terça-feira, 22 de agosto de 2023

Espetáculo caruaruense “Travessia de vida, outro exemplo” é premiado no 23° Festival nacional de teatro de Guaçuí, Espírito Santo


O grupo caruaruense tabuleiro de teatro conquistou na última semana, com o espetáculo “Travessia de vida, outro exemplo” dois prêmios: o de melhor sonoplastia trilha original, com as músicas autorais da cantora e violonista, Bia do Violãozinho; e o prêmio especial do júri, ambos na categoria teatro adulto.

As premiações ocorreram durante o 23° Festival nacional de teatro de Guaçuí, no Espírito Santo, onde estiveram presentes grupos e companhias do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e o único grupo nordestino, o Tabuleiro de teatro. 

“Travessia de vida, outro exemplo” nasceu em 2021 com direção de Felipe Vidal, dramaturgia e atuação de Lucas Carvalho e a sonoplastia de Bia do Violãozinho e desde então, já participou de seis festivais, sendo premiado em todos eles. O enredo trata de um menino que, ao arrumar seu quarto visita muitas memórias, das mais variadas. Além de ser um artista em conflito com a sua arte, com medo do futuro do país e de si mesmo. 

Em comemoração à premiada participação no 23° Festival nacional de teatro de Guaçuí, o grupo fará uma apresentação no próximo domingo (27), às 19h, no teatro Prazeres Barbosa/ Espaço Nerisvaldo Alves, que fica na rua Barreiros, no bairro Caiucá. Os ingressos custam R$ 15 e podem ser comprados na bilheteria do local, ou na página do instagram @tabuleirodeteatro.

Ex-soldado da Aeronáutica é condenado por matar colega nas dependências do Ministério da Defesa

O Conselho Permanente de Justiça da 2ª Auditoria Militar de Brasília condenou, nesta terça-feira (22), um ex-soldado da Aeronáutica a 6 anos de reclusão, por homicídio doloso, pelo assassinato de um colega nas dependências do Ministério da Defesa. Ambos os militares estavam escalados para o serviço de sentinela na véspera do crime.

No dia 19 de novembro de 2022, próximo ao término do serviço, por volta das 7h45, a vítima, também soldado, estava sentada em um sofá, na sala de convivência do prédio Anexo do Ministério da Defesa. Ele estava ao lado de outro soldado e assistiam a um vídeo no celular. Nesse momento, o acusado, à época com 19 anos, adentrou o recinto com a pistola na cintura, em vez de tê-la no coldre, foi na direção da vítima, sacou a arma, “deu o golpe de segurança” e disparou contra a cabeça do militar.

Após ter efetuado o disparo, o denunciado foi, com a arma em mãos, ao encontro do Cabo da Guarda, que verificou que o artefato estava quente, e realizou o procedimento de segurança, retirando a munição e efetuando um disparo em “seco” na caixa de areia, acompanhado pela Comandante da Guarda de serviço no dia. Uma equipe do SAMU foi acionada para prestar socorro à vítima, mas já a encontraram sem sinais de vida, restando consignado no Registro de Atendimento que o óbito ocorreu no local do fato.

O Laudo de Exame Cadavérico indica como causa da morte do militar o fato de ter sofrido “traumatismo craniano penetrante grave com múltiplas fraturas na calota craniana e base de crânio, hemorragia subaracnóidea e hemoventrículo”, concluindo, por fim, que a morte se deu por “traumatismo craniano grave devido a ação de instrumento perfurocontundente”.

Ouvido, o acusado confirmou que disparou contra o colega, porém, acreditava veementemente que a arma não estivesse carregada. Declarou que não imaginava que tal fato pudesse acontecer, que foi uma “brincadeira idiota”, uma “irresponsabilidade”. Afirmou que se desesperou frente ao ocorrido e estava arrependido.

De acordo com os autos do processo, o agente do disparo era contumaz em fazer “brincadeiras” com o armamento, tendo, minutos antes, apontado a arma para as costas de outro colega enquanto este se barbeava. Ele então sacou a arma da gandola e a apontou para o meio da coluna do militar, dizendo que “se lhe desse um tiro naquele momento, não andaria mais”.

Vídeos gravados no celular do acusado demonstram que esse tipo de comportamento era comum entre os soldados, apesar das advertências sobre os riscos inerentes ao manuseio indevido de arma de fogo terem sido proferidas em briefings dirigidos às equipes de serviço.

Denúncia do MPM

De acordo com a denúncia do Ministério Público Militar (MPM), o denunciado agiu “levianamente” com o armamento, deixando de observar as prescrições relativas ao serviço armado.

“Assim, a partir do momento em que se aproximou da vítima, sacou a pistola, ‘deu o golpe de segurança’ (ato que carregou a arma), mirou sobre a sua cabeça e puxou o gatilho, o denunciado assumiu o risco de produzir o resultado, vindo, de fato, a efetuar o disparo fatal”, declaram os termos da denúncia.

O MPM denunciou o acusado pelo crime previsto no artigo 205, caput (homicídio simples), do Código Penal Militar, com incidência da circunstância agravante prevista no artigo 70, inciso II, alínea “l” (ter cometido o crime estando de serviço), do mesmo diploma legal.

Durante o julgamento desta terça-feira, a promotora responsável pelo caso, Caroline Piloni, rejeitou a tese da defesa de homicídio culposo – operado por negligência, imprudência ou imperícia – e sustentou a tese de homicídio simples com ocorrência de dolo eventual – quando o autor do crime assume o risco de contribuir com o resultado danoso, nesse caso a morte. A pena sugerida pela representante do MPM foi de 6 anos de reclusão em regime semiaberto.

Segundo a promotora, pelas circunstâncias do caso, o acusado incrementou em muito o risco de uma lesão grave ou de um resultado fatal: tinha conhecimento sobre como manusear um armamento, disparou contra a cabeça da vítima e efetuou o disparo numa sala com outras pessoas presentes.

Defesa: ambos eram amigos

Em sua sustentação oral, o advogado do acusado enfatizou o fato de ambos os militares envolvidos no ocorrido serem amigos. Ele também lembrou que eles estavam num contexto de brincadeira, que o acusado acreditava que a arma estava descarregada e que, após o ocorrido, o autor do tiro ficou desesperado. O advogado acentuou que o dolo poderia ser resumido pelo “querer” a morte de outra pessoa, já a culpa envolveria em essência a “violação de um dever de cuidado”.

O advogado Andrew Farias também lembrou que o dolo eventual é marcado pela indiferença do agente quanto ao resultado decorrente dos seus atos, redundando em consentimento por parte do agente. Na hipótese de culpa, ele afirmou que o agente não aceita o resultado previsto, mas lamenta de forma visível o resultado, pois não acredita que tal se concretizará na prática. Segundo Farias, essa última hipótese, proposta pela defesa, não retira a gravidade do ocorrido, mas nada teria a ver com um desejo do ex-soldado matar o colega. Ao final de sua fala, o advogado pediu ao Conselho de Justiça para que desclassificasse a conduta do acusado para homicídio culposo, que prevê penas mais brandas.

Ao final do julgamento, o Conselho Permanente de Justiça, formado pelo juiz federal da Justiça Militar da União Frederico Magno Veras e por mais quatro juízes militares (oficiais da Aeronáutica) decidiram, por unanimidade, seguir os termos da denúncia para condenar o acusado a uma pena de 6 anos de reclusão, em regime semiaberto, por homicídio simples, com ocorrência de dolo eventual.

Com informações do jornalista Dinomar Miranda

Atleta de Taekwondo de Paulista conquista pódio no Campeonato Brasileiro


A paulistense Rebeca Pereira de Azevedo conquistou o 3º lugar do Campeonato Brasileiro de Taekwondo na categoria Juvenil. A competição foi disputada em Fortaleza, estado do Ceará, no domingo (20.08).

Atleta do Projeto Taekwondo para Todos, ela irá para São Paulo no próximo dia 30 de agosto, onde participa dos Jogos da Juventude.

Rebeca treina no Projeto desde os 7 anos de idade, já tendo conquistado vários títulos estaduais e nacionais. A jovem é tricampeã pernambucana, bicampeã do Open Nordeste, vice-campeã brasileira e campeã dos Jogos Escolares.

Imprensa Paulista PE 

Sistema de Gestão Ambiental em Garanhuns

🌳 📲 Você sabia que pode contribuir com o Meio Ambiente, estando em casa? Através da plataforma "Sistema de Gestão Ambiental" (SGA), desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), em parceria com a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), é possível solicitar emissão e renovação de licenças, podas ou supressões de árvores, solicitação de mudas florestais, denúncias contra crimes ambientais, poluição sonora, visual e muito mais. Acesse sgagaranhuns.site e conheça! 

Imprensa Garanhuns PE 

Semana da Pessoa com Deficiência - Secretaria de Saúde de Caruaru promove programação inclusiva


Entre os dias 21 e 25 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS), por meio das equipes multiprofissionais e da Saúde da Família, estará realizando ações de promoção à saúde das pessoas com deficiência. As atividades fazem parte da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência em Caruaru, que está sendo vivenciada, no município, de 19 a 28 desse mês, de modo intersetorial, com secretarias municipais e associações de pessoas com deficiência. 

As ações inclusivas propostas pela Saúde já acontecem rotineiramente nas áreas de cobertura das equipes de Caruaru, como na UBS Fernando Lyra (AME Fernando Lyra), com os grupos de atividades físicas e de autocuidado, e no CRAS Salgado (UBS Dr Antônio Vieira), também com o grupo de atividades físicas. “Cada ação coletiva pode ser individualizada e adaptada à necessidade ou características da pessoa com deficiência. Entre as ações, podemos destacar as atividades de pilates, alimentação saudável, rodas de conversa, práticas integrativas, entre outras”, destacou o coordenador de Política da Pessoa com Deficiência da SMS, Fábio Eduardo Rodrigues.

Segundo o coordenador, a ideia é incluir nesses espaços o público de pessoas com deficiência, onde normalmente existe pouca participação desse grupo. “A nossa intenção é convidar, motivar, mostrar a importância dessas ações, incluindo a participação das pessoas com deficiência, que normalmente desconhecem a existência das atividades”, enfatizou Fábio.

. *Cronograma de ações da SMS na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência em Caruaru:*

. 21.08.2023 - Grupo de Atividade Física – Local: CRAS Salgado - UBS Dr. Antônio Vieira (das 08h às 09h)

. 22.08.2023 - Grupo de Atividade Física – Local: Centro de Convivência - UBS Fernando Lyra (das 09h às 10h)

. 22.08.2023 - Grupo de Autocuidado – Local: UBS Fernando Lyra - Atividades: roda de apresentação, leitura do contrato de convivência, caixa de sentimentos, dinâmica do balão, reflexão de defeitos e qualidades, aplicação da auriculoterapia (das 09h às 10h).

. 23/08 - Grupo de Atividade Física – Local: CRAS Salgado - UBS Dr. Antônio Vieira (das 08h às 09h)

. 23/08- Grupo de Autocuidado - Local: UBS Fernando Lyra- Atividades: Roda de apresentação, leitura do contrato de convivência, caixa de sentimentos, dinâmica do balão, reflexão de defeitos e qualidades, aplicação da auriculoterapia (das 14h às 15h).

. 25/08 - Grupo de Atividade Física – Local: Escola Professora Laura Florêncio (6h às 07h)

Imprensa Caruaru PE

Em Igarassu, Museu Pinacoteca promove programação cultural até setembro


O Museu Pinacoteca de Igarassu está oferecendo um mês de festa para a população, em comemoração ao aniversário de funcionamento do equipamento. O Museu, que é um dos mais importantes da América Latina, celebra seus 66 anos apresentando ao público diversas palestras, noite de autógrafos e concertos musicais até dia 20 de setembro. 

Confira a programação completa: 

23/08 - Oficina de bonecos com Espaço Cultural Vovôzito, às 14h
25/08 - Noite de autógrafo do livro do autor Joel Carlos, às 14h
30/08 - Palestra: Educação Patrimonial com José Fernando e Lex Ane Cavalcanti do IPHAN, às 14h 
01/09 - “Uma Noite no Museu: A história não contada” às 18h
02 e 03/09 - Conferência de Democracia e Cultura pela Secretaria Executiva de Cultura, durante a manhã e tarde. 
06/09 - Jogo do Patrimônio, com o IPHAN - Casa do Patrimônio às 10h
13/09 - Palestra: A Ancestralidade Afro-indígena da Formação da Cultura Pernambucana com a Professora Jozy Xukuru e Raphaella Ribeiro (coordenadora afro)
20/09 - Concerto Musical e Certificação do parceiros/amigos do MUSPI com a participação da Banda Marcial Heitor Villa Lobos

Imprensa Igarassu PE 

Paulista projeta requalificação da Praça Papa João XXIII

A Praça Papa João XXIII, encravada na área central do Paulista, irá passar por uma ampla requalificação. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, prevê a modernização do espaço para resgatar a presença das famílias.

Estão programados parque infantil com brinquedos, pista de cooper, revitalização do busto do Papa João XXIII e a construção do segundo coreto público da cidade, que terá 50 metros quadrados e servirá para eventos culturais. O primeiro coreto fica em frente ao Residencial Aurora.

A instalação de bancos, reforço no sistema de iluminação e valorização do paisagismo também fazem parte do novo lalayout.

Imprensa Paulista PE 

Programação da 30ª Romaria do Frei Damião sofre alterações; novas atrações farão parte da grade


A 30ª edição da Romaria do Frei Damião, que inicia no próximo sábado e segue até o dia 03 de setembro, terá uma ampla programação que inclui shows religiosos e culturais. A Coordenação do Evento informou alteração na grade, com inclusão de novos nomes e mudanças no dia de apresentação de algumas já anunciadas. 

Entre as novidades, está a inclusão de Jocélio DDD (Doindim de Deus), nome conhecido no meio católico, em especial pela Renovação Carismática Católica. O show previsto para o sábado (02 de setembro) com Padre Damião Silva será realizado na quinta-feira ( 31 de agosto). “A Romaria é um movimento, e ficamos felizes quando conseguimos fechar mais atrações para Santas Missões”, ressalta Padre Isael, Coordenador Geral do evento. “Teremos muitos shows, serão 12, sendo alguns de cultura nordestina e os demais religiosos”, conclui o padre.  

A 30ª Romaria do Frei Damião terá 09 dias de duração, tendo por ápice o dia 03 de setembro, quando mais de 100 mil romeiros visitam São Joaquim do Monte.  

 

*Programação atualizada:*  

*Sábado 26 de Agosto:* 

16h00min: Acolhida das Comunidades com seus padroeiros, no Pórtico Frei Damião, animação   

com a Banda Musical Aba da Serra.   

17h30min: Caminhada até o Cruzeiro de Frei Damião   

18h00min: Celebração da Santa Missa de Abertura da Romaria do Frei Damião  

19h00min: Exibição do Documentário: Romaria 30 anos, no Cruzeiro de Frei Damião.   

20h30min: Hasteamento da Bandeira dos 30 anos Romaria de Frei Damião, na Praça da Matriz   

21h00min: Show com Dudu do Acordeom, no Palco Principal   

   

*Domingo 27 de Agosto:*  

08h00min: Santa Missa Dominical na Matriz de São Joaquim  

09h00min: Encontro dos Bacamarteiros no Cruzeiro de Frei Damião   

18h30min: Encontro do Terço dos Homens, Momento de oração do Santo Terço no Palco Principal, participação do cantor Mauricio Ramalho  

19h00min: Celebração da Santa Missa Campal    

20h00min: Abertura da Exposição de Artes Sacras   

20h30min: Show Cultural com Daniel Gouveia, o Matuto de Catende, no Palco Principal  

   

*Segunda-feira 28 de Agosto:*   

Noite da Juventude   

15h00min: Terço da Divina Misericórdia e Santa Missa pelas almas   

18h30min: Louvor e Acolhida com os Ministérios de Música da Paróquia de São Joaquim  

19h30min: Apresentação Teatral do Serviço de Convivência Criança e Adolescente   

20h00min: Momento com a Juventude com o Padre Rogério Silva, na Praça da Matriz com Pastoral da Catequese, Grupo Jovem, RCC, ProJovem(SCFV), Escolas Municipais.   

   

*Terça-feira 29 de Agosto:*  

12h00min: Celebração da Santa Missa na Matriz pelos doentes   

18h30min: Acolhida com a Orquestra de Violinos   

19h00min: Apresentação da Quadrilha Junina Luar do Sertão de Vila de Santana   

19h30min: Homenagem às personalidades religiosas e sociais que contribuíram para a história da Romaria de Frei Damião   

   

*Quarta-feira 30 de Agosto:*  

18h30min: Terço Meditado Palco, com o Movimento Mãe Rainha  

19h00min: Celebração da Santa Missa Campal  

20h00min: Corte do Bolo comemorativos dos 30 anos da Romaria de Frei Damião  

20h30min: Momento Cultural    

   

*Quinta-feira 31 de Agosto:*   

09h00min: Celebração da Santa Missa na Matriz  

10h00min: Celebração da Santa Missa e Visita das Escola Municipais ao Cruzeiro de Frei Damião  

11h30min: Louvor e Acolhida com Ministérios da Paroquia de São Joaquim no Cruzeiro  

12h00min: Oração do Angelus na Matriz de São Joaquim  

15h00min: Terço da Divina Misericórdia na Igreja Matriz  

18h30min: Concentração no Pórtico Frei Damião   

19h00min: Procissão da Luz percorrendo as ruas e avenidas da cidade até o Cruzeiro de Frei Damião   

19h30min: Adoração a Jesus Eucarístico   

21h00min: Show de Evangelização com Padre Damião Silva  

   

*Sexta-feira 01 de Setembro*  

09h00min: Santa Missa com o Apostolado da Oração na Matriz de São Joaquim   

12h00min: Oração do Angelus na Matriz de São Joaquim  

15h00min: Terço da Divina Misericórdia na Igreja Matriz de São Felix de Cantalice (Camocim de São Félix), concentração para a 10ª Caminha da Fé.  

15h30min: Saída da Caminhada da Fé, com destino a São Joaquim do Monte, percorrendo a PE-112  

18h00min: Chegada da Caminhada com queima de fogos e benção dos romeiros  

19h30min: Celebração da Santa Missa Campal   

20h30min: Show Católico com Batista Lima, no Palco Principal  

   

*Sábado 02 de Setembro*  

06h00min: Ofício da Imaculada, cantado na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes na Praça da Matriz   

09h00min: Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz   

10h00min: Celebração da Santa Missa no Cruzeiro de Frei Damião  

11h30min: Meditação das 7 dores de Nossa Senhora na Igreja Matriz   

12h00min: Repique de Sinos e Oração do Ângelus   

14h30min: Apresentação da Orquestra Municipal de Violinos e CCI no Cruzeiro de Frei Damião  

15h00min: Terço da Misericórdia no Cruzeiro de Frei Damião e Louvor   

18h30min: Momento Mariano no Palco Principal da Romaria do Frei Damião   

19h30min: Santa Missa com as Famílias na Praça da Matriz   

21h00min: Show de Evangelização com Jocélio DDD (Show Doidinho de Deus)  

   

*Domingo 03 de Setembro*  

06h00min: Ofício da Imaculada no Cruzeiro de Frei Damião e Festejo dos Bacamarteiro de Bananeirinha   

07h00min: Celebração da Santa Missa no Cruzeiro  

08h00min: Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de São Joaquim   

09h00min: Celebração da Santa Missa no Cruzeiro de Frei Damião   

09h00min: Louvor e Acolhimento com Padre Isael e Ministério Filhos da Imaculada  

10h00min: Shows com Necilvaldo Lima e Banda  

10h00min: Santa Missa no Cruzeiro de Frei Damião  

11h00min: Santa Missa Dominical, presidida por Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Bispo diocesano de Caruaru-PE, no Palco Principal  

12h00min: Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento na Praça da Matriz   

13h00min: Louvor com Padre Braulio e Ministério Deus Altíssimo  

14h00min: Louvor com Léo da Comunidade Obra Preciosa  

15h00min: Terço da Misericórdia e Louvor no Palco   

16h00min: Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira dos romeiros, saindo do Cruzeiro de Frei Damião. Madrinha do Andor: Primeira-dama Bianca Lins.   

17h00min: Celebração da Santa Missa de encerramento da 30ª Romaria do Frei Damião  

18h00min: Repique de Sinos, Benção do Adeus, Girândola e arriamento do estandarte da Romaria

Vacinação HPV – Secretaria de Saúde de Caruaru informa ampliação do imunizante para novos grupos


A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da coordenação do Programa Municipal de Imunização (PMI), informa que a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) passa a ser disponibilizada para novos grupos. A recomendação vai de acordo com a nova nota técnica do Ministério da Saúde e do Governo de Pernambuco, onde se prevê que a partir de agora, além dos adolescentes de nove a 14 anos, que já são vacinados na rotina, o imunizante HPV passa a ser disponibilizado para adultos (homens e mulheres) com até 45 anos, que se enquadram nas situações de risco listadas abaixo:

. Pessoas com HIV;
. Pacientes oncológicos;
. Transplantados de células tronco e órgãos sólidos;
. Pessoas vítimas de violência sexual que não foram vacinados previamente.

Em Caruaru, a vacina contra o HPV é disponibilizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s), que funcionam de segunda à sexta, das 08h às 16h, na zona urbana, e das 08h às 15h, na zona rural. Não é necessário agendamento. Para se vacinar é preciso levar o cartão do SUS ou CPF do usuário e laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). 

“As pessoas do grupo de risco apresentam imunidade reduzida contra o vírus do HPV, por isso a importância de manter o esquema vacinal atualizado para prevenir a doença na sua forma mais grave”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Caruaru (PMI), Tatiane Lino. 

Antes da recomendação do MS, a vacina era aplicada apenas em crianças entre nove e 14 anos, e em pessoas dos nove aos 45 anos em condições clínicas especiais, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

Definidos os detalhes da 22ª Parada da Diversidade de Pernambuco; confira o tema, data e local


O Fórum LGBT de Pernambuco anuncia com entusiasmo a 23ª edição da Parada da Diversidade de Pernambuco, marcada para 17 de setembro de 2023. O evento transformará a Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, em um espaço vibrante de celebração, conscientização e engajamento. Sob o tema "O Amor é uma Política de Resistência", a parada deste ano busca diálogos essenciais sobre os direitos e a inclusão LGBTQIAPN+.
 
Essa edição da Parada da Diversidade de Pernambuco promete marcar mais um capítulo na história da luta pela igualdade no estado. A concentração inicia às 8h no Parque Dona Lindu, com discursos e performances artísticas. O desfile dos trios elétricos começa às 13h. A programação completa será divulgada no próximo mês.
 
Desde 2002, a Parada da Diversidade de Pernambuco é um marco na luta pelos direitos sexuais, promovendo visibilidade e livre expressão. A parada celebra a diversidade e o orgulho LGBTQIAPN+.
 
Organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco, a Parada da Diversidade é um evento emblemático para a causa no estado. Reúne pessoas diversas em determinação contra a lgbtfobia. Chopely Santos, Coordenadora do Fórum LGBT de Pernambuco, destaca a necessidade de resistência: “É essencial nos unirmos para preservar os espaços LGBTQIAPN+ que são fundamentais na luta contra a lgbtfobia. Precisamos unir forças, com determinação e sabedoria para superar o crescente conservadorismo.”
 
Thiago Rocha, também da coordenação colegiada do Fórum LGBT de Pernambuco, convida o público: "A Parada é um ato político feito para visibilizar as pessoasLGBTQIA+ e suas demandas. Este é o momento de estarmos juntos - mães, irmãos, pais, filhos, parentes... Juntos somos mais fortes. A luta pela democracia não pode parar." Rivânia Rodrigues acrescenta: " O tema da Parada da Diversidade nos chama a exercer nossa cidadania, respeitando uma população que merece respeito e igualdade."
 
A 22ª edição da Parada da Diversidade de Pernambuco promete ser uma jornada memorável, onde celebração, luta e resiliência se combinam para dar voz e visibilidade à comunidade LGBTQIAPN+.

Estudantes com deficiência participam dia de recreação especial em Garanhuns


A Secretaria de Educação de Garanhuns promoveu um dia de recreação especial para 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino. A atividade fez parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e foi realizada na Quadra do Sesc Garanhuns nos turnos da manhã e tarde. 

Entre os parceiros na realização do evento, o Sesc apresentou jogos que proporcionaram a inclusão. Já a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos trouxe experiências sensoriais que puderam ser vivenciadas pelos estudantes. 

“Foi um evento maravilhoso, que proporcionou aos estudantes a inclusão, diversão e alegria. Todos se divertiram bastante, percebemos no rosto de cada um a satisfação de estar nesse local. Foi um momento de grande importância”, disse Eliane Alves, da Escola Padre Dehon. 

“A recreação foi pensada justamente para proporcionar aos nossos estudantes da rede municipal um momento de diversão e experiências lúdicas, favorecendo e promovendo essa acessibilidade no lazer. Pelos relatos, alguns deles participaram pela primeira vez de um movimento com esse, muitas vezes eles não têm acesso aos brinquedos. Foi um momento muito emocionante”, afirmou Magda Letícia, supervisora educacional da Secretaria de Educação de Garanhuns. 

Ao longo desta semana outras ações serão realizadas, como a mostra pedagógica dos trabalhos desenvolvidos nas escolas, que acontecerá também na quadra do Sesc nesta quarta-feira (23). Na oportunidade também acontecerão apresentações culturais dos estudantes, desenvolvendo as potencialidades de cada um. Na quinta-feira os agentes de desenvolvimento infantil participam de oficinas voltas para a temática. O cronograma da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência segue até o dia 30, com a Caminhada da Inclusão, que terá a concentração o Parque Euclides Dourado.

Imprensa Garanhuns PE 

Conselho Municipal de Turismo de Paulista define ações para apoio ao setor turístico na região


Com o objetivo de fortalecer o setor turístico do município, o Conselho Municipal de Turismo de Paulista (COMTUR), realizou um encontro de trabalho, nesta terça-feira (22.08), para organizar ações para apoio ao setor de turismo na região. O evento ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca da cidade, no centro. Na ocasião, diversos representantes de entidades ligadas ao turismo formularam suas propostas para o incremento da cadeia produtiva do setor no município. 

“Tratamos da escolha para eleição da nova Mesa Diretora do Conselho, assim como da definição para elaboração de projetos competitivos, que possam se classificar em editais nacionais e receber recursos federais e estaduais, bem como para definir as diretrizes para criação de editais municipais visando contemplar os fornecedores locais de serviços turísticos”, disse o coordenador turístico da Secretaria de Turismo de Paulista e vice-presidente do Conselho de Turismo Municipal Gedeão Rosa.

“É muito importante o trabalho da Prefeitura de Paulista, em reunir vários setores da sociedade civil organizada para debater as políticas públicas do turismo no município. Agradecemos à gestão municipal pela oportunidade de estarmos aqui e contribuir com o setor turístico”, disse o conselheiro do Sindicato dos Guias Turísticos do Estado de Pernambuco (Singtur), Alessandro Almeida 

No mesmo sentido, a empreendedora e conselheira do setor de bares, restaurantes e similares do conselho, Karina Agra, destacou o resultado do encontro: “É um marco o que a Prefeitura está promovendo para os comerciantes. Estamos formulando a criação mecanismos que beneficiarão a cadeia de serviços nesse sentido como editais. Vemos com satisfação a iniciativa da gestão municipal, por meio do Conselho de Turismo da cidade e, a oportunidade de participar para que os projetos e programas se concretizem”, frisou a representante do setor.

“Conseguimos definir um cronograma para a realização de eventos que tem como objetivo promover palestras sobre o turismo e fortalecer o setor na região. Destacamos que a Prefeitura de Paulista está à disposição e tem dado todo o apoio a nossas demandas e inquietações, que em conjunto com todas as outras entidades aqui presentes, farão um bom trabalho para o turismo no município”, afirmou Antônio Rodrigues, presidente do Trade Turístico de Maria Farinha.

Ainda sobre o assunto, o coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Rosmero Farias, ressaltou os pontos positivos do encontro. “Somos um banco que apoia todas as iniciativas que venham a gerar emprego e renda. Paulista é líder de investimentos e de atração de empreendimentos no Litoral Norte. Estamos priorizando o turismo por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, que é direcionado às empresas. É primordial o trabalho que a Prefeitura está propiciando juntando as entidades e empresários do setor as linhas de crédito competitivas. Temos mais de R$ 400 milhões a disposição e necessitamos de projetos para financiar  

Por fim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, destacou sobre a realização do encontro de trabalho. “Os empreendedores necessitam desse conjunto de forças e de ações para gerar postos de trabalho e gerar renda e sobretudo expandir suas operações.  A presença de todas as entidades que fazem parte do setor demonstra o crédito que a gestão do Prefeito Yves Ribeiro tem perante as mesmas e o compromisso com o desenvolvimento do turismo de nossa cidade.”, concluiu o secretário.

Imprensa Paulista PE 

Galo da Madrugada vai homenagear Reginaldo Rossi


Com o tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”, maior bloco do mundo irá reverenciar e trazer, ao universo do frevo, a vida e a obra do artista recifense, no dia 10 de fevereiro. O maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, já se prepara para o carnaval 2024 e traz novidades pra folião e “bregueiro” nenhum botarem defeito. É que, para o seu 45º desfile, no dia 10 de fevereiro do próximo ano, a agremiação irá homenagear o consagrado “rei da música brega” Reginaldo Rossi. 

O cantor recifense, que completaria, se estivesse vivo, 80 anos em 2023, terá sua vida e obra homenageadas tanto nas alegorias quanto nos cerca de 30 trios elétricos que irão compor o espetáculo do Sábado de Zé Pereira, sob o tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”. “Reginaldo é um verdadeiro ícone, que não apenas ajudou a popularizar e consagrar o ritmo do brega em todo o Brasil como, também, sempre buscou cantar as belezas e as riquezas do nosso Recife, sua terra natal. É, de fato, um verdadeiro rei que merece todas as homenagens, também, do frevo, majestade do carnaval pernambucano”, explica Rômulo Meneses, presidente do Galo, que promete “batizar” cada trio elétrico com o nome de uma música de Rossi.

Roberto Rossi, filho de Reginaldo, garante que, se estivesse vivo, o rei da música brega seria só gratidão pelo reconhecimento e homenagem vindos do maior bloco do mundo. “Meu pai era fã da nossa cultura, da diversidade cultural de Pernambuco. E ele bebeu muito dela, fã de Gonzaga, dos bregas contemporâneos a ele e dos que surgiram muito por sua influência. Não é à toa que papai foi declarado Patrono do Brega e a data do seu aniversário, 14 de fevereiro - tradicional mês do carnaval -, virou o Dia da Música Brega no Recife”, pontua Roberto.

Intercâmbio Cultural

A agremiação, considerada como o maior bloco do planeta pelo Guinness Book - o Livro dos Recordes - desde 1994 e, que, no carnaval deste ano, bateu o seu próprio recorde de público e reuniu mais de 2,5 milhões de foliões nas ruas do Centro do Recife, promete, ano que vem, manter o título mundial e saudar, num mesmo espetáculo, o frevo e o brega pernambucanos, duas das maiores expressões culturais do Estado. “Temos uma pluralidade imensa de expressões artísticas, mas, sem dúvidas, essas duas estão entre as que mais levam nossa identidade a outras partes do Brasil e do mundo, através dos artistas que, ao longo dos anos, têm surgido e ajudado a perpetuar esse legado deixado por mestres como Capiba, Nelson Ferreira e, no caso do brega, o próprio Reginaldo Rossi”, acrescenta Meneses. 

Para isso, o Galo pretende tornar ainda mais forte o intercâmbio cultural que já tem promovido nos últimos anos, unindo, na homenagem a Rossi, artistas do cenário musical do brega e do frevo. “Já provamos, por muitas vezes, que é possível, sim, misturar diferentes ritmos e expressões numa só festa, além do que essa é uma das grandes marcas e peculiaridades do carnaval pernambucano, a multiculturalidade. Um exemplo disso é a iniciativa do Maestro Forró, quando inclui a música ‘Tô Doidão’, de Reginaldo Rossi, no seu repertório de carnaval”, pontua Rômulo. “Será um belo espetáculo à altura da grandeza do Rei Reginaldo Rossi. E quem ganha com tudo isso é o folião e a cultura pernambucana”, finaliza. 

Fundado em 1978, com o intuito de trazer de volta às ruas do Recife as tradições do carnaval de rua - então escasso naquela época -, o Galo da Madrugada já homenageou, ao longo dos seus 45 anos de existência e 44 desfiles, personalidades pernambucanas como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Carlos Fernando, Chico Science, Alceu Valença / Jota Michiles, J. Borges, Enéas Freire - idealizador e fundador do bloco-, Ary Nóbrega, Claudionor Germano, entre outros.


Vida e Obra de Rossi no desfile Para a homenagem ao eterno “rei do brega”, o Galo promete mostrar um Reginaldo Rossi plural, tal como foram suas obras e vida artística. Das “dores de cotovelo” ao amor e às relações humanas com força e intensidade únicas. “Queremos trazer, para o desfile, toda a referência do brega através da mistura de cores e de toda uma estética que represente tanto a alegria, quanto, claro, alguns dos maiores sucessos eternizados por ele”, adianta Sandro Nóbrega, cenógrafo responsável pelas alegorias do Galo. Clássicos como “A Raposa e as Uvas” e “Garçon” são alguns dos hits que têm tudo para serem lembrados no desfile, de acordo com Sandro, que também trabalhou por duas décadas e meia como empresário do “rei”.

 Outra referência que também deve estar presente no espetáculo é a paixão e a reverência que Rossi sempre fazia ao Recife, sua terra natal. “Ele, que tanto divulgou a sua terra, que tanto amou o Recife e que a chamava de ‘a minha cidade, o meu lugar’. Aqui, é onde ele sempre se sentiu em casa”, confirma Roberto. “Ele amava o Nordeste, sobretudo, o Recife. Em todo lugar do Brasil e do mundo em que fazia shows, sempre exaltava a capital pernambucana. Por isso, é imprescindível que também exploremos características marcantes da nossa cidade, como as pontes e os casarios, em alguma das alegorias, mas, por enquanto, ainda é surpresa”, completa Sandro.

O homenageado 

Nascido na capital pernambucana - mais precisamente, no bairro dos Coelhos -, em 14 de fevereiro de 1943, Rossi iniciou sua carreira artística ainda na década de 1960, como vocalista de uma banda de rock, “The Silver Jets” - sediada na Ilha do Leite, no Recife. Antes, chegou a cursar quatro anos de Engenharia Civil e foi professor de física e matemática. Porém, a paixão pela música, influenciada pelos ídolos Elvis Presley e Beatles, acabou falando mais alto. 

Em 1966, lança o seu primeiro disco solo, com destaque para o hit “O Pão”. A partir da década seguinte, o estilo roqueiro foi dando, aos poucos, lugar a um gênero musical mais popular / romântico - batizado, posteriormente, de “brega”. Daí por diante, foi um sucesso após o outro: “ Tô Doidão”, “Mon Amour meu Bem ma Femme”, “Pedaço de Mau Caminho”, “Desterro”, “Deixa de Banca”, “Em plena Lua de Mel”, “A Raposa e as Uvas” “Recife, minha Cidade”, “Itamaracá” e dezenas de outros.

O primeiro disco de ouro veio em 1980, com o álbum “A Volta”, que vendeu 100.000 cópias. Nessa época, Rossi já era sucesso em várias partes do Brasil, em especial, nas regiões Norte e Nordeste. O maior hit veio em 1987 “Garçon”, que lhe rendeu 2 milhões de discos vendidos. “Ele compôs essa música a pedido de um amigo que era dono de uma gravadora e queria ‘estourar’. Só que a letra não agradou e acabou sendo devolvida. Rossi, então, decidiu gravá-la e resultou nesse estouro”, lembra Sandro Nóbrega. 

A consagração absoluta do “rei” no eixo Sul-Sudeste veio no final da década de 1990, quando o cantor era presença constante em programas de TV nacionais e assinou parcerias musicais com diversos cantores de renome.

Gravou, ao todo, 23 LP’s, oito CD’s e dois DVD’s, que lhe renderam 14 discos de ouro, dois de platina e um duplo de diamante. Seu último trabalho, “Cabaret do Rossi”, ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Canção Popular no Prêmio da Música Brasileira de 2011. Reginaldo Rossi faleceu em 20 de dezembro de 2013, aos 70 anos, em decorrência de um câncer no pulmão. Em outubro de 2020, foi declarado “Patrono do Brega” pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Serviço: 

Galo da Madrugada-Carnaval 2024 (45º desfile) 
Tema: “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo” 
Data: 10 de fevereiro de 2024 
Horário: a partir das 9h 
Percurso total: cerca de 6,5 km -partindo do Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol. 

Prova de vida virtual em Pernambuco


Uma vez por ano, milhares de aposentados e pensionistas, cujos benefícios são geridos pela Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (FUNAPE), realizam prova de vida em agências bancárias. A exigência garante a concessão do benefício; do contrário, o valor pode ser bloqueado ou, até mesmo, cancelado. Mas, de acordo com o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), é preciso facilitar esse processo.

No Projeto de Lei 513/2023, o parlamentar defende que esse grupo possa optar pela prova presencial ou remota: “A comprovação de vida por meio virtual, seja por videoconferência, biometria ou qualquer outra ferramenta, garantirá, aos mais idosos ou aqueles com problemas de saúde, o cumprimento desse requisito, de forma mais segura e viável”. 

O PL define que a Fundação deve ficar responsável pelo desenvolvimento do software. “A nível federal temos o aplicativo gov.br, que já tem essa função. Nós devemos ter o nosso! Além disso, temos o Porto Digital bem aqui, que pode desenvolver essa plataforma para a prova de vida virtual”, argumentou Gilmar Júnior.

O texto está sob análise da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Em seguida, será avaliado nas comissões temáticas e votado em Plenário. Depois disso, seguirá para a apreciação da governadora Raquel Lyra.

Congresso Pernambucano de Ortopedia e Traumatologia

No aquecimento! Em setembro, acontece no Recife, em Boa Viagem, o V Congresso Pernambucano de Ortopedia e Traumatologia, que terá como presidente o ortopedista Francisco Couto. A Sociedade de Ortopedia e Traumatologia - SBOT-PE, está à frente do evento, na pessoa do médico e presidente da instituição, Alexandre Andrade. O encontro vai manter foco nas atualizações sobre doenças traumáticas e degenerativas ósseas e musculares, interagindo, inclusive, com outras especialidades. Promete movimentar a classe médica ortopédica da capital, recebendo, também, convidados de outros estados para trocas científicas.

Famílias de pacientes com TEA fazem denúncia ao MPPE sobre descredenciamento de clínicas e descumprimento de acordo pela Unimed


Hoje, 22 de agosto, o Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos dos Autistas (IBDTEA) e a LigaTEA – advogados que defendem autistas protocolaram junto ao Ministério Público de Pernambuco uma denúncia contra o descredenciamento de 12 clínicas multidisciplinares, especializadas em atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), pelo plano de saúde Unimed Recife. Mais de 900 pacientes foram afetados.

Foi elaborado um dossiê, com 167 páginas, demonstrando os impactos do rompimento do vínculo terapêutico e os prejuízos causados aos autistas e suas famílias. Adicionalmente foi criado um questionário ao respondido por 109 famílias afetadas por esse descredenciamento, demonstrando que houve prejuízo na quantidade de terapias e carga horária do tratamento e que isso interferirá diretamente no neurodesenvolvimento dos pacientes.

Além disso, diversas famílias enviaram denúncias individuais que fizeram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), bem como reclamações feitas na ouvidoria do plano de saúde e até denúncias feitas ao próprio MPPE.

O descredenciamento em massa pelo Plano de Saúde Unimed foi anunciado no final do semestre passado. Em 31 de julho, famílias das pessoas afetadas foram às ruas em protesto, na frente do centro administrativo da Unimed. No dia, um ofício foi protocolado junto ao plano, solicitando providências quanto aos desrespeitos constatados pelo descredenciamento das clínicas. Mas, até hoje, o e-mail não foi respondido e as medidas requeridas pelas famílias não foram atendidas na integralidade, uma vez que não houve plano de transição entre as mudanças das clínicas, não houve comunicação entre os terapeutas descredenciados e a nova clínica, fazendo com que todos os dados que foram coletados ao longo do período de terapias realizadas nas clínicas descredenciadas, fossem perdidas.

Esses dados são relevantes para a análise do desenvolvimento do autista e na coleta de informações na aplicação do plano terapêutico. Isso é um requisito obrigatório para as terapias com base na Análise do Comportamento Aplicado (que deriva da sigla em inglês ABA), que é a intervenção que possui maior robustez para o tratamento do TEA segundo a Medicina Baseada em Evidências.

Com o descredenciamento das 12 clínicas, centenas de famílias tiveram o rompimento do vínculo terapêutico, por conta dessa medida. O vínculo é a construção de uma relação de confiança entre o profissional e o paciente. É um dos pontos essenciais para o sucesso terapêutico de toda pessoa em tratamento. E é ainda mais importante quando o paciente tem autismo, por conta da grande dificuldade que tem nas interações sociais.

De acordo com famílias afetadas, os pacientes estão sendo encaminhados para uma única clínica, que não prova ter profissionais capacitados (com formação comprovada em terapias especializadas), nem tem como garantir a integralidade dos tratamentos prescritos por médicos.

Todos esses pontos, atrelado ao fato da necessidade de rotina e previsibilidade tem causado prejuízos aos tratamentos dos autistas e provoca impacto psicológico muito grande às famílias, que de maneira inesperada, tiveram a mudança de clínicas.


McDia Feliz: campanha de mobilização de recursos em prol do GAC-PE acontece neste sábado (26)


A 35º edição do McDia Feliz será realizada neste sábado (26). A campanha fundada pelo Instituto Ronald McDonald promove a arrecadação de recursos para o combate ao câncer infantojuvenil por meio das vendas de sanduíches Big Mac em todo o Brasil. Em Pernambuco, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE), fará a sua oitava participação no projeto e, este ano, os recursos obtidos na campanha será utilizado na implantação do Espaço da Família: o local vai ajudar os pacientes a terem um período mais humanizado e menos estressante no tratamento oncológico. 

A presidente do GAC-PE, Vera Morais, reforça a importância da mobilização da sociedade no McDia Feliz. “O projeto irá proporcionar uma estadia mais humanizada e menos estressante para as nossas crianças e jovens em tratamento oncológico. Portanto, é fundamental a participação de todos para que o GAC, com o apoio do Instituto Ronald, continue melhorando a nossa assistência aos pacientes e seus familiares”, comenta.

Neste ano, a 35ª edição do McDia Feliz vai beneficiar 72 projetos de 51 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil. A lista foi anunciada pelo Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que há mais de 24 anos atua para aumentar as chances de cura da doença, promovendo a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes no país.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, essa ainda é a doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos no Brasil, com o surgimento de um novo caso a cada hora. Por isso, a Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel, destaca a importância da união e da solidariedade de todos para mudar essa realidade e levar esperança para milhares de crianças, adolescentes e suas famílias em todo o Brasil: 

“O McDia Feliz é uma oportunidade para ampliarmos o nosso olhar para o câncer infantojuvenil, para falarmos com nossos filhos sobre solidariedade e esperança. É momento de troca, renovação e sonhos, impactando positivamente a vida de milhares de famílias e contribuindo para a saúde e qualidade de vida de crianças e jovens em tratamento oncológico”.

*Confira os restaurantes parceiras do GAC-PE no McDia Feliz 2023:*

Drive-thru Domingos Ferreira (Boa viagem);
Shopping Recife;
Drive-thru Pina (Domingos Ferreira); 
Shopping Recife Drive-Thru;
Shopping Rio Mar;
Drive-thru Piedade;
Drive-thru Agamenon (Português);
Drive-thru Agamenon (Boa vista);
 Drive-thru Abdias de Carvalho;
Drive-thru Olinda (Casa Caiada);
Carrefour (Torre);
Drive-thru Casa Forte (Dezessete de Agosto);
Shopping Boa Vista (Área Antiga);
Shopping Boa Vista (Área Nova);
Drive-thru (Rui Barbosa);
Shopping Tacaruna (Área Nova);
Shopping Tacaruna (Área Velha);
Shopping Plaza.


Anderson Correia pede que disciplina sobre a história de Caruaru seja implementada na rede municipal de ensino


Com o objetivo de fazer manter-se viva a história e a cultura do município, o vereador Anderson Correia (PP) protocolou um requerimento pedindo que seja implementada na grade curricular de ensino das escolas municipais, a disciplina sobre a história e cultura da Capital do Agreste, fazendo cumprir a Lei nº 3.800 de 29 de maio de 1997, que “Torna obrigatória a inclusão, no Curriculum das Escolas da Rede de Ensino Municipal, da disciplina “História de Caruaru”. O parlamentar ressalta que é preciso perpetuar na memória das novas gerações tudo que reflete a cidade historicamente.

“Caruaru é gigante em riqueza histórica e isso não pode se perder com o tempo. Por isso, é necessário ter também políticas públicas que façam essa linda e irrepreensível história da nossa cidade ser disseminada, mantendo ela viva através das novas gerações. Sem falar que já temos uma lei que nos dá respaldo sobre isso, e é preciso colocá-la em prática, para que os alunos levem isso para a vida”, destacou Anderson.

Wyden realiza vestibular especial para forma de ensino presencial


Conquistar um espaço no mercado de trabalho e ter a tão sonhada estabilidade financeira por meio da profissão desejada, é algo cada vez mais buscado pelas pessoas. E tudo isso só é possível com o primeiro passo, que provém da educação, através do ensino superior. Por isso, a Wyden promove, nos dias 25 ou 26 de agosto, o vestibular online especial para você iniciar a graduação que tanto sonhou.
 
Esta é uma oportunidade imperdível de ingressar em uma das mais conceituadas faculdades do Nordeste do Brasil, de forma imediata, na forma de ensino presencial, com bolsas de até 60% no curso todo. Ainda há tempo, neste ano, para você começar a fazer um curso de graduação. Uma pesquisa da Workalove, realizada junto ao Instituto Semesp, aponta que 80,2% dos estudantes pretendem ingressar no ensino superior ainda em 2023.
 
Sendo assim, este vestibular é uma grande oportunidade para todos que desejam iniciar uma graduação. Portanto, não perca tempo e garanta já o seu futuro nos dias 25 ou 26 de agosto (o candidato escolhe um desses dias para realizar a prova de forma online e totalmente gratuita). Inscreva-se agora mesmo em www.wyden.com.br/selecao . Lembrando que esta opção de curso é exclusiva para a forma de ensino presencial e todos que participarem terão condições especiais para ingressar.

*Sobre o UniFavip*   

O UniFavip iniciou sua trajetória acadêmica em 2001 e hoje conta com cerca de 14 mil alunos matriculados, mais de 40 cursos de graduação nas modalidades de ensino presencial e EaD, além de mais de 20 opções de pós-graduação. Em 2017, foi avaliado, pelo MEC, como o melhor centro universitário do interior de Pernambuco. Já no Enade, teve apontados mais de 10 cursos como os melhores do estado de Pernambuco. Desde 2014 o UniFavip tornou-se o primeiro Centro Universitário do interior do Nordeste pelo MEC, obtendo autonomia para criar e remanejar cursos e programas de ensino superior. São 33 cursos presenciais ofertados com a inovação, qualidade e tradição já reconhecidas pelo mercado. Além da graduação presencial, o UniFavip, oferece ainda outras opções de ensino, com o Digital e o semipresencial. Mais informações: https://www.wyden.com.br/unifavip

Líder do PSDB na ALEPE, Débora Almeida participará do Seminário da legenda em Brasília nesta quinta (24)


A parlamentar que comandou a prefeitura de São Bento do Una em dois mandatos, foi a mais votada da sigla em Pernambuco nas eleições de 2022. O evento na Capital Federal reunirá tucanos de todo o país, dentre estes os três governadores eleitos e os parlamentares federais. 

Débora Almeida obteve 51.282 votos na recentes eleições, tendo alcançado o maior percentual entre os outros dois eleitos pelo partido, Izaías Régis e Álvaro Porto. Este último assumiu o comando da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Apesar de não sair das urnas com a mesma estatura política na recente disputa, o PSDB se mantém como uma legenda histórica e com boas perspectivas futuras, desde que consolide suas posições nos executivos estaduais: Em Pernambuco, com Raquel Lyra; do Rio Grande do Sul, com Eduardo Leite e no Mato Grosso do Sul, administrado por Eduardo Riedel. No parlamento federal, são 13 os deputados eleitos/reeleitos em 2022. 

O evento em Brasília, que será realizado nesta próxima quinta-feira (24/8) servirá, segundo a Débora Almeida “para apresentação das novas diretrizes e a revitalização das bandeiras partidárias, cujas atualizações servirão para adequação ao atual cenário vivenciado pelo país, hoje liderado pela esquerda.” 

Esse pensamento de um necessário ‘upgrade’ na sigla, foi construído a partir de coletas de opiniões da população e entrevistas qualitativas com lideranças eleitas.

Entenda mais sobre a cirurgia de desvio de septo, realizada pela atriz Giovanna Ewbank


Recentemente, a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank compartilhou um vídeo no Instagram para tranquilizar os fãs sobre o seu sumiço das redes sociais. A artista revelou que precisou realizar uma cirurgia no nariz para corrigir o desvio de septo. Segundo Giovanna, ela sofria com problemas respiratórios recorrentes já há bastante tempo. 

"Pela primeira vez em alguns anos estou conseguindo respirar com o meu nariz. Fiz uma cirurgia de desvio de septo e retirada de carne esponjosa. Já tinha retirado há 10 anos e voltei a respirar bem, mas depois a carne esponjosa voltou. De uns cinco anos para cá, a minha respiração voltou a ficar ruim. Eu estava tendo apneia. Acordei muitas vezes com falta de ar”, explicou a atriz no vídeo.

O septo nasal é uma parede constituída por ossos, cartilagem e mucosas que separa uma narina da outra. O desvio pode ser um distúrbio congênito ou aparecer na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Também pode aparecer após processos inflamatórios, alérgicos, pós-cirúrgicos, infecciosos ou ainda decorrentes de traumatismos causados por acidentes, por exemplo.

"A cirurgia para desvio de septo é indicada quando a pessoa sente obstrução nasal. Nesses casos, a obstrução é pior em uma narina do que na outra, ou seja, um lado do nariz é sempre mais entupido que o outro. O procedimento é realizado por endoscopia, dentro do nariz, então por fora não fica nenhuma cicatriz”, explica a otorrinolaringologista Débora Bunzen, do Hospital Santa Luzia, integrante da rede Vision One.

O diagnóstico deve ser realizado pelo otorrinolaringologista. Vale lembrar que o desvio de septo só representa problemas quando atrapalha a respiração. Em alguns casos, o tratamento nem exige a realização de cirurgia.

Segundo a otorrinolaringologista Débora Bunzen, o procedimento é bastante seguro. “É uma cirurgia simples, praticamente indolor e que qualquer pessoa pode fazer. A principal complicação é um pouco de sangramento após o procedimento, mas não é nada sério. É uma cirurgia bem tranquila, inclusive chamada de Day Clinic, porque o paciente se opera pela manhã e tem alta no mesmo dia, só fica em observação durante algumas horas”, finaliza a especialista do Hospital Santa Luzia.

Em Igarassu, projeto conscientiza alunos sobre a importância do mangue


A prefeitura de Igarassu está estimulando a cultura da pesquisa científica entre alunos do 4º e 5º ano da Escola Ana Caldas Brandão, no bairro Cuieiras. A iniciativa "Aratu - Cuieiras, preservar para não impactar" leva os estudantes ao manguezal, proporcionando um ambiente de aprendizado em que podem explorar e trocar conhecimentos com pescadores e a comunidade local.

O início do projeto acontece nesta terça-feira (22), às 14h, e está previsto para ser encerrado no final do ano letivo. 

Essa ação, realizada em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Rural de Pernambuco, está concentrada na conservação das espécies que habitam o ecossistema do mangue. O destaque é dado ao aratu, um elemento importante da gastronomia local representado no prato "fritada do aratu". A não preservação coloca em risco a fonte de renda de trabalhadores locais, enquanto a falta de manejo ameaça a subsistência dos moradores. 

Ao educar sobre a importância da preservação, o projeto visa garantir um equilíbrio entre a tradição culinária e a sustentabilidade ambiental, dando um passo significativo para a conscientização e ação na preservação das riquezas naturais de Igarassu.

Imprensa Igarassu PE 

Vereador Jorge Quintino solicita criação do "Mês das Tradições e Culturas Caruaruenses" em homenagem ao Mestre Vitalino, nas redes municipais de ensino”


O Vereador Jorge Quintino (SD), solicitou ao prefeito Rodrigo Pinheiro e a secretária de educação e esportes, Aline Tiburcio, a criação do mês das Tradições e Culturas Caruaruenses, o qual, será embasado a partir da pessoa do Mestre Vitalino e contará com a obrigatoriedade de apresentação da peça de teatro “O Alto das Sete Luas de Barro” para todos os alunos (as) das escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa celebra a rica herança cultural da cidade e homenageia o renomado artista popular Mestre Vitalino.

 O evento pretende destacar a vida e o legado do Mestre Vitalino, cujas obras de arte em cerâmica se tornaram ícones da identidade cultural de Caruaru. Uma das atividades-chave do evento será a obrigatoriedade de apresentação da peça de teatro "O Alto das Sete Luas de Barro" para todos os alunos das escolas da rede municipal de ensino. A peça, que captura a essência das tradições locais, promete educar e inspirar as futuras gerações. Todavia, o requerimento visa garantir que, a partir obra do Mestre Vitalino seja possível garantir uma apresentação de novas gerações de artesões (ãs) que estão se relacionando com o fazer artístico que tem o barro como matéria prima, além de dialogar com o Pífano e seus respectivos Mestres. 

O Vereador Jorge Quintino expressou seu entusiasmo com a iniciativa, afirmando: "Estou orgulhoso de solicitar a criação do 'Mês das Tradições e Culturas Caruaruenses', uma oportunidade de enaltecer nossa herança cultural única e inspirar um amor duradouro por nossas tradições. Ao celebrar o legado do Mestre Vitalino, queremos garantir que as gerações futuras valorizem e preservem o que torna Caruaru tão especial."

Prefeitura de Arcoverde vai lançar programa para incentivar pequenos negócios a participarem das licitações no município


A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SEDEC e da Sala do Empreendedor, vai lançar o Programa Licitação sem Complicação. Trata-se de um projeto que tem como finalidade apoiar, incentivar e orientar os pequenos negócios do município a participarem dos pregões e licitações das compras públicas.

As ações implantadas visam aumentar a participação dos empreendedores de Arcoverde, bem como, incrementar a rede de fornecedores que fornecem produtos para as diversas secretarias da gestão pública.

Serão divulgadas todas as chamadas públicas para licitação nas redes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assim como palestras orientativas para esclarecimento do processo de cadastramento e participação, balcão de serviços para tirar dúvidas, além de informações e lista dos produtos que serão adquiridos.

“Nosso foco é na qualificação dos pequenos negócios e no aumento da base de fornecedores do próprio município, para que possamos incentivar todos os empresários da cidade na obtenção do acesso e comercialização de seus produtos, inclusive aqueles que trabalham com a agricultura familiar”, acrescentou Gibson Siqueira, secretário da pasta.

O lançamento será realizado na próxima quinta-feira (24/08), às 9h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Rua Barbosa Lima, s/n° – Centro de Cultura - área central da cidade). A partir da referida data, acontecerá uma série de palestras e seminários com objetivo de disseminar as informações e oferecer suporte a todos que desejam participar das compras públicas de Arcoverde.

Os eventos são gratuitos e espera-se uma grande adesão dos munícipes para melhoria do ambiente de negócios e mais oportunidades para todos.

Imprensa Arcoverde

Jarbas Filho pede que Compaz tenha mais ações e profissionais capacitados para crianças com autismo


O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) acompanhou, na manhã desta terça-feira (22), as representantes da ONG Mães e Anjos Azuis, voltada para o cuidado de crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista, em uma reunião na Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife. Ao lado de Andreza de Castro, presidente da instituição, e Luciane Paes, secretária da ONG, o parlamentar solicitou ao secretário Murilo Cavalcanti mais atenção às crianças autistas nas unidades do Compaz. 

Durante a conversa com Murilo, Andreza e Luciane ressaltaram a necessidade de contar com vagas voltadas para meninos e meninas com autismo, além da importância de ter funcionários capacitados para atender este público nos Centros Comunitários de Paz do Recife. 

“A oferta de vagas no Compaz não condiz com a demanda, pois a necessidade de termos vagas para crianças com TEA é gritante. Muitas vezes as salas estão vazias, sem atividade nenhuma acontecendo, mas não podem ser usadas para este público porque os funcionários também não são capacitados para isso”, explicou Andreza. 

Segundo o deputado Jarbas Filho, a ONG levou para o secretário Murilo Cavalcanti a sugestão de fazer parcerias com as instituições especializadas para a capacitação dos que trabalham nos Centros de Paz. “Andreza e Luciane trouxeram essa demanda importante, então nos reunimos com Murilo e sugerimos que sejam feitas parcerias entre as ONGs e a Prefeitura do Recife. Nós entendemos a dificuldade de contratação de pessoal, mas organizações como Mães e Anjos Azuis possuem profissionais voluntários capacitados e que podem colaborar com as unidades do Compaz”, explicou. 

O secretário de Segurança Cidadã agradeceu pela sugestão e disponibilidade do grupo. Além disso, ele afirmou que a Prefeitura do Recife contratará mais de 200 profissionais através da OS para atuarem no Compaz. “Sou uma pessoa muito sensível à causa e sei da necessidade que muitas famílias com filhos autistas têm de usufruir do espaço e das atividades do Compaz. Vamos nos reunir novamente na próxima semana, dessa vez com as gestoras dos nossos cinco equipamentos, e vamos pensar em ações capacitadoras em parceria com a ONG Mães e Anjos Azuis. Essa ajuda será muito bem-vinda e será muito importante para nós também”, concluiu Murilo.

TODDYNHO une forças com a ONG Amigos do Bem que leva educação para milhares de crianças e jovens no sertão nordestino

A parceria visa apoiar educação de qualidade, cursos profissionalizantes, transporte escolar e alimentação para comunidades em extrema vulnerabilidade social 

Para reforçar a importância da educação, TODDYNHO®️, marca da PepsiCo – empresa de alimentos e bebidas que completa 70 anos no Brasil em 2023 –, anuncia parceria com a ONG Amigos do Bem e apoio ao projeto socioeducacional da instituição. Por meio dele, a marca vai contribuir com educação de qualidade, cursos profissionalizantes, transporte escolar e alimentação adequada para aproximadamente 5 mil crianças e jovens que vivem em povoados isolados, em situação de extrema vulnerabilidade no sertão nordestino, fortalecendo o desenvolvimento social e humano e as competências técnicas e emocionais dos estudantes*. 

A marca vai apoiar financeiramente 2 Centros de Transformação dos Amigos do Bem, localizados nos municípios de Mauriti, no Ceará, e Inajá, em Pernambuco. Como complemento da educação realizada nas escolas, nos Centros crianças e jovens de 4 a 21 anos participam de atividades socioeducacionais, culturais e esportivas. O investimento de TODDYNHO®️ será usado, ao longo de um ano, para manutenção das iniciativas promovidas pela instituição nas duas unidades: cerca de 5 mil estudantes são beneficiados com acesso à educação de qualidade, transporte escolar diário e alimentação – são oferecidas 1,5 milhão de refeições por ano. Os jovens ainda possuem acesso a cursos profissionalizantes para desenvolvimento de habilidades técnicas e aprimoramento de conhecimentos para um futuro com oportunidades. Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas indiretamente pela parceria.

O programa socioeducacional da instituição é desenvolvido e acompanhado de perto por voluntários pedagogos multidisciplinares, psicólogos e assistentes sociais, que desenvolvem os conteúdos, as dinâmicas, materiais didáticos e as capacitações periódicas para os educadores locais, visando garantir a qualidade das atividades e o desenvolvimento das pessoas que participam do projeto.

“TODDYNHO acredita que agindo no presente é possível transformar o futuro e por isso aposta muito nessa parceria para contribuir de forma efetiva na formação dessas crianças e jovens, dando condições essenciais para seu desenvolvimento, mais segurança, além de perspectiva de um futuro com mais oportunidades. Sabemos que apenas por meio da educação conseguiremos gerar impactos sociais que darão frutos a longo prazo”,diz Thais Nascimento, gerente de marketing da PepsiCo Brasil.

O projeto em parceria com os Amigos do Bem está alinhado à agenda ESG global da companhia, PepsiCo Positive (pep+), e que possui entre seus objetivos a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e com educação para todos.

Alcione Albanesi, fundadora e presidente da instituição Amigos do Bem, reforça a importância do apoio da iniciativa privada: “Parcerias como esta nos ajudam a manter e ampliar o nosso trabalho de transformação nas regiões mais carentes do país. Esperamos que outras pessoas e organizações se inspirem. Juntos, construiremos uma sociedade melhor, sem tantas desigualdades”. 

*A PepsiCo se compromete a não realizar a distribuição de TODDYNHO®️ para crianças com menos de 13 anos dentro das escolas, bem como, qualquer ação de publicidade, distribuição de produtos ou brindes, colocação de banners com a marca (PepsiCo ou TODDYNHO®️) em escolas com crianças de até 13 anos ou no transporte escolar, tendo em vista que assinou um acordo de restrição de vendas em escolas em 2016. O objetivo da companhia, guiada por sua estratégia ESG, PepsiCo Positive, é o de promover ações positivas nas comunidades onde está presente ao redor do mundo, incentivando mudanças perenes e transformações sociais pautadas no desenvolvimento humano.

*Sobre a PepsiCo* 
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®️, GATORADE®️, QUAKER®️, LAY’S®️, DORITOS®️, RUFFLES®️, CHEETOS®️, KERO COCO®️, H2OH!®️, TODDY®️ entre outras.

Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite e siga noTwitter,Instagram,Facebook eLinkedIn.

*Sobre os Amigos do Bem*

Há 30 anos a instituição Amigos do Bem trabalha para transformar vidas no sertão nordestino, a região mais carente e isolada do Brasil. Todos os meses, 150 mil pessoas, que vivem em 300 povoados em situação de extrema pobreza, são atendidas com projetos contínuos de educação, trabalho e renda, água, moradia e saúde. Promovemos inclusão social e desenvolvimento local atendendo 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Criamos um Modelo de Desenvolvimento Social Sustentável e diversas iniciativas de impacto positivo com a atuação de quase 11 mil voluntários. Para mais informações, visite e siga Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Paulista dá continuidade ao II Ciclo de Escutas da Lei Paulo Gustavo


A Prefeitura do Paulista, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, está avançando com as atividades do II Ciclo de Escutas da Lei Paulo Gustavo. As próximas reuniões serão nos dias 23 e 24 de agosto, a partir das 18h, no Colégio Municipal Firmino da Veiga, situado na Avenida Riachuelo, nº 1.548, no Bairro do Nobre.

No primeiro dia, quarta-feira (23/08), a sessão de escuta será direcionada aos profissionais da área cultural ligados ao segmento de audiovisual e dos demais segmentos que tenham interesse de propor projetos na área de audiovisual. A comunidade cultural tem a oportunidade de se fazer ouvir, apresentar ideias e discutir questões pertinentes ao setor. Já na quinta-feira (24/08), os participantes pertencentes aos outros segmentos culturais terão a chance de compartilhar suas perspectivas.

Além dessas reuniões, a Secretaria Executiva de Cultura de Paulista continua operando a Central de Atendimento da Lei Paulo Gustavo, localizada no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no Nobre. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

A Secretaria também disponibiliza contato pelo número de WhatsApp (81) 9.9214-7617 ou o email lpg.paulista@gmail.com.

A Lei Paulo Gustavo (Lei 195/2022) é um marco importante para a cidade, direcionada a artistas, produtores, empresas, espaços culturais e membros da sociedade civil, tanto pessoas físicas quanto jurídicas atuantes na área cultural. Ela visa impulsionar e fortalecer o cenário cultural local, proporcionando suporte e oportunidades para os diversos agentes envolvidos no setor.

Imprensa Paulista PE 

Clínica-Escola da UNINASSAU Caruaru retoma atendimentos


A Clínica-Escola do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, está de portas abertas para atender a população. Os serviços oferecidos são nas áreas de Odontologia, Psicologia e Fisioterapia, de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã, tarde e noite. Eles são voltados para adultos, crianças e pacientes especiais.

A clínica conta com uma ampla estrutura e capacidade para mais de 300 atendimentos por dia. Os serviços oferecidos são pilates e hidroterapia na piscina aquecida e coberta, dermatofuncional, estética, atendimentos odontopediátricos, limpeza, restauração, implantes, cirurgias de bucomaxilofacial e acompanhamentos psicológicos.

O coordenador da Clínica-Escola, Mychel Paes Barreto, destaca a importância dos atendimentos para população em geral. “Temos diversas especialidades em nossa clínica, inclusive para crianças. Todos os atendimentos são realizados ou assistidos pelos alunos com o acompanhamento dos nossos professores e preceptores”, afirma.

Os agendamentos podem ser feitos por meio do WhatsApp (81) 9.9557-7195 e é cobrada uma taxa social para a realização dos serviços. A UNINASSAU está localizada no entroncamento das BR’s 232 e 104, km 67 – nº 1215.

Sindmetro participa de diligência de parlamentares pernambucanos sobre o Metrorec

O Sindmetro-PE participou da diligência externa realizada por uma comissão de parlamentares pernambucanos no Edifício Sede da CBTU, localizado no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife, na manhã desta segunda-feira (21). O presidente do sindicato dos metroviários, Luiz Soares, e outros membros da direção estiveram presentes no encontro, juntamente com o senador Humberto Costa (PT), o deputado federal Túlio Gadelha (Rede), o deputado estadual João Paulo (PT), a deputada estadual Dani Portela (Psol) e líderes sindicais.

Durante o evento, a CBTU apresentou informações relacionadas ao déficit que a empresa tem enfrentado nos últimos anos. Conforme o relatório, desde 2016 até o presente ano, os recursos destinados à manutenção da frota têm sido insuficientes para garantir a operação adequada. Para o ano de 2023, a empresa propôs um orçamento de R$ 400 milhões, porém apenas 30% desse valor foi repassado, totalizando cerca de R$ 100 milhões.

Luiz Soares abordou a visita do Sindmetro-PE a Brasília, onde buscaram recursos para a CBTU. Ele comentou: "O sindicato desempenhou um papel que não é de nossa atribuição, mas sentimos a necessidade de agir. Desde o governo anterior, lutamos para angariar recursos para o Metrô do Recife. Continuamos essa busca durante a transição para o Governo Lula e, em março, tivemos uma reunião com Jader Barbalho Filho, Ministro das Cidades, no governo Lula. Aliás, essa inspeção é resultado de mais uma iniciativa do sindicato, que organizou uma audiência pública no Senado Federal para chamar a atenção dos parlamentares para a situação do Metrô", destacou.

Estiveram presentes, além do presidente Luiz Soares, o vice-presidente do Sindmetro-PE, Assis Filho, os diretores Natalício, Telma Barbosa, Paulo Campos e Angelio Gomes, e os suplentes Glaucia Ferreira, Jonas Marôpo e Risolene Nascimento. 

Após a diligência, a comitiva de parlamentares inspecionou diretamente a condição do Metrô do Recife (Metrorec). Eles viajaram de metrô até a oficina de Cavaleiro e testemunharam um cenário de deterioração extrema, com trens parados devido à falta de manutenção. O senador Humberto Costa (PT) classificou a situação do sistema como alarmante. Ele declarou: "O que testemunhamos foi uma situação alarmante; um estado de decadência que se agravou nos últimos dois governos, com cortes nos recursos de operação e investimento. No entanto, ao mesmo tempo, pudemos identificar o potencial do metrô, seja em termos de experiência ou estrutura. O que precisamos agora, antes de qualquer discussão, é interromper esse processo de deterioração."

No período da tarde, uma audiência pública foi realizada no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), dividida em duas mesas. A primeira abordou a Infraestrutura e Gestão, com participação do Superintendente da CBTU-Recife, o Presidente do Consórcio do Transporte Metropolitano, representantes do BNDES, do Ministério das Cidades e do Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura.

A segunda mesa concentrou-se nos Trabalhadores e Usuários, com a presença do presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, e representantes do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco e do presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo.

FNE terá R$ 37,8 bilhões em 2024


O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste terá R$ 37,8 bilhões no próximo ano. O anúncio da estimativa inicial do volume de recursos do fundo foi realizado nesta terça-feira (22) na capital cearense durante o lançamento da Programação do FNE 2024. Instrumento de ação da Sudene, o fundo é a maior linha de crédito da América Latina voltada ao desenvolvimento regional e suas diretrizes de aplicação são definidas pelo Conselho Deliberativo da Autarquia, sob a presidência do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. 

O valor é 9,2% superior à estimativa inicial para o FNE em 2023. Em março de 2024, o valor será novamente atualizado, quando se tem, de fato, o volume de recursos que serão aplicados no ano. A previsão inicial para 2023 era de R$ 34,6 bilhões e, segundo dados do Banco do Nordeste, o fundo deverá encerrar este ano com a aplicação de R$ 38,8 bilhões. 

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que a aplicação dos recursos deve guardar aderência ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). “O planejamento da destinação dos recursos do FNE é fundamental para a operacionalização do fundo pelo Banco do Nordeste. O financiamento abrange os 11 estados da área de atuação da Sudene e visa estimular os setores produtivos e as atividades econômicas de maneira a reduzir as desigualdades regionais”, afirmou. 

Danilo Cabral frisou que um dos pilares da discussão sobre o FNE 2024 será a democratização de acesso ao fundo. “Essa é orientação expressa do presidente Lula e que está descrita no PRDNE e uma demanda da sociedade.” 

De acordo com o presidente do BNB, Paulo Câmara, o banco obedece às prerrogativas legais para a aplicação dos recursos do FNE, como a aplicação prioritária para o semiárido, o Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), o PRDNE e os municípios com baixa e média renda. “O FNE é um instrumento poderoso e concreto no compromisso da transformação da economia nordestina”, disse. 

Neste ano, o FNE tem registrado resultados recordes, com R$ 21,4 bilhões contratados até o dia 31 de julho, considerado o melhor resultado de toda a história. Destes, R$ 13,8 bilhões (64%) foram alocados no semiárido nordestino. A partir do valor contratado do FNE, houve a geração e manutenção de 857 mil ocupações na área da Sudene, massa salarial de R$ 7 bilhões, gerando um valor agregado da economia de R$ 25 bilhões. 

“É um momento especial para o fortalecimento de uma discussão de alto nível entre os atores envolvidos no desenvolvimento do Nordeste sobre o direcionamento do FNE para o exercício 2024, destacando o papel do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da Sudene neste processo. Queremos que haja um espaço fértil para a troca de ideias, apresentação de propostas inovadoras e formulação de políticas públicas que alavanquem o crescimento sustentável da região”, acrescentou Paulo Câmara.  

Para o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Eduardo Tavares, o evento de hoje é essencial para o Nordeste. “É prioridade no Governo Lula termos um novo modelo de desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo. Nossa preocupação com o diálogo para fortalecer o pacto federativo está refletiva no próprio fluxo de programação do FNE, a partir da discussão com estados, governo federal, produtores e setores interessados ao recursos, aderentes aos planos regionais”, destacou.

Já o diretor de Gestão de Fundos, Incentivos Fiscais e Atração de Investimentos, Heitor Freire, que representou a Sudene no lançamento, ressaltou a importância da construção e elaboração da Programação do FNE. “Vamos esgotar ao máximo o diálogo, porque através do diálogo é que nós vamos atender às necessidades do grande e do pequeno na nossa região. O FNE desempenha papel importante no fomento do desenvolvimento econômico e social do Nordeste, contribui para a geração de emprego, renda e qualidade produtiva. Contribui, principalmente, para a redução das desigualdades intrarregionais”, destacou.   

O processo de planejamento para a Programação do FNE 2024 teve início em junho, quando o Banco do Nordeste deu início a uma consulta online para receber as contribuições da sociedade civil. A partir de agora, serão feitas as reuniões setoriais em cada estado da área de atuação da Sudene. Até o dia 30 de outubro, essas sugestões são encaminhadas ao MIDR e à Sudene para a realização de reuniões técnicas para o aperfeiçoamento da proposta. Até o dia 12 de dezembro, a Programação é submetida ao Conselho Deliberativo da Sudene e, a partir de 2 de janeiro, os recursos começam a ser aplicados.