sábado, 8 de setembro de 2018

Jornalismo de luto: Morre Graça Araújo

Após dois dias de uma luta árdua, a jornalista e apresentadora Graça Araújo não resistiu ao acidente vascular cerebral e morreu no começo da tarde deste sábado (8). A jornalista estava internada no Hospital Esperança, onde fora levada após passar mal e sofrer uma parada cardíaca na academia onde treinava ao lado de seu personal trainer. Graça era apresentadora do TV Jornal Meio Dia , no Canal 2 e do Rádio Livre, na Rádio Jornal do Commercio. Desde a quarta-feira, amigos, colegas e fãs se uniram em uma corrente de oração pela recuperação da apresentadora, que inundou as redes sociais, onde Graça era constantemente chamada de "Rainha", "Diva", "Oprah Brasileira" "Fátima Bernardes Pernambucana" e "Cristal do nosso Jornalismo".

Biografia - Maria Graciliane Araújo da Silva nasceu em Itambé, na Mata Norte de Pernambuco, em 02 de abril de 1956, numa casa que já tinha outros sete filhos. Três anos depois, foi morar em São Paulo com a família. Antes de ser jornalista, trabalhou como embaladora de enxovais de bebês e também foi bancária. Trabalhando como secretária em uma revista, passou a se interessar em trabalhar na Comunicação. Em 1987 ingressou nas Faculdades Integradas Alcântara Machado e ao se formar, decidiu voltar a Pernambuco para fazer um estágio. Mas acabou ficando.

Depois de passar pela Globo Nordeste, TV Manchete e Rádio Clube, em 1990 entrou na TV Jornal onde apresentou o Programa do Meio Dia ao lado do apresentador Rhaldney Santos. O programa passaria a se chamar TV Jornal Meio Dia, e ela seria a principal apresentadora até a última quinta-feira (6). Em 2001, foi para a Rádio Jornal, onde apresentava o programa Rádio Livre, onde um de seus quadros mais famosos era o Consultório de Graça, em que profissionais de saúde conversavam com a apresentadora e seus ouvintes.

Cidadania - Sua atuação profissional rendeu a ela prêmios e homenagens, como Cidadã de Pernambuco e mais recentemente, uma homenagem feita pelo Tribunal de Justiça do estado, em agosto. Em sua vida pessoal gostava de praticar esportes e de participar de corridas. 

Ela havia dito à família que gostaria de doar seus órgãos, mas devido à gravidade de seu estado clínico, que resultou em falência múltipla, não houve como viabilizar a doação. O velório está acontecendo neste momento no Cemitério Morada da Paz e a cremação está prevista para amanhã (9) ás 16h em uma cerimônia fechada para os familiares.

Mensagens de Pesar - Além dos incontáveis admiradores, muitas pessoas públicas também evniaram mensagens de pesar pelo falecimento da apresentadora:

Com a morte de Graça Araújo, a imprensa pernambucana perde uma profissional dedicada, trabalhadora, com grande sensibilidade social e amor pelo que fazia. Graça nos deixou muito cedo, prova disso é o carinho e o respeito demonstrados nos últimos dias por seus colegas e admiradores. Quero expressar minha solidariedade cristã aos seus familiares.

Paulo Câmara - Governador de Pernambuco

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Graça Araújo. Sem dúvida, uma grande profissional e símbolo do jornalismo pernambucano. Que Deus conforte seus amigos e familiares. 

Raquel Lyra - Prefeita de Caruaru

A dor é muito grande. Graça não foi só uma colega de trabalho, foi amiga de mais de 30 anos. Ela chegou de São Paulo recém-formada e esteve comigo na Rádio Clube e lá me chamava de 'minha professora'. E ali estava a melhor repórter da rádio, era isso que eu dizia dela. Ela era perfeita e isso se confirmou ao longo de sua vida profissional. Graça viveu o que teria para viver, foi feliz em sua profissão e que Deus esteja confortando a família e os amigos. É o que peço.

Marise Rodrigues - Diretora da Rádio Folha

"Colega de profissão e amiga, muito amiga Graça era pra mim. Eu a conhecia há mais de 20 anos, foi minha primeira chefe na TV Jornal, onde eu comecei minha carreira. Aprendi com ela o bom fazer no jornalismo, o de povo, o de gente. Ela gostava disso e me ensinou a gostar também. É uma pessoa inesquecível. Amo muito e vai fazer uma falta que eu nem sei dizer"

Bianka Carvalho - jornalista da TV Globo

"Graça sempre dizia que ela era uma milagre. Convivendo 25 anos com ela eu pude testemunhar isso de perto. Uma menina que nasceu muito pobre, negra, lutou muito para quebrar os padrões que o país impõe a outras meninas pobre e negras. Fez do jornalismo um ofício gigante e engradeceu muito a nossa profissão. Pequena, de sorriso largo, tinha uma alma brilhante que transbordava para a vida de quem teve a honra de conviver com ela".

Beatriz Ivo, diretora de jornalismo da Rádio e TV Jornal


Nota do Blog - Claro que eu jamais poderia deixar de registrar algumas palavras. A vi pessoalmente uma única vez, em 1997, no Seminário de Rádio e TV da ETFPE e não pude deixar de expressar minha admiração. Fica pra os ouvintes, telespectadores, e principalmente para os profissionais e estudantes de Comunicação o legado dessa grande jornalista. Luz para ela e conforto espiritual para os que a amavam.


#SetembroAmarelo


Curso de barbearia e maquiagem em Limoeiro

Nesta semana foi dado o pontapé inicial dos cursos profissionalizantes de barbearia e maquiagem em Limoeiro, Agreste pernambucano e iniciativa tem o intuito de qualificar 40 alunos, com duas turmas de 20 para cada, para os cursos de barbearia e maquiagem. A aula inaugural aconteceu na carreta do Senac, localizada em frente ao Centro Cultural Marcos Vinícios Vilaça, na Praça da Bandeira onde abrigará todas as aulas, de segunda a sexta-feira, durante os turnos da manhã e da tarde. As de barbearia serão das 8h às 12h, com carga horário de 200h, enquanto as aulas de maquiagem serão das 14h às 18h, com carga horária de 160h. O encerramento está previsto para o mês de novembro.

De acordo com o secretário executivo de Indústria e Comércio, Wellington Vasconcelos, a ação representa oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e vai proporcionar maior autonomia aos futuros empreendedores. "Graças a estes cursos, essas pessoas poderão ter o próprio negócio, ser patrões ou patroas de si mesmas e trabalhar com dignidade mesmo em um período de crise econômica no Brasil, com as empresas sem condições de contratar profissionais. Depois de formados, os novos profissionais farão o dinheiro girar na cidade, comprando insumos e ajudando o comércio a faturar mais e a contratar mais gente. Esta é a missão da Secretaria de Indústria e Comércio: fomentar e incentivar o comércio local, não somente atendendo às demandas das empresas, mas também dando emprego e renda às pessoas", aponta.

Wellington também abordou a parceria da Princesa do Capibaribe com o Senac. “Nós queríamos trazer cursos profissionalizantes para Limoeiro, abrimos um processo de licitação, e o Senac ganhou. O município, então, contratou o Senac, que trouxe toda esta estrutura para formalizar o projeto e oferecer o melhor aos alunos. Além disso, a Prefeitura está bancando as matrículas dos 40 inscritos, no valor total de 44 mil reais”, revelou.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, destaca a participação de beneficiários das políticas públicas de Assistência Social nos cursos. "Todos passaram por entrevistas sociais e por um processo seletivo para estarem aqui. Percebemos, na própria movimentação dos participantes, que há motivação e engajamento. A partir do curso, será criado um elo entre os futuros profissionais e o Senac, que é uma entidade já reconhecida no mercado de trabalho. Essas pessoas vão colocar em prática o que aprenderam e, acima de tudo, vão ganhar uma responsabilidade que as tornará importantes para a sociedade", sublinha.

Na visão do Senac, as expectativas são as melhores possíveis. “A melhor escola de certificação que existe a nível nacional é o Senac, que está há mais de 70 anos no mercado de trabalho. O município de Limoeiro está investindo na qualificação de profissionais, estamos firmando uma parceria muito saudável, e as pessoas têm que aproveitar. Agora é com eles. Sei que essas duas turmas vão ser um sucesso. A primeira impressão deixada pelos alunos foi muito boa. A gente vê nos rostinhos deles uma vontade de aprender e um agradecimento antecipado. Isto é gratificante tanto para os instrutores quanto para mim”, comemora a coordenadora pedagógica da entidade, Marta Avelar.

O otimismo se estende ao barbeiro Ricardo Correia e à maquiadora Luana Lira, que irão ministrar as aulas. “Sabemos que o Senac é um grande órgão aqui no Brasil, e eu estou pronto para passar o melhor conteúdo para o pessoal. Passei por uma seleção para ser instrutor do Senac e estou muito feliz por ter meu trabalho reconhecido. Estamos empenhados e vamos em frente”, sinaliza Ricardo, que atua em Limoeiro. “Minha expectativa é formar profissionais diferenciados e qualificados para o mercado, para que tenhamos melhorias e desenvolvimento para Limoeiro e Pernambuco”, afirma Luana, que mora em São Paulo e foi selecionada pelo Senac para ser instrutora em Pernambuco.

Já os alunos não veem a hora de aprender e de colocar a mão na massa. “Hoje, no mercado de trabalho, faltam pessoas qualificadas. E eu espero que o curso, que me deixou uma impressão muito boa no primeiro momento, me ajude a ser uma grande profissional. Mesmo se eu não exercer a profissão, vou ganhar muita experiência na área. Sei que os homens são a grande maioria nas barbearias, mas isso não significa que a mulher não possa exercer a função quando e onde ela quiser. A gente tem que agarrar a oportunidade quando ela aparece”, comenta Ana Cláudia Souza, inscrita no curso de barbearia. “O curso do Senac é muito conhecido e vai nos proporcionar uma profissão que está muito em alta hoje. É uma grande ajuda para quem é de Limoeiro e gosta da área. Eu estou muito contente por poder participar e quero continuar até o final. Pretendo montar o meu próprio negócio e seguir adiante. Se aparecerem outros cursos, com certeza vou indicar ao pessoal. A estrutura é muito legal. Eu gostei bastante”, diz Luana Tenório, inscrita no curso de maquiagem.

A ação é promovida pela Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria Executiva de Indústria e Comércio (SEIC) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 


Imprensa Limoeiro
Foto Wilker Matos

Festival No Ar Coquetel Molotov anuncia bandas selecionadas na etapa Belo Jardim, no dia 20 de outubro

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o Festival No Ar Coquetel Molotov - Etapa Belo Jardim anuncia o time de bandas e artistas selecionados para quarta edição do festival, que ocorre no dia 20 de outubro, no Parque do Bambu.Romero Ferro (Garanhuns) Agda (Santa Cruz do Capibaribe), Rasga Mortalha(Caruaru) e Jurandex (Belo Jardim) são algumas das atrações confirmadas no line do festival, que em sua etapa no Agreste de Pernambuco acontece com uma programação completamente gratuita de shows, oficinas e mostras de filmes, entre os dias 17 e 20 de novembro.

Fundada em 2015 por Gabriel Bezerra, Matheus Monteiro e Luiz Ribeiro, a Banda Rasga Mortalha, de Caruaru é uma das vencedoras da Seletiva No Ar Belo Jardim. Em seu nascimento, eram como um trio de cordas e batuques: violão, viola caipira, cavaquinho e pandeiro. Passaram por uma eletrificação com a adição do contrabaixista Igor Santos e, nessa terceira fase, com a entrada de Cássio Torres, a sanfona e o violão foram integrados às performances, trazendo uma espécie de regionalismo futurista, ao mesclar música psicodélica e uma MPB mais urbana.

De Belo Jardim, Jurandex iniciou seus trabalhos em 2014, mas só em 2015 conseguiu lançar sua primeira música. Seu primeiro álbum, Lado Negro aborda questões sociais e utiliza como mote a conotação negativa que existe em torno da palavra “Negro” (“peste negra”, “magia negra”, “a coisa tá preta”) parafraseando o título do documentário “Preto Pobre Poeta e Periférico”, que narra a vida e a obra do poeta recifense Miró da Muribeca. O show do artista terá a participação de Felipe Leal, PRK, Pierre Tenório e Zord.

Apesar de ser um artista novo, Romero Ferro (foto) já é dono de um currículo impressionante. Seu primeiro disco, o elogiado "Arsênico", de 2016, rendeu uma bela notoriedade ao cantor. Nascido em Garanhuns (PE), Romero estreou no cenário musical com o EP Sangue e Som. Em 2013, lançou cinco videoclipes no youtube para divulgar o seu trabalho e esses já somam mais de 1 MILHÃO de visualizações, tendo um deles premiado no Festcine 2015.

De Santa Cruz do Capibaribe, Agda é a voz feminina que representa o vigor sonoro do interior de pernambuco. Cantora de voz forte, versátil, afinação notável e sotaque marcado, suas canções se apresentam no entrelaço de sons que variam da sanfona de oito baixos, ao cavaquinho, da flauta transversal e percussão ao contrabaixo e violas de seis e doze cordas. A música de Ágda evidencia um diálogo entre composições com arranjos contemporâneos, conectados ao rock pernambucano, ao jazz e ao folk, com elementos rítmicos da nossa tradição, à exemplo do maracatu, ciranda e do coco. As características da cultura do sertão também são reveladas nas suas canções e poesias. Ágda é uma artista contemporânea de conexões estreitas com temas que valorizam a simplicidade da vida.

Com realização da Coda Produções Artísticas a quarta edição do festival em Belo Jardim conta com patrocínio daBaterias Moura e apoio do Instituto Conceição Moura, IFPE, Buffalo e Cepe,tendo sido contemplado pelo Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular em 2015.

Organização de investimento social privado, sem fins lucrativos, o Instituto Moura é concebido e mantido pelo Grupo Moura e promove ações de transformação social por meio da arte & cultura, educação e meio ambiente. O seu maior objetivo é tornar Belo Jardim, a 180 km do Recife, uma cidade melhor para se viver. Anualmente, 10 mil pessoas são beneficiadas pelas ações e projetos do Instituto, cujo nome é uma homenagem à empreendedora e co-fundadora do Grupo Moura, Conceição Moura.

Os projetos desenvolvidos favorecem o desenvolvimento educacional, cultural e socioambiental de crianças e jovens da cidade. As ações acontecem de forma integrada e em parceria com o Poder Público e instituições privadas, articulando competências, ferramentas e métodos para desenvolver jovens, apoiando-os na superação dos desafios da vida pessoal e na atuação cidadã, tendo em vista a construção de uma comunidade engajada na busca por soluções.

Oficinas - Nos dias que antecedem os shows no Parque do Bambu, o Festival No Ar Coquetel Molotov - Etapa Belo Jardim realiza uma série de atividades que incluem oficinas técnicas e a quarta edição da Mostra Play The Movie na cidade. As oficinas e a mostra ocorrem no Cine Teatro Cultura entre os dias 17 e 19 de novembro, em diferentes horários.

SERVIÇO

Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim
De 17 a 20 de outubro
No Parque do Bambu – Belo Jardim
Gratuito


Cerveja Outback Colorado é premiada no maior concurso de cervejas do mundo

Essa semana, o World Beer Awards 2018 divulgou o ranking das melhores cervejas do mundo em diversas categorias. Entre as premiadas, a Cerveja Outback Colorado ficou entre as quatro melhores cervejas do ranking mundial na categoria Speciality Beer no estilo Experimental. Bem avaliada pela unicidade de sabor, aparência e aroma, a Cerveja Outback Colorado, do tipo Weiss, foi um grande destaque e trouxe para o Brasil a medalha de bronze.

Inspirada no famoso pão australiano do restaurante, a cerveja é apresentada em uma garrafa de 600 ml, possui 7% de teor alcoólico. De textura cremosa e sabor encorpado, traz na receita lúpulos australianos, centeio e açúcar mascavo. O rótulo traz ícones tribais e a imagem de um canguru, que remetem à inspiração da marca aos símbolos da Austrália. Realizado anualmente, o World Beer Awards é um dos mais importantes e influentes concursos cervejeiros do mundo. As degustações acontecem às cegas e centenas de cervejas de diversos países são avaliadas nos quesitos aroma, aparência, sabor e acabamento.

Sobre a Cervejaria Colorado

Desde sua fundação, em 1996, a Cervejaria Colorado vem ousando e misturando os mais legítimos sabores brasileiros em suas cervejas. Os tradicionais ingredientes malte e lúpulo foram combinados com ingredientes da nossa terra escolhidos a dedo, como café, rapadura, mandioca e mel, explorando nossa riqueza de sabores e convidando o consumidor a explorar deste universo de uma maneira diferente.

Sobre o Outback Steakhouse

A rede Outback Steakhouse possui 92 restaurantes no Brasil, está presente em 38 cidades, 14 Estados brasileiros e Distrito Federal. No mundo está em 22 países entre Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin' Onion®, o Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida somados à descontração no atendimento e as instalações aconchegantes.

Morada da Paz recebe prêmio internacional de excelência

O cemitério e crematório Morada da Paz, marca pertencente ao Grupo Vila, recebe o prêmio internacional Pursuit of Excellence Award 2018, por demonstrar excelência no serviço funerário, aderindo a padrões éticos e profissionais rigorosos, proporcionando um atendimento excepcional às famílias e à comunidade. A premiação é promovida anualmente pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo. Nesta edição, foram selecionados 159 empreendimentos do setor. O reconhecimento dos vencedores do prêmio acontecerá no dia 15 de outubro, durante a cerimônia All-Star Recognition, na Convenção & Expo Internacional NFDA 2018, que será realizada entre 14 e 17 de outubro, em Salt Lake City, Utah.

Próximo ao aniversário de 70 anos de atuação do Grupo Vila, referência no segmento na região Nordeste, o prêmio vem reafirmar a qualidade dos serviços prestados. “Nossa missão do Grupo Vila é valorizar as pessoas. Por isso, o reconhecimento faz com que possamos continuar prestando um atendimento de excelência aos nossos clientes e colaboradores”, afirma o diretor da empresa, Ibsen Vila.

Entre os requisitos necessários que deram ao Morada da Paz o prêmio internacional de excelência, está o cumprimento dos regulamentos nas esferas estadual e federal, as oportunidades de educação e desenvolvimento pessoal e profissional oferecidas, a existência de programas e recursos excepcionais para famílias desamparadas, a manutenção de um nível ativo de envolvimento na comunidade, a participação no mercado aderindo a práticas éticas, além da demonstração de excelência em marketing, publicidade, assessoria de imprensa e relações públicas. Além disso, os participantes também precisam aderir a uma promessa de práticas éticas.

Morada da Paz – Há quase três décadas no mercado, o Morada da Paz acolhe a família quando mais precisa, fazendo com que se sinta respaldada no momento da perda de um ente querido em todas as suas unidades e está presente no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco – onde completou 15 anos de fundação no mês de agosto. Entre os serviços oferecidos, estão orientação sobre a parte burocrática; traslado; venda de jazigos; preparação de todo o velório, seja por meio de um sepultamento ou da cremação; grupo de apoio para superação do luto; floricultura online; obituário online com localizador de jazigo e velório virtual.

O Morada também incentiva a cultura por meio de patrocínio de iniciativas que contribuem para perpetuar a arte, preservar a história de pessoas e promover o resgate da memória de personalidades importantes para a história, com o projeto Morada da Memória.

70 anos – O mês de setembro marca os 70 de atuação do Grupo, destacando-se cada vez mais pela qualidade e excelência dos serviços prestados, conta com mais de 1 milhão de vidas cobertas em sua carteira do plano Sempre de Assistência Funeral. 

Com uma estrutura preparada para atender a todas as necessidades dos usuários, o Grupo conta com cinco cemitérios construídos, sendo quatro no Rio Grande do Norte: Parque da Passagem, Morada da Paz Emaús, Morada da Paz Caicó e Cemitério Sempre, além de 25 unidades de atendimento do Plano Sempre distribuídas nos três estados, sendo que 14 contam com salas de velório.

A equipe comercial atua em 295 municípios. Para os clientes do plano Sempre, o atendimento pode ser realizado em todos os municípios pertencentes aos três estados a depender da quilometragem de cada plano, mas para clientes particulares, realizam o atendimento tanto no Brasil, como no exterior.

FETAPE realizou cerimônia de posse da nova diretoria

Na última quarta (5), a nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETAPE) tomou posse para a gestão 2018/2022. A cerimônia aconteceu no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina, na Mata Norte de Pernambuco.

A diretoria, que foi eleita em junho deste ano, durante o 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, terá, pela primeira vez, uma mulher em sua presidência, a sertaneja Cícera Nunes, que integra a Federação desde 2010, tendo ocupado os cargos de diretora de Jovens e de Finanças e Administração. Esta é também a primeira vez que a federação implementa a paridade de gênero em suas instâncias, com diretoria paritária. 

Participaram da cerimônia, que marca mais uma etapa importante na vida da Federação, que existe há 56 anos, representantes dos Polos Sindicais e Sindicatos de todo o estado, além de organizações e movimentos parceiros do Movimento Sindical Rural em Pernambuco. A FETAPE representa e coordena os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de todo o estado. Fundada em 1962, é constituída por 176 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, das três regiões de Pernambuco.

Com informações da jornalista Catarina de Angola

Cartórios Eleitorais já estão promovendo treinamento de mesários

Além da participação intensa de servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), para realizar uma eleição, é essencial a cooperação dos mesários. Com o intuito de garantir a idoneidade e agilidade de todo o processo eleitoral, os mesários convocados e voluntários passam por treinamento. Alguns dos responsáveis por treiná-los já iniciaram as orientações em diversas Zonas Eleitorais.

Os treinamentos podem ser realizados de forma presencial ou a distância (EAD) e o mesário tem a possibilidade de escolher uma das duas opções. As datas, locais e horários variam de acordo com cada cartório. Em Pernambuco, serão 81.344 mesários, 52 pessoas para mesas de justificativa e 7.987 administradores de prédios e apoio logístico. O Estado tem 20.049 seções. Todo este pessoal está sendo qualificado pela Comissão de Mesários.

De acordo com o assessor-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Orson Lemos, é essencial que as pessoas que receberam cartas não faltem o treinamento, já que o mesmo não acontece nos dias além dos determinados pelos Cartórios Eleitorais. “O trabalho do Eleitoral depende dessa mão de obra voluntária”, afirma o assessor da CRE.

Benefícios - Além da grande contribuição para o maior processo democrático existente, o mesário também recebe, como benefícios, dispensa do serviço sem prejuízo do salário pelo dobro dos dias trabalhados, horas curriculares em faculdades conveniadas e certificado para utilizar a sua participação como critério de desempate para concursos públicos, levando-se em conta o número de vezes em que prestou serviços à Justiça Eleitoral.


Imprensa TRE PE

Colégio Motivo realiza palestras sobre contexto político

Em ano de eleições, é importante abrir o espaço para discussão com os jovens estudantes, principalmente porque muitos irão votar pela primeira vez. Pensando nisso, o Colégio Motivo vai promover uma série de palestras em todas as unidades, para ampliar a reflexão do contexto político atual.

O palestrante é o professor da FGV/SP José Henrique Bortoluci (foto), PhD em Sociologia pela Universidade de Michigan. Ele fará uma roda de diálogo sobre a importância do primeiro voto, a relevância do legislativo, processo de emenda, voto proporcional, sistema de representação entre outros assuntos do contexto político. No Recife a palestra será realizada na unidade de Boa Viagem, no dia 13 de setembro, a partir das 19h. Em Petrolina, no sertão, a palestra acontece na sede da unidade a partir das 14h, no dia 14 de setembro, e em Caruaru, no dia 17, a partir das 14h também na unidade do Motivo.

O objetivo é que os alunos reconheçam na escola um espaço de reflexão e diálogo, produzindo manifestações da cultura e da política. Para se inscreverem, os estudantes devem comparecer à secretaria da unidade de ensino e preencher a ficha de inscrição.


Compesa leva água para comunidades rurais de Parnamirim, no Sertão do Estado

As obras de implantação do sistema de abastecimento de água das localidades de Quixaba e Barro, no município de Parnamirim, estão sendo executadas a todo vapor pela Compesa. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Paulo Câmara em julho deste ano, e em pouco mais de um mês, 25% dos serviços já foram executados. A obra tem um investimento de R$ 2,1 milhões e vai beneficiar 2.500 pessoas das duas localidades, sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Parnamirim.

No último dia 30, o gerente Regional da Compesa, Alex Chaves, visitou a obra que contempla a implantação de 12 quilômetros de tubulações que irão levar água do Sistema Adutor do Oeste até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Quixaba, situada às margens do Açude do Cachimbo. “Dos 12 quilômetros de adutora previstos, quase cinco já foram assentados e seguem em ritmo acelerado”, afirmou Alex.

Da ETA Quixaba serão implantados mais 2,5 quilômetros de tubulações e será construída uma estação elevatória que vai bombear água para o povoado do Barro. “Essa obra é um desejo antigo dos moradores da região e um compromisso do governador Paulo Câmara. Com recursos próprios e apoio do prefeito de Parnamirim Tácio Pontes, estamos conseguindo tornar realidade e melhorar a vida dessas famílias.”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Imprensa Compesa

Princípio de incêndio no Hospital Getúlio Vargas

Um princípio de incêndio atingiu nesta sexta-feira (7) o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. As chamas começaram em um ar-condicionado localizado na sala de esterilização de material cirúrgico, no segundo andar da unidade. A área fica em um setor bem separado dos pacientes e o fogo foi controlado rapidamente. Não houve nenhuma vítima e os danos foram apenas materiais.

O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado para conter o fogo por volta das 18h. As chamas foram controladas com extintores e o prejuízo foi apenas o ar-condicionado que ocasionou o princípio de incêndio. O material esterilizado que estava na sala também sofreu contaminação com a fumaça. A Companhia Elétrica de Pernambuco (Celpe) foi chamada para desligar a energia elétrica do setor, mas o funcionamento do hospital não foi afetado.

Estrutura - “A gente trabalha, mas com medo de morrer”. A frase, dramática, é de uma médica lotada há três décadas no Hospital Getúlio Vargas, cujo prédio, segundo ela, não oferece segurança para servidores e pacientes. Ela teme algum desmoronamento. Há rachaduras nas paredes, desnivelamentos entre blocos, áreas sustentadas com estacas e janelas com vidros retirados, devido às constantes trepidações que, aliás, não são de hoje. Mas de acordo com a profissional, os problemas se agravaram em 2018.

Ela informa que em 1992 foi construído um prédio anexo ao principal (este datado de 1954), para abrigar no andar térreo todos os ambulatórios clínicos, cozinha do hospital e setor de emergência. No primeiro andar, ficam laboratório, banco de sangue, refeitório e mais alguns ambulatórios. No segundo andar, há bloco cirúrgico com 14 salas de cirurgia – eletivas e de emergência – e mais três unidades de terapia intensiva. “No entanto, desde a inauguração, o prédio começou a apresentar rachaduras e desnivelamentos na passagem do antigo para o mais recente. E o descompasso aumentou tanto, que foi colocada uma rampa de madeira entre os dois blocos no segundo andar, onde o fluxo de macas e pacientes é mais intenso”, conta.

Com informações de
Portal OP9 - Jaqueline Bandeira
Oxe Recife - Letícia Lins
Foto publicada no Twitter de @estag_social1