segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O enterro da mosquita

Com muita irreverência, funcionários do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao) e da Secretaria de Saúde da cidade promovem nesta quarta-feira (07.02) a saída do bloco Enterro da Mosquita – em alusão ao Aedes aegypti. “Se a mosquita não picar eu chego lá”, com esse mote cerca de 200 profissionais irão percorrer as ruas do Sítio Histórico para sensibilizar o público contra as arboviroses. Membros da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde também farão parte da mobilização. A concentração ocorre, às 9h, na Praça do Carmo, em Olinda. 

Imprensa Olinda

Pulei o muro do Veloso






Será realizado no próximo dia 06 de fevereiro, o Bloco da Saúde Mental – “Pulei o muro do Veloso”, voltado para usuários dos serviços de saúde mental do município através da Secretaria de Saúde de Caruaru. A concentração será a partir das 8h, na Estação Ferroviária, e terá orquestra de frevo para animar os participantes.

O evento serve para celebrar a nova política de saúde mental, que propõe a extinção de hospitais psiquiátricos e prevê a criação de equipamentos de saúde no território para quebrar o estigma de que as pessoas que tem transtornos mentais podem se divertir e não viver no isolamento.

“Nosso objetivo com este bloco é inserir os usuários nas festas populares e dá visibilidade a saúde mental promovendo a integração”, explicou a Coordenadora de Saúde Mental, Renata Viviane.

Serviço:

Bloco da Saúde Mental – “Pulei o muro do Veloso”

Data: 06.02 (terça-feira)

Horário: 8h

Concentração: Estação Ferroviária

Imprensa Caruaru

Como lidar com o luto em datas festivas?

Durante o processo de luto, a retomada às atividades rotineiras pode custar a entrar nos eixos novamente. As “primeiras vezes”, como ir pela primeira vez ao lugar preferido de um ente querido após o falecimento, podem gerar um sentimento doloroso. É o que acontece também em datas comemorativas, principalmente quando são as primeiras longe do falecido.

Aniversários, Natal ou mesmo o Carnaval, sempre associado a muita alegria, trazem muitas dificuldades na superação do luto. Segundo a psicóloga do luto do Morada da Paz, Mariana Simonetti, a melhor forma de lidar com o luto nessas ocasiões é dando um novo significado para essas datas. “Há casos de filhos que perderam os pais e não viam mais sentido no Dia dos Pais por exemplo. Mas quando seus filhos nasceram, eles conseguiram construir um novo significado para a data”, explica Mariana.

O processo do luto sempre vai ser muito delicado e pessoal, mas, independente da fase em que ele esteja, é essencial ressignificar tudo aquilo que lembra o ente querido e seguir em frente.

Grupo Kallinas participa de ação de carnaval no Hospital Miguel Arraes

Como faz todos os anos com a chegada do carnaval, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, realiza uma conscientização voltada para a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids junto a funcionários, pacientes e acompanhantes. Este ano, a ação acontece nesta terça-feira (06), a partir das 9h30, no hall do prédio da Administração do hospital, e terá como atração o Grupo Kallinas (antigo Conxitas), que reúne apenas mulheres, e traz no repertório releituras de ritmos da cultura popular, como coco, maracatu, manguebeat, ciranda e samba reggae. O objetivo é atrair funcionários e usuários da unidade para uma sensibilização, com a distribuição de preservativos e material informativo.


Com informações da jornalista Iana Gouveia

Últimos dias de inscrição para Mestrado em Tecnologia Ambiental do ITEP

O prazo de inscrição para o Mestrado em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) se encerra no próximo dia 19 de fevereiro. São oferecidas 24 vagas para a turma 2018.1. As oportunidades são divididas igualmente entre duas linhas de atuação: Gestão e Degradação Ambiental e Tecnologia Ambiental. O Mestrado Profissional do ITEP é o único do Norte-Nordeste com conceito 4 da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do programa, localizada na sede do ITEP, av. Prof. Luiz Freire, 700, Bloco C, Cidade Universitária, das 9h às 18h, pessoalmente ou através de procurador, mediante a apresentação de instrumento de mandato.

O curso tem duração de 24 meses e é voltado a profissionais graduados em áreas relacionadas à Tecnologia Ambiental ou com experiência comprovada em Ciências Ambientais. O edital completo está disponível no site do ITEP (www.itep.br). A documentação exigida para a inscrição inclui: ficha de inscrição preenchida e enviada online (disponível em https://goo.gl/forms/k3Z4K2wAVkqb1BK); cópias autenticadas de identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação plena reconhecidos pelo MEC, e histórico escolar do curso de graduação; uma foto 3 × 4 recente; cópia do currículo lattes; e três cópias da proposta do projeto de pesquisa em até cinco laudas.

O processo seletivo é composto de três etapas: Inscrições até o dia 19 de fevereiro; Prova de Conhecimentos e Suficiência em Língua Inglesa, no dia 24 de fevereiro, das 8h às 13h; e Avaliação do currículo lattes e da proposta de projeto de pesquisa, de 05 a 07 de março. O resultado final será divulgado no dia 12 de março no site do ITEP. A matrícula deverá ser feita nos dias 14 e 15 de março e a aula inaugural será no dia 19 de março.

O curso funcionará com aulas presenciais na sede do ITEP, distribuídas durante duas semanas consecutivas de cada mês (2ª e 3ª) no período noturno (19h às 22h), e aos sábados (8h às 17h), conforme horário disponibilizado no início de cada período letivo. O investimento é de R$ 32.700,00 e pode ser dividido em até 30 parcelas de R$ 1.090,00 pagas até o dia 10 de cada mês.

Mais informações 
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental
mestrado@itep.br / (81) 3183.4226


Imprensa ITEP PE

Adagro apreende cerca de 1.500kg de camarão e peixe salgado em Paudalho

Fiscais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) em uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal, apreenderam na última sexta-feira (02) cerca de 1.500 kg de camarão e peixe salgado impróprios para o consumo na cidade de Paudalho, Mata Norte do Estado.

Os produtos vinham do estado do Ceará em sacos de ração sem nenhum tipo de embalagem ou rótulo, a origem do produto era desconhecida e não tinha data de validade ou informações do produtor. Ao abrir os sacos de ração foi possível notar que os produtos estavam com um cheiro muito forte. Em um prédio vazio do município foi constatado o comércio de Camarões feito no chão sem qualquer higiene.

Toda a mercadoria foi apreendida.

Imprensa Adagro PE

Belo Jardim realizará 160 mamografias gratuitas

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Programa Amigo do Peito, irá oferecer 160 exames de mamografia digital gratuitamente. A unidade móvel do programa estará realizando exames em duas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS), das 7h30 às 12h, e das 13h às 17h, para atender mulheres com idades entre 50 e 69 anos. Cada unidade de saúde fará 80 exames.

Nesta terça-feira (6), os exames serão realizados na UBS Maria Cristina, localizada no bairro de mesmo nome. O atendimento é por ordem de chegada. Para fazer a mamografia, é necessário apresentar RG, CPF e cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na quarta-feira (7), a unidade móvel estará na UBS Sebastião José da Silva, localizada no distrito de Água Fria. Lembrando que as mulheres com menos de 50 anos, que necessitarem realizar o exame, devem se dirigir a Central de Regulação para marcação do exame.

Serviço
Mamografias gratuitas
Terça-feira (6)
Unidade Básica de Saúde Maria Cristina.
Endereço: Rua Maria Marlene da Silva, n° 248, Bairro Maria Cristina.

Quarta-feira (7)
Unidade Básica de Saúde Sebastião José da Silva.
Endereço: Povoado de Água Fria, n° 30, Distrito de Água Fria.

Imprensa Belo Jardim PE

ITEP renova contrato de uso de estação de monitoramento Glonass

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) renovou até 2020 o contrato de uso da estação de monitoramento do sistema de localização global russo Glonass. O instituto é um dos três órgãos no Brasil (único no Norte-Nordeste) a abrigar uma estação em parceria com o governo da Rússia. O equipamento é destinado à calibração de dados, desenvolvimento de pesquisas e compartilhamento de informações técnicas, além de ser um importante componente para redução do erro de posicionamento do sistema Glonass na América do Sul.

“O ITEP é referência na área de gestão territorial e tem uma localização estratégica, o que credenciou a instituição para o projeto. Além de todo o trabalho desenvolvido, o acordo também possibilita o uso dos dados obtidos nos serviços oferecidos pelo ITEP”, pontua Aramis Leite, engenheiro cartógrafo do ITEP.

A estação localizada no ITEP é fruto do acordo de cooperação firmado pelo governo brasileiro e a federação da Rússia, para pesquisa e utilização do espaço para fins pacíficos e para a proteção mútua de tecnologias no âmbito desta cooperação, assinado no dia 14 de dezembro de 2006. Em operação desde a década de 70, o Glonass é um sistema de navegação por satélite que possui cobertura global. Atualmente, conta com 24 satélites em órbita, que são empregados no fornecimento dos dados de posicionamento.

Imprensa ITEP PE

Campanha Criança Nota 10 - LBV

A Legião da Boa Vontade (LBV) deu início à Campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro, por meio da qual entrega, em todo o Brasil, 22 mil kits de material pedagógico a crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social.


A iniciativa consiste em mobilizar as pessoas a contribuir para a manutenção dos programas socioeducacionais promovidos pela LBV, além de incentivar a sociedade e os meios de comunicação a fortalecer o protagonismo infantojuvenil e garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. E solicitamos o grande apoio dos sites, blogs e portais publicando o release em apoio da atual Campanha da LBV.

A Legião da Boa Vontade se localiza na Rua dos Coelhos, 219 - Boa Vista, Recife - PE, 50070-550

Imprensa LBV PE

Limoeiro: carnaval pra todos os gostos e idades

A semana pré-carnavalesca já chegou para animar os foliões do Agreste pernambucano no município de Limoeiro, interior do estado. Na terça-feira (6), às 19h, tem o Ponto Certo em Folia com Orquestra de Frevo. A Concentração será no PSF do Ponto Certo com destino ao Horto Florestal.

Na quarta (7), o Mandacaru em Folia, às 19h, com Orquestra de Frevo e Tonny Reggae, tendo a concentração na Igreja do Alto São Sebastião. Às 20h, o Bloco Unidas Venceremos, às 20h, com mais frevo se concentrando na Rua Panfilo Miguel (Nossa Senhora de Fátima). Na quinta-feira (8), Bloco Calu Mulher, às 20h, com Orquestra Lapada e Concentração Igreja do Alto São Sebastião e na Sexta (9), o esperado Bloco as Catraias, às 20h, com a banda Só Zueira e Anjos do Forró Elétrico. Concentração Igreja do Alto São Sebastião.o esperado Bloco das Catraias, às 20h, com a banda Só Zoeira e Anjos do Forró Elétrico que iniciará próximo a Igreja do Alto São Sebastião.

Mais Carnaval - Ainda na quarta-feira, a Prefeitura de Limoeiro em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizará a festividade de carnaval para os idosos do Programa Idoso em Movimento (PIM) e do Centro de Convivência do Idoso (CCI). O início está previsto para as 13h, reunidos em frente à Secretaria de Saúde do município, e percorrerá a Avenida Severino Pinheiro até a sede do Colombo Sport Club.

Imprensa Limoeiro PE

Extra comemora mais um ano de parceria com o Galo da Madrugada

O Extra, patrocinador oficial do Galo da Madrugada desde 2011, comemora mais um ano de parceria com o maior bloco de Carnaval de rua do mundo. Para dar as boas vindas ao carnaval 2018, o Extra está sorteando 40 pares de convites para os consumidores acompanharem o desfile do bloco, em cima do trio elétrico. Este ano, o desfile acontecerá no dia 10 de fevereiro e irá homenagear o jornalista Francisco José.

Para concorrer aos ingressos, os clientes Extra devem realizar uma compra no valor de R$ 30,00 em produtos das marcas Nivea e KeraMax. O sorteio acontece direto no caixa, permitindo ao consumidor saber na hora se será um convidado vip para curtir a festa junto com um acompanhante. A promoção segue até o dia 8 de fevereiro, é exclusiva para as lojas Extra de Pernambuco e para participar é necessário ser cliente Clube Extra. 

A programação de Carnaval do Extra vai além de proporcionar a emoção dos clientes sorteados desfilarem no trio durante o trajeto. O bloco Extrafolia vai desfilar pelas lojas do Recife com orquestra de frevo, levando música, alegria, sorteio de brindes e interação com os clientes. As lojas também receberam réplicas do Galo da Madrugada, que estão expostas para registro fotográfico de quem já quiser entrar no clima. “É importante para nós fazer parte desta grande festa pelo 8º ano consecutivo. A parceria com o Galo da Madrugada nos deixa muito felizes, pois é um momento de celebração em que estamos mais próximos do povo, reforçamos nosso carinho por Pernambuco, e ainda incentivamos a cultura do frevo e do maracatu”, afirma o Gerente Comercial Nordeste, Christianno Sanguinetti.

Compesa define esquema especial de abastecimento para o Carnaval

Um dos mais importantes polos do Carnaval de Pernambuco, Olinda contará com um esquema especial de abastecimento de água para a festa de Momo deste ano. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) fez ajustes operacionais no sistema para garantir a distribuição de água, todos os dias, nos principais focos de folia da cidade, que se concentram no Sítio Histórico. O regime especial de fornecimento de água diário vai funcionar a partir da próxima quarta-feira (7) e segue até 14 de fevereiro, da seguinte forma: no horário das 6h às 13h, serão abastecidos o Monte, Amparo, Guadalupe, Bonsucesso e Barreira do Rosário; e no período das 13h às 24h, serão atendidas as localidades da Ribeira, Carmo, Varadouro, Rua 13 de Maio, Rua da Bertioga, Carmo, Alto da Sé, São Francisco, Santa Tereza, Umuarama, V8, Amaro Branco e Ilha do Maruim. Nas demais áreas de Olinda, o abastecimento acontecerá de acordo com o calendário oficial, que é de um dia com água para cinco dias sem.

Para o Carnaval do Recife, a Compesa manterá o mesmo regime de abastecimento já praticado nos bairros, tendo em vista que os principais corredores e polos de folia na cidade, como o desfile do Galo da Madrugada, ocorrerão em áreas onde o fornecimento de água é contínuo. A companhia também programou um reforço no abastecimento de água em outras cidades que costumam receber uma maior concentração de foliões e veranistas, nesta época do ano. Em Bezerros, no Agreste Central, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a companhia programou realizar o abastecimento diário para as áreas que recebem o maior fluxo de visitantes e onde ocorrem os desfiles dos blocos, como a festa Folia dos Papangus, que são os bairros do Rosário, do Cruzeiro (parte baixa), São Sebastião, Centenária e Centro.

Na Praia de Porto de Galinhas, um dos destinos mais procurados no Litoral Sul durante o Carnaval, a distribuição de água será realizada durante 24 horas, graças ao novo sistema adutor que foi colocado em operação, em outubro do ano passado, e permitiu dobrar a oferta de água para o balneário. Mesmo nas épocas de alta temporada, quando há o aumento do fluxo de pessoas na região, o sistema garante a regularidade do abastecimento de água em Porto de Galinhas. No Litoral Norte, nas localidades de Pau Amarelo, Maria Farinha, Conceição, Janga, no Paulista, além de Ponta de Pedras, em Goiana, e na Ilha de Itamaracá, o abastecimento de água seguirá o calendário normalmente, mas ganhará um reforço por meio de carros-pipa, que podem ser solicitados pelo serviço de teleatendimento da Compesa no telefone 0800 081 0195 (24 horas).

Algumas medidas preventivas na rede de abastecimento de água já foram realizadas pela Compesa nos corredores tradicionais de desfile das agremiações carnavalescas do Recife que ficam localizados nos bairros de São José, Santo Antônio e no Recife Antigo. O objetivo dessas inspeções foi identificar a existência de bocas de lobo sem tampa, valas abertas, serviços inacabados, abatimentos da rede e vazamentos, e providenciar a solução imediata. A companhia também definiu estratégias de atuação para o período carnavalesco, buscando assegurar o bom funcionamento das unidades operacionais. "Foram escaladas equipes de plantão para manter a regularização dos sistemas da Região Metropolitana do Recife e do interior e também para atender as solicitações de caráter emergencial da população", informa a gerente de Planejamento Operacional da Compesa, Maria Lúcia Martins. Ao todo, cerca de 200 profissionais estão envolvidos no esquema de plantão, como técnicos de elétrica, mecânica, produção e controle de qualidade, além de equipes de responsabilidade social.


Abastecimento especial no Sítio Histórico de Olinda - Carnaval 2018
De 7 a 14 de fevereiro (diariamente)
Das 6h às 13h: Monte, Amparo, Guadalupe, Bonsucesso e Barreira do Rosário.
Das 13h às 24h: Ribeira, Carmo, Varadouro, Rua 13 de Maio, Rua da Bertioga, Carmo, Alto da Sé, São Francisco, Santa Tereza, Umuarama, V8, Amaro Branco e Ilha do Maruim.

Teleatendimento Compesa (24 horas):
0800 081 0195 - Falta de água e outras informações
0800 081 0185 - Vazamentos: Água e Esgoto

Imprensa Compesa

Confiança do empresário local registra maior alta desde janeiro de 2014

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) de Pernambuco cresceu 2,7 pontos entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Com a alta, pelo segundo mês consecutivo, o ICEI local alcançou 57,9 pontos no primeiro mês do ano. Para se ter ideia, o resultado é o maior desde janeiro de 2014, quando o índice registrou 59,0 pontos. Depois disso, o ICEI passou por sucessivas retrações em função dos primeiros efeitos da crise econômica nacional nas empresas, que, naquela época, já atingia seu ápice. Na comparação com janeiro de 2017, o recente resultado também se destaca em 4,9 pontos a mais. Em números absolutos, o do ano passado registrou 53,0 pontos. Os dados são da FIEPE.

A melhora expressiva do ICEI tem a ver com as perspectivas mais otimistas do empresário pernambucano, que tiveram reflexo no índice de expectativas – um dos componentes do levantamento. Esse índice cresceu 2,7 pontos na comparação com dezembro de 2017 e atingiu 60,9 pontos no Estado. O índice é 3,5 pontos superior ao registrado em janeiro de 2017.

De acordo com o Gerente de Economia e Negócios Internacionais da FIEPE, Thobias Silva, o resultado da melhora no ICEI é fruto do novo ambiente econômico. “O Brasil e Pernambuco apresentam taxas de crescimento, ainda que a base de comparação seja ruim, o que provoca um efeito de variação mais “significativo”.

É inegável que a situação está melhor hoje do que foi nos últimos 24 meses. Mesmo assim, ainda existem alguns desafios na retomada do crescimento da nossa economia, destaco como maior desafio, principalmente para Pernambuco, a redução da taxa de desemprego”.

Para essa explicação, o economista explica se fundamenta também no comportamento do índice de Condições Atuais – outro componente da pesquisa. Esse índice registrou para o mês de janeiro deste ano elevação de 2,9 pontos em relação ao mês anterior e marcou 52,2 pontos no Estado.

Imprensa FIEPE

Concurso da Adagro já tem banca escolhida

O contrato com a banca responsável pelo concurso da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), órgão vinculado à secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, foi assinado. O certame será organizado pelo Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (UPENET/IAUPE). Serão disponibilizadas 140 vagas, sendo 50 para nível superior e 90 para nível médio.

As oportunidades para nível superior são para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário, com 40 para médicos veterinários e 10 para engenheiros agrônomos. Já as de nível médio são para o cargo de Assistente de Defesa Agropecuária que, exige formaçãoem Técnico Agropecuário.

A remuneração para o cargo de Fiscal Agropecuário é de R$ 6.330,17, enquanto para o de Assistente de Defesa Agropecuária é de R$ 3.262,70. O concurso está previsto para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. O último certame realizado pela Adagro foi em 2010.

Imprensa Adagro PE

Prefeitura de Caruaru paga débito deixado pela Empetur aos artistas do São João 2017

Em coletiva realizada nesta sexta-feira (02), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, anunciou o pagamento dos cachês dos artistas que se apresentaram no São João 2017. Os cachês faziam parte do convênio assinado com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em junho do ano passado, no valor de R$ 2,5 milhões, que, até o momento, não foi enviado para a prefeitura. No ano passado, a prefeitura já havia arcado com R$ 1 milhão em pagamentos.

“Fizemos um esforço dentro da prefeitura, destinamos esse valor de R$ 1,5 milhão, que ia ser utilizado para outros fins, por todo o compromisso e respeito que a gente tem pela classe artística e porque a gente não pode começar um processo novo, como já está sendo iniciado, com essa pendência”, explicou a prefeita.

O valor vai liquidar a dívida com 45 artistas, dentre eles Bell Marques, Gabriel Diniz, Lenine, Petrúcio Amorim e Orquestra Contemporânea de Olinda. “É um momento de muita felicidade pode finalizar esse processo árduo. Agora, a Fundação já está entrando em contato com todos esses artistas para que enviem as documentações necessárias e os pagamentos possam, enfim, ser realizados”, comemora Lúcio Omena, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru.

A prefeita explicou que, este ano, todos os cachês serão pagos com recursos próprios. “Todo convênio será bem-vindo, mas, para evitar esse demora no pagamento e em respeito aos que abrilhantam a nossa festa, os recursos advindos de convênios serão destinados a outros pagamentos, mas não aos cachês, que serão pagos com recursos da Prefeitura de Caruaru”, completou.

Imprensa Caruaru

Turma do Fom-Fom orienta pacientes do Hospital Dom Helder

O Hospital Dom Helder Câmara (HDH), localizado no município do Cabo de Santo Agostinho, numa parceria entre as Secretarias da Saúde e Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, receberá a Turma do Fom-Fom na próxima terça-feira (06).

A equipe do Detran, junto com profissionais do HDH, percorrerá emergência, ambulatório e enfermaria do hospital durante a semana pré-carnavalesca com o intuito de alertar a população sobre os riscos de conduzir veículos ou motocicletas sob o efeito do álcool ou de forma irresponsável e dará dicas de prevenção e cuidados no trânsito.

O Dom Helder é referência em traumatologia na Mata Sul do Estado e atende uma área de aproximadamente onze municípios. Durante o ano de 2017 o hospital atendeu 1.646 pacientes vítimas de acidentes no trânsito, dentre os quais, 70% utilizavam motocicletas como meio de locomoção.

Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, por determinação do Governador Paulo Câmara, “Estamos investindo fortemente em educação de trânsito e na diminuição nos acidentes com motos. Muitos condutores já assimilaram a importância de se precaver, mas infelizmente uma parcela ainda insiste em descumprir a Lei e o fazem de forma deliberada, cientes que colocam em risco não apenas a própria vida, mas também a vida de outras pessoas. Por isso, estamos usamos as atividades educativas e fiscalizadoras, e, se for preciso, coercitiva”.

A Microrregião da Mata Meridional Pernambucana, localizada no sul do Estado, é composta por 21 municípios com uma frota de 109.177, desses 41.447 são motos.

Com informações da jornalista Roberta Vasconcelos

Caruaru: Segunda-feira de Carnaval não terá Feira da Sulanca

A Feira da Sulanca, que normalmente acontece às segundas-feiras, das 5h às 13h, não será realizada no próximo dia 12, segunda-feira de carnaval. A decisão foi tomada após reunião entre a Secretaria Extraordinária da Feira e a Associação dos Sulanqueiros. A solicitação partiu dos próprios sulanqueiros, que justificaram que seria desnecessário o funcionamento, já que não teria movimentação e, consequentemente, retorno. Em fevereiro, a Feira da Sulanca será realizada nos dias 5, 19 e 26

Atualmente, a Feira da Sulanca comporta cerca de 12 mil feirantes. Para a próxima segunda-feira (5), que antecede o carnaval, a expectativa, de acordo com a Associação dos Sulanqueiros, é de uma feira muito boa para quem comercializa produtos de carnaval, como fantasias e adereços, assim como Moda Praia. “Esperamos cerca de 150 ônibus e vans, vindos de vários estados do Nordeste”, disse o presidente da Associação dos Sulanqueiros, Pedro Moura. 

Imprensa Caruaru

Hospital Dom Helder realiza balanço de 2017

O Hospital Dom Helder Câmara (HDH), referência no Cabo de Santo Agostinho em clínica médica, traumatologia e cardiologia, fecha o ano de 2017 com altos números de ocupação, atendimentos e cirurgias realizadas.

O hospital realizou, durante o ano passado 6.848 cirurgias, ou seja, 116% a mais do que no ano de 2016, nas especialidades de traumatologia, cirurgia cardiovascular e cirurgia geral.

Durante o ano de 2017, o HDH realizou 34.650 atendimentos de urgência (20% a mais que em 2016 quando foram contabilizados 28.800 atendimentos). Já a quantidade de atendimentos ambulatoriais chegou a 71.986, número 71% maior do que o registrado no ano anterior.

Esses dados revelam o compromisso do Hospital com a população da região metropolitana sul e mata sul do Estado onde se tem, preferencialmente, onze municípios tendo acesso aos serviços de saúde mesmo com a demanda acima da estimada.

Mesmo com a grande quantidade de atendimentos, o cuidado e a atenção aos usuários do SUS não deixou de acontecer. O HDH realiza projetos de humanização com ciclos de palestras e debates, oficinas de artesanato, música, teatro e encontros religiosos voltados aos pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade.

O Hospital Dom Helder também recebeu, em janeiro de 2017, o Operation Walk, missão humanitária norte-americana que, juntamente com a equipe do HDH, realizou cirurgias de colocação de prótese de quadril em quarenta pacientes que estavam na fila de espera da SES. Este projeto só pode ser realizado graças às doações de próteses por empresas envolvidas no projeto juntamente com a instituição norte-americana.

O Dom Helder busca sempre oferecer o melhor atendimento além das condições de suas estruturas e, por isso, as equipes estão sempre realizando treinamento e capacitações como é o exemplo do curso ACLS (sigla em inglês para Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) oferecido pela unidade primeiramente aos seus funcionários da área de saúde para que possam realizar um pronto-atendimento em emergências cardiológicas.


Com informações da jornalista Roberta Vasconcelos

Setor de Saneamento é contra o Artigo 10-A da MP proposta pelo Governo Federal

O debate sobre a Medida Provisória que o Governo Federal pretende mandar ao Congresso Nacional para alterar a Lei do Saneamento foi retomado hoje (01) , em Brasília, pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e da Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, Roberto Tavares. Ele foi debatedor no Seminário “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - e os Desafios para a Gestão da Água e do Saneamento no Brasil”, que aconteceu na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A minuta da Medida Provisória foi apresentada pelo Ministério das Cidades na gestão anterior e busca alterar a Lei nº 11.445/2007 para obrigar os municípios a consultar o setor privado antes de prorrogar seus contratos de concessão com a empresa estadual. 

O setor é radicalmente contra o Artigo 10-A da MP, tendo em vista que a proposta vai ferir de morte o subsídio cruzado, que permite investimentos em municípios mais pobres, e pode provocar uma desestruturação do setor, pois vai separar os municípios rentáveis dos deficitários. “Estamos preocupados porque além de afetar o subsídio cruzado, ou seja, o equilíbrio que nos permite hoje operar com uma tarifa única em todos os municípios do mesmo estado, vai promover uma entrada pulverizada do Setor Privado, sem ganhos de escala”, pontuou Roberto Tavares. “A questão não é o público versus o privado, até porque as empresas estaduais de saneamento tem grandes parcerias público-privadas. Queremos dizer que o setor privado é bem-vindo ao saneamento, mas se entrar de forma pulverizada vai desestruturar totalmente o que resta do setor do saneamento público brasileiro. O assunto precisa ser mais discutido com a sociedade e também com as empresas que operam o serviço”, argumentou.

Roberto Tavares foi um dos debatedores do painel Acesso à Água Potável e ao Esgotamento Sanitário, ao lado do Assessor do Ministério das Cidades, Marcelo Lelis, do presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, e de Teófilo Monteiro, coordenador da Equipe Técnica Regional de Água e Saneamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) /Organização Mundial de Saúde (OMS). O Seminário Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - e os Desafios para a Gestão da Água e do Saneamento no Brasil foi organizado pelo Ipea e pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Agência Nacional de Águas (ANA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG).


Imprensa Compesa

Geraldinho Lins canta no Galo

O cantor e compositor Geraldinho Lins já está a todo vapor para arrastar a multidão de foliões pelas principais ruas do Centro do Recife. O artista é um dos destaques do desfile do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, que este ano vai homenagear o jornalista Francisco José da Rede Globo. Para a apresentação, que acontece neste sábado (10), Geraldinho Lins vai levar um repertório inspirado na música popular pernambucana, com muito frevo, maracatu, caboclinho e coco, além de e algumas releituras de Paralamas do Sucesso, Titãs, Reginaldo Rossi tudo nos ritmos da nossa terra.

Além do desfile do Galo da Madrugada, Geraldinho Lins vai estar presente na programação das principais festas de Carnaval do estado, a exemplo dos festejos da cidade de Catende, na sexta-feira (02), no famoso bloco “Mulher da Sombrinha” no sábado (03) no IXV Baile Municipal de Bezerros, e na famosa terça feira gorda, o cantor estará animando o bloco A Girafa, na cidade de Nazaré da Mata. A agenda completa do artista pode ser conferida no site www.geraldinholins.com.br

Marinha está com 1.500 vagas abertas

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM), com o total de 1.000 vagas. Dentre os requisitos principais, o interessado dever ser brasileiro nato ou naturalizado, do sexo masculino, com 18 anos completos e menos de 22 anos de idade, no dia 1º de janeiro 2019 , além de ter o Ensino Médio. Os aprovados em todas as fases do concurso receberão rendimentos iniciais brutos de cerca de R$ 2 mil.

A Marinha também está com inscrição aberta, até 12 de fevereiro, para o Serviço Militar Voluntário (SMV) para Praças Temporárias, com vínculo a ser renovado anualmente, podendo chegar a oito anos, de acordo com o interesse da Força. Para esse processo seletivo são 490 vagas. O candidato deve ter Ensino Fundamental com Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Nível Médio Técnico, além de mais de 18 anos e menos de 45 de idade, em 31 de dezembro no ano da incorporação. 

Edital do CPAEAM com novidades

Como divulgado anteriormente, este ano, o edital sofreu algumas alterações, como o Inglês, que agora será cobrado na prova objetiva. O Teste de Aptidão Física (TAF) também traz novidades: o percurso da natação será de 50 metros no tempo de um minuto e 30 segundos. A corrida continua tendo o mesmo percurso, de 2.400 metros, porém o candidato terá 14 minutos e 30 segundos para concluir a prova.

Fases dos Concursos

O candidato do CPAEAM realizará uma Prova Objetiva composta por 50 questões, divididas em Português, Matemática, Ciências – Física e Química e Inglês. Já os candidatos para o SMV farão uma prova objetiva de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos da carreira Militar Naval, também com 50 questões. A bibliografia sugerida para as duas seleções está no respectivo Edital.

Como se inscrever

A inscrição para Aprendizes-Marinheiros poderá ser feita até 2 de março, preferencialmente, no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 40,00. O candidato deverá indicar a ordem de preferência de área profissional: Eletroeletrônica, Apoio e Mecânica.

Os interessados em se inscrever para o SMV deverão entrar no mesmo site, na aba esquerda em “Serviço Militar Temporário” e escolher no mapa do Brasil, o Distrito Naval de preferência.

Serviço:

Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros 
Inscrição: 01/02/2018 a 02/03/2018 
Processo Seletivo do Serviço Militar Voluntário para Praças Temporárias 

Inscrição: até 12/03/2018 
Contatos de Assessoria de Comunicação Social da Marinha por Distritos:  https://www.marinha.mil.br/content/contatos


Marinha do Brasil

Assaí projeta crescimento de 20% nas vendas no período de carnaval

O Carnaval é, tradicionalmente, uma festa que tem o verão e o feriado como panos de fundo. Por conta disso, as vendas de bebidas e carnes para churrascos costumam apresentar um incremento significativo no período que antecede as comemorações. O Assaí Atacadista projeta um crescimento de 20%, com destaque para a venda de bebidas, como vodcas, whiskies e cervejas; carnes e demais acompanhamentos para churrasco, como pão de alho e queijo coalho, por exemplo. A rede é ponto de abastecimento para quem quer fazer as compras em família e amigos para curtir o feriado prolongado, e também para quem pretende aumentar seus estoques para atender a demanda crescente do período.

As cervejas especiais, pelo segundo ano consecutivo, devem ser os principais destaques na categoria de líquida, com uma expectativa de crescimento da ordem de 30%, bem como as bebidas mistas e destilados em geral. Além dos grupos que fazem as compras para curtir o feriado, há também a demanda dos comerciantes e vendedores autônomos, que se abastecem para revender bebidas nas festas de rua, que tem crescido e se tornado um nicho de mercado para quem aproveita as comemorações para complementar a renda.

As carnes também são produtos que lideram a procura dos clientes neste período. Os responsáveis são os churrascos, que costumam ser a escolha preferida para quando famílias e amigos se reúnem para curtir o feriado de Carnaval, seja na praia, no campo ou em casa. E, obviamente, os acompanhamentos não podem faltar. Por isso, o Assaí também reforçou os estoques de itens como pão de alho, queijo coalho e farofas prontas, por exemplo. E o setor de hortifrúti também está bem abastecido para que não falte o tradicional vinagrete, com tomates e cebolas de qualidade, como complemento da mesa.

No Assaí, comprando em maior quantidade, é possível economizar mais, já que a rede pratica em suas lojas a política de dois preços, que consiste em estabelecer o valor de atacado a partir de uma quantidade mínima de determinado item. Vale sempre conferir as indicações dos valores de atacado e varejo nas etiquetas de comunicação nas prateleiras para aproveitar as melhores oportunidades. “As vantagens de comprar em atacado são o principal impulsionador dessa expectativa de crescimento bastante otimista, já que, ao levar em maior quantidade, o valor unitário do produto sai por um preço ainda mais competitivo, o que atrai todos os nossos públicos-alvo”, explica Wlamir dos Anjos, Diretor Comercial do Assaí Atacadista.

Outros produtos que também merecem destaque são os descartáveis, como guardanapos, copos, pratos e canudos de plástico, que ajudam na organização dos churrascos e também são grandes apostas para os comerciantes. O Assaí ainda reforçou os estoques de água mineral, com e sem gás, para garantir a hidratação dos foliões, seja nas compras em famílias e grupo de amigos, para quem pretende revender em seus estabelecimentos ou de forma autônoma nos blocos de Carnaval que desfilam pelas ruas da cidade.

Olinda promove Noite para os Tambores Silenciosos


A 17.ª Noite para os Tambores Silenciosos, evento emocionante que celebra a cultura afro e reúne dez nações de maracatu, acontece nesta segunda-feira (05.02), a partir das 20h. Será uma noite de fé e celebração em memória dos nossos antepassados. A concentração ocorre nos Quatro Cantos. A segunda-feira foi escolhida por vários motivos. No catolicismo é o dia das almas, como nas religiões afros é o dia dos eguns. Antecede o sábado de Zé Pereira para proteger as pessoas durante o período momesco.

Imprensa Olinda

Extra Folia chega às lojas de todo o Brasil

Parceiro em todos os momentos do consumidor, o Extra preparou uma campanha repleta de ofertas para os clientes aproveitarem o Carnaval. O Extrafolia, que acontece até 13 de fevereiro chega às lojas de todo o País com condições de pagamento facilitadas e descontos em itens indispensáveis para os foliões se divertirem durante o período. Além das ofertas, a rede patrocinará diversas festas por todo o Brasil, como o Recife e Rio de Janeiro.

Durante o período, toda a categoria de Lazer poderá ser parcelada em até 10 vezes sem juros e os itens de Eletro em até 18 vezes sem juros no cartão Extra. Itens como os coolers, ideais para manter a bebida gelada seja para curtir o bloquinho ou durante um dia na praia, terão 20% de desconto se pagos com o cartão da bandeira. Ainda, os clientes também podem encontrar itens para fazer o churrasco em casa, como a Churrasqueira a carvão Montana Mor por R$ 89,90 e a elétrica Cotherm Giulietta por R$ 69,90.

Para os clientes que buscam itens para se divertirem durante o feriado, a rede aposta em piscinas, boias e colchões infláveis, como a boia inflável Fashion Flamingo por R$ 119,90 e Fashion Melancia por R$ 99,90; e colchão inflável solteiro e casal por R$ 39,90 e R$ 59,90, respectivamente. Além disso, todo o setor de Moda Praia e chinelos estarão com ofertas, como peças avulsas para montar o biquíni por R$ 15,90 cada, além das sungas a partir de R$ 17,90. Já para a categoria de bebidas, o Extra incrementou os estoques de cerveja para atender a demanda típica do período. O cliente poderá encontrar nas lojas as marcas tradicionais, como a Skol, Sol e a Corona. Além das cervejas, bebidas mistas, vodkas e aperitivos, como a Catuaba Selvagem, também abastecerão as gôndolas.

Presente em todas as regiões do Brasil, o Extra ainda realiza ações de patrocínio nas maiores festas de Carnaval do País. No Recife, o Extra marca sua presença no maior bloco de rua da Terra, título dado pelo livro de recorde Guiness Book desde 1995 ao Galo da Madrugada. Na capital pernambucana, a rede patrocina um dos camarotes do evento, além do trio elétrico. “Temos em nosso DNA a missão de estarmos próximos ao cotidiano do consumidor, oferecendo condições ideais de preço e pagamento, estando presente em sua memória quando ele pensa em sua marca favorita de supermercado”, explica Christiane Cruz, diretora de marketing do Extra. “Assim, em festividades como o Carnaval, nosso cliente quer uma marca que ofereça o que ele procura de forma descomplicada e prática, em um mesmo lugar e com as melhores ofertas e condições de pagamento”, complementa.

20 promotores tomam posse nesta terça-feira

Vinte promotores de Justiça tomarão posse de seus cargos nesta terça-feira, 6 de fevereiro, em cerimônia a ser realizada a partir das 16h, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Convocados no ano passado, os mais novos integrantes do quadro de membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começarão a atuar nas cidades para onde foram designados a partir do dia 5 de março.

Ao todo, 41 promotores – 21 já em ação desde setembro de 2017 – foram convocados desde janeiro do ano passado. “Aumentar o número de promotores é a nossa prioridade. Começamos 2017 com um deficit de 146 promotores. Conseguimos chamar 41, o que é um grande avanço, mas vamos continuar trabalhando para convocar mais nos próximos meses”, diz o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

Dos 20 promotores, aprovados no concurso público realizado em 2015 e prorrogado até 2019 pelo procurador-geral de Justiça, 14 vão para municípios do Sertão (Bodocó, Cabrobó, Carnaíba, Custódia, Exu, Flores, Floresta, Inajá, Petrolândia, Serrita, Tabira, Tacaratu, Terra Nova e Trindade), cinco para cidades do Agreste (Águas Belas, Buíque, Ibirajuba, Jupi e Lagoa dos Gatos) e um para Chã Grande, na Zona da Mata. São todas Promotorias de Primeira Entrância. É praxe no MPPE a entrada na instituição pelas comarcas de cidades mais afastadas da capital.

A partir da quarta-feira 7, os novos promotores iniciarão o curso de formação, passando por diversas atividades com o intuito de prepará-los para o desafio de assumir as Promotorias por todo o Estado, a partir do dia 5 de março. Na programação da capacitação estão incluídas palestras com integrantes do MPPE, treinamento no manejo dos sistemas eletrônicos de tramitação de processos, orientações sobre procedimentos de inteligência, perícia criminal e práticas de investigação.


Imprensa MPPE

Instituto seleciona projetos de educação e sustentabilidade


O Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia, lança o Educar para Transformar, sua terceira Chamada Pública de projetos, que irá apoiar quatro iniciativas sociais voltadas para educação e sustentabilidade. Os interessados devem fazer a inscrição entre os dias 1° e 23 de fevereiro por meio do site: http://www.institutomrv.com.br/pt/chamadapublicadeprojetos.

Esse é o terceiro ano consecutivo que o Instituto MRV realiza a chamada e desta vez tem como mote “Educação transformadora com foco no desenvolvimento sustentável”. Podem se inscrever instituições sem fins lucrativos com pelo menos um ano de existência e pessoas físicas, a partir de 18 anos, dos mais de 20 estados onde a MRV Engenharia atua. Para o diretor do Instituto MRV, Raphael Lafetá, o Educar para Transformar fomenta boas ideias de projetos sociais e potencializa ainda mais as atividades do Instituto MRV. “Acreditamos no poder transformador de projetos voltados para a educação e sustentabilidade. Os temas são as bandeiras que apostamos para o crescimento de uma sociedade mais justa e igualitária” destaca.

A avaliação dos projetos acontecerá de 26 de fevereiro a 9 de março e será realizada por uma comissão que levará em conta critérios como a realidade da comunidade, áreas de atuação do programa, potencial inovador, entre outras características. As iniciativas selecionadas serão disponibilizadas para votação popular a partir do dia 19 de março indo até o dia 23 do mesmo mês. Os quatro projetos mais votados pelo público serão apresentados no dia 27 de março e cada um deles receberá um aporte de R$ 80 mil. Os responsáveis pelos projetos selecionados passarão por um treinamento entre os dias 17 e 19 de abril na sede da MRV Engenharia, em Belo Horizonte, que irá capacitá-los para desenvolver o projeto contemplado.