sábado, 17 de março de 2012

Eduardo discute com relator acordo para aprovar pré sal

Um acordo que preserve o direito adquirido dos estados e municípios ditos produtores e que garanta a todos os demais a oportunidade de participar desta grande riqueza do povo brasileiro que é o petróleo da camada do Pré-sal

Foi o que defendeu o governador Eduardo Campos ao se reunir nesta sexta-feira (16/03) com o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator na Câmara dos Deputados do projeto que redistribui os royalties do petróleo.

Indicado para a tarefa pela liderança do Governo, Zarattini está realizando conversas com lideranças partidárias e políticas visando construir um entendimento para a aprovação do marco legal do Pré-sal. Depois de tramitação no Senado marcada pela polêmica e pela forte disputa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, de um lado, e estados do Nordeste, à frente Pernambuco, do outro, o projeto chega à Câmara precisando de consensos.

"Vamos trabalhar para construir esse entendimento e colocar o substitutivo em votação em abril. É fundamental superar as divergências porque estamos retardando os investimentos, com prejuízos para o Brasil", disse Zarattini, com a aprovação de Eduardo.

O governador assegurou, por sua vez, que vem trabalhando em favor da unidade tendo inclusive, em parceria com o governador sergipano Marcelo Déda, defendido pontos mínimos de uma proposta para a qual obteve a concordância dos governadores Sérgio Cabral (RJ) e Renato Casagrande (ES).

"Todos concordamos que Rio de Janeiro e Espírito Santo não podem perder. Também concordamos que o que está consagrado na legislação e amarrado em contrato não pode ser desfeito. Da mesma forma, temos entendimento sobre a extensão da renúncia fiscal da União, que não pode ir além do pactuado. No entanto, é necessário encontrar formas de garantir receitas para os demais estados agora, sem termos que esperar 2020 ou 2022 para termos a nossa participação. É nesta construção que precisamos nos empenhar", explicou Eduardo Campos.

O governador insiste, ainda, que deve ser cláusula fechada no marco legal do Pré-sal que as receitas obtidas só podem ser empregadas em investimento, em gastos com ciência e tecnologia e na preservação do meio ambiente. "Os recursos do Pré-sal não podem ir para gastos correntes. Precisamos empregar 100% deles nos setores portadores de futuro. Transformar toda esta riqueza em oportunidade para mudança definitiva de estagio de desenvolvimento do Brasil", disse.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Duas prisões em Vitória de Santo Antão

Dois homens foram presos em flagrante, quinta (15), por policiais da Delegacia de Vitória de Santo Antão, durante investigações sobre uma ameaça por violência doméstica. Edilson Silva de Queiroz, 24 anos, foi detido por posse ilegal de arma de fogo, na fazenda Santo Antônio, na Zona Rural da referida cidade. No local, foi encontrada uma fábrica de munição para arma de fogo. Com o acusado, foi apreendida uma espingarda, um revólver cal. 38, além de munições.

Durante a prisão de Edilson, os policiais foram informados que Eraldo França da Silva, 34, possuía duas armas de fogo em sua residência. Ao ser inquirido o mesmo confirmou e na casa foram localizados uma espingarda cal. 36 e um revólver cal. 38 com 5 munições. Os dois foram autuados por posse ilegal de arma de fogo. Eraldo pagou fiança e foi posto em liberdade. Edilson que já foi preso pelo mesmo crime foi encaminhado ao Presídio de Vitória de Santo Antão.


Polícia Civil de Pernambuco

Assaltante de ônibus preso em Gravatá

Na tarde de ontem (15), um dos integrantes de uma quadrilha de assaltantes de ônibus intermunicipais foi preso em flagrante. Everton José de Lima, 25 anos, foi abordado no terminal rodoviário da cidade de Gravatá quando descia do transporte coletivo que fazia a linha Bonito/Recife.

Com ele foi encontrado uma pistola .380 com dezessete munições intactas, objetos roubados de passageiros, uma bala clava e a R$ 1.459 em espécie. Na Delegacia de Gravatá, foi lavrado o auto de prisão em flagrante e após pesquisa nos sistemas foi constatado que o acusado possuía mandado de prisão em aberto por sentença condenatória expedido em 2011 pela 2ª Vara de Execuções Penais e estava foragido.

Everton foi condenado pelo crime de assalto a mão armada e posse de artefato explosivo ou incendiário(dinamite). Ele, também, responde a mais dois inquéritos por assalto a transporte coletivo. A quadrilha assalta os ônibus que fazem linha Caruaru/Bonito/Recife das empresas rodoviárias Borborema e Caruaruense. Algumas das vítimas reconheceram o acusado na delegacia. Everton foi encaminhado ao Presídio de Vitória de Santo Antão.


Polícia Civil de Pernambuco

Morre a cantora Mônica Carvalho

O corpo da cantora paraibana Mônica Carvalho, de 50 anos, está sendo velado na capela do Real Hospital Português, no bairro do Derby, área central do Recife, neste sábado (17). Ela morreu no fim da tarde da sexta-feira (16), na capital pernambucana. Mônica tinha câncer de mama, doença diagnosticada há dois meses. Ela estava internada na unidade de saúde desde a última terça-feira (13).

Mônica nasceu na Paraíba, mas fez carreira no Recife. Ela lançou dez discos. “Eu tinha amizade com Mônica há mais de 30 anos. Ela cantava por prazer, era uma pessoa muito alegre e cantava principalmente cumbia e música romântica, música alegre, para cima. Mônica se internou na terça e faleceu ontem [na sexta]. Ela tinha feito um show no sábado passado [dia 10]”, afirmou o produtor musical e amigo da cantora, Robson Ricardo. O corpo da artista será levado ainda neste sábado para o Cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, onde será cremado.

Portal G1