sexta-feira, 24 de maio de 2013

Senac Pernambuco inscreve até domingo para cursos gratuitos

O Senac Pernambuco está com inscrições abertas para cursos gratuitos na unidade do Recife. Ao todo, a instituição ofertas 258 vagas. As inscrições podem ser feitas até domingo (26), no site do Senac. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, e o resultado com os selecionados será divulgado na segunda-feira (27), também pela internet.
Os interessados, que podem ter trabalho ou estar desempregados, devem atender aos requisitos de inscrição, como possuir renda familiar per capita de até dois salário mínimos, estar matriculado ou ser egresso da educação básica.
As 258 vagas estão distribuídas nos cursos de atendente de lanchonete (20 vagas), auxiliar de cozinha (20 vagas), cabeleireiro assistente (32 vagas), costureiro (64 vagas), garçom (20 vagas), maquiador (18 vagas), modelagem em tecido plano (aperfeiçoamento) (54 vagas) e supervisor de call center (30 vagas).
Portal G1

Comércio e escolas do Complexo do Alemão são fechados após morte de traficante

Escolas e comércio de algumas localidades do Complexo do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, foram fechados na manhã de ontem (23) após a morte de um homem acusado de envolvimento com o tráfico de drogas. O traficante morreu durante troca de tiros com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A Policia Militar (PM) confirmou também a prisão de dois homens acusados de intimidar os comerciantes para que fechassem as lojas.
De acordo com a PM, por volta das 21 horas desta quarta-feira, policiais da UPP faziam patrulhamento no alto do morro, no Campo da Cufa, e se depararam com criminosos armados e houve confronto. Durante o tiroteio, um homem identificado como Anderson Simplício de Mendonça, conhecido como Orelha, de 29 anos de idade, foi baleado e levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da comunidade. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu.
A PM apreendeu com o acusado um revólver calibre 38, cartuchos de fuzil AK 47, além de munição de diversos calibres. A ocorrência foi registrada na 22ª DP (Penha). A ação fez com que a corporação reforçasse o policiamento na região, com o apoio de policiais de outras unidades da UPP.
O comandante das UPPs, coronel Paulo Henrique Pinheiro, disse que o fechamento do comércio e das escolas nos complexos do Alemão e da Penha, deve-se à ocupação das comunidades pela polícia e a ação diária contra o tráfico de drogas, que acabou ficando sem espaço. Segundo ele, "são décadas de domínio do crime organizado nestas áreas da cidade e a cultura do medo ainda permanece com parte dos comerciantes", disse.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, como medida de segurança, foram suspensas as aulas nas escolas estaduais Jornalista Tim Lopes, em Ramos; Gomes Freire de Andrade, na Penha; e Caic Teophilo de Souza Pinto, em Bonsucesso, que atendem 1.500 estudantes. De acordo com a instituição, os diretores das unidades têm autonomia para tomar as providências necessárias destinadas a garantir a integridade física e moral dos alunos, professores e funcionários. A secretaria disse ainda que os conteúdos das aulas serão repostos.
Além das três escolas estaduais, seis creches e uma escola municipal, que atendem 1.986 alunos, ficaram sem aula nos dois turnos, “pois os estudantes não compareceram”, como informou a Secretaria Municipal de Educação. Outras seis escolas municipais do Complexo do Alemão ficaram fechadas no turno da tarde, prejudicando 4.842 estudantes. No Complexo da Penha, uma creche e quatro escolas municipais permanecem fechadas, deixando 2.977 alunos sem aula.
As comunidades dos Complexos do Alemão e da Penha foram ocupadas pelas forças de segurança do estado em novembro de 2010. A ação contou com apoio das Forças Armadas, que cederam tanques de guerra, helicópteros e blindados. Essa era a área mais conturbada da cidade, onde uma facção criminosa dominava as 13 favelas da região e reunia mais de mil armas pesadas, como fuzis, metralhadoras e pistolas.  
Agência Brasil

Funcionário morre em incêndio de depósito de combustível em Duque de Caxias

Um homem morreu no incêndio da distribuidora Petrogold, em Duque de Caxias. A informação é do subsecretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel Jerri Pires. “Tivemos um óbito, por queimadura, de um funcionário que foi removido para o Hospital de Saracuruna [na Baixada Fluminense], mas não resistiu às queimaduras. Ele teve 90% do corpo queimado".

Segundo o subsecretário, quando começou o incêndio, durante a manhã de ontem (23), mais dez empregados trabalhavam na empresa e conseguiram escapar.
De acordo com o coronel Jerri Pires, ainda há fogo no local e 120 homens de nove quartéis do Corpo de Bombeiros tentam controlar as chamas, com resfriamento líquido com espuma. Ele informou que a área próxima ao local do incêndio foi evacuada. Enquanto os trabalhos dos bombeiros não terminarem, os moradores não estão autorizados a voltar para casa.
“A gente está trabalhando para voltarem o mais rápido possível e para as pessoas poderem passar a noite em casa, mas ainda existe um pouco de fogo no local. Tão logo o fogo seja extinto e as condições de segurança permitam, a população poderá voltar, mas o comandante do socorro no local é quem vai determinar”, explicou.
O coronel disse que não há mais risco de explosão. “A estrutura dos tanques foi bastante resfriada. Tem pouco fogo neste momento, mas não há mais este risco”, esclareceu.
O subsecretário contou que os bombeiros conseguiram resgatar uma moradora pouco antes da explosão de um tanque. “Um bombeiro ajudou uma senhora com dificuldade de andar, ela usava um andador, e os bombeiros a tiraram do local e a levaram para uma kombi. Cinco ou 10 minutos depois houve uma explosão em um tanque e a região ficou em chamas. O trabalho de evacuação dos bombeiros foi muito eficiente”, lembrou.
Segundo o coronel, o Corpo de Bombeiros está fazendo um levantamento sobre situação da licença da empresa. “O Corpo de Bombeiros fiscaliza a segurança contra incêndio em um estabelecimento, que para abrir tem que constituir uma firma, ir buscar autorização no município para funcionamento e tem que tirar licenças ambientais e também do Corpo de Bombeiros. Nosso inspetor de engenharia está apurando se esta empresa tinha toda a documentação junto ao Corpo de Bombeiros. Não tem confirmação até o momento se a empresa estava operando legalmente ou ilegalmente”, disse.
O coronel informou que a Defesa Civil do estado e do município abriu um ponto de apoio para atender a população que teve de deixar a moradia por causa do incêndio. As pessoas recebem orientação para procurar abrigo na casa de parentes.
O advogado da Petrogold, Fábio Kallil, disse que a empresa não teve licença ambiental cassada em 2012 e que toda a documentação está em ordem.

Agência Brasil

Compesa implementa projeto de escolinha de futebol para crianças carentes

Um grupo de 100 crianças que mora no bairro do Jardim Jordão terá no futebol um grande incentivo para escrever um novo capítulo na história da comunidade. Eles participam a partir deste sábado (25) de um projeto social desenvolvido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com direito a uma escolinha de futebol capitaneada pelo tetracampeão Ricardo Rocha. Além de patrocinar o projeto social, a companhia também entregará à comunidade o novo Campo do Flamengo, que foi totalmente urbanizado e modernizado, com a construção de uma praça que inclui um parque infantil com balanço, gangorra, mesas para jogos de damas e xadrez e área verde.
A inauguração ocorrerá neste sábado, às 9h. “A revitalização do campo foi uma ação sugerida pelo Governador Eduardo Campos quando visitou o início da construção do reservatório do Jordão e recebeu o pleito dos próprios moradores, contribuindo com uma ação social permanente”, explica o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
Além da reforma física do campo e da construção da sede da escolinha de futebol, com administração, vestiário e sala de troféus, a companhia também vai providenciar os materiais de uso diário, como uniformes e bolas. A expectativa é de que a escolinha já comece com cerca de cem alunos, que foram selecionados em uma peneira com a presença dos ex-jogadores Mauro e Chiquinho. Além do critério técnico, o projeto social exige que todos os jovens estejam matriculados em escolas, aliando a educação e a possibilidade de profissionalização no esporte.
Há mais de 40 anos o futebol faz parte da realidade do bairro do Jardim Jordão, que tem o Campo do Flamengo como principal opção esportiva e de lazer. Muitos moradores descobriram a sua paixão pelo futebol no campo, a exemplo do jogador da seleção brasileira, Ricardo Rocha. Antes de ser tornar uma estrela do futebol brasileiro, ele participou de vários campeonatos amadores no local. “E foi essa identidade do craque com o Jardim Jordão que levou a Compesa a escolher o seu nome para comandar a escolinha de futebol”, esclarece Tavares.
Nos últimos anos, a Compesa tem investido em projetos sociais com o objetivo de  estreitar o seu relacionamento com as comunidades e estimular o resgate da cidadania. Segundo o presidente, responsabilidade social é uma área que tem ajudado a população a enxergar a Compesa de outra forma, como uma empresa importante para a vida de todos. Para isso, a companhia criou grupos de trabalho com assistentes sociais em todas as suas gerências regionais. “No caso do Jordão, iremos  ajudar os jovens a escrever uma nova história por meio do esporte, que estimula valores de sociabilidade, integração, companheirismo. Esses alunos não vão apenas aprender a jogar futebol, mas também vão ser acompanhados no âmbito escolar e familiar, uma vez que o projeto contempla a participação dos pais e diretores das escolas públicas do bairro”, afirmou Roberto Tavares.
Imprensa Compesa

Submarino Tikuna está no Porto do Recife

O submarino Tikuna atracou no porto de Recife após dezoito dias de mar, realizando exercícios de qualificação de futuros Comandantes de submarino e de operações navais com a Fragata Liberal, Corveta Barroso, Navio-Tanque Marajó, além de aeronave de patrulha marítima P-3AM, da Força Aérea Brasileira. 

O submarino Tikuna é o quarto submarino construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e incorporou diversas inovações tecnológicas, concebidas por engenheiros Brasileiros. Incorporado à Esquadra brasileira em dezembro de 2005, constituiu uma nova classe de submarino, mais moderno e silencioso. É um submarino convencional, de propulsão diesel elétrica, com 62 m de comprimento e deslocamento submerso de 1586 toneladas, podendo atingir, enquanto mergulhado, velocidades superiores a 40km/h e profundidades maiores que 200m. 


A estadia no porto de Recife tem por objetivo a preparação do submarino para a sua próxima jornada. No próximo dia 27 de maio, o submarino Tikuna deixará a cidade para participar da operação BRAPER ATLÂNTICO-2013, com unidades navais da Marinha do Brasil e do Peru.   


Capitania dos Portos de Pernambuco

Secretária de Esportes palestra sobre a mulher e o poder em conferência de parlamentares

A secretária dos Esportes de Pernambuco Ana Cavalcanti proferiu palestra na tarde de quarta (22), sobre “As Mulheres nos Espaços de Poder no Brasil e nas Américas”, durante a 17ª Conferência Nacional da União dos Legisladores e Legislativo Estaduais (Unale).  O objetivo foi identificar as dificuldades que o gênero feminino ainda enfrenta para ocupar espaços políticos.
Ana falou sobre sua trajetória de vida, da saída de sua profissão (terapeuta) para a política, marcada pela morte trágica do seu irmão; do preconceito sofrido por ter herança política e da superação ao conseguir traçar sua própria caminhada, o que lhe trouxe muita satisfação e reconhecimento. “Lembro de quando recebi um telefonema do governador Eduardo, então ministro, pedindo minha intervenção junto ao meu pai (Severino Cavalcanti), na época presidente da Câmara dos Deputados, para desengavetar  o Projeto de Lei sobre o uso das células-tronco, que hoje salva tantas vidas no nosso País”, lembra.
A ex-parlamentar aproveitou o ensejo para falar do enfrentamento à violência sexual há mais de dez anos pela Unale, no período que foi presidente da Secretaria das Mulheres da Unale. “Hoje, o assunto está bem divulgado, depois de exibido em novela. Mas, é uma luta antiga. É preciso acabar com esse crime no nosso País e no mundo”. Outro assunto abordado foi a campanha “Violência contra a mulher é jogo sujo”, realizada em parceria com a Secretaria da Mulher.
O governador Eduardo Campos fez a abertura e ainda proferiu palestra no evento que reuniu cerca de 1.300 parlamentares brasileiros e estrangeiros durante três dias, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento, considerado a maior conferência parlamentar da América Latina, segue até hoje (24). 
Secretaria de Esportes de Pernambuco

Muçulmana é guitarrista de uma banda heavy metal em São Paulo

"Isso é muito confortável, nunca mais na vida vou usar calça!", diz Gisele Marie Rocha ao mostrar com os braços abertos a largura de seu niqab, "vestido" muçulmano que deixa apenas os olhos aparecendo. "Eu coloco a bolsa aqui dentro e o ladrão nem vê", brinca a paulistana de 42 anos, enquanto ajeita as partes do véu. Gisele diz que se encontrou no Islã, religião para a qual se converteu em 2009. Mas, muito antes disso, outra paixão a arrebatou: o heavy metal. 
"Minha família inteira toca, nasci cercada de instrumentos. Comecei a estudar música no conservatório, com o piano clássico, e toco também bateria. O heavy metal surgiu quando meus irmãos e primos começaram a ouvir", conta Gisele.
No ano passado, ela foi convidada por amigos para ser guitarrista de uma banda de rock pesado - uma nova composição da antiga Spectrus, formada por seus irmãos na década de 1980 e que terminou em 2001. "Quando me convidaram eu disse: 'tudo bem, mas minha condição para qualquer coisa na vida é ser muçulmana. E uma munaqaba [mulher que veste o niqab]. Vou tocar assim'. E eles gostaram da ideia. [...] A banda é um caldo de religiões: tem umbandista, espírita, católico e muçulmana."
Agora Gisele levou a atividade para o lado profissional - antes ela chegou a trabalhar como musicista, em estúdio, e com promoção de eventos e marketing, mas ainda não era muçulmana. Após a conversão, ela foi estagiária de psicologia. "Foi sempre super tranquilo, nunca tive muito problemas com isto, mas depois, quando eu entrei para a banda, estava procurando emprego e não encontrei. Preconceito religioso no mercado de trabalho é algo que toda mulher muçulmana enfrenta no Brasil, mesmo as que usam apenas o véu de cabeça, o hijab."
Atualmente ela ensaia seis horas por dia para a gravação do CD, com previsão de lançamento para setembro. "Tem irmãs [muçulmanas] que vão aos ensaios, inclusive um sheik egípcio me pediu para avisar quando tiver show", conta ela sobre a reação da comunidade muçulmana à sua nova profissão.
"Em todo ajuntamento humano sempre existem os extremistas, pessoas fanáticas. No Islã há os wahabistas e salafistas e eles me detestam. [...] Para eles, até sorrir é pecado. Não há um consenso sobre a música dentro do Islã, e quando não há consenso, você segue o que tem a ver com você. Existem aqueles que dizem que música é pecado e existem aqueles que dizem que pecado é dizer que música é pecado. Eu sigo a orientação de que música é uma coisa natural, faz parte da minha vida e não é pecado."
Da bruxaria para o Islã
"A primeira vez que minha mãe me olhou vestida assim ela disse: 'você está muito bonita!'". Gisele conta que a família, de advogados descendentes de alemães católicos, apoiou sua conversão. "Na verdade minha mãe não gostava da minha religião anterior. Eu era uma bruxa."
Gisele foi da religião Wicca por seis anos. "Na verdade, o que me move [na busca religiosa] é a paixão pela vida e a necessidade de ser eu mesma". Após perder o pai, de quem era muito próxima, em 2009, ela encontrou um site que ensinava árabe. "Em dois meses eu comecei a ler em árabe. Aí achei um site que disponibilizava o Alcorão na íntegra. Comecei a ler e o resultado está aqui. Mudou a minha vida, nunca tinha lido nada tão simples e profundo."
Dois meses depois de se converter, ela começou a usar o niqab. "Foi uma decisão muito consciente, muito pensada. Comecei porque estava ajudando uma amiga que tinha acabado de voltar do Egito e queria usar o niqab, mas estava tímida. Como eu estudei psicologia, me propus a ajudá-la a vencer o medo. Começamos a fazer pequenos passeios pelas redondezas [ela mora no bairro de Santana] e eu comecei a me sentir muito bem."
A primeira coisa que fez quando decidiu usar o niqab foi contar para as quatro filhas que tem. "Elas sempre são as primeiras a saber da minha vida". Gisele é solteira pela lei brasileira, mas foi casada, pela lei islâmica, com um libanês que tinha, além dela, outra mulher.Gisele explica que, para ela, o niqab representa uma lembrança constante de Alá (Deus muçulmano). "É uma marca muito específica de que eu sou uma mulher religiosa. E me fez ser um pouco mais reflexiva, exigiu de mim uma maior compreensão ao meu redor. É um exercício de diálogo com o mundo."
Gisele conta que aprendeu a se expressar apenas com os seus grandes olhos verdes. Ela diz que já sofreu preconceito (uma vez um homem puxou seu véu e ela chamou a polícia), mas que há uma curiosidade muito grande e positiva em relação à religião. "Não consigo ficar na rua sem falar com alguém. É muito raro eu sair de casa e nenhuma pessoa me parar para falar ou tirar foto. Eu passei da linha do preconceito e virei atração turística."
Segundo ela, a primeira vez que a banda foi ensaiar num estúdio, pessoas começaram a entrar na sala e tirar fotos. "Fiquei muito assustada com aquilo". Mas Gisele diz que tocar de niqab é normal. "Estou tão acostumada a usar que acho que hoje faço até alpinismo usando o niqab e não vou nem reparar. A grande diferença está no olhar da outra pessoa."
Polka: uma guitarra especial
Gisele tem ao todo quatro guitarras, compradas ao longo da vida. Mas uma delas é preferida. Preta de bolinhas rosa, a flying V chamada Polka foi confeccionada exclusivamente para ela. "Foi inspirada na guitarra do meu guitarrista preferido, Randy Rhoads [que já tocou com Ozzy Osbourne e Quiet Riot]. Ele tinha uma preta com bolinhas brancas".
Polka tem o corpo e o braço feitos em mogno, a escala de jacarandá e marcações da escala em "gravatinhas borboleta fofas de madrepérola". É com ela que Gisele vai subir ao palco para tocar com a Spectrus. "Não vejo a hora de ver as pessoas enlouquecerem com a nossa música."
Portal G1

Movimento Escoteiro dos Estados Unidos começa a aceitar jovens gays a partir de 2014

Os Boy Scouts of America (BSA) decidiram ontem dar um passo histórico e mudar sua política anti-gay. A organização vai agora permitir escoteiros gays o direito de integrarem suas tropas, mas ainda há a recusa a adultos. O resultado, 60% dos votos a favor e 40% contra, foi conhecido depois de uma votação secreta, na qual participaram 1.400 membros. A política entrará em vigor em 1º de julho de 2014 e afeta seus 116 mil integrantes.

"Por 103 anos a BSA tem sido uma parte importante desta nação, com um foco no trabalho em conjunto para entregar o país mais importante programa de desenvolvimento de jovens liderança baseada em valores", disse a organização em um comunicado. "Hoje, aprovamos a suspensão da proibição com base na orientação sexual pertencem à BSA", anunciou.

"A decisão reforça a idéia de que o Escotismo é um programa para jovens que ignora o comportamento sexual, seja ele heterossexual ou homossexual. Isso não afeta os líderes adultos, de modo que este é mantido ", diz o texto.

"Nós sabemos que as pessoas têm opiniões diferentes sobre esta nova política, mas todos nós concordamos que as crianças são, e crescem melhor quando pertencem ao Escotismo", concluíram a BSA. Esta decisão vem em debate interno completo. Uma pesquisa realizada no início deste ano pela BSA mostrou polêmica. Os especialistas prevêem um grande número de processos a partir de agora, de acordo com o The Washington Post.

A aprovação do apoio à juventude gay no BSA ocorre meses depois que esta organização reafirmou sua posição "para proibir a admissão de membros homossexuais e líderes em suas tropas", conclui-se após uma investigação de dois anos, realizado por uma comissão de voluntários. "É a melhor política para a organização, é o que devemos fazer", disse o grupo em Julho de 2012.

A controvérsia sobre a exclusão de gays tem sido algo por anos, e como muitas agências municipais, instituições de caridade e as empresas decidiram parar suas doações por este motivo.

O evento, que teve o maior impacto sobre a sociedade americana estava expulsando uma líder lésbica da BSA em Ohio, Jennifer Tyrrell. O caso levou à criação de 120 petições no site change.org com o objetivo de acabar com a discriminação homossexual-se no grupo de jovens, a várias campanhas vieram a obter 1,8 milhão de assinaturas em todo o mundo.

Tyrrell, ainda hoje, é excluída da BSA. "É um grande primeiro passo. Estou feliz porque estamos definitivamente no caminho certo. Uma vez que o embargo seja levantado o jovem, indica que seus temores eram infundados. E haverá caras que vão querer tornar-se líderes adultos no futuro. A mudança total é uma questão de tempo ", disse a mulher de 33 anos no ABC.

O debate nos Estados Unidos

Nos últimos anos, a aceitação da homossexualidade em os EUA tem vindo a aumentar. Até mesmo o presidente Barack Obama tem apoiado publicamente uniões gays em maio de 2012, legalizada em 12 estados dos 50 que compõem a nação, e a mais recente pesquisa do instituto Gallup indica que 53% dos americanos apoiam o casamento gay. Alguns passos à frente trouxeram mesmo a controvérsia ao Supremo Tribunal Federal. Os nove juízes que vão tomar uma decisão em junho. Uma situação que certamente influenciou a decisão na quinta-feira pela BSA.

Tolerância para com os homossexuais ainda enfrenta conservadorismo ideológico sociais de muitos líderes dos BSA, grupos religiosos e pais. Mais da metade dos subsídios que recebe este grupo de jovens vem de grupos religiosos. No entanto, tanto a Igreja Mórmon e a Igreja Católica, os principais patrocinadores da BSA, anunciou o seu apoio à medida de apoio aos gays jovens, que definiu "como uma mudança limitada".

Alguns integrantes, entretanto, já estão desafiando a política antigay por conta própria. Por exemplo, na semana passada, o Conselho Connecticut (foto) prometeu não atender à política nacional continuar não admitindo homossexuais, jovens e velhos.

El País - Espanha

Durante conferência, Eduardo assina projeto garantindo execução de emendas parlamentares

Menos burocracia para o Poder Legislativo de Pernambuco. Foi o que garantiu o governador Eduardo Campos, nesta quinta-feira (23/05), durante a 17ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Durante a conferência, Eduardo assinou uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual que determina a execução das emendas parlamentares propostas pelo Legislativo. O documento foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
 
Na prática, cada um dos 49 parlamentares terá assegurada a execução da emenda parlamentar no valor de R$ 1, 1 milhão. “Nós já vínhamos travando um debate com a nossa Assembleia sobre tornar a contribuição dos parlamentares à peça orçamentária compulsória, exatamente como já fazemos. Agora, nós liberaremos todas as propostas dos parlamentares, sejam da base ou não. Já praticamos, agora vamos tornar Lei”, destacou o governador.
 
O presidente da Alepe e recém-eleito presidente do Colegiado dos Presidentes das Assembleia, Guilherme Uchoa, aprovou e elogiou a iniciativa. “Isso vai servir de exemplo para o Brasil. Pernambuco é o primeiro Estado a tratar dessa matéria de forma legal e sem distinção. As emendas parlamentares serão liberadas para todos, independente de serem governistas ou de oposição. Isso é um exemplo de democracia que o governador faz para o Brasil”, ratificou.
 
DEBATE - No terceiro dia do encontro, Eduardo ministrou uma palestra sobre o Pacto Federativo dentro dos “Desafios para o Futuro”, tema desta edição da conferência. Eduardo contextualizou o processo econômico e fez algumas observações sobre os diversos momentos do País. “Nos anos 90, o Brasil teve perdas em setores estratégicos que foram responsáveis por transformações na economia. Após algumas mudanças, o País teve no desequilíbrio social um freio para o crescimento econômico”, comentou o governador, explicando que medidas essenciais foram tomadas para minimizar os efeitos da crise. “O investimento em políticas assistencialistas, juntamente com o acesso ao crédito, ajudaram a elevar o crescimento”, completou o chefe do Executivo.
 
Ainda na parte econômica, Eduardo ressaltou a crise internacional. Ele considerou que a tensão econômica gera uma instabilidade política. “Os grandes parlamentos do Mundo já debatem sobre esse assunto e nós devemos acompanhar”, alertou Eduardo, revelando que solução é manter uma gestão pública transparente e eficiente.
 
O deputado estadual pelo Paraná, Artagão Júnior, que preside a União Nacional dos Legisladores e Legislativo Estaduais (Unale), agradeceu a disposição do governador em debater com o Legislativo. “Com a sua atitude, o governador faz cada vez mais amigos”, comentou o deputado.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

No Arruda, famílias desocupam prédios com rachaduras na estrutura

Famílias desocuparam, na manhã desta sexta-feira (24), dois blocos de um conjunto residencial no bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife, após perceberem grandes rachaduras na estrutura do prédio. O Residencial Eldorado fica na Rua da Regeneração. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para ir ao local, as rachaduras são aparentemente importantes e todos os moradores dos blocos A1 e A2 já deixaram o prédio.

De acordo com o tenente Valtermir Cruz, do Corpo de Bombeiros, os outros blocos do conjunto também serão avaliados. "A princípio, isolamos esses daqui, com risco de desabamento, mas depois vamos avaliar um a um", explicou. "O bloco A1 está bastante debilitado, com rachaduras grandes. O A2 nem tanto, mas por medidas de precaução, achamos melhor fazer o isolamento dos dois", concluiu. Os bombeiros afirmam que somente os engenheiros vão poder definir o grau de periculosidade das rachaduras.
O conjunto residencial foi construído em 1996 e tem 14 blocos, com 16 apartamentos cada, totalizando 32 desocupados. A construção é do tipo caixão. O local precisou ser isolado e uma equipe da Secretaria de Defesa Civil (Sedec) do Recife chegou ao local para avaliar os riscos. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) cortou a energia dos dois blocos desocupados.
Portal G1

Com viagens de Dilma e Temer, Renan Calheiros assume a Presidência

O presidente do Senado, Renan Calheiros, passará o dia hoje (24) como presidente da República. Terceiro na linha sucessória, Renan assumiu o cargo máximo do país no fim da noite de ontem (23) porque a presidente Dilma Rousseff viajou para a Etiópia (África), o vice-presidente Michel Temer foi para o Equador e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, também está fora do País.
Dilma viajou para Adis Abeba, capital da Etiópia, onde vai participar de cerimônia em comemoração ao aniversário da União Africana, e fica fora do Brasil até a noite de domingo (26). Temer, que está no em Quito, capital do Equador, para a posse do presidente reeleito Rafael Correa, retornará ao Brasil no sábado (25), assumindo a Presidência no lugar de Renan.
Em 2006, Renan já havia assumido a Presidência da República interinamente durante uma viagem ao exterior do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu vice, José Alencar. Na época, ele também era presidente no Senado e o presidente da Câmara, segundo na linha sucessória, também estava fora do País.
Agência Brasil

Samu ganha reforço de 47 ambulâncias

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Metropolitana do Recife (RMR) ganha reforço de 47 ambulâncias nesta sexta-feira (24). As unidades foram entregues nesta manhã pelo governador Eduardo Campos. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções e contou com a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Foram entregues 43 novas ambulâncias de suporte básico e quatro de suporte avançado, equipadas com UTI. Com o reforço, o Samu vai passar a atender toda a I Macrorregional de Saúde, que engloba 72 municípios da RMR, Zonas da Mata Sul e Norte, e Agreste Setentrional. Atualmente, o serviço abarca 17 cidades da RMR.
O investimento total foi de aproximadamente R$ 6,1 milhões e está nas contas dos governos Federal e Estadual. Cada unidade de suporte básico custa R$ 124,5 mil. Já as equipadas com UTI são avaliadas em R$ 198 mil.  

Os veículos vêm em boa hora, já que o Samu tem sido alvo de reclamações nos últimos meses. A demora para a chegada das ambulâncias é a principal queixa. Atualmente, o Samu conta com 73 ambulâncias, sendo 59 de suporte básico, 14 de suporte avançado (com UTI) e 05 motolâncias (motocicleta equipada com remédios e equipamentos médicos). O número, contudo, está defasado por conta de problemas mecânicos em alguns desses veículos, que ficam parados no estacionamento do Samu.

Portal NE10

Homem é degolado e castrado em Paudalho

Uma morte bárbara , aconteceu na madrugada desta quinta-feira (23),no Engenho Aurora,  zona rural do município de Paudalho.  José Renato da Silva, de 42 anos, homossexual assumido,  foi morto com golpes de faca e teve o pênis decepado.
A polícia suspeita de Marcílio Coelho da Silva , na qual foi visto com a vitima momentos antes do crime. O corpo  de Renato foi encontrado por populares na manhã de ontem  com o pescoço degolado.
Após perícia realizada pela Policia Civil o corpo foi encaminhado para o IML, no Recife. O suspeito do ato criminal está sendo investigado pela polícia.
Programa Dizendo Tudo - Carpina/PE

Acidente em Cachoeirinha mata um homem

Um veículo Crossfox de placa KHS 8342/PE capotou na noite de ontem em Cachoeirinha, no Agreste do Estado, no KM 44,5 da BR 423. No acidente morreu Ubiratan Chalegre de Oliveira. As informações são da Polícia Rodoviária Federal.