sexta-feira, 27 de julho de 2012

Campanha arrecada mil toneladas de óleo


Mais de mil toneladas de óleo de cozinha usado foram coletadas em quase quatro anos da  campanha desenvolvida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em  parceria com as Indústrias  ASA. A campanha, iniciada em 2008tem ajudado a Compesa a reduzir os  problemas nas redes coletoras de esgoto.

No início da campanha, apenas as lojas de atendimento da Compesa estavam aptas a receber o óleo descartado. Coletores foram instalados em 17 lojas da Região Metropolitana do Recife (RMR), Gravatá e Caruaru, no Agreste, e Tamandaré, no litoral sul do Estado. Diante do sucesso do projeto, a Compesa e a ASA expandiram os pontos de coleta e hoje atendem 276 prédios e condomínios da RMR. O material recolhido é totalmente reaproveitado pela ASA e serve de matéria-prima para a produção de sabão.

Cada litro de óleo doado a ASA também é revertido em recursos financeiros destinados ao IMIP. Os interessados em contribuir com a campanha devem guardar em vasilhames o óleo utilizado em frituras, que seria jogado indevidamente nos ralos de cozinhas domiciliares e industriais. O material é recebido nas lojas da Compesa e condomínios. “Quando os coletores estão cheios, avisamos à ASA, que providencia o transporte do material para a fábrica de sabão”, informa a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho.

Para se ter uma ideia, o despejo de óleo nas pias é responsável por 70% das solicitações de serviços de manutenção na rede coletora de esgoto da Compesa. Jogada nas tubulações, a gordura endurece, causa obstrução nas redes coletoras e problemas graves como os esgotos estourados nas vias públicas e a degradação do meio ambiente.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), divulgados no primeiro semestre de 2012, o Brasil produz 57 milhões de toneladas de óleo vegetal comestível por ano. Cada litro despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. O material também entope a rede de esgoto, já que serve como uma espécie de ímã para o lixo descartado indevidamente na tubulação. Além disso, o óleo ainda impermeabiliza o solo e gera mau cheiro.

COMO FAZER - Os síndicos de prédios com mais de 20 apartamentos, interessados em participar da campanha, devem procurar uma das lojas do cliente da Compesa que oferece o serviço, para fazer o cadastramento e firmar compromisso com a ASA. Após o procedimento, a empresa irá instalar gratuitamente os coletores, que serão recolhidos periodicamente. Mais informações sobre o descarte do óleo podem ser obtidas através do teleatendimento da Compesa: 0800 081 0195.


CONFIRA AS LOJAS DO CLIENTE DA COMPESA QUE RECOLHEM O ÓLEO DE COZINHA:

·    Av. Cruz Cabugá – Santo Amaro – RECIFE
·    Av. Conselheiro Aguiar – Boa viagem – RECIFE
·    Av. 11 de Agosto – Totó  RECIFE
·    Av. Saturnino de Brito – Cabanga – RECIFE
·    Rua da Aurora – Boa Vista – RECIFE
·    Rua Dr. José Maria – Encruzilhada – RECIFE
·    Praça Largo da Paz – Afogados – RECIFE
·    Av. Getúlio Vargas – Bairro Novo – OLINDA
·    Av. Senador Salgado Filho – Centro – PAULISTA
·    Rua Pedro Celso Uchoa Cavalcante – Centro – CABO DE SANTO AGOSTINHO
·    Rua Beijupirá - Galeria Camaratuba – Porto de Galinhas – IPOJUCA
·    Estrada da Batalha – Prazeres – JABOATÃO DOS GUARARAPES
·    Rua Joaquim Nabuco – São Lourenço – SÃO LOURENÇO DA MATA
·    Rua das Rosas – Centro – CAMARAGIBE
·    Av. Gov. Agamenon Magalhães – Prado – GRAVATÁ
·    Av. Frei Caneca – Centro – CARUARU
·    Rua Leopoldo Lins – Centro – TAMANDARÉ

Imprensa Compesa