quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Armando ressalta força de Izaías Regis em Garanhuns


O ex-senador Armando Monteiro (Podemos) oficializou seu apoio à candidatura do deputado estadual Izaías Régis (PSDB) à prefeitura de Garanhuns. "Izaías já demonstrou sua capacidade de gestão e retorna agora com o propósito de se reinventar e superar suas realizações anteriores", ressaltou durante a convenção nesta quarta-feira (31).

Izaías, prefeito municipal por dois mandatos, reforçou seu compromisso com a cidade. “Durante minha gestão, cumpri 90% do meu plano de governo. Estou preparado para discutir o futuro da nossa cidade e sei das necessidades da nossa comunidade", declarou.

A convenção também contou com a participação da deputada estadual Débora Almeida (PSDB), do pré-candidato a prefeito de Palmeirina, Josemir Barreto, do pré-candidato a prefeito de Lagoa do Ouro, Júnior Paulino, do ex-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente, além de representantes dos partidos PSD, Podemos e Cidadania.

Redução na tarifa do GNV, a partir desta quinta-feira (1º), beneficia cerca de 100 mil motoristas pernambucanos


A redução nas tarifas do gás canalizado, em vigor a partir desta quinta-feira (1º), beneficia todas as categorias de distribuição do produto. A medida, implantada pelo Governo de Pernambuco, assinala uma queda média de -1,12%, contemplando as faixas residencial, comercial e industrial. O alívio no bolso também chega às bombas dos postos, com o grupo veicular (GNV). Apenas nesta faixa, a estimativa é que a ação favoreça cerca de 100 mil motoristas do estado, entre eles taxistas e profissionais de aplicativo, que utilizam o combustível na geração de renda para as famílias.

A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) promoveu a recomposição trimestral, em diálogo contínuo com os diferentes setores. A autarquia autorizou a diminuição tarifária, no tocante a distribuição do produto em seus diferentes segmentos. Conforme levantamento, o estado possui, atualmente, a quarta maior frota do país de carros convertidos para gás natural, além de cerca de 130 pontos de comercialização, espalhados nas diversas regiões de desenvolvimento. O GNV proporciona uma economia de cerca de 50%, em detrimento do álcool ou da gasolina, em veículos de pequeno porte. 

O mecanismo da parcela de recuperação aplicado pela Arpe, através da ferramenta chamada Conta Gráfica, possibilita transparência ao repasse do custo de suprimento. Como consequência, foi possível a transformação de um aumento de +2,32%, no valor do gás, para uma diminuição real em -1,12%. Neste caminho, Pernambuco permanece mantendo o patamar positivo, praticando uma das tarifas mais baixas do mercado brasileiro.

"A redução da tarifa resulta de uma estratégia abrangente da Copergás para diversificar os fornecedores de gás natural, proporcionando melhores condições comerciais para todos os segmentos atendidos. Importante destacar que essa medida, aliada à redução do IPVA para veículos movidos a GNV, faz parte de um esforço governamental, através da diretriz da governadora Raquel Lyra, para incentivar o uso de matrizes energéticas mais sustentáveis, alinhando assim economia e transição energética", afirma Felipe Valença, diretor-presidente da Copergás.

O diretor-presidente da Arpe, Carlos Porto Filho, também reforça que um preço mais competitivo do gás natural é fundamental para a economia do Estado. “Os efeitos positivos são notórios, percebidos tanto no veículo que utiliza o GNV quanto nas operações do comércio, serviços e nas casas dos pernambucanos". O gestor reforça que o trabalho de regulação integra as ações do Governo de Pernambuco para impulsionar a geração de renda, com esforços para reduzir o peso no bolso da população.

*OUTRAS CATEGORIAS*
A ação da gestão estadual também traz como destaque o polo da cadeia fabril pernambucana, que otimiza a sua competitividade, mantendo o gás como principal fonte energética. Em alguns nichos, o percentual médio negativo consegue ainda ser mais expressivo, como por exemplo, os grupos de climatização, cogeração e geração de energia elétrica, marcando -1,19%. Todos os valores refletem também a variação do dólar e do barril de petróleo, assim como do gás natural comercializado pelas empresas supridoras.

Você sabia? Espiar o celular do parceiro é crime


Começou com a desconfiança de uma traição. Lean Lima “sentiu” que estava sendo traído. Certo dia esperou o ex-namorado dormir e investigou o celular dele. Bingo! Em mensagens no chat de uma rede social, o agora ex-companheiro de Lean contava, em detalhes, como havia sido a traição. “Fiquei sem chão, sem saber o que fazer. Eu sei que invadir a privacidade do outro não é legal, mas eu precisava saber a verdade”, relembra. 

E, na verdade, não é legal mesmo! Mesmo culpado pela traição, o ex-namorado poderia ter denunciado Lean.
No Brasil, espiar o celular do seu parceiro/parceira sem consentimento é crime. A prática se enquadra no crime de invasão de dispositivo informático, previsto no artigo 154-A do Código Penal. Além disso, essa ação também viola a intimidade e a privacidade, direitos protegidos pela Constituição Federal.

"As pessoas fazem isso por desconfiança, insegurança ou ciúme, achando que vão encontrar algo suspeito. No entanto, as consequências dessa ação são sérias e podem ser enquadradas na lei”, explica o professor do curso de Direito da Wyden, Vinícius Serra. 
Segundo informa o professor, as penalidades para essa infração podem incluir reclusão de 1 a 4 anos, e multa. Se a invasão resultar na obtenção de conteúdo privado ou sigiloso, a pena pode ser ainda maior", alerta.

E se eu for vítima?
Provar a violação de privacidade pode ser um desafio. “Depende da obtenção de evidências claras de que houve invasão, só que, muitas vezes, é difícil rastrear quem acessou o dispositivo e como isso foi feito, especialmente se o invasor souber apagar rastros digitais”, afirma. 

Ainda assim, quem se considerar vítima desse tipo de invasão pode procurar a Justiça. Vinicius Serra orienta que as vítimas devem coletar provas, como prints de conversas ou registros de acesso, e procurar uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. "Também é possível buscar a justiça por meio de uma ação civil para reparação de danos morais", explica Serra.

Spike tem alta e vai para casa


Após o acidente que matou seis pessoas há alguns dias na Avenida Boa Viagem, no Recife, o cachorrinho Spike escapou milagrosamente e sobreviveu ao acidente. Resgatado por Taciana Goes e Cecile Carvalho, Spike passou alguns dias em uma clínica veterinária. Hoje teve alta e é a própria Taciana que conta para onde vai o cãozinho.

"Spike Lion, o Milagre acabou de ser entregue para a família de Kauan Vitor Marcelino Fonseca, uma das seis vítimas do acidente trágico da semana passada em Boa Viagem. Quem recebeu ele foi a mãe de Kauan, Rosineide Silva, e o tio, Ronaldo. Eu e Cecile Carvalho que resgatamos vamos dar todo o apoio necessário", relatou Taciana.

Conheça os 10 novos Patrimônios Vivos de Pernambuco


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgou nesta quinta-feira (1º) o resultado da seleção do concurso público anual de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE). Com a escolha de mais dez mestres, mestras e grupos, o Estado passa a ter 105 Patrimônios Vivos registrados, de diferentes regiões. A eleição ocorreu, nesta manhã, em reunião presencial do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE), na Academia Pernambucana de Letras (APL). Os dez novos eleitos participaram do certame que contou com 103 candidaturas inscritas, das quais 98 foram habilitadas.

Os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco são: Benedito Belo da Silva - Benedito da Macuca (forró, Olinda); Caboclos Cahetes de Goiana (caboclinho, Goiana); Clube Carnavalesco e Cultural Caiporas de Pesqueira - Caiporas de Pesqueira (clube carnavalesco, Pesqueira); Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas de Olinda - Clube Vassourinhas de Olinda (clube carnavalesco, Olinda); Francisco Vicente Nogueira - Chico Santeiro (artesanato, Triunfo); Índios Tabajaras (tribo de índio, Goiana); João Antônio da Silva - João Limoeiro (ciranda, Carpina); João Luiz de Santana - João de Cordeira (mestre em caboclinho, João Alfredo); Quadrilha Raio de Sol (quadrilha junina, Olinda); e Sociedade Musical Pedra Preta (banda filarmônica, Itambé).
 
Na reunião, na qual foram eleitos os dez novos Patrimônios Vivos, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural fez a leitura dos critérios e diretrizes que foram norteadores para a difícil missão da avaliação das candidaturas e escolha dos contemplados.

O encontro contou com a participação de membros do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, titulares e suplentes, e pessoas interessadas no tema. Coube à presidente do CPPC-PE, Claudia Rodrigues, vice-presidente da Fundarpe, a apresentação que deu início à reunião; e à vice-presidente do Conselho, Ana Barbosa, representante da sociedade civil no segmento Urbanismo & Meio Ambiente, conduzir a mesa-diretora. Também esteve presente a gestora dos Conselhos Políticos, Amanda Carneiro.

Entre os pontos construídos pelo próprio CEPPC-PE, foi orientado que se percebesse: o risco de desaparecimento de determinadas linguagens; os segmentos que não tenham sido contemplados; a priorização das interseccionalidades (gênero, risco social, etnia/raça); os que têm pouca visibilidade e acessam menos os editais; a vulnerabilidade social; a relevância do grupo ou pessoa; a regionalização por meio da representatividade dos municípios; a oportunidade para que pessoas e grupos que não acessam editais de fomento e têm dificuldade na manutenção de suas prática; a relevância do trabalho em prol da cultura, a idade do candidato ou antiguidade do grupo, a avaliação da situação de carência social do candidato, entre outras.

"A avaliação da etapa final do concurso é superpositiva", comemorou Ana Barbosa. "A reunião transcorreu de maneira produtiva, cumprindo as formalidades do procedimento eleitoral da conferência do quórum necessário, da apresentação das regras do posicionamento da sequência das etapas do processo, o chamamento nominal, a entrega das cédulas, a conferência do preenchimento, a apuração nominando conselheiros e candidatos com total transparência, com a projeção em tela para que todos os participante presentes, inclusive observadores, pois a sessão foi aberta, pudessem vislumbrar todo o fluxo de atividades até o resultado final", detalhou.

"Aqui também foi feita a leitura em tela do ofício que formaliza o resultado, que vai ser publicado, dando publicidade à resolução final do certame, que culmina com o decreto da governadora nominando os dez Patrimônios Vivos", antecipou Claudia Rodrigues.

*HISTÓRIA -* Pernambuco foi o primeiro Estado a implantar efetivamente uma política de registro das tradições culturais populares e de valorização dos detentores desses conhecimentos tradicionais. A Lei Estadual nº 12.196, de 2 de maio de 2002, instituiu a concessão do título de Patrimônio Vivo do Estado Pernambuco (RPV-PE), que prevê o pagamento de uma pensão vitalícia para os mestres e/ou grupos culturais, selecionados por meio de edital público, lançado anualmente.

Como contrapartida, constitui dever do Patrimônio Vivo participar de programas de ensino e de aprendizagem de seus conhecimentos e técnicas organizados pela Secretaria Estadual de Cultura. Desta forma tem-se a garantia de que os saberes de um povo não se extingam, com a morte de um mestre ou grupo da arte de fazer, mas que se perpetue, com seus alunos e aprendizes.

Quando passou a vigorar ficou estabelecido que a cada ano deveriam ser registrados três novos nomes. Em 2016, em virtude do aumento significativo de inscrições para concorrer ao RPV-PE, houve a necessidade de ampliar o número de bolsas concedidas. Assim a Lei nº 15.944, de dezembro de 2016, aumentou de três para seis o número de bolsas anuais outorgadas aos mestres, mestras e grupos da cultura popular pernambucana.

É indiscutível que a Lei de Registro do Patrimônio Vivo significa um grande avanço das políticas públicas para salvaguardar os patrimônios culturais de natureza imaterial do Estado. Ao longo dos últimos anos o incremento das inscrições de candidaturas em todas as regiões de Pernambuco levou à necessidade de ampliar mais uma vez o número de bolsas concedidas. A Lei nº 17.489, de 25 de novembro de 2021, aumentou de seis para dez o quantitativo máximo de candidatos contemplados no RPV-PE.

Atualmente, para pessoa física, a bolsa é de R$ 2.263,26 e, para pessoa jurídica, de R$ 4.526,55. A Lei nº 18.126, de 28 de dezembro de 2022, alterou a Lei nº 12.196, de 2 de maio de 2002, para possibilitar a autoindicação de candidaturas de grupos com CNPJ que atendam aos critérios do edital para concorrer ao processo de inscrição do RPV-PE.

*Crédito da foto:* Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

I Caravana de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco chega a Pesqueira nesta sexta-feira (02)


Nesta sexta-feira (02), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desembarcam em Pesqueira, agreste pernambucano, para mais uma edição da I Caravana de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. O evento integra ao Festival Pernambuco Meu País, promovido pelo Governo do Estado.

“É de grande importância a nossa participação, para podermos interiorizar as ações da Semas e da CPRH. Excelente oportunidade para interagirmos com os municípios”, comentou a gerente geral de Educação Ambiental da Semas-PE, Marília Arruda.

Em Pesqueira, durante a manhã, a Caravana vai promover uma sessão solene com os gestores municipais para a apresentação das ações de proteção ambiental e sustentabilidade desenvolvidas pela Semas e a CPRH. A partir das 14h, as equipes vão promover um cine ambiental, em parceria com a Mostra Ambiental de Cinema do Recife (Maré), no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no campus Pesqueira.

Após a exibição dos filmes, o produtor cinematográfico Diego Xukuru, da Ororubá Filmes. vai debater sobre os temas apresentados. O evento será aberto para a comunidade escolar e o público em geral do entorno.

Além disso, a CPRH vai promover uma ação de desbloqueio e regularização dos cadastros do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS) para os criadores de passeriformes em Pernambuco. De acordo com a gerente da Unidade de Educação Ambiental da CPRH, Ana Gama, esta é uma atividade importante para a Agência.

“A ação será realizada pela Gerência de Fauna com a participação de três técnicos da CPRH em um serviço de apoio aos criadores de passeriformes”, ressalta Ana Gama.

As equipes também vão aproveitar a visita aos municípios para mapear as ações de Educação Ambiental realizadas em Pernambuco.

“O levantamento será realizado por meio de um formulário que será preenchido por todos os atores que desenvolvam ações de Educação Ambiental em Pernambuco. O resultado servirá para nortear futuras ações e subsidiar mais precisamente a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental”, explicou Marília Arruda.

A Caravana também vai seguir para Caruaru (09 de agosto), Triunfo (16 de agosto), Arcoverde (23 de agosto) e Buíque (30 de agosto).

Lojas de atendimento da Neoenergia Pernambuco agora passam a abrir aos sábados


As 29 lojas de atendimento ao cliente da Neoenergia passarão a ter horário de funcionamento padrão em Pernambuco. A partir da próxima segunda-feira (5), as lojas de Serra Talhada, Carpina, Salgueiro, Palmares, Igarassu, Belo Jardim, Jaboatão e Madalena passarão a funcionar de segunda a sexta, das 09h às 18h, e aos sábados, das 09h às 13h.

Até o dia 26 de agosto, os novos horários se aplicarão às lojas instaladas em Petrolina, Varadouro (Olinda), Recife Centro, Garanhuns, Abreu e Lima, Camaragibe, Ouricuri, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Casa Amarela, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Araripina, São Lourenço, Santa Cruz do Capibaribe, Piedade, Pina, Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Goiana.

A padronização dos horários de funcionamento das lojas de atendimento atende aos pedidos dos clientes da Neoenergia Pernambuco. A partir das pesquisas realizadas pela concessionária, os clientes informaram que sentiam a necessidade de acessarem os serviços presenciais da empresa em horários diferenciados, após as 17h, e incluindo o fim de semana.

*Confira os novos horários e endereços das lojas de atendimento em PE*

*A partir do dia 05/08* – Madalena (Recife), Jaboatão dos Guararapes, Serra Talhada, Carpina, Salgueiro, Palmares e Belo Jardim.

*A partir do dia 12/08* – Petrolina, Varadouro (Olinda), Recife Centro, Garanhuns, Abreu e Lima, Camaragibe, Ouricuri e Gravatá.

*A partir do dia 19/08* – Vitória de Santo Antão, Caruaru, Casa Amarela (Recife), Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Araripina, São Lourenço da Mata e Santa Cruz do Capibaribe. 

*A partir do dia 26/08* – Piedade, Pina (Recife), Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Goiana.

Anderson Correia solicita reestruturação, ampliação de serviços e atendimento 24h na AME Animal


Com a volta dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Caruaru, o vereador Anderson Correia (PP) voltou a buscar melhorias para os animais da Capital do Agreste. Desta vez, o parlamentar solicitou que o Município possa ampliar os seguintes serviços de exames na AME Animal: citologia, exames pré-cirúrgicos, raspado de pele e coloração de gram. Procedimentos muito importantes para que atendam de forma ampla e eficaz os animais da cidade, sobretudo os vulneráveis, de rua e de tutores baixa renda, que precisam ser cuidados e ter dignidade, tendo seus direitos respeitados

Além disso, Correia também voltou a ressaltar algo que já vem sendo pedido por ele durante todo o mandato, que é o atendimento 24h na AME Animal. O vereador já conseguiu ter seus pedidos atendidos quanto a ampliação dos horários do local, mas segue tentando que a unidade que cuida da saúde animal da cidade ofereça um atendimento pleno, com plantões como um hospital, todos os dias, que é um clamor de protetores e tutores.

“A gente vem lutando para que as coisas mudem neste sentido. Se ainda não temos um hospital público veterinário, que é uma luta nossa desde sempre, ao menos devemos ter um atendimento pleno para os animais em Caruaru, sendo 24h por dia na AME Animal. Ninguém tem como prever quando um animal vai adoecer, passar mal, ser atropelado na rua, e quando vai precisar de um resgate. Por isso, é importante ter um serviço de saúde 24h para atendimentos, como um hospital, que fique à disposição de todos os caruaruenses, principalmente dos que mais precisam, tutores baixa renda e animais de rua”, destacou Anderson.

Sebrae e Coca-Cola promovem ação para impulsionar empreendimentos de mulheres no setor de alimentação


Proprietárias de estabelecimentos do setor de alimentos e bebidas são o público-alvo do evento “Coca-Cola Dá um Gás no Seu Negócio”, agendado para o próximo dia 5 de agosto, das 14h às 18h, na sede do Sebrae Pernambuco, no Recife. Com uma programação rica em oficinas, o evento busca empoderar empreendedoras e proporcionar ferramentas para o crescimento e sucesso de seus negócios. As interessadas em participar das oficinas podem se inscrever diretamente no link do evento. 

O programa é uma iniciativa da Coca-Cola, em parceria com o Sebrae, que visa apoiar o empreendedorismo feminino. As oficinas abordam desde o empoderamento das mulheres, com destaque para o Protocolo Violeta, que busca combater a importunação sexual contra mulheres em estabelecimentos comerciais, até temas práticos de gestão, como controle financeiro e estratégias para expandir o negócio nas redes sociais.

"Esse projeto representa não apenas o incentivo de grandes marcas ao empreendedorismo feminino, mas também é um guia para que elas possam melhorar seus negócios, tornando-os mais competitivos", afirma Omero Galdino, analista do Sebrae/PE. Além de capacitar as participantes em conhecimentos sobre gestão, a ação também proporciona uma visão ampla de mercado, essencial para alcançar o sucesso e aumentar o faturamento.

O evento é aberto, gratuito e uma boa oportunidade para donas de lanchonetes, restaurantes e pontos de venda de pratos prontos que desejam dar um gás em seus negócios, aproveitando o conhecimento e a experiência de especialistas para crescerem e se destacarem no mercado. Entre os temas trabalhados estão os ligados à gestão e controle financeiro e uso de ferramentas digitais importantes para aumento do faturamento. 

*Serviço:* 

*O quê:* Coca-Cola Dá um Gás no Seu Negócio 
*Quando:* Segunda-Feira, 05 de agosto de 2024 
*Horário:* 14h às 17h. 
*Local:* Sede do Sebrae/PE, Rua Tabaiares, 360 - Ilha do Retiro. 
*Entrada:* Gratuita.

BNB e Finep realizam chamada pública para estruturar fundo de R$ 80 milhões voltado a startups


 O Banco do Nordeste (BNB) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estão estruturando o FIP Nordeste Capital Semente, um fundo de investimento em participações (FIP) com R$ 80 milhões de capital inicial comprometido para impulsionar startups iniciantes na área de atuação do BNB, que compreende estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

As propostas podem ser apresentadas até 6 de agosto de 2024. As informações do edital estão disponíveis no portal do Banco do Nordeste. (https://shre.ink/DpAp)

Os valores serão aportados pelo Banco do Nordeste e pela Finep, cada um com participação de R$ 40 milhões. Segundo Antônio Jorge, superintendente em exercício de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais do BNB, os recursos são suficientes para iniciar o Fundo, porém há possibilidade de entrada de outros cotistas. "Há ainda a necessidade de compromisso pelo gestor vencedor de participação no capital do fundo", explica.

Antônio Jorge informa que a iniciativa busca fomentar o ecossistema empreendedor de inovação na região, promovendo uma integração maior dos atores envolvidos nas cadeias de negócio e a economia regional.
 
 Imprensa BNB

Faculdade Senac Pernambuco promove palestra gratuita sobre figurino de cinema


Apaixonados por moda e cinema têm um encontro marcado neste sábado (3), a partir das 14h, no salão de eventos da Faculdade Senac Pernambuco. É que a instituição promoverá a palestra gratuita "Figurino de Cinema", evento que contará com a participação de Andréa Monteiro, figurinista de filmes pernambucanos aclamados como "Amarelo Manga" e "Propriedade". Para participar, basta se inscrever acessando o site www6.pe.senac.br/evento/inscrição. As vagas são limitadas.

A palestra é promovida pela Coordenação de Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Faculdade Senac e faz parte da unidade curricular da Especialização em Produção de Moda e Styling, ministrada pelo professor Álamo Bandeira. Durante o encontro, Andréa Monteiro, que trabalha há 23 anos com cinema, vai falar um pouco de sua trajetória profissional. Ela vai compartilhar suas experiências de bastidores, revelar os desafios da profissão e dar dicas valiosas para quem quer entrar nessa área.

Andréa foi premiada em 2003 por "Amarelo Manga", no XIII Cine Ceará, e em 2022 pelo longa "Propriedade", no 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, entre outros prêmios. "Amarelo Manga foi o meu primeiro trabalho. Foi desafiador estrear como figurinista já assinando um longa", recorda.

Durante a palestra, Andréa exibirá o filme de ficção científica "Ex Humanos" (2019), da diretora cearense Mariana Porto. O curta-metragem se passa em um futuro distópico e tem o figurino assinado por ela. Algumas das peças estarão expostas no evento da Faculdade Senac para que o público possa conhecer de perto esse figurino que foi em sua maior parte produzido manualmente com pinturas, texturas e upcycling.

*ESPECIALIZAÇÃO* - Com uma carga horária total de 360 horas, a Especialização em Produção de Moda e Styling, da Faculdade Senac Pernambuco, visa formar profissionais com competência para criar e produzir imagens para os diversos meios de divulgação de moda. O mercado de trabalho é amplo, podendo atuar no planejamento e desenvolvimento de desfiles de moda, elaboração de catálogos e editoriais de revistas, produção de fotos e filmes publicitários, entre outros. Mais informações pelo telefone (81) 3413-6649 ou acessando o site faculdadesenacpe.edu.br.

Adolfo José é reconduzido à presidência da AETPC para os próximos dois anos


A Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Caruaru (AETPC) realizou, na última terça-feira (30), a eleição que definiu a nova diretoria que estará à frente da entidade no biênio 2024-2026. Após votação, Adolfo José foi reconduzido ao cargo de presidente, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento e a inovação da bilhetagem eletrônica e do transporte público na cidade.

A eleição também definiu Clemildo Tabosa como vice-presidente e Verônica Leonel como primeira secretária, entre outros membros que compõem a nova diretoria. A equipe pretende continuar aprimorando os serviços de transporte público, garantindo qualidade e acessibilidade aos usuários Caruaruenses.

Veja como ficou a nova diretoria:

- *Adolfo José* - Presidente
- *Clemildo Tabosa* - Vice-presidente
- *Verônica Leonel* - 1ª Secretária
- *Paulo Artur Monteiro* - 2º Secretário
- *Klebson Santos* - 1º Tesoureiro
- *Chrystianne Tabosa* - 2ª Tesoureira
- *Kelbya de Almeida* - 1º Membro do Conselho Fiscal
- *Chrystianne Tabosa* - 2º Membro do Conselho Fiscal
- *Rodolfo Silva* - 3º Membro do Conselho Fiscal

*Suplentes:*

- Maria Amélia
- Clemilton Tabosa
- Juliana Torres

Desde sua fundação em novembro de 2013, a AETPC tem sido um pilar essencial na representação das empresas de ônibus de Caruaru, trabalhando para melhorar a qualidade do serviço oferecido aos cidadãos. A nova diretoria promete dar continuidade a essa missão, buscando sempre inovações e soluções que atendam às demandas da população e que promovam um transporte público mais eficiente e acessível.

*Sobre a AETPC:*
A Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Caruaru (AETPC) foi fundada em novembro de 2013 e representa as empresas de ônibus do município. A entidade atua para melhorar a qualidade e a eficiência do transporte público em Caruaru, garantindo um serviço seguro e acessível para todos os cidadãos.

Festival Pernambuco Meu País presta homenagem aos 80 Anos de Naná Vasconcelos


Ganhador de oito Grammys e amplamente reconhecido como o melhor percussionista do mundo, Naná Vasconcelos completaria 80 anos nesta sexta-feira, 2 de agosto, se ainda estivesse vivo. Em homenagem a ele, o Festival Pernambuco Meu País, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), celebrará seu legado em Pesqueira, no Agreste do Estado, próxima parada do festival. A noite de condecoração contará com a presença de Patrícia Vasconcelos, viúva e curadora da Obra de Naná.

“Estamos emocionados em homenagear Naná Vasconcelos e é uma honra ter Patrícia Vasconcelos nesta noite especial. A inovação de Naná na percussão continua e continuará inspirando e enriquecendo nossa cultura e as futuras gerações.”, afirmou Cacau de Paula, secretária de Cultura do Estado de Pernambuco.

Em agosto deste ano, Juvenal de Holanda Vasconcelos, conhecido mundialmente como Naná Vasconcelos, celebraria oito décadas de uma vida predominantemente dedicada à excelência na música. Percussionista e compositor, o pernambucano alcançou renome internacional por sua habilidade e inovação no uso de instrumentos percussivos.

Durante toda sua carreira sempre teve preferência por instrumentos de percussão e, nos anos 1960, se notabilizou por seu talento com o berimbau. Sua discografia é tão extensa quanto os projetos ligados à música nos quais ele esteve envolvido. Por conta de todo este legado deixado na música, Naná Vasconcelos recebeu, em 2015, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Daniel Coelho ganha força no Recife com apoio do Mobiliza


Daniel Coelho (PSD), pré-candidato à Prefeitura do Recife, conta agora com o respaldo do Partido Mobiliza, formalizado nesta quinta-feira (1º). O evento, realizado na sede do partido, reuniu o presidente Ivanildo Pedro, o dirigente municipal Rafael Nunes e todos os pré-candidatos a vereador da sigla. Daniel e Mariana Melo (pré-candidata a vice, PSDB), serão oficializados candidatos à prefeitura do Recife em evento no Clube das Pás, sábado (3 de agosto), às 10h. 

O dirigente municipal do Mobiliza, Rafael Nunes, alertou para os problemas da cidade. "O Recife está sendo governado por uma seleta classe. O trânsito está caótico e, quando chove, não conseguimos circular pelas ruas. Temos uma gestão que só quer propaganda, e não é isso que queremos", ressaltou.

Em seu discurso, Daniel Coelho enfatizou a importância da união de forças para superar os desafios da cidade, ressaltando a construção coletiva como um diferencial na política. "Acompanhei de perto a formação da chapa do Mobiliza, um grupo competitivo, com candidatos que defendem as causas do povo, não seus próprios interesses", afirmou.

O pré-candidato também falou sobre a importância da participação feminina na política, destacando que sua chapa tem como vice a administradora e professora licenciada do IFPE, Mariana Melo. Ela foi secretária executiva estadual de Relações Internacionais e secretária da Mulher de Pernambuco. “A nossa candidata a vice, Mariana Melo, é uma mulher negra, que vem da periferia da cidade do Recife, que venceu pelo estudo. Hoje, ela é professora do Instituto Federal e não foi indicada pelas grandes forças políticas. É uma aliança de fato com uma mulher do povo que venceu e é um exemplo para todos nós”, comemora.

Serviço: Endereço: Sede do Partido Mobiliza | Rua Engenheiro Ubaldo de Matos, 119 - Sala 201 - Edifício Marques do Recife, Santo Antônio, Recife - PE. Ponto de referência: Rua do Cartório João Roma Horário: 10h Data: 1º de agosto de 2024.

Álvaro Porto promete conciliar atividades eleitorais com compromissos legislativos


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) encerrou nesta quinta-feira (1º) o período de recesso parlamentar. A primeira reunião plenária do segundo semestre de 2024 foi marcada por destaque das ações legislativas do início deste ano e homenagem ao aniversário de dez anos da morte do escritor Ariano Suassuna.

Em pronunciamento, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, enfatizou o compromisso do Legislativo em trabalhar, nos próximos meses, para conciliar os compromissos da Alepe com as atividades eleitorais das campanhas municipais. Anunciou ainda a continuidade da tramitação dos projetos de lei enviados pelo Poder Executivo, no período extraordinário.

No balanço do primeiro semestre de atividades, Porto destacou a realização de 67 reuniões ordinárias, aprovação de 165 leis e resoluções, 1.714 indicações e 644 requerimentos, incluindo pedidos de informação. 

“São números que reforçam o dinamismo e comprometimento das comissões e do Plenário da Casa. Assim vamos seguir, legislando, fiscalizando e cobrando do Governo a devida aplicação dos recursos públicos e dos valores conseguidos pelos empréstimos aqui autorizados”, afirmou.

O presidente da Alepe informou, ainda, a intenção de ampliar os projetos sociais da Casa, a exemplo do ‘Alepe Cuida’, programa que tem como objetivo percorrer todo o Estado com ações gratuitas nas áreas de saúde, autocuidado, bem-estar social e promoção da cidadania.

O presidente da Alepe destacou também a manutenção do diálogo e da harmonia entre as bancadas partidárias, além da valorização da autonomia do Poder Legislativo. E, por fim, anunciou que as reuniões plenárias acontecerão, durante o período eleitoral, nas terças e quartas-feiras, “sem prejuízo dos prazos regimentais e das votações das matérias de interesse público relevante para Pernambuco”.

O pacote de proposições encaminhado pela governadora Raquel Lyra inclui a adesão do Estado ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e autorizações para empréstimos de R$ 652 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e de US$ 275 milhões, com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). 

Ainda engloba matérias que propõem abertura de créditos suplementares, de cerca de R$ 15 milhões cada, em favor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Tribunal de Justiça (TJPE), e a reestruturação na carreira de diversos cargos públicos. Por fim, integra o conjunto de projetos  o pedido de autorização para retirada de vegetação de preservação permanente para viabilizar as obras de duplicação da BR-423, no Agreste. 

Homenagem - Durante o primeiro expediente da sessão desta quinta, o deputado Gilmar Júnior (PV) homenageou os 10 anos da morte do escritor Ariano Suassuna. O parlamentar enalteceu o artista e suas obras, como “O Auto da compadecida” e “A pedra do reino”, e salientou a importância de cuidar do legado do escritor. 

“Falar sobre Ariano, é falar sobre herança, o legado artístico que fascina, inspira e divulga a nossa terra, o povo e a cultura. O legado humano que nos ensina a sobriedade necessária para encarar o problema da vida, inclusive os sociais, sem perder a leveza”, disse.

Texto: assessoria Alepe
Fotos: Alepe/arquivo

Paternidade solo: entenda como a reprodução assistida pode ajudar


Embora a maternidade solo seja algo mais comum, o desejo de ter filhos é natural em ambos os sexos. Nos últimos anos tem se tornado cada dia mais frequente, a figura do homem solteiro que deseja ser pai e busca ajuda especializada para realizar o sonho da paternidade independente. Nos dois casos, tanto do pai solo quanto da mãe solo, a reprodução assistida tem um papel fundamental. “Para entender todas as etapas do tratamento e decidir de forma consciente, o paciente que chega ao consultório deve passar por um aconselhamento reprodutivo com a equipe multidisciplinar da clínica, médicos especialistas em Reprodução Humana, embriologista e psicólogo”, esclarece o médico *Joaquim Lopes*, fundador do *Cenafert – Centro de Medicina Reprodutiva*.

No caso da paternidade independente, o homem vai precisar contar com uma “barriga solidária” de uma parente de até quarto grau, além dos óvulos de doadora anônima e do seu próprio sêmen para a realização da Fertilização in Vitro. A cessão temporária do útero, chamado útero de substituição, pode ser feito pela mãe, irmã, tia, prima ou sobrinha. Em casos específicos, a “barriga solidária” pode ser de uma mulher que não seja parente de até quarto grau do futuro pai, desde que haja autorização prévia do Conselho Federal de Medicina (CFM). A mulher que vai ceder o útero para gerar o bebê deve ter menos de 50 anos e boa saúde geral, tanto física como psicológica. O CFM também recomenda que ela tenha pelo menos um filho vivo.

No Brasil, a “barriga de aluguel” não é possível, uma vez que o CFM proíbe que a cessão do útero seja feita mediante qualquer compensação financeira. A “barriga solidária” deve ser cedida por altruísmo, solidariedade e vínculos afetivos.

Para a realização da Fertilização in Vitro, é utilizado o sêmen do próprio pai e óvulos de doadoras anônimas obtidos em Banco de Óvulos. “Assim, biologicamente, o bebê terá 50% do seu DNA formado pela carga genética do pai”, explica Joaquim Lopes. Caso queira, o pai pode escolher os óvulos de acordo com o biotipo físico da doadora, levando em conta características como altura, cor dos olhos e cor da pele. “Os óvulos não podem ser da mesma mulher que vai ceder o útero para gerar o bebê, precisam ser de uma doadora anônima”, ressalta o médico.

Para a psicóloga *Liliane Carmen Souza dos Santos*, da equipe do *Cenafert*, o mais importante no processo de paternidade solo é que ele aconteça de forma completamente consciente. “Tanto o futuro pai quanto para a mulher que vai ceder o útero temporariamente para a gestação precisam estar emocionalmente saudáveis, bem informados e plenamente conscientes do papel de cada um em todo o processo”, avalia a psicóloga. Outro aspecto que ela lembra é a importância da rede de apoio, com amigos e familiares, para o homem que decide ser pai solo.

*Sobre o Cenafert*

Com sede no bairro de Ondina, em Salvador, o Cenafert - Centro de Medicina Reprodutiva, inaugurado há 21 anos, é uma clínica especializada em reprodução assistida e tem como missão garantir uma atenção integral e humanizada a pessoas que sonham em ter um filho. Ao longo de sua atuação, a clínica já contabiliza mais de 3.500 bebês nascidos através das diversas técnicas de reprodução assistida.

O laboratório de reprodução assistida do Cenafert oferece tecnologia de ponta para a realização dos procedimentos com eficácia e segurança. O paciente infértil conta com o suporte de uma equipe médica multidisciplinar, experiente e qualificada, e com serviços que vão desde o atendimento de casos mais simples - solucionados com tratamento de menor complexidade - até aqueles que exigem o emprego de técnicas avançadas no campo da reprodução assistida.

O Cenafert faz parte do Grupo Huntington, um dos principais Grupos de Reprodução Assistida da América Latina.

Mais informações no site https://cenafert.com.br/

Orquestra Clássica Pernambuco Centro de Convenções realiza concerto neste sábado no Teatro Beberibe


O fim de semana tem concerto garantido no Pernambuco Centro de Convenções, com a Orquestra Clássica Pernambuco Centro de Convenções, que realiza uma nova apresentação aberta ao público, neste sábado (3), às 18h, no Teatro Beberibe. O espetáculo “In Concert” apresentará peças clássicas e regionais, sob a regência do maestro Israel França, e solistas convidados.

Formada por crianças, jovens e adultos de comunidades do entorno do Pernambuco Centro de Convenções, como os bairros de Salgadinho, Amaro Branco, Campo Grande e Sítio Novo, a iniciativa passa a integrar o Projeto Espiral – IMIF/CECON. A iniciativa é mantida pelo Instituto Maestro Israel de França (IMIF), com o apoio do Centro de Convenções, e tem como propósito resgatar crianças e jovens da situação de vulnerabilidade através da música.

Com 48 músicos, a Orquestra terá como convidados os solistas Isaac Duarte (oboé), integrante da Orquestra Sinfônica da Suíça; o maestro e regente Israel de França (violino), Regente da Orquestra se Granada - Espanha ; Gueber Santos (Clarinete); Isaac Soares (fagote) e Adriano Lima (trompa).

“Nesse momento, estamos no Centro de Convenções para levar o ensino da música, a cidadania e a inclusão para essas pessoas que residem nas diversas comunidades do entorno do equipamento. Temos uma parceria importante com escolas públicas municipais, estaduais, associações de moradores, clubes de mães. O projeto desperta muito o interesse da meninada porque eles conseguem enxergar uma perspectiva de futuro”, afirma Eduardo de Matos, Presidente do Conselho de Administração do IMIF e curador da Orquestra de Câmara Pernambuco Centro de Convenções.

“Abrimos as portas de forma permanente para o projeto do maestro Israel de França por acreditarmos no poder transformador da música, da arte e da cultura. Essa é uma das bandeiras do Consórcio CID e esperamos impactar e transformar muitas vidas por meio da arte”, afirma o CEO do Pernambuco Centro de Convenções, Cláudio Vasconcelos.

O complexo de eventos é parceiro do projeto disponibilizando espaços para os ensaios e apresentações, além de montar toda a estrutura para os concertos. Nesta récita, a empresa Selva Nua Produções também apoia a iniciativa, garantindo a iluminação e sonorização. 

Compõem a Orquestra Clássica Pernambuco Centro de Convenções o conjunto de violinos (Mychel Brito, Bruno Mozart, Singrid Souza, Victor Oliveira, Micaele Cristina, Leandro Ivo, Anderson Cauan, Anderson Felipe, João Azevedo, Tiago Andrade, Pedro Martins, Kervin Wesley, Júlia Paulino, Jonathan Moisés, Taísa dos Santos, Gabriell Alessandro e Maurício José), violas (Alan Denis Silva, Cicero Júnior, Humberto Martins, Roberta Vieira, Grasiela Darley, Ronaldo Wesley), violoncelos (Diego Dias, Valquíria Janie, Wagner Savino, Flavyane Kaline, Caroline Ferreira e Roberto Rodrigues); contrabaixo (Ítalo Ferreira, Stive Lima e Rhuan Pedro); oboés (Artur Ortemblad e Wagner Braga); trompas (Edson Gomes Junior e João Batista Paiva Neto).

SOBRE O MAESTRO ISRAEL DE FRANÇA 
Nascido no bairro de Peixinhos, o maestro Israel de França é o idealizador do projeto “Música para Todos”, que desde 2007 realiza concertos na Espanha, Portugal e, durante quatro anos consecutivos, no Brasil, promovendo música clássica e reforçando a formação instrumental de crianças e jovens pernambucanos.

SOBRE O ESPIRAL – IMIF/CECON
O Instituto Maestro Israel de França (IMIF) nasceu em 2015 com o propósito de atuar em comunidades do Recife e de Olinda, com foco no resgate de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social através da música. O projeto já desenvolveu trabalhos nos bairros de Peixinhos e Bultrins, formando dezenas de jovens em vários instrumentos de corda, como violino, viola, violoncelo, baixo acústico. O IMIF tem como finalidade promoção da educação e cultura, bem como a realização de estudos e pesquisas na área. Dessa forma, visa promover, criar, instalar e manter estabelecimentos de ensino de música nos termos da legislação que rege a matéria, incluindo a defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Serviço
“In Concert” - Orquestra Clássica Pernambuco Centro de Convenções
Data: 03/08, às 18h
Local: Teatro Beberibe – Pernambuco Centro de Convenções 
Ingressos: Ingressos
R$ 15,00 (Músicos e coralistas do IMIF)/ R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)/ R$ 100,00 (ingresso Especial). À venda na bilheteria do teatro ou no site https://cecontickets.com.br/pernambuco-centro-de-convencoes-in-concert__1942

Vereador Jorge Quintino Faz Indicação ao Governo do Estado por Convênio com CAMPI de Caruaru


No dia 1 de agosto, marcando o retorno das atividades legislativas da Câmara Municipal de Caruaru, o vereador Jorge Quintino propôs uma iniciativa de grande relevância para a inclusão educacional no município. O parlamentar solicita à Excelentíssima Senhora Raquel Lyra, Governadora do Estado de Pernambuco, que seja estabelecido um convênio com o CAMPI – Centro de Referência Multidisciplinar Pedagógico e Inclusivo, unidade de Caruaru.

O CAMPI oferece serviços especializados e acompanhamento individualizado, visando o desenvolvimento holístico dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa abordagem abrange aspectos acadêmicos, sociais, emocionais e comportamentais, preparando esses estudantes para uma inclusão plena e bem-sucedida na rede municipal de ensino. O público-alvo são estudantes com diagnóstico de TEA matriculados na rede municipal de ensino, abrangendo desde a primeira infância até idades mais avançadas.

O objetivo do centro é atender alunos com TEA na rede municipal de ensino, mas a proposta do vereador Jorge Quintino é expandir esse atendimento para a rede estadual de ensino por meio de um convênio com o Estado de Pernambuco. “Um dos maiores avanços entre o poder público municipal e o terceiro setor é a vinda do Instituto CAMPI para Caruaru. Com isso, busco a indicação para que o governo do estado siga o mesmo caminho,” destacou o vereador.

Essa proposta busca garantir que mais estudantes com TEA possam ter acesso aos benefícios oferecidos pelo CAMPI, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

Parceiros promovem almoço no Spettus em homenagem aos 50 anos de amizade Brasil x China


Em comemoração aos 50 anos de Amizade Brasil China, a Associação Brasil China de Desenvolvimento Econômico convida autoridades e empresários para almoço no Spettus, localizado na Av. Eng. Domingos Ferreira, 1500 - Boa Viagem, Recife, no dia 13 de agosto, às 12h. O evento tem por finalidade comemorar 50 anos fazendo comércio juntos e também apresentar a 4ª Missão China Teleport, em outubro.

A 4ª Missão China, composta por empresários e empreendedores brasileiros, aportará na 29ª Feira Internacional de Macau(MIF), que ocorrerá de 15 a 20 de outubro de 2024, na China, na antiga colônia portuguesa no continente asiático.

“Vamos promover novas experiências de negócios, conectando empresas brasileiras a empresários chineses, por isso convidamos os interessados para que eles se juntem a nós para mais uma jornada de abertura do mercado chinês, networking, aprendizado e oportunidades sem precedentes”, explica Gildo Neves, presidente do Grupo Teleport e um dos fundadores do HBC.

“O Hub Brasil China dispõe de serviços como escritórios comerciais na China e no Brasil, assessoria para reuniões com empresas chinesas, tradução simultânea chinês-português e um cardápio de serviços para promover negócios entre as empresas do Brasil e da China. Em relação aos resultados das nossas missões anteriores, desde a primeira ida, até agora, conseguimos alavancar o intercâmbio de experiencias unindo empresas e empresários desses 2 países com bastante sucesso. Como consequência, conseguimos disponibilizar essa intensa troca de experiencias para os empresários que vêm nessa imersão conosco”, afirma Luís Othon Bastos, o CEO do Hub Brasil China.

Oportunidades:
Conecte-se com potenciais parceiros de negócios e investidores.
Aprenda sobre as últimas tendências e inovações do mercado chinês.
Explore oportunidades de exportação e importação.
Mais detalhes quanto à 4ª Missão China 2024 / 13 a 22/10/2024.

O pacote inclui:
- Passagens aéreas Guarulhos/Hong Kong/Guarulhos
- Transfer Macau/Hong Kong 15/10
- 05 noites de hospedagem. Macau 15/10 a 20/10 Royal Macau ou similar
-Transfer Macau Hong 20/10
- Hospedagem. Hong Kong 20/10 a 22/10 (opção 2)
- Seguro viagem (período da viagem)
- Estande Feira MIF
- Rodada de Negócios
- Welcome drinks no Restaurante Sky 21
- Jantar de confraternização
- Intérprete durante a feira, com agendamento.

Agenda:
Dia 15: Cerimônia de abertura, apresentações de líderes empresariais e governamentais, e sessão de networking.
Dias 15 a 20: Feira MIF, Visitas a empresas locais, workshops sobre comércio e investimento, e painéis de discussão. Rodadas de negócios B2B, oportunidades de parcerias estratégicas e coquetel de encerramento.

Pacote aéreo + terrestre= 
a partir de R$13.000,00
Reservas e Informações sobre a 4° Missão China Teleport:
Jefferson Linconn
Diretor executivo e jornalista
(81) 99260-8776
Luis Othon Bastos
CEO HBC
(81) 99139-1963
Rosana Bezerra 
CEO TELEPORT 
(81) 9185-9036

Cinco dicas para praticar exercícios físicos com segurança no frio


Profissional de Educação Física explica como adaptar a rotina de atividades nas baixas temperaturas
Com a chegada do inverno, muitas pessoas encontram dificuldades para manter a rotina de exercícios físicos, mas continuar ativo é essencial para a saúde e o bem-estar. A prática regular ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora o humor e mantém o corpo em forma. Para enfrentar as baixas temperaturas sem comprometer a rotina de treinos, o coordenador do curso de Educação Física da UNINASSAU Rio de Janeiro, Diogo Van Bavel, compartilha cinco dicas valiosas para praticar atividades físicas de forma segura durante os períodos de frio.

1- Mantenha a regularidade nos treinos
"Um dia perdido de treino será menos um dia de adaptação ao treinamento", destaca Diogo. Mesmo que o frio desanime, manter a regularidade é crucial para o corpo se adaptar e os benefícios do exercício se manterem.

2- Controle a alimentação
No inverno, o corpo consome mais calorias para manter a temperatura interna, podendo aumentar a fome. "Priorize atividades que tragam prazer, mesmo sendo por apenas 30 minutos ao dia", sugere o professor. Assim, é possível equilibrar o gasto energético e evitar o ganho de peso indesejado.

3- Aproveite os espaços ao ar livre
Exercitar-se ao ar livre pode ser uma boa opção, pois há menos pessoas praticando atividades físicas em temperaturas baixas. "O frio afasta boa parte das pessoas. Então, aproveite os espaços mais vazios", recomenda Diogo. Além disso, a exposição ao ar fresco pode ser revigorante e melhorar o humor.

4- Cuide da vestimenta
É importante se atentar às vestimentas durante o inverno. "A transferência térmica do corpo com o ambiente é maior no frio. Escolha roupas que o mantenham aquecido, mas sem causar superaquecimento", explica. Roupas em camadas são uma boa opção para ajustar a temperatura corporal, conforme necessário.

5- Foco no aquecimento e mobilidade
Antes de iniciar o treino, é essencial focar no aquecimento e nos exercícios de mobilidade. "Um bom aquecimento prepara o corpo, prevenindo lesões e melhorando a performance", enfatiza Diogo. Dedique alguns minutos para alongar e aquecer os músculos.
Praticar exercícios físicos durante o inverno pode ser difícil, mas é possível manter uma rotina saudável e segura. Seguindo essas dicas, é possível desfrutar dos benefícios da atividade física mesmo nos dias mais frios.

Lula sanciona lei que implementa iniciativas do Instituto Banco Vermelho no âmbito do "Agosto Lilás", mês de proteção à mulher



 Em um marco histórico em prol do combate à violência contra a mulher no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (31.07), a lei Nº 14.942, que prevê a implantação de iniciativas do Instituto Banco Vermelho, o Projeto Banco Vermelho, no âmbito do “Agosto Lilás”, mês nacionalmente dedicado ao reforço de ações de proteção à mulher. Com a sanção, são esperadas instalações de bancos vermelhos em todo país e ações de conscientização em lugares públicos, e de uma premiação de projetos no âmbito do “Agosto Lilás”, mês destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher.

“Estamos vivendo hoje um importante momento enquanto sociedade. Ter a sanção do nosso PL pela presidência da república, e sem nenhum veto, é um marco para nossa nação. É mais um passo que damos juntos, e agora com o apoio do Governo Federal, em prol do #feminicídiozero, a favor das vidas das nossas meninas, das nossas jovens, das nossas mulheres. Renovamos nossas forças e nossa certeza de que nossa luta está fazendo sentido e de que nunca estivemos sozinhas”, Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho.

A lei foi proposta pela deputada federal Maria Arraes (Solidariedade/PE), com relatoria da senadora Jussara Lima (PSD/PI), e contempla a instalação de bancos na cor vermelha em locais de grande circulação em todo território nacional, como: escolas, universidades, aeroportos, estações de trem, metrô e ônibus. Como um elemento democrático e que faz parte da rotina da população (um banco), os equipamentos mobilizarão os transeuntes para a reflexão a respeito do combate à violência contra a mulher e contarão com frases convidativas para a reflexão sobre o feminicídio e à proteção da vida das mulheres, bem como contatos de emergência, como o Ligue 180, para denúncia e suporte às vitimas.

“Ao serem instalados em locais públicos de grande circulação, os bancos do Instituto Banco Vermelho fazem um chamado à ação, à mobilização das pessoas para o tema. As frentes desenvolvidas serão um convite à reflexão sobre a urgência de combater a violência e de acabar com o feminicídio. A sensibilização das pessoas e o acesso à informação salva vidas”, ressalta a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade/PE).
Liderado por duas mulheres pernambucanas, a presidente Andrea Rodrigues e a diretora executiva Paula Limongi, o Instituto Banco Vermelho (IBV) busca sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra a mulher. Para Paula, a sanção desta lei representa um passo significativo na luta pela vida e pela segurança das mulheres brasileiras, reforçando o compromisso do Governo Federal com a causa. “Não podemos ficar sentadas esperando que os homens parem de nos matar. É hora de levantar e agir. E a mudança de cultura de comportamento e a realização de ações efetivas de prevenção são os caminhos para evitarmos que mulheres percam suas vidas, que se tornem números em estatísticas’’, conclui.

A lei Nº 14.942, que entrou em vigor na data de sua publicação (31 de julho de 2024), prevê ainda a adoção de ações de conscientização em escolas, universidades, estações de trem e de metrô, rodoviárias, aeroportos e outros lugares de grande circulação de pessoas, bem como uma premiação para os melhores projetos relacionados à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher e à reintegração da vítima.

PROJETOS E ARTICULAÇÕES - O Instituto Banco Vermelho (IBV) conta com Projetos de Leis Municipais aprovados no Recife-PE e em Araguaína-TO; um Projeto de Lei Estadual, protocolado e em tramitação no Estado de Pernambuco, presença em oito estados, além de equipamentos permanentes (bancos instalados) no Senado e no TJPE. O instituto conta ainda com um projeto inovador em implementação no TJPE, o Sinal Vermelho, uma ferramenta que dá mais visibilidade aos processos de feminicídio no sistema judiciário de Pernambuco, impactando diretamente na maior celeridade do andamento dos casos, e promovendo a construção de banco de dados inédito sobre as informações reais do feminicídio no estado.
https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-14.942-de-31-de-julho-de-2024-575690331


IAP empossa sua nova diretoria no dia 15 de agosto

 
A posse da nova diretoria do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) tendo Erika Ferraz e Eric Castro e Silva, como presidente e vice-presidente, será no dia 15 de agosto, e acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, às 18h30. “Será marcada por uma homenagem à História da Defensoria Pública do Estado, tendo como destaque o reconhecido defensor público pernambucano, Nizardo Carneiro Leão, a quem admiro e aplaudo, e ainda ao aniversário dos cursos jurídicos no Brasil, instituído em 1827 e comemorado em 11 de agosto também Dia do Advogado”, lembra Erika Ferraz.

Fazem parte também da nova diretoria do IAP para o biênio 2024-2026, os advogados Pietro Duarte (Tesoureiro); Emília Queiroz (Secretaria- Geral); Paulo Artur Monteiro (Secretário Geral Adjunto); Jáder Lemos Neto (Diretor de Revista) e Eduardo Paurá (Diretor de Relações Institucionais). 

Pela primeira vez uma mulher assumirá a presidência do tradicional Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) em nosso estado.

Violência política de gênero é crime e afasta mulheres do pleito eleitoral


A Lei 14.192/2021, que alterou o Código Eleitoral e tornou crime a violência política de gênero, completará três anos no próximo domingo (4). De acordo com a legislação, a violência política contra a mulher é caracterizada como toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher, seja candidata ou política eleita.

Não precisa haver agressão física para que a prática seja considerada crime, podendo se manifestar nos campos psicológico e simbólico. A pena prevista é de 1 a 4 anos de reclusão e multa e, caso seja praticado contra mulher de mais de 60 anos, gestante ou pessoa com deficiência, pode chegar a 5 anos e 4 meses.

Segundo dados da ONU Mulheres, 82% das mulheres em espaços políticos já sofreram violência psicológica; 45% já sofreram ameaças; 25% sofreram violência física no espaço parlamentar; 20%, assédio sexual; e 40% das mulheres afirmaram que a violência atrapalhou sua agenda legislativa.

Esses ataques acabam, portanto, afastando as mulheres da política. Apesar de serem maioria no eleitorado brasileiro, representando 52% do total, elas ainda estão sub-representadas nos postos de poder. Dados das últimas eleições gerais, em 2022, mostram que apenas 18% do total dos eleitos corresponderam a candidaturas femininas.

Por isso, desde que foi sancionada, a legislação não somente estabelece normas para enfrentar a violência política contra a mulher como também mecanismos para assegurar a participação feminina em debates eleitorais.

Canal para denúncia

Foi vítima ou testemunhou algum caso? Saiba que é possível denunciar a violência política de gênero diretamente no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Acesse a página da "Ouvidoria da Mulher" (clique aqui) e escolha um dos canais de atendimento disponíveis: telefone, e-mail ou formulário eletrônico. Em todos os casos, o sigilo e a privacidade da denúncia são garantidos.

Imprensa TRE PE

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBTQIAPN+


Imagine estar em um festival que celebra e promove discussões importantes sobre a arte produzida por artistas LGBTQIAPN+. Um momento que além de destacar esses corpos artísticos, também busca ampliar o conhecimento cultural do que é produzido pela comunidade. Essa é a proposta do primeiro Festival Traviarcado, que ocorrerá entre os dias 30 de julho e 03 de agosto em Petrolina, cidade localizada no sertão pernambucano.

Diversos gêneros artísticos terão espaço na mostra itinerante: artes visuais, música, teatro, dança, performance, circo e cinema serão acessíveis gratuitamente aos moradores da região. O festival é uma iniciativa que busca valorizar e reconhecer artistas Transsexuais e Travestis em nível municipal e regional, potencializando suas produções com visibilidade e estimulando a criação e a difusão de novos talentos.

Para Núbia Kalumbi, produtora e idealizadora do projeto, o festival se destaca ao introduzir novidades no cenário cultural do Vale do São Francisco e das produções artísticas locais. "Estamos propondo um novo paradigma para os palcos da cidade e proporcionando renda aos artistas frequentemente excluídos dos grandes eventos e festivais da região", afirmou.

Além de valorizar esses artistas, o projeto contempla a equipe curadora, composta por 70% de artistas transexuais e travestis, e 100% da comunidade LGBTQIAPN+. Destes profissionais, 85% se identificam como pretos, pardos ou indígenas. Jackson Vicente, coordenador de mídias e elaborador do projeto, descreve o festival como uma oportunidade de inovação e transformação no cenário artístico de Petrolina. "Estamos criando um espaço de liberdade poética e econômica no interior de Pernambuco", acrescentou.

O evento vai acontecer de forma itinerante em diversas localidades de Petrolina: IF Sertão, Casa Cores, Sesc Petrolina, Céu das Águas e Associação das Mulheres Rendeiras. Após percorrer esses espaços, o encerramento será na orla da cidade com festa aberta ao público que incluirá shows musicais, performances e um desfile de moda. Para acompanhar o projeto, basta acessar as redes sociais @festivaltraviarcado.

Este projeto é realizado pela Canoeiras Produções e foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo nº 001/2023, Edital de Ações Criativas para o Audiovisual.

Confira a programação completa:

Chico César improvisa dueto com Vanessa da Mata durante show em Pernambuco


No último final de semana, o paraibano Chico César e a matogros sense Vanessa da Mata, improvisaram um belo dueto das músicas “A prosa Impúrpura do Caicó” e “A força que nunca seca”, essa última gravada por Maria Bethânia, emocionando o público durante sua apresentação no Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo de Pernambuco, em Gravatá, no Agreste do estado. Juntos, os artistas deixaram Gravatá em estado de poesia.

É surpreendente pensar que o dueto não estava ensaiado, mas tudo começou quando, antes do show de Chico começar, Vanessa da Mata que iria se apresentar logo em seguida, convidou o cantor para uma conversa e sugeriu que cantassem juntos. Chico aceitou na hora, e após um único ensaio, estavam prontos. Não havia quem cantasse em coro.

No instagram, Vanessa da Mata compartilhou a sua gratidão por Chico. “Eu tinha uma letra chamada “A força que nunca seca” que falava da dificuldade de uma na estrada do Sertão do Brasil! Uma letra extremamente difícil no sentido de métrica e diferente do que se fazia na época. Chico César a musicou em cinco minutos. Uma melodia estrondosa, diferente como a letra pedia, quebrada como a estrada que levava aquela senhora! Ele a entendeu direitinho. Essa música em seguida, foi não só gravada por Maria Bethânia, como se tornou o título do seu disco! Eu fui lançada pelos dois aos 21 anos! Quanta honra, quanta glória se achar no meio dessa gente que eu tanto admirava!”, escreveu.

Durante o show, Chico ainda entoou Mama África, A Primeira Vista, Deus me Proteja, Vestido de Amor, e tantas outras canções. Músicas de outros artistas ganharam nova roupagem sob a guitarra e voz de Chico. Árvore (Edson Gomes), Sobradinho (Sá e Guarabyra), Admirável Gado Novo (Zé Ramalho) e um mash-up de Proibida Pra Mim com Lenha (Zeca Baleiro) encantaram a todos. O cantor ainda interagiu com o público ressaltando sua alegria de estar em Pernambuco e reverenciando sua banda. 

Finalizando esse show memorável, Chico César se uniu aos músicos que, de mãos dadas, entoaram com o público do Pernambuco Meu País a ciranda Mamãe Oxum.

Mês dos Pais: Shopping Recife celebra período com nova edição do Festival de Vinhos


A partir da máxima de que não há celebrações sem brindes, o Shopping Recife dá início às comemorações do Mês dos Pais em grande estilo, com uma nova edição de seu Festival de Vinhos, a partir do próximo dia 2/8. Com mais de 200 rótulos de países da Europa e América do Sul, e dezenas de regiões produtoras, o evento retorna ao Terraço de Eventos do mall após o sucesso de sua edição de estreia, trazendo além da diversidade da bebida de Baco uma gastronomia à altura e shows diários de jazz, blues e rock. 

Com entrada gratuita e curadoria da especialista em vinhos Amanda Loyo, o evento acontece de sexta a domingo, sempre a partir das 16h, durante os dois primeiros finais de semana de agosto (2 a 4 e 9 a 11/8). Por lá, os rótulos podem ser consumidos por taça ou por meio de um passeio sensorial completo por diversos produtores, adquirindo o passaporte único no valor de R$ 80, que dá direito quatro degustações, taça do evento com lettering personalizado e cashback de R$ 40 para adquirir o seu rótulo preferido. Entre as distribuidoras envolvidas na seleção de rótulos, as conceituadas Wine Concept, Trinacria, especialista em vinhos italianos, e Vasto, com rótulos próprios.

E seja a sua escolha um espumante, tinto, branco ou rosé, a ala gastronômica do Festival de Vinhos estará pronta para garantir a harmonização ideal. O evento contará com um cardápio especial assinado pelos chefes César Santos, Claudio Manoel e Anne Aquino, onde não faltam combinações à base de queijos, patês, frios e pães. Além da gastronomia, o Festival de Vinhos do Shopping Recife também traz música de qualidade, que ficará por conta de artistas como Rafa Furtado e Banda Papaninfa, Allycat’s, No Money For Cash e Catarina Rosa, que sobem ao palco diariamente com o melhor do jazz, blues e rock. São quatro horas de música ao vivo, em todos os dias do evento, a partir das 17h. 

*Presente em dobro*
Quem for ao mall ainda poderá garantir presentes em dobro para os papais, na ação comprou-ganhou especial de Dia dos Pais. Entre 1º e 11 de agosto, o cliente receberá uma garrafa do vinho Cordelier a cada R$ 350 em compras realizadas no Shopping Recife, com ponto de troca próximo à Osklen. Disponível nas uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay, o rótulo da vinícola Cordelier traz o terroir de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, e sua escolha compõe a rede de ações em prol do Rio Grande do Sul.

“Tanto nós quanto nossos clientes ficamos bastante satisfeitos e felizes com o êxito da primeira edição do Festival de Vinhos, que chega à sua 2ª edição ainda melhor e em um mês que traz um mote celebrativo tão importante como é o Dia dos Pais. É nesse clima que iremos proporcionar momentos especiais de lazer, entretenimento e conexão, também levando o universo dos vinhos para a nossa ação especial de ‘comprou-ganhou’ para a época”, comenta Mariuche Ismerim, gerente de marketing do Shopping Recife.

*Serviço*
2ª Edição do Festival de Vinhos Shopping Recife
De 2 a 4 e 9 a 11/8
Horário: Das 16h às 22h
Local: Terraço de Eventos
Entrada Gratuita
Passaporte degustação - R$ 80 (com degustação de quatro experiências + taça do evento + R$40 revertidos na compra de vinhos nos estandes do evento)

Dia dos Pais
 De 1º a 11/8 (ou até durarem os estoques)
Ponto de troca: próximo à loja Osklen
R$350 em compras = 1 garrafa de vinho Cordelier (válido 1 por CPF)

Sodiê Doces lança campanha com Erick Jacquin para o Dia dos Pais


O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, é uma data cheia de carinho, significado e que merece todas as formas de comemoração. Pensando nisso, a Sodiê Doces, maior franquia de bolos artesanais do país e eleita a Franquia do Ano, traz um time de peso para anunciar a campanha ‘O Sabor do Amor’. Sob comando da Sodiê Salgados, Diego Rabaneda, o filho da fundadora da marca, Cleusa Maria da Silva, seu filho Joaquim e o chef de cozinha Erick Jacquin, se juntaram para parabenizar todos os pais do Brasil durante o mês de agosto e lançar a campanha. 

A dinâmica é simples: a cada 80 reais em compras na Sodiê, o cliente ganha um número da sorte para concorrer a um jantar especial no restaurante do chef francês. Neste período, comprando o bolo #03 Alpes Suíços o cliente ganha dois números para concorrer ao prêmio, já que o sabor é o preferido do expert de cozinha. 

“Ter o chef Jacquin junto com a Sodiê é um baita orgulho. Somos pais e sabemos da importância dessa presença na vida dos filhos. A Sodiê não pode deixar de comemorar essa data em grande estilo”, enfatiza Diego.

Erick Jacquin, pai dos gêmeos Élise e Antoine, de cinco anos, é conhecido por sua paixão pela gastronomia e sua dedicação à família. Ele encontra no ato de cozinhar uma maneira de demonstrar amor e criar memórias especiais. Jacquin à frente da sua cozinha, prepara refeições que tornam os momentos em família ainda mais especiais. Essa dedicação se alinha perfeitamente com a proposta da campanha da Sodiê Doces, que valoriza o amor e a presença dos pais na vida de seus filhos.

A campanha é válida em todo território nacional, nas 375 unidades, de 1º a 31 de agosto, ou até o limite de 100 mil números da sorte. O regulamento completo e o cadastro devem ser feitos no site da campanha (www.promocaosodie.com.br). Se o premiado for de qualquer outro Estado brasileiro que não seja o de São Paulo, a marca irá custear a vinda do ganhador para contemplar o jantar.

Vale ressaltar que a Sodiê Doces possui cardápio com mais de 80 opções de bolos, incluindo 17 da linha Zero Açúcar, receitas caseiras e versões veganas; traz variedade de docinhos, balas de coco, tortas açucaradas, carta exclusiva de cafés, bebidas geladas, e uma linha de salgados, tanto fritos quanto assados.  

No Recife, a Sodiê fica na Galeria Derby Center I (Rua Joaquim Nabuco, 409, loja 15 – Derby), e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h.

Os pedidos podem ser feitos e retirados na loja ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (81 99906-9339) e/ou iFood. Mais informações: 81 3877-9788 e @sodiedocesrecife.

Sodiê Doces - A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, eleita como a Franquia do Ano/2024, possui atualmente 375 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva - SP). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2023 com faturamento de 640 milhões de reais, registrando crescimento de 15% em comparação com 2022 (560 milhões de reais) e 30 novas unidades.   

Site: www.sodiedoces.com.br    
Fanpage: www.facebook.com/sodiedocesoficial 
Instagram: @sodiedoces

'Alepe Cuida' abre agendamento para moradores de São Joaquim do Monte nesta quinta-feira, com mais de 2 mil atendimentos gratuitos


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) chega a mais uma cidade do Estado para levar serviços gratuitos de saúde e cidadania aos moradores de São Joaquim do Monte por meio do projeto ‘Alepe Cuida’. A ação será realizada nos dias 07 e 08 deste mês. Os agendamentos para as consultas e exames começam nesta quinta-feira (01/08), prosseguem na sexta-feira (02/08), na segunda-feira (05/08) e se encerram na terça-feira (06/08), das 8h às 17 horas.

Serão mais de 2 mil atendimentos entre consultas, exames, retirada de documentos, além de outros serviços de orientação e inclusão social. Os agendamentos podem ser feitos pelos fones (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026. 

Em São Joaquim do Monte, o ‘Alepe Cuida’ acontecerá na Avenida Estácio Coimbra, ao lado da Praça da Igreja Matriz da cidade. Os serviços serão realizados das 9h às 12h e das 13h às 16h.

 Além das consultas médicas (cardiologia, dermatologia, endocrinologia, nutrição e oftalmologia), haverá atendimentos em odontologia e a população também terá acesso a exames de mamografia e ultrassonografia. Esses serviços serão ofertados apenas para quem agendar por telefone. 

Demanda Espontânea

Alguns serviços do ‘Alepe Cuida’ não precisam de agendamento prévio. Os moradores poderão solicitar, por exemplo, emissão de carteira de identidade (Instituto Tavares Buril); obter correção de registro de nascimento, investigação de paternidade, orientação jurídica, divórcio, pensão alimentícia (Defensoria Pública); receber orientação sobre emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e consulta de pontuação, emissão do CRLV 2024 e de recursos de multas (Detran-PE), dentre outros serviços. 

Para os pequenos empresários haverá serviços de orientação sobre abertura do Microempreendedor Individual (MEI), consultas e parcelamentos de dívidas (MEI), obtenção de créditos (BNB) e atendimentos para os mais variados segmentos do comércio da cidade. 

Também serão ofertados serviços voltados para o bem-estar e autocuidado. Fazem parte dessa lista: ventosaterapia, auriculoterapia, massoterapia, corte de cabelo, manicure e pedicure, escalda pé e a instalação do ambulatório do pé diabético, voltado para pacientes com complicações provocadas pelo diabetes.

Iniciativa 

O ‘Alepe Cuida’ é coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe (SSMO). O Programa tem como objetivo percorrer todo o estado para atender as demandas na área de saúde, estimular o autocuidado, bem estar social e promoção da cidadania. 

Nesta edição, o programa tem como parceiros o Banco do Nordeste (BNB), o Sebrae, a Defensoria Pública, o Instituto Tavares Buril, a Secretaria de Defesa Social, o Detran-PE e a Fundação Altino Ventura (FAV).


Serviço:

Alepe Cuida

Onde: São Joaquim do Monte 

Quando - (07 e 08/08) 

Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h

Local: Avenida Estácio Coimbra, ao lado da Igreja da Matriz

Maiores informações e agendamentos podem ser feitos pelos telefones: (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026, no horário de funcionamento da Alepe.

Projeto Remição de Pena pela Leitura chega ao Presídio de Itaquitinga


A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e a Secretaria Estadual de Educação (SEE) implantaram o Projeto Remição de Pena pela Leitura no Presídio de Itaquitinga 2 (PIT 2), alcançando, assim, todas as 24 unidades prisionais de Pernambuco. Neste primeiro ciclo, que teve início neste mês de julho, estão inscritas na unidade prisional 60 pessoas privadas de liberdade (PPLs).

O Remição pela Leitura tem o objetivo de oportunizar às PPLs nos regimes fechado, semiaberto, aberto ou em livramento condicional – alfabetizadas e não alfabetizadas - o direito ao conhecimento, à educação, à cultura e ao desenvolvimento da capacidade crítica, por meio da leitura, da produção de relatórios textuais e relatos de escuta de leitura. “O Projeto Remição de Pena pela Leitura está presente agora em todas as unidades prisionais e em três cadeias públicas. Essa expansão representa um olhar voltado à reinserção da pessoa presa ao convívio social, já que a leitura é um facilitador nesse processo”, ressalta o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes.

A avaliação, realizada por um professor da SEE, segue critérios mínimos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), relacionados às habilidades de leitura e escrita. As pessoas não alfabetizadas, por exemplo, podem relatar sua experiência ao professor de forma oral ou por meio de registros compatíveis a sua condição. A cada obra lida, o reeducando poderá remir quatro dias na pena, a ser concedida pela vara de execução penal competente. As obras são indicadas pela Secretaria de Educação. Em 2023, quase 9.300 reeducandos participaram do projeto.  

*Doação* - O PIT 2 iniciou o projeto com 100 livros em seu acervo, adquiridos pela Gerência de Educação e Esportes da SEAP e a gerência prisional. Nesta terça-feira (30/07), a SEAP recebeu a doação de 200 livros e 100 revistas da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A doação faz parte do programa Caixa de Leitura, criado pela companhia em 2021 e que já entregou mais de 10 mil publicações para escolas públicas e privadas, bibliotecas comunitárias e organizações sociais e governamentais. As publicações são destinadas ao Projeto Remição de Pena pela Leitura.  

Foto: Divulgação SEAP

Sancionada lei de Maria Arraes para combater feminicídio


Está em vigor a partir deste 1º de agosto de 2024 a Lei 14.942, que institui o programa Banco Vermelho, um marco na luta contra a violência doméstica e o feminicídio no Brasil. O projeto, de autoria da deputada federal Maria Arraes (SD-PE), prevê a instalação de bancos pintados de vermelho em locais públicos, acompanhados de mensagens de incentivo à reflexão e informações sobre canais de suporte e denúncia, como o Ligue 180. "A lei é mais um avanço que reflete o compromisso do nosso mandato com a vida e a dignidade das mulheres brasileiras. Vamos seguir trabalhando com afinco na construção de uma sociedade em que as mulheres se sintam seguras e protegidas dentro e fora de casa", ressalta Maria Arraes. 

A parlamentar explica que os bancos servirão como monumentos de alerta e memória às vítimas de feminicídio, integrando as ações do "Agosto Lilás", mês dedicado a iniciativas de prevenção à violência contra a mulher. Em cada banco, será possível obter meios de informação que possibilitem identificar os sinais de violência, denunciar a agressão e garantir suporte para a vítima.

O projeto foi apresentado em fevereiro de 2024 e tramitou rapidamente pelas comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, sendo aprovado por unanimidade. Em março, foi aprovado na Câmara, e em julho, no Senado, com parecer favorável da senadora Jussara Lima (PSD-PI), que destacou a importância de medidas concretas no combate à violência de gênero.

Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 1.463 feminicídios em 2023, um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, alcançando o maior número desde a tipificação do crime em 2015. Isso representa uma morte a cada seis horas por crime de ódio motivado pelo gênero. 

Os dados também destacam um aumento preocupante nos casos de violência doméstica. Em 2023, foram registradas 258.941 ocorrências em todo o País, um crescimento de 9,8% em relação a 2022 no número de vítimas de agressões dentro de suas próprias casas. 

Em Pernambuco, os números são igualmente alarmantes. Somente no primeiro semestre deste ano, já foram contabilizados 37 feminicídios, uma alta de 15,6% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Quase 27 mil mulheres também foram vítimas de violência doméstica/familiar, o que aponta para a necessidade urgente de ações como a do Banco Vermelho para ajudar a transformar essa realidade.

Além da instalação dos bancos vermelhos, a Lei 14.942 prevê o desenvolvimento de ações de conscientização em locais públicos de grande circulação de pessoas, assim como escolas e universidades, além de uma premiação para estimular iniciativas de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o território nacional. "É uma proposta aparentemente simples, mas com capacidade de impacto direto no cotidiano. Imaginem um Banco Vermelho em cada entrega do Minha Casa Minha Vida, ou nas rodoviárias, nos aeroportos e no metrô. A informação salva vidas", salienta Maria Arraes.