segunda-feira, 13 de maio de 2024

O papel das atividades culturais no desempenho dos filhos


O Datafolha e a Fundação Itaú divulgaram resultados de uma pesquisa realizada em 2023, mostrando que 97% dos pais ou responsáveis consideram importante a participação dos filhos em atividades culturais para o seu desenvolvimento. Além disso, 95% acreditam que essas atividades são um pilar essencial para o desempenho escolar.

Mônica Saraiva, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Salesiano Recife, explica que as atividades culturais no ambiente escolar são fundamentais para enriquecer a experiência educacional das crianças, promover a diversidade e inclusão, desenvolver habilidades sociais e emocionais, além de estimular a criatividade, a expressão individual e o bem-estar geral das crianças. “Essa participação pode ajudar os alunos a explorar e entender melhor sua própria identidade pessoal e cultural, bem como a de outras pessoas, além do reconhecimento dos marcos históricos, levando-os a preservar, conhecer e expressar conhecimento sobre um tema e estimulando a consciência da valorização”, explica a coordenadora.  

PRÁTICA – Na escola bilíngue ABA Maple Bear, os estudantes são expostos às atividades culturais desde os dois anos, durante a Educação Infantil, por meio das celebrações de datas comemorativas, atividades esportivas e extraclasses como aulas de dança, teatro, música e artes. A coordenadora de Marketing e Comunicação, Ingrid Corcino, ressalta que essas atividades estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas, refletindo em um ambiente escolar mais rico e diversificado. “E todos esses benefícios podem estimular os alunos em outras áreas acadêmicas. Os estudantes expandem os horizontes do seu conhecimento e fazem uma compreensão mais profunda do mundo, transformando-se, assim, em cidadãos mais empáticos, criativos e conscientes”, afirma Ingrid.

No Colégio Salesiano Recife os alunos contam com atividades culturais na grade curricular desde o início do Infantil I até o 3º ano do Ensino Médio, variando o tipo de atividade de acordo com a faixa etária. São oferecidos eventos culturais como palestras, exposições de arte, festivais culturais e semanas culturais. O colégio também estimula as artes visuais com oficinas de pintura, desenho, escultura, fotografia; aulas de música e canto coral; grupos de teatro com encenações de peças e workshops de teatro; aulas de dança de diversos estilos, como ballet e danças folclóricas; grupos de leitura, clubes de escrita criativa, concursos literários, oficinas de produção de filmes, entre outros.

Ambas as especialistas acrescentam que as atividades culturais ajudam no desenvolvimento da autoconfiança e autoestima, uma vez que envolve trabalho em equipe, colaboração e comunicação eficaz. A prática também pode servir como uma forma de escape e expressão emocional do estudante, proporcionando um desenvolvimento no desempenho escolar e na formação individual. “Os pais podem buscar implementar essas atividades de forma extracurricular, como aulas em escolas de arte, teatro comunitário, grupos de música locais, clubes de leitura são algumas formas de incentivo que os pais podem estimular o filho”, recomenda Mônica.