quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Números de mortes nas estradas federais cai 18% neste carnaval

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quinta-feira (13) o balanço das estatísticas de acidentes durante o feriado de carnaval nos 70 mil quilômetros de rodovias federais brasileiras. Segundo a PRF, entre 0h de sexta-feira (08) e meia noite de quarta-feira (12), foram registradas 157 mortes, 18% a menos do que em 2012, quando ocorreram 192 mortes. 


Os dados também indicam a redução de 10% no números de acidentes, de 3.499 em 2012 para 3.149 neste ano, e de 19% no números de feridos, que foi de 2.207 no ano passado para 1.793 neste feriado.
De acordo com o cruzamento do números de acidentes em relação a frota de veículos no Brasil, foi registrada a maior redução da taxa nos últimos 10 anos. Atualmente, a frota brasileira é 76,1 milhões de veículos. Em 2012, era de 70,5 milhões.
Segundo a PRF, a redução dos índices de violência nas estradas se deve ao endurecimento da 'Lei Seca'. Nos seis dias de folia, a PRF realizou 86.224 testes de etilômetros, aumento de 183% em relação a 2012 (30.425 testes, 1.410 autuações).
No total, 1.932 condutores foram autuados e tiveram suas carteiras de habilitação recolhidas. Destes, 607 foram presos em flagrante por crime de trânsito. Foram, em média, 14 mil testes por dia, quase 600 por hora.
De acordo com as estatísticas da PRF, 2,24% dos motoristas foram reprovados pelos etilômetros e 0,07%, presos. Os Estados com mais testes realizados foram Minas Gerais (14.073), Paraná (9.516) e Rio Grande do Sul (7.623). Minas apresentou o maior número de motoristas reprovados no etilômetro e de prisões, 269 e 74, respectivamente.
Portal IG

    Tourada pode ser aclamada patrimônio cultural na Espanha, inviabilizando proibição

    Apesar de toda polêmica envolvendo as touradas, os deputados espanhóis, na última terça-feira (12), deram o primeiro passo para tornar a atividade patrimônio cultural do país, o que poderá impossibilitar sua futura proibição.A votação foi vencida com facilidade, 180 parlamentares apoiaram a proposta que fará das touradas um patrimônio cultural espanhol, enquanto que apenas 40 votaram contra a medida. Mesmo muito criticadas pelas organizações em defesa dos animais, as touradas possuem um público cativo na Espanha e em outros países latino-americanos. Alguns dos eventos são transmitidos ao vivo na televisão aberta espanhola. Ao tornarem a tourada um patrimônio cultural, os congressistas espanhóis abriram o caminho para impedir que a atividade seja definitivamente proibida. Na região espanhola da Catalunha, o governo local conseguiu vetar as touradas em 2011.A proposta será enviada para a comissão cultural do país. Caso a tourada se torne um patrimônio cultural nacional, o veto catalão será imediatamente invalidado. O resultado final do processo deverá ocorrer entre junho e setembro deste ano. Na última terça-feira (12), durante o debate no parlamento espanhol, alguns famosos toureiros acompanharam a decisão dos deputados com apreensão. Na mesma ocasião, vários grupos de defesa dos animais se reuniram para entregar um abaixo assinado com mais de 500 mil assinaturas contra a proposta .As touradas são consideradas umas das tradições mais antigas da Espanha, sendo o touro um dos símbolos nacionais. Ainda assim, o fato do animal sofrer em função do divertimento do homem é algo muito controverso e acaba mobilizando organizações dos direitos dos animais do mundo inteiro.

    Um dos candidatos a sucessor do papa é a favor da criminalização da homossexualidade

    Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro, mas anunciou o fato durante um encontro de cardeais no Vaticano há dois dias. Depois disso começaram a surgir especulações sobre o sucessor do teólogo alemão. Um dos mais fortes é o de Peter Turkson, Cardeal de Gana, que poderia se tornar o primeiro papa negro e africano da história. Mas tem um detalhe no meio da história — ele é homofóbico e a favor da criminalização da homossexualidade em Uganda, um projeto de lei que tramita no Poder Legislativo do país. “A intensidade da reação (à homossexualidade) é provavelmente compatível com a tradição”, disse ao site National Catholic Register no ano passado, tentando justificar a insanidade de prender e matar gays e lésbicas na África. Turkson ainda criticou a atitude de Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, quando pediu que o continente africano acabasse com a criminalização da homossexualidade. “Quando você está falando sobre o que é chamado de ‘estilo de vida alternativa’, são estes os direitos humanos? Ele [Ban Ki-moon] precisa reconhecer que há uma sutil distinção entre moralidade e direitos humanos, e é isso que precisa ser esclarecido”, disse o cardeal.

    Coluna Bruno Astuto - Revista Época

    Urgente: morre ex-ministro Fernando Lyra


    O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra acaba de morrer no Instituto do Coração (InCor), na capital paulista. Ele estava em coma há mais de 20 dias, respirando mecanicamente.
     Havia sido internado no dia 5 de janeiro, quando foi transferido do Hospital Português, no Recife. Apresentava um quadro de insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a infecção sistêmica e insuficiência renal aguda.
    O quadro se desenvolveu a partir de uma infecção urinária agravada pela doença no coração, que o acomete há 20 anos.
    Lyra foi ministro da Justiça do governo Sarney, de março de 1985 a fevereiro de 1986. Foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público ocupado por ele foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011.

    Blog do Noblat com informações da Agência Brasil