sábado, 21 de março de 2015

Morre ex-governador de AL, Divaldo Suruagy

O ex-governador de Alagoas Divaldo Suruagy morreu na tarde deste sábado (21), aos 78 anos. Ele passou mal e foi encaminhado para o Hospital Arthur Ramos, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, mas já chegou em óbito.

A causa da morte não foi confirmada pelo hospital. De acordo com secretário particular de Suruagy, Antônio Luiz dos Santos Júnior, o ex-governador estava em seu apartamento quando se sentiu mal.
"Ele foi para o hospital, mas não resistiu. Ele retirou um tumor no ano passado e fez tratamento. Mas em dezembro, dois novos tumores surgiram e ele ficou muito debilitado. A família está muito triste com a perda", diz Antônio Júnior.
Em agosto de 2014, o ex-governador passou por cirurgia para retirada de um tumor no intestino grosso. Ele chegou a ser candidato a deputado estadual nas eleições do ano passado.
Divaldo Suruagy nasceu no dia 5 de março de 1937. É natural de Lajedo/PE, economista, formado pela Universidade Federal de Alagoas, foi funcionário público da prefeitura de Maceió onde chefiou a Divisão de Impostos Predais e Territoriais. Foi presidente da Central de Abastecimento S/A (CEASA) e da Companhia de Silos e Armazéns de Alagoas.
Iniciou sua vida política ainda no governo de Luiz Cavalcanti, onde foi secretário de Fazenda. Eleito prefeito de Maceió pelo PSD em 1965, deputado estadual e líder da bancada em 1970, no governo de Afranio Lages.
De acordo com informações do Gabinete Civil, assumiu o governo de Alagoas em março de 1975, por meio de eleição indireta, indicado pelo governo federal. Em agosto de 1978 desligou-se do cargo de Governador para disputar uma cadeira na Câmara Federal, tendo sido eleito.
Em 1982, ele assumiu novamente o cargo de governador. Em 1994, ele foi eleito e recebeu a maior votação para o cargo no país. Entretanto, no fim do governo ele enfrentou uma grave crise e atrasou sete meses o pagamento dos servidos públicos estaduais. Sofreu impeachment e teve que deixar o cargo, o episódio ficou conhecido como “17 de julho”.
Portal G1

Esquema de ônibus para o Clássico dos Clássicos

O Náutico enfrenta o Sport pela 9ª rodada do Campeonato Pernambucano 2015. A partida acontece neste domingo (22), às 16h, na Arena Pernambuco. Para auxiliar os torcedores que irão assistir o Clássico dos Clássicos, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema especial de ônibus. 
Na ida ao estádio, os torcedores do Náutico (torcida mandante) poderão utilizar a linha centro do metrô e desembarcar no TI Cosme e Damião. Ao chegar ao terminal, oito veículos da linha 047 - Cosme e Damião/Arena estarão disponíveis, a partir das 13h30, para levar os torcedores até o estádio.
Na volta para casa, a partir das 17h53, oito veículos da linha 047 - Cosme e Damião/Arena estarão esperando os torcedores em frente à Arena para seguir de volta ao TI Cosme e Damião. 
Já os torcedores do Sport (torcida visitante) poderão se dirigir ao Terminal Integrado do TIP. Ao chegar ao terminal, sete veículos da linha 048 - TI TIP/Arena estarão à disposição dos usuários, a partir das 13h30.  No retorno para casa, a partir das 17h52, sete veículos da linha 048- TI TIP/ Arena estarão em frente à Arena, para levar os usuários de volta o TI TIP. 
É importante lembrar aos torcedores do Náutico que vão utilizar o TI Cosme e Damião que haverá venda antecipada da pulseira, que pode ser adquirida antes da partida, tanto em dinheiro como através do cartão VEM. A pulseira custa R$ 2,45 (ida e volta). Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
Imprensa Grande Recife

Preços da feira estão caindo no mundo

Os preços globais dos alimentos caíram ao nível mais baixo em quase cinco anos, com um declínio acentuado no setor dos cereais, carne e açúcar e uma estabilização das oleaginosas.

De acordo com o índice de preços da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), seguindo uma tendência que já existia, em fevereiro houve uma queda média de 1% em relação a janeiro.
O índice da FAO mede a evolução mensal global dos preços de exportação de uma cesta composta por cereais, oleoginosas, laticínios, carne e açúcar. Apenas os laticínios tiveram aumento.
Concepción Calpe, economista sênior do Departamento de Comércio da FAO, listou as razões por trás desta queda:
"Elevada produção global, preços baixos das oleaginosas, subida do dólar e demanda limitada de grandes importadores, incluindo a China. A situação atual é exatamente o oposto do que havia ocorrido em 2007 e 2008, quando houve uma disparada no preços dos alimentos ", disse à BBC.
Tempestade perfeita
Em 2007 e 2008, a China crescia a taxas de dois dígitos, os preços do petróleo estavam nas nuvens, a demanda havia estimulado altos investimentos e bancos e fundos de pensão aqueciam o mercado mundial de bens básicos. 
Foi a "tempestade perfeita" sobre os preços dos alimentos e outras matérias primas, que atingiram níveis exorbitantes pouco antes da crise financeira de 2008. O panorama agora é exatamente o oposto.
Em fevereiro, os cereais caíram 3,2% em relação a janeiro; a carne, 1,4%, e o açúcar 4,9%, enquanto as oleaginosas ficaram estáveis. Apenas os produtos lácteos aumentaram (4,6%).
"Além de fatores comuns, como o preço do petróleo e do dólar, cada produto tem sua própria dinâmica, que depende das peculiaridades de seu mercado", disse Calpe.
A queda do trigo respondeu ao aumento da produção de grandes exportadores. Na carne, houve uma clara diferença entre carne bovina, de carneiro e cordeiro, que perderam valor, ante os preços mais estáveis de aves e o aumento de suínos.
Em relação ao açúcar, a queda foi devido ao aumento da produção do Brasil, o maior exportador do mundo, e o anúncio de subsídios para as exportações da Índia.
No caso das oleaginosas, que englobam da soja ao azeite de oliva, pesaram os subsídios ao biodiesel na Indonésia e o impacto das inundações em um dos maiores produtores, a Malásia.
Sobe e desce de preços
A relação entre o preço internacional do produto e o que paga o consumidor paga é complexa. Um fenômeno comum é que os preços ao consumidor subam quando há um aumento nas exportações, mas com menos frequência caem quando elas diminuem.
Este fenômeno é muitas vezes visto no preço da gasolina, que flutua com os valores internacionais do petróleo, ou com o pão e massa, influenciados pelo preço do trigo.
"O preço pago pelo consumidor depende de muitos fatores. O transporte, as margens de lucro dos supermercados, os diferentes intermediários na cadeia. O consumidor não compra trigo. Compra pão ou massa, que tem entre seus ingredientes o trigo. A isso se somam outros fatores, como o câmbio, que tem impacto tanto para países importadores como exportadores", observa Calpe.
Por alguns dólares a mais
A desvalorização da moeda local pode produzir um forte aumento dos preços em um país que importa alimentos, já que é preciso pagar mais em dólares pelos produtos comprados. Curiosamente, o efeito pode ser semelhante em alguns países exportadores, porque a desvalorização favorece as vendas externas.
Os preços ao consumidor acabam aumentando no próprio país, porém, porque os exportadores procuram igualar o preço no mercado interno, em moeda local, ao que obteriam em dólares se vendessem para o exterior.
Os preços também são afetados pela estrutura socioeconômica e política dos países dominantes em cada mercado.
Laticínios, grãos e carnes têm uma forte presença nos EUA, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Brasil e Europa. Em mercados como o cereal se somam a estes países Ucrânia e Cazaquistão. Em oleaginosas, Brasil, Malásia, Indonésia, EUA e Argentina são os atores dominantes. 
As peculiaridades de cada um desses países terão impacto sobre o valor final do produto.
Tendência histórica
Em grande parte do século 20, a evolução do preço de produtos primários - incluindo alimentos - era muito inferior ao de produtos manufaturados exportados pelos países desenvolvidos. Essa situação ficou conhecida como "teoria das trocas desiguais".
Ela dificultava as perspectivas de desenvolvimento de países que dependiam de produtos primários para alavancar suas economias.
"Esta situação mudou em 2007, 2008, com a incorporação da China e da Índia ao mercado global e gerou muito interesse em bancos e instituições financeiras, que começaram a ter seus próprios departamentos de commodities. Muitos dizem que esta presença financeira afetou os preços por meio de especulação. Não há nenhuma pesquisa conclusiva sobre isso, mas o que está claro é que teve influência na volatilidade dos preços", diz Calpe.
A mudança favorável nos termos de troca de produtos manufaturados e produtos primários permitiu um enorme crescimento econômico e social de países em desenvolvimento, como visto na América Latina.
Entre 2002 e 2012, a região cresceu a uma média de 5% ao ano e tirou cerca de 100 milhões de pessoas da pobreza. Mas há um ponto de interrogação sobre as perspectivas econômicas da região.
O futuro
Será que estamos voltando para o modelo exclusivo de troca desigual entre produtos manufaturados e primários que existia no século 20? O mercado de alimentos, muitas vezes, tem um comportamento diferente das commodities industriais.
Enquanto este último depende mais do crescimento da economia mundial por causa de sua ligação direta com os processos de produção - petróleo, cobre ou aço são exemplos clássicos - os alimentos têm uma demanda menos variável.
A não ser que haja uma crise extrema, os países continuam a consumir alimentos. Ainda assim, muitos bancos e departamentos estão fechando seus departamentos de commodities. Na FAO, impera a cautela na hora de fazer futurologia sobre o comportamento do mercado de alimentos.
"Eles dependem de muitos fatores. Em termos de oferta e demanda, vemos uma tendência de queda, mas como se pode prever o preço do dólar ou do petróleo ou as políticas agrícolas dos países ou fatores que afetam a oferta e clima? São muitas variáveis para fazer uma previsão exata", disse Carpe à BBC.
Ainda assim, os exportadores de alimentos na região devem se preparar para tempos de vacas magras.
BBC Brasil

Chilenos protestam contra bispo ligado a abusos

Centenas de católicos se reuniram neste sábado em uma igreja na pequena cidade chilena de Osorno para protestar contra a nomeação do bispo Juan Barros, acusado de proteger um dos pedófilos mais conhecidos do país.
A nomeação provocou a ira de muitos paroquianos e questionou a promessa do papa Francisco de acabar com o abuso sexual na igreja.
Os críticos dizem que Barros tinha consciência e ajudou a encobrir abusos do padre Fernando Karadima, cujo caso é o mais polêmico entra as várias acusações de pedofilia dentro da Igreja Católica no Chile.
Em 2011, Karadima foi considerado culpado pelo Vaticano de abusar de meninos adolescentes por muitos anos. Liberado de acusações criminais após a investigação contra ele ter naufragado por questões técnicas, a igreja o castigou com a proibição de celebrar missas públicas.
Karadima foi mentor de muitos jovens sacerdotes, incluindo Barros.
Juan Carlos Cruz, vítima de Karadima que agora vive nos Estados Unidos, disse que Barros fazia o "trabalho sujo" do sacerdote pedófilo, destruindo cartas de vítimas detalhando o abuso, e que o bispo recém-nomeado estava presente quando os abusos ocorreram.
"Isso contradiz exatamente tudo o que disse o papa", afirmou Cruz à Reuters.
Muitos chilenos católicos repudiaram a nomeação planejada.

O padre Alex Vigueras, superior provincial da Congregação do Sagrado Coração de Jesus e Maria no Chile, disse esta semana que a nomeação o deixou "atordoado". 
Cerca de 30 padres e diáconos na área de Osorno escreveram uma carta no mês passado ao núncio papal exigindo a renúncia de Barros, e alguns políticos também questionaram a nomeação.
Barros tem procurado se distanciar de Karadima e nega ter conhecimento dos abusos.
Agência Reuters

Vai ter concurso para professor da UPE

Durante a plenária do segundo ciclo do Todos por Pernambuco, em Arcoverde, na tarde deste sábado (21), o governador Paulo Câmara assinou dois decretos que vão ampliar e regulamentar o quadro de professores na Universidade de Pernambuco (UPE). O primeiro determina a abertura de edital para um concurso público que preencherá 54 de um total de 280 vagas de docentes na instituição. Já o segundo documento define a distribuição desse total de vagas até 2017. 

A medida é um esforço do Governo do Estado para suprir a demanda urgente e também uma ação estratégica e planejada para solucionar a falta de professores na UPE, uma pauta, inclusive, que foi tratada pelo governador no Todos por Pernambuco de Petrolina, na semana passada.

Segundo Paulo Câmara, os decretos representam um reforço importante para a Universidade. “Reforçar a UPE faz parte do nosso planejamento, da nossa estratégia e abrange todas as regiões do Estado. Mas vamos priorizar o interior”, argumentou o governador.

A previsão de lançamento do edital de preenchimento das 54 vagas é de 15 dias. Elas serão distribuídas da seguinte forma: Petrolina (20), Garanhuns (14), Serra Talhada (9), Arcoverde (4) e Recife (7). Esse é o segundo edital para seleção de professores lançado pelo Governo do Estado neste semestre. 

Com a assinatura do segundo decreto, ficaram estabelecidos os critérios de distribuição dos 280 novos docentes que serão nomeados nos próximos três anos. O calendário dos certames foi pactuado entre o Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Universidade de Pernambuco.

Entre os critérios para alocação dos docentes estão a correlação entre o número de alunos por professor em cursos tecnológicos e de graduação, a consolidação dos cursos de graduação do interior e da Região Metropolitana e a consolidação da pós-graduaçãostricto sensu.

Vice-reitora da UPE, Socorro Cavalcanti destaca que, com a assinatura dos decretos, Paulo Câmara soluciona o déficit atual de docentes na Universidade. “Teremos uma situação confortável de trabalho pelos próximos três anos. Com essas novas vagas, vamos atender os diferentes cursos, nas diversas regiões do Estado, no Interior e RMR”, ressaltou Socorro, ao salientar que as vagas vão atender aos novos cursos e também repor a vacância por aposentadorias a afastamento.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Lei obriga leitura da Bíblia em escolas de Florianópolis

A exemplo de ao menos cinco Estados, a capital de Santa Catarina criou sua própria lei que obriga as escolas públicas e particulares a manterem cópias da Bíblia em suas bibliotecas. A prefeitura diz que vai à Justiça.
A lei é de autoria do vereador Jerônimo Alves (PRB), 51, bispo da Igreja Universal. O texto, já publicado no “Diário Oficial” do município, obriga todas as escolas, inclusive privadas, a ter três exemplares da Bíblia nas bibliotecas, em texto, áudio e braile, “em local de destaque”.
“O Estado é laico, mas não ateu. Estou apenas atendendo a uma demanda da sociedade, incluindo deficientes”, afirmou à Folha o vereador.
“Algumas pessoas alegam até que é uma ofensa. Ofensa ao Estado laico é proibir uma demanda da sociedade de ter Bíblia em escolas públicas”, completou.
A ideia causou reações imediatas. O prefeito Cesar Souza Jr. (PSD), cujo veto ao projeto foi derrubado pela Câmara, pretende ir à Justiça.
“Vamos ingressar com uma Adin [Ação Direta de Inconstitucionalidade]. Sou católico, mas é um aspecto meramente constitucional”, disse Alessandro Abreu, procurador da prefeitura.
O Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina também pensa em acionar a Justiça para vetar a ideia.
O texto define que as despesas ocorrerão por dotações orçamentárias. “Mas colocamos no projeto a possibilidade de doação das Bíblias”, afirma Alves.
Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou no STF (Supremo Tribunal Federal) ações diretas de inconstitucionalidade questionando leis estaduais similares em Rio, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia.
Folha SP

Urgente: pode chover forte em PE

Após as chuvas fortes desta semana, a Agência Pernambucana de Águas e Clima alerta para a possibilidade de chuvas fortes nesta madrugada de sábado para domingo. Devido a instabilidades associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), há possibilidade de ocorrência de chuvas acima de 40 mm em praticamente todas as Regiões do Estado de Pernambuco. Apesar dos modelos não estarem indicando chuvas com acumulados significativos para o Agreste, na última hora choveu em torno de 28 mm na cidade de Caruaru. Nas demais regiões do Estado, as chuvas devem começar no período da noite. 

As principais regiões a serem atingidas serão: 
 Zona da Mata 
 Região Metropolitana de Recife 
 Agreste 
 Sertão de Pernambuco 
 Sertão de São Francisco 


Com informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC)

Corrupção pode passar a ser crime hediondo

Ministério Público Federal (MPF) lançou na manhã desta sexta-feira (20) um pacote de propostas para o combate à corrupção no Brasil. Envolvido na força-tarefa da Operação Lava-Jato, ao lado da Polícia Federal, o MPF elaborou 10 frentes, divididas em três grupos temáticos: transparência e prevenção; efetividade; e celeridade e eficiência.
A apresentação – já disponível em um site oficial – contou com as presenças do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com o subprocurador-geral da República, Nicolao Dino, e pelo coordenador da força-tarefa da Lava Jato que atua na Justiça do Paraná, Deltan Dallagnol.
Veja os pontos sugeridos pelo MPF:
1 - Implementar o teste de integridade no serviço público;
2 - Aplicar percentuais de publicidade para ações e programas de combate à corrupção;
3 - Transformar corrupção de alto valor em crime hediondo - pena de 4 a 12 anos;
4 - Criminalizar o enriquecimento ilícito para o combate à corrupção;
5 - Criar responsabilidade objetiva dos partidos políticos pelo caixa 2 e lavagem de dinheiro;
6 - Instituir acordo de leniência no âmbito da improbidade administrativa;
7 - Reduzir número de recursos judiciais para punição mais rápida;
8 - Mudar instrumento da prescrição retroativa, que só existe no Brasil;
9 - Implementar a prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro ilícito ganho com crimes;
10 - Confisco de todos bens q não combinem com renda lícita, mesmo que não haja responsabilização do acusado.

O pacote do MPF, que será enviado ao Congresso Nacional, foi divulgado dois dias após a presidente Dilma Rousseff sete medidas de combate à corrupção como cumprimento de promessa de campanha e resposta aos protestos contra o governo federal, ocorridos em todas as 27 unidades da Federação no domingo (15). Embora o governo e o MPF tenham apresentado propostas distintas e em dias diferentes, ambos já discutiram no passado ações de combate à corrupção.
Dos pontos apresentados por Dilma em solenidade no Palácio do Planalto, apenas o decreto relativo à Lei Anticorrupção, que entrou em vigor em janeiro do ano passado e desde então aguardava regulamentação, tem validade imediata.
A regulamentação da lei é vista por advogados ligados a empreiteiras acusadas de participar de desvios de recursos da Petrobras no âmbito da Lava Jato como uma forma de acelerar os acordos de leniência entre as empresas e o governo federal. O Planalto conta com esses acordos para evitar uma “quebradeira” das empreiteiras e prováveis efeitos sobre a economia do País.

Brasil Post

Novo binário em Nova Descoberta



Para melhorar a circulação dos ônibus que passam pelo terminal do Alto do Refúgio, no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, um novo binário começa a funcionar neste sábado (21). A intervenção fica entre as ruas Portelândia e Alto do Refúgio, servindo como retorno para motoristas que passam por lá.
Com a mudança, o giro à esquerda na ligação das duas ruas será proibido e a Rua Alto do Refúgio, que é mão dupla, passa a ser mão única no sentido Rua Portelândia. Já a Rua Portelândia, que também é mão dupla, passa a ter sentido único para a Rua Alto do Refúgio.
A Companhia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), responsável pela implantação do binário, também vai proibir o estacionamento no lado esquerdo da Rua Portelândia e  em parte do lado direito, onde houver paradas de ônibus.
Agentes e orientadores de trânsito estão na comunidade, para esclarecer sobre as novidades, que também estão indicadas na sinalização vertical e horizontal. Durante uma semana, o trabalho sobre a nova circulação será educativo. As notificações por estacionamento irregular, porém, começam neste sábado mesmo.
Portal G1

Água para Tuparetama

Durante a sua passagem por Tuparetama, no Sertão do Pajeú, o governador Paulo Câmara entregou, nesta sexta-feira (20), a requalificação da quadra da Escola Ernesto de Souza e o sistema simplificado de abastecimento de água das comunidades de Bom Sucesso e Santo Izídio. O chefe do Executivo pernambucano também vistoriou cinco ruas pavimentadas com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM) e o conjunto habitacional José Rabelo de Vasconcelos, todos no bairro de Bom Jesus.

O sistema simplificado de abastecimento de água de Bom Sucesso, área rural de Tuparetama, custou R$ 184 mil e vai beneficiar 20 famílias no entorno. Já o sistema implantado na comunidade de Santo Izídio atenderá 24 famílias e está orçado em R$ 219 mil. A agente comunitária de saúde Cristiane Bezerra Lopes, que reside em Bom Sucesso, comemorou entrega. “Nós sofríamos com falta de água, pois os carros-pipas demoravam bastante”, lembrou.

Paulo Câmara ressaltou que levar água para famílias como a Cristiane reforça o compromisso do Estado com os que mais precisam. “Estou no Pajeú para ouvir as demandas dos municípios no Todos por Pernambuco. Vamos cumprir nossos compromissos com o povo do Sertão e trabalhar incansavelmente para melhorar a vida na região”, assegurou.

REQUALIFICAÇÃO - O Governo de Pernambuco investiu R$ 797,5 mil na requalificação da quadra da Escola Ernesto de Souza, beneficiando 300 alunos. Paulo Câmara salientou que que trata-se de um sonho antigo dos que fazem a escola. “Com um dos melhores índices do Estado, o Pajeú merecia esse prêmio”, pontuou.  O projeto contemplou a construção da cobertura e dos vestiários, que deram novo layout e mais conforto ao espaço. 

O Sertão do Pajeú tem 28 mil alunos matriculados na Rede Pública Estadual. Ao todo, são 45 escolas de referência, sendo três unidades de ensino técnico. A Gerência Regional de Educação do Pajeú atende 17 municípios.

FEM - Antes de seguir para área rural do município e entregar os sistemas de abastecimento de água, Paulo Câmara vistoriou obras no bairro de Bom Jesus. Primeiro, ele esteve em cinco ruas cuja pavimentação custaram R$ 100 mil, vindos do FEM 2013.

As novas vias oferecerão mais qualidade de vida aos moradores do bairro, onde o governador também visitou as 40 famílias do conjunto habitacional José Rabelo de Vasconcelos. Em 2013, a Prefeitura de Tuparetama recebeu R$ 421 mil do FEM. Na edição 2014 do fundo, o Governo de Pernambuco liberou R$ 451 mil. Na volta para Afogados da Ingazeira, o chefe do Executivo estadual ainda parou na obra da barragem de Ingazeira, em Tabira.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Estado Islâmico pode estar recrutando brasileiros



Setores de inteligência do governo brasileiro detectaram tentativas de cooptação de jovens no País pelo Estado Islâmico (EI) para atuar como “lobos solitários” - extremistas que, por não integrar as listas internacionais de terroristas, têm mais mobilidade e são capazes de fazer atentados isolados e imprevisíveis em diferentes países. 
O Estado apurou que o Palácio do Planalto recebeu relatórios de órgãos diferentes alertando para o problema - um deles, chamado “Estado Islâmico: Reflexões para o Brasil”. Os órgãos de inteligência vêm trocando informações e a Casa Civil assumiu a coordenação das discussões internas sobre a questão no contexto dos preparativos da Olimpíada de 2016. 
Um dos objetivos dos relatórios é alertar a presidente Dilma Rousseff de que, apesar da tranquilidade até agora do governo brasileiro, há um “fator de risco” que não pode ser desprezado. Envolvidos na discussão dizem que “a luz amarela está acesa”. Fontes envolvidas afirmaram à reportagem que o tema foi alvo de discussão na última semana na Casa Civil.
Participaram representantes de nível operacional do Ministério da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Com informações do Estadão
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,governo-detecta-recrutamento-de-jovens-pelo-estado-islamico,1655354

Ações para o Pajeú

Reforço nas ações de convivência com a estiagem para o Sertão do Pajeú. Ampliação da malha rodoviária da região. Entrega de kits escolares. E inovação para colocar Pernambuco na vanguarda do desenvolvimento econômico sustentável. Antes do início da plenária geral do Todos Por Pernambuco, nesta sexta-feira (20), uma série de ações alinhadas com as demandas da região foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara.

“Investir em infraestrutura hídrica é uma de nossas metas prioritárias nas regiões atingidas pela estiagem. Assim como buscar novas ideias para dinamizar a economia do Semiárido pernambucano. Aqui, temos potencial para gerar energias eólica e solar, colocando o Estado no caminho do futuro a partir do Sertão. Quando promovemos ações desse tipo, estamos transformando a vida das pessoas e devolvendo o direito de viver e produzir nos locais onde nasceram”, afirmou Paulo Câmara.

A principal iniciativa do pacote para o Pajeú foi a assinatura da ordem de serviço para instalação de 1.300 cisternas de placas, com capacidade de 16 mil litros cada. O investimento é de R$ 3.762.200 nos equipamentos para captação e armazenamento de água, que serão distribuídos entre os municípios de Itapetim, Tabira, Carnaíba – 300 cisternas cada –, e Iguaraci e Quixaba – com 200 equipamentos. Assinaram também a OS o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o diretor geral do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), Aldo Santos.

A implantação de cisternas é resultado de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e vai beneficiar aproximadamente 6.5 mil moradores do Pajeú. Ao todo, 4.681 cisternas estão previstas para a região. Desse total, 2.982 foram instaladas de 2007 até agora; estão em andamento 1.689, totalizando R$ 11.2 milhões em investimento.

O governador Paulo Câmara autorizou ainda a contratação do projeto de pavimentação de uma nova estrada de 18 quilômetros na região. A rodovia irá ligar Pernambuco ao estado da Paraíba, a partir do distrito de Ibitiranga, em Carnaíba. Quando concluída, receberá a numeração de PE-380.

ENERGIAS RENOVÁVEIS - Para a população do Sertão do Pajeú foram apresentadas as premissas do mapeamento do potencial de geração de energias renováveis no Estado, especialmente nas áreas mais secas, propensas à desertificação e que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Construído pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a partir da Secretaria Executiva de Energia, em parceria com a pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o programa apontou um potencial de geração 1.000 GW de energia eólica e 3.300 GW de energia solar em Pernambuco.

Para se ter uma ideia, o volume equivale a 370 vezes a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, o segundo maior empreendimento gerador de energia do mundo. O objetivo maior do programa é mudar a realidade socioeconômica das áreas mais pobres, a partir da implantação de parques de geração de energia renováveis, ampliação do mercado profissional e reforço na capacidade de atração de investimentos em indústrias de componentes para o segmento.

EDUCAÇÃO - O governador Paulo Câmara também entregou kits escolares para alunos do Ensino Médio da rede estadual de Afogados da Ingazeira. Representaram todos os estudantes, Mateus de Lima Ramos, Gabriele de Lima e Bianca Pessoa Veras. Todos matriculados no Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira. Os dois primeiros jovens possuem necessidades especiais de visão.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Combate à discriminação racial é tema de evento no Recife

Comemorado neste sábado (21), o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial tem uma programação especial no Recife. Evento organizado pela Rede de Povos e Comunidades Tradicionais, no bairro de Santo Amaro, realiza apresentações culturais e também debates sobre a luta pela igualdade racial. As atividades aconteceram até o início desta tarde.

A primeira parte do evento foi dedicada a apresentações de afoxé e rodas de capoeira, entre outras expressões populares. O segundo momento foi destinado para o debate. Representando a Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, Tata Raimundo Konmannanjy, que também é presidente da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu, da Bahia, participou de conversa sobre práticas atuais de luta por igualdade e políticas de reparação racial. Além dele, a bancada teve a presença de Miguel Cruz, que é coordenador nacional de organização do Movimento Negro Unificado.

O evento deste sábado também marca a inauguração oficial da sede do Movimento Rede, que está instalada no bairro de Santo Amaro, na Rua Dom Manoel Pereira, nº 120, e pretende se firmar como um espaço de debates, formação cultural e organização política em torno das bandeiras de luta dos povos e comunidades tradicionais em Pernambuco.


Portal G1

Todos por Pernambuco em Arcoverde

O Todos por Pernambuco chegou ao Sertão do Moxotó neste sábado (21). O seminário está sendo realizado em Arcoverde, na Autarquia de Ensino Superior do município, com a participação do governador Paulo Câmara e de todo o secretariado estadual. O chefe do Executivo pernambucano fez a abertura do encontro e seguiu para Sertânia, onde cumprirá agenda de inaugurações e início de obras.

“Trabalhamos escutando o povo. Foi assim que aprendemos com o ex-governador Eduardo Campos e é assim que vamos continuar fazendo. Nosso governo é democrático e sabemos que todos os avanços são frutos de um planejamento bem feito. Pernambuco continuará no caminho certo”, destacou Paulo Câmara.

À tarde, o chefe do executivo volta para o Todos por Pernambuco onde escutará os anseios, pleitos e necessidades da população do Moxotó, que reúne, além de Arcoverde e Sertânia, as cidades de Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá e Manari. .

Depois de passar por todo o Sertão, onde ouviu os cidadãos dos municípios de Araripina, Petrolina, Salgueiro, Floresta e Afogados da Ingazeira, o Todos por Pernambuco chegará, em abril, ao município de Surubim, no Agreste Setentrional.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Dezenas de cãezinhos abandonados no Recife

Uma casa na Avenida Norte, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, está abrigando cerca de 80 cachorros. Uma campanha está ocorrendo a partir desta sexta-feira (20) para arrecadar alimentos e providenciar cuidados para os animais. O problema começou na última segunda (16), depois que a inquilina - uma idosa - deixou o local ao receber uma ordem de despejo. Organizações de proteção dos animais estão agendando para o próximo domingo (22) um mutirão de limpeza no imóvel e a ida de uma equipe de veterinários ao local.
A inquilina -- uma idosa de 60 anos que não quis ser identificada -- morava na casa de número 2483 desde 2007. Como estava inadimplente desde 2011, o proprietário Gustavo Pereira começou a pedir que ela desocupasse o imóvel, mas ela alegou não ter para onde levar os cachorros. De acordo com Sérgio Borba, que administra os imóveis de Gustavo Pereira, eles não sabiam da existência dos animais até entrarem no imóvel, o que aconteceu na segunda-feira (16), depois da saída da idosa. "Os cachorros não estavam no quintal da casa, eles ficavam dentro mesmo", afirmou.

Segundo Sérgio, quando a inquilina saiu o proprietário solicitou a ajuda da Prefeitura do Recife, que cedeu uma carrocinha para ela levar os cachorros, achando que eram poucos. Ela conseguiu levar apenas alguns. Para providenciar o recolhimento e adoção dos animais, o administrador entrou em contato com ONGs e com órgãos da Prefeitura do Recife, como o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda); no entanto, nada foi feito ainda. "A Prefeitura disse que não aceita cachorros para adoção. As ONGs disseram que já têm muitos [cães] e não recebem mais", lamentou.

Procurada pelo G1, a ex-inquilina do imóvel não quis falar a respeito do assunto. Ela limitou-se a explicar que cuidava dos cachorros porque gostava dos animais e que, agora, vivia com apenas cinco cães. De acordo com ela, a confusão em torno da casa e dos seus animais de estimação já estava afetando sua saúde e, por isso, ela não quis se manifestar a respeito.

Quando a historia veio à tona, a ONG Mascotes de Rua também se mobilizou para ajudar a manter os animais. "Tivemos uma reunião com nosso grupo de ativistas, a gente está dando esse apoio imediato com ração, porque os cachorros estão famintos", afirmou Junior Viana, gestor do movimento. "Posteriormente vamos tentar, com uma campanha na internet, arrecadar fundos para alugar o imóvel pelo tempo necessário para equacionar a situação", completou.
Tentando resolver o impasse, o proprietário recorreu ao Ministério Público de Pernambuco. Após uma audiência com a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais, ficou marcada outra reunião para a quarta-feira (25). Devem participar a Secretaria de Saúde do Recife, o Centro de Vigilância Ambiental e a Vigilância Sanitária do Recife, além da Seda. “A questão é essa, qual é a solução do poder público. Por isso a gente está com a audiência marcada. A Seda disse que não tinha como resolver e convocou os outros órgãos”, comentou Sérgio Borba.
Portal G1

Malha rodoviária de Sertânia

A malha rodoviária do Sertão do Moxotó ganhou um reforço estratégico neste sábado (21). Após realizar a abertura do terceiro e último dia do Todos Por Pernambuco desta semana, em Arcoverde, o governador Paulo Câmara inaugurou a recuperação de 35,6 quilômetros da PE-280, ligando Sertânia (foto) à Custódia. O chefe do Executivo pernambucano também autorizou a construção do contorno rodoviário da cidade de Sertânia. A obra, além de melhorar o tráfego urbano no município, desponta como novo vetor de desenvolvimento na região, ampliando a atratividade do Moxotó para investimentos no setor logístico.

O novo contorno rodoviário terá 7,5 quilômetros de extensão e representará um investimento de R$ 14,9 milhões, com prazo de conclusão de 18 meses. O projeto foi idealizado pelo ex-governador Eduardo Campos e começa a sair do papel na gestão Paulo Câmara. O deputado Ângelo Ferreira antecipou que enviará projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para denominar a obra de Contorno Rodoviário Eduardo Campos.

“Essa obra reflete muito bem o que pretendemos fazer nos próximos quatro anos, que é ratificar todos os compromissos firmados com a população. A inauguração da PE-280 e o contorno rodoviário de Sertânia são obras pensadas em parceria com o povo da cidade e viabilizadas por um governador que fez muito por Pernambuco. Eduardo não pôde fazer o contorno como governador. Mas eu vou ter a satisfação de, nos próximos meses, voltar ao município de Sertânia para entregá-lo. São compromissos em favor de Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.

Quando for inaugurada, a intervenção evitará que, segundo estimativas, 1.000 caminhões e outros veículos pesados, que normalmente têm como destino a Paraíba, precisem passar pelo centro urbano de Sertânia todos os meses.

Outro reflexo importante que o novo contorno rodoviário trará para a população é econômico. A construção de novas rodovias tem o poder de atrair empreendimentos comerciais (pequenos mercados, postos de combustíveis) e do setor de Serviços (hospedarias, pousadas, restaurantes e oficinas), por exemplo. Ambos geram novas oportunidades profissionais e movimentam a economia local.

A intervenção impulsionará ainda a atividade logística no Sertão do Moxotó, encurtando caminhos entre a região e o Sertão do Pajeú e, consequentemente, com o Estado da Paraíba para distribuidores de produtos, em especial os oriundos da atividade agropecuária local.

O contorno rodoviário estará interligado à PE-280, que é agora uma rodovia completamente recuperada. Foram investidos R$ 19,2 milhões para executar o serviço, concluído em seis meses. Ainda no começo deste ano, o governador Paulo Câmara assinou a ordem de serviço para construção da estrada vicinal que liga o distrito de Vila do Rio da Barra à PE-280 e à BR-232. A obra deve ser inaugurada ainda no primeiro semestre. Em andamento também está a requalificação da PE-292, ligando Sertânia a Afogados da Ingazeira, passando por Iguaraci.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco