quarta-feira, 18 de março de 2020

Prefeitura do Recife inicia distribuição dos kits de alimentação para os 90 mil alunos da rede de ensino

Visando a segurança alimentar de mais de 90 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife, que entraram em recesso escolar hoje (18) como medida preventiva para conter a disseminação do novo Coronavírus, a Prefeitura do Recife iniciou a distribuição de kits alimentares para os pais/responsáveis ou para os estudantes de Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas Escolas da Rede. No total, estão sendo distribuídos mais de 90 mil kits semanalmente, correspondentes a 270 toneladas de alimentos. Os alunos também estão recebendo material pedagógico para auxiliar na continuidade dos estudos em suas residências, além de um kit limpeza.

A suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino, com a antecipação das férias escolares foi anunciada no último domingo (15) pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida para o Coronavírus que, até o momento, já divulgou 91 medidas de contenção em relação à disseminação da Covid-19. “Recife é a primeira unidade da Federação que, ao suspender as aulas, priorizou a segurança alimentar do corpo estudantil através de esquema de logística para distribuição de merenda para crianças e jovens”, enfatizou o secretário de Educação do Recife, Bernardo de D’Almeida. Dentre as medidas adotadas estão a distribuição dos kits nos turnos de aula em que os alunos estão matriculados, demarcar o chão para que os pais se organizem em fila e mantenham pelo menos 1 metro de distância entre si e distribuição de senhas para a retirada dos kits no horário do turno dos alunos na unidade de ensino na qual estão matriculados para evitar as aglomerações.

Os kits distribuídos nesta quarta (18) correspondem a quatro dias de aulas, o que equivale às merendas de quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e segunda-feira da próxima semana. No kit, além de alimentos como cereais, cookies, laticínios, bolinho individual, broa e frutas (maçã e banana), haverá uma sugestão de cardápios para orientar os pais acerca das refeições que podem ser oferecidas com os insumos de forma balanceada.

"Essas ações da Prefeitura são muito importantes tanto para a saúde como também financeira, porque muitos pais não têm condições de dar o alimento em casa. Eu mesma estou desempregada e esse suporte vai me ajudar muito", declarou Catia Rosa, mãe do aluno Pedro Henrique, do 5o ano da Escola Municipal Santo Amaro. "Esses kits são uma grande ajuda. Eu não vou precisar me preocupar em não ter nenhuma comida para oferecer a ele. O produto de limpeza vai ajudar na higienização da casa e para lavar as mãos. É muito bom", reforçou Maria da Conceição Araújo, avó de cinco netos da Escola Municipal Santo Amaro.

Para os alunos de creches e de escolas integrais, além dessas refeições, a Prefeitura do Recife disponibilizou uma pequena cesta básica para os pais que podem preparar a merenda quente. Os kits alimentares estão sendo organizados por nutricionistas, que priorizam o valor nutricional e a praticidade das refeições para que a alimentação chegue aos estudantes com a melhor qualidade possível.

"A gente montou os kits de lanche visando atender as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e, ao mesmo tempo, que seja um lanche prático para que eles possam se alimentar em casa. Os kits contêm frutas para fortalecer o sistema imunológico das crianças, além de proteínas e carboidratos. Conseguimos manter um cardápio balanceado, com os três grupos de alimentos", declarou a nutricionista Magda Diniz.

A Secretaria de Educação orienta os pais e responsáveis que, no momento da distribuição, se organizem em filas, mas que procurem manter distância de um metro entre si, como medida de precaução de saúde. A partir da semana que vem, a entrega dos kits alimentos será feita na terça-feira e corresponderá a cinco dias de alimentação escolar. A partir de então, as entregas serão feitas sempre às terças-feiras enquanto as aulas estiverem suspensas.

Material Pedagógico - Nesse período, os estudantes da rede de ensino do Recife receberão semanalmente orientações pedagógicas de livros, jogos didáticos, aplicativos educativos, fichas de atividades e outros encaminhamentos que auxiliarão na continuidade dos estudos em suas residências. Nessa primeira semana, os estudantes receberam a indicação do Catálogo de Aplicativos e Sites Assistivos, que traz uma seleção de jogos, softwares e interfaces digitais para serem utilizadas em celulares, tablets, notebooks e computadores em geral, todos gratuitos. São atividades que contemplam estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e EJA.

Imprensa Recife

Por videoconferência, Paulo Câmara conclui ciclo de alinhamento sobre a Covid-19 com prefeitos e entidades

Fechando o ciclo de discussões com os prefeitos, poderes e entidades de todo o Estado a respeito das medidas adotadas para combater o novo coronavírus, o governador Paulo Câmara promoveu, na manhã desta quarta-feira (18.03), uma reunião por vídeoconferência com gestores das cidades do Sertão. A medida foi utilizada para atender ao protocolo sanitário, que recomenda evitar aglomerações, reduzindo assim as chances de proliferação da doença.

Assim como fez no início da semana, quando esteve reunido com prefeitos das cidades da Região Metropolitana do Recife, e ontem – pela manhã e à tarde – com os dirigentes municipais da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco, Paulo Câmara ouviu sugestões dos prefeitos sertanejos sobre iniciativas que podem auxiliar no enfrentamento da atual situação, e reforçou o compromisso de manter um diálogo permanente com os municípios.

“Uma das armas que temos no combate ao coronavírus é a informação. Hoje, conversei por videoconferência com prefeitos do Sertão pernambucano, concluindo um ciclo de discussões com os gestores municipais para o alinhamento de medidas que podem ser implementadas em conjunto. Também fiz questão de dialogar com os presidentes da Assembleia Legislativa; dos Tribunais de Justiça, Regional Eleitoral, de Contas e do Trabalho; e com os Ministérios Públicos de Pernambuco e do Trabalho. Apesar das dificuldades que a atual situação nos impõe, tenho certeza de que o engajamento demonstrado por todos vai ser fundamental para atravessarmos esse período”, disse Paulo Câmara.

Também participaram da reunião de hoje o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros, e vários secretários estaduais. Entre eles, o médico André Longo, gestor da pasta de Saúde, que centraliza informações e dados sobre a Covid-19 em Pernambuco.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Provas da seleção de agentes comunitários de saúde da PCR são suspensas

As provas para a seleção pública da Prefeitura do Recife que permitirá a contratação efetiva de 72 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além da formação do cadastro reserva, que seriam aplicadas no próximo domingo (22/03) foram suspensas devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19). Nova data será agenda e divulgada, assim que possível.

O processo é executado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE).

Outras informações podem ser obtidas no site do Conupe (www.upenet.com.br), através do e-mail: iaupe.recifeacs2020@gmail.com ou dos telefones: (81) 3033-7394 / 7397.

Imprensa UPE

Secretaria de Desenvolvimento Agrário orienta prefeituras e organizadores a suspenderem a realização de feiras de animais

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA) enviou novo comunicado às prefeituras e organizadores de feiras de animais em 29 municípios pernambucanos recomendando a suspensão desses eventos. A orientação abrange os municípios de Águas Belas, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Buíque, Cachoeirinha, Capoeiras, Caruaru, Custódia, Dormentes, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Lagoa do Carro, Limoeiro, Manari, Ouricuri, Parnamirim, Saloá, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São João, Sertânia, Surubim, Tabira, Tupanatinga e Vitória de Santo Antão.

A medida leva em consideração a nova determinação do Governo de Pernambuco de suspender a realização de eventos com público superior a 50 pessoas e a suspensão, pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), da emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs), assim como das multas decorrentes do não porte das GTAs.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, esclarece que as medidas são necessárias em virtude da política de prevenção à pandemia mundial do Covid-19 adotada pelo Governo do Estado. “Pernambuco já teve, até a última terça-feira, 19 casos confirmados do novo Coronavírus, com o registro do primeiro caso de transmissão comunitária, o que motivou o governador Paulo Câmara a intensificar o rigor das medidas adotadas até agora”, explicou.

Imprensa Agricultura PE

Procon-PE irá monitorar abastecimento e preços de produtos junto a Apes

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon-PE, irá monitorar de perto o abastecimento de produtos e se há aumento indiscriminado nos valores cobrados pelos supermercados. Essa decisão foi anunciada hoje (18.03), durante reunião com a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes). Na ocasião, donos de grandes redes de mercados deram um raio x de como se encontram lojas e centros de distribuição.

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o órgão de defesa do consumidor vai acompanhar a situação e não vai tolerar exploração nos valores, principalmente em um momento delicado como a que o país inteiro vem passando. “Vamos fiscalizar de perto e pedimos que a população nos informe qualquer irregularidade", disse. O gestor assegurou que não há motivo para pânico. "Orientamos a todos que tenham calma nesse momento. Não há necessidade de correria aos supermercados”.

Ele ainda salientou, para evitar problemas futuros, em caso de falta, a administração estadual poderá intervir. "Estabelecemos que, em caso de risco de falta de produtos, os lojistas devem nos informar. Porque a Secretaria de Justiça vai atuar, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no sentido de buscar suprir essas dificuldades" concluiu.

As empresas terão cinco dias para apresentar documentos que comprovem que estão com estoque suficiente para a população não ficar sem suprimentos.

Imprensa Procon PE

Olinda firma parceria com Hospital Tricentenário e inaugura leitos para casos suspeitos do Coronavírus

A Prefeitura de Olinda, dando sequência às ações de prevenção e enfrentamento ao COVID-19 no município, firma convênio com o Hospital Tricentenário e inaugura, nesta quarta-feira (18), às 17h, uma ala reservada com 11 leitos para dar suporte e atender possíveis casos do novo Coronavírus na cidade. Será um leito de UTI, dois de emergência e oito de enfermarias para atendimento clínico.

O tratamento é regulado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) e tem como referência o Hospital Oswaldo Cruz, no Recife. 

A Secretaria de Saúde de Olinda está disponibilizando também uma sala, totalmente isolada, no Serviço de Pronto Atendimento (SPA), em Peixinhos, para atender possíveis casos. Além disso, uma ambulância do SAMU de Olinda será preparada especificamente para remover os pacientes com casos suspeitos, evitando que o possível paciente utilize o transporte público, descartando assim a possibilidade de contágio do vírus para outras pessoas. 

Imprensa Olinda

Procon-PE orienta pais e responsáveis a pagar instituições de ensino durante a suspensão de aulas

O Procon-PE tem sido bastante procurado por pais e responsáveis, questionando se deveriam pagar as instituições de ensino, durante a paralisação das aulas, devido a determinação do Governo do Estado e de algumas prefeituras, por conta da pandemia do coronavírus. Para isso o órgão de defesa do consumidor emitiu um Nota Técnica onde orienta os consumidores a pagar sim, as mensalidades.

Para a gerente de fiscalização do órgão, Danyelle Sena, a suspensão acontece para preservar a segurança e saúde de todos. “Diferente de outros serviços como viagens e eventos, que se enquadram como temporários, os serviços educacionais, se caracterizam como contratos contínuos e que haverá uma compensação futura das aulas que foram suprimidas”, explica. 

A Nota Técnica traz ainda, que sob a ótica financeira há o entendimento de que a mensalidade paga corresponde em verdade, a uma parcela do valor do custo total do ano ou semestre letivo. “No documento, recomendamos cautela nesse momento. E que o descumprimento de uma das partes (instituições/pais), o órgão tomará as providências cabíveis, caso a caso”, diz Sena.

Imprensa Procon PE

Governo do Estado e Prefeitura do Recife realizam ação conjunta para ampliar vagas de UTIs

O Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife uniram esforços para abrir 400 novas vagas de UTI e 600 vagas de leitos de retaguarda em todo o Estado, com o objetivo de enfrentar a epidemia da Covid-19. O governo irá fazer a requisição administrativa dos hospitais privados Nossa Senhora das Graças, em Boa Viagem, e Unicordis, no Torreão, atualmente desativados. A ampliação da rede também chegará a Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina.

As secretarias de Saúde do Estado e da Capital vão estruturar um serviço de teleatendimento com 150 posições para orientar a população e realizar a triagem de casos e regulação de leitos. As pessoas poderão ligar para um número gratuito e serão orientadas para procurar o serviço médico mais próximo ou permanecer em repouso em casa.

A partir da próxima sexta-feira (20), a realização de cirurgias eletivas será suspensa em todo o Estado. A intenção é liberar o maior número possível de leitos para o tratamento dos pacientes infectados com o coronavírus.

Nas últimas 24 horas, Pernambuco teve três novos casos confirmados da Covid-19. Agora são 22 casos confirmados no Estado. No total, foram contabilizadas 485 notificações, sendo 96 casos já descartados. Outros 364 ainda estão em investigação e três casos são considerados prováveis.

ABASTECIMENTO – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico comandou uma reunião na manhã de ontem (17) para assegurar o abastecimento de alimentos e gêneros de primeira necessidade em Pernambuco. Foi criado um comitê de monitoramento, com a participação de representantes da Associação de Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco (ASPA), Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Complexo Industrial Portuário de Suape, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Ceasa. O comitê irá monitorar os pontos de venda e assegurar a manutenção dos itens à disposição dos consumidores.

LEITOS DE UTI – A rede estadual de saúde de Pernambuco conta, atualmente, com 1.018 vagas de UTI, entre leitos próprios e contratualizados junto à rede credenciada. De acordo com levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgado no final de 2018, o Estado está entre os 10 do País que atendem às recomendações de proporção de leitos de UTI para a população, ocupando o primeiro lugar no Norte/Nordeste. De acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a proporção ideal é de um a três leitos de UTI na rede pública para cada 10 mil habitantes usuários do SUS. Em Pernambuco, essa proporção é de 1,09, acima de Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. Vale destacar, ainda, que Pernambuco possui uma das maiores redes públicas próprias do Brasil e do Nordeste.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Coronavírus: policiais civis denunciam insalubridade e falta de equipamentos de proteção para grupo de risco

Quatro entidades que representam milhares de policiais civis em Pernambuco informam, nesta quarta (18), que o efetivo é vítima de omissão com relação às medidas anunciadas pelo Governo Estadual para conter a transmissão comunitária do coronavírus. O motivo é a falta de higiene nas Delegacias e o não fornecimento de máscaras, álcool gel, luvas e sabão necessários para atender o público e controlar a pandemia. Entre os servidores, há um grupo de risco formado por policiais civis maiores de 60 anos de idade, grávidas e portadores de doenças graves. De acordo com o presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), Bruno Bezerra, caso a situação não seja corrigida, a Vigilância Sanitária e a Delegacia do Trabalho poderão ser acionadas para solucionar a insalubridade nas unidades. Em comunicado dirigido aos peritos papiloscopitas, o presidente da Associação dos Peritos Papiloscopistas Policiais Civis de Pernambuco (Asppape), Carlos Eduardo Maia, afirma que “acompanhará diuturnamente todas as medidas publicadas” e enfatiza que “não economizará esforços havendo a necessidade de intervenção do Ministério Público ou demanda judicial.”

O presidente da Asppape também pede que o Governo “reveja suas medidas recentemente publicadas, atualmente na contramão daquelas estabelecidas pelo Governo Federal, Poder Judiciário de Pernambuco, Ministério Público de Pernambuco e muitas prefeituras no Estado de Pernambuco (Ex: Prefeitura da Cidade do Recife)”. O presidente da União dos Escrivães de Polícia de Pernambuco (Uneppe), Marcos Rodrigues, solicita a “suspensão de todos os procedimentos cartorários que não sejam de urgência. Ficando apenas os de flagrante delito”. O pedido de revisão das medidas de prevenção é reforçado pelo presidente da Associação dos Comissários de Polícia Civil de Pernambuco (ACOMP/PE), George Fernandes Ribeiro Neto.

Falta d’água em Delegacias

Segundo o presidente da Adeppe, a negligência do Governo Estadual “põe em risco os policiais e toda a população, uma vez que o vírus é altamente contagioso e muitas Delegacias não oferecem condições mínimas de higiene, sendo comum faltar água por até três dias”. “O Governo foi omisso em relação ao grupo de risco. Até o momento, não foram distribuídos álcool em gel, máscaras, luvas e sabão líquido. Como será possível adotar medidas de higiene se esses itens não foram oferecidos?”, questionou Bezerra.

Recomendações para grupo de risco

Com o objetivo de ajudar na prevenção e controle do coronavírus, a Adeppe emitiu uma série de recomendações para a categoria. As medidas abrangem, entre outros pontos, que delegadas e delegados maiores de 60 anos de idade, grávidas e portadores de doenças graves solicitem ao superior imediato dispensa ao trabalho e que lhe seja concedido o desempenho das funções em regime de home office.

Também foi recomendado que seja solicitado à gestão da Polícia Civil de Pernambuco o “imediato incremento de limpeza em todas as delegacias do Estado”, a “disponibilização de álcool em gel (70%), máscaras, luvas e sabão líquido”, e “a limitação de atendimento nas Delegacias a casos urgentes, a critério do delegado de Polícia”. A Adeppe informa que, todos os dias, as Delegacias de Polícia do Estado atendem milhares de pessoas, além dos milhares de policiais que trabalham em escalas ordinárias e de plantão no Estado. A Associação enfatiza que as medidas anunciadas até o momento pela gestão estadual são insuficientes para a contenção do vírus.


Comunicado SINTEPE

O SINTEPE informa os encaminhamentos decorrentes da reunião com o Secretário a respeito da suspensão das aulas e atividades no âmbito da Secretaria de Educação:

1. Professores/as em regência, efetivos e contratos temporários e grupos de risco (acima de 60 anos e doenças crônicas) estão dispensados/as da frequência nos locais de trabalho, por tempo indeterminado. Observação, os/as professores/as readaptados/as pela legislação são considerados em regência.

2. Além das escolas também estão com suas atividades suspensas, desde já, a Biblioteca Pública Estadual, o Conservatório Pernambucano de Música e o Centro Esportivo Santos Dumont.

3. As equipes gestoras, funcionários/as administrativos/as, analistas educacionais e terceirizados/as (limpeza, merenda e administração), lotados/as em escolas, no Conservatório de Música e no Centro Esportivo Santos Dumont terão também as suas atividades suspensas no prazo máximo de até sexta-feira (20/03/2020).

4. A Secretaria de Educação (SEE) e as Gerências Regionais de Educação (GRE's) disponibilizarão número de telefone para agendamento de situação extremamente necessária e posterior atendimento presencial. Os serviços internos, inicialmente, serão reduzidos com dispensa imediata de alguns setores, como por exemplo os formadores. Os serviços mantidos, por necessidade, serão efetivados em sistema de rodízio. 

O isolamento é fundamental neste momento! Permaneçamos em casa e fiquemos atentos!

Recife, 18 de março de 2020
Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco
SINTEPE - CNTE - CUT

Denúncia: Moradores de São Lourenço afirmam que kit merenda não foi distribuído

Moradores de São Lourenço da Mata denunciam que, ao contrário do que foi noticiado em emissoras locais, o município de São Lourenço não tem distribuído os kits merenda para famílias de estudantes, a maioria carentes. Segundo a comunidade, há muitas crianças e jovens carentes, que precisam muito da merenda escolar. Com a quarentena decretada devido ao surto de Corona Vírus, as escolas de todo o estado de Pernambuco suspenderam as aulas. Cidades como o Recife criaram kits alimentação para os pais irem buscar semanalmente nas escolas enquanto durar a quarentena. 

Nota do Blog: Tão logo a prefeitura de São Lourenço queira responder ou esclarecer o que tem ocorrido, publicaremos aqui no blog.

Update: A Prefeitura de São Lourenço da Mata publicou a seguinte nota no Instagram:

Sobre a notícia exibida na emissora Rede Globo Nordeste, nesta quarta-feira (18), de que a Prefeitura de São Lourenço da Mata entregou kits com merendas aos alunos para o período de suspensão das aulas, a informação não procede. Infelizmente houve equívoco da emissora e a Prefeitura, por meio de sua Assessoria de Imprensa, estará solicitando na próxima quinta-feira (19), uma nota de errata a emissora, para corrigir a informação. Lamentamos o ocorrido e garantimos que estamos trabalhando para solucionar o quanto antes o problema. Comunicamos também que a Prefeitura de São Lourenço da Mata não trabalha com empresa terceirizada para entrega das merendas escolares, e nossas merendeiras, em sua maioria, são mulheres acima dos 50 anos, ou seja, próximo a faixa etária considerada grupo de risco em relação ao coronavírus, por este motivo, foram dispensadas administrativamente de suas funções, até que não tenha mais risco de contágio. O que ocorreu, antes da suspensão das aulas, foi que algumas escolas entregaram aos alunos produtos perecíveis, oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como macaxeira, banana, abacaxi entre outros, mas não chegou a ser um kit merenda. Sem mais, ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e esperamos ter respondido todas as dúvidas em relação ao assunto.

Atenciosamente,
Prefeitura de São Lourenço da Mata
Secretaria Municipal de Educação

#EFarsas O diretor do HC recomendou o chá de erva-doce para curar a doença do coronavírus?

É verdade que o diretor do Hospital das Clínicas enviou um alerta ensinando que o chá de erva-doce possui a mesma substância do Tamiflu e cura as vítimas do coronavírus?

A imagem retirada de um e-mail começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de fevereiro de 2020 e mostra o texto que teria sido enviado pelo diretor do Hospital das Clínicas com recomendações para os pacientes do coronavírus. De acordo com o texto, o chá de erva-doce teria a mesma substância do medicamento Tamiflu e é indicado para curar os pacientes do coronavírus!

Será que isso é verdade ou mentira?





Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, (apenas como curiosidade) chama muito a atenção o fato do e-mail ter sido enviado de uma pessoa chamada Renato Ribeiro para outra pessoa com o mesmo nome. A impressão que fica é que o autor dessa foto quis dar um tom a mais de credibilidade ao fotografar um e-mail e não compartilhar somente o texto.

Além disso, o texto segue algumas das características de um boato digital, como a de se aproveitar de um assunto que está na moda para conseguir mais compartilhamentos, além de usar um cargo importante (como o do “diretor do HC”) para dar mais credibilidade ao rumor!

No site do Hospital das Clínicas há publicações com recomendações para se evitar o contágio pelo coronavírus, que são basicamente as mesmas de para uma gripe comum:

  • Se tossir ou espirrar, cubra a boca com um lenço ou o braço;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar em mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • A pessoa doente deve evitar sair de casa, deslocando-se apenas se houver necessidade de ir a serviço de saúde.
Não encontramos no site do Hospital das Clínicas nenhuma recomendação em relação à cura pela ingestão do chá de erva-doce.

Boato requentado

Quem inventou essa história sequer teve uma ideia original. Em janeiro de 2019, o Ministério da Saúde já havia desmentido uma fake news semelhante, com a diferença de que na ocasião o texto que se espalhou falava sobre a possível cura da gripe H1N1:



Em 2020, o Ministério da Saúde voltou a explicar que o chá de erva-doce não tem o mesmo princípio ativo do Tamiflu em sua composição e que não existe nenhum fundamento no texto que se espalhou na web sobre o assunto.
Desmentimos 9 fake news sobre o coronavírus

No começo de fevereiro de 2020, preparamos um vídeo explicando a verdade sobre 9 notícias falsas sobre o coronavírus que foram disseminadas na web:




Conclusão

O chá de erva-doce não cura doentes do coronavírus! A notícia que foi disseminada através de grupos do WhatsApp é falsa!

Nota Oficial da Unimed Caruaru

A Unimed Caruaru informa que o paciente da cidade de Belo Jardim, Região Agreste de Pernambuco, detectado com o novo coronavírus, é cliente da cooperativa médica, mas não está internado neste momento no Hospital Unimed Caruaru (HUC). O paciente esteve na última sexta-feira (13) no HUC, onde permaneceu em observação até o sábado (14) pela manhã, tendo sido liberado para isolamento domiciliar pela condição clínica não necessitar de internação. A Unimed Caruaru informa também que seguiu o protocolo da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para o manejo clínico e coletas de amostras biológicas de pacientes que apresentam sinais ou sintomas do Covid-19, e posterior envio ao laboratório de referência via Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru. A Unimed Caruaru ressalta que dispõe de uma ala isolada no hospital para o adequado recebimento dos casos suspeitos do coronavírus e conta com uma equipe treinada e capacitada.

#EFarsas A China está exportando carne humana contaminada com o coronavírus?

É verdade que a China está exportando a carne dos mortos que foram vítimas do coronavírus? Descubra aqui no E-farsas!

Um áudio acompanhado de algumas fotos e vídeos começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de fevereiro de 2020 e rapidamente foi parar também em sites e blogs. As imagens mostram partes de corpos humanos em uma espécie de açougue e o áudio que as acompanha afirma que a China estaria exportando a carne humana das vítimas do coronavírus. 

A voz feminina afirma ainda que os chineses estariam vendendo a carne contaminada sob a forma de enlatados e que a África seria um destinos desse “alimento”.

Será que isso é verdade ou mentira?



Verdade ou mentira?

Como já dissemos inúmeras vezes aqui no E-farsas, uma das características de um boato digital é que seus criadores se aproveitam do assunto do momento para tentar disseminar desinformação. Nesse caso, os autores pegaram carona no assunto “coronavírus”, doença que está infectando milhares de pessoas na China (números da primeira semana de fevereiro apontam para cerca de 31 mil casos em todo o mundo).

Bastou juntar algumas fotos aleatórias de cortes semelhantes a partes do corpo humano, um vídeo chocante e uma voz anônima para se criar um escândalo infundado na web.

Como podemos analisar no áudio anônimo, ele possui todas as características de uma fake news:

  • Não é datado;
  • É anônimo;
  • Possui um tom alarmista;
  • Trata de um assunto que está em evidência;
  • Pede para ser repassado;
  • Apela para o lado emocional do leitor;

Logo de cara, é preciso deixar claro que vender carne humana é crime no mundo todo! O que por si só já torna o áudio completamente inverossímil. Pelo que é dito pela mulher sem nome, parece que essa prática é até comum na China (o que não é), mas o que piorou a situação é que agora a carne humana estaria contaminada…

Além disso, a pessoa sem nome do áudio afirma que já foram mais de 4.000 mortos pelo coronavírus, o que também não é verdade. Dados de 18 de fevereiro de 2020 contabilizam 1858 mortos por causa da doença!

As fotos usadas nesse embuste

Pesquisamos a origem das fotos e vídeos usados como “provas” das acusações feitas pela mulher do áudio e apuramos que a imagem que mostra um homem em um açougue, com várias carnes penduradas atrás dele, foi tirada mesmo na China, só que em 2003.

Segundo o site Getty Images – que detém os direitos dessa fotografia – o homem é um açougueiro que está usando uma máscara em sua banca para se proteger contra um surto de pneumonia em Hong Kong. Nada sobre carne humana aqui, ok? 

Sobre o vídeo, que mostra um homem cortando partes de corpos humanos com uma enorme faca, trata-se de um ritual funerário chamado Enterro no Céu, filmado na Tailândia. O vídeo é de 2013 e, de acordo com algumas vertentes do budismo, esse funeral consiste em se devolver o corpo do morto à natureza. Algumas partes do corpo são cortadas e jogadas para os abutres.

Ou seja, não tem nada a ver com canibalismo, nem com a China e tampouco com o coronavírus.

Em relação às demais fotos que se espalharam junto com áudio, já desmentimos aqui no E-farsas, em 2016, uma história que circulou na época afirmando que a China estaria exportando carne humana. As fotos usadas para dar mais credibilidade à fake news na ocasião foram tiradas de uma ação de marketing promovida por uma agência publicitária londrina, em 2012, para promover o lançamento do jogo de videogame Resident Evil 6!

Na época, explicamos que os “corpos humanos” foram feitos com carne de porco e pedaços de linguiça e presunto!

Conclusão

O áudio anônimo que afirma que a China estaria exportando carne humana enlatada e contaminada com o coronavírus é totalmente falso!

Unidades da Funase passam a ter normas de prevenção ao coronavírus para visitantes

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está intensificando as medidas de prevenção à covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. A partir desta quarta-feira (18), primeiro dia de visitas desta semana na maioria das 23 unidades socioeducativas do Estado, o público que comparecer à instituição será orientado a não entrar nas instalações se apresentar sintomas de gripe ou resfriado ou se fizer parte do grupo de risco para agravamento da doença – pessoas com mais de 60 anos, gestantes, recém-nascidos e doentes crônicos, por exemplo. As recomendações serão feitas por servidores situados nos acessos. Cerca de dois mil cartazes e folhetos informativos também estão sendo distribuídos entre visitantes e funcionários da fundação.

As ações foram determinadas pela Portaria Interna 172/2020, assinada pela presidência da Funase e encaminhada às unidades. O documento ainda prevê o reforço de ações educativas sobre hábitos de higiene. Uma atenção especial está sendo dada à orientação de jovens em semiliberdade, que têm direito a voltar para casa nos fins de semana. Foi autorizado que o contato telefônico com familiares ocorra com mais frequência. Visitas intermunicipais serão evitadas por 15 dias. Também estão sendo adotadas medidas para assegurar o abastecimento e elevar a oferta de insumos de limpeza. Por fim, a portaria reforça a importância de avaliação imediata, por profissionais de saúde, de socioeducandos que apresentarem sintomas compatíveis com os da covid-19.

“É um público que não está no grupo de risco no que se refere à idade, mas que é atendido em espaços com alojamentos e atividades coletivas, com privação ou restrição de liberdade, o que demanda cuidados específicos. Além disso, nos dias de visitas aos socioeducandos, recebemos um grande número de pessoas nas unidades da Funase. Por isso, com a publicação da portaria, normatizamos essas recomendações e nos manteremos atentos a outros procedimentos que vierem a ser adotados pelo Governo do Estado a partir da avaliação diária do cenário de propagação do vírus. Enfatizamos que não se trata de proibição, mas de uma orientação”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes.

Atualmente, a Funase atende 1.034 socioeducandos em internação provisória ou nos regimes de internação e semiliberdade em todo o Estado. Segundo a presidente da Funase, Nadja Alencar, a instituição está tomando as providências necessárias para atravessar o cenário de pandemia. “Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, estamos agindo com seriedade e sensibilidade. Há alguns socioeducandos, por exemplo, que têm nos avós seu único laço familiar, sua visita mais frequente ou única. São situações delicadas para pessoas que já vivem em privação de liberdade. Isso demanda de todo o corpo técnico da Funase um intenso processo de diálogo, no nível de orientação, que agora está sendo reforçado”, explica.

Imprensa Funase PE

#EFarsas Os Simpsons previram em 1993 a epidemia do coronavírus?

É verdade que a série de desenho animado Os Simpsons previu, em 1993, a epidemia do coronavírus que viria a ocorrer somente após 27 anos?

As imagens supostamente atribuídas a um episódio de 1993 de Os Simpsons sobre o coronavírus começaram a se espalhar na segunda quinzena de fevereiro de 2020 e também foram compartilhadas através de grupos do WhatsApp. 

Na colagem de imagens, podemos ver que os autores do desenho – que já tem uma certa fama de prever o futuro – haviam previsto a epidemia do coronavírus 27 anos antes da doença se espalhar em vários países.

Será que isso é verdade ou mentira?



Verdade ou mentira?

O desenho animado Os Simpsons estreou nos Estados Unidos em dezembro de 1989 e já tem mais de 650 episódios. De uns anos pra cá, a internet começou a criar a falsa aura paranormal em volta dos redatores da atração, insinuando que o desenho consegue prever o futuro.

No entanto, como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, todas as previsões atribuídas aos Simpsons são falsas, pois têm explicações plausíveis. Fizemos alguns vídeos explicando a verdade por trás de várias dessas supostas previsões, como você pode conferir aqui:



E a segunda parte, com explicações para as novas “previsões”:


Voltando ao caso da suposta previsão do coronavírus, o episódio em questão é o 21º da 4ª temporada, que foi ao ar em 1993, mas ele não cita especificamente o coronavírus e, sim, outra gripe. Na história original, a gripe que se espalha pela cidade fictícia de Springfield vem de Osaka – no Japão:


Quanto à imagem mostrando o apresentador de telejornal na frente de uma tela onde está escrito “coronavírus”, trata-se de uma montagem feita sobre uma cena do 6º episódio da 22ª temporada de Os Simpsons. No original, o texto mostrado é “Apocalypse Meow“, como podemos ver na colagem abaixo:



Conclusão
Os Simpsons não previram o surto do coronavírus em 1993. As imagens que se espalharam pelas redes sociais mostram dois episódios distintos do desenho e nenhum deles menciona o coronavírus!

Texto com Reprodução autorizada pelo site E-Farsas

#EFarsas Nostradamus previu o surto de coronavírus em 1555?

Nota do Blog: A partir de hoje, vamos reproduzir textos que desconstroem Fake News que vêm chegando nos WhatsApp de todo mundo nesses dias de quarentena. E sim, com a autorização do Gilmar Lopes, do portal E-farsas, que já foi nosso entrevistado e que teve nossa ajuda para desvendar um hoax!

Blog Taís Paranhos, prestando serviço também desvendando fake-news!



É verdade que Nostradamus previu no século XVI que o coronavírus iria se espalhar pelo planeta e causar uma epidemia em 2020?

A constatação começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda semana de março de 2020 e mostra o que seria um texto escrito por Michel de Nostredame ou Nostradamus, em 1555. O que chama atenção no texto é que ele seria uma previsão do que aconteceria somente em 2020: A epidemia do coronavírus COVID-19!

A publicação também apresenta um símbolo que, segundo o texto, teria sido desenhado por Nostradamus e que o desenho se parece muito com o vírus COVID-19.

Será que Nostradamus previu mesmo a doença?


Verdade ou mentira?

Michel de Nostredame ou Nostradamus foi um médico e alquimista francês que viveu entre 1503 e 1566 e ficou famoso após algumas de suas publicações serem atribuídas à premonições (mesmo que muitas das previsões tenham se mostrado falsas). Sua obra mais famosa foi “As Profecias”, um livro composto de versos agrupados em quadras e organizados em blocos de cem (as Centúrias).

Já mostramos aqui no E-farsas diversas previsões atribuídas a Nostradamus e que eram invenções recentes de sites criadores de notícias falsas! Um exemplo é uma história que circulou em 2013, afirmando que o “vidente” teria previsto a renúncia do papa Bento XVI. Nesse caso espalhado em março de 2020 não foi diferente. 

Procuramos o texto nas centúrias de Nostradamus e não encontramos nada parecido. Você também pode procurar nas demais centúrias nesse link.

Também não encontramos o símbolo apresentado nessa postagem nas obras de Nostradamus! De acordo com o site 123RF – especializado em venda de imagens para publicidade – o desenho significa “o poço dos desejos”, um sinal oculto de bruxaria, um símbolo mágico de encantamento, ou um emblema do clã wiccaniano.




Parece que o tal desenho nada tem a ver com as “previsões” do “vidente” Nostradamus!

Origem

Tudo indica que essa fake news surgiu em uma publicação feita na página do Gato Gaturro, um personagem humorístico criado pelo cartunista espanhol Nik. Podemos ver que alguns erros (propositais ou não) foram deixados no texto, como a palavra “ansiões”.
Conclusão

Mais uma vez, Nostradamus não previu nada! Informação falsa!

Atendimento do VEM Idoso é suspenso como medida preventiva ao Covid-19

Desde ontem (17), o agendamento e atendimento para a emissão do VEM Idoso está suspenso até o dia 31 de março para evitar a aglomeração de pessoas idosas no Posto de Atendimento do VEM. Todos aqueles que já fizeram o seu agendamento para este mês estão sendo contatados e o atendimento será remarcado.

É importante destacar que a suspensão no agendamento e emissão do cartão VEM Idoso é uma medida preventiva e aqueles que ainda não conseguiram o documento podem ficar tranquilos, pois o direito à gratuidade nos ônibus continua preservada. Basta mostrar a Carteira de Identidade no momento do embarque.

A suspensão do atendimento do VEM Idoso é uma das medidas preventivas que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) tomou para prevenir a disseminação do coronavírus no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

Reforço na higienização dos veículos: todas as noites, quando retornam para as garagens, os ônibus que operam na RMR passam por uma limpeza profunda. A partir desta quarta-feira (18), este trabalho será ampliado com a higienização dos veículos também nos terminais integrados e miniterminais de bairro com linhas de maior demanda.

Imprensa Grande Recife