sábado, 9 de maio de 2015

Morre Selma do Coco

A cantora Selma do Coco, 85 anos, que estava internada desde o dia 11 de abril, morreu neste sábado (09). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Ainda não há informações sobre velório e enterro.
De acordo com nota divulgada pela unidade de saúde, ela morreu depois de ter sofrido "uma parada cardíaca, sendo reanimada, e seguida por falência múltipla de órgãos". A família de Selma do Coco precisará liberar o corpo da cantora no Instituto de Medicina Legal. "Como a paciente deu entrada na unidade de saúde com uma fratura por causas externas, o corpo foi encaminhado para o IML", informa o documento.
Selma do Coco foi inicialmente internada depois de ter sofrido uma queda em casa, o que provocou uma fratura no fêmur. No dia seguinte ao internamento ela foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), para avaliação da necessidade de cirurgia vascular. Ela ficou no HR por dois dias, tendo depois retornado ao Miguel Arraes.
O internamento continuou, mas a cirurgia para reparo da fratura não foi feita imediatamente, por causa de uma infecção urinária que exigiu o uso de antibióticos. A operação só aconteceu no dia 23 de abril, com pós-operatório feito na UTI do Hospital Miguel Arraes. Três dias depois da cirurgia, Selma do Coco apresentou alterações na função renal e desconforto respiratório. No início de maio, ela chegou a melhorar e a deixar de usar o suporte respiratório, mas as sessões de hemodiálise não foram interrompidas.
Abril Pro Rock - Selma Ferreira da Silva, que ficou conhecida como Selma do Coco, nasceu em Vitória de Santo Antão, cidade da Zona da Mata pernambucana. Ainda criança veio morar no litoral, fixando residência em Olinda. Em paralelo ao trabalho como vendedora de tapioca, passou a organizar rodas de coco no quintal de casa. Em 1996, participou do festival Abril Pro Rock, conquistando a plateia do evento com a música "A rolinha".
Depois desse sucesso, fez shows pelo Brasil e pela Europa, lançando o primeiro disco --- cheio de composições próprias -- em 1998. Três anos depois, viajou aos Estados Unidos para participar do New Orleans Jazz & Heritage Festival. Em 2004, lançou novo CD, chamado "Jangadeiro". Selma do Coco ganhou o título de patrimônio vivo de Pernambuco em 2008.
Vida - Nascida na região da Mata de Pernambuco, Selma travou conhecimento com a música tradicional pernambucana, em especial o coco de roda, desde a infância, nas festas juninas que frequentava com seus pais.Aos 10 anos, mudou-se com a família para Recife. Casou-se muito jovem e, aos 30 anos, depois de ter 14 filhos, ficou viúva. Passou 15 anos no bairro da Mustardinha, ainda em Recife. De lá foi morar em Olinda, onde vendia tapioca. Para atrair os turistas e aumentar as vendas, cantava o coco enquanto trabalhava.
Gravou seu primeiro CD, Minha História, em 1998, com músicas compostas em parceria com Zezinho. A gravação lhe valeu no ano seguinte o Prêmio Sharp.
Nos anos seguintes, apresentou-se no Festival Lincoln Center, em Nova York , e no Festival de Jazz de Nova Orleans, além de fazer shows na AlemanhaFrançaBélgica,EspanhaSuíça e Portugal. Durante a excursão pela Europa, atendendo a um convite do Instituto Cultural de Berlim, gravou o disco Heróis da Noite, ao lado de cantores africanos.

Com informações do Portal G1 e da Wikipedia



Maconha matou acidentalmente

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não conseguiu identificar o corpo de um traficante que morreu prensado por meia tonelada de maconha na tarde nesse sábado (14) no município de Bataguassu, estado do Mato Grosso do Sul. O suspeito, que transportava a droga em um veículo com placa de São Paulo, bateu contra uma árvore após ser perseguido por fugir do cerco policial da BR-267. 
 
Segundo os patrulheiros, o condutor saiu em disparada sentido ao distrito de Casa Verde e adentrou em uma estrada do Assentamento Santa Clara, já no município de Bataguassu, altura do km 102. Durante a perseguição, ele perdeu o controle do carro, saiu atropelando cercas e colidiu a poucos metros de uma igreja do local. Com a violência do impacto, a droga que estava sendo transportada se desprendeu e avançou sobre o banco do motorista, matando-o na hora.
 
O boletim da PRF informou que a droga transportada era trazida do Paraguai e seria levada para a região Sudeste. O corpo do homem ainda passa por perícia do Instituto de Medicina e Odontologia Legal de Três Lagoas. O veículo e as centenas de tabletes de entorpecentes, de pesagem inicial estimada em mais de 500 kg, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

Jornal O Tempo (MG)

Estudante morre ao cair de ônibus

A universitária Camila Mirele Pires da Silva, 18 anos, morreu após cair do ônibus em que voltava para casa e ser atropelada por outro veículo, no Recife. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (08), quando o ônibus da linha Barro-Macaxeira passava pela BR-101, em frente à Casa do Estudante, perto do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Aluna do segundo ano do curso de biomedicina na UFPE, Camila estava voltando para casa, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e o ônibus estava lotado. O veículo estava em movimento quando a porta se abriu e a jovem caiu, sendo atropelada por outro ônibus.
Ela foi socorrida para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos. O pai de Camila cuidou da liberação do corpo da filha no Instituto Médico Legal, nesta manhã, e não quis conversar com a imprensa. Vizinhos que estavam com ele disseram que a família está revoltada, muito abalada e quer explicações sobre como a porta se abriu. O velório e enterro aconteceram na tarde deste sábado, no cemitério do Barro, em Jaboatão.
Em nota, a Universidade lamentou a morte da estudante. "A UFPE colocou assistentes sociais e psicólogos para prestar apoio à família da estudante. A Universidade cobra das autoridades responsáveis pelo transporte público na Região Metropolitana do Recife uma rigorosa apuração dos fatos que levaram à morte da aluna".
Fandom - Camila era fã da girl band Fifth Harmony e fazia parte de um fã-clube de "harmonizer", como são chamados os admiradores do grupo pop. Após sua morte, outras fãs lamentaram o acidente no Twitter. A hashtag #HarmonizerCamilaMirelleRIP ficou entre as mais comentadas da rede social. "Acordei e fui direto na tag... Nossa, ainda estou indignada. Mas achei lindo a homenagem. Meus pêsames", escreveu a fã Beka. "Cara, ela era tão linda, dá uma revolta mano", comentou outra fã.
Portal G1

Gêmeas americanas têm pais diferentes

Um teste de paternidade revelou que um homem que estava sendo processado para reconhecer a paternidade de gêmeas é pai de somente uma das crianças.

A mãe das meninas, no estado de Nova Jersey, teve relações sexuais com dois homens na mesma semana, e dois óvulos foram fecundados no mesmo ciclo menstrual, o que ocorre uma vez a cada 13 mil testes de paternidade com gêmeos, segundo a justiça.

Este curioso fenômeno, chamado superfecundação heteropaternal, é uma exceção médica que pode ocorrer quando a mulher produz dois óvulos em vez de um no mesmo ciclo menstrual, que podem ser fertilizados e implantados com poucos dias de diferença.

A mulher, identificada como T.M., tinha um relacionamento com A.S. quando ficou grávida, e o registrou em outubro de 2014 como pai de suas filhas, nascidas em janeiro de 2013, para pedir pensão alimentícia.

No entanto, a mãe admitiu durante o processo legal que tinha tido relações sexuais com outro homem, a quem não identificou, na mesma semana em que suas gêmeas foram concebidas, por isso o serviço social pediu um teste de paternidade.

Após as evidências apresentadas pelo teste de DNA, o juiz do condado de Passaic, Sohail Mohammed, confirmou que pai de uma das meninas terá que se responsabilizar economicamente por apenas uma delas.

Segundo o relatório do juiz, embora não haja registros de nascimentos relacionados a este fenômeno, os casos de gêmeos com pais diferentes estão aumentando devido às tecnologias de reprodução assistida, entre outros fatores.
Portal UOL

#OcupeEstelita manifestantes deixam acampamento

O juiz Djalma Andrelino Nogueira Júnior determinou a desocupação da Rua Neto Campelo, onde mora o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e que está servindo de acampamento para integrantes do movimento Ocupe Estelita desde a noite de quinta-feira (07). Os ativistas são contrários ao Plano Específico do Cais José Estelita, Santa Rita e Cabanga, que autoriza a construção do Projeto Novo Recife.
Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife, o prefeito Geraldo Julio solicitou ao procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Carlos Guerra, e ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no estado, Pedro Henrique Reynaldo Alves, que enviassem representantes para acompanhar os oficiais que entregaram a ordem judicial. O grupo chegou ao acampamento na manhã deste sábado (09), por volta das 10h, e ficou acertado que os manifestantes teriam até meio-dia para desocupar o espaço.
O engenheiro Fernando Bessa esteve na ocupação, nesta manhã, para demonstrar seu apoio. "Acompanho o movimento e apóio. Não sou vagabundo nem maconheiro. Estão querendo colocar esse rótulo no pessoal e vim aqui para ver", comentou.
Houve alguns momentos de tensão, quando moradores do prédio atiraram sachês de catchup nos manifestantes, ao que os ativistas revidaram gritando. Ao longo do desmonte do acampamento também houve mais gritos de ambas as partes e troca de insultos.
O acampamento na rua onde fica o prédio em que mora o prefeito Geraldo Julio começou na noite de quinta-feira, após o segundo ato público realizado desde a aprovação do plano específico pela Câmara Municipal do Recife. Convocados por integrantes do movimento Ocupe Estelita e do grupo Direitos Urbanos, os atos públicos aconteceram na quinta -- uma caminhada da Praça do Derby até a Rua Neto Campelo -- e na terça-feira (05), quando os ativistas saíram em passeata do Parque Treze de Maio até o Shopping Riomar.
"O titultar do direito é a Prefeitura do Recife, que impetrou uma ação e conseguiu uma ordem judicial liminar para desocupação do espaço público das calçadas e todos os entornos. Estamos aqui na qualidade de observador e também, se for necessário, para dialogar com o movimento", explicou Dalônio Carvalho, conselheiro estadual da OAB.
A avaliação dos ativistas é positiva. "A ocupação foi muito bem sucedida, esse é o terceiro dia e a população apoiou, trouxe mantimentos. O prefeito se recusa a aparecer para ter um diálogo com o movimento, com a sociedade. Ao invés de aparecer, ele manda a polícia. A gente vai sair, temos até meio-dia para sair, e estamos recolhendo o material", comentou Ernesto de Carvalho, integrante do Ocupe Estelita.
Teor da decisão
"Com efeito, a Rua Neto Campelo e demais ruas e calçadas de seu entorno, por serem espaços utilizados para a circulação e lazer das pessoas em geral, são consideradas juridicamente como bens públicos e, como tal, qualquer ocupação delas está sujeita a licença ou autorização por parte da Administração Pública", diz o juiz em sua decisão.
A decisão liminar foi concedida na noite de sexta-feira (08). "Antecipo os efeitos da tutela requerida na inicial para determinar a imediata desocupação da Rua Neto Campelo, seu entorno e passeios públicos, no bairro da Torre, nesta cidade do Recife, incluindo todas as calçadas e faixa de rolamento. Autorizo o cumprimento imediato desta decisão, independente do horário e dia, seja sábado, domingo ou feriado, quando apresentado o mandado do seu cumprimento", afirma o juiz Djalma Andrelino Nogueira Júnior.
Portal G1
Nota do Blog: A foto que ilustra a matéria foi tirada pelo deputado estadual Edilson Silva (PSol-PE) e mostra que o lugar foi deixado em ordem pelos manifestantes.