quarta-feira, 5 de junho de 2019

Envelhecimento e qualidade de vida


Sendo visto como um dos maiores triunfos da sociedade atual, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil vem crescendo mais rapidamente quando comparada com qualquer outra faixa etária, número esse que influencia diretamente as políticas governamentais ao precisarem pôr em prática políticas e programas que auxiliem na saúde, na participação social e na segurança dos cidadãos mais velhos. A velhice é uma etapa inevitável da vida, logo, se torna parte de um processo natural, pertencente à condição humana e devido ao aumento no número de idosos nos últimos anos, as pessoas passaram a se preocupar não apenas com a longevidade, mas principalmente em como se conquistar uma expectativa de vida mais saudável, tornando o envelhecimento uma experiência positiva, com a capacidade de aceitar e se adaptar as mudanças fisiológicas decorrente da idade, tendo uma boa qualidade de vida. Afinal, a qualidade de vida no envelhecimento é importante por proporcionar ao idoso um processo mais saudável e feliz, incorporando de maneira positiva a saúde física e psicológica, influenciando no nos níveis de dependência, essenciais para se manter as relações sociais, a autonomia e independência.

E com foco nessa discussão, a Faculdade Esuda realizará no sábado (08/06) o I Encontro Sobre Envelhecimento e Qualidade de Vida Esuda: Reflexões Contemporâneas, sob a coordenação de Maria do Socorro Furtado Bastos, coordenadora do curso de pós-graduação em envelhecimento e qualidade de vida da Faculdade Esuda. O encontro tem como objetivo discutir a temática do envelhecimento humano na atualidade, refletindo sobre questões de políticas públicas e jurídicas, além de trazer dados epidemiológicos da violência, sexualidade e corpo, abrindo espaço para novos questionamentos e discussões. Assuntos que serão discutidos entre os convidados, profissionais de diversas áreas, como o advogado William Melo, a administradora Cacilda Medeiros e os psicólogos Mônica Reis, Ewerton Pedrosa, Henrique Landim e Robertson Ferreira Lins, psicólogo e psicomotricista relacional.

A programação do I Encontro Sobre Envelhecimento e Qualidade de Vida Esuda: Reflexões Contemporâneas pode ser conferida no site de inscrição, http://esuda.com.br/geia_cursos/inscricao/inscricao.php. O valor do encontro é gratuito, sendo necessário a entrega de um kit de higiene na entrada do local e as inscrições estão disponíveis até sexta-feira (07/06).



Serviços

I Encontro Sobre Envelhecimento e Qualidade de Vida Esuda: Reflexões Contemporâneas

Data: Sábado (08/06/2019), das 8h às 18h.

Local: Auditório da Faculdade ESUDA.

Endereço: Rua Bispo Cardoso Ayres, S/n - Santo Amaro.