segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Saúde nos Terreiros atende moradores de Cidade Tabajara

Serviços gratuitos de saúde e cidadania serão oferecidos nesta terça-feira (11.09) na 4ª edição do projeto Saúde nos Terreiros, promovido pela Prefeitura de Olinda. A ação será realizada das 9h às 12h no Terreiro de Pai Brivaldo, o Ilê Axé Agodô, na Rua São João, nº 23, bairro da Cidade Tabajara. A atividade mensal tem o objetivo de promover cuidado integral com a saúde e cidadania. 

Serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, Sífilis e gravidez, além de mamografia de rastreamento (mulheres de 50 a 69 anos). Haverá ainda consulta com um clínico geral, orientação nutricional e saúde bucal. Também serão ofertadas emissões de documentos como o Vem de Livre Acesso, cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, certidão de nascimento e a realização do Cadastro Único (CadÚnico). 

O evento também irá promover ações de desratização na comunidade e vacinação antirrábica. Pessoas interessadas ainda poderão ter acesso a uma assessoria jurídica e orientações sobre prevenção ao suicídio. As atividades do projeto Saúde nos Terreiros são organizadas através das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

Imprensa Olinda

Procon-PE interdita três estabelecimentos que ofereciam empréstimos de forma ilegal

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon-PE interditou na manhã de hoje (10.09), três estabelecimentos, no bairro de Afogados, que ofereciam empréstimos e funcionavam de forma irregular. As lojas fechadas foram: a Agiplan, na Rua da Paz, a Facility, na Rua Motocolombó, e uma que não possuía nem nome, localizada no Edifício Antonio Ratacasso. As três financiadoras ficarão fechadas até se regularizarem e ainda poderão ser multadas, em valores que vão desde R$ 1.050 a R$ 9,5 milhões.

Os três estabelecimentos estavam sem documentos para funcionamento, e nem CNPJ possuíam. “O consumidor que tiver algum problema com uma dessas empresas teriam dificuldades até para abrir uma reclamação, já que elas não estão regularizadas”, explicou a secretária executiva de direito do consumidor, Mariana Pontual.

Desde o início de agosto, que o Procon vem realizando fiscalizações em diversas financiadoras. Algumas foram notificadas para apresentar documentos. “Para funcionar, as lojas precisam ter autorização do Banco Central, os funcionários precisam ser credenciados, treinados e estar devidamente identificados, além de disponibilizar aos consumidores todas as informações relativas aos empréstimos oferecidos e um fone para atendimento ao cliente”, pontua o gerente de fiscalização do Procon, Roberto Campos.

Uma quarta empresa visitada estava fechada e com um aviso colado na porta. O papel informava que eles estavam temporariamente fechados, após uma visita do Procon, e que ficaria sem funcionar até regularizar os documentos.

No final de agosto o Procon interditou outros dois estabelecimentos no bairro de Casa Amarela. O Consumidor que queira denunciar pode procurar uma das unidades do Procon, ou ligar para o 0800.282.1512.

Imprensa Procon PE




TRE-PE divulga nota sobre propaganda irregular

Com o objetivo de estimular o debate de ideias e a apresentação de propostas por parte dos atuais candidatos, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, no dia 28 de agosto, uma audiência pública com representantes das coligações e partidos que estão disputando cargos nas Eleições 2018.

Durante o encontro, o TRE intermediou o diálogo entre as principais coligações a fim de que se respeitassem mutuamente, evitando confrontos de ruas como o que aconteceu no último dia 22 de agosto, no bairro de Boa Viagem, e que foi amplamente divulgado pela mídia.

Na ocasião da reunião no TRE, as próprias coligações se comprometeram a adotar medidas que possam favorecer um clima de tolerância e harmonia.

Como em campanhas eleitorais anteriores, o TRE tomou a iniciativa de promover a audiência pública não apenas para coibir ações violentas e garantir a paz social. O Tribunal também entende que um ambiente de tranquilidade e serenidade é fundamental para que o eleitor possa escolher seus candidatos.

Ainda durante evento promovido na sede do Tribunal, foi divulgada uma nota explicativa assinada pelos juízes designados para exercer o Poder de Polícia sobre a Propaganda Eleitoral no Recife com o objetivo de esclarecer alguns pontos onde há lacunas legislativas e, desta forma, buscar o entendimento. Tudo para que a vontade da população seja democraticamente respeitada.

O item IV da nota explicativa tem o seguinte teor: "Em toda a extensão da orla e no calçadão do lado da praia da Avenida Boa Viagem, inclusive o que adentra em Brasília Teimosa, bens de uso comum onde são realizadas atividades de lazer e esportes de forma massiva pela população, fica vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive a aglomeração de militância portando bandeiras ou distribuindo material gráfico."

É importante destacar que tanto no Recife quanto em outras capitais do País, diversos trechos urbanos em ruas, avenidas, calçadões, praças etc. são bloqueados nos finais de semana exatamente para favorecer o cidadão comum e seus familiares, que buscam ali áreas de convivência, além de atividades esportivas e de lazer.

Não houve nenhum ajuizamento. Porém, no último final de semana, prolongado em razão do feriado de 7 de Setembro, apesar da clareza com que o TRE tratou o assunto, militantes e partidários insistiram em causar transtornos à população recifense, que aproveitava a orla de Boa Viagem e do Pina para seu merecido descanso, esporte e lazer, conforme devidamente registrado em denúncias recebidas no sistema Pardal.

Diante do ocorrido, o TRE de Pernambuco garante à população que está atento ao que ocorreu e assegura que vai defender o cidadão do Recife e de Pernambuco de qualquer prática abusiva que lhe tolha o direito de lazer nos finais de semana.

Para finalizar, o Tribunal alerta que pode agir de ofício, preventivamente, para que novos episódios de desrespeito ao cidadão não voltem a acontecer, bem como espera que as coligações e partidos orientem seus respectivos candidatos para que evitem renovar tal prática, reduzindo o volume de processos a serem decididos pela Justiça Eleitoral, garantindo fluidez aos julgamentos e a equidade de tratamento para todos.


Imprensa TRE PE

Recife tem a maior e melhor escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do País

Setenta por cento dos jovens entram atualmente no mercado em profissões que serão radicalmente afetadas pela automação e robótica. Os governos, a indústria e a comunidade precisam estar preparados para a mudança. O bairro de Boa Viagem já possui uma escola preparando essa nova geração. 

Na SuperGeeks crianças e adolescentes aprendem a criar seus próprios games (2D e 3D) e a desenvolver aplicativos e sistemas. Nas fases mais avançadas, os alunos são introduzidos ao mundo da Internet das Coisas, por meio do desenvolvimento de projetos envolvendo programação e robótica acoplados a objetos ou eletrodomésticos, e ao mundo da Inteligência Artificial, por meio do desenvolvimento de games inteligentes e aplicativos de assistência pessoal que conversam com o usuário e tomam decisões baseadas em comportamentos.

"O ensino da tecnologia para as crianças é importante e estimulante, ajudá-las a lidar com os desafios desse aprendizado, superá-los e então vê-las aprender é simplesmente gratificante. E é com esse empenho que podemos potencializar o que há de mais importante: a educação.", explicou o professor 
Gabriel Cândido. 

“Além disso, o estudo da computação e da robótica desde a infância desenvolve e aprimora diversas outras habilidades, tais como: raciocínio lógico, criatividade, empreendedorismo, foco e concentração, resolução de problemas, pensamento computacional e sistêmico, inglês, física, matemática, cooperação e trabalho em equipe.”, completa Gabriel.