Este não é um evento sobre sexo, é sobre violência. O fato de algumas mulheres protestarem nuas ou com poucas peças de roupas chega a chocar os mais conservadores. Daí surgem inúmeros questionamentos a respeito da postura e o mais recorrente é: se elas querem ser respeitadas, por quê estão se comportando vulgarmente? Prontamente elas respondem que, independente da maneira de como se vestem, elas não são responsáveis pelas agressões que sofrem. Isto é, os homens não têm o direito de culpar as mulheres pelos seus atos violentos, mesmo que elas estejam desfilando peladas. Desconstruindo a cultura de que "o sexo feminino é frágil", ou de que "as mulheres pedem para ser estupradas" ou, ainda, para que todos entendam de uma vez por todas que a mulher, tanto quanto o homem, tem o direito de exercer sua sexualidade livremente, a Marcha das Vadias do Recife acontece neste sábado (25), a partir das 14h, com concentração na Praça do Derby, área central.
Marcado no Facebook, o evento já reúne quase 2.500 pessoas, entre mulheres e homens. O Movimento Slutwalk surgiu no Canadá, no início de 2011, e já ganhou o mundo. De acordo com a descrição da versão pernambucana, o primeiro ponto de reinvindicação é ressignificar o termo "vadia". "Somos constantemente chamadas de vadias e vagabundas pelo simples fato de exercermos nossa sexualidade livremente e por sermos seguras de quem somos. Se, no momento que nos declaramos livres, liberadas, felizes, conscientes e seguras sexualmente, somos vadias, então somos todas (e queremos ser todas) vadias", diz um trecho do texto disponibilizado na rede social.
O mapa de violência elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça aponta Pernambuco como o terceiro lugar em assassinatos de mulheres. No Brasil, aproximadamente 15 mil mulheres são estupradas por ano. Além dos dados alarmantes, as mulheres que participam da Marcha das Vadias protestam contra as diferenças profissionais, sociais e afetivas entre o sexo feminino e o masculino. Elas lutam contra o moralismo e a favor da liberdade.
Portal NE10
sábado, 25 de maio de 2013
CFM quer carreira federal para resolver a falta de médicos em regiões carentes
O Conselho Federal de Medicina propôs hoje (24) a criação de uma carreira federal de médico. O cargo exigiria dedicação exclusiva e poderia ser solução para a carência de profissionais em áreas mais carentes do Brasil. Para o conselho, ao contrário do que diz o Ministério da Saúde, há médicos em número suficiente para atender à demanda brasileira.
Pela proposta, entregue ao Ministério da Saúde e a parlamentares, o governo criaria o Programa de Interiorização do Médico Brasileiro, em caráter emergencial e transitório, com duração de 36 meses, e levaria os profissionais para cidades com até 50 mil habitantes, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O plano destinado a fixar médicos em pequenas cidades, inclui melhorias em infraestrutura, instalação de unidades de Pronto-Atendimento e de laboratórios de análises clínicas. O Ministério da Saúde contrataria médicos provisoriamente.
Ao fim dos 36 meses, a proposta sugere que a criação de uma carreira de estado, nos moldes da carreira de juiz, na qual o médico receberia o piso, que hoje está em torno de R$ 20 mil, para ter dedicação exclusiva ao serviço público e trabalhar 40 horas semanais.
“Com um plano de cargos, carreiras e salários a gente acha que coloca em lugares remotos médicos, que teriam perspectiva de uma carreira até chegar em alguns postos em cidades maiores e até mesmo em capitais”, avaliou Emmanuel Cavalcanti , um dos vice-presidentes do conselho.
A entidade de classe propõe também a criação de carreira federal para enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e bioquímicos.
Recentemente, o Ministério da Saúde disse que pretende trazer 6 mil médicos cubanos para atuar nas áreas mais carentes do Brasil. Além disso, o governo estuda atrair médicos espanhóis e portugueses. Para o ministério, faltam médicos no Brasil. O conselho de medicina não concorda e sustenta que há médicos em número suficiente para suprir a demanda.
De acordo com o Ministério da Saúde, o plano proposto pelo conselho será avaliado, embora venha adotando políticas para valorizar o profissional e levá-lo para regiões com déficit de profissionais. Sobre a proposta de criação de uma carreira federal, a pasta informou que têm estimulado a implantação de planos de cargo e salário nos municípios e estados.
Agência Brasil
Em Palmares, sistema de abastecimento será construído e monitorado pela Compesa
O presidente da Compesa, Roberto Tavares, e o prefeito de Palmares, na Mata Sul, João Bezerra Cavalcanti Filho, assinaram convênio hoje (24) para formalizar a operação do sistema de abastecimento de água dos conjuntos habitacionais Quilombo dos Palmares I, II e III, que será construído pela companhia por determinação do governador Eduardo Campos. Em Palmares, os serviços de abastecimento e esgotamento sanitário são administrados pelo poder municipal por meio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). “A iniciativa representa o início de uma relação com o município e garantimos ao prefeito que o novo sistema será entregue à população no prazo de 60 dias”, afirmou Tavares.
Os conjuntos residenciais, situados em uma área conhecida como “Nova Cidade”, foram construídos pela Operação Reconstrução para abrigar 2.600 famílias que perderam suas casas durante as enchentes de 2010 e 2011. Mesmo sem a Compesa ter a concessão para operar os serviços de saneamento da cidade, o governador Eduardo Campos decidiu apoiar o município na construção do novo sistema de abastecimento. “Diante da impossibilidade do município arcar com os custos de implantação e operação do sistema, o governo do estado vai propiciar o investimento através da Compesa para garantir o serviço essencial para o desenvolvimento de Palmares”, destacou o presidente Roberto Tavares.
Com a assinatura deste convênio, o município encaminhará Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores para viabilizar mais investimentos da Compesa em Palmares. "O Governador Eduardo Campos apoiou o município desde o primeiro momento. Com essa parceria com a Compesa, conseguiremos mais investimentos para Palmares", afirmou Tavares.
As obras do sistema de água de Palmares serão iniciadas na próxima segunda-feira (27). Esses imóveis serão os primeiros a contar com água da Compesa na cidade. O projeto prevê a construção de uma adutora de 2.650 metros, com diâmetro de 200 milímetros, ligando o reservatório de água do habitacional à estação de tratamento de água de Palmares, que é operada pelo órgão municipal. O investimento total da Compesa é de R$ 300 mil.
Imprensa Compesa
São Paulo tem a primeira internação compulsória de usuário de drogas
Um morador de rua foi o primeiro dependente químico internado compulsoriamente em São Paulo desde o início da parceria do governo estadual com o Poder Judiciário, acertada em janeiro. A parceria prevê a presença de médicos, juízes e advogados no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), no centro da capital, com objetivo de facilitar o processo de internação involuntária e compulsória de usuários de drogas, especialmente crack.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, a internação compulsória do usuário T.F.L. foi determinada pela Justiça após constatar que ele, em função do seu grau de intoxicação e de confusão mental, apresentava risco para si mesmo e para outros. T.F.L. relatou aos médicos não saber onde está a família e que usa “crack, álcool, solvente e cocaína diariamente”, diz a nota divulgada pela secretaria.
O jovem de 25 anos de idade, que vivia nas ruas há 15 anos, foi acolhido na região da Nova Luz por voluntários da Missão Belém, grupo católico que presta atendimento a usuários de drogas no centro de São Paulo. Após a avaliação no Cratod e com a decisão judicial, o dependente foi encaminhado para tratamento no Hospital Lacan, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo.
A internação compulsória pode ser adotada em casos que o dependente perdeu os vínculos com os parentes e está em situação de risco. A involuntária ocorre depois de um pedido da família, mediante decisão da Justiça. Desde janeiro, o Cratod recebeu 28,2 mil ligações, fez 4 mil atendimentos e 906 internações, sendo 830 voluntárias.
Agência Brasil
Concluídas obras de saneamento em Olinda
Foram concluídas todas as intervenções previstas pela Compesa na rede coletora de esgoto na Rua do Amparo, no Sítio Histórico de Olinda. Mesmo com o término dos trabalhos por parte da Compesa, o trecho de 40 metros da via, entre as ruas Treze de Maio e Bica dos Quatro Cantos, vai continuar interditado para serviços de recuperação da rede de galerias, serviços que são geridos pela Prefeitura de Olinda.
Durante os trabalhos na rede de esgoto, os técnicos da Compesa encontraram obstruções no sistema de galerias de águas pluviais, fato comunicado imediatamente à Prefeitura, que já está adotando as providências para resolver a questão no prazo previsto de 20 dias. Os técnicos da companhia executaram os serviços de conserto e desobstrução na rede coletora, recuperação de três caixas de inspeção,além da troca de tubulações danificadas.
A administração municipal também vai assumir a reposição do pavimento no trecho após o término das obras. Dentro do prazo estipulado pelo órgão, o fluxo de veículos será feito em apenas uma faixa. Agentes de trânsito estão no local orientando os motoristas.
Imprensa Compesa
Polícia Federal identifica pessoas que receberam telefonemas sobre fim do Bolsa Família
A Polícia Federal (PF) já tem informações sobre pessoas que receberam telefonemas no último final de semana com mensagens sobre o fim do Bolsa Família. A PF não confirma o número de pessoas identificadas, mas diz que dispõe de informações sobre a possibilidade do boato ter surgido a partir de ligações originadas por telemarketing. As investigações começaram na segunda-feira (20), por determinação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Na terça-feira (21), Cardozo levantou a suspeita de que a ação possa ter sido “orquestrada” devido à velocidade com que os boatos sobre o fim do Bolsa Família se espalharam.
A Caixa Econômica Federal ficou de repassar hoje (24) à Divisão de Crimes Cibernéticos da PF, responsável pelas investigações, as informações relativas aos dois primeiros saques feitos após a disseminação do boato. Os dados podem ajudar a localizar a origem dos rumores.
Somente no último final de semana, a Caixa Econômica Federal registrou 920 mil saques de beneficiários do programa. As informações desencontradas sobre o pagamento do Programa Bolsa Família provocaram uma corrida às agências que levou os beneficiários a sacarem R$ 152 milhões.
Após o ocorrido, o governo federal disse que vai passar a fazer um monitoramento "mais fino" dos saques feitos por beneficiários do Programa Bolsa Família durante os finais de semana. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a medida vai se somar a outros mecanismos de controle do pagamento dos benefícios. A finalidade é permitir uma resposta mais rápida a problemas como os tumultos do último fim de semana em agências bancárias da Caixa Econômica Federal e lotéricas de 12 estados.
Agência Brasil
Grande Recife realiza reforço de linhas para usuários que forem fazer o concurso da UFPE
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará neste domingo (26) a prova do Concurso Público 2013, para cargos técnico-administrativos. Para auxiliar os usuários que forem participar da prova, o Grande Recife Consórcio de Transportes irá reforçar as linhas que atendem a região da universidade.
Serão cinco linhas que, juntas, contarão com 10 veículos e 53 viagens a mais que nos domingos comuns. O reforço terá início às 06h e se encerrará às 18h.
Abaixo, a lista de linhas que irão atender aos concurseiros:
202 – Barro/Macaxeira/Várzea
303 – Curado II/Caxangá (BR 232)
432 – CDU/Várzea
522 – Dois Irmãos/Rui Barbosa
920 – Rio Doce/CDU
Imprensa Grande Recife
Serviço do Samu alcançará todo o Estado até o final do ano
“Até o final deste ano, teremos o serviço do Samu 192 em todo o território pernambucano”. A afirmação foi dada pelo governador Eduardo Campos, nesta sexta-feira (24/05), ao entregar 47 novas ambulâncias que já asseguram a cobertura de 100% do Samu a 72 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Sul e Norte, além do Agreste Setentrional. A solenidade, realizada no Centro de Convenções, contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
As novas ambulâncias vão funcionar no atendimento móvel de urgência à população. Hoje, o Samu Metropolitano dispõe de 73 ambulâncias, das quais 59 de suporte básico e demais 14 de suporte avançado. “Com o reforço do Samu, estamos melhorando e muito o atendimento para os que precisam de um socorro mais rápido e de maior complexidade, aumentando as chances de eles chegarem ao hospital com condições de se recuperar. Todos os profissionais que trabalham no Samu são capacitados, desde motoristas e enfermeiros a médicos”, detalhou Eduardo, lembrando que no Estado, o serviço conta com o reforço estratégico do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
Dos 47 veículos de resgate entregues nesta sexta-feira, 43 serão destinados ao suporte básico e quatro ao avançado. Na ambulância básica, o paciente conta com um técnico de enfermagem e um condutor a cada plantão. Já as de suporte avançado - equipadas com UTI e cinco Motolâncias (utilizadas em locais de trânsito intenso) - oferecem uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, além do condutor. Os governos federal e do Estado investiram cerca de R$ 6,1 milhões na compra das novas ambulâncias.
“O Samu é um dos programas mais bem avaliados pela população. Esse modelo é capaz de garantir um atendimento resolutivo, e não apenas uma ambulância quem vem pegar o paciente. Os municípios terão um serviço para se orgulhar na urgência e emergência pré-hospitar”, afirmou o senador Humberto Costa, um dos idealizados do projeto do Samu, quando foi ministro da Saúde, ainda no primeiro Governo Lula. “Trago o sentimento de gratidão e de responsabilidade dos municípios”, destacou o prefeito de Palmares, João Bezerra, em nome dos demais gestores municipais beneficiados.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou os esforços do Governo do Estado em dotar uma rede de saúde “preocupada com a expansão dos serviços, com a abertura de novos hospitais e unidades descentralizadas”. Destacou ainda “a inovação das UPA-Es", que serão as unidades pernambucanas de especialidades, para fazer os exames e nas quais estarão os especialistas. “A partir de julho, entregaremos as primeiras unidades das UPA-Es, para que, ao lado das nossas 14 UPAs e dos hospitais, possamos melhorar o cuidado com a saúde de todos os pernambucanos”, assegurou Eduardo.
IMIP – Após o evento no Centro de Convenções, governador e ministro seguiram para inaugurar o novo Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Imip, uma parceria com o Instituto Avon. Pernambuco é o Estado do Nordeste com a maior incidência da doença e visa reduzir as taxas de mortalidade por câncer de mama em até 30% ao logo dos próximos dos próximos cinco anos. Neste período, estima-se que a unidade tenha beneficiado 180 mil mulheres da Região Metropolitana do Recife por meio do atendimento do SUS.
O novo centro tem capacidade mensal para oferecer duas mil mamografias, 800 consultas, 800 ultrassonografias e 400 biópsias. Desde dezembro de 2012, o Imip criou o terceiro turno para o tratamento de mulheres com câncer.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Assinar:
Postagens (Atom)