segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Pesquisador da UFRJ aperfeiçoa método para combater tumores e em nome do bem comum, abriu mão de carreira na iniciativa privada

O professor e pesquisador Gustavo Dias Azevedo é de Niterói - RJ e recentemente defendeu sua tese de Doutorado em Engenharia Química. Seu trabalho tratava-se do aperfeiçoamento de uma técnica bastante utilizada no tratamento de tumores, a embolização vascular. A técnica consiste em interromper o fluxo de sangue que chega até os tumores, fazendo-a morrer por inanição, através de bolinhas poliméricas. No entanto, nem sempre a técnica era eficaz e a tese de Azevedo consistiu em padronizar o tamanho dessas bolinhas, além do controle do grau de inchamentos. 

A tese foi aprovada com distinção e o trabalho do agora Doutor em Engenharia Química chamou atenção da indústria farmacêutica. A empresa (cujo nome Azevedo não quis dizer) fez uma proposta que, financeiramente, seria excelente para ele, além da consolidação da carreira de engenheiro químico. No entanto, o contrato tinha detalhes que o deixou indignado. E em uma rede social, ele fez o seguinte desabafo. "A proposta, basicamente, dava a eles o monopólio da produção das bolinhas poliméricas, mas não havia nenhuma cláusula de contrapartida para o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso foi o que mais me chateou, pois entendo que a sociedade precisa usufruir do trabalho que ela bancou, afinal, toda a pesquisa foi em uma instituição pública", afirma.

Agora, a pesquisa está parada. Porém, para um futuro próximo, ele já vem conversando com seu grupo de trabalho, para que em um pós-doutorado haja a continuação dos estudos. Em tempos onde a universidade pública é tachada como local de balbúrdia e tem sofrido com cortes de verba, atitudes como a de Gustavo Dias Azevedo trazem alento para os brasileiros, em nome do bem comum.

Linha do Jordão Baixo muda itinerário e paradas nos atendimentos à Rua Xingu

A linha 155 – Jordão Baixo/Boa Viagem passou a operar, a partir desta segunda-feira (02), com um pequeno desvio de itinerário nos atendimentos à Rua Xingu. A mudança foi necessária devido às dificuldades de tráfego em seu ponto de retorno, o que causa também alterações em pontos de embarque e desembarque de passageiros. Confira, abaixo, como fica:

...Rua Rio Xingú, Rua Santa Leopoldina, Rua Fernando Tomaz da Silva, Rua Rio Douro, Rua Flores da Cunha, Rua Rio Xingú...

Por conta do desvio, quatro novas paradas foram implantadas neste percurso. São elas:

- na Rua Santa Leopoldina, a parada nº 020595 em frente ao imóvel nº 645;
- na Rua Fernando Tomaz da Silva, a parada nº 020596 em frente à Associação Atlética Flamengo Esporte Clube do Ibura; e parada nº 020597 próximo ao cruzamento com a Rua Rio Douro;
- na Rua Rio Douro, parada nº 020598 próximo ao cruzamento com a Rua Flores da Cunha.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife

Balcão de Direitos aporta em Recife, Goiana, Itamaracá, Paulista e Lagoa de Itaenga

A partir da próxima terça-feira (03/12) até o sábado (07/12) será realizado em Recife, Região Metropolitana e no interior de Pernambuco, serviços para a emissão gratuita de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito realizado pelo Balcão de Direitos, programa vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH). Na terça, as ações acontecerão das 8h às 12h, na Escola de Referência Sizenando Silveira, localizada na região Central do Recife e na Associação dos Moradores e Pescadores de Ponta de Pedras, no município de Goiana, Região Metropolitana do Recife (RMR).

Na quarta-feira (04/12) os atendimentos acontecerão na Secretaria Municipal de Educação, localizado no bairro Quatro Cantos, no município de Itamaracá. Já na quinta-feira (05/12) o Balcão itinerante será realizado para os reeducandos do Presídio Frei Damião De Bozzano (PFDB). No sábado (07/12) as ações os serviços acontecerão simultaneamente Escola de Referência Professora Maria do Carmo Pinto Ribeiro, em Paulista e na Municipal Tereza de Jesus do Nascimento, no município de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte. Todas as ações serão realizadas das 8h às 12h.

As ações acontecerão em parceria com os programas Comunidade Segura, Governo Presente, É Meu Direito, com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e com a Associação dos Moradores e Pescadores de Ponta de Pedras. Para os interessados pelos atendimentos do Balcão deverão comparecer munidos com a certidão antiga ou o documento de identidade, original ou xerox. 

POSTO FIXO – O Balcão de Direitos, programa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos SJDH, executado através da Executiva de Direitos Humanos SEDH, emite documentos gratuitamente no posto fixo, situado na Rua Djalma Farias, 250. Torreão. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. 

Serviços:

Terça Feira (03/12)
Local: Associação Dos Moradores E Pescadores De Pontas De Pedras
Endereço: Rua do Meio, S/N, Centro, Pontas de Pedras, Goiana

Terça Feira (03/12)
Local: Escola de Referência Sizenando Silveira
Endereço: Rua do Hospício, 999-981 - Boa Vista, Recife

Quarta Feira (04/12)
Local: Secretaria Municipal De Educação
Endereço: Avenida Padre Tenório, S/N, Quatro Cantos, Itamaracá - PE 

Quinta Feira (05/12)
Local: Presídio Frei Damião De Bozzano (PFDB)
Endereço: Rua Orfeu do Carnaval, s/n - Sancho, Recife

Sábado (07/12)
Local: Escola de Referência Professora Maria do Carmo Pinto Ribeiro
Endereço: Rua Cento e Oito, S/N, Jardim Paulista, Paulista – PE

Sábado (07/12)
Local: Escola Municipal Tereza de Jesus do Nascimento
Endereço: Rua Venâncio José Ferreira de Lima, Nº 76, Centro - Lagoa de Itaenga

Imprensa SEDH PE

Hoje tem ação cidadã no Ibura



Logo mais à tarde, a ONG Etapas promove uma Feira de Serviços no bairro de Três Carneiros. Com o tema Eu me amo, me aceito e resisto - Sou negr@, a feira integra as atividades do Projeto Vínculos Solidários cuja temática é O afroletramento - gerar o autoconhecimento e o orgulho em ser negr@. A iniciativa tem a organização da ONG Etapas, da Federação de Entidades Comunitárias do Ibura e Jordão - FIJ; da Escola Municipal Severina Bernadete Teixeira, do Clube de Mães Três Carneiros, do Conselho de Moradores de Três Carneiros e o apoio do Distrito Sanitário VIII.

 PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS (13h30 às 17h30): 

1- Contação de Histórias;
2- Percussão;
3- Dança;
4- Produção de vídeos;
5- Teatro;
6- Turbantes;
7- Ações de Saúde;
8- Confecção de bonecas;
9- Bazar;
10 – Exposição “Heróis e Heróinas negras”