segunda-feira, 13 de maio de 2024

UFPB recebe o University Singers de Nova York em única apresentação na Sala de Concertos Radegundis Feitosa

UFPB recebe o University Singers de Nova York em única apresentação na Sala de Concertos Radegundis Feitosa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá, nesta sexta-feira (17), em uma única apresentação, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa do Departamento de Música (DEMUS), um dos mais importantes coros universitários do estado de Nova York (USA), o Syracuse University Singers, composto aproximadamente por 40 alunos, desde o primeiro ano do bacharelado até a pós-graduação. O evento terá início às 20h00 e contará com a participação especial do Quinteto da Paraíba, com entrada franca.
O grupo é o principal conjunto coral da Setnor School of Music e tem um renomado histórico de apresentações em conferências e competições internacionais, incluindo vitórias no ‘Florilège Festival de Tours’, na França, além de várias turnês pela Europa. Esta é a primeira vez que o coro realiza uma turnê pela América do Sul, com concertos em São Paulo (SP) e João Pessoa (PB). 
O regente titular do Syracuse University Singers é Dr. John Warren, porém, o coro estará sob a coordenação dos professores doutores Elisa Macedo Dekaney (Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização); e o Diretor da Setnor School of Music, Milton Rubén Laufer. Além deles, estão acompanhando ,o coro nas apresentações os professores doutores José “Peppie” Calvar, Wendy K. Moy, D. J. Pickell, Benjamin O'Connell e Julianne Stein.
Para o professor do Departamento de Educação Musical da UFPB e maestro do coral Gazzi de Sá da UFPB, Eduardo Nóbrega, a vinda do grupo a João Pessoa foi possibilitada pelo intercâmbio cultural entre as duas universidades, estabelecido por meio de um convênio firmado em 2018. “Esse grupo é um dos mais conceituados do estado de Nova York e representa uma oportunidade única para a comunidade paraibana conhecer o trabalho, especialmente maestros e coralistas observarem outra realidade cultural do canto coral que lá nos Estados Unidos é muito valorizado”.
O concerto contará ainda com a participação especial do Quinteto Paraíba, composto pelos professores: Ronedilk Dantas (1º violino), Anderson Carvalho (2º violino), Ulisses Silva (viola), Nilson Galvão (violoncelo) e Xisto Medeiros (contrabaixo), todos do Departamento de Música da UFPB. O grupo paraibano de referência internacional, foi convidado pelo Syracuse University Singers para participar do concerto, devido a uma apresentação que eles realizaram antes da pandemia naquela instituição americana.

Já no sábado (18) a partir das 14h00 o Syracuse University Singers e o Coral Gazzi de Sá se encontram na Sala de Concertos Radegundis Feitosa para uma dinâmica com a psicóloga, Shimena Crisanto e em seguida troca de experiências musicais entre os dois coros. E por fim os coros vão assistir uma apresentação especial do grupo de percussão paraibano formado só por mulheres ‘As Calungas’ que trabalha em cima de pesquisa, ensino e prática de ritmos da cultura popular.