sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

#OBlogExplica Afundaram o porta-aviões São Paulo; veja nota oficial da Marinha do Brasil


O porta-aviões, São Paulo, que o Blog explicou o quanto o afundamento poderia ser prejudicial ao meio ambiente, foi afundado nesta sexta (03/02). Segue nota oficial da Marinha do Brasil:


NOTA  OFICIAL 

Brasília  –  DF. 

Em 03 de fevereiro de  2023. 

Em  relação  ao  casco  do  ex-Navio  Aeródromo  “São  Paulo”,  diante  dos  fatos  apresentados  na Nota  Oficial  Conjunta  do  Ministério  da  Defesa,  Advocacia-Geral  da  União  e  Marinha  do  Brasil,  cabe informar  que  a  operação  de  alijamento,  por  meio  do  afundamento  planejado  e  controlado,  ocorreu no  final  da  tarde  de  hoje  (03),  estritamente  conforme  concebido. 

O  procedimento  foi  conduzido  com  as  necessárias  competência  técnica  e  segurança  pela Marinha  do  Brasil,  a  fim  de  evitar  prejuízos  de  ordem  logística,  operacional,  ambiental  e  econômica ao  Estado  brasileiro.   

A  área  para  a  destinação  final  do  casco,  situada  em  Águas  Jurisdicionais  Brasileiras  (AJB),  a  350 Km da  costa  e  com  profundidade  aproximada  de  5  mil  metros,  foi  selecionada  com  base  em  estudos conduzidos  pelo  Centro  de  Hidrografia  da  Marinha  e  Instituto  de  Estudos  do  Mar  Almirante  Paulo Moreira.  

As  análises  consideraram  aspectos  relativos  à  segurança  da  navegação  e  ao  meio  ambiente, com  especial  atenção  para  a  mitigação  de  impactos  à  saúde  pública,  atividades  de  pesca  e ecossistemas. 

Por  fim,  a  Marinha  do  Brasil  presta  legítima  reverência  ao  ex-Navio  Aeródromo  “São  Paulo”. Barco  que  abriga  alma  beligerante  perpetuada  na  mente  de  homens  e  mulheres  que  guarneceram seus  conveses,  dignos  servidores  da  Marinha  Nacional  Francesa  e  da  Marinha  do  Brasil,  sob  a  égide das  tradições  navais  e  de  elevado  espírito  marinheiro. 

Marinha do Brasil 

Recife retoma vacinação contra covid-19 para bebês de 6 meses a 2 anos e crianças de 5 a 11 anos neste sábado (4)

A Prefeitura do Recife vai retomar, neste sábado (4), a vacinação contra covid-19 para os bebês de 6 meses a 2 anos. Desde dezembro do ano passado, o município precisou suspender a imunização deste grupo, uma vez que o Ministério da Saúde não enviou novas doses de Pfizer Baby, único imunizante permitido para esse público. Os agendamentos para receber a vacina estão abertos no site (https://conecta.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo do Conecta Recife.

Para imunizar os bebês, a capital pernambucana recebeu, do órgão federal, 13.860 doses de Pfizer Baby - atualmente, 1.612 meninos e meninas entre 6 meses e 2 anos estão aptos a receber a segunda dose do imunizante. Outros 48.116 moradores da cidade nesta faixa etária ainda não receberam a primeira dose.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife precisou suspender a aplicação da primeira e segunda doses para este grupo devido ao esgotamento do estoque de doses do imunizante. Na época, a gestão municipal chegou a enviar ofício para o Ministério da Saúde cobrando o envio de novas remessas do imunobiológico.

O esquema vacinal dos bebês de 6 meses a 2 anos é formado por três doses. As duas primeiras têm intervalo de 21 dias (3 semanas), seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos 2 meses (8 semanas) após a segunda dose. É importante frisar que não há necessidade de intervalo entre as doses das vacinas do calendário de rotina e o imunizante da covid-19.

CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS - Devido ao fim do estoque de Pfizer Pediátrica e falta de envio de novas por parte do Ministério da Saúde, em meados de janeiro deste ano, o Recife também precisou suspender a imunização anticovid das crianças entre 5 e 11 anos. 

Agora, com o recebimento de uma nova remessa com 45.380 doses deste imunobiológico, o município retomará, também no sábado (4) a aplicação das vacinas para esse grupo. No momento, 39.264 crianças nesta faixa etária ainda faltam receber a primeira dose do imunizante. Outras 27.643 estão aptas a receber a segunda dose e 37.980 já podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose).

REFORÇO PARA CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS - Seguindo uma nova recomendação do Ministério da Saúde, os meninos e meninas com 3 e 4 anos que completaram o esquema básico com duas doses de Coronavac deverão receber uma dose de reforço, que será feita com o imunizante Pfizer Baby. Esse reforço será feito com um intervalo de 4 meses após a segunda dose da Coronavac. Até agora, 3.202 crianças nessa faixa etária estão aptas a receber esta terceira dose. 

LOCAIS DE VACINAÇÃO - A vacinação dos bebês de 6 meses a 2 anos e das crianças de 3 a 11 anos acontecerá exclusivamente mediante agendamento no site (https://conecta.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo do Conecta Recife. 

A Secretaria de Saúde do Recife disponibilizará os imunizantes de cada faixa etária em 16 unidades de referência para a vacinação: shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro. Além do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte; Policlínica Clementino Fraga, no Vasco da Gama; Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena; Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura; Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista; Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados; Centro de Saúde Bido Krause, no Totó; Centro de Saúde Bruno Maia, em Nova Descoberta; Centro de Saúde Joaquim Cavalcanti, nos Torrões; Centro de Saúde Iná Rosa Borges, no Vasco da Gama; Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, em Boa Viagem; e Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro. 

Os horários de funcionamento de cada um podem ser conferidos neste link: https://bit.ly/3tVdGkk.

 Imprensa Recife 

Senador Humberto Costa participa da primeira reunião do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô

O Fórum Permanente Mobilidade e Defesa do Metrô que se consolidou como uma instância máxima da defesa do Metrô do Recife, que impediu o avanço no processo de estadualização/privatização do Metrô do Recife no Governo Paulo Câmara e levou o ex-governador a não seguir com o processo.

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) realização nesta sexta-feira (3), às 10h, no Auditório do CREA, a primeira reunião do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô em 2023 que contará com a presença do senador Humberto Costa – representando o Governo Lula - de vários prefeitos e vereadores da Região Metropolitana do Recife: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Além de representantes de entidades, centrais sindicais e os reitores Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira (Unicap) e Alfredo Gomes (UFPE).

No ano passado, no mês de maio, o então governador Paulo Câmara, afirmou que tinha como objetivo ver o metrô funcionando bem e não seria aceito a degradação do sistema feita pelo Governo Federal, que estava jogando os usuários e a opinião pública contra o Estado de Pernambuco. “Não temos interesse em administrar o metrô. Estou preocupado com o transporte metropolitano público e de qualidade, sei a importância do metrô, e até o último dia do governo, não vamos assinar nada”.

Nesta primeira reunião de trabalho do ano serão debatidas as primeiras ações do Fórum, dando continuidade à nossa luta, de forma articulada, para buscar caminhos no sentido de resolver os problemas do transporte público de massas, que é um problema metropolitano e coletivo.

Atualmente, o Metrô do Recife sofre de um sucateamento jamais visto. A falta de investimentos e de verbas de custeio tornou a operação arriscada e falha, causando grandes prejuízos à mobilidade urbana, atrapalhando a vida dos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que dependem do transporte para se locomover.

O Sindmetro-PE teve uma série de reuniões e conversas com integrantes do novo Governo Federal, em busca de uma reestruturação no sistema com a vinda das verbas de investimentos e de custeio, que são necessárias para que o Metrô volte a atender de maneira mais eficiente toda à população. 

"Memórias de Teresa de Jesus", a biografia familiar de Martinho da Vila, é lançada no Rio de Janeiro

 

Vinte e um anos depois de lançar o livro “Memórias póstumas de Teresa de Jesus”, Martinho da Vila reescreve e atualiza a obra, agora com o título de “Memórias de Teresa de Jesus”, que sai pela Editora Malê.

A noite de autógrafos será na Livraria da Travessa do Leblon, no próximo dia 6 de fevereiro, a partir das 19h, com direito a bate-papo do autor com o poeta Salgado Maranhão, que está preparando novo trabalho a ser lançado também pela Malê; a professora e pesquisadora da cultura afro-brasileira Helena Theodoro, o escritor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier; e Cleo Ferreira, esposa de Martinho.

“Resolvi reescrever o livro porque já se passaram duas décadas, e, neste período, houve mudanças na história da família. Nasceram pessoas, morreram outras... Então, decidi atualizar”, explica Martinho da Vila.

O clássico ficcional “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, inspirou Martinho até certo ponto. Afinal, as memórias de Teresa de Jesus são histórias reais da família Ferreira contadas pela saudosa mãe do artista. Mas é claro que a biografia familiar tem um pouco de ficcional já que as baseia em memórias subjetivas. “É um pouco ficcional porque ninguém domina plenamente tramas de memória”, explica o autor que presenciou ou vivenciou muitos dos fatos narrados.

As memórias de Teresa ganham um caráter coletivo, já que é possível contar o Brasil por meio das histórias das famílias negras. “Há muitos Martinhos pelo Brasil que não tiveram as portas abertas, as oportunidades que eu tive para escrever, contar histórias”, reflete o artista. E essa sorte foi anunciada logo que ele veio ao mundo.

Quando Martinho nasceu na fazendinha Cedro Grande, em Duas Barras (RJ), onde seus pais trabalhavam, a família recebeu muitas visitas, entre as quais um vereador e o padre da cidade. Dona Joana, comadre de Teresa e que fez o parto de Martinho, logo percebeu que a criança era especial e anunciou que teria sorte e seria “alguém na vida”. Por isso que, no livro, Teresa de Jesus – que era católica – revela que Martinho é protegido por Oxalá. E o filho acha que é mesmo um sujeito de sorte. “Sou mesmo uma pessoa de muita sorte, nasci no interior, morei em favela e consegui subir na escala social, o que é muito difícil para os negros e pobres de uma maneira geral. Então, eu sou um predestinado”, conclui o autor.

A literatura entrou na vida de Martinho por meio do pai, seu Josué, que lia muito e alfabetizou o filho. “Herdei isso dele e fiquei com vontade de escrever. Meu pai escrevia versos para a folia de reis, então eu sou um seguimento dele”, conta Martinho, que tem música e a literatura convivendo em harmonia em sua vida: “nos meus escritos, nos meus livros, misturo poesia e letras de música”.

E o cantor, o compositor, o escritor e o cidadão Martinho da Vila são todos a mesma pessoa. Todas as facetas convivem bem entre si e tentam passar o que aprenderam pelo mundo para a família, aos fãs e leitores. Parece que a sorte de Martinho da Vila é também um pouco nossa.

Sobre a Editora Malê

Inaugurada em 2015, a Editora Malê tem como objetivo aumentar a visibilidade de escritores negros, contribuindo para maior diversidade no mercado editorial brasileiro. Entre seus autores, estão nomes consagrados na literatura afro-brasileira, como Conceição Evaristo, Cuti Silva, Geni Guimarães, Martinho da Vila, Muniz Sodré, além de novos talentos como Eliana Alves Cruz, Cristiane Sobral, Ernesto Xavier, Fábio Kabral. A editora também promove seu próprio prêmio de literatura – voltado a jovens escritores negros – e, a cada ano, publica uma coletânea com os textos vencedores do concurso.

Serviço

Noite de autógrafos do livro “Memórias de Teresa de Jesus”, de Martinho da Vila com direito a bate-papo do autor com o poeta Salgado Maranhão; a professora e pesquisadora da cultura afro-brasileira Helena Theodoro, o escritor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier; e Cleo Ferreira, esposa de Martinho.

Data: 6 de fevereiro de 2023
Horário: 19h
Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A – Leblon
Valor: R$ 54,90
ISBN: 9786587746975
Formato: 14x21

Projeto capacita artistas e instituições de Nazaré da Mata para empreender com cultura

 

Passados dois anos da maior crise de saúde mundial, provocada pela pandemia de covid-19, que prejudicou, entre muitas áreas, o mercado cultural da música, literatura, cinema, teatro, cultura popular, produção cultural, entre outras. Agora, artistas, instituições e grupos culturais independentes, da cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, vão ter a oportunidade de retomar seus planos comerciais, para viver de seus próprios talentos culturais. A partir desta segunda-feira (6), cerca de 30 pessoas, vão participar, pela primeira vez, de forma gratuita, do curso “Empreender na Cultura é um Negócio Viável”.

A ação consiste na realização de um conjunto de oficinas destinadas ao fortalecimento, modelagem e projeção de novos e antigos empreendimentos culturais. A capacitação será realizada pela Liga Criativa - empresa especializada no ramo de treinamento e captação de recursos culturais, com atuação em PE, com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. As aulas serão ministradas na Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte.

O curso tem o formato híbrido e está dividido em três eixos: desenvolvimento pessoal, estruturação do negócio/carreira e captação de recursos e elaboração de projetos. A formação tem duração total de 24 horas/aula, sendo 04 encontros presenciais, nos dias 06, 07, 08 e 09 de fevereiro, na UPE Campus Mata Norte, localizada na rua Amaro Maltês de Farias, Loteamento Sítio Novo, Nazaré da Mata, no horário de 14 às 17 horas. Já a outra parte do curso será online, com mais 4 novos encontros. Nesta fase, as oficinas serão transmitidas pela plataforma Zoom, entre os dias 13 a 16 do mesmo mês, sempre a partir das 14h.

“As Pesquisas apontam que, no Brasil, antes da pandemia, o setor de economia criativa correspondia a 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo responsável por cerca de 4,9 milhões de postos de trabalho. Entretanto, em meio a crise de saúde humanitária, tivemos impactos irreparáveis. Sem dúvidas, proporcionar essa formação vai contribuir para rever as perdas que todos nós tivemos, e se recolocar nos trilhos do desenvolvimento econômico e cultural” conta a empreedora cultural e coordenadora da oficina, Eliz Galvão.

Todos os participantes do curso também serão contemplados com kit contendo camisa e apostila e duas certificações, uma da etapa presencial e outra da etapa virtual. Durante o período da formação a turma terá o acompanhamento para dúvidas. Nos casos de pessoas com deficiência auditiva, o projeto vai disponibilizar intérpretes de Libras. Já pessoas com deficiência motora ou de mobilidade reduzida, será garantido o transporte.

“Este curso também visa contribuir para que os empreendedores possam captar recursos via editais públicos para manutenção e realização de suas atividades. Como já sabemos, o Ministério da Cultura prevê um investimento de R$ 10 bilhões para área da cultura, (desse total, cerca de R$ 3 bilhões serão destinados à Lei Aldir Blanc 2), além de mais R$ 3,8 bilhões para a Lei Paulo Gustavo. E para garantir esse recursos, é importante estar preparado” finaliza, Eliz Galvão.
Serviço

O quê: Projeto capacita artistas e instituições de Nazaré da Mata para empreender com cultura
Quando: Segunda-feira, dia 06 de janeiro
Onde: Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte

Polo industrial da PE-22 em Paulista vai ser beneficiado com regularização fundiária

Empresas do polo industrial da PE-22, em Paulista, serão beneficiadas com a regularização fundiária da área, através do governo do Estado. O assunto foi discutido, nesta quarta-feira (01/02), durante visita de representantes da Prefeitura do Paulista, juntamente com representantes da empresa M Barros, à Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), localizada no bairro dos Aflitos, na Zona Norte do Recife. 

Segundo a gerente geral de Controle Empresarial e Patrimônio Imobiliário da Adepe, Fabiana Macedo, os processos de documentação estão bem adiantados. "Nossa função é a de deixar pronta a regularização fundiária dos imóveis das empresas instaladas e se instalar na área industrial. Tanto a M. Barros, que já tem sua implantação e expansão bem adequadas, como os outros quatro empreendimentos que estão em adaptação para suas documentações cartoriais em andamento. 

A gerente explica ainda que o espaço é uma doação de área por parte do Estado e, nesse sentido, as empresas têm de cumprir, na continuidade dos projetos, os investimentos e a geração de empregos vinculados aos setores da economia em que atuam. "Dado caso alguma das empresas não tenham a capacidade de desenvolvimento a mesma deverá entregar os imóveis, pois existem muitos outros empreendimentos interessados na área", frisou Fabiana.    

Para o empreendedor Marcone Barros, da empresa M. Barros, que também esteve presente no encontro representando os empresários do espaço industrial, o trabalho de mobilização da Prefeitura está sendo essencial. " A gestão municipal está nos apoiando e respaldando para que seja terminado o processo de regularização fundiária. Concluído esse trâmite poderemos levar o projeto de beneficiamento do acesso à área industrial à secretaria de infraestrutura da prefeitura para que no segundo semestre deste ano possam iniciar as intervenções estruturais por parte dela", esclareceu.

Acompanhado pelo secretário executivo Jurandir Bezerra, o secretário de Desenvolvimento Econômico Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, ressaltou que o trabalho praticado atualmente no município tem o objetivo de destravar os processos, bem como agilizar e resolver todas as necessidades dos empreendedores na cidade do Paulista. 


"Não é ficando atrás de birôs e gabinetes que se resolvem as demandas da economia, vamos até os empresários, os acompanhamos e assessoramos, para que tudo flua e, sobretudo, para que os paulistenses sejam contemplados nos postos de trabalho que já existem e nas vagas que vão surgir. Isso é um compromisso na gestão do prefeito Yves Ribeiro que se concretiza todos os dias”, concluiu o secretário.

Imprensa Paulista PE 

Baima’s Sweets inaugura a terceira loja no Recife


Na sexta-feira, 10 de fevereiro, às 19h, as empresárias Eduarda e Michelle Baima inauguram a terceira loja da rede de docerias Baima’s Sweets, que já conta com unidades situadas nas Graças e no Parnamirim, ambas na zona norte do Recife, e, dessa vez, inaugura a primeira unidade na zona sul, localizada em Boa Viagem. O evento é restrito apenas para convidados, mas a loja abre ao público no dia seguinte, 11 de fevereiro, a partir do meio-dia. 

Inspirada nas cafeterias londrinas, a Baima’s é uma das precursoras no segmento. Está no mercado pernambucano há 3 anos com o objetivo de proporcionar uma experiência inesquecível ao cliente, desde a degustação de doces exclusivos e elaborados com excelente qualidade de insumos, passando pela apresentação dos pratos e cardápio, até o atendimento acolhedor e os ambientes confortáveis e “instagramáveis”, que são as maiores características da marca. 

Eduarda adianta que o menu foi repaginado e conta com muitas novidades e também, sobremesas já queridas do público. Destaque para a Taça Baima’s, que é o carro-chefe da casa, composta de uma deliciosa combinação de creme branco especial, morangos, suspiro chantilly (R$28,90); a Torta Premium, que é uma combinação de bolo de cacau, recheada com brigadeiro branco ao leite e morangos (R$ 27,90); e a Sobremesa Paraíso: composta por bolo de cacau, sorvete de baunilha, ganache de chocolate e morangos (R$ 32,90). 

Eduarda explica que a nova unidade terá um cardápio vasto, assinado por diversos chefs, com destaque para os doces, salgados e drinks. “Criamos as ‘monoporções’ que são porções únicas, em miniatura, para que o a pessoa possa saborear na loja ou presentear alguém especial. Temos ainda as nossas famosas taças, fatias de torta de diversos sabores, e as sobremesas empratadas”, explica a proprietária da Baima’s, que revela, em primeira mão, que a loja terá elementos nunca antes vistos em docerias no Recife, como um carro, uma moto e um carrossel. 

A unidade, em Boa Viagem, tem 300 metros quadrados, decoração assinada pelo arquiteto Filipo Madeira, e emprega, diretamente, cerca de 15 profissionais. 

SERVIÇO:
INAUGURAÇÃO DA BAIMA’S SWEETS (UNIDADE BOA VIAGEM)
DATA: 10 de fevereiro de 2023 (sexta-feira)
LOCAL: Av. Conselheiro Aguiar – 2994 – Boa Viagem – Recife/PE
HORÁRIO: 19h
ABERTURA AO PÚBLICO: dia 11 de fevereiro de 2023, ao meio-dia

Fiscalização realizada pelo Coren-PE identifica irregularidades em hospital particular, no Recife


Fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) identificaram uma série de irregularidades no Hospital Ilha do Leite, no Recife, durante vistorias realizadas na última terça-feira (31). Entre os problemas encontrados pelas equipes de fiscalização estão déficit de profissionais de enfermagem, sobrecarga de trabalho e repouso inadequado. As vistorias na unidade do grupo Hapvida ocorrem em dois períodos, manhã e noite, e tiveram como objetivo verificar o cumprimento dos atos normativos na prestação da assistência de enfermagem aos pacientes.

As duas equipes constataram a recorrência de inconformidades antigas, já notificadas em inspeções anteriores e que nunca foram devidamente solucionadas. Um dos pontos que chamou a atenção dos ficais foi a forma como a Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), localizada no do 5º andar da unidade, está disposta de maneira não condizente com os padrões preconizados pelo Ministério da Saúde, o que inviabilizam a vigilância constante a pacientes em estado crítico. Isso faz com que alguns cheguem a ficar sem acompanhamento presencial do profissional de saúde.

A dificuldade encontrada pelas fiscais e pelos conselheiros para a verificação de documentos de gestão, como escalas e o cálculo de dimensionamento de profissionais, também foi outro agravante. As equipes do Coren-PE identificaram ainda uma alta rotatividade de enfermeiros que atuam na função de Responsáveis Técnicos. A autarquia entende que isso pode representar uma manobra da gestão da unidade para burlar os prazos elencados nas notificações, obstruindo a apresentação destes documentos ao Departamento de Fiscalização do Conselho, que os solicita desde a abertura do processo administrativo, em 2011. A obstrução impossibilita a verificação tanto do quantitativo adequado de profissionais, quanto da devida regularidade destes profissionais para o exercício da atividade.

Uma das maiores unidades da Rede Hapvida, em Pernambuco, o Hospital Ilha do Leite já foi alvo de fiscalizações anteriores, inclusive para apuração de denúncias. que somente em 2022 passaram de 30. Em todas as verificações, os problemas foram identificados e devidamente notificados. Além das notificações, O Coren-PE tentou, juntamente à gestão da unidade, encontrar soluções para irregularidades na esfera administrativa. Mas, todas sem o devido cumprimento por parte do hospital.

O Coren Pernambuco informa que o relatório da fiscalização realizada na última terça-feira (31) será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT). O documento vai se juntar aos demais relatórios de vistorias passadas que já foram entregues aos órgãos, onde os fiscais identificaram irregularidades semelhantes. O Conselho ressalta que possui por responsabilidade garantir a assistência segura e adequada de enfermagem à população e teme pela integridade dos pacientes em decorrência das precárias condições de trabalho e sobrecarga dos profissionais.

Em fevereiro, Delícia de Leite II e Brigadeiro II ganham desconto na Sodiê Doces


Durante os 28 dias, sabores ficam com valor promocional em todas as 350 unidades.

Delícia de Leite II e Brigadeiro II foram os dois sabores escolhidos para terem o desconto da promoção Bolos do Mês de fevereiro na Sodiê Doces. O Delícia de Leite II #54, da linha de bolos clássicos, é elaborado com massa branca e recheado com mousse branca com leite em pó. O bolo transborda em sabor com a junção da cobertura de mousse branca, raspas de chocolate, leite em pó e cerejas na decoração.

O outro sabor, Brigadeiro II #06, é da linha de bolos tradicionais da marca. A massa de chocolate é intercalada com recheio de mousse de chocolate e brigadeiro. Na cobertura, mais mousse, raspas de chocolate preto, granulado e cerejas dão o toque final.

A Sodiê Doces, hoje a maior franquia de bolos artesanais do país e 100% brasileira, disponibiliza mais de 80 tipos de sabores de bolos, além da linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. A rede também oferece em seu cardápio docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco (com e sem cobertura) e sua linha exclusiva de salgados, fritos e assados, que podem ser consumidos em loja ou levados para casa.

No Recife, a Sodiê fica na Galeria Derby Center I (Rua Joaquim Nabuco, 409, loja 15 – Derby), e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h.

Os pedidos podem ser feitos e retirados na loja ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (81 99906-9339) e/ou iFood. Mais informações: 81 3877-9788 e @sodiedocesrecife.

Sodiê Doces - A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 350 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades.
A rede fechou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais). Para 2023, a marca projeta abrir, ao menos, mais 30 unidades no território brasileiro.

Site: www.sodiedoces.com.br
Instagram: @sodiedocesnatal

Banda pernambucana é finalista no Prêmio Profissionais da Música


A Clave de Fá figura entre os finalistas da 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM), considerada a maior e mais abrangente premiação do segmento, a nível nacional. A banda está concorrendo com outras três atrações na categoria Artistas | Intérpretes: Instrumental, na região Nordeste. A banda - inclusive - é a única pernambucana concorrente no quesito, que tem na disputa grupos do Ceará e Bahia. O resultado está previsto para ser divulgado em evento presencial no Museu da República, em Brasília, que acontece de 01 a 04 de julho. Essa é a terceira etapa da premiação que elegeu 842 dos 2.149 nomes iniciais distribuídos nas 158 categorias do prêmio, entre os segmentos Criação, Produção e Convergência.

O PPM possui três fases: inicia com voto entre os inscritos, então, existe uma etapa de votação popular pela internet e, por último, um júri técnico formado por 26 convidados das mais diversas áreas da música cadastra notas – que possuem peso dois - no sistema de dados da premiação. As pontuações são somadas aos outros resultados e os mais bem colocados na lista são declarados finalistas. Realizado pela primeira vez em 2015, o objetivo da honraria é valorizar toda a cadeia criativa, produtiva e dos negócios da música.

Segundo a baixista Cynara Casé, é a primeira vez que a banda Clave de Fá participa do prêmio e se sente honrada em chegar à final. “Recebemos a notícia da classificação com muito entusiasmo e alegria”, afirma. “Estamos muito felizes e orgulhosos em representar Pernambuco em uma premiação de tamanha dimensão”, completa. Sob o slogan “Temos um país para reconstruir”, o Prêmio Profissionais da Música de 2022/23 está homenageando os cantores pernambucanos Chico Science (in memoriam) e Lia de Itamaracá, além do jornalista e crítico musical, Juarez Fonseca, e o multi-instrumentista Renato Matos. O compositor, cantor e produtor musical Roberto Menescal é o presidente de Honra do corpo de jurados, que conta com outros nomes de peso no cenário musical.

*SOBRE A CLAVE DE FÁ*

A Clave de Fá é liderada pela cantora Bella Andrade e pela baixista Cynara Casé. Surgiu, em 2016, com a proposta inovadora de shows utilizando “baixo e voz”, e foi justamente por uma homenagem ao instrumento musical - presente desde o início do projeto - que a banda recebeu esse nome. O repertório da banda é inspirado no jazz contemporâneo e na música brasileira, especialmente influenciado pela bossa nova, com releituras originais e arranjos inusitados. A Clave de Fá busca sempre inovar em suas músicas, com mashup´s de clássicos atuais e sucessos de outras décadas, dando espaço para uma mistura irreverente do pop, jazz, rock e bossa.

*SERVIÇO*:

Clave de Fá
Contato para shows: 81 9 9996.8500 ou clavedefaprojeto@gmail.com
Site: https://www.clavedefa.com.br/
Instagram: @bandaclavedefa
Canal: https://www.youtube.com/clavedefa

Startup criada na UFPE trabalha com Moeda Digital



A Startup Lovecrypto, criada no CIn-UFPE, é uma das oito empresas que colaboram com o projeto Real Digital do Banco Central Startup está na vanguarda da inovação do Real Digital.

A Startup LoveCrypto, criada no Centro de Informática (CIn) da UFPE e integrante do Polo Tecnológico e Criativo (Polo TeC) da UFPE, é uma das seis empresas que está colaborando, em parceria com o Banco Central, para o projeto do  Real Digital - moeda virtual oficial do Brasil que deve inovar o sistema financeiro brasileiro e o modo de lidar com o dinheiro. 

A LoveCrypto foi uma das 8 startups selecionadas no Lift Challenge, realizado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), uma edição especial do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas de Desafio que discutiu especificamente o Real Digital.

O Real Digital trata-se de uma extensão das tradicionais cédulas físicas de dinheiro, mas será transacionada exclusivamente no ambiente digital. A moeda será produzida e regulada pelo BC, seguindo as regras vigentes na política monetária brasileira. Os principais objetivos são diminuir os custos de operações bancárias – como a emissão de papel-moeda – e ampliar o contingente de pessoas no mercado financeiro. 

De acordo com o banco, a adoção do Real Digital deve facilitar o acesso dos brasileiros a recursos financeiros por meio da tecnologia. A ideia é levar a moeda digital ao dia a dia da população, simplificando o processo de movimentação do dinheiro, em compras no varejo, investimentos e transações bancárias, por exemplo. 

A moeda digital brasileira poderá ser acessada por meio de uma carteira digital sob responsabilidade de bancos ou instituições financeiras autorizadas pelo BC. A ideia é que, no futuro, seja utilizável em qualquer país do mundo, sem necessidade de conversão
“O Real Digital será a CBDC brasileira. CBDC significa Central Bank Digital Currency. É a evolução do dinheiro no Brasil, que passará a ter características como programabilidade e composabilidade. 

O dinheiro de papel e o PIX continuarão existindo, mas essa nova ‘cara’ da moeda brasileira, vai ter ‘super poderes’ que atualmente só as criptomoedas têm”, comenta o CEO da Lovecrypto e egresso do CIn, Edmilson Rodrigues. “O Real Digital é o futuro do dinheiro no Brasil. E nós, uma startup do CIn-UFPE, já estamos ajudando a co-criar esse futuro”, completa. 

Durante o desenvolvimento do projeto, um dos pontos que Edmilson ressalta é a questão da interoperabilidade no Real Digital. Um dos principais problemas associados a blockchains (um mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa), é como o que o Real Digital será interoperável, isto é, capaz de operar, funcionar ou atuar com outras moedas digitais e blockchains. 

“Como é que esse blockchain poderá conversar com outros blockchains? Transferir mensagens, valores ou executar contratos de um blockchain para outro? A prova de conceito que desenvolvemos foi um exemplo de como a interoperabilidade pode acontecer entre um blockchain público, o da Celo, e uma rede que simula o Real Digital. Através do pagamento com uma moeda no Blockchain da Celo, foi possível comprar um título do tesouro fictício registrado no blockchain do Real Digital”, afirma Edmilson. 

O CEO da Lovecripto acredita que no futuro, quando existirem muitas CBDCs e muitos blockchains públicos, espera-se que através da interoperabilidade seja possível ter muitos benefícios para a sociedade, como um menor custo de crédito, menor custo de conversão entre moedas e a abertura da economia brasileira para investidores de qualquer lugar do mundo.

O Banco Central ainda não anunciou oficialmente uma data para que a moeda digital seja implementada no país. Uma estimativa sobre esse prazo deve ser divulgada após a conclusão de todas as etapas de teste. A expectativa é que o Real Digital entre em testes públicos este ano e seja disponibilizado aos brasileiros em meados de 2024.

CIn-UFPE, empreendedorismo e origem da Lovecrypto

A formação empreendedora é levada a sério no CIn; por isso, os estudantes têm à disposição diversas iniciativas que auxiliam na criação de projetos inovadores. A disciplina Projetão trabalha com uma metodologia de projeto com ênfase em inovação, baseada na multidisciplinaridade, em que os alunos formulam ideias inovadoras e as apresentam ao mercado no final do semestre. 

O CIn também conta com a Coordenação de Cooperação e Inovação, que faz a ponte entre universidade, governo, mercado e sociedade; com o CInove, gerência de inovação que atua dentro dos preceitos da Universidade Empreendedora, fornecendo aos alunos atividades formativas e mentorias; e com o SandPit, pré-incubadora de negócios que oferece atividades práticas, mentorias, meetups e orientação técnica para os projetos incubados. 

O Alumni CIn completa esse espaço de inovação, quando há a articulação de ex-alunos na missão de colaborar com o desenvolvimento do CIn.

Deputada federal Maria Arraes assume vice-liderança do Governo na Câmara e se reúne com o presidente Lula


Em reunião com o presidente Lula nesta quinta-feira (2/2), a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) colocou o seu mandato à disposição para fazer as articulações necessárias e aprovar os projetos essenciais para a retomada do Brasil. 

Já demonstrando a força do mandato que pretende construir junto com a população, a parlamentar assumiu hoje a vice-liderança do Governo na Câmara Federal. "Estou muito honrada com mais essa responsabilidade. Com muito diálogo, confiança e coerência, vamos trabalhar pelas transformações que o nosso País precisa para enfrentar as desigualdades e voltar a crescer, com emprego e comida no prato. É um orgulho representar as mulheres e a juventude nesse grupo", disse Maria Arraes, a mais jovem entre os vice-líderes. 

*RESPEITE O NÃO*
Em sua primeira legislatura, Maria Arraes protocolou nesta quinta-feira o seu primeiro projeto de lei para criação do protocolo Respeite o Não, para apoio e acolhimento de vítimas de violência sexual em bares e eventos. A iniciativa se assemelha à que levou o jogador Daniel Alves à prisão na Espanha. Com isso, busca-se garantir a proteção das vítimas, que, em sua maioria, são mulheres. "Nós temos o direito de transitar em qualquer espaço sem medo e sem sofrermos nenhum tipo de violência. Ao instituir protocolos para acolher a vítima, identificar e responsabilizar o criminoso, contribuímos para coibir as agressões", afirmou a deputada.

Em Fernando de Noronha, a volta às aulas é marcada por expectativas positivas e muita novidade


A volta às aulas em Fernando de Noronha começou hoje (2) e foi marcada pelo entusiasmo dos alunos, professores e familiares. O ano letivo teve início tanto para as crianças de 4 meses até 5 anos e meio, do Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) Bem-Me-Quer, como para os alunos da Escola de Referência e Ensino Fundamental e Médio (Erem), da Escola Arquipélago  

A nova administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, acompanhou a recepção dos alunos e os preparativos para esse momento. “Estivemos visitando os dois espaços ontem (1°) e observamos a movimentação com os preparativos para o dia de hoje, que é bastante especial para todos os alunos, aquele comecinho do ano que todos vêm com as energias renovadas. Reforçamos que a gestão está aqui para apoiar, para contribuir com a educação da ilha, sobretudo por saber que o caminho para qualquer coisa na vida tem como base a educação. Sendo prioridade da governadora Raquel Lyra, destacamos que a nossa administração tem um foco especial para a educação. Por isso, esse momento é de muita alegria por saber que a gente está podendo acompanhar e dar o melhor ensino que Fernando de Noronha pode ter", disse Thallyta.

A gestora da Bem-Me-Quer, Sheila Libânia, destacou a expectativa desse retorno e a felicidade de todos ao serem recebidos hoje. “Nossas expectativas com este ano letivo que se inicia são das melhores. Estamos retornando muito felizes em receber nossas crianças, a comunidade e as famílias, com muitas novidades. Vamos inaugurar hoje uma brinquedoteca e uma sala de música. Esperamos que toda a comunidade venha visitar também."

No Ensino Fundamental e no Médio, a felicidade com a volta às aulas não foi diferente. Segundo a gestora da Erem, Taynee Santos, a escola se preparou de várias maneiras. “Hoje recebemos todos com uma recepção bem calorosa, não só os alunos, mas toda a comunidade escolar, com diversão, jogos e, ainda, um café da manhã, com a colaboração dos Alunos Protagonistas", afirmou Taynee.

As famílias também tiveram uma atenção especial dos professores nas salas de aula, nos dois turnos, para uma melhor acolhida. "Estamos de portas abertas esperando todos os alunos e também ansiosos por esse retorno, com dedicação exclusiva para este início do ano letivo”, concluiu a gestora.

Quem está vendo esse retorno de forma muito positiva é o aluno do 1º ano do Ensino Médio, João Alyson. “As expectativas são boas. Estou no primeiro ano, faltam dois anos para eu terminar, e preciso estudar bastante pra concluir esse ciclo. Estou muito feliz mesmo com o retorno às aulas.”

A pequena Dominique, aluna do Fundamental 1, da Erem, também era só alegria. “Eu quero ver todas as minhas amiguinhas e amiguinhos e também a professora”, disse. Perguntada sobre o que quer ser quando crescer, ela não pensou duas vezes: "professora!”.

*Aluno Protagonista* - Os Alunos Protagonistas, citados pela gestora do Erem, organizaram essa recepção, entre outras atividades, como uma das ações que fazem parte da Educação Interdimensional, adotada em todas as Erem do Estado. O objetivo é trabalhar as quatro dimensões do ser humano nos professores e alunos: a racionalidade, afetividade, corporeidade e espiritualidade, em um amplo entendimento do lado pedagógico, cognitivo e afetivo.

Imprensa PE

Evento gratuito debate a importância do registro de marcas e patentes para o crescimento das empresas no Brasil e no mundo



Na próxima quarta-feira (8), jovens empreendedores, representantes de startups e pequenas empresas terão a oportunidade de aprender mais sobre a importância da gestão da Propriedade Intelectual para o crescimento da economia brasileira. O evento, intitulado de “Inovação e Propriedade Intelectual por um futuro melhor”, está sendo organizado pela Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi), e será realizado no auditório da C.E.S.A.R School, no bairro do Recife, às 16h. Com entrada gratuita, os interessados podem se inscrever através do site da Abapi (www.abapi.org.br). 

Com mediação do advogado Ticiano Gadêlha, representante da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual no Nordeste, o tema será debatido por Maria Beatriz Dellore e David Kellis, ambos do USPTO – Escritório norte-americano de Marcas e Patentes. Andrea Possinhas (Vice-Presidente) e Leonardo Cordeiro (Coordenador do Grupo de Trabalho de Patentes), serão os palestrantes que representarão a ABAPI no evento.

“Esta é uma grande oportunidade para aqueles que estão começando um negócio, criando novos produtos, novas marcas, além de ser também um tema importante para players e advogados que atuam ou desejam atuar nesta área. Debateremos sobre o futuro das marcas, mas também sobre as estratégias para que as empresas do nosso país passem a ganhar competitividade também fora do Brasil”, explicou Ticiano. 

A palestra tem o apoio da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); da Ordem de Advogados do Brasil (OAB-PE); C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e C.E.S.A.R SCHOOL. 

*Serviço:*
_Palestra "Inovação e Propriedade Intelectual por um futuro melhor"_

Dia: 08.02.2023
Horário: 16h
Local: Auditório da C.E.S.A.R School - Rua do Bom Jesus, 10, bairro do Recife

Bloquinho do Boa


 Nos próximos dois sábados (04 e 11), o Shopping Boa Vista promove o seu primeiro bloco carnavalesco voltado para o público infantil, o Bloquinho do Boa. A atração é totalmente gratuita e acontece a partir das 15h, com muito frevo e valorização da cultura pernambucana. 

Haverá, ainda, feirinha de fantasias e adereços. Para completar, o mall recebe a banda Alegria de Brincar, um show com contação de histórias, personagens animados, passistas e música ao vivo. A concentração do Bloquinho do Boa será em frente ao palquinho montado na Praça de Alimentação da  3ª etapa.

No segundo dia de visitas técnicas, a administradora de Noronha conheceu outros setores importantes do arquipélago


A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, iniciou, nesta quinta (2), o segundo dia de visitas técnicas na ilha. A programação começou no Núcleo de Vigilância Animal (NVA), na Vila do Trinta, local onde fica localizado o canil público do arquipélago. 

Na companhia de Camila Cansian, coordenadora do NVA, e de Flávia Luna, ambas médicas veterinárias, Thallyta entendeu o funcionamento do núcleo, que desenvolve ações para os cuidados com a saúde dos animais, como vacinação, cirurgias, controle reprodutivo e de doenças (zoonoses), entre outras atividades.

Em seguida, Thallyta Figuerôa foi ao Posto de Saúde da Família (PSF) conhecer toda a estrutura da unidade, que oferta, diariamente, várias especialidades médicas para a população, e, logo após, se dirigiu ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ao Centro de Referência Especializado (Creas), à Coordenadoria da Mulher e ao Canto Mãe Coruja, todos localizados no prédio do Posto de Saúde da Família, no Bairro da Floresta Velha. 

À tarde, a administradora acompanhou o início do ano letivo dos estudantes noronhenses, na Escola Arquipélago, recepcionando pais e alunos e dando as boas-vindas aos alunos.

Thallyta também visitou o primeiro laboratório de economia circular e regenerativa do país, o Lab Noronha Pelo Planeta, da  Ball Corporation, que reciclará cerca de 50 toneladas de alumínio por ano. O equipamento está sendo construído no Boldró.

Além da reciclagem, o espaço contará com um espaço multiuso para cursos, capacitações, palestras e exposições sobre o meio ambiente. Na ocasião, a administradora ainda conferiu a palestra expositiva sobre o funcionamento do Lab Noronha, promovida por Sérgio Xavier, coordenador do consórcio Noronha pelo Planeta, e por Luciana Nunes, diretora do Sinspire, um dos centros associados ao laboratório. 

Para a administradora do arquipélago, esse foi mais uma dia para conhecer, se apresentar e se colocar à disposição de Fernando de Noronha e de todas as demandas que surgirem. 

"Hoje foi outro dia bastante gratificante de encontros. Estamos prontos e nos preparando para poder entregar o nosso trabalho a nossa equipe e cuidar de Fernando de Noronha, da forma que a ilha merece. Entre as visitas ao longo do dia, um momento importante foi a volta às aulas. Poder acompanhar um pouquinho a energia das crianças para construir um lindo futuro ao longo do ano foi maravilhoso", destacou Thallyta.

Nesta sexta-feira (3), estão programadas outras visitas nos equipamentos públicos da ilha.

Imprensa PE