


Após a grande tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, ocasionada pelas fortes chuvas, o Instituto Yduqs se uniu ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul para ajudar quem precisa de apoio nesse momento tão desafiador. A campanha tem como objetivo conectar as pessoas e engajar estudantes, docentes e colaboradores para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas da região, por meio da arrecadação de donativos. Com a iniciativa, unidades da Wyden, Ibmec, da Estácio e do IDOMED receberão doações como água, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza higiene pessoal, além de roupas e agasalhos.

O UniFavip arrecadará até o dia 31 de maio itens como: alimentos, alimentos para pets, produtos de higiene pessoal, medicamentos sem contraindicação (uso humano e veterinário), materiais de limpeza, vestuários, roupas de cama e banho e brinquedos. O ponto de arrecadação em Caruaru é na Clínica-Escola Veterinária do UniFavip, que fica na própria instituição, na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, bairro Indianópolis.

“É o momento de unirmos forças, criando uma corrente do bem, para ajudar a todos que estão passando por este período difícil no Rio Grande do Sul. Apesar de estarmos na região Nordeste, entendemos que somos uma só nação e, por isso, toda nossa comunidade acadêmica se unirá nesse movimento em favor do povo gaúcho. Faremos o possível para trazer esperança a todos que necessitam de apoio para recomeçar”, destacou Kleyvson Miranda, Reitor do UniFavip Wyden.

“O Rio Grande do Sul é um estado muito querido. Estamos profundamente tristes e nos solidarizamos com os moradores que perderam seus entes queridos e nós fazemos questão de ajudar a região a se reerguer em um momento de tanta comoção. Formamos milhares de alunos no estado e, como a universidade também é o local de ensinar a exercer a cidadania, não temos dúvida de que nossos estudantes, docentes e colaboradores farão parte do movimento Juntos pelo Rio Grande do Sul! Para nos ajudar, dando força e esperança aos indivíduos que precisam reconstruir suas vidas”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

Para doar, basta levar os seguintes itens: água, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza higiene pessoal, roupas e agasalhos, até uma das unidades participantes. Para quem está distante e não puder contribuir com a entrega de donativos, também é possível apoiar as famílias diretamente pelo site do Instituto Yduqs no link: https://bit.ly/JuntospeloRS. As doações podem ser de qualquer valor via boleto bancário, cartão de crédito ou pix.

Participam da iniciativa, o Ibmec, o Instituto de Educação Médica – IDOMED, a Wyden e a Estácio. Os recursos arrecadados diretamente no site do Instituto Yduqs serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Faça parte dessa corrente do bem.

Camila Coutinho, Felipe Titto e Paulo Muzy são presenças confirmadas na Feira do Empreendedor do Sebrae


Contagem regressiva para o maior evento de empreendedorismo de Pernambuco. A 12ª Feira do Empreendedor acontece entre os dias 22 e 25 de maio, no Centro de Convenções, em Olinda. Durante o evento, donos de pequenos negócios e potenciais empreendedores de todo o estado terão a chance de acompanhar de perto palestras e painéis com figuras de destaque no cenário nacional. Os novos nomes confirmados são o do ator, apresentador e empresário Felipe Titto; o da comunicadora e empresária Camila Coutinho; e o do médico especialista em medicina do exercício e do esporte, Paulo Muzy. Os interessados em visitar a Feira devem garantir sua inscrição, gratuitamente, no site feiradoempreendedorpe.com.br.  

Após um hiato de seis anos, a Feira do Empreendedor volta a ocorrer em formato presencial. O evento vai ocupar uma área de 9,6 mil m² do Centro de Convenções, com atividades gratuitas em mais de 20 espaços temáticos. A programação inclui palestras, consultorias, rodas de conversa e momentos para networking. O grande foco das capacitações será a Arena do Conhecimento, espaço com capacidade para receber 900 pessoas e que vai reunir os principais nomes do empreendedorismo brasileiro.  

Logo no primeiro dia de Feira, 22 de maio, às 20h, o público poderá conferir a palestra “Vendo o Mundo”, ministrada pelo ator, apresentador e empresário Felipe Titto (foto). A carreira do empresário começou na dramaturgia, com trabalhos importantes em novelas e programas da Rede Globo. Em paralelo, Titto flertava com o empreendedorismo, desenvolvendo alguns projetos. A estratégia deu certo e ele é conhecido atualmente como uma referência no universo do empreendedorismo brasileiro. Em 2024, Felipe soma mais de 16 CNPJs no guarda-chuva da Holding Agência Titanium.  

No dia 24 de maio, também às 20h, é a vez da comunicadora e empresária Camila Coutinho subir ao palco da Arena do Conhecimento. A pernambucana lavará ao público a palestra “De blogueira a empresária. A construção de uma empresa com marketing de influência”. Especialista em design de moda, Coutinho ganhou fama ao criar o blog Garotas Estúpidas, sucesso na internet. Além de ser uma influenciadora com mais de 3,4 milhões de seguidores no Instagram, Camila também é empreendedora e fundou, em 2020, sua própria marca de produtos de beleza, a GE Beauty. Atualmente, a empresária está à frente do projeto social GE Formando Líderes.  

Grandes nomes da saúde também estarão na Feira do Empreendedor. No dia 25 de maio, às 20 horas, o médico Paulo Muzy, especialista em medicina do exercício e do esporte, fará a palestra “Excelência não é um ato. É um hábito”. Formado na Escola Paulista de Medicina (Unifesp), Muzy conta com mais cinco pós-graduações na área de medicina esportiva. O especialista se destacou nas redes sociais ao compartilhar vídeos sobre dietas, saúde e treinos. Atualmente, o profissional coordena a equipe de medicina esportiva e traumatologia esportiva da clínica Muzy.   

Além destas e de outras palestras magnas diárias, com nomes como Nath Finanças, Martha Gabriel e Dudu Bertholini, os visitantes também poderão aproveitar, ao longo do dia, apresentações simultâneas com temas diversificados em ambientes menores. As capacitações também serão distribuídas pelos espaços temáticos da feira, que irão abordar assuntos relevantes para empreendedores de diferentes segmentos, como alimentos e bebidas, varejo pet e beleza, saúde e bem-estar. Mais informações sobre a programação também estão disponíveis no site do evento.

Tabagismo é o terceiro maior fator de risco de vida no Brasil


O consumo de tabaco causa, anualmente, 8 milhões de mortes no mundo, sendo que 1 milhão delas ocorrem nas Américas. Essa é a principal causa de morte evitável no mundo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 1987, criou o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado neste dia 31 de maio. A data busca alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo e é um convite para o início de uma nova vida sem tabaco. 

Ainda segundo a OMS, no Brasil, 443 pessoas morrem por dia por causa do fumo. Por ano, são 161.853 mortes anuais. O tabagismo é o terceiro fator de risco para anos de vida perdidos ajustados por incapacidade. As doenças mais comuns associadas ao tabagismo incluem câncer de pulmão, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras condições respiratórias. Além das mortes diretamente relacionadas ao tabagismo, também é importante considerar o impacto do tabagismo passivo, que pode contribuir para um número adicional de mortes e doenças.

“Um paciente tabagista quando é acometido pela DPOC, como o enfisema, tem normalmente uma consequência muito grave, tanto na vida laboral, de atividades de vida diária, quanto também social. O paciente pode ficar dependente de oxigênio, fica recluso porque não consegue fazer as várias atividades, às vezes atividades mínimas de esforço, como pentear os cabelos e tomar banho; qualquer infecção respiratória, pode levar a exacerbação do quadro e acabar numa UTI” dependendo de aparelhos para respirar, explica a professora de fisioterapia do Centro Universitário UNiFBV e especialista em fisioterapia cardiorrespiratória e fisioterapia intensiva, Cristie Araújo.

De acordo com a fisioterapeuta a DPOC não surge rapidamente, mas é importante largar o tabagismo o quanto antes. “Temos que tentar prevenir o uso do tabaco o mais cedo possível pois as sequelas do uso contínuo do cigarro são irreversíveis, principalmente após várias décadas fumando. O pulmão vai sofrendo uma destruição do seu tecido devido a fumaça, a fuligem, as substâncias tóxicas, e assim, o paciente acaba perdendo sua capacidade respiratória” ressalta.
Cristie completa que a fisioterapia respiratória tem sua importância, mas se não houver alteração nos hábitos muitas vezes não consegue recuperar a capacidade total de respiração do paciente. “Fazer a fisioterapia ajuda a melhorar a troca gasosa e fortalecer os músculos da respiração. Esse é um paciente que pode acumular muita secreção, pela própria inflamação dentro do pulmão e a fisioterapia respiratória ajuda a expectorar essa secreção e assim o paciente respira melhor”, destaca a fisioterapeuta.

Sessão CineMaterna traz filme Garfield – Fora de Série para o Cinemark do RioMar Recife nesta terça-feira (14)


A sessão do CineMaterna acontece nesta terça-feira, dia 14 de maio, com a exibição do filme Garfield – Fora de Casa, eleito através de uma enquete no site da instituição. A sessão do CineMaterna conta com sala adaptada para que as famílias com bebês de até 18 meses possam aproveitar o momento juntos. O longa será exibido às 14h10 no Cinemark do RioMar Recife.

As sessões adaptadas são promovidas pela ONG CineMaterna, instituída por mães, com preparação especial da sala, como volume reduzido durante a exibição, ar-condicionado com temperatura mais suave, sala levemente iluminada, trocadores dentro da sala de ciname, tapete especial, estacionamento para carrinhos de bebê, além da presença de voluntárias. Depois da sessão, as pessoas são convidadas a participar de um encontro com café e bate-papo. 

Além da adaptação especial da sala, as 10 primeiras famílias que chegarem para assistir ao filme com seus bebês de até 18 meses serão presenteadas com cortesia, limitada a uma por bebê. Entre os critérios para escolha do filme, através de enquete no site do CineMaterna, está a exclusão de filmes que tenham violência. Nesta edição, o filme será Garfield – Fora de Casa. Após reencontro inesperado com seu pai, o famoso gato de estimação se junta ao seu amigo canino Odie encaram uma aventura selvagem e ao livre.

O papel das atividades culturais no desempenho dos filhos


O Datafolha e a Fundação Itaú divulgaram resultados de uma pesquisa realizada em 2023, mostrando que 97% dos pais ou responsáveis consideram importante a participação dos filhos em atividades culturais para o seu desenvolvimento. Além disso, 95% acreditam que essas atividades são um pilar essencial para o desempenho escolar.

Mônica Saraiva, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Salesiano Recife, explica que as atividades culturais no ambiente escolar são fundamentais para enriquecer a experiência educacional das crianças, promover a diversidade e inclusão, desenvolver habilidades sociais e emocionais, além de estimular a criatividade, a expressão individual e o bem-estar geral das crianças. “Essa participação pode ajudar os alunos a explorar e entender melhor sua própria identidade pessoal e cultural, bem como a de outras pessoas, além do reconhecimento dos marcos históricos, levando-os a preservar, conhecer e expressar conhecimento sobre um tema e estimulando a consciência da valorização”, explica a coordenadora.  

PRÁTICA – Na escola bilíngue ABA Maple Bear, os estudantes são expostos às atividades culturais desde os dois anos, durante a Educação Infantil, por meio das celebrações de datas comemorativas, atividades esportivas e extraclasses como aulas de dança, teatro, música e artes. A coordenadora de Marketing e Comunicação, Ingrid Corcino, ressalta que essas atividades estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas, refletindo em um ambiente escolar mais rico e diversificado. “E todos esses benefícios podem estimular os alunos em outras áreas acadêmicas. Os estudantes expandem os horizontes do seu conhecimento e fazem uma compreensão mais profunda do mundo, transformando-se, assim, em cidadãos mais empáticos, criativos e conscientes”, afirma Ingrid.

No Colégio Salesiano Recife os alunos contam com atividades culturais na grade curricular desde o início do Infantil I até o 3º ano do Ensino Médio, variando o tipo de atividade de acordo com a faixa etária. São oferecidos eventos culturais como palestras, exposições de arte, festivais culturais e semanas culturais. O colégio também estimula as artes visuais com oficinas de pintura, desenho, escultura, fotografia; aulas de música e canto coral; grupos de teatro com encenações de peças e workshops de teatro; aulas de dança de diversos estilos, como ballet e danças folclóricas; grupos de leitura, clubes de escrita criativa, concursos literários, oficinas de produção de filmes, entre outros.

Ambas as especialistas acrescentam que as atividades culturais ajudam no desenvolvimento da autoconfiança e autoestima, uma vez que envolve trabalho em equipe, colaboração e comunicação eficaz. A prática também pode servir como uma forma de escape e expressão emocional do estudante, proporcionando um desenvolvimento no desempenho escolar e na formação individual. “Os pais podem buscar implementar essas atividades de forma extracurricular, como aulas em escolas de arte, teatro comunitário, grupos de música locais, clubes de leitura são algumas formas de incentivo que os pais podem estimular o filho”, recomenda Mônica.

Instituto Ricardo Brennand terá programação especial durante a 22ª Semana Nacional de Museus


O Instituto Ricardo Brennand, eleito como um dos melhores museus do mundo, vai participar da 22ª Semana Nacional de Museus e contará com uma programação especial entre os dias 14 e 19 de maio com rodas de conversas, exibição audiovisual, visita mediada e muito mais. 

A Semana Nacional de Museus visa valorizar e democratizar o acesso aos museus em todo o País e nesta edição tem como tema “Museu, Educação e Pesquisa”. Mais informações pelo (81) 2121.0365 / 0334. Confira a programação completa: 

*14/05 - Terça-feira*
Das 15h às 17h - “Quando a sala de aula é (n)o Museu: Experiências compartidas do IFPE”

A roda de conversa será com a Profª Dr.ª Edvânea Maria da Silva, do IFPE – Recife, e propõe discutir a importância dos Museus como espaços de aprendizagem que têm ampliado a formação integral de alunas e alunos do IFPE, campus Recife, nas três modalidades de Ensino, a partir da apreciação crítica de obras e manifestações artísticas, promovendo a compreensão de temas relevantes da contemporaneidade e possibilitando, muitas vezes, os primeiros passos na iniciação à pesquisa. Link de inscrição: https://bit.ly/22ªSNMABERTURA

 
*15/05 - Quarta-feira*
Das 15h às 17h - “Pesquisa e inovação em museus”

Mesa-redonda com Prof. Ricardo Emanuel (Engenharia Biomédica/UFPE), Prof. Justo Alvarez (Engenharia/UFPE) e Pérside Omena (Conservadora-Restauradora/Grifo Diagnóstico e Preservação de Bens Culturais) sobre pesquisa e inovação em museus, com foco na conservação de bens culturais por uma abordagem interdisciplinar com os campos da conservação-restauro, química, física e engenharia. Link de inscrição: https://bit.ly/22ªSNMMESAREDONDA
 
 
*16/05 (Quinta-feira)*
Das 15h às 17h - Exibição da obra audiovisual Festival TAKORAMA

Será apresentado o Festival TAKORAMA, primeiro festival internacional de cinema desenvolvido para espaços educativos, com Liana Vila Nova, Diretora na América Latina do Takorama e Especialista em educação da imagem para o público infantil. Link de inscrição: https://bit.ly/CiME0524


*17/05 (Sexta-feira)*
Das 15h às 17h - “Georg Marcgraf – Um pesquisador no Brasil Holandês”
 
Ação educativa Peça a Peça que vai explorar a publicação Markgraf e o Recife de Nassau, de 1984, onde será apresentada a pesquisa do astrônomo, cartógrafo e naturalista alemão Georg Marcgraf (1610-1644), uma obra rara de teor científico, sobre astronomia, registrada durante sua estadia em Pernambuco, no período do Brasil Holandês. Além disso contará com visita às exposições e Palestra com o professor Rhimon Alves de Assis Souza, Doutorando em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com ênfase em astrofísica Link da inscrição: https://bit.ly/PaP172


*18/05 (Sábado)*
Das 15h às 17h - “Investigando o Acervo do InstitutoRB”

Visita mediada com atividade para as crianças, onde se tornarão investigadores a procura de informações sobre o acervo, e com as pistas encontrarão a resposta para um enigma.
*Inscrição na recepção da Pinacoteca 

*19/05 (Domingo)*
Das 15h às 17h - “Mulheres compositoras em Pernambuco”

Haverá um sarau apresentando palestra com o pesquisador do acervo musicológico do InstitutoRB, Wheldson Marques e performance ao piano com a pianista Luana Espíndola, demonstrando a potência feminina na música pernambucana dos séculos XIX e XX, a partir do acervo do InstitutoRB. Link da inscrição: https://bit.ly/22ªSNMSARAU

Maio Amarelo: Projeto Moto Amiga auxilia na educação e segurança dos Motociclistas


Em pleno Maio Amarelo as atenções se voltam para a prevenção e segurança dos motociclistas, pois o mês é de conscientização para um trânsito seguro. Em um país em que as estradas e as ruas não têm estrutura adequada para o tráfego de carros e motos é preciso um cuidado maior dos condutores para evitar acidentes e ajudar a baixar o índice que tanto preocupa as autoridades.

No entanto, é preciso que os motociclistas façam a sua parte e para isso, existe um projeto que auxiliam os condutores a dirigirem de forma segura, como a Moto Amiga, promovida pelas Associação Brasileira dos Distribuidores Honda, a Assohonda, que compreende a maior rede de lojas do segmento de motos do país, e que se preocupa com a segurança dos condutores de moto.

Por isso, além de palestras, cursos, panfletagens educativas de conscientização e educação no trânsito durante todo o ano, a Moto Amiga está promovendo durante o mês de maio, atividades com as Ciretrans, Detrans, Polícia Rodoviária Federal, e os demais órgãos de trânsito, ações para promover o bem estar dos condutores.
“Temos o dever de proporcionar aos motoristas orientações que são necessárias para a segurança deles, dos passageiros e dos outros condutores em geral. Coisas simples como o uso correto do capacete, a importância da vestimenta adequada para o uso de motocicletas e ainda as regras de direção defensiva, que ajudam para diminuir os índices de acidente” explica Leonardo Maranhão, diretor regional da Assohonda.

*Segurança maior entre as mulheres*
E essa educação mostra um resultado positivo. De acordo com o IBGE, mais mulheres estão dirigindo, em 2023 foram mais de 220 mil habilitadas para categoria A, que compreende o uso de motocicletas. Com mais mulheres pilotando, o índice de acidentes de moto tem diminuído, elas são vítimas apenas de 12% dos casos, em todo o país. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Cilcomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a Abrasciclo, mostra que em alguns estados do país, como Roraima e Santa Catarina, por exemplo, mais de 25% das mulheres estão habilitadas para moto.

Com a crescente das vendas neste segmento, só no trimestre deste ano, a compra de motocicletas registrou alta de pouco mais de 10%, em relação ao mesmo período do ano passado, o mercado está aquecido.“A economia na utilização de motocicletas e similares é muito superior ao uso de carros, sobretudo nesse período em que eles ficaram mais caros, pós-pandemia, por isso enxergamos um potencial nos próximos meses e isso vem aliado à conscientização no trânsito, que promovemos enquanto sociedade.” Finaliza Leonardo Maranhão.

Shopping Difusora realiza sessão azul do filme Garfield – Fora de Casa, para pessoas autistas


Ainda dentro das comemorações dos 15 anos do Shopping Difusora, o mall está comprometido em continuar realizando a inclusão dentro do shopping. Neste sábado (18), o Difusora irá realizar mais uma sessão azul, no Planet Cinemas. Na programação está o lançamento Garfield – fora de casa, que será adaptado para crianças com Transtorno do Espectro Autista, TEA. Além disso, as luzes e os efeitos serão minimizados para que não causem desconforto nas crianças e elas possam participar da sessão de forma acolhedora. As pessoas com TEA não pagam o ingresso, apenas o acompanhante que paga meia-entrada, que custa R$ 15,00.

Sobre o filme:
Garfield – Fora de Casa (2024)
Após um reencontro inesperado com seu pai há muito perdido, o maltrapilho gato de rua Vic, Garfield e seu amigo canino Odie são forçados a sair de suas vidas perfeitamente mimadas para se juntarem a Vic em um arriscado assalto.

ONG Giral promove seminário "Educar para Proteger"

 A preocupação com a educação digital para crianças e adolescentes sempre foi uma das principais metas da organização não-governamental Giral (com sede em Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte, a 62 Km do Recife. 

 A cada momento chegam informações de alguns episódios que denunciam casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na região. Para tratar desse assunto, o presidente da instituição, Leonildo Moura constituiu um grupo multidisciplinar para realizar o VI Seminário Educação para Proteger – Conexão com Proteção na Era Digital. 

 O seminário acontecerá nesta terça-feira, dia 14, a partir das 9h, no auditório da Giral, no Bairro Santa Felicidade, em Glória do Goitá. O público-alvo são profissionais que atuam com crianças e adolescentes, além da equipe de educadores, assistentes sociais, voluntários, diretores e professores de escolas parceiras. A expectativa é reunir também profissionais que atuam com políticas públicas de pelo menos 11 cidades da Zona da Mata Norte e Agreste do Estado. “O nosso objetivo é promover uma profunda reflexão sobre ações efetivas contra o crime de exploração sexual na era digital, promovendo orientações sobre os riscos da liberdade não vigiada das crianças e adolescentes na Internet”, destaca o presidente da Giral. 


 Este ano, o VI Educar para Proteger defenderá a temática: Conexão com Proteção. O evento é desenvolvido em parceria com a Rede de Enfrentamento à violência Sexual Cintra Crianças e Adolescentes de Pernambuco, com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE) e o Conselho Municipal de dos Direitos da Criança e do Adolescente de Glória do Goitá. 

 Levantamento feito pela organização não governamental Safernet e publicado recentemente pela Agência Brasil, apontam as denúncias da presença de imagens de abuso e exploração sexual infantil na Internet bateu recorde em 2023, num comparativo com o ano de 2022. O resultado é o maior da série histórica iniciada em 2006. Foram 71.867 queixas no ano passado, número 28% superior ao recorde anterior. Em relação a 2022, houve alta de 77,1%.

 A Giral criou uma cartilha com principais dicas de educação digital, alertando sobre os cuidados com os acessos a fotos de partes íntimas do corpo das crianças e adolescentes; os chats de conversar com pessoas desconhecidas; encontros marcados por aplicativos de amizades e namoros virtuais. A cartilha estabelece também regras aos pais e comunidade escolar, inclusive incentivando denúncias através do Disque 100, nos Conselhos Municipais Tutelares, Ministério Público, Delegacias de Polícia Civil, e outros órgãos de segurança pública.  

Premiação abre Semana da Enfermagem do Coren-PE


Reconhecer e prestar uma homenagem as iniciativas desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem do estado. Este é o principal objetivo do Prêmio Ivanete Alves do Nascimento, uma condecoração promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, em parceria com a categoria. A premiação, que chega à sua 4ª edição, ocorre nesta segunda-feira (13), a partir das 18h30, e marca a abertura oficial da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-PE. Na ocasião, serão conhecidos os cinco vencedores deste ano. A cerimônia será realizada no Mar Hotel, em Boa Viagem, zona sul do Recife.

Durante a solenidade, o Presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior, ficará responsável pela palestra magna que abre o evento. Em seguida, serão conhecidos os cinco profissionais condecorados com o prêmio, quatro através de escolha e voto popular e um por indicação do Plenário do Coren-PE. A votação para escolha dos premiados ocorreu por meio de uma plataforma online e foi auditada pela comissão responsável pela Semana da Enfermagem do Conselho. Ao todo, foram contabilizados 6.179 votos, um recorde da premiação.

Os homenageados foram indicados pelos próprios colegas de profissão e realizam trabalhos nas seguintes áreas: Assistência à saúde, que vai condecorar um(a) enfermeiro(a) e um(a) técnico, auxiliar ou parteira; Gestão, que vai ser entregue a um(a) enfermeiro(a) e; Ensino e pesquisa, que também vai condecorar um(a) enfermeiro(a). O quinto homenageado será indicado pelo Plenário do Conselho e pode ser qualquer profissional de enfermagem que atue em uma das três áreas (assistência, gestão e ensino).

Semana da Enfermagem - De acordo com o coordenador do evento, Dr. Gabriel Gomes, este ano a programação da Semana da Enfermagem foi pensada de maneira arrojada, considerando os anseios da categoria e do plenário do Coren Pernambuco. “A ideia é reafirmar o compromisso da gestão, quanto ao empoderamento profissional, o desenvolvimento e o progresso da enfermagem enquanto ciência. Então, é uma proposta que vai se estender da capital ao Sertão, passando por cidades polos, onde a gente pretende cada vez mais se aproximar dos profissionais e descobrir o que é o futuro. Além de discutir alguns aspectos relacionados à enfermagem como um todo, considerando o tema central do evento”, ressalta.

"É um momento de reflexão, aprendizado e celebração. Queremos que os profissionais de enfermagem se sintam valorizados e reconhecidos pelo trabalho essencial que desempenham no dia a dia. A cada edição deste evento, nos empenhamos para aprimorar a qualidade das atividades previstas na programação. E essa, com toda a certeza, será a maior Semana da Enfermagem promovida pelo Coren Pernambuco de toda a história”, garante Dr. Gilmar Júnior, Presidente do Coren-PE.

Programação Científica – Um dos pontos altos da Semana da Enfermagem do Coren-PE é a realização dos cursos de capacitação, palestras e debates, que este ano ocorrem entre os dias 14 a 21 de maio. Ao todo, serão disponibilizadas 2.700 vagas em encontros que serão realizados no Recife (Universidade Tiradentes - UNIT); Caruaru (Asces-Unita); Garanhuns (Faculdade Integrada CETE – FIC); Arcoverde (FIC Técnico); Serra Talhada (UniFis); Petrolina (Senac); Goiana (Faculdade de Goiana) e; Vitória de Santo Antão (Centro Universitário da Vitória de Santo Antão – Univisa), contemplando assim todas as regiões do estado.

Minimaratona do Sertão – Além da 2ª edição da Minimaratona no Recife, ocorrida no domingo (12), este ano, a programação da Semana da Enfermagem do Coren-PE vai contar com a 1ª Minimaratona da Enfermagem do Sertão, que será realizada no dia 19 de maio, às margens da orla do Rio São Francisco, em Petrolina. Assim como ocorreu na capital pernambucana, a atividade tem objetivo de incentivar a prática esportiva e a melhoria na qualidade de vida dos profissionais de enfermagem. A expectativa é que a corrida reúna 250 atletas amadores e profissionais. Todas as vagas já foram preenchidas.

“A 1ª Minimaratona do Sertão do Coren-PE, com certeza, será um marco para a enfermagem da região. Essa atividade reafirma ainda mais o compromisso da gestão em descentralizar as atividades do Conselho. A prova ocorre em uma data muito simbólica, a véspera do Dia do Técnico de Enfermagem. E nada melhor que este momento tão oportuno para que a gente possa, mais uma vez, estar cuidando de quem cuida, estimulando a prática da atividade física, promovendo esse momento de socialização com a enfermagem do Sertão, uma enfermagem firme e aguerrida e que tenha contribuído de maneira positiva e propositiva para elevar os padrões de saúde da população daquela região”, destaca Dr. Gabriel Gomes.

Encerramento – A cerimônia de encerramento da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-PE vai ocorrer no dia 22 de maio, em um espaço de eventos, localizado no bairro de Boa Viagem. O evento será voltado para convidados e na ocasião será realizada a entrega do Prêmio Joana Barros, uma homenagem a enfermeira pernambucana que dedicou mais de quatro décadas à enfermagem obstétrica e a vida acadêmica. Em 2014, Drª Joaninha, como também era conhecida, foi agraciada com o Prêmio Ana Nery, maior condecoração oferecida a um profissional de enfermagem no país. Em 2019, ela recebeu o prêmio de título de Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco, local onde trabalhou durante 42 anos.

“A expectativa é fazer uma Semana da Enfermagem cada vez mais representativa, cada vez mais inclusiva e que todos possam apreciar um pouco do que estamos planejando para a categoria. Eu considero que será, mais uma vez, um evento histórico. A intenção é cada vez mais fazer com que os profissionais de enfermagem de Pernambuco se sintam acolhidos, representados, referendados e enaltecidos pelo Conselho Regional da Enfermagem”, conclui Dr. Gabriel Gomes, coordenador da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-PE.

Ivanete Alves do Nascimento - Nascida em outubro de 1935, na cidade de Maceió/AL, Ivanete Alves do Nascimento mudou-se para Recife, onde formou-se enfermeira, pela Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG/UPE), em 1956. Formou-se ainda em psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1965), onde também concluiu o mestrado, em 73. Embora tenha atuado nas duas profissões, foi na enfermagem que Ivanete construiu uma carreira proeminente e deixou um legado poderoso para as próximas gerações. Atuou em instituições tradicionais no Recife, como o Hospital da Restauração (Pronto Socorro) e Barão de Lucena (à época, Hospital dos Usineiros), chegando a gerenciar os serviços de Enfermagem nos hospitais Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães. Foi assessora de Enfermagem no estado de Pernambuco, atuando no Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).

Dra. Ivanete atuou ativamente nas instituições de classe, chegando a ser Presidente do Coren-PE, da Aben-PE, e do Cofen, onde fez história, conseguindo a sansão da Lei 7.498/86 (Lei da Enfermagem), pelo então Presidente da República, José Sarney. Falecida em março de 2015, Dra. Ivanete Alves do Nascimento deixou uma marca de empoderamento para esta geração e um legado de luta e resistência, tornando-se um ícone da Enfermagem Pernambucana e do Brasil. Ivanete vive e resiste por meio de sua história e legado, nesses tempos difíceis em que a Enfermagem entrou em evidência.

Joana Barros - Joana Araújo da Rocha Barros ingressou na Escola de Enfermagem do Recife (atualmente UFPE), no ano de 1957, tendo concluído o curso de graduação em Enfermagem e Obstetrícia em 1960. No ano seguinte, foi contratada na mesma escola como instrutora e enfermeira de Campo de Ensino da cadeira de Enfermagem Obstétrica. Em 1966, foi admitida como auxiliar de Ensino da Escola de Enfermagem, tendo se aposentado, em 2003, da Universidade. Continuou voluntariamente em atividade, até o ano 2020, desenvolvendo ações e assessoramento voltados ao crescimento do Departamento de Enfermagem do CCS/UFPE, no Campus Recife. 

Destacou-se pela dedicação, compromisso e competência nos cuidados dispensados às crianças e suas famílias e no ensino da Enfermagem durante 42 anos de serviços prestados à UFPE, marcando várias gerações de estudantes. Em 2014, Drª Joaninha, como era conhecida carinhosamente, recebeu o Prêmio Anna Nery, maior condecoração oferecida a um profissional de enfermagem no país. Cinco anos depois, em 2019 ela foi agraciada com o título de Professora Emérita da UFPE. Drª Joana Barros faleceu em fevereiro do ano passado, aos 82 anos.

Fisioterapeuta ressalta benefícios da Ozonioterapia no tratamento de problemas intestinais


A aplicação do ozônio medicinal como terapia, tanto na área da saúde quanto na área estética, possui evidências científicas e comprovação clínica. É uma prática utilizada e regulamentada em vários países como Alemanha, Itália, Áustria, Estados Unidos, Cuba, Grécia, Portugal entre outros.

De acordo com a fisioterapeuta dermatofuncional, Cláudia Boudoux, a ozonioterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza ozônio, uma forma de oxigênio, para tratar várias condições médicas. “No contexto intestinal, há estudos e relatos que sugerem que o método pode ter efeitos benéficos em certos problemas intestinais como colite, infecções gastrointestinais”, explica.

Alguns dos potenciais benefícios da Ozonioterapia para problemas intestinais também incluem ações antimicrobiana, ou seja, o ozônio pode ajudar a combater micro-organismos patogênicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, que podem ser encontrados em infecções gastrointestinais. Outro benefício é a redução da inflamação local, pois o ozônio tem sido associado a efeitos anti-inflamatórios, o que pode ser benéfico para condições intestinais inflamatórias, como a doença inflamatória intestinal (DII).

Estímulo à cicatrização de feridas também está na lista de benefícios dessa terapia. Em casos de úlceras intestinais ou lesões no trato gastrointestinal, o ozônio pode ajudar na cicatrização e no processo de regeneração do tecido. Alguns estudos sugerem que a Ozonioterapia pode modular a resposta imunológica, podendo ser benéfico para distúrbios autoimunes que afetam o trato gastrointestinal.

No entanto, é importante ressaltar que a pesquisa sobre os benefícios específicos da Ozonioterapia para problemas intestinais ainda é limitada. O tratamento de condições gastrointestinais geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir dieta adequada, mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos prescritos por médicos especialistas e, em alguns casos, terapias complementares.

Maio Amarelo: ortopedista fala sobre os principais traumas ocorridos em um acidente de trânsito



Maio Amarelo é uma ação criada para chamar a atenção de toda sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento é coordenado pelo poder público e sociedade, tentando mobilizar as pessoas que diariamente estão no trânsito. Pensando nisso, médicos ortopedistas alertam para a consciência da gravidade dos acidentes de trânsito e da importância vital de prevenir essas ocorrências evitáveis. A campanha busca engajar não apenas motoristas, mas também pedestres e ciclistas, incentivando a todos a adotar comportamentos mais responsáveis nas vias públicas.

Mais de 30 mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito no Brasil a cada ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Isso representa uma média de mais de 80 mortes por dia. Além das mortes, cerca de 400 mil pessoas ficam feridas em acidentes de trânsito, anualmente. Muitas dessas lesões resultam em incapacidade permanente ou sequelas graves. “os acidentes de trânsito não são simples eventos. Eles representam traumas físicos e emocionais profundos, resultando em fraturas severas, lesões na medula espinhal, danos cerebrais e, em casos extremos, perda de vidas preciosas”, alerta a ortopedista do Instituto de Ortopedia e Trauma do Recife (IOT), Dra Etelvina Vaz.

É crucial compreender que a maioria desses acidentes pode ser prevenido. Medidas simples, como respeitar os limites de velocidade, evitar o uso do celular ao dirigir, não dirigir sob a influência de álcool ou drogas, e sempre utilizar cintos de segurança e equipamentos de proteção adequados, podem fazer uma enorme diferença. Com base em pesquisas, os jovens são os mais afetados pelos acidentes de trânsito, representando a maioria das vítimas fatais. Entre os 18 e 34 anos, o trânsito é uma das principais causas de morte.

Para a especialista, o excesso de velocidade, a ingestão de álcool, a desatenção ao volante e a imprudência são os principais fatores que contribuem para os acidentes. A falta de infraestrutura viária adequada e o desrespeito às leis de trânsito também desempenham papéis significativos. Nas grandes cidades, o trânsito intenso e o desrespeito às normas de circulação tornam as vias públicas ainda mais perigosas. 

É fundamental que cada cidadão se engaje ativamente nessa causa. A mudança de comportamento individual é a base para transformar a realidade do trânsito brasileiro. Pequenas ações, como evitar o uso do celular ao dirigir ou respeitar os limites de velocidade, podem fazer uma grande diferença na prevenção de acidentes.“A prevenção de acidentes de trânsito não é apenas uma escolha, é um compromisso com a vida e com o bem-estar de todos’, finaliza.

SERVIÇO:
Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT)
Endereço: Av. Agamenon Magallhães, 4760 – Paissandu – Recife – PE
Instagram:@iot.recife
Site: www.iotrecife.com.br

1º Encontro científico sobre exercício e saúde na Uninassau


Especialistas se reúnem para compartilhar conhecimento em palestras e mesa redonda
No próximo dia 18 de maio, a partir das 8h, a Uninassau Rio de Janeiro promoverá o 1º Encontro Científico de Exercício Físico e Promoção da Saúde, uma iniciativa que busca disseminar conhecimentos sobre atividades físicas e seus benefícios para a qualidade de vida. O evento contará com a participação de renomados profissionais do mercado, que abordarão temas relevantes e importantes na área da saúde.

O primeiro palestrante, o Professor Especialista Francisco Carlos Diamantino, discutirá sobre "Substâncias anabolizantes, seus usos e abusos", um tema crucial no contexto do exercício físico. Em seguida, o Professor Doutor Michel Silva Reis apresentará o tema "Aplicação de testes diretos e indiretos para avaliação da capacidade funcional", proporcionando insights acerca de métodos de avaliação amplamente utilizados na área.

A Professora Mestre Jade Cristina trará à discussão a "Prescrição de exercícios na reabilitação cardíaca nas fases III e IV", abordando estratégias fundamentais para a recuperação cardíaca por meio do exercício físico. Por fim, o Professor Doutor Wallace Machado Magalhães de Souza encerrará as apresentações falando sobre "A importância da força muscular para o paciente Cardiopata", destacando a relevância do treinamento de força para a saúde cardiovascular. Além das palestras, o evento também contará com uma mesa redonda com os palestrantes, proporcionando um espaço para troca de ideias e esclarecimento de dúvidas.

De acordo com Diogo Van Bavel, coordenador do curso de Educação Física da Uninassau Rio de Janeiro, a importância do evento será a atualização e interação com diferentes áreas da fisiologia clínica. “O objetivo é possibilitar a participação dos alunos da graduação com profissionais especializados em áreas e assuntos que são pouco explorados durante a graduação”, afirma.
O encontro será realizado no Teatro da Uninassau, localizado próximo ao metrô do Flamengo, das 8h às 12h. A atividade é aberta ao público e sem necessidade de inscrição.

Uso consciente do dinheiro será tema de oficinas e workshops durante Semana Nacional de Educação Financeira


Dados do Serasa e do Relatório Peic CNC 2024 apontam que em fevereiro de 2024 o Brasil já contava com 72,04 milhões de cidadãos com dívidas em atraso, e o endividamento atingiu 78,1% das famílias. Diante deste número, a Sicredi Recife elaborou uma programação intensa para comemorar a 11ª Semana Nacional de Educação Financeira, em Recife e RMR. Profissionais da instituição realizarão oficinas, workshops e formações sobre Cooperativismo e Educação Financeira, no período de 13 a 23 de maio, com a participação de alunos e profissionais de escola pública, faculdade, empresas, cooperativas e associados. 

A programação da semana conta com a realização de uma oficina na escola estadual de Referência Padre Nércio, na Linha do Tiro, quando haverá bate-papo, atividades lúdicas e apresentação teatral abordando como usar de forma legal o dinheiro e ter um bom planejamento financeiro. Os trabalhos serão realizados por profissionais da Sicredi Recife por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, a fim de ajudar na reorganização financeira dos alunos, profissionais e familiares. “ A Educação financeira é uma prática constante da Sicredi Recife e aproveitamos este momento para reforçar as atividades levando a mensagem da importância e do impacto para a qualidade de vida das famílias quando se tem o equilíbrio financeiro”, enfatizou Ana Carla Leão, Assistente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Recife.
 
Seguindo as atividades da semana, será desenvolvido o Workshops sobre Cooperativismo e Educação financeira na faculdade Santa Helena, com a participação dos alunos, professores e acompanhamento dos especialistas da Sicredi Recife, quando serão apresentadas formas do uso correto do dinheiro e os diferenciais do cooperativismo, um modelo de negócio que vem crescendo nos últimos anos. A iniciativa ainda conta com a formação de um grupo de piscicultores da cidade de Vitória de Santo Antão e com colaboradores de uma empresa privada da cidade de Jaboatão dos Guararapes.

O objetivo da Semana Nacional de Educação Financeira é conscientizar as pessoas sobre o tema e a importância da organização de suas finanças, como também ajudar aos indivíduos em suas escolhas financeiras que impactam diretamente na vida de cada um e de sua família. “A educação financeira faz parte do cooperativismo, pois está diretamente ligado à geração de benefícios para a comunidade como um todo. Além disso, orientar os associados e a população em geral quanto ao uso consciente do dinheiro pode promover o desenvolvimento local que é uma das nossas principais preocupações”, ressaltou Floriano Quintas, presidente da Sicredi Recife.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA – A Semana Nacional é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014, e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país. A Semana conta com a participação de diversas instituições do país, e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos. A 11ª edição da Semana ENEF acontece de 13 a 19 de maio de 2024, tendo como temas: Proteção Financeira e Solidariedade aos Irmãos do Rio Grande do Sul.

 
Serviço:

Oficina sobre Educação Financeira
Local: Escola de Referência Padre Nércio – Linha do Tiro
Endereço: Rua Uriel de Holanda, S/N - Linha do Tiro, Recife/PE,
Dia 15/05 
Horário: 10h
Local: Rua Uriel de Holanda, s/n – Linha do Tiro

Workshops sobre Cooperativismo e Educação financeira
Local: Faculdade Santa Helena
Endereço: Av. Caxangá, 990 - Madalena, Recife – PE,
Dias: 13,17, 20 e 23/05
Horário: 19h

Formação sobre Cooperativismo e educação Financeira
Público: Grupo de piscicultores 
Local: Auditório de Extensão do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão 
Endereço: Propriedade Terra Preta, s/n – Zona Rural – Vitória de Santo Antão
Dia:16/05
Horário: 10h

Formação sobre Cooperativismo e educação Financeira
Público: Grupo de piscicultores 
Local: JJ indústria e comércio de sorvete (Jaboatão dos Guararapes)
Endereço: Rua Maria Lima da Silva, 259 – Cohab-Recife-PE
Horário: 17h

Márcia entrega mais 1,2 fardamentos escolares, total em 10 dias ultrapassa 14 mil


Ainda em comemoração aos 173 anos de emancipação política da cidade, a prefeitura de Serra Talhada entregou nesta segunda-feira, 13 de maio, novos fardamentos escolares a 1,2 mil alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa é parte integrante das atividades de fortalecimento do ensino municipal.

As escolas beneficiadas com os novos fardamentos são: Escola Municipal O Pequeno Mandacaru, Escola Municipal Antonio Medeiros e Escola Municipal Vereador Manoel Pereira Neto (Neto Pereirinha). 

A prefeita Márcia Conrado ressalta a importância da ação. "Investir na educação é investir no futuro de nossa cidade. Essa iniciativa proporciona dignidade aos nossos alunos e fortalece o sentimento de pertencimento e identidade com nosso povo".

Além disso, destaca-se que a Escola Municipal Vereador Manoel Pereira Neto (Neto Pereirinha) está agora oferecendo ensino em tempo integral para as turmas de 5º e 6º anos, beneficiando cerca de 150 alunos. Esta medida representa mais um avanço na educação local, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento integral para os estudantes.

A enfermagem em destaque na Alepe


Pelo segundo ano consecutivo, parteiras, técnicos, auxiliares e enfermeiros serão homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). A iniciativa inédita do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), de 2023, terá nova edição este ano. A data já está marcada: na próxima quinta-feira (16), às 10h, na Assembleia. Além de deputados, autoridades e profissionais da enfermagem, toda a população está convidada.

“Trata-se de uma justa homenagem, que impacta toda a sociedade, afinal, essas são as pessoas que cuidam da nossa saúde de forma ininterrupta. Trata-se de a segunda maior categoria profissional do País. Trabalhadores que precisam do apoio de todos nós para buscar melhorias no exercício da profissão, a exemplo do piso, uma luta que parece não ter fim!”, destacou o parlamentar.

Em todo o mundo, maio é o mês dedicado à enfermagem, com eventos e discussões para dar mais visibilidade e força às demandas da categoria: “Neste mês intensificamos o número de eventos, mas é importante destacar que essa discussão precisa estar presente o ano todo e não somente durante maio ou se passarmos novamente por uma pandemia. Todos nós já conhecemos a importância do profissional de enfermagem”.

Na Alepe, Gilmar Júnior, que é enfermeiro, é autor de mais de 240 projetos de lei, a maioria é referente à área da saúde, abrangendo a categoria. Como exemplos, o PL 1658/2024, que autoriza o enfermeiro(a) a emitir a prescrição de medicamentos e a solicitar exames de rotina nas unidades assistenciais públicas de saúde de Pernambuco; o PL 1668/2024, autorizando o enfermeiro(a) a implantar a classificação de risco e manejo do paciente com suspeita de dengue; e o PL 1728/2024, para que o enfermeiro(a) realize o procedimento da punção arterial para gasometria e/ou instalação de cateter intra-arterial. São medidas que visam dar mais autonomia ao profissional, a fim de reduzir, sensivelmente, as filas de espera nas unidades de saúde, garantindo uma melhor e mais rápida prestação de serviços em saúde pública.

Armando condena polarização política em torno das cheias do Sul, defende união e alerta para efeitos econômicos nacionais


Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro defendeu nesta segunda-feira (13) a união nacional do país para socorrer as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e promover investimentos que atenuem os prejuízos causados à economia do Estado, um dos maior produtores do setor agroindustrial do Brasil.

“Ao longo de toda a minha vida, eu nunca vi algo parecido com o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. É a hora em que nós devemos cessar com esse clima de polarização e de radicalização que marca o ambiente político e nos unirmos e convergirmos para apoiar esse processo de reconstrução do Rio Grande do Sul”, defendeu. “Não é aceitável qualquer tipo de disputa ideológica em torno de tantas perdas humanas”, disse.
Armando também alertou sobre a necessidade e atenção ao efeito econômico da tragédia. “Grande parte da infraestrutura do Estado foi duramente afetada, como pontes, estradas e muitas unidades industriais inundadas”, ressaltou.

“Há problemas seríssimos de logística e de escoamento da produção. Uma parte da safra agrícola que é distribuída no país vem do Rio Grande do Sul. É uma grande tragédia. Então cabe, nesse momento, solidariedade em torno do que tem sido constatado”, pontuou.

Mais de 9 toneladas de cabos irregulares foram removidas de postes em Pernambuco, apenas no primeiro trimestre deste ano


A Neoenergia Pernambuco retirou mais de 9,3 toneladas de cabos irregulares de 848 postes da rede de distribuição de energia em todo o Estado, apenas no primeiro trimestre deste ano. Técnicos da distribuidora ainda eliminaram 101 caixas de internet clandestinas que estavam instaladas de forma irregular, nas estruturas. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia elétrica, a supressão desses fios e equipamentos contribuem com a segurança da população, evitando, por exemplo, incêndios em postes provocados por ligações fora do padrão exigido pela regulação do setor elétrico e de telecomunicações.

O foco da Neoenergia Pernambuco neste primeiro trimestre foram as cidades do Recife, de Olinda, Camaragibe, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Todas elas receberam as equipes técnicas que fazem a remoção dos cabos e das caixas de internet em condições irregulares. Essas caixas são as maiores ofensoras para as ocorrências de incêndio em postes, pois são equipamentos energizados a partir de uma ligação clandestina de energia.

“A instalação de redes de telecomunicações de forma irregular podem provocar acidentes com a população, incêndio em postes e interferem diretamente na qualidade no fornecimento de energia. Isso sem contar com a poluição visual devido ao emaranhado de fios. Por isso é sempre importante as pessoas contratarem empresas que possuam cadastro junto à Neoenergia. A lista está disponível no nosso site, o www.neoenergia.com/pernambuco”, afirmou o Supervisor de Operações da Neoenergia Pernambuco, Weudo Monteiro.

As demais ações de ordenamento da Neoenergia Pernambuco para combater as ocupações irregulares na sua infraestrutura vêm sendo desenvolvidas continuamente. Durante o mês de maio, as equipes técnicas atuarão nos municípios de Caruaru e Garanhuns com o objetivo de vistoriar o máximo de postes possível, retirando todas as ligações clandestinas.

Brasil e China promovem jantar em São Paulo para aumentar intercâmbio comercial


Depois de realizar três missões empresariais à China, em seis meses, Gildo Neves Baptista, presidente do Grupo Teleport, e Rosana Bezerra, CEO do Ella Bank, participam do jantar de intercâmbio organizado pelo IPIM- Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, nesta segunda-feira (13), em São Paulo.

 O encontro, no Hotel Pullman Ibirapuera, vai reunir o Cônsul Geral da China no Brasil, os presidente do IPIM e do China Trade Center, e representantes da ApexBrasil e do Sebrae, além de empresários chineses e brasileiros para continuar estreitando as relações comerciais e promovendo negócios entre o Brasil, Macau e Hengqin – na China.

A base para as empresas brasileiras na China é o HubBrasilChina, um espaço brasileiro, em Macau, inaugurado pelo Teleport em março passado. O HubBrasilChina será um porto seguro para as empresas brasileiras terem presença física e comercial na China

Câmara do Recife aprova indicação a João Campos para armar Guarda Municipal


Na reunião ordinária desta segunda-feira (13), a Câmara do Recife aprovou o requerimento com a indicação ao prefeito João Campos (PSB) para armar a Guarda Municipal. De autoria do líder da oposição, vereador Alcides Cardoso (PL), a indicação foi aprovada com 15 votos favoráveis, seis votos contra e duas abstenções. A matéria será encaminhada ao gestor, que tem a atribuição de acatar ou não o requerimento. 

“A aprovação da nossa indicação para que a Guarda Municipal seja armada é uma forma de reforçar essa pauta prioritária que defendemos desde o início do mandato. É um absurdo que Recife seja a única capital do Nordeste que ainda não armou a sua Guarda. Isso vai contra a legislação federal que inclui as Guardas Municipais como integrantes do Sistema Único de Segurança e contra decisões do Supremo Tribunal Federal que reconhecem as instituições como polícias e assegura que seus membros possuem direito ao porte de arma de fogo em serviço, independentemente do número de habitantes do município. É preciso que o prefeito João Campos faça convênios com as Polícias Federal e Militar, por exemplo, para o treinamento do efetivo da Guarda e avance logo com o armamento da corporação”, disse Alcides Cardoso.

A aprovação da indicação do líder da oposição contou com votos de vereadores da base de João Campos e até de um integrante da bancada do PT, o vereador Osmar Ricardo. E ocorreu após a recente troca de comando da Secretaria de Segurança Cidadã, que passou a ser gerida pelo publicitário e ex-presidente da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe) Gabriel Cavalcante, que substituiu o ex-secretário Murilo Cavalcanti. O movimento manteve o espaço do MDB na Prefeitura.

“O prefeito João Campos não assume a responsabilidade que o município tem na política de segurança pública e trata a pasta da área como moeda de troca partidária, colocando um publicitário para comandar a Secretaria de Segurança Cidadã. Enquanto isso, os guardas municipais não podem contribuir na defesa dos cidadãos recifenses com o devido treinamento e armamento. Uma política de segurança eficiente vai muito além do Compaz, mas o prefeito segue se omitindo”, afirmou Alcides Cardoso.

Recife sedia Workshop de Maquiagem Criativa & Plural


Profissionais da área de maquiagem artística ou interessados em se aprimorar nesse universo, terão a oportunidade de participar de uma capacitação gratuita na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, entre os dias 20 e 31 de maio. O Workshop Maquiagem Criativa & Plural abriu 20 vagas para preparar quem já trabalha na área ou estudantes. Os participantes do curso terão aulas sobre Práticas de Maquiagem, Fotografia em Estúdio, Técnicas de Figurino Drag, História da Beleza, além de Maquiagem e Direitos Humanos. Para participar, é preciso se inscrever no seguinte endereço: http://linktr.ee/raphaelcramos


Durante os 10 dias de aulas, divididas em módulos teóricos e práticos, quem for selecionado receberá kits de maquiagem para uso nas atividades. O curso pretende habilitar tecnicamente os inscritos para atuarem profissionalmente como maquiadores e assistentes de maquiagem no mercado de moda e audiovisual e também no ramo do entretenimento, como performers drag. As aulas serão ministradas por profissionais e estudiosos desse universo: Raphael Ramos, Álamo Bandeira, Luan Queiroga, Norman Banks e Renato Filho.

O mercado local de Produção de Moda e de audiovisual (cinema, publicidade e televisão) é dinâmico, em especial na Capital Recifense, junto com sua moda autoral & colaborativa. Mas a capacitação dos profissionais que atendem o setor ainda ocorre de modo bastante empírico. Ou seja, a maioria dos prestadores de serviço de moda, em especial os ligados à maquiagem, aprendem suas funções enquanto as desenvolvem ou observam o trabalho de seus colegas e concorrentes – assim, muitas informações de produtos e aprendizados de bom acabamento tornam-se restritas a um seleto grupo.

Observando esta demanda, surgiu a proposta deste curso: democratizar as técnicas de maquiagem profissional voltadas para a caracterização Drag Queen. A iniciativa foi de Raphael Ramos – que atua no mercado de Moda, Publicidade e Beleza como maquiador e cabeleireiro há 10 anos e tem se destacado como performer desde 2015. A capacitação vai permitir que um número maior de pessoas que já atuam ou desejam participar do mercado de maquiagem profissional tenha acesso ao conteúdo e obtenham destaque no mercado de trabalho.

O make-up é uma profissão essencial e capaz de atender áreas como: cinema, vestuário, teatro e eventos. Os maquiadores atuam em desfiles de semanas de moda, editoriais de fotografia para empresas e na imprensa até colaborando na revolução das redes sociais e suas influencers de moda on-line. O workshop atenderá ainda ao grande número de profissionais de teatro do Recife e o crescente grupo de entusiastas da profissão drag queen.
 
 As aulas serão realizadas na Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, no Recife. O workshop é realizado com subsídio da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura do Governo Federal e apoio da Fundação de Cultura, da Secretaria de Cultura, da Prefeitura do Recife. Além dos kits de maquiagem para uso nas atividades e coffee break nos intervalos para todos os 20 inscritos, será sorteada 1 peruca para uso profissional. Ainda serão disponibilizados 10 auxílios transporte para pessoas que sinalizarem necessidade durante a inscrição, garantindo a democratização do workshop. Caso necessário, também haverá tradutor de LIBRAS em sala.

*SOBRE A EQUIPE PRINCIPAL*

Raphael Ramos: atua há mais de uma década como maquiador profissional de moda no mercado local e, durante a pandemia de Covid-19, Ramos ofertou Workshop on-line introdutório sobre maquiagem profissional. Desta experiência, surgiu a expansão do curso agora em formato presencial e em um recorte didático mais aprofundado.

Álamo Bandeira: produtor de moda e docente da Pós-Graduação de "Produção de Moda e Styling" do Senac-PE. Doutor em Design, debruçou-se sobre História da Moda Masculina, com recorte especial em Moda e Homossexualidade.

Renato Filho: atua há mais de duas décadas, nacionalmente, como fotógrafo de moda. Destacam-se em sua trajetória, editoriais para os estilistas locais Melkzda e Eduardo Ferreira, garantindo viés artístico e autoral de seu estilo. Seu trabalho pode ser visto em seu livro “Renato Filho - Calendários de uma década”, lançado em 2013.

Malu Dantas: produtora de moda e designer gráfica, produziu as páginas do Caderno Viver do Diário de Pernambuco, entre 2022 e 2023. Atuou ainda na criação de serviços gráficos focados em moda para a Seaway e Tv Jornal, além de trabalhos diversos nas áreas de conteúdo e mídia.

Convidados: O Workshop será acompanhado por dois convidados profissionais, com os quais Raphael ensinará passo-a-passo como preparar e finalizar projetos de maquiagem drag dentro dos padrões do mercado de moda, a drag Norman Banks e o pesquisador Luan Queiroga.

*SERVIÇO:*
Workshop Maquiagem Criativa & Plural
Data: 20 a 31 de maio de 2024
Local: Fundação Joaquim Nabuco - R. Henrique Dias, 609 – Derby - Recife Vagas: 20 vagas gratuitas
Inscrição: http://linktr.ee/raphaelcramos

136 anos da Abolição - Sem o fortalecimento da Inspeção do Trabalho, trabalhadores continuam a ser escravizados no Brasil


*Recife, 13 de maio de 2024* - Na linha de frente do combate ao trabalho escravo, o país conta com pouco mais de 1900 mil auditores fiscais do trabalho, que, a despeito do cenário de esvaziamento da carreira, promoveram em 2023 o maior número de resgates desde 2009. O ano também foi aquele com o maior número de denúncias referentes ao trabalho escravo, com 3422 - 61% a mais que em 2022 e o maior contingente desde que o Disque 100 foi criado, em 2011.

A escravidão moderna mostra a sua face não apenas no campo, a exemplos das lavouras e carvoarias, mas também nas grandes cidades, como em oficinas de costura, na construção civil e no trabalho doméstico. O perfil do escravizado permanece praticamente inalterado. Em sua maioria, os resgatados são negros, com baixa escolaridade, provenientes de regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

As últimas décadas foram marcadas por avanços, como a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) e da Lista Suja e a reformulação do Art. 149 do Código Penal, para a inclusão de novas situações que tipificam o trabalho escravo. As melhorias, apesar de bem-vindas, ainda se mostram insuficientes, principalmente diante da redução nas equipes do GEFM e da precarização da estrutura e do aparato de segurança para que os auditores fiscais do trabalho desempenhem suas funções. Há que se destacar também a falta de isonomia do ponto de vista remuneratório entre a Auditoria Fiscal do Trabalho e carreiras de semelhante importância estratégica para o Estado. 

É necessário avançar no fortalecimento da carreira e dos instrumentos que respaldam a sua atuação para que este cenário de exploração não permaneça se perpetuando na sociedade brasileira. 

Secretaria de Saúde de Garanhuns promove Semana da Luta Antimanicomial


Nesta segunda-feira (13), Garanhuns inicia a Semana da Luta Antimanicomial. Com o tema “A gente não quer só comida: a gente quer viver, trabalhar e amar em liberdade”, a semana contará com atividades de conscientização sobre a pauta antimanicomial, realizadas pelos profissionais e usuários da Rede de Atenção Psicossocial do Município.

O movimento antimanicomial advoga pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Além do combate à exclusão social, o movimento marca a luta pelo fim dos manicômios e hospitais psiquiátricos, prezando pelo direito do tratamento em liberdade e de viver em sociedade. 

A partir das reformas no eixo da saúde mental, os hospitais psiquiátricos foram substituídos por uma Rede de Atenção Psicossocial, que tem os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como principais serviços de referência. Garanhuns dispõe de três unidades: CAPS 24h, CAPS AD e CAPS Infantojuvenil.

*Programação*

Na segunda-feira (13), a programação é iniciada com a exibição do documentário “Do manicômio à RAPS”, nos CAPSs da cidade. Na terça (14) e quarta (15), a equipe de saúde mental realiza ação de educação nas Unidades Básicas de Saúde e equipamentos da rede intersetorial do município. Na quinta-feira (16), os usuários e equipes vivenciam momento extramuros no Marco Zero de Garanhuns, ao lado do Colunata, a partir das 9h.

A culminância da semana se dá na sexta-feira (17), com a Caminhada da Luta Antimanicomial. Usuários, profissionais e a comunidade vão realizar o trajeto que parte do Parque Euclides Dourado até o Relógio das Flores, com concentração às 9h e saída às 10h.

Imprensa Garanhuns PE 

Sudene e Consórcio Nordeste realizam missão internacional voltada para sustentabilidade


Recife (PE) - A Sudene, juntamente com o Consórcio Nordeste e a Apex Brasil, participa de missão internacional na Europa entre os dias 12 e 18 de maio. O foco será a pauta da sustentabilidade, especialmente o potencial da região para a produção de energia renovável e o Fundo da Caatinga. Também haverá intercâmbio técnico e diálogos com os organismos multilaterais.

De acordo com o superintendente Danilo Cabral, esse é mais um movimento de integração da Sudene com o Consórcio Nordeste. “Vamos em busca de parceiros internacionais para trazer mais investimentos para a Região, que promovam o desenvolvimento sustentável a partir das nossas potencialidades”, destacou. Ele acrescentou que os instrumentos de ação da Sudene, por exemplo, têm grande relevância no financiamento dos empreendimentos de energia renovável no Nordeste. 

“Nós últimos anos, o total de recursos disponíveis do Fundo da Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) foram destinados quase que integralmente para projetos de energia solar fotovoltaica e eólica. Sem falar do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), que também oferece linhas de crédito para este setor”, disse Danilo Cabral. 

Participarão da missão os governadores Fatima Bezerra (RN), presidente do Consórcio Nordeste, Elmano Freitas (CE), Fábio Mitidieri (SE), Jerônimo Rodrigues (BA), além de suas equipes. “Nós sabemos o potencial imenso que o Nordeste tem. Daí a importância de participarmos deste evento em busca de mais oportunidades e investimentos para nossa região”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. 

O primeiro compromisso na Europa será a participação na World Hydrogen Summit, na cidade de Rotterdam, na Holanda. Esse evento é considerado o maior encontro global sobre hidrogênio verde e sua cadeia de valor. Posteriormente, as delegações seguirão para Bruxelas, na Bélgica, e Berlim, na Alemanha, onde se reunirão com membros da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič, para debater pautas ambientais de relevância para todo Nordeste e Brasil.

Imprensa Sudene

A cantora Katyucia lança nesta sexta (17) “Entrelaçados” sua nova música


A cantora e compositora pernambucana Katyucia, conhecida como "A Diva Forrozeira", lança nesta sexta-feira (17), sua mais nova música intitulada “Entrelaçados”. Os fãs poderão curtir a nova música em todas as plataformas digitais, a partir das 8h. 

A canção composta pela própria artista, sendo uma versão cover da música Blinding lights (The weeknd), traz em sua identidade própria, uma proposta mais atualizada e eletrônica com ritmo de forró com um toque de piseiro. Entrelaçados contou com produção do cantor Pácua e Tiago Eloy, além de arranjos de Itallo Costa e Danilo Mariano.  

Entrelaçados fala de uma mulher que tenta ligar para o seu amor, mas não consegue por orgulho. A canção fala ainda da sensualidade, do amor entre duas pessoas que estão distantes. Em uma cidade escura e isolada, ela chama e busca pelo seu amado durante a madrugada. Ela indecisa, se liga ou não pra ele, mas ele a encontra.

De acordo com Katyucia, a ideia dessa canção surgiu a partir do Projeto Forró, Piseiro e Paixão, onde a mesma revisita o Forró eletrônico e romântico, então veio a ideia deste single. Isso tudo, para dar início ao projeto em uma nova fase retornando ao forró, porém sem perder o vínculo com as raízes essenciais do autêntico Forró e a identidade que a mesma trouxe nos seus álbuns anteriores.

Katyucia iniciou sua carreira musical ainda na infância, aos 12 anos de idade. Hoje com mais de 20 anos de trajetória a artista destaca ainda que este é um momento de entrega, de paixão. “Entregue-se ao AMOR! Pois só se vive uma vez”, finalizou a artista.


*Sobre o projeto "Forró, Piseiro e Paixão"*

O novo projeto da cantora e compositora Katyucia, traz canções autorais e românticas. Algumas de suas composições foram elaboradas ainda na época em que ela cantava nas bandas de forró eletrônico, numa nova releitura e com novos elementos sonoros e tecnológicos.

São canções que norteiam os subgêneros do Forró em ritmos populares de Pernambuco, como o brega, onde traz uma participação com a cantora de brega, Palas Pinho. É um álbum com 9 canções feito em parceria com o multiartista Pácua em suas composições, melodias e arranjos.

O projeto "Forró, Piseiro e Paixão” será lançado ao longo deste ano.

Empresária argentina investe em projetos imobiliários no Nordeste


A empresária argentina Cynthia Radich, que é destaque no setor imobiliário brasileiro, está promovendo mudanças significativas no mercado de imóveis em toda a América Latina. Recentemente, foi a única mulher nomeada como embaixadora do Brasil, no II Congresso de Mulheres Inmo Peru, que acontece dia 31 de maio, em Lima. 

Cynthia Radich chegou ao Brasil há 11 anos e construiu uma trajetória profissional sólida no setor imobiliário. “Tenho uma abordagem inovadora e uma visão inclusiva, que estão revolucionando a forma como o mercado imobiliário é visto e compreendido. E considero isso muito positivo porque empodera muitas mulheres do setor. Como especialista em assessoria a estrangeiros de língua espanhola no Brasil, eu estou sempre divulgando este País que me acolheu tão bem, para todos os empresários e investidores da América Latina”, revela a empresária. Ela adianta que, em breve, vai trazer projetos inéditos para o Nordeste brasileiro, começando pelo litoral de Japaratinga, em Alagoas.

Segundo a especialista, a sua participação no congresso vai trazer uma boa repercussão ao trabalho desenvolvido no Brasil, uma vez que compartilhará sua experiência e promoverá um intercâmbio de conhecimentos e culturas. “Esse evento é uma oportunidade imperdível para aqueles interessados no futuro do mercado imobiliário latino-americano e brasileiro e, também, no avanço do papel das mulheres neste setor em constante evolução”, avalia Cynthia.

UFPB recebe o University Singers de Nova York em única apresentação na Sala de Concertos Radegundis Feitosa

UFPB recebe o University Singers de Nova York em única apresentação na Sala de Concertos Radegundis Feitosa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá, nesta sexta-feira (17), em uma única apresentação, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa do Departamento de Música (DEMUS), um dos mais importantes coros universitários do estado de Nova York (USA), o Syracuse University Singers, composto aproximadamente por 40 alunos, desde o primeiro ano do bacharelado até a pós-graduação. O evento terá início às 20h00 e contará com a participação especial do Quinteto da Paraíba, com entrada franca.
O grupo é o principal conjunto coral da Setnor School of Music e tem um renomado histórico de apresentações em conferências e competições internacionais, incluindo vitórias no ‘Florilège Festival de Tours’, na França, além de várias turnês pela Europa. Esta é a primeira vez que o coro realiza uma turnê pela América do Sul, com concertos em São Paulo (SP) e João Pessoa (PB). 
O regente titular do Syracuse University Singers é Dr. John Warren, porém, o coro estará sob a coordenação dos professores doutores Elisa Macedo Dekaney (Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização); e o Diretor da Setnor School of Music, Milton Rubén Laufer. Além deles, estão acompanhando ,o coro nas apresentações os professores doutores José “Peppie” Calvar, Wendy K. Moy, D. J. Pickell, Benjamin O'Connell e Julianne Stein.
Para o professor do Departamento de Educação Musical da UFPB e maestro do coral Gazzi de Sá da UFPB, Eduardo Nóbrega, a vinda do grupo a João Pessoa foi possibilitada pelo intercâmbio cultural entre as duas universidades, estabelecido por meio de um convênio firmado em 2018. “Esse grupo é um dos mais conceituados do estado de Nova York e representa uma oportunidade única para a comunidade paraibana conhecer o trabalho, especialmente maestros e coralistas observarem outra realidade cultural do canto coral que lá nos Estados Unidos é muito valorizado”.
O concerto contará ainda com a participação especial do Quinteto Paraíba, composto pelos professores: Ronedilk Dantas (1º violino), Anderson Carvalho (2º violino), Ulisses Silva (viola), Nilson Galvão (violoncelo) e Xisto Medeiros (contrabaixo), todos do Departamento de Música da UFPB. O grupo paraibano de referência internacional, foi convidado pelo Syracuse University Singers para participar do concerto, devido a uma apresentação que eles realizaram antes da pandemia naquela instituição americana.

Já no sábado (18) a partir das 14h00 o Syracuse University Singers e o Coral Gazzi de Sá se encontram na Sala de Concertos Radegundis Feitosa para uma dinâmica com a psicóloga, Shimena Crisanto e em seguida troca de experiências musicais entre os dois coros. E por fim os coros vão assistir uma apresentação especial do grupo de percussão paraibano formado só por mulheres ‘As Calungas’ que trabalha em cima de pesquisa, ensino e prática de ritmos da cultura popular.