sexta-feira, 27 de julho de 2012

Luiza Valdetaro: ''As pessoas me perguntam onde arrumo forças. É Malu quem me faz ser forte!''

Há cinco meses, um tsunami varreu a vida da atriz Luiza Valdetaro, 26 anos: sua filha, Maria Luiza, 4, a Malu, foi diagnosticada com leucemia. Frente a uma notícia tão devastadora, Luiza descartou o caminho da autopiedade. ''Em um momento como este, temos duas opções: ver o lado bom ou nos sentir injustiçados. Fiquei com a primeira opção. Minha filha é muito iluminada. Meus últimos meses têm sido meses de alegria, amor e devoção'', diz a atriz com segurança e maturidade.


Agora, com Malu entrando na reta final do tratamento realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Luiza fala com exclusividade à CONTIGO! e comemora o fato de a filha estar respondendo positivamente às sessões de quimioterapia. ''As pessoas me perguntam onde arrumo forças. É Malu quem me faz ser forte! Não posso dar a ela menos do que ela me dá.'' Desde sábado (21), a atriz voltou a morar em São Paulo - ela e o marido, o empresário Alberto Blanco, 44, alugaram um apartamento na cidade logo que a menina foi internada. No Sírio-Libanês, Malu fará a a quarta e última parte do tratamento, que será concluído em oito semanas. ''Paramos nossas vidas e vivemos os três juntos o tempo todo'', diz Luiza. ''Beto foi fundamental na hora de tomarmos a decisão de deixarmos o Rio de Janeiro. Eu não tinha forças para decidir nada naquele momento.'' A seguir, trechos da entrevista:

Como Malu e você têm encarado o tratamento?
Eu já admirava muito a minha filha, mas a forma pela qual ela tem enfrentado tudo multiplicou por mil essa admiração. É Malu quem me faz ser forte! Não posso dar a ela menos do que o que ela me dá. Se eu disser que os dias que vamos ao hospital são felizes, você acreditaria? Mas são! Malu ama separar os brinquedos, livros e DVDs que levamos para ler, brincar... É um dia todo dedicado a ela, com mãe, pai, avós, tios... Temos muitos familiares em São Paulo. E ela ama porque todos aproveitam esses dias para ficar com ela. Aprendo muito com a minha filha. Eu me descobri uma pessoa bastante otimista. Deus nos presenteou em diversos momentos e sou muito agradecida por cada bênção que recebemos.

Em um momento difícil como este, o que acredita ser positivo?
Levo um novo olhar sobre a vida, sobre o ato de amar. E de que Deus está no comando. O livre arbítrio nos cabe apenas quanto à forma de encarar e enfrentar o que o planodivino nos reservou... Podemos ser fortes, positivos e aprender muito com tudo. Há duas opções: ver o lado bom das oportunidades dadas e pedir a Deus que nos permita ver e aprender tudo o que ele deseja que vejamos ou ficar nos questionando o porquê do acontecido e nos sentir injustiçados... Fiquei com a primeira opção. Minha filha é muito iluminada. Meus últimos meses têm sido de alegria, amor e devoção.



Como tem dividido o tempo entre os cuidados com Malu e as gravações de sua personagem na novela Gabriela?
As gravações começaram com o início da terceira etapa da quimioterapia, que é a mais tranquila de todas. Eram aplicações semanais. Então marcamos com o médico que (as aplicações) seriam sempre aos sábados, dia que consegui liberação da produção para não gravar. Assim deu tudo certo. Ficávamos durante a semana toda no Rio de Janeiro e todos juntos, aos sábados, íamos para São Paulo prosseguir o tratamento. Malu tem levado uma vida normal. Ela apresenta efeitos colaterais muito brandos. Graças a Deus.

E o seu marido? Como ele está lidando com a doença de Malu?
Beto é um superparceiro, presente em todos os momentos. Ele foi fundamental na hora da decisão de irmos para São Paulo. Eu não tinha forças para decidir nada. E ele foi firme e decisivo. Agradeço até hoje a ele por tamanha sabedoria e presença de espírito em um momento tão difícil. Somos um o apoio do outro. Posso dizer que, no mínimo, 95% do tempo do hospital ele esteve ao nosso lado. Quando não estava era por um motivo muito sério ou um trabalho inadiável. Paramos nossas vidas e vivemos os três juntos. Ele não poderia ter sido melhor como pai e parceiro.

Agora, quais serão os procedimentos médicos? Malu vai precisar voltar ao hospital com que frequência?
Essa última etapa do tratamento, apesar de ser mais amena em relação à toxicidade da anterior, requer mais idas ao hospital e maior controle por exames. Nas três últimas semanas do tratamento, teremos de ir quase que diariamente ao hospital. Serão administradas injeções subcutâneas de segunda a quintafeira, durante essas três semanas finais. E, neste período, já é esperado que ocorra uma forte supressão da medula óssea (com a intenção de eliminar qualquer célula leucêmica que tenha sobrado). Com isso, ficaremos novamente baseados em São Paulo. Eu irei ao Rio apenas para as gravações de Gabriela. Mas será a reta final. Faremos todo o necessário com um sentimento de dever cumprido. Serão oito semanas no total. São as mesmas medicações, mas em menor número de aplicações. Assim, já sabemos como lidar melhor.



Revista Contigo

Governo capacita peritos para realização de coletas de material biológico para exames de DNA


O Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social - SDS inicia nesta segunda-feira (30),  às 8h, o primeiro Curso de Capacitação para Realização de Coletas de Amostras Biológicas para Exame de DNA. O curso será composto  de aulas práticas e teóricas.  A abertura do curso e as aulas teóricas acontecerão na Academia Integrada de Defesa Social – Acides, na Rua Tabira – bairro da Boa Vista, antiga Acadepol. As aulas teóricas serão no Auditório da Área Integrada de Segurança - AIS - 06, no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. 
No total, 90 Médicos Legistas e Peritos Criminais e seus respectivos auxiliares participarão do Curso que foi dividido em três turmas. Com carga horária de 60 horas, o curso tem o objetivo de  capacitar esses profissionais para a correta coleta, preservação e manuseio de amostras biológicas destinadas à análise de DNA. 
Serão instrutores do curso os Peritos Criminais Sandra Santos, Carlos Antônio de Souza e Tadeu Moraes Cruz. O curso será composto de três módulos: Introdução à Biologia Molecular, Genética Forense, Amostras Biológicas: Normas para coleta, acondicionamento, preservação e manuseio de amostras biológicas.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Nota oficial da Polícia Civil de Pernambuco sobre a greve dos Policiais Civis

A Chefia de Polícia Civil vai assegurar o atendimento em todas as unidades de plantões da Capital, Região Metropolitana e interior, incluindo as Forças-Tarefas de Homicídios do DHPP, apesar da insistência do Sinpol em manter o movimento grevista decretado ilegal pelo Poder Judiciário. 


Os servidores policiais que insistirem em faltar ao serviço terão o lançamento destas faltas computadas ainda na Folha de Pagamento para este mês de Julho. 


Será procedida uma criteriosa apuração no controle de freqüência dos policiais civis tanto pela Coordenação de Plantão como também pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social. Para exclusivamente estes agentes, comissários, escrivães e peritos papiloscopistas que se ausentarem do serviço ou se negarem na prestação de atendimento à população, a remuneração será suspensa, vindo a ser percebida apenas no dia 07 de Agosto, com o devido desconto. 


Até o momento, 405 policiais civis tiveram seus nomes informados a Secretaria de Administração (SAD) para descontos nos contracheques e somente receberão seus salários no dia 07/08. Também haverá uma apuração quanto a responsabilidade administrativa por eventuais ações ou omissões destes policiais que venham a prejudicar à sociedade pernambucana. 


É importante salientar ainda, que os policiais civis que registrarem 30 dias seguidos de faltas ao trabalho poderão ser demitidos, conforme prevê a Lei 6.425 (Estatuto dos Policiais Civis de Pernambuco).


Polícia Civil de Pernambuco


Nota do Blog: O Sinpol fique à vontade para nos mandar material sobre as reivindicações e andamento da greve.

Patusco na Corrida da Galinha


Patusco faz a festa na tradicional festa da Corrida da Galinha, em São Bento do Una, no Agreste do Estado, neste domingo (29), a partir das 16h . Dentre as novidades para este segundo semestre, está o novo repertório, que inclui músicas de Maria Gadu, Paralamas, Vanessa da Mata, Roberto Carlos, entre outros, e, a entrada de uma guitarra e contrabaixo na banda para dar um peso maior à sonoridade.

SDS desarticula quadrilha de roubo de carros


A Secretaria de Defesa Social, através das Polícias Civil e Militar, deflagrou nesta sexta-feira (27), a operação denominada Rota Final para prender um grupo criminoso com suspeitos de crimes de formação de quadrilha, roubo, furto e adulteração de sinais identificadores de veículos automotores, falsificação de documentos e receptação.
 A quadrilha agia subtraindo os veículos que tinham seus sinais identificadores adulterados e confeccionavam novos documentos baseados em veículos com características (marca, modelo, ano, cor) semelhantes às dos veículos com restrição de roubo. Posteriormente, tais veículos eram destinados aos receptadores que os revendiam, colocando-os novamente em circulação.   
No total foram expedidos 14 mandados de prisão preventiva, dos quais 02 são referentes a suspeitos que participavam do esquema de dentro do presídio. Outros três suspeitos acabaram sendo detidos ao longo das investigações. A polícia também vai cumprir 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal do Recife e Comarca de Itapissuma. Um total de 75 policiais civis e 40 policiais militares participam da operação. A ação é deflagrada nos municípios de Camaragibe, Igarassu, Caruaru, Belo Jardim, Lajedo, Jupi e João Pessoa, na Paraíba.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Vai ter Campus Party em 2013 no Recife


“A Campus Party vai passar a constar no calendário do nosso Estado”. O evento mal começou, mas quem deu a garantia foi o governador Eduardo Campos durante a abertura da maior feira de tecnologia do mundo. O encontro, que começou hoje (26) e segue até o dia 30/07, é realizado no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall.  Essa é a primeira vez que a Campus é feita fora de São Paulo.

Com mais de 200 horas de conteúdos, o evento, que no próximo ano vai ser realizado, mais uma vez, em Pernambuco, oferece oficinas e palestras para os inscritos, além de buscar a inclusão digital. Tudo com o objetivo de fomentar novos negócios e desenvolver aplicações para problemas reais. “Nós aprendemos com Arraes e com você, Eduardo, a conhecer Pernambuco de várias formas. Por isso, não tivemos dúvidas, quando o presidente da Vivo disse que, realizar esse evento só em São Paulo, não bastava. Precisávamos fazer no nordeste”, destacou o Diretor Geral da Futura Networks do Brasil, Mário Luis Teza. 

Antes da solenidade, Eduardo cumprimentou alguns “campuseiros” e fez questão de chamar a atenção dos participantes. “Nós vamos deixar aqui desafios que falam de sustentabilidade. Queremos o talento e a inteligência de vocês para pensar em como a gente vai fazer para tornar as cidades melhores para se viver”, enfatizou o governador, citando o que o seu avô, Miguel Arraes, dizia “O patrimônio do pobre é a imaginação”, concluiu.

No Recife, o encontro é organizado em três grandes espaços e tem a expectativa de aproximar cerca de 3 mil pessoas do universo tecnológico. Para destacar o apoio do Governo do Estado na realização da Campus Party Recife, Paco Ragageles entregou ao governador a placa “Campuseiro de Honra”. Na ocasião, também foram homenageados o Prefeito do Recife, João da Costa, e o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Grande Recife reforça 23 linhas para o Maior Show do Mundo


Os “festeiros” que irão ao Melhor Show do Mundo, que acontecerá no Centro de Convenções, no próximo sábado (28), contarão com um esquema especial de ônibus montado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. No total, 23 linhas farão parte da programação montada que funcionará a partir das 20h.

Para a ida ao show, as linhas 910 - Piedade/Rio Doce e 950-Engenho Maranguape/Varadouro terão reforço de frota e viagens para deixar os usuários o mais próximo possível do Centro de Convenções, até às 23h. Já a linha 043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby), além de cumprir o horário convencional (até 23h), operará em caráter especial durante a madrugada do sábado para o domingo.

Na volta para casa o reforço ocorre em 20 linhas bacurau que operam na madrugada do sábado para o domingo, das 0h às 4h, com intervalos médios de 30 minutos. Cinco dessas linhas reforçadas atendem às proximidades do Centro de Convenções. Serão realizadas 42 viagens a mais, durante a madrugada. O Consórcio destaca que, as outras 15 linhas bacurau, estão concentradas no Terminal do Cais de Santa Rita, Centro do Recife.

Para tirar dúvidas em relação aos itinerários, o Grande Recife está disponível através da Central de Atendimento ao Cliente, no telefone 0800.081.0158.

SERVIÇO

TOTAL DE LINHAS DE IDA – 3
TOTAL DE LINHAS BACURAU DE VOLTA – 20

Linhas que atendem às proximidades do Centro de Convenções/Lado da Av. Agamenon Magalhães na ida:

043 – Aeroporto/Tacaruna (DERBY)
910 – Rio Doce/Piedade
950 - Engenho Maranguape/Varadouro

Linhas bacurau reforçadas que atendem as proximidades do Centro de Convenções na volta:

745 – Alto José Bonifácio (Bacurau)
827 – Jardim Brasil (Bacurau)
985 – Rio Doce (Bacurau) – Lado da Av. Agamenon Magalhães
995 – Pau Amarelo (Bacurau) – Lado da Av. Agamenon Magalhães
956 – Igarassu (Bacurau) – Lado da Av. Agamenon Magalhães

Linhas bacurau concentradas no Terminal do Cais de Santa Rita  na volta:

073 – Candeias (Bacurau)
172 – Marcos Freire (Bacurau)
184 – Cabo (Bacurau)
322 – Jardim São Paulo (Bacurau)
426 – Loteamento Santos Cosme e Damião (Bacurau)
131 – UR 02 (Bacurau)
626 – Brejo (Bacurau)
435 – CDU/Várzea (Bacurau)
233 – Cavaleiro (Bacurau)
146 – UR 11 (Bacurau)
254 – Jaboatão (Bacurau)
457 – São Lourenço (Bacurau)
063 – Jardim Piedade (Bacurau)
362 – Curado IV (Bacurau)
846 – Águas Compridas (Bacurau)



Imprensa Grande Recife

Mudanças de itinerário dos ônibus da Zona Norte do Recife


A partir do próximo sábado (28), o tráfego nas estradas do Arraial e do Encanamento será modificado em função da implantação de um binário que tem por meta promover a melhoria do trânsito nas vias.

Devido às intervenções da Prefeitura, o Grande Recife Consórcio de Transporte alterará o itinerário de 16 linhas, afetando 30 pontos de parada e transferirá um miniterminal para a Rua Eugênio Samico, a fim de adequar o atendimento prestado aos usuários da localidade. 

A implantação do binário, realizada pela Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), afetará em média 70 mil usuários que utilizam 141 ônibus, distribuídos em 1060 viagens. O Consórcio informará os usuários sobre as alterações por meio de divulgadores, panfletos e cartazes.

Com a implantação do binário, a Estrada do Arraial e a do Encanamento, que possuem tráfego nos dois sentidos, passarão a permitir a circulação dos veículos apenas em mão única. A primeira ficará com o sentido cidade/subúrbio, já a segunda permitirá o trajeto dos veículos somente no sentido subúrbio/cidade. As 16 linhas que trafegam nos dois sentidos terão o itinerário alterado devido às modificações do sistema viário. (VER LISTA DE LINHAS ABAIXO)

O terminal das linhas 330 - Casa Amarela/CDU (TRT) e 531 – Casa Amarela (Rosa e Silva), localizado na rua ao lado do pátio da feira de Casa Amarela, será transferido para a Rua Eugênio Samico (próximo a Praça do Trabalho). Sendo assim, também será transferido para a Rua Eugênio Samico o ponto de retorno da linha 533 - Casa Amarela (Bacurau), que opera durante a madrugada, levando os usuários para o Terminal Urbano do Cais de Santa Rita.

Orientação – Durante uma semana, o Consórcio estará com uma equipe de divulgação nas ruas, orientando as pessoas sobre as mudanças e distribuindo panfletos explicativos. Em cada ponto de parada, um divulgador estará a postos para esclarecer todas as dúvidas dos usuários e orientá-los no deslocamento, informando onde pode esperar a linha desejada.

Nos dias 28, 30 e 31, a equipe estará nas ruas das 6h às 18h. No dia 30 (domingo), das 8h às 13h. Ao todo, são 30 paradas afetadas pelo binário, nove desativadas e outras 11 implantadas. O Grande Recife também afixará cartazes informativos nos pontos envolvidos e em todos os ônibus que operam nas 16 linhas.

Dúvidas também podem ser retiradas, através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo número 0800.081.0158. Todos os atendentes foram treinados para orientar os usuários. Os novos itinerários das linhas afetadas poderão ser consultados no site do órgão (www.granderecife.pe.gov.br).

SERVIÇO

Total de linhas que terão o itinerário alterado - 16 linhas
Total de veículos – 141 ônibus
Total de viagens – 1060 viagens
Média de usuários afetados / dia - 70 mil  usuários/dia
Total de paradas envolvidas no binário – 30 paradas 
Total de paradas desativadas – 9 paradas
Total de paradas implantadas – 11 paradas

Lista das linhas que terão o itinerário alterado:

330 - Casa Amarela/CDU (TRT) 
510 - Nova Descoberta/Derby 
511 - Alto do Mandú 
513 - Córrego da Areia 
514 - Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
515 - Nova Descoberta (Bacurau)  
516 - Casa Amarela (Nova Torre )
521 - Alto Santa Isabel
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva) 
532 – Casa Amarela (Cabugá)
533 – Casa Amarela (Bacurau)
630 - Vasco da Gama/Derby 
640 - Guabiraba/Derby 
710 – Beberibe / Derby
718 - Córrego do Euclides/Derby  
930 - Rio Doce/Dois Irmãos

Linhas que terão o terminal alterado para a Rua Eugênio Samico (próximo a Praça do Trabalho): 

330 - Casa Amarela/CDU (TRT) - Terminal antigo: Pátio da Feira de Casa Amarela
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva) – Terminal antigo: Pátio da Feira de Casa Amarela
533 - Casa Amarela (Bacurau) - Fará o retorno na Rua Eugênio Samico



Imprensa Grande Recife

Campanha arrecada mil toneladas de óleo


Mais de mil toneladas de óleo de cozinha usado foram coletadas em quase quatro anos da  campanha desenvolvida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em  parceria com as Indústrias  ASA. A campanha, iniciada em 2008tem ajudado a Compesa a reduzir os  problemas nas redes coletoras de esgoto.

No início da campanha, apenas as lojas de atendimento da Compesa estavam aptas a receber o óleo descartado. Coletores foram instalados em 17 lojas da Região Metropolitana do Recife (RMR), Gravatá e Caruaru, no Agreste, e Tamandaré, no litoral sul do Estado. Diante do sucesso do projeto, a Compesa e a ASA expandiram os pontos de coleta e hoje atendem 276 prédios e condomínios da RMR. O material recolhido é totalmente reaproveitado pela ASA e serve de matéria-prima para a produção de sabão.

Cada litro de óleo doado a ASA também é revertido em recursos financeiros destinados ao IMIP. Os interessados em contribuir com a campanha devem guardar em vasilhames o óleo utilizado em frituras, que seria jogado indevidamente nos ralos de cozinhas domiciliares e industriais. O material é recebido nas lojas da Compesa e condomínios. “Quando os coletores estão cheios, avisamos à ASA, que providencia o transporte do material para a fábrica de sabão”, informa a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho.

Para se ter uma ideia, o despejo de óleo nas pias é responsável por 70% das solicitações de serviços de manutenção na rede coletora de esgoto da Compesa. Jogada nas tubulações, a gordura endurece, causa obstrução nas redes coletoras e problemas graves como os esgotos estourados nas vias públicas e a degradação do meio ambiente.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), divulgados no primeiro semestre de 2012, o Brasil produz 57 milhões de toneladas de óleo vegetal comestível por ano. Cada litro despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. O material também entope a rede de esgoto, já que serve como uma espécie de ímã para o lixo descartado indevidamente na tubulação. Além disso, o óleo ainda impermeabiliza o solo e gera mau cheiro.

COMO FAZER - Os síndicos de prédios com mais de 20 apartamentos, interessados em participar da campanha, devem procurar uma das lojas do cliente da Compesa que oferece o serviço, para fazer o cadastramento e firmar compromisso com a ASA. Após o procedimento, a empresa irá instalar gratuitamente os coletores, que serão recolhidos periodicamente. Mais informações sobre o descarte do óleo podem ser obtidas através do teleatendimento da Compesa: 0800 081 0195.


CONFIRA AS LOJAS DO CLIENTE DA COMPESA QUE RECOLHEM O ÓLEO DE COZINHA:

·    Av. Cruz Cabugá – Santo Amaro – RECIFE
·    Av. Conselheiro Aguiar – Boa viagem – RECIFE
·    Av. 11 de Agosto – Totó  RECIFE
·    Av. Saturnino de Brito – Cabanga – RECIFE
·    Rua da Aurora – Boa Vista – RECIFE
·    Rua Dr. José Maria – Encruzilhada – RECIFE
·    Praça Largo da Paz – Afogados – RECIFE
·    Av. Getúlio Vargas – Bairro Novo – OLINDA
·    Av. Senador Salgado Filho – Centro – PAULISTA
·    Rua Pedro Celso Uchoa Cavalcante – Centro – CABO DE SANTO AGOSTINHO
·    Rua Beijupirá - Galeria Camaratuba – Porto de Galinhas – IPOJUCA
·    Estrada da Batalha – Prazeres – JABOATÃO DOS GUARARAPES
·    Rua Joaquim Nabuco – São Lourenço – SÃO LOURENÇO DA MATA
·    Rua das Rosas – Centro – CAMARAGIBE
·    Av. Gov. Agamenon Magalhães – Prado – GRAVATÁ
·    Av. Frei Caneca – Centro – CARUARU
·    Rua Leopoldo Lins – Centro – TAMANDARÉ

Imprensa Compesa

1,3 mil famílias recebem título de propriedade de terra em Ouricuri


O Programa “Terra Legal Pernambuco” vai beneficiar 1,3 mil famílias de trabalhadores rurais em Ouricuri, Sertão do Araripe, com títulos de propriedade de terra. A entrega será nesta Sexta (27), com as presenças do governador Eduardo Campos e do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas. Os títulos são registrados em cartório pelo Governo de Pernambuco, sem qualquer custo para o agricultor. 
No total, 11 mil famílias serão atendidas pelo Programa em Ouricuri e os investimentos na ação é de R$ 2,3 milhões, recursos oriundos de convênio celebrado com a Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário – MDA. Na ocasião, o ministro também lançará no Estado, o Plano Safra 2012/2013, que destina R$ 650 milhões para investimentos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em Pernambuco. 
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, que também estará em Ouricuri, destaca que o “Terra Legal - Pernambuco” é um dos mais ousados programas de regularização fundiária em execução no Brasil. “Até 2014, a meta do Governo do Estado é regularizar a propriedade da terra de 120 mil famílias em Pernambuco”, salienta. 
O presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, explica que as propriedades foram regularizadas mediante levantamento topográfico, demarcação de áreas e elaboração de plantas atualizadas. Para isso, técnicos do Iterpe utilizou equipamentos GPS de altíssima precisão e software de gestão territorial - SGT.  Durante o evento, agricultores beneficiados com títulos também assinarão contratos de financiamento agrícola com o Banco do Nordeste (BNB). 
Plano-Safra 2012/2013 – Para Pernambuco, o MDA, está destinando R$ 370 milhões que serão aplicados em ações de investimento e R$ 280 milhões para operações de custeio. De acordo com Aldo Santos, secretário executivo da Agricultura Familiar e gerente geral do Prorural, os agricultores familiares também foram contemplados com a ampliação dos limites de renda e crédito. “A renda subiu de R$110 mil para R$ 160 mil e o limite para financiamento de custeio passou de R$ 50 mil para R$ 80 mil. Os juros para as operações de custeio reduziram de 4,5% ao ano para 4% e as taxas variam de 1% a 4%”, destacou Santos.
Secretaria de Agricultura de Pernambuco

Tragédia no Sul: mãe e filho de seis anos encontrados mortos


A polícia investiga um duplo homicídio descoberto na manhã desta quinta-feira (26), em Porto Alegre. Uma mulher de 39 anos e seu filho, de seis, foram mortos a facadas dentro da própria casa, no bairro Tristeza, área nobre da zona sul da capital gaúcha.
Para os investigadores, o principal suspeito é o pai da criança, que foi socorrido na manhã dessa quarta-feira (25), depois de pular de uma ponte, na grande Porto Alegre. A enfermeira Márcia Calixto Carnetti foi encontrada no quarto de casal da casa de classe média alta, em um condomínio fechado na rua Sargento Nicolau Dias de Faria.
O corpo do filho, Matheus Carnetti, estava em seu quarto. Conforme a Polícia Civil, havia pela casa rastros de sangue. Algumas manchas haviam sido limpas. No quarto da criança foram encontradas três facas que podem ter sido utilizadas nos assassinatos.
O caso chegou ao conhecimento da polícia depois que um pescador resgatou o bioquímico Ênio Luiz Carnetti, 46, que teria saltado da ponte do Canal Furado, na BR-290, região metropolitana, na manhã de quarta.
Levado ao hospital com ferimentos a faca e decorrentes da queda, sua família foi comunicada. Ao tentar entrar em contato com Márcia, mas sem sucesso, os parentes da enfermeira acionaram as autoridades.
Desde terça-feira, dia do aniversário da enfermeira, seus pais não conseguiam mais entrar em contato com ela. Nesta manhã, os policiais entraram na residência e depararam com a cena do crime.

FriezaEm depoimento à delegada Clarissa Demartini após ser socorrido, Carnetti afirmou que a mulher estava viajando. “O que mais nos chamou a atenção é a frieza do marido. Ele ocultou as informações e negou, inclusive, ter um filho”, disse a delegada. Segundo relatos de colegas de trabalho de Márcia, que estava casada havia cerca de dez anos com Carnetti, o marido já a tinha ameaçado.


Conforme o delegado titular da 1ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, Cleber Lima, foram encontrados bilhetes e emails na residência que indicariam que o duplo homicídio teria sido cometido por Carnetti. O motivo seria a desconfiança de que Márcia o estivesse traindo.
"Ele indicou ainda que matou a criança para que não sofresse sem a mãe", afirmou Ferreira. Ainda nesta manhã, a polícia pediu à Justiça a prisão preventiva do suspeito. Carnetti está internado no HPS (Hospital de Pronto Socorro) de Porto Alegre sob escolta da polícia e não dá entrevistas.
A perícia esteve no local e deve se manifestar nos próximos dias. Preliminarmente, os peritos dizem acreditar que mãe e filho tenham sido mortos na noite de terça-feira, dia do aniversário de Márcia.
Portal UOL

Turfe: confira os páreos deste final de semana


Depois da grande festa realizada no domingo 15, a comissão de corridas elaborou uma programação de cinco páreos para o domingo 29 de julho. O 1º páreo será corrido às 14 horas na distância de 900 metros reunindo os animais Bityng o único estreante da programação, Zone Rouge que vem de uma boa vitória na programação passada, Elemento Surpresa que vai tentar a terceira vitória consecutiva e a potranca Belíssima Lá Rubia do Stud Asa Branca. No 2º páreo na distância de 1.700 metros, o castanho Canuti mesmo não estando no melhor da sua forma tem grandes chances de voltar à foto da vitória. É um animal bem superior à turma e se correr apenas 10% do que sabe passa por cima dos adversários. Best Prime quem vem de convincente vitória na milha, não pegou moleza e terá que correr muito para tentar uma vaga no placar. El Herdeiros não vem mostrando nada o que lhe credencie a uma indicação. Os demais páreos também prometem boas disputas. Decreto que perdeu a invencibilidade para Rio Miranda, tem tudo para voltar ao topo do vencedor no 3º páreo, mas vai ter que respeitar as presenças de Sentimento que chegou a apertar Cabo de Aço na última corrida, Nunca Nesse País que volta em distância e turma ao seu agrado e Céu da Guanabara que deverá correr bem mais do que na estreia.
No 4º páreo Don Talk pelo que mostrou na corrida passada,  pode ser o nome do páreo sem desmerecer o valente Senhor Kirov do Stud Big Boss. Já na carreira de encerramento, Eaglion Vision vem de uma corrida esquisita e tem tudo para se reabilitar nesses 1.400 metros. Allot Depiguá é outro nome que vem de boa atuação quando secundou Best Prime chegando com boa ação. Blue Buck e Vivano são bons animais, mas retornado as atividades podem sentir falta de mais aguerrimento.

Estreante.
BITYNG – Fêmea alazã de 12/10/2005, filha de Amore Style (USA) e UIrsa Minor (ARG). Criação do Haras Só Brilliant, propriedade do Stud Remar, treinador W.Maciel.
Campanha
31 Apresentações sendo: 20 Cristal, 11 Gávea.
4 Vitórias sendo: 2 Cristal, 2 Gávea.
20 Colocações sendo: 15 Cristal, 5 Gávea.
Vitórias
01 PREMIO, Cristal, 21/02/2008, 1200, AB 
01 CLAIMING SERGIO DA COSTA E SILVA, Gávea, 09/05/2011, 1100, AB 
01 PREMIO, Cristal, 07/01/2010, 1200, AP 
01 PREMIO WEST HOPE - 2008, Gávea, 03/04/2011, 1300, AP

Programa.
1º páreo 900 metros 14:00 horas – Prêmio Kacife Money
1- Bityng                           J.Silva   Est.
2- Zone Rouge                  A.Maciel ap-2
3- Elemento Surpresa        W.Gomes ap-2
4- Belíssima Lá Rubia       J.Carvalho

Indicação – Zone Rouge – Elemento Surpresa

2º páreo – 1.700 metros – 14:30 horas – Prêmio Noon Sun
1- Canuti                           A.Maciel ap-2      
2- Lieson                           F.Davidson
3- El Herdeiro                    W.Gomes ap-2
4- Best Prime                      J.Carvalho

Indicação  Lieson - Canuti

3º páreo – 1.500 metros – 13:00 horas – Prêmio Meary
1- Sentimento                   W.Gomes ap-2
2- Decreto                          A.Maciel ap-2
3- Nunca Nesse País          F.Davidson
4- Céu da Guanabara         J.Carvalho

Indicação Sentimento - Decreto

4º páreo 1.200 metros 15:40 horas – Prêmio Jaspion
1- Senhor Kirov                 R.D.Lima
2- Dupla Sorte                    J.Carvalho
3- Under Atlantic                F.Davidson
4- Don Talk                        W.Gomes ap-2

Indicação - Senhor Kirov – Don Talk

5º páreo 1.400 metros 16:20 horas – Prêmio Lobo Solitário
1- Eaglion Vision               J.Lima ap-3
2- By Brazil                        J.Carvalho
3- Allot Depiguá                 W.Gomes ap-2
4- Histrion Secret               F.Davidson
5- Blue Buck                      A.Maciel ap-2
6- Untal                               J.Júlio
7- Vivano                            F.Sales

Indicação – Allot Depiguá – By Brazil – Eaglion Vision
Com informações do radialista Francisco Mendonça

Incêndio na favela Humaitá atinge 102 barracos e deixa 410 desabrigados de acordo com Defesa Civil


Ao menos 102 dos 320 barracos da favela Humaitá, na zona oeste de São Paulo, foram destruídos pelo fogo que atingiu a região na madrugada desta segunda-feira (27). A informação foi confirmada pela Defesa Civil da cidade.
A destruição, segundo o comandante da Defesa Civil, coronel Jair Paca, deixou aproximadamente 410 moradores desabrigados. Ele, no entanto, afirma que o órgão já está no local para dar suporte à população afetada.
As famílias serão inscritas nos planos de ajuda habitacional, coordenados pela Secretaria de Ajuda Social, além de receberem alimentos, cobertores e colchões. A Defesa Civil, de acordo com o coronel, também está providenciando um local para abrigar temporariamente os desabrigados.
O fogo  na favela Humaitá, que fica na região da Vila Leopoldina, começou por volta das 4h, mas conseguiu ser controlado logo no início desta manhã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 20 equipes foram mobilizadas para conter as chamas.
Até agora, não há registro de vítimas, segundo os bombeiros. Uma primeira informação fornecida às equipes que estão no local foi de que o fogo teria começado após um morador chegar ao barraco por volta das 3h45 e minutos depois ir para o fogão fazer comida. "A informação que nos chegou é que o morador chegou em casa e o fogo começou após ele utilizar o fogão.", disse o tenente Paulo Henrique, dos Bombeiros.
Agência Estado

Último fim de semana de teatro no Paço Alfândega


As férias de julho já estão terminando, mas ainda dá tempo de levar a criançada para aproveitar os últimos dias. E uma pedida é o espetáculo – “Palhaço Alfândega em O Mágico de OZ”, teatro organizado pelo Paço Alfândegae que já levou muita gente para assistir. A peça reconta a tradicional história da menina Doroty e seus conhecidos amigos com o reforço do Palhaço Alfândega, personagem exclusivo das férias do Paço. A peça será encenada no próximo sábado (28) e domingo (29), na Praça Central do Centro de Compras, às 16h, com acesso gratuito. Então é correr e garantir seu lugar!

Livraria Cultura
A Livraria Cultura no Paço Alfândega também está com uma ótima programação para as férias. Com o mascote Zeki e sua turma, as férias na Cultura pretende resgatar as brincadeiras tradicionais com atividades lúdicas e educativas. Esse fim de semana, sábado (28) e domingo (29), tem teatrinho. As atividades começam às 15h, com vagas limitadas e acesso gratuito.

Para saber mais sobre as atividades e a programação do Paço Alfândega acesse o site www.pacoalfandega.com.br


SERVIÇO:
Palhaço Alfândega em O Mágico de OZ
De 28 a 29 de julho
No Paço Alfândega, Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife
Entrada franca