quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Começa a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Começa nesta sexta-feira, 01 de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, nesta fase só devem ser imunizados os bovinos e bubalinos com até dois anos de idade, no entanto, todo o rebanho da propriedade tem que ser declarado nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).
A expectativa da Adagro é vacinar 531 mil animais. A vacina continua com sua dose reduzida de 5ml para 2ml, o que ajuda a diminuir edemas e lesões no local da aplicação. Depois de imunizar o produtor tem até 15 dias para declarar a vacinação nos escritórios da agência distribuídos pelo Estado.
O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, devidamente cadastrada e manter a temperatura da vacina entre 2° e 8° C. Em 2021, espera-se que Pernambuco poderá ser considerado área livre de febre aftosa sem vacinação, mas enquanto o título não sai, é preciso que o produtor vacine o rebanho, buscando a valorização da pecuária pernambucana. O criador que deixar de vacinar e declarar, estará sujeito ao pagamento de multas e impedido de circular com os animais.
Um único foco de Febre Aftosa é considerado emergência sanitária, e pode retroagir o trabalho desenvolvido em toda a cadeia produtiva, causando incalculáveis perdas para o setor agropecuário, com bloqueio das relações comerciais entre os estados da federação. “É fundamental alertar os produtores para manter e elevar o índice de cobertura vacinal dos animais e das propriedades, para que possamos continuar valorizando o rebanho pernambucano e manter o status de área livre de febre aftosa com vacinação”, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.
Febre aftosa – É uma doença infecciosa que causa febre, seguida do aparecimento de aftas principalmente na boca e nos pés do animais. A vacinação é uma das principais estratégias para erradicar a doença.

Imprensa Adagro PE

Balcão de Direitos aportará na Comunidade de Cohab II, em Garanhuns, nesta sexta-feira (01/11)

A comunidade em Cohab II, no município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, receberá na próxima sexta-feira (01/11) os serviços gratuitos para a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, levados pelo programa Balcão de Direitos, vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH). Os atendimentos serão fornecidos das 8h às 12h, na Escola Somoa Gomes, situada na Rua José Diletiere, Cohab II.

Durante a ação, que acontecerá em parceria com a Secretaria de Educação, também serão disponibilizados serviços para a emissão de carteiras de identidades, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS). Para os interessados pelos atendimentos do Balcão deverão comparecer munidos com a certidão antiga ou o documento de identidade, original ou xerox. 

Imprensa SEDH PE

Controladoria de Pernambuco lança o Manual Qualigasto


O manual que trata da metodologia do Plano de Promoção da Qualidade do Gasto (Qualigasto) acaba de ser lançado pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC). Disponível para consulta e download no site da SCGE, o conteúdo foi produzido com o intuito de promover o compartilhamento de informações sobre a implantação de boas práticas de controle que ensejem a melhor utilização dos recursos públicos pelas instituições do Poder Executivo Estadual.

“O uso adequado dos recursos é imprescindível numa gestão pública. Com esse trabalho, nosso objetivo é conscientizar e auxiliar o gestor em suas responsabilidades na administração pública”, destaca a secretária da SCGE, Érika Lacet. Neste sentido, o Manual traz uma série de orientações sobre como definir temas relevantes a serem trabalhados, a partir dos critérios de relevância e materialidade, e como identificar riscos durante a execução do serviço, baseados em critérios de probabilidade e impacto.

Estudar boas práticas de controle relacionadas ao tema; avaliar os controles existentes e propor melhorias, em parceria com os gestores públicos, que resultem na melhoria da qualidade do gasto; acompanhar a implantação das boas práticas sugeridas; e aferir os resultados físicos e financeiros atingidos são outras abordagens apresentadas pelo trabalho da DMAC.

Desenvolvido pela SCGE desde 2016, o Qualigasto planeja e desenvolve medidas com foco na melhoria da qualidade do gasto público, por meio da identificação e análise de oportunidades de economia que ensejem a utilização racional e eficiente dos recursos.

Imprensa SCGE PE

Caixa Cultural Recife apresenta espetáculo "Gibi

A CAIXA Cultural Recife apresenta, dias 02 e 03 de novembro (sábado e domingo), o espetáculo de dança infantil Gibi, da companhia tocantinense Lamira Artes Cênicas. Numa mistura de teatro, dança, expressão corporal e circo, a montagem traz para o teatro o fantástico mundo das histórias em quadrinhos. Os ingressos custam R$ 16 e R$ 8 (meia) e as apresentações têm patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

Gibi narra as aventuras de cinco palhaços adormecidos que descobrem no Mundo das Histórias em Quadrinhos a magia e o mote para as suas diversões. Ao som de Pachelbel, Bach, Beethoven, Bizet, Saint-Saëns, Mozart e Rossini, essa pequena trupe manuseia gibis, atua, dança e realiza performances circenses num cenário que remete às páginas das revistas em quadrinhos. Os palhaços dançarinos ainda complementam a trilha sonora erudita com instrumentos tocados ao vivo.

O diretor artístico da Lamira, João Vicente, destaca que Gibi é uma produção para todas as idades. “As revistas em quadrinhos, por si só, encantam a todos”, diz. “E é interessante perceber, principalmente a partir da linguagem do palhaço, como a criança e o adulto se sentem parte do espetáculo. A cena, aliás, muitas vezes sai do palco para encantar as pessoas diretamente na plateia.” E tudo isso, ressalta, sem nenhum diálogo: no palco, os palhaços usam apenas onomatopeias e expressão corporal.

Oficina A fisicalidade como interseção entre teatro e dança:
Durante a temporada, João Vicente vai ministrar a oficina gratuita A fisicalidade como interseção entre teatro e dança.
Numa só atividade, o diretor artístico da Lamira oferecerá vivências nas áreas da dança e do teatro, de maneira ativa, demonstrando como as duas linguagens interagem.

De forma divertida e lúdica, as linguagens serão apresentadas sem que sejam necessários conhecimento prévio e experiência anteriores. A programação conta com alongamentos, conceito de estado de jogo, jogos teatrais, jogos de dança, jogos de uso da voz e jogos de improvisação.

João Vicente é licenciado em teatro, já dançou em mais de 21 países e, tendo passado por importantes grupos brasileiros, desenvolveu sua linguagem por meio de uma formação teórica e prática, aprimorada em seu trabalho como diretor da Lamira.

Com informações da jornalista Ivelise Buarque

Procon Recife notifica sete funerárias por descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor

O Procon Recife notificou sete das nove funerárias fiscalizadas esta semana na cidade por irregularidades constatadas durante a ação. A fiscalização aconteceu devido à proximidade do Dia de Finados e encontrou vários pontos de descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor, como falta de preços visíveis nos tipos de serviços oferecidos aos clientes e ausência de exemplar do CDC, entre outros motivaram os Autos de Constatação nos sete estabelecimentos.

“Demos às empresas o prazo de quarenta e oito horas para fazer a adequação. Caso não ocorra, a notificação se converterá para auto de infração e pagamento de multa”, explicou Ana Paula Jardim, Presidente do Procon Recife.

O objetivo é combater os preços abusivos e avaliar as condições dos produtos e serviços prestados pelos estabelecimentos. Não foi encontrada muita variação de preços de caixões e urnas funerárias, porém, nas coroas de flores constatou-se uma variação de 257%, dependendo do estabelecimento. "O conselho é o de sempre, pesquisar preços", comenta Ana Paula.

Denúncias e pedidos de informações também podem ser realizados pelo telefone do Procon 3355-3290, pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br e pelas redes sociais Facebook e Instagram @ProconRecife.

Imprensa Procon Recife
Foto meramente ilustrativa

Olinda atinge 24 unidades de saúde com estratégias de amamentação na idade certa

Profissionais do município ligados às coordenações da Saúde da Criança e do Adolescente e de Nutrição realizam capacitações para todos os profissionais das unidades de saúde. O grupo passa por sensibilizações acerca da importância e necessidade do aleitamento materno na idade certa. 

Práticas alimentares inadequadas nos primeiros anos de vida estão intimamente relacionadas à morbimortalidade de crianças, representada por doenças infecciosas, afecções respiratórias, cárie dental, desnutrição, excesso de peso e carências específicas de micronutrientes como as de ferro, zinco e vitamina A. 

De acordo com o MS, atualmente no Brasi, 50% das crianças menores de dois anos apresentam anemia por deficiência de ferro e 20% têm hipovitaminose A. O padrão alimentar estabelecido nos primeiros anos de vida também repercute nos hábitos alimentares das crianças e na saúde em outras etapas da vida.

As rápidas mudanças sociais e econômicas intensificam as dificuldades das famílias em manter uma alimentação adequada. A crescente urbanização resulta em mais famílias que dependem de empregos informais com rendimentos incertos e pouco ou nenhum dos benefícios legais de proteção à maternidade.

Imprensa Olinda
imagem

Festival de Circo do Brasil começa amanhã (1º) , com apoio da Prefeitura do Recife

Começa amanhã (1º) a 15ª edição do Festival de Circo do Brasil, que celebrará o poder da resistência, do riso e da arte contra todas as adversidades e reveses históricos. Com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e realização da Luni Produções, o Festival levará para os palcos da cidade 16 atrações, em dez dias de evento, sendo cinco estrangeiras e onze nacionais.

Com oficinas e filmes também inclusos na programação, o Festival terá como tema os “Super Humanos”, profissionais que fazem da superação o seu ofício há muitas gerações. Até o próximo dia 10 de novembro, artistas e grupos da Espanha, da França, do Uruguai, da Argentina, de São Paulo e Santa Catarina, Ceará e daqui mesmo de Pernambuco combaterão toda apatia e toda descrença com riso, mágica, palhaçada e contorção.

Entre os destaques da programação, estão o premiado grupo espanhol Zero En Conduta, que apresentará o espetáculo Eh Man Hé, primando pela técnica de títeres, dança e acrobacia; e o mix de acrobacia e dança do espetáculo francês La Mecánique dês Ombres, que chega pela primeira vez ao Brasil.

O conjunto brasileiro é bastante diversificado, trazendo tanto artistas que aprimoraram as técnicas tradicionais circenses, quanto os que utilizam linguagens mais aproximadas do teatro em suas montagens. As montagens pernambucanas para 2019 são Opá, Uma Missão, de Lívia Falcão, Cenas Curtas, dos Doutores da Alegria e as Vivências Circenses, da Cia Brincantes, com números de palhaçaria, equilibrismo e acrobacias.

Haverá espetáculos nos teatros Santa Isabel, Apolo e Hermilo a preços populares, e encenações gratuitas em espaços públicos, como o Museu do Estado, Parque da Macaxeira, Recife Antigo e Poço da Panela Também haverá apresentação social para os pacientes de implante coclear (ex-surdos) do Hospital Agamenon Magalhães.

Cinema e oficinas - Além das apresentações, o Festival irá exibir três filmes com temática circense: o premiado documentário Monga, de Cris Siqueira; Dumbo, a versão live action do clássico da Disney e O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues. Todos em cartaz no Cinema do Museu Fundaj, em Casa Forte.

Promovendo a interação entre companhias convidadas e artistas pernambucanos, serão oferecidas duas oficinas. Uma delas terá à frente o autor, diretor e clown argentino Tato Villanueva. Dedicada a palhaços e atores em geral, vai trabalhar técnicas como ação e reação, desestruturação, paródia e efeito surpresa.

A outra oficina será com a Cia Suno, formada pelo clown e acrobata Duba Becker e pela bailarina Helena Figueira. A oficina trabalhará com pontos de equilíbrio do corpo, revelando as semelhanças e diferenças entre cada pessoa.

As oficinas são gratuitas, porém com número limitado de vagas e apenas para pessoas maiores de 16 anos. Inscrições pelo email festivaldecircodobrasil@gmail.com.

O Festival de Circo do Brasil conta com incentivo do Funcultura - Governo do Estado de Pernambuco, patrocínio da Prefeitura do Recife e apoio do Consulado da França, Instituto Francês e Embaixada da Espanha.

Informações e programação: www.festivaldecircodobrasil.com.br.

Imprensa Recife

Compesa realiza intervenção na rede de esgoto em Boa Viagem

A Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, receberá intervenções objetivando a melhoria operacional do sistema de esgotamento sanitário. A ação tem início a partir das 22 horas desta quinta (31) e prosseguirá até 20 de novembro, no trecho compreendido entre as Ruas Ribeiro de Brito e Serinhaém, sempre no horário noturno (das 22h às 06h), com o objetivo de reduzir o impacto no cotidiano das pessoas.

A iniciativa consiste na implantação de 115 metros de tubulações de esgoto, além da construção de dois poços de visitas (equipamentos por onde são realizados os serviços de manutenção). Durante a execução dos serviços, haverá interdição parcial das duas faixas da esquerda da Avenida Conselheiro Aguiar, devendo os motoristas ficarem atentos à sinalização da obra.

DEMAIS OBRAS – Essa ação de melhoria se soma aos esforços da Compesa para levar mais saneamento para Boa Viagem, uma dos bairros mais populoso do Recife, e também a Imbiribeira, ambos localizados na Zona Sul da cidade, que estão recebendo obras para implantação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Com essas intervenções, será concluída a construção de todo sistema que contemplará os dois bairros, que passarão a ter uma cobertura de mais de 90% de esgotamento sanitário, beneficiando 150 mil pessoas.

Imprensa Compesa

Em Brasília, Paulo Câmara trata de obras essenciais para Pernambuco

O governador Paulo Câmara cumpriu, nesta quinta-feira (31), uma intensa agenda de trabalho na Esplanada dos Ministérios, pela continuidade de obras essenciais para o desenvolvimento de Pernambuco. Pela manhã, o chefe do Executivo estadual se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e à tarde conversou com Gustavo Canuto, titular da pasta de Desenvolvimento Regional.

Com Freitas, Paulo Câmara destacou a importância da conclusão da Ferrovia Transnordestina, com a execução das obras do seu trecho em solo pernambucano, que vai até o Porto de Suape. A obra já foi reiniciada no Ceará e no Piauí. No encontro com Canuto, o governador de Pernambuco discutiu o cronograma das obras para a conclusão da Adutora do Agreste. A primeira etapa da intervenção já está em andamento, mas necessita do repasse de recursos para a sua finalização, e a segunda fase ainda precisa ser iniciada, para beneficiar 40 municípios do Estado.

"Tivemos a oportunidade de passar para os dois ministros a importância dessas duas obras (Transnordestina e Adutora do Agreste) para o futuro de Pernambuco. São ações estruturadoras, prioritárias para o nosso Estado, e precisamos garantir a continuidade das duas", reforçou Paulo Câmara.

Acompanharam o governador durante as duas agendas os secretários estaduais Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos), Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico) e Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano).

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Força-tarefa vai cadastrar pescadores prejudicados pelo óleo

O Governo de Pernambuco e o Comitê Guestor da Pesca (CGPesca) vão cadastrar os pescadores prejudicados pelo vazamento de óleo que atingiu o litoral do Nordeste. A ação foi definida na tarde desta quinta-feira (31), durante reunião do CGPesca, e a previsão é que o levantamento seja concluído até o próximo dia 11. O cadastramento ficará a cargo de um grupo de trabalho composto pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Desenvolvimento Agrário (SDA); Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e representantes de organizações de pescadores - como associações, federações e colônias de pescadores.

A ideia é, com o levantamento, apresentar ao Ministério da Agricultura o total de pescadores prejudicados pelo surgimento de óleo nas praias pernambucanas. “Desde o início ponderamos com o Governo Federal que a antecipação do Seguro Defeso não contemplaria o universo de pescadores do Estado, já que só os pescadores de lagosta seriam beneficiados pela medida. Agora que o Ministério reavaliou sua posição, precisamos discutir qual será a base utilizada”, explicou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

Também presente no encontro, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, apresentou um balanço do trabalho realizado pelo Estado e da coleta de amostras nas praias atingidas. “Esperamos receber os resultados das análises nos próximos dias e identificar se houve, onde houve e a intensidade dessa contaminação para poder tranquilizar a população”, detalhou.

O secretário-executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves, responsável pelo levantamento já iniciado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e que também integra o grupo de trabalho, encaminhará as informações já levantadas pela Secretaria. “Começamos a levantar essas informações na semana passada, junto às colônias e associações de pescadores, e agora com o GT e envolvendo também as prefeituras poderemos concluir esse levantamento mais rapidamente”, destacou.

Imprensa Agricultura PE