quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Olinda atinge 24 unidades de saúde com estratégias de amamentação na idade certa

Profissionais do município ligados às coordenações da Saúde da Criança e do Adolescente e de Nutrição realizam capacitações para todos os profissionais das unidades de saúde. O grupo passa por sensibilizações acerca da importância e necessidade do aleitamento materno na idade certa. 

Práticas alimentares inadequadas nos primeiros anos de vida estão intimamente relacionadas à morbimortalidade de crianças, representada por doenças infecciosas, afecções respiratórias, cárie dental, desnutrição, excesso de peso e carências específicas de micronutrientes como as de ferro, zinco e vitamina A. 

De acordo com o MS, atualmente no Brasi, 50% das crianças menores de dois anos apresentam anemia por deficiência de ferro e 20% têm hipovitaminose A. O padrão alimentar estabelecido nos primeiros anos de vida também repercute nos hábitos alimentares das crianças e na saúde em outras etapas da vida.

As rápidas mudanças sociais e econômicas intensificam as dificuldades das famílias em manter uma alimentação adequada. A crescente urbanização resulta em mais famílias que dependem de empregos informais com rendimentos incertos e pouco ou nenhum dos benefícios legais de proteção à maternidade.

Imprensa Olinda
imagem