segunda-feira, 23 de junho de 2025

#MostreSeuSãoJoão [1]


Noite de São João e a agitação está só começando. De crianças que brincam em casa até gente que está nos polos de festa. Isso sem falar em fotos de looks, ou seja, cada um com seu forró e se divertindo a valer. Vamos nessa?


O jornalista Danilo César tem feito um grande trabalho à frente da Comunicação em Vitória de Santo Antão. Mas todo mundo merece uma folguinha em meio ao forró.


O jornalista Arthur Cunha abriu a sua casa para que a sua filha e outras crianças brinquem as festas juninas vestidas a caráter, como manda o figurino. Quanto mais os pequenos festejam, mais a tradição se mantém.

O humorista William Campos não perdeu tempo e aprontou o seu look "banana dourada" para a noite de festa junina. Divirta-se, amigo!


A atriz e apresentadora Nínive Caldas sempre divando, dessa vez agora no Sítio da Trindade, onde está acontecendo um dos polos do Recife Junino. Até um look de chita fica elegante na Nínive.

A jornalista Michelle Veloso está pronta para cobrir a Noite de São João pela Pref TV de Caruaru. Com informações, carisma e elegância, ela vai prestar serviços em meio às festividades.


Em Maceió, a repórter Mônica Ermírio está vestida a caráter e pronta para dar as notícias completas em clima de São João.

A jornalista Lilian Dantas Leal aproveitou muito bem o show de Wesley Safadão em Gravatá. A foto foi logo após a apresentação e pela alegria na foto, WS deve ter arrasado no palco.

A  Hevelly Cavalcanti caprichou no look em homenagem às tradicionais  fogueiras que iluminam as festas juninas como  um todo. A Hevelly  é uma luz com seu carisma e seu sorriso.

Unesp Lidera Projeto Inovador de R$ 14 Milhões para Revolucionar Tratamento da Tuberculose com Nanotecnologia Inalatória


Araraquara, SP – Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp, em Araraquara, acabam de receber um investimento de cerca de R$ 14 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), para desenvolver um tratamento inovador contra a tuberculose. O projeto, que se destaca pela proposta de um medicamento inalável, visa substituir a atual terapia oral, que exige a ingestão diária de múltiplos comprimidos por longos períodos.

Atualmente, o tratamento da tuberculose é um desafio, demandando a ingestão de até 12 comprimidos por dia, por um período que pode variar de seis a 24 meses. Essa rotina rigorosa frequentemente resulta em baixa adesão dos pacientes, um fator que contribui para o surgimento de bactérias resistentes e diminui as chances de cura, especialmente em populações vulneráveis como pessoas em situação de rua, indígenas e detentos. A tuberculose, uma doença antiga, voltou a ser a doença infecciosa que mais mata no mundo, com 10,8 milhões de novos casos apenas em 2023, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A inovação proposta pela Unesp, batizada de INOVA TB, foca na administração dos fármacos por meio de micropartículas que atingiriam diretamente os pulmões, onde a bactéria se instala e se protege dentro de estruturas conhecidas como granulomas. A abordagem nanotecnológica é um diferencial, utilizando nanopartículas de compostos naturais produzidos pelos próprios pulmões (surfactantes pulmonares) para transportar os medicamentos até o foco da infecção. Essas nanopartículas são encapsuladas em estruturas micrométricas, com um tamanho ideal para inalação sem serem eliminadas na expiração.

Segundo Fernando Rogério Pavan, professor que coordena a proposta, "há pelo menos duas décadas não há novidades significativas no mercado de medicamentos para tuberculose. Por isso, este projeto pode representar um salto terapêutico importante, especialmente se conseguirmos atingir as estruturas infectadas com doses menores, mais eficazes e com menos efeitos colaterais". Ele lidera o projeto junto com os docentes Andréia Bagliotti Meneguin, Leonardo Miziara Barboza Ferreira, Lucas Amaral Machado e Marlus Chorilli, todos da FCF.

A proposta, considerada "sem precedentes" por tratar a tuberculose por via inalatória, destacou-se em um edital altamente competitivo da FINEP, conquistando a nona colocação entre mais de 200 propostas avaliadas em todo o país.
O projeto INOVA TB ainda está em fase inicial, com etapas de estudos físico-químicos, avaliação da atividade antimicrobiana em laboratório e testes em modelos animais. Somente após essa fase será possível analisar a viabilidade clínica e considerar o início de ensaios em humanos. "Por ora, temos uma hipótese sólida cuja comprovação científica virá com os experimentos", explica o professor Lucas Amaral Machado.

Além do potencial terapêutico, o projeto fortalecerá a infraestrutura da FCF com a aquisição de equipamentos de ponta, como um tomógrafo de alta resolução para pequenos animais, que estará disponível para toda a comunidade acadêmica. A tecnologia desenvolvida poderá, futuramente, ser aplicada a outras doenças de relevância em saúde pública, como Covid-19, pneumonias e asma. O projeto também prevê a formação de recursos humanos com bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
 "Mesmo que o produto final leve tempo para se concretizar, o legado científico e formativo será imediato. E, caso a hipótese se confirme, o Brasil poderá contar com uma solução nacional, acessível e de impacto real no SUS", conclui o professor Leonardo Miziara Barboza Ferreira.

Lagoa Grande encerra comemorações de 30 anos com Baile Municipal Beneficente e escolha das majestades da VinhuvaFest 2025


Na noite da última sexta-feira (20), o Kactus Club, tradicional espaço de eventos de Lagoa Grande (PE), foi o cenário de uma celebração histórica que marcou o encerramento das festividades pelos 30 anos de emancipação do município. Com a realização do primeiro Baile Municipal Beneficente da cidade, o evento reuniu autoridades, convidados e famílias lagoa-grandenses em uma noite de solidariedade e encantamento.

Ao som da consagrada Orquestra Super Ohara, o baile teve toda a renda revertida para a Fundação Apami, responsável pela administração do Hospital Dom Tomás — referência no tratamento de pacientes com câncer em todo o Vale do São Francisco. A prefeita Catharina Garziera destacou a importância da iniciativa, voltada a fortalecer os cuidados com a saúde da população. “Pensamos esse momento especial como parte das comemorações dos 30 anos da cidade, unindo cultura e solidariedade em prol de um hospital que acolhe tantos”, afirmou.

Além do aspecto beneficente, a noite foi marcada pela escolha do trio de majestades da VinhuvaFest 2025 — evento que volta a figurar no calendário oficial de festividades da cidade após uma década. Emily Cesário foi eleita Imperatriz, enquanto Maria Eduarda e Ana Rosa conquistaram os títulos de primeira e segunda rainha, respectivamente.

Ao todo, nove jovens lagoa-grandenses participaram do concurso, que antecedeu a apresentação da orquestra. As vencedoras demonstraram orgulho e emoção ao assumirem seus papéis como representantes da cultura local. “Ser escolhida Imperatriz é uma honra imensa. Representar Lagoa Grande nesse momento histórico é algo que vou levar para sempre”, declarou Emily.

A VinhuvaFest 2025, marcada para outubro, promete resgatar tradições, valorizar a produção de uvas e vinhos da região e fortalecer a identidade cultural da cidade.

UNINASSAU Caruaru fortalece responsabilidade social com doação de 200kg de alimentos ao IMOA-PE


O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru realizou, nesta terça-feira (17), a doação de 200 quilos de alimentos não perecíveis ao Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA-PE). A iniciativa foi resultado da mobilização promovida durante o I Simpósio Avançado de Nutrição e Educação Física da Instituição.

Com a proposta de integrar conhecimento e ação solidária, a organização do evento convidou os participantes a contribuírem com 1kg de alimento na entrada. O resultado da arrecadação será revertido em apoio aos catadores de recicláveis atendidos pelo IMOA-PE, que atua no Bairro Vassoural, em Caruaru.

O Instituto desempenha um papel crucial na geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade, a partir da coleta e reaproveitamento de materiais como papelão, plástico e retalhos. Além disso, promove cursos profissionalizantes nas áreas ambiental e de moda sustentável, e garante cestas básicas mensais para os catadores cadastrados.

Para o coordenador acadêmico da UNINASSAU Caruaru, José Marcones, a ação reforça o compromisso institucional com a transformação social. “Permitimos a troca de saberes e vivências entre alunos, professores e toda a comunidade acadêmica no desenvolvimento da solidariedade”, afirmou.

Festival de Quadrilhas Juninas do Recife movimenta o Sítio Trindade com tradição e cultura popular


O Sítio Trindade, em Casa Amarela, será mais uma vez palco do maior espetáculo junino da capital pernambucana. Nos dias 25 e 26 de junho, o Festival de Quadrilhas Juninas do Recife reunirá 16 grupos — sendo 10 quadrilhas adultas e 6 infantis — representando sete bairros da cidade. O evento começa sempre às 19h e promete celebrar a tradição nordestina com muito brilho, música e coreografias típicas.

A terceira edição do festival é promovida pela Liga Independente das Quadrilhas Juninas do Recife (Liquajur), com incentivo da Prefeitura do Recife, através do Sistema de Incentivo à Cultura. O objetivo do evento é fortalecer o movimento junino local, valorizar a arte das quadrilhas e consolidar essa manifestação popular como patrimônio da cidade.

No dia 25, se apresentam oito grupos adultos, e no dia 26, além das apresentações infantis, ocorre a apuração do júri técnico e a divulgação das quadrilhas campeãs. Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados com troféus.

Para Roberto Carlos, presidente da Liquajur, o festival já se tornou uma marca registrada dos festejos juninos da capital. “É uma grande festa para celebrar essa cultura tão fundamental para o São João do Recife”, destacou.

A programação completa pode ser conferida no perfil da Liga no Instagram: @liquajur

Carreta do Banco do Nordeste chega ao Alto do Moura para impulsionar pequenos negócios durante o São João de Caruaru


A Carreta BNB, unidade itinerante do Banco do Nordeste, está em Caruaru nesta segunda (23) e terça-feira (24), oferecendo atendimento no Alto do Moura, das 10h às 17h. Integrando a programação dos festejos jun visa atender clientes da cidade e da região com serviços voltados ao fortalecimento dos pequenos negócios.

Na terça-feira (24), das 10h às 12h, o superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Queiroz, receberá empreendedores locais na carreta para a assinatura de contratos dos programas de microcrédito orientado: Agroamigo, voltado à área rural, e Crediamigo, para o setor urbano. Após o evento, o atendimento à população continuará até o fim do expediente.

“O BNB vem apresentando uma participação massiva no microcrédito urbano e rural e no crédito para micro e pequenas empresas, especialmente no período junino. A Carreta BNB aproxima a população dos nossos serviços e amplia o acesso ao crédito”, afirmou Queiroz.

A cidade de Caruaru, referência no Agreste pelas grandes festividades, tem sido fortalecida economicamente graças à atuação do programa Crediamigo, que apoia microempreendedores com crédito orientado e taxas diferenciadas. Segundo o gerente do programa na cidade, Anderson Tabosa, “o Crediamigo fortalece a atividade produtiva e gera renda para quem movimenta a economia local”.

Por meio do Acredita no Primeiro Passo, programa federal operado pelo Crediamigo voltado a empreendedores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), já foram realizadas 11.916 operações em Pernambuco, totalizando R$ 110 milhões em crédito concedido com juros a partir de 0,82% ao mês.

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, destacou a importância da iniciativa. “Estamos promovendo inclusão produtiva de verdade. O BNB tem orgulho de ser o maior operador dessa política pública, apoiando o empreendedor, gerando renda e movimentando as comunidades em que atuamos.”

A presença da Carreta BNB durante o São João de Caruaru reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva em um dos períodos mais importantes para a economia do Nordeste.

Shows de Tonny Melo, Gerlane Lops e Fim de Feira animaram a tarde de domingo no novo polo do Arraiá da Felicidade


O novo Polo Alto do Cruzeiro foi palco de mais uma tarde memorável neste domingo (22), dentro da programação oficial do São João de Gravatá 2025. Com apresentações de Tonny Melo, Gerlane Lops e da banda Fim de Feira, o segundo dia de atividades no local reuniu um público expressivo, que celebrou a música nordestina em clima de confraternização e alegria.

A estrutura do polo, somada ao frio característico da cidade e ao repertório marcante dos artistas, encantou os gravataenses e turistas que prestigiaram o evento. Entre os presentes, moradores como Alexandre de Medeiros comemoraram a valorização do bairro: “Tá um 10 aqui, ótimo mesmo, show de bola e Gravatá é uma terra turística”, destacou.

Quem também aprovou foi a costureira Ana Selma, visitante vinda do Recife. “Aqui é bom, o Cruzeiro é bom. Que a gente tenha mais festa, que o turista atrai a verba para Gravatá. Eu gosto daqui, vou continuar vindo”, afirmou.

O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, também esteve presente e celebrou o sucesso do novo espaço. Segundo ele, o Alto do Cruzeiro passará por um processo de revitalização que garantirá ainda mais conforto ao público e infraestrutura adequada para as próximas edições da festa. “Até o dia 29 a gente tem muito forró em Gravatá, vem ser feliz aqui no Arraiá da Felicidade”, convidou.

A festa no Alto do Cruzeiro segue nesta segunda-feira (23), a partir das 13h, com apresentações de Renan Lima, Lady Falcão e Forró Vumbora.

O polo é uma realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com apoio de empresas parceiras e órgãos estaduais.

Mercado Cultural de Gravatá recebe grande público em tarde de forró


A tarde deste domingo (22) foi marcada por muita música e animação no Mercado Cultural de Gravatá, que recebeu grande público em mais uma edição do São João 2025. O espaço se transformou em um verdadeiro arraial, reunindo forrozeiros de todas as idades para dançar ao som de atrações locais que valorizam a tradição nordestina.

Se apresentaram no palco Emanoel do Acordeon, Cleyce Campos e Karol Sultanum, artistas que levaram um repertório repleto de clássicos do forró pé de serra e muito arrasta-pé. Com um ambiente acolhedor e clima festivo, o Mercado Cultural reafirma seu papel como um dos polos mais queridos da festa junina de Gravatá.

O evento é promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, e reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura regional e o fortalecimento da cena artística local.

Com a proximidade do encerramento da programação, o São João de Gravatá 2025 segue como um dos maiores do estado, unindo tradição, alegria e valorização da identidade nordestina.

Clima Nordestino, Priscila Senna, PV Calado e Henry Freitas animaram o público no Arraiá da Felicidade


A penúltima noite do São João de Gravatá 2025, realizada neste domingo (22), confirmou mais uma vez o sucesso da festa junina que tem encantado moradores e turistas. O Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar ficou completamente lotado para assistir aos shows de Clima Nordestino, Priscila Senna, PV Calado e Henry Freitas — que encerrou a noite com uma apresentação marcada por energia e romantismo.

Com uma estrutura bem organizada e segurança reforçada, o evento tem movimentado a economia local, além de valorizar a cultura nordestina e promover entretenimento para todas as idades. A presença do prefeito Joselito Gomes, acompanhado da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, reforçou o clima de união e celebração da comunidade.

“É gratificante ver o povo feliz, o comércio aquecido, os artistas sendo valorizados e as famílias reunidas para celebrar a tradição. Nosso São João é feito com muito planejamento, cuidado e dedicação, para que Gravatá siga sendo referência nos festejos juninos de Pernambuco”, afirmou o prefeito.

O Arraiá da Felicidade é uma realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com apoio de diversas secretarias municipais e das forças de segurança estaduais.

Com uma programação que mescla tradição e modernidade, o São João de Gravatá caminha para seu encerramento consolidado como um dos maiores e mais bem organizados do estado.

Forró raiz e tradição popular embalam o domingo no Polo da Sanfona em Gravatá


O São João de Gravatá 2025 segue firme na missão de celebrar a autêntica cultura nordestina. No último domingo (22), o Polo da Sanfona se transformou em um verdadeiro reduto do forró pé de serra e das manifestações populares, reunindo moradores e noite de muita música e emoção.

O palco recebeu apresentações cheias de identidade, como a da banda Flor de Mel, Rei Vaneirão (com participação especial de Vilma Seresteira), a Banda de Pífano da Titara e os batalhões de bacamarteiros Pé de Serra, 78 e 99. O ponto alto da noite ficou por conta do show de Israel Filho, que encantou o público com clássicos juninos e carisma de sobra.

Quem passou pelo espaço se emocionou com o clima inclusivo e caloroso. A médica recifense Rita de Cássia destacou: “Maravilhoso, porque é um espaço igualitário para todas as pessoas curtirem o seu São João. Muito bom!”. Já Cleiton Guedes, conselheiro tutelar, também de Recife, celebrou o retorno: “Todo bom nordestino adora um forró. Fiz questão de vir este ano para prestigiar esse evento maravilhoso.”

O cantor Israel Filho não escondeu a alegria de estar de volta à cidade: “É uma alegria muito grande estar de volta a essa cidade que faz um São João maravilhoso.” Agradeceu, ainda, à gestão municipal pelo espaço dado aos artistas e à cultura popular.

Segundo José Eudes, diretor de cultura, a noite no Polo da Sanfona foi um verdadeiro sucesso: “Aqui tem forró raiz, das antigas, e muito forró pé de serra, com banda de pífano, bacamarteiros e todo o espírito da festa nordestina.”

A celebração no Polo da Sanfona conta com o apoio da iniciativa privada e do poder público, reforçando a união de esforços para manter viva a identidade cultural do Nordeste. Com uma programação pensada para valorizar a tradição, o São João de Gravatá segue sendo um dos destaques do calendário junino em Pernambuco.

Vitória de Santo Antão dá largada ao São João 2025 com grandes nomes da música e programação cultural diversa


O São João 2025 começou oficialmente em Vitória de Santo Antão com uma grande celebração no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, no último sábado (21). A primeira noite no polo principal teve como destaque o cantor Luan Santana, que comandou um show de quase duas horas e foi ovacionado pelo público. Também se apresentaram Trimanos Brasil, Jotavê e Pedro Guerra, além de João Caverna e Edilma nos intervalos.

No domingo (22), a festa continuou na Praça Leão Coroado, localizada na Estação Ferroviária, com um formato mais intimista e voltado para a diversidade cultural. O espaço recebeu as Quadrilhas JC e Forró Fiá, além dos shows de Victor Lins, Victor Leão, Nordestinos do Forró e PV Calado. O local também sediou o Forró dos Namorados durante a abertura oficial dos festejos.

Nesta segunda-feira (23), véspera de São João, o pátio principal promete mais uma noite inesquecível com apresentações de Nildo Ventura, Priscila Senna, Novinho da Paraíba e Belo. Já na cidade cenográfica, o público poderá conferir a Quadrilha Forró Fiá e o show da cantora Sil Rodrigues, a partir das 18h.

No Distrito de Pirituba, a festa também tem vez nos dias 23 e 24. No primeiro dia, sobem ao palco Ciço Moreno, Silvinho Cavalcanti e Saia de Menina. No dia seguinte, a animação fica por conta da Banda Swytch (Gil e Eduarda), Dédo Bezerra e Klarice Prado.

Senador Humberto Costa visita Sairé e Vitória de Santo Antão durante as festividades juninas


O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e 2º vice-presidente do Senado Federal, Humberto Costa, cumpre agenda no interior de Pernambuco nesta segunda-feira (23), com visitas aos municípios de Sairé, no Agreste, e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte. O parlamentar participa das tradicionais celebrações juninas e reforça seu compromisso com as manifestações culturais do estado.

A presença de Humberto em diversos polos do São João tem sido constante. No último sábado (21), ele marcou presença em Caruaru, uma das cidades-símbolo da festa no Nordeste. “Não tem como falar de São João sem falar do Nordeste, de Pernambuco. É, particularmente, uma das festas de que mais gosto”, declarou o senador.

Mesmo mantendo uma agenda intensa em Brasília, o senador afirmou que, após o Processo de Eleição Direta (PED) do PT, previsto para o próximo dia 6 de julho, irá reforçar sua presença no estado. Desde que assumiu interinamente a presidência do partido — após a nomeação da deputada Gleisi Hoffmann como ministra das Relações Institucionais —, Humberto tem buscado articular a condução da legenda até a escolha da nova direção nacional.

“O PED é um momento de debate e fortalecimento. Tenho certeza de que sairemos ainda mais unidos para reforçarmos a luta pela reeleição do presidente Lula”, afirmou.

Cupira celebra São João com programação intensa e valorização das tradições


O ritmo está  acelerado em Cupira, no Agreste de Pernambuco, com comemorações na véspera e no dia de São João, padroeiro do município e símbolo principal do ciclo junino. Após um fim de semana animado nas comunidades rurais de Chã das Panelas, Laje de São José e Caixa D’água, a festa agora toma conta do centro da cidade.

Nesta segunda (23) e terça-feira (24), o Espaço Mestre Zuza será palco para apresentações de Forró das Estrelas, Will, Thales Play, Forró Sacode, Tony Guerra e Mayra Dias. O clima é de celebração e resgate cultural, com muita música e reencontros em torno de uma das tradições mais queridas do povo nordestino.

E a festa continua: até o domingo (29), Cupira contará com shows diários nos polos Espaço Mestre Zuza e Novo Horizonte. Entre os destaques da programação estão Raphaela Santos, Mara Pavanelly, Mari e Rayane, Caviar com Rapadura, Nonô Germano e outros artistas que prometem manter o ritmo e a alegria até o último arrasta-pé.

Vitor Fernandes encerra São João de Petrolina com show especial nesta segunda-feira


A segunda-feira (23) promete fortes emoções em Petrolina com a apresentação de Vitor Fernandes no palco principal do São João. O artista, natural da cidade, retorna à terra natal para encerrar os festejos juninos em grande estilo, com um show marcado para às 19h30 no pátio de eventos Ana das Carrancas.

A performance faz parte da turnê “Arraiá do VF Apaixonado”, que percorreu 23 cidades ao longo do mês de junho, levando grandes públicos por onde passou. No entanto, para Vitor, o show em Petrolina tem um sabor especial. “Cantar em Petrolina não é só mais um show, é um presente. Aqui é onde o coração bate mais forte”, declarou o cantor.

Com um repertório que promete mesclar forró, romantismo e homenagens à cidade onde nasceu e cresceu, Vitor Fernandes convida o público a chegar cedo e celebrar juntos o encerramento de mais uma edição do São João. “Tô esperando vocês logo cedo aqui no pátio de eventos Ana das Carrancas. Vamos viver essa noite juntos, do jeito que só a gente sabe”, disse o artista.

#MostreSeuSãoJoão Que tal mostrar seu festejo aqui no Blog?


📸✨ Nesta noite arretada de São João, o Blog Taís Paranhos quer ver como tá a sua comemoração! Tá rolando forró, quadrilha, fogueira, bandeirinha, figurino típico ou mesa cheia de delícias? Então compartilha com a gente!

Mande suas fotos da Festa Junina diretamente para o blog e mostre como sua noite tá cheia de brilho, tradição e alegria! Vamos reunir os melhores registros dessa data tão especial e publicar no nosso cantinho junino 💛💚

🌽🔥 Vamo simbora mostrar que o São João tá vivíssimo e com muito estilo. É só enviar sua imagem, pelo direct do Instagram @blogtaisparanhos com nome, cidade e uma frase sobre o momento!

Essa festa é nossa, essa festa é linda — e queremos ver tudinho no Blog Taís Paranhos! 🎶🎉

Embarque Digital encerra inscrições em 29 de junho, com 250 bolsas gratuitas em tecnologia

Chega à reta final o período de inscrições para o Embarque Digital, programa de formação técnica gratuita em tecnologia, promovido pelo Porto Digital em parceria com a Prefeitura do Recife. Os interessados têm até o próximo domingo, 29 de junho, para se candidatar a uma das 250 bolsas destinadas a moradores da capital pernambucana que tenham concluído o ensino médio na rede pública e realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2020 e 2024.

Esta edição traz como principal novidade a utilização exclusiva das notas do ENEM como critério de seleção, medida que visa conferir mais transparência, agilidade e justiça ao processo seletivo. As bolsas são para os cursos técnicos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.

Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de dois mil estudantes e integra políticas públicas de inclusão produtiva e inovação, alinhadas aos projetos Recife 500 Anos, Recife na Rota do Futuro e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Para participar, os candidatos devem comprovar residência em Recife, ter cursado integralmente o ensino médio na rede pública ou o supletivo público e atender ao critério do ENEM. Metade das vagas é reservada a pessoas pretas ou pardas e, em caso de empate, terão prioridade as mulheres e os estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública.

O Embarque Digital também conta com a Residência Profissional Tecnológica, uma disciplina prática realizada semestralmente no Porto Digital, com foco na vivência do ambiente de inovação e no desenvolvimento de habilidades profissionais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site educ.rec.br/embarquedigital.

Grandes atrações embalam a véspera de São João da Bahia no Parque de Exposições


São João da Bahia chega à reta final com shows gratuitos de Larissa Marques, Berguinho, Dorgival Dantas, Zé Vaqueiro, Jú Marques, Silvanno Salles, Kiko Chicabana, Parangolé e Pablo

A contagem regressiva para o Dia de São João ganha um ritmo contagiante no Parque de Exposições, com uma programação de peso nesta segunda-feira, 23 de junho. A partir das 17h, o público vai curtir os shows de nove grandes atrações que prometem transformar a véspera em uma noite inesquecível. Quem abre a festa é Larissa Marques, seguida por Berguinho, Dorgival Dantas, Zé Vaqueiro, Jú Marques, Silvanno Salles, Kiko Chicabana, Parangolé e Pablo.

O domingo, 22, já foi um verdadeiro esquenta, com a energia de Timbalada, a alegria do Pagod’art e sucessos que embalaram o público como “Margarida Perfumada” e “Mimar Você”. O palco também recebeu Marquinhos Navais, Papazoni, Conde do Forró, Mikael Santos, Tarcísio do Acordeon e Gustavo Mioto, além das vibrantes apresentações das quadrilhas Brilho de Candeias, Ceaf, Balão Junino e Fole Danado.

O São João da Bahia no Parque de Exposições é uma realização do Governo do Estado da Bahia, com entrada gratuita e muita animação até o fim!

Fotos: @585studiosoficial

Arena Feminista leva teatro engajado e gratuito ao Sesc Arcoverde


Entre os dias 23 e 25 de junho, Arcoverde se transforma em palco para o teatro de resistência com a chegada da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, um dos grupos mais emblemáticos da cena teatral do Rio Grande do Sul. A vinda do grupo integra o projeto Arena Feminista, com espetáculos, oficina e debate gratuitos, realizados no Sesc Arcoverde. A iniciativa conta com patrocínio do Itaú, por meio da Lei Rouanet/Ministério da Cultura.

Abrindo a programação, na segunda-feira (23), o público poderá assistir ao espetáculo "Manifesto de uma Mulher de Teatro", às 17h, no Teatro Geraldo Barros. A performance solo da atriz Tânia Farias propõe um grito poético contra a violência vivida por mulheres, convidando outras mulheres a compartilharem suas narrativas. A classificação é de 16 anos.

Na terça (24), às 14h, será realizada a oficina “Contadoras de Histórias: jogos para a criação de táticas e narrativas feministas de libertação”, conduzida pela atriz Márcia Limma. A formação busca fortalecer o imaginário criativo feminino através de práticas corporais e narrativas libertadoras. No mesmo dia, às 17h, acontece o debate “Questões de Gênero na Cena Brasileira”, um espaço para refletir sobre os desafios e desigualdades que permeiam o universo teatral nacional.

Encerrando a programação, na quarta (25), a atriz Tânia Farias apresenta o espetáculo “M.E.D.E.I.A”, às 17h, na Estação da Cultura. Inspirada em versões pouco conhecidas do mito de Medeia, a peça questiona as estruturas de poder e oferece uma releitura potente e original da figura mitológica.

Com mais de quatro décadas de trajetória, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz é referência na subversão dos palcos convencionais e na busca por uma linguagem cênica própria, marcada por pesquisa e experimentação. A presença do grupo em Arcoverde reafirma o compromisso do Sesc com a difusão cultural de qualidade no interior de Pernambuco.

Documentário “A Voz é Feminina” valoriza o protagonismo das mulheres no forró do Agreste pernambucano


Um tributo à força feminina no forró nordestino. Assim pode ser definido o curta-metragem “A Voz é Feminina”, previsto para estrear ainda em 2025. Dirigido por Wanessa Pimentel, que também assina o roteiro, e com co-direção de Pedro Fillipe, o documentário mergulha no universo de três artistas fundamentais para a cena forrozeira do Agreste pernambucano: Renilda Cardoso, Leonora Moreno e a dupla Socorro & Mazé.

O filme acompanha o cotidiano dessas mulheres que, com talento e perseverança, mantêm viva a tradição do forró, enfrentando os desafios de um cenário predominantemente masculino. “São mulheres que carregam o forró na voz, no corpo e na história”, afirma Wanessa Pimentel. Para ela, a produção é um compromisso afetivo e político com trajetórias muitas vezes invisibilizadas.

Com cerca de 17 minutos de duração, o curta busca uma linguagem sensível e intimista, valorizando os detalhes da vida cotidiana e as emoções das protagonistas. As cenas misturam entrevistas, performances e momentos contemplativos, tudo costurado por uma fotografia que privilegia a delicadeza e a força dessas mulheres. “Desde o início, sabíamos que seria um trabalho especial”, relata o co-diretor Pedro Fillipe, também responsável pela direção de fotografia.

Produzido pelas empresas Noize Audiovisual e Dáblio_3, ambas sediadas no Agreste, o documentário é mais um exemplo do olhar contemporâneo que essas produtoras vêm trazendo para o audiovisual da região. “A Voz é Feminina” conta com apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.

Aílton Graça será homenageado no Carnaval 2026 no Rio Grande do Sul

 


O ator Aílton Graça, um dos nomes mais respeitados da dramaturgia brasileira, será o grande homenageado da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2026. A escola da Série Ouro de Porto Alegre escolheu como enredo o tema “Ninguém Pode Roubar Nossos Sonhos”, exaltando a trajetória do artista como símbolo de resistência, identidade e transformação por meio da arte.

Aílton, nascido em São Paulo em 1964, tem uma carreira marcada por versatilidade e carisma. Antes da fama, trabalhou como camelô, trapezista e fiscal de lotação, até encontrar no teatro seu verdadeiro chamado. Ganhou projeção nacional com o filme Carandiru (2003), onde interpretou Majestade, e se destacou em novelas como América, Avenida Brasil, Flor do Caribe e Império — nesta última, conquistou o público com o papel de Xana Summer. Em 2023, emocionou com sua interpretação de Mussum em Mussum, o Filmis, papel que lhe rendeu os prêmios Grande Otelo de Melhor Ator e o Kikito no Festival de Gramado.

A homenagem no desfile de 2026 será dividida em cinco setores, que contarão desde a infância humilde do ator na periferia paulistana até sua consagração nacional, passando por sua atuação como militante da cultura afro-brasileira, cenógrafo, bailarino, palhaço e entusiasta do carnaval. A proposta vai além de uma biografia artística: será uma narrativa poética sobre o poder dos sonhos e da ancestralidade negra, embalados por samba, teatro e emoção.

Aílton Graça representa, com sua história de superação e talento, o brilho do povo preto como destino e não como concessão — como fará questão de destacar a Vila Isabel na avenida. O desfile promete ser um dos momentos mais marcantes do carnaval gaúcho em 2026.

#SendoProsperidade com Mariângela Borba

 De Teerã ao seu Bolso: A Verdade Crua da guerra e a conexão com Pernambuco

Por Mariângela Borba

 

Olá você, leitor do #SendoProsperidade,  tudo bem? Você já deve ter ouvido falar sobre a escalada dos Estados Unidos contra o Irã, com bombardeios de instalações nucleares iranianas, e isso eleva drasticamente a inflação mundial. Desta vez,  vou só abordar a questão geopolítica e não humanitária, como na última semana- embora o humano sempre me preocupe, porque é o que nós somos: humanos demasiadamente humanos, parafraseando Nietzsche. 

Os EUA bombardearam três instalações nucleares iranianas. Ora, a gente já esperava que o Irã fosse responder, assim como também esperamos que o parlamento iraniano aprovasse fechar o Estreito de Ormuz (Strait of Hormuz), uma faixa no mar, controlada pelos iranianos que tem,  em média,  39 km, e nesta passa, aproximadamente, cerca de 33% de todo o petróleo que é consumido no planeta. Sendo assim,  se o Estreito de Ormuz é fechado,  o impacto no preço do petróleo é imediato e brutal.  Só para termos uma noção,  o mercado já está reagindo.  O barril de petróleo já voltou a disparar,  subiu mais de 4%. Essa era a carta na manga do Irã para atingir os EUA, mas a realidade é que nós estamos vivendo num ambiente de extrema insegurança geopolítica.

E o que é que isso tem a ver com o conosco? Bem,  a Petrobras é uma das maiores petroleiras  do mundo,  o Brasil já está entre os dez maiores produtores de petróleo mundiais e o que acontece quando o preço do barril sobe? A Petrobras continua  muito bem,  obrigada, com suas ações subindo,  mas o impacto é nosso,  recai no bolso do pequeno consumidor.  Sobe a gasolina  sobe o diesel e isso gera pressões inflacionárias não só no Brasil, mas pelo mundo inteiro.  Sem falar que atinge diretamente a economia dos EUA,  que entrou na guerra.  A alta do petróleo é uma das principais ameaças à economia norte americana.  Já na Europa, parte da energia elétrica é gerada a partir do petróleo,  o que impacta diretamente nos custos de energia, contribuindo para a inflação.  Logo, no Brasil há também um impacto indireto, mesmo a maior parte da energia nossa sendo hidroelétrica.

Por que tudo isso? Lógico! Porque petróleo mais caro significa inflação globalmente mais alta! E isso gera uma crise econômica em cadeia.  Não só o preço do combustível sobe, mas o transporte,  a produção,  a logística e, no final das contas,  tudo chega mais caro nas prateleiras, pois dificulta, também,  a redução das taxas de juros, ocasionando um efeito cascata na economia global (https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/economia/analistas-esperam-forte-alta-do-petroleo-pressao-sobre-inflacao-e-queda-da-bolsa-apos-ataque-ao-ira/).

Para além disso,  existe um impacto na importação e exportação brasileira.  O Irã é um dos maiores importadores de fertilizantes do Brasil, além de ser responsável pela compra anual de um terço do milho brasileiro.  Logo  com essa escalada norte americana no conflito,  o comércio pode dar uma travada e, caso você não saiba,  o Brasil é um dos maiores exportadores de petróleo bruto para Israel (https://fepal.com.br/exportacao-de-combustivel-do-brasil-para-israel-sobe-44-000-desde-2023/).

Ora, mas qual é o efeito disso no nosso Nordeste brasileiro, mais particularmente em Pernambuco? O Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho,  tem cerca de 60% a 80% graneis  líquidos,  incluindo derivados de petróleo para refinaria e exportação e a Refinaria de Abreu e Lima processa cerca de 130 mil barris por dia (mbpd)  - https://br.linkedin.com/in/william-pires-da-silva-072b5425 - , e exporta para outros países,  incluindo Israel. 

Isso tudo para dizer que o petróleo mais caro causa não só inflação global,  atingindo diretamente o nosso bolso, gerando uma crise econômica em cadeia, que afeta desde os combustíveis, até os produtos básicos como: aumento de passagem de ônibus,  aumento na tarifação de transportes privados,  a exemplo dos serviços de Uber, alimentação básica mais cara, como cuzcuz, feijão,  macaxeira e, até mesmo a manga, uma vez que se o preço do fertilizante aumenta, o produtor tem que pagar mais e, consequentemente,  vender mais caro,  para poder ter o lucro e continuar com sua produção.  Logo,  cada bomba soltada no Irã, além de matar os inocentes de lá, tem impacto direto no nosso bolso.  Além disso,  a volatilidade cambial faz, com que haja um aumento nas importações, aumentando a dívida externa.  No entanto,  as classes sociais mais vulneráveis são mais afetadas com o aumento dos custos de fretes e de produtos essenciais como alimentos e bens industrializados. Caso o conflito se prolongue, a confiança dos investidores pode ser abalada levando a uma fuga de capitais e a um aumento da incerteza econômica  (https://veja.abril.com.br/economia/tensao-no-oriente-medio-pressiona-petroleo-inflacao-e-juros-no-brasil-dizem-especialistas/).

*Mariângela Borba é professora, jornalista profissional, revisora credenciada, social media, Produtora Cultural, especialista em Cultura Pernambucana, pela Fafire, atuou como representante da Pastoral de Comunicação da AOR, onde realizou o Curso de Doutrina Social da Igreja e é membro da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) que teve como um dos fundadores, seu bisavô, o também jornalista Edmundo Celso.

 

Blog Taís Paranhos lança campanha de apoio via Livepix

 


Com o objetivo de manter e expandir a produção de conteúdo jornalístico independente, o Blog Taís Paranhos lançou uma campanha de apoio financeiro por meio da plataforma Livepix. A iniciativa permite que leitores e apoiadores contribuam com qualquer valor a partir de R$ 1,00, reforçando a importância da colaboração coletiva para a continuidade do trabalho.

Manter um blog ativo requer investimentos em logística, ferramentas digitais, hospedagem e outras despesas operacionais. Para viabilizar essa jornada informativa, o blog disponibilizou duas formas práticas de contribuição: através da leitura do QR Code disponível na página oficial ou pelo link direto livepix.gg/blogtaisparanhos. Com essa ação, o blog busca fortalecer uma rede de leitores engajados e conscientes do papel da imprensa independente na sociedade.