"Que este 8 de março não seja apenas um dia de flores e felicitações vazias. Que seja um dia de reflexão profunda, um dia de reafirmação de nossa luta, um dia de lembrar que não estamos apenas buscando reconhecimento — estamos buscando justiça. Porque a igualdade ainda é um sonho no horizonte, mas um sonho que não deixaremos escapar".
Leia o artigo completo aqui: https://www.taisparanhos.com.br/2025/03/vcnoblog-daniela-mello.html
"O Dia Internacional da Mulher não é um dia de festa ou comemoração, mas sim um dia de luta pela vida e os direitos de todas as mulheres, as que nascem e as que se tornam mulheres. Um dia para refletirmos os avanços que conquistamos, mas também um dia para buscar cada vez mais a garantia desses direitos básicos e de outros que ainda estamos longe de conquistarmos, como a igualdade salarial e o direito de ir e vir em segurança. Neste dia, desejo força, coragem e resiliência para toda nós que continuamos em marcha por nossas vidas!"
"O Dia da Mulher é um lembrete da nossa força, coragem e poder de transformação. Seguimos firmes na luta por igualdade, respeito e representatividade em todos os espaços. Unidas, construímos um futuro mais justo!"
Raquel Lyra - Raquel Teixeira Lyra Lucena vem
de uma família de políticos. Ela é filha do ex-governador João Lyra e sobrinha
do ex-ministro Fernando Lyra (1938-2013), que aboliu a censura prévia no
Brasil, durante a redemocratização do Brasil. Formada em Direito pela
UFPE e pós-graduada em Direito Econômico pela Fundação
Getúlio Vargas, Raquel foi servidora pública, delegada federal e procuradora do
Estado. Em 2010, elegeu-se deputada estadual e exerceu mandatos na Assembleia
Legislativa até o ano de 2016, quando foi eleita prefeita de Caruaru e reeleita
em 2020. No ano de 2022, candidatou-se ao Governo de Pernambuco, sendo a primeira
mulher a ser eleita governadora.
(Texto reproduzido do Instagram Oficial da Governadora)
Cecília Brennand - Fundadora do Aria Social, uma organização que há mais de 20 anos capacita jovens em situação de vulnerabilidade por meio da dança e da música, Cecília já impactou a vida de mais de 10 mil pessoas. Sua dedicação vai além da arte, promovendo educação, profissionalização e inclusão. Bailarina desde os 16 anos, Cecília equilibrou sua paixão pela dança com os desafios da vida pessoal, sendo mãe e esposa. Sua trajetória é um testemunho de resiliência, criatividade e compromisso com o impacto social.
"Neste Dia da Mulher, presto uma homenagem especial a todas as mulheres que constituem o Projeto Aria Social na qualidade de gestoras, colaboradoras, alunas e suas mães. Seguimos juntas contribuindo para transformar em realidade os sonhos de nossos alunos e alunas, por meio da arte-educação na dança e música. Neste dia, é especialmente gratificante lembrar das meninas que chegaram crianças e hoje se transformaram em protagonistas de suas histórias, muitas delas professoras, multiplicando os ensinamentos e formando novas jovens mulheres. É a roda do empoderamento que chega também às mães dos nossos alunos por meio da Casa de Maria, braço de empreendedorismo do Aria Social destinado às famílias dos estudantes. Um viva à força da mulher!"
Dani Portela é uma figura emblemática na política pernambucana, conhecida por sua luta incansável em defesa dos direitos humanos, da igualdade de gênero e da justiça social. Eleita Deputada Estadual pelo PSOL, Dani é uma mulher negra, advogada, historiadora, professora e mãe, que traz em sua trajetória a força de quem acredita na transformação social. Sua atuação parlamentar é marcada pela defesa das mulheres, da população negra, das pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+.
"Nesta data trago alguns dados para refletirmos sobre a vida das mulheres e o por quê seguimos em luta por direitos e em defesa da vida das mulheres.
As mulheres sofrem com jornadas exaustivas de trabalho, desvalorização salarial, menos oportunidades de especialização. Dedicamos, pelo menos, o dobro do tempo nos afazeres domésticos ou ao cuidado das pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São 10 horas a mais por semana do que os homens.
As mulheres ganharam no terceiro trimestre de 2023 28,3% a menos que os homens, mesmo tendo a mesma faixa etária, escolaridade e ocupando a mesma função. É como se nós trabalhássemos cerca de 80 dias por ano de graça. No caso das mulheres negras é ainda pior: nós recebemos cerca de 50 % do salário de homens brancos.
Neste 8 de março reafirmamos a luta das mulheres, em defesa das nossas vidas e dos nossos direitos reprodutivos. Ainda há muito a ser conquistado, para que nossa sociedade seja efetivamente justa e igualitária para nós".
Kari Santos - É conhecida por sua dedicação às causas sociais e à defesa da classe trabalhadora. Nascida em 29 de março de 1993, na periferia do Recife, Kari cresceu em meio às dificuldades enfrentadas por muitas famílias brasileiras, mas encontrou nas políticas públicas de educação uma oportunidade para transformar sua vida. Desde cedo, Kari esteve envolvida no movimento estudantil, lutando por melhores condições para a população. Em 2024, foi eleita vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), tornando-se a mais jovem da história do partido a ocupar esse cargo em Recife.