quarta-feira, 5 de junho de 2019

Concurso para preservação da água tem participação recorde de estudantes da rede estadual

Com lápis de cor na mão, criatividade e muita vontade de ajudar a preservar a água e o meio ambiente, a estudante Anna Jhulia Alves, de 10 anos, conseguiu transmitir sua mensagem para os amigos da escola, para a família e para a sociedade. A menina é a vencedora da categoria Desenho da quinta edição do Concurso Cultural Água: Juntos Vamos Preservar, cuja premiação ocorreu, hoje (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, durante cerimônia no Shopping RioMar. O concurso é voltado para todas as escolas da rede pública de ensino em Pernambuco. “Um dia eu vi na TV que uma pessoa tinha ficado dois anos sem água em casa. Eu fiquei preocupada e vi que para ajudar o planeta eu poderia começar fazendo mudanças na minha escola e em casa. Por isso, desenhei formas de economizar e preservar a água para ela não acabar”, ensina a aluna do Colégio da Polícia Militar do Recife.


Neste ano, o concurso teve uma participação recorde de estudantes e escolas, com 256 trabalhos inscritos na competição – 112 trabalhos a mais do que a edição do ano passado – envolvendo 118 escolas do estado. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a Secretaria de Educação do Estado e a ASA Indústria apoiam o concurso, que é realizado pelo Shopping Riomar. “Estamos muito felizes com os resultados e a participação dos estudantes no concurso, que só vêm aumentando. Isso mostra que, cada vez mais, o tema da sustentabilidade está chegando até os alunos, professores, gestores da educação. Eles são protagonistas nessa missão de ajudar o mundo a mudar e a pensar de forma consciente, com reflexões e boas práticas a partir das escolas”, disse a diretora de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Camilla Godoy.


O concurso cultural foi lançado em março deste ano, na ocasião do Dia Mundial da Água, com a abertura das inscrições nas categorias Desenho (Ensino Fundamental I), Vídeo (Ensino Fundamental II) e Projeto (Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos). A Compesa realizou ações educativas nas escolas sobre o uso sustentável e racional da água, estimulando a participação dos estudantes no concurso. Dos 256 trabalhos, 104 foram competiram na categoria Projeto, que teve o trio de estudantes João Paulo Paixão, Gabrielli de Carvalho e Luiz Fernando da Cruz vencedor com o Projeto Purifica. Os alunos colocaram em prática o projeto para construção de filtros biológicos no EREM Raimundo de Castro Ferreira, na cidade de Santa Filomena, no Sertão do Araripe.


Os filtros, feitos com galões de água reutilizados e camadas de carvão vegetal, areia, algodão e brita, estão sendo utilizados para filtrar a água que seria desperdiçada nos dois bebedouros do colégio. “Quando os alunos tomam água, sempre tem um pouco que vai embora pelo ralo. Ao invés de ir para o esgoto, a água agora é usada para aguar a horta e os jardins suspensos da escola”, conta João Paulo, de 16 anos. Todos os trabalhos que conquistaram as três primeiras colocações nas categorias Desenho, Vídeo e Projeto estão reunidos em uma exposição no 4º Piso do Shopping RioMar, que fica em cartaz até o dia 12 de junho.

Imprensa Compesa

Envelhecimento e qualidade de vida


Sendo visto como um dos maiores triunfos da sociedade atual, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil vem crescendo mais rapidamente quando comparada com qualquer outra faixa etária, número esse que influencia diretamente as políticas governamentais ao precisarem pôr em prática políticas e programas que auxiliem na saúde, na participação social e na segurança dos cidadãos mais velhos. A velhice é uma etapa inevitável da vida, logo, se torna parte de um processo natural, pertencente à condição humana e devido ao aumento no número de idosos nos últimos anos, as pessoas passaram a se preocupar não apenas com a longevidade, mas principalmente em como se conquistar uma expectativa de vida mais saudável, tornando o envelhecimento uma experiência positiva, com a capacidade de aceitar e se adaptar as mudanças fisiológicas decorrente da idade, tendo uma boa qualidade de vida. Afinal, a qualidade de vida no envelhecimento é importante por proporcionar ao idoso um processo mais saudável e feliz, incorporando de maneira positiva a saúde física e psicológica, influenciando no nos níveis de dependência, essenciais para se manter as relações sociais, a autonomia e independência.

E com foco nessa discussão, a Faculdade Esuda realizará no sábado (08/06) o I Encontro Sobre Envelhecimento e Qualidade de Vida Esuda: Reflexões Contemporâneas, sob a coordenação de Maria do Socorro Furtado Bastos, coordenadora do curso de pós-graduação em envelhecimento e qualidade de vida da Faculdade Esuda. O encontro tem como objetivo discutir a temática do envelhecimento humano na atualidade, refletindo sobre questões de políticas públicas e jurídicas, além de trazer dados epidemiológicos da violência, sexualidade e corpo, abrindo espaço para novos questionamentos e discussões. Assuntos que serão discutidos entre os convidados, profissionais de diversas áreas, como o advogado William Melo, a administradora Cacilda Medeiros e os psicólogos Mônica Reis, Ewerton Pedrosa, Henrique Landim e Robertson Ferreira Lins, psicólogo e psicomotricista relacional.

A programação do I Encontro Sobre Envelhecimento e Qualidade de Vida Esuda: Reflexões Contemporâneas pode ser conferida no site de inscrição, http://esuda.com.br/geia_cursos/inscricao/inscricao.php. O valor do encontro é gratuito, sendo necessário a entrega de um kit de higiene na entrada do local e as inscrições estão disponíveis até sexta-feira (07/06).



Serviços

I Encontro Sobre Envelhecimento e Qualidade de Vida Esuda: Reflexões Contemporâneas

Data: Sábado (08/06/2019), das 8h às 18h.

Local: Auditório da Faculdade ESUDA.

Endereço: Rua Bispo Cardoso Ayres, S/n - Santo Amaro.

Entre a dor e a escuridão


Um grupo de profissionais do campo da psicologia e da medicina, estará reunido no próximo dia 13 de julho, a partir das 15 horas, no Museu de Artes Afro-Brasil, Rolando Toro no Recife Antigo, para uma discussão sobre o suicídio na contemporaneidade. Quais os sinais, o que pode levar ao suicídio, o ser humano e suas diferentes atitudes diante da dor, prevenção, cuidado e atenção para com o ser humano em sofrimento e seus familiares, são alguns dos assuntos a serem discutidos.

O evento contará com a presença do psicólogo e psicanalista Lúcio Mário , do médico psiquiatra e do sono Denys Lapenda, do psicólogo especialista em Jung, Anderson Santiago e da facilitadora e didata em Biodança, Lúcia Helena Ramos. A mediação será da psicóloga clínica e mestra e psicologia, Geovana Santos.

O investimento é de 25 reais . Grupos a partir de 10 pessoas terão desconto na inscrição.

O evento confere certificado de 5h.

Para se inscrever é simples, basta enviar um e-mail para : gruposaogenspe@gmail.com ou ligar para os fones 81 998562082/995473451 (Whaysapp), solicitando informações.

História de meu povo


Durante o ano de 2018, o projeto Histórias do meu Povo - Edição: Pontos de Cultura produzido pela Liga Empreendimento Criativo circulou pelas cidades de Camaragibe, Nazaré da Mata, Passira e Petrolina, entrevistando 46 mestres e mestras de tradição oral, pessoas idosas que aprenderam seus ofícios e repassam seus fazeres através da oralidade, como bordadeiras, repentistas e contadores de histórias. Toda essa experiência pode ser conferida na revista Histórias do meu Povo que tem lançamento marcado a partir do dia 31/05 na Universidade de Pernambuco - campus Petrolina e que circulará por mais três cidades até o dia 10/06.

Na ocasião também será lançado o livro Histórias do meu Povo, uma coletânea de 118 histórias criadas através das oficinas de contação de histórias e mediação de leitura “Retratos de Memória” realizada pela pedagoga e contadora de histórias Roma Julia. A ação aconteceu em parceria com Pontos de Cultura dos municípios abrangidos no projeto. Algumas das histórias criadas foram gravadas em formato de audiolivro para que pessoas com deficiência visual ou em processo de alfabetização possam ter acesso ao conteúdo.

O projeto conta com o incentivo do Funcultura Pernambuco e os lançamentos são gratuitos e aberto ao público. Todos os mestres entrevistados, os participantes das oficinas de contação de histórias e os Pontos de Cultura receberão o kit contendo revista, livro e audiolivro. 

Segue agenda do lançamento do livro e revista:

07/06 (sexta) - CAMARAGIBE
Local: Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo
Horário: 14h
Endereço: Rua Guilherme Veloso, 98 – Celeiro das Alegrias Futuras, Timbi, Camaragibe, PE, CEP: 54774-290

10/06 (segunda) – NAZARÉ DA MATA
Local: Associação das Mulheres de Nazaré da Mata
Horário: 14h
Endereço: R. Cel. Manoel Inácio, 129, Nazaré da Mata - PE