quarta-feira, junho 05, 2019

História de meu povo


Durante o ano de 2018, o projeto Histórias do meu Povo - Edição: Pontos de Cultura produzido pela Liga Empreendimento Criativo circulou pelas cidades de Camaragibe, Nazaré da Mata, Passira e Petrolina, entrevistando 46 mestres e mestras de tradição oral, pessoas idosas que aprenderam seus ofícios e repassam seus fazeres através da oralidade, como bordadeiras, repentistas e contadores de histórias. Toda essa experiência pode ser conferida na revista Histórias do meu Povo que tem lançamento marcado a partir do dia 31/05 na Universidade de Pernambuco - campus Petrolina e que circulará por mais três cidades até o dia 10/06.

Na ocasião também será lançado o livro Histórias do meu Povo, uma coletânea de 118 histórias criadas através das oficinas de contação de histórias e mediação de leitura “Retratos de Memória” realizada pela pedagoga e contadora de histórias Roma Julia. A ação aconteceu em parceria com Pontos de Cultura dos municípios abrangidos no projeto. Algumas das histórias criadas foram gravadas em formato de audiolivro para que pessoas com deficiência visual ou em processo de alfabetização possam ter acesso ao conteúdo.

O projeto conta com o incentivo do Funcultura Pernambuco e os lançamentos são gratuitos e aberto ao público. Todos os mestres entrevistados, os participantes das oficinas de contação de histórias e os Pontos de Cultura receberão o kit contendo revista, livro e audiolivro. 

Segue agenda do lançamento do livro e revista:

07/06 (sexta) - CAMARAGIBE
Local: Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo
Horário: 14h
Endereço: Rua Guilherme Veloso, 98 – Celeiro das Alegrias Futuras, Timbi, Camaragibe, PE, CEP: 54774-290

10/06 (segunda) – NAZARÉ DA MATA
Local: Associação das Mulheres de Nazaré da Mata
Horário: 14h
Endereço: R. Cel. Manoel Inácio, 129, Nazaré da Mata - PE